Page 1

Com você, fazemos mais pela vida. 24ª Edição | Curitiba | Julho - Agosto 2015

MAIS

SAÚDE.

MENOS

SAL.


Editorial O Brasil registra altos índices de consumo de sódio que, em conjunto com outros hábitos alimentares não saudáveis, é um dos principais fatores de risco para doenças crônicas, como a hipertensão (pressão alta) e a Doença Renal.

Esta edição do Info Renal apresenta uma importante reportagem, assinada pela nutricionista da Fundação Pró-Renal Mayara Olikszechen, com dicas e curiosidades sobre os hábitos alimentares da população brasileira. Este informa vo também contempla os fatos ocorridos nos meses de julho e agosto, com destaque para a II Jornada de Atualização Mul profissional e a Jornada em Nutrição Renal do Ins tuto de Educação Pró-Renal. O Torneio e o Jantar dos Grandes Chefs, eventos que juntos comemoram 10 anos de Solidariedade, reuniu os melhores chefs da gastronomia de Curi ba, importantes patrocinadores e apoiadores em prol da con nuidade e da qualidade do tratamento do Paciente Renal.

Boa leitura! (41) 3312.5400 w w w. p r o - r e n a l . o r g . b r Av Vicente Machado, 2190 • Batel Curitiba - Paraná @prorenal

1

Fundação Pró-Renal

Comunicação | Fundação Pró-Renal

Presidente: Dr. Miguel Carlos Riella Vice Presidente: Maria Helena Riella Diretora: Anelise Marcolin Setor Responsável: Comunicação e Marketing Informações: comunicacao@pro-renal.org.br


Educação

35 Anos de Diálise Peritoneal Domiciliar no Brasil

Dr. Riella, Enfermeira Daisy Pasqual e Francisco Fabrini - Baxter.

Equipe do Grupo Pró-Renal - CAPD e da Baxter.

A atualização de médicos, enfermeiros e bioquímicos que atuam em Diálise Peritoneal (DP) é de extrema importância para garantir diagnósticos cada vez melhores e diminuir os números de drop out (desistência) de pacientes. Para contribuir com essa atualização, a equipe renal da Baxter organizou no dia 18/08 um workshop de microbiologia (estudos de microrganismos) em casos de peritonite realizado na Fundação PróRenal, em Curitiba.

Baxter promove palestra sobre

Microbiologia em Diálise Peritoneal Reunindo 43 prossionais da área médica e bioquímica, o evento contou com uma aula de microbiologia aplicada a casos de diálise apresentada pelo Dr. Alessandro Mondelli, Professor Doutor Assistente da Disciplina de Patologia Clínica da Faculdade de Medicina de Botucatu - Unesp. “A iniciativa da Baxter ressaltou a importância da aplicação dos avanços de biotecnologia na prática clínica, pois, ainda que exista uma melhoria contínua dos sistemas de DP, as infecções associadas continuam sendo uma importante causa de morbidade

DOE

(taxa de portadores da doença) e mortalidade nos pacientes renais crônicos. Por isso, a identicação precisa e precoce dos microrganismos causadores de peritonite em DP, permitida por novas tecnologias, tem impacto direto na melhor assistência aos pacientes” diz Dra. Gina Moreno, médica responsável pela Diálise Peritoneal do Grupo Riella. No evento, também foi feita uma homenagem ao Dr. Miguel Riella e Enfa. Daisy Dóris Pasqual, pioneiros na Dialise Peritoneal Ambulatorial Contínua (DPAC) no Brasil, que se dedicam a essa terapia há 35 anos. Baxter Hospitalar Ltda.

Roupas, brinquedos, calçados, livros, eletrodomésticos e móveis Que não são mais úteis para você e que estão em bom estado!

A Pró-Renal atende 3000 pessoas mensalmente e isso só é possível com a sua ajuda. VENHA CONHECER O BAZAR!

Informações; 3312-5415

BUSCAMOS AS DOAÇÕES 2


Saúde por

Mayara Olikszechen

o

Sódio

que você não vê

O sal e o sódio muitas vezes são confundidos, apesar de serem duas substâncias diferentes. O sal de mesa é composto por dois elementos: sódio e cloreto, representando o sódio, 40% da sua composição.

O

sódio é um mineral importante para manter o funcionamento normal das células e o equilíbrio hidroeletrolítico do nosso organismo, porém, quando em excesso pode trazer malefícios à saúde. Seu excesso está diretamente associado à hiper tensão ar terial, a qual é fator de risco para complicações cardiovasculares como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), Doença Renal Crônica, diabetes, obesidade e problemas circulatórios.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de 5g de sal, equivalente a 2000mg de sódio. Mas o brasileiro costuma consumir mais do que o dobro: 12g de sal por dia!

5g/dia Isto é o que você deveria comer por dia! (consumo recomendado pela Organização Mundial de Saúde)

12g/dia Isto é o que você come! (consumo médio do brasileiro segundo estudo da Faculdade de Saúde da Universidade de São Paulo)


Sal nos alimentos O sal que adicionamos à nossa comida é um dos principais vilões. Mas, além dele, devemos car atentos às quantidades de sódio presentes em alimentos industrializados, os quais consumimos com frequência, uma vez que são mais práticos em nosso dia-a-dia.

Menu dos vilões Enlatados Frios ou defumados Alimentos congelados Temperos prontos, molhos e condimentos Alimentos instantâneos Salgadinhos de milho Biscoitos salgados

molho de tomate, atum, sardinha peito de peru, mortadela, linguiça, salame, queijos pizzas, lasanhas, nuggets caldos prontos, shoyu, catchup, maionese macarrão e sopa industrializada salgadinhos e batatas fritas empacotadas biscoito de água e sal

Evite o consumo abusivo desses alimentos bem como a alimentação do tipo fast-food, como hamburguers, batatas fritas e outros sanduíches, e priorize uma alimentação mais saudável, rica em frutas, verduras, fibras e muita água!

Fique atento às informações dos Rótulos! É importante que nos habituemos a ler os rótulos dos alimentos que consumimos. Primeiramente para conhecer a lista de ingredientes que compõe o nosso produto, e segundo para saber a quantidade de sódio, gordura, açúcar e outros nutrientes presentes nele. Só assim saberemos identicar se o produto é bom ou não para nossa saúde. No caso do sódio, devemos lembrar que a ingestão diária recomendada hoje é de 2000mg por dia. Portanto, ao nal do dia não devemos ultrapassar essa quantidade. Uma forma de reduzir o uso do sal durante a cocção dos

alimentos é utilizar temperos naturais em maior quantidade, como alho, cebola, cheiro verde, manjericão, manjerona, louro, alecrim, páprica entre muitos outros. A combinação entre eles deixa sua comida mais saudável e muito mais saborosa! Sugiro também a preparação do sal de ervas, que pode substituir os temperos prontos e que assim, auxilia no controle da pressão arterial. Basta bater no liquidicador 1 colher de sopa de sal junto a 4 colheres de sopa de temperos naturais desidratados diferentes (1 colher para cada tempero). Você pode multiplicar a sua receita! Mayara Olikszechen • Nutricionista do Grupo Pró-Renal

Dica

Lembre-se de praticar hábitos de vida saudáveis! Aumente o consumo de alimentos in natura, pratique atividade física regular e evite o consumo de álcool e fumo. Procure um médico e uma nutricionista para cuidar da sua saúde!!!

4


Aniversário

31 Anos

Pró-Renal

Humanização, Pesquisa, Educação e Prevenção. Conra as palavras do fundador, Dr. Miguel Riella.

Qual é o segredo do sucesso da Fundação Pró-Renal? Dr. Riella: Perseverança! Haverão vários sonhos na sua vida mas se você não tiver dedicação e perseverança, não vai chegar a lugar algum. Nesses 31 anos, nós realmente tivemos metas, objetivos e sempre procuramos alcançá-los e dessa forma nós estamos hoje reinaugurando o Bazar, que é um setor importante pois promove a sustentabilidade da Pró-Renal em uma área física maior do que tínhamos antigamente. Esta oportunidade é reexo do sucesso da Fundação, cada módulo, cada setor, procura fazer o melhor para crescer e alcançar seus objetivos. Não só na Pró-Renal mas como em qualquer instituição que presta serviços, sempre a qualidade no atendimento é o que o diferencia dos demais concorrentes. A Fundação Pró-Renal tem como foco principal o Paciente e nós queremos atendê-lo bem, melhorar a qualidade de vida e disponibilizar o que existe de mais atual na medicina. Vivenciamos diariamente a gratidão e reconhecimento dos Pacientes frente ao nosso esforço e ao que oferecemos de melhor para o tratamento. Enm, existe um reconhecimento da comunidade e de várias pessoas que procuram a Pró-Renal e que buscam um atendimento de primeiro mundo. Aqui não existe um atendimento massicado, e sim, personalizado. Eu acho que o segredo é este, atender bem, e nós estamos aqui para servir o paciente renal da melhor forma possível.

Sobre a fantástica estrutura física da Pró-Renal, o que é preciso para manter essa infraestrutura? Dr. Riella: Precisa de recursos obviamente. Contamos com o apoio da comunidade, informamos o que fazemos e o que precisamos fazer e muito mais importante, nós prestamos contas sobre a aplicação dos recursos angariados. Como Fundação, nós somos auditados pela promotoria pública das Fundações e nesses 31 anos, nunca fomos noticados. Sempre fomos transparentes com as contas o que nos dá credibilidade e reconhecimento para continuar contando com o apoio da comunidade.

E dentro desses 31 anos da Fundação Pró-Renal, quais foram as ações realizadas com a participação da comunidade e empresas parceiras? Dr. Riella: Temos 3 pilares na Fundação: Atendimento Ambulatorial, com os serviços de uma equipe multidisciplinar de saúde, além de laboratórios, centro de imagem e unidade cirúrgica - Hospital Dia. Grande parte dessas estruturas foram nanciadas pela Centro de Captação de Recursos, empresas e pontualmente pelo poder público através da Secretaria Estadual de Saúde, que nos doou equipamentos de imagem, como o Arco em C. O segundo, é a Educação, responsável em conscientizar sobre a importância da Prevenção da Doença Renal Crônica. Neste projeto temos parceria com o Sesc - Fecomércio, empresas e imprensa. O terceiro pilar é a Pesquisa, onde desenvolvemos vários trabalhos, participamos de estudos multicêntricos a nível mundial o que coloca a Fundação em destaque internacional.


31 Anos, Festa Julina

e Reinauguração do Bazar Pró-Renal

Conra as fotos do evento!

6


Prevenção

CIPA Gestão 2015/2016 A CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é composta por representantes do empregador e dos empregados, e tem como missão a preservação da saúde e da integridade física e promoção da saúde dos trabalhadores e de todos aqueles que interagem a Instituição. Tem como objetivo observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho, solicitar medidas para reduzir e eliminar os riscos existentes e acompanhar os acidentes ocorridos. seguranca_trabalho@pro-renal.org.br

Raquel Feijão

Empregador:

Anelise

Jessica

Presidente

Titular

Marcolin

Suplente

Ribeiro

Maryanne Zilli

Suplente

Claudia

Iris

Titular

Titular

Mira

Kikuchi

Willian Ricardo Suplente

Michele Novicki

Empregado:

Mayara

João

Vice-presidente

Titular

Santos

Suplente

Ribeiro

Rebeca

Giacomitti Suplente

Juliana

Fabiana

Titular

Titular

Girardi

Santos

Ederlei

Machado Suplente

7


Educação

II Jornada de Atualização

MULTIPROFISSIONAL em Doença Renal Crônica da Fundação Pró-Renal O evento aconteceu nos dias 24 e 25 de julho e contou com a participação de estudantes e prossionais da área de saúde. Foi uma excelente oportunidade de atualização e compartilhamento de conhecimentos sobre a Doença Renal Crônica. Anualmente,cursos, palestras e jornadas são ofertados pelo Instituto de Educação.

JORNADA EM NUTRIÇÃO RENAL

INOVAÇÕES

Acesse o site www.pro-renal.org.br e que por dentro!

A Jornada aconteceu nos dias 21 e 22 de agosto, com a participação de prossionais de todo país, que tiveram a oportunidade de discutir temas relacionados a nutrição renal. Este curso sucesso nos anos anteriores, é promovido todo ano pelo Instituto de Educação Pró-Renal.


Solidariedade

Jantar dos Grandes Chefs Fotos: Lina Sumizono

Responsabilidade Social é o nome deles! Os maiores nomes da Gastronomia Curitibana foram as estrelas da noite, que além de doar seu talento, também disponibilizaram os insumos para o Jantar dos Grandes Chefs da Fundação PróRenal: Beto Madalosso, Dyogo Prado, Ricardo Filizola, Marcus Biazetto, Claudinei Oliveira, Sidnei Valério, Camila Kamisnki e Letícia Lima.

15 de agosto de 2015

Tacada1 O

T O R N E I O DE

Os vencedores Cosme Gomm e Glaucio Bley Fº, com Dr. Miguel Riella

Grandes marcas apoiadoras

Fernando Aguera M ú s i c a

9


Conď€ ra algumas fotos do jantar: Fotos: Lina Sumizono

10


Agradecimentos e Acontecimentos 14 de julho

14 de agosto

Visita do oftalmologista Dr. Claudio Chaves.

XVIII Curso de Prevenção e Orientação do Pé Diabético Parabéns a todas as podólogas que zeram parte do melhor curso de podologia com foco em pé diabético do Brasil!

28 de julho Visita de Jeffrey Hemminger – Diretor Geral da Davita empresa americana com foco no Tratamento Renal – Gestão Clínica.

7 de agosto DIA DOS PAIS! A Pró-Renal homenageou os pais que realizam tratamento na Fundação e nas clínicas de diálise do grupo, com a entrega de lembranças. Parabéns aos pais pelo seu dia e aos envolvidos na iniciativa!

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM CRIANÇAS! Dia Mundial do Rim

18 de agosto Aconteceu mais uma campanha educativa com foco na "Construção do Conhecimento" sobre a Doença Renal. A ação aconteceu na Unidades Sesc de Educação Infantil - Portão e 7 de Setembro, com atividades lúdicas.

SAIBA COMO

AJUDAR

• CARTÃO DE CRÉDITO • Doe uma única vez ou em parcelas mensais.

A PRÓ-RENAL • CONTA DE LUZ • Débito da doação na sua conta da COPEL. Entre em contato e conrme seus dados para efetivar a doação.

Acesse o site no link DOE.

• DEPÓSITO BANCÁRIO • Banco do Brasil Agência:1622-5 C/C: 210661-2

• CONTA TELEFÔNICA •

A t e n ç ã o !

Débito da doação na conta de telefone xo (Operadora Oi).

Utilidade Pública

Entre em contato e saiba como fazer sua doação.

• BAZAR • Alimentos, roupas, calçados, utensílios domésticos e outros.

(41) 3312-5400

Bradesco Agência: 2559 C/C: 1259-9

A Pró-Renal se identi ca ao ligar para sua casa! Ao ouvir o recado e as informações sobre o atendimento prestado pela Fundação Pró-Renal, você pode decidir e ajudar via conta de luz ou telefone, ou ainda se preferir pode doar roupas e acessórios para o Bazar!

w w w. p r o - r e n a l . o r g . b r

Fundação Pró-Renal

Info Renal - Agosto 2015  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you