Page 1

Com você, fazemos mais pela vida. 22ª Edição | Curitiba | Junho 2015

As mães da Pró-Renal ganharam um dia especial de beleza para celebrar o seu dia. PÁG. 3


Editorial O Mês de Maio foi um mês especial para as Mães Pacientes atendidas na Fundação Pró-Renal pois foi marcado por muito pres gio e agradecimento a essas mulheres que nos ensinam o verdadeiro valor e a quem devemos muito por estar aqui hoje. Esse momento especial foi celebrado com um dia de beleza oferecido por empresas solidárias, que doaram serviços, produtos e alimentação para esta comemoração. Destaque também para a posse do Dr. Miguel Riella na editoração do Jornal Brasileiro de Nefrologia, com o obje vo de aumentar a importância do mesmo no contexto cien fico internacional. Reservamos um espaço para o relevante reconhecimento que recebemos de um usuário, que realça a qualidade dos serviços oferecidos e o resultado que a dedicação dos colaboradores tem dado a Fundação, em especial ao Laboratório Scribner. Logo na sequência, uma matéria sobre a Mostra Monitorada, importante ação que faz parte da Campanha de Prevenção da Doença Renal, que é fruto da parceria entre a Pró-Renal e o Sesc-Fecomércio.

Boa leitura! Comunicação | Fundação Pró-Renal

(41) 3312.5400 w w w. p r o - r e n a l . o r g . b r Av Vicente Machado, 2190 • Batel Curitiba - Paraná @prorenal

1

Fundação Pró-Renal

Presidente: Dr. Miguel Carlos Riella Vice Presidente: Maria Helena Riella Diretora: Anelise Marcolin Setor Responsável: Comunicação e Marketing Informações: comunicacao@pro-renal.org.br


Novidade

Dr. Miguel Riella é o novo editor do Jornal Brasileiro de Nefrologia

D

r. Miguel Riella acaba de assumir a posição de Editor-chefe do JBN (Jornal Brasileiro de Nefrologia). Essa mudança faz parte da estratégia da revista que deseja incluir um corpo editorial com crédito internacional para aumentar o fator de impacto em suas publicações. Além de visar melhorias na qualidade de seus artigos.

Não podemos deixar de reconhecer o esforço e sucesso dos que me precederam, particularmente Jocemir Lugon e Marcus Bastos, que inseriram o JBN na Medline*. Dr. Miguel Riella

www.jbn.org.br

O Jornal Brasileiro de Nefrologia tem como missão publicar artigos cientícos clínicos e experimentais relativos a temas nefrológicos. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia, responsável pela publicação do mesmo, essa é a única revista nefrológica da America Latina indexada na Medline*, exceto talvez por uma revista Argentina de Urologia e Nefrologia publicada pela Sociedade Argentina de Urologia.

Dr. Marcelo Mazza National Library of Medicine

*

Banco de dados de revistas, desde 1960, que disponibiliza mais de 22 millhões de referências a artigos nas áreas biomédicas e de ciências da vida e que retrocedem a 1946. Inclui citações de mais de 5.600 revistas cientícas publicadas em todo o mundo. Para ser aceito na Medline, a revista precisa ser submetida a um comite do National Institute of Health que revisa e recomenda a revista, levando em consideração a qualidade do conteúdo cientíco, incluindo a originalidadae e a importância do conteúdo para a audiência global da Medline.

integra nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia Foi eleita, no dia 20 de novembro, a nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN). O grupo, que administrará a entidade no biênio 2015/2016. Dr. Marcelo Mazza do Grupo Pró-Renal, assumiu o cargo de diretor cientíco da SBN. Nessa função, terá a atribuição de representar, quando designado pela Diretoria Nacional, a Sociedade Brasileira de Nefrologia perante as associações de classe médica nas questões de cunho cientíco, de acordo com as deliberações departamentais; representar a Diretoria Executiva nas reuniões relacionadas ao ensino e titulação; e participar da Diretoria do Congresso Brasileiro de Nefrologia e de eventos cientícos ociais da SBN. A nova Diretoria da Sociedade Brasileira de Nefrologia – que tomou posse em cerimônia realizada em janeiro, na sede do Club Athletico Paulistano, em São Paulo (SP) – é composta pelos seguintes prossionais: Diretoria Nacional Plena - Biênio 2015/2016 Presidente: Carmen Tzanno Branco Martins Vice Presidente Nacional: Angiolina Campos Kraychete Secretária Geral: Irene de Lourdes Noronha Primeira Secretária: Ana Maria Misael da Silva Tesoureira: Leda Aparecida Daud Lotaif

Foto da entrada da National Library of Medicine: Fonte Wikipedia.

Diretor Cientíco: Marcelo Mazza do Nascimento 2


Humanização

Semana do Dia das Mães:

Um dia de beleza especial em homenagem as mães A Fundação Pró-Renal emocionou as Mães na comemoração do Dia das Mães com uma ação de humanização em parceria com o Bella Rosa (Centro de Formação de Prossionais de Beleza) e outros parceiros em Campo Largo. Também foram entregues, ores e esmaltes como lembranças. Nos dias 05 e 08, foram realizados diversos serviços gratuitos para as Mães Pacientes (que são assistidas pela Fundação PróRenal) e para as esposas de Pacientes. Uma forma atenciosa, afetiva de homenagea-lás e de cuidado para melhorar a autoestima das mesmas. Entre os serviços ofertados: escova, maquiagem, design de sobrancelha, unhas e massagem - um trabalho voluntário de ex-alunas do Centro de Formação visando contribuir também para a aceitação do tratamento e expectativa de vida. O evento ainda teve apoio da comunidade e de empresas solidárias, que do a r a m b r indes e lanches.

Qual a importância desse tipo de ação para os Pacientes e familiares? A estima é um dos principais construtores da personalidade, refere-se ao afeto que cada um sente por si mesmo. O adoecer traz diversas alterações na vida e na imagem corporal, gerando um desgaste emocional tanto no indivíduo quanto nos familiares. O resgate da autoestima é primordial para a reorganização da vida pessoal e social do paciente renal crônico. Estas ações humanizadoras impactam diretamente na imagem de si mesmo, gerando bem estar, sentimentos positivos e motivação para o auto cuidado. Araiê Prado • Psicóloga do Grupo Pró-Renal

Vem ai...

1 anos S O L I D A R I E D A D E

Grandes tacadas, em defesa dos rins. Graciosa Country Club • 15 Agosto | Sábado


«Foi muito bom! Muito bom! Ideia maravilhosa, sou muito grata." Maria, paciente há 8 anos.

"Fantástico! Iniciativa maravilhosa da Pró-Renal! A família do Paciente merece um dia para relaxar!" Jussara, mãe do Paciente Ubiraci.

Parabéns para todos os envolvidos e em especial para as empresas socialmente responsáveis!

4 2


Reconhecimento Público Laboratório Scribner e a Portaria da Pró-Renal são destaques pelo atendimento!

Pois bem, o convênio do CINDACTA II (onde estamos vinculados) elegeu V.Sª. para que eu, VALÉRIO WEBER, zessemos exame de PSALIVRE/TOTAL, e que prontamente fomos atendidos, muito antecipadamente, do horário de abertura, 7:30hrs, devido à prontidão, à atenção, à eciência, à ecácia, à prociência, à superprossional, Sra. Patrícia. É bom que os senhores saibam que tudo durou menos de dez minutos! Atendimento ímpar para nós; nunca tínhamos sentido tanta qualidade no atendimento de uma Empresa tal qual a do Laboratório Scribner, anexo de V. Sª. Ressaltamos a prestimosidade desde o primeiro contato telefônico (para agendamento da coleta do material), a disposição, rápida, de nos enviar as instruções, até a preocupação nal da Sra. Patrícia, em nos informar, ontem, telefonicamente, (por duas vezes), sobre o andamento das providências quanto ao fornecimento do resultado da análise do material para após nos enviar o resultado, via e-mail. E, por último, a porta de entrada e saída da Pró-Renal: o Sr. Valdir, da portaria; ele nos informou corretamente a localização do Laboratório Scribner, com a delicadeza peculiar de quem sabe “lidar” com o público! Não nos contivemos em passar no balcão de atendimento para solicitar instruções de “ como emitir um elogio” ao empenho de todos os colaboradores dessa Instituição, e de seus anexos. Os nomes que possuímos para, no momento, realçar (embora uma equipe enorme está por detrás dessa qualidade total), são os do Sr. Valdir, da Sra. Vera e da Sra. Patrícia, essa última que nos telefonou por duas vezes, ontem, dando-nos detalhes do andamento dos serviços a nós prestados. E até, no dia do exame, nos ofereceu “um cafezinho”!

O Brasil precisa de mais Instituições como a Pró-Renal, e colaboradores anexos! Que Deus abençoe todos! Nossos cumprimentos. VALÉRIO WEBER Usuário da Pró-Renal (Laboratório Scribner)

II Jornada de Atualização

Vem aı!́

MULTIPROFISSIONAL

24 e 25 de JULHO

em Doença Renal Crônica da Fundação Pró-Renal

Inscriçõ es: www.pro-renal.org.br institutoeducacao@pro-renal.org.br

Realizaçã o:


Prevenção

a de

Campanh

nal e R a ç n e o da Do

Prevençã

A TODOS R A P S IN R S O D E D Ú SA

Prevenção da Doença Renal Pró-Renal dá continuidade na Campanha durante todo ano Iniciaram-se no mês de maio as Ações do Dia Mundial do Rim em parceria com o Sesc Fecomércio para o ano 2015. Nas 2 últimas semanas no mês de maio aconteceu mais uma Campanha Educativa com foco na "Construção do Conhecimento" desenvolvida pela Pró-Renal, com a atividade da Mostra Monitorada na Unidade Sesc Centro.

Primeira Mostra Monitorada nalizada dia 29 de maio, é sucesso de público! Nesta primeira edição da Campanha realizada na Unidade Sesc Centro, cerca de 800 pessoas já visitaram a Mostra entre usuários da unidade, grupos de voluntários da 3º idade, alunos do EJA, alunos do ensino fundamental do Colégio São José e funcionários do Sesc – Fecomércio. Ainda nesta primeira edição da Mostra, voluntários da Unibrasil – alunos da Enfermagem, participaram como monitores nesta importante ação de prevenção. A Mostra Monitorada está prevista para mais 5 unidades do Sesc – Fecomércio e já conta com agendamentos de visitas de outras turmas do Colégio São José e mais 3 escolas da rede pública municipal que demostraram interesse na questão da Prevenção da Doença Renal.

Calendário das ações: aio 18 a 29 de M SESC CENTRO nho 15 a 26 de Ju SESC ESQUINA

6


Agradecimentos e Acontecimentos 04 de Maio

19 de Maio

A Pró-Renal, reuniu os Pacientes da Diálise Peritoneal para EDUCAR, promover o enfrentamento e sanar dúvidas a respeito do tema "TRANSPLANTE". O médico do Grupo Pró-Renal Dr. Tobias, explanou sobre os principais assuntos que envolvem este tema e o Paciente Marlon Henrique Moreira, contou sobre suas experiências do tratamento e do transplante e sobre sua história de superação de vida.

Esse mês mais uma turma iniciou sua participação no curso de Prevenção e Orientação do Pé Diabético. Parabéns a todas as podólogas que optaram por fazer parte do melhor curso de podologia com foco em pé diabético do Brasil!

23 de Maio O Coral ABRH se apresentou para os Pacientes da Clínica CDR. Este grupo de voluntários se apresenta para os Pacientes da Fundação Pró-Renal há 5 anos.

07 de Maio É com alegria que agradecemos nossa caríssima voluntária Maria Mitiko Bueno, pelo trabalho dedicado aos Pacientes da Fundação Pró-Renal.

26 de Maio O Coral Vozes Fraternas se apresentou no último dia 26, para os Pacientes da Clínica de Hemodialise do Hospital Cajuru, em homenagem a semana de enfermagem.

SAIBA COMO

AJUDAR

• CARTÃO DE CRÉDITO • Doe uma única vez ou em parcelas mensais.

A PRÓ-RENAL • CONTA DE LUZ • Débito da doação na sua conta da COPEL. Entre em contato e conrme seus dados para efetivar a doação.

Acesse o site no link DOE.

• DEPÓSITO BANCÁRIO • Banco do Brasil Agência:1622-5 C/C: 210661-2

• CONTA TELEFÔNICA •

A t e n ç ã o !

Débito da doação na conta de telefone xo (Operadora Oi).

Utilidade Pública

Entre em contato e saiba como fazer sua doação.

• BAZAR • Alimentos, roupas, calçados, utensílios domésticos e outros.

(41) 3312-5400

Bradesco Agência: 2559 C/C: 1259-9

A Pró-Renal se identi ca ao ligar para sua casa! Ao ouvir o recado e as informações sobre o atendimento prestado pela Fundação Pró-Renal, você pode decidir e ajudar via conta de luz ou telefone, ou ainda se preferir pode doar roupas e acessórios para o Bazar!

w w w. p r o - r e n a l . o r g . b r

Fundação Pró-Renal

Revista Info Renal - junho 2015  

Informativo da Fundação Pró-Renal

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you