Page 1

JORNAL

TRAQUINAS

Instituição Particular de Solidariedade Social Pinhal Novo, 1980

ANO VIII Nº60

De novembro de 2016

Edição da Fundação

COI

Not í cia s de ou t u br o de 2 0 1 6

Halloween

Atelier da Alimentação Saudável

Olá de novo,

Mais um mês e as novidades sempre a crescerem.

Este mês comemoramos o dia da Alimentação Saudável. Os Pais vieram á nossa escola ajudar-nos a realizar uma atividade. Tomem atenção pois mais à frente poderão descobrir o que cada sala fez!!!

Entre sustos e travessuras também comemoramos o Halloween, decorando as nossas salas.

E como o tempo passa muito rápido, já estamos a começar a pensar no Natal, pois há sempre muito que fazer. Por isso são quase horas de pôr mãos à obra!

Aguardem novidades…

Até o próximo mês,

e Feliz Natal!!!


ESTIMULAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA

2 CRECHE 1º Berçário Olá a todos! E o primeiro mês já passou!

Ao longo deste mês brincamos muito e já conhecemos “os cantos à casa”. No dia 4 realizou-se a 1ª reunião de encarregados de educação, onde foram facultadas algumas informações sobre a nosso dia a dia. Desfrute do prazer de contar histórias, mergulhando no universo fantástico da história “Dez dedos dez segredos” que nesta edição iremos disponibilizar em pequenos excertos.

Livro Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 1º Ano de escolaridade Leitura Autónoma e Leitura com Apoio do Professor ou dos Pais. A Lisboa Editora apresenta: Dez Dedos Dez Segredos - livro e CD áudio Era uma vez duas mãos que sabiam contar muitas histórias. Às vezes a mão direita começava uma e a mão esquerda acabava-a. Outras vezes era precisamente o contrário...Uma coletânea de histórias de Maria Alberta Menéres enriquecida com as ilustrações de Connie Fischer e música de João Henrique, no CD áudio. Esta obra destina-se a todas as crianças em idade pré-escolar ou que fazem a sua iniciação na leitura e na escrita, bem como a todos os adultos que têm a seu cargo a educação de crianças.

Durante o mês de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para assinalarmos esse dia realizou-se um Atelier de Culinária, com a participação das nossas famílias. Ainda para comemorar este dia realizamos uma pintura individual com os nossos dedinhos. No dia 31 comemorámos o Dia das Bruxas com a elaboração de abóboras pintadas com esponja. Continuamos com as nossas sessões de Movimento, Música e Drama e Música para Bebés. Gostamos muito!

Por agora é tudo. Com um grande beijinho nos despedimos e até para o mês que vem.

CRECHE 2º Berçário Olá a todos! E o primeiro mês já passou!

Ao longo deste mês brincamos muito e já conhecemos “os cantos à casa”. No dia 3 realizou-se a 1ª reunião de encarregados de educação, onde foram facultadas algumas informações sobre a nosso dia a dia. Continuando a temática alusiva ao Outono realizamos uma pintura livre com lápis de cor – “As Cores do Outono”. Durante o mês de Outubro celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação. Para assinalarmos esse dia realizou-se um Atelier de Culinária, com a participação das nossas famílias. Ainda para comemorar este dia realizamos uma pintura individual com balões, retratando diferentes alimentos. No dia 31 comemorámos o Dia das Bruxas com a elaboração de abóboras pintadas com uma escova. Continuamos com as nossas sessões de Movimento, Música e Drama e Música para Bebés. Gostamos muito!

Por agora é tudo. Com um grande beijinho nos despedimos e até para o mês que vem.


3 CRECHE SALA II—Heterogénea Olá! Estamos de volta para vos contar como foi mais um mês passado a brincar a aprender e a explorar. No mês de Outubro continuámos a explorar o Outono, mexemos em folhas secas e fizemos trabalhos muito giros sobre esta estação do ano. Continuámos a decorar a nossa sala e a descobrir todos os seus brinquedos. Comemorámos o Dia da Alimentação, tocámos e provámos em alguns alimentos e até tivemos os pais a fazerem um atelier de culinária connosco, fizemos um batido de banana e meloa delicioso. Neste mês festejámos também o Dia das Bruxas, fizemos morcegos e aranhas com as nossas mãos. As nossas sessões de música e de Movimento, Música e Drama continuam a ser muito divertidas. Para o próximo mês contamos mais novidades. Até lá! Beijinhos

CRECHE SALA III Olá a todos os nossos amiguinhos! O nosso mês de Outubro foi bastante animado e aprendemos muitas coisas novas! A iniciar o mês assinalámos o Dia do Animal através da pintura de vários animais. Conhecemos um muito simpático, o ouriço e fizemos um pequeno trabalho sobre ele. Começámos a descobrir alguns dos frutos de Outono e as suas caraterísticas: forma, tamanho e cor. Comemorámos o Dia da Alimentação reproduzindo a Roda dos Alimentos e muitos de nós conseguimos identificar os diferentes alimentos. Com a colaboração dos pais em sala fizemos bolinhas de salame. Modéstias à parte estavam deliciosas! Já no final do mês comemorámos o Dia da Bruxas, com doces e travessuras! Pintámos fantasmas com giz molhado em leite e transformámos carimbos de maçã em abóboras assustadoras! Decorámos também a nossa entrada com aranhas e fantasmas, uuuuuu!!! Que medo! Para além destas doçuras também comemos bolo dos irmãos Rafael e Renato que neste mês comemoraram mais um aniversário. Como diz a canção “Parabéns para ti, mas o bolo é para mim! Doçuras e travessuras para todos, até o próximo mês.


4 CRECHE SALA

I

VILA e

II

BELA 1º

Berçário

Olá Pais, o mês de Outubro foi preenchido com muitas atividades e comemorações. Comemorámos o dia da alimentação, comemorámos o dia das bruxas, continuámos a explorar o tema do Outono e brincámos nas diversas áreas da sala. Por último, para comemoração do dia das bruxas, pedimos aos pais que fizessem um trabalho para decorarmos a nossa instituição. Todos estão de parabéns. Ficaram trabalhinhos muito bonitos. Este mês também veio um amigo novo para a nossa sala: bemvindo Leonardo.

Abraços e até ao próximo mês.

CRECHE VILA SALA III

BELA

Olá Pais, este mês foi muito preenchido de comemorações. Comemorámos o dia da alimentação, onde experimentámos diversos alimentos (frutos) e realizámos alguns trabalhos de expressão plástica associados ao tema. Durante o mês brincámos nas diversas áreas da sala e continuámos a explorar o tema do Outono. Por último, comemorámos o dia das bruxas. Durante esta comemoração ouvimos diversas histórias de bruxas e monstrinhos e explorámos diversas técnicas de pintura para realizarmos a decoração da nossa escolinha. Por fim, realizámos um lanche muito divertido.

Abraços e até ao próximo mês.


5 CRECHE SALA V

VILA

BELA

Olá Amiguinhos! Aqui estamos nós para vos apresentar as novidades do mês de Outubro. Conhecemos algumas caraterísticas do Outono, através da realização de atividades: ouvimos histórias, observámos imagens e realizámos atividades de expressão plástica (pintura de uma árvore com lápis de cor e decalque dos dedos e, pintura stencil de folhas, utilizando as cores do Outono) No dia da alimentação tivemos a colaboração de alguns pais e familiares da nossa sala que, nos ajudaram na confecção de uma salada de frutas… ficou deliciosa. Por último, assinalamos o Dia das Bruxas, realizando atividades de expressão plástica (com decalque da mão), cantámos canções e participámos num lanche convívio. Os pais/ familiares elaboraram figuras alusivas ao tema para a decoração da instituição. Estamos de volta no próximo mês com mais novidades. Até lá, já sabem…brinquem muito!

CRECHE VILA SALA VI

BELA

Olá Amiguinhos! O mês começou com a adaptação a um novo espaço e a todas as alterações que aconteceram devido a esta mudança: conhecer e explorar a sala e os brinquedos, conhecer as regras e a rotina da sala. E também conseguimos decorar a nossa nova sala. Com toda esta azáfama ainda houve tempo para comemorarmos a chegada da nova estação: o outono; e o Dia das Bruxas. Foi um mês muito ocupado e divertido.

A brincar e a aprender vamos continuar a crescer.


6 PRÉ-ESCOLAR SALA VERTICAL

DE

TRANSIÇÃO

Bem vindos a este mês de Outubro.

Este mês de Outubro tivemos o privilégio de ter connosco em sala a presença da família. Nas ocasiões de comemoração do dia mundial da alimentação e a presença de uma mãe para transmitir ao grupo as características de um animal. Para comemorarmos o dia da alimentação convidou-se os familiares a virem criar pratos saudáveis. O familiar apresentou de uma forma lúdica as características do CAVALO, numa sessão de música e movimento. Numa das atividades lógico-matemáticas fizemos a aprendizagem da numeração de 1 a 5, formando conjuntos de um e mais elementos.

Até breve!

PRÉ-ESCOLAR

I

Olá, Amiguinhos! Aqui estamos com as novidades de Outubro. Este mês continuamos a temática do Outono através da exploração dos frutos. Recebemos um pai na nossa sala no “Atelier de Culinária”, no âmbito do projeto “Hora da Cultura e do Lazer” e do Dia Mundial da Alimentação. Fizemos o contorno de uma abóbora e fizemos aranhas do Halloween. Continuamos as aulas de inglês, com a aprendizagem das cores, assim como as aulas de educação física e de movimento/música/ drama. Fomos à mediateca e realizámos experiências com brinquedos na tina de água. Por agora é tudo, voltamos no próximo mês com as novidades do mês de Novembro, em que vamos comemorar o S.Martinho.

E a história continua...


7 PRÉ-ESCOLAR

Mais uma Canção…

II

Olá amiguinhos, Outubro foi um mês super saudável e divertido! De folhetos e tesouras na mão construímos um semáforo da alimentação!

É Natal Era uma vez um dia Que se vestiu de amor Um dia especial Pela alegria Em nome do Senhor É Natal Era uma vez um dia Que viajou Pela memória Pelos livros E fez história Com um desejo de paz Paz Paz Em cada nação E nos fez capaz De um perdão, É Natal Era uma vez um dia Que derrotou A inveja O ciúme E o egoísmo Porque imperou Uma vontade de dar Dar Dar Sem exigir E nos fez voltar A sorrir, É Natal Era uma vez um dia Que convidou A amizade A família E a saudade Para ver em Jesus Uma luz Luz Luz Sempre a brilhar E nos ensinou A amar, É Natal É Natal Mas não é todos os dias Como havia de ser Vamos dar mais alegrias Para mais natais haver.

Com a ajuda das famílias e com muita imaginação e criatividade realizámos o atelier de culinária que nos proporcionou momentos verdadeiramente saborosos e únicos! De pinceis, rolos e lápis mergulhámos no mundo das “colours”! Com tesouras de pontas redondas e papel de muitos centímetros tentámos recortar e montar um puzzle de Halloween! De olhos esbugalhados, chapéu de bico e vassoura brincámos ao Halloween e transformámos o papel autocolante laranja numa verdadeira abóbora!

Enfim… por hoje é tudo…

Beijoquinhas doces de sabor a castanha !

PRÉ-ESCOLAR

III

Olá amiguinhos! Como não podia deixar de ser, este foi mais um mês em que nos divertimos a valer. Para começar, vamos contar que temos dois amigos na sala (o Ricardo e a Inês a quem lhes caiu o 1º dente). Referindo uma vez mais o plano de atividades, desenvolvemos temáticas referentes ao São Martinho, com a atividades de expressão plástica, musical e o conto. Realizamos sequências lógicas, recorte e colagem, fizemos uma visita à biblioteca municipal para ver o dançarte, realizamos diálogos temáticos, jogo da bola invisível, sessões de movimento, música e drama,....

Assim, explorámos todas as áreas de conteúdo das orientações curriculares através de muitas atividades que nos proporcionaram momentos de diversão, alegria, brincadeira,..... Beijinhos carinhosos!


8

CURIOSIDADES da

a lim C a O stá e ra Ter dar u m

1º Ciclo do Ensino Básico Olá amigos e amigas,

Já passou um mês e temos novidades para contar! Os amigos do primeiro ano já sabem as vogais e conhecem alguns números. Os amigos do 2º, 3º e 4º ano estão a trabalhar a bom ritmo.

Em expressões artísticas festejámos o Halloween com a elabora-

Existem alternativas aos

ção de desenhos alusivos ao tema.

combustíveis fósseis?

Neste mês participámos num Ateliê de Culinária, preparámos

Há outras maneiras de produ-

Mousse de Lima, ficou muito saborosa!

zir energia elétrica. Os painéis solares captam a energia do Sol. As hélices giratórias das

Contamos com a vossa companhia no próximo mês…

turbinas de vento recolhem a energia do vento. Cada um destes coletores de energia produz eletricidade.

CATL Olá a todos os leitores,

Mais um mês se passou e o trabalho não pára. Muitas fichas, muiExistem outros tipos de com-

tos testes e muito que estudar.

bustível? Em muitos países já de produzem pequenas quantidades de eletricidade provenientes de

Aproveitamos o tempo que nos resta no CATL para fazer os trabalhos de casa, para consolidar conhecimentos e para estudar.

plantas apodrecidas e de es-

Também fizemos um trabalho em comemoração do Dia da Ali-

trume animal. O metano pro-

mentação e do Halloween.

duzido é queimado para fornecimento de luz e de calor. Este tipo de combustível é chamado biogás.

Por agora é tudo,

Até o próximo mês.


10

Adivinhas

CAO CENTRO DE ATIVIDADES OCUPACIONAIS Olá amiguinhos! No mês de Outubro

Adivinhas de NATAL

Estou sempre verde de Inverno e de Verão.

celebrámos o Halloween! Tivemos um lanche muito assustador! Divertimo-nos muito!!

Brilhante de luzes, no mês de Natal vocês me acharão. Quem sou eu afinal? R: Árvore de Natal

A enfeitar o pinheiro é onde gosto de estar. Sou muito redondinha

No Atelier de Expressão Plástica estivemos a construir a moldura de Halloween. Foi muito engraçado. Também construímos as nossas máscaras.

e fácil de pendurar. Quem sou eu? R: Bola

Sou um Pai muito feliz Que traz ao lar muita alegria Ando sempre lá por fora Só venho a casa um dia R: Pai Natal

Sou alguém especial e brancas asas eu tenho. Quando precisarem chamem que lá do céu eu venho. Quem sou eu afinal? R: Anjo

No Atelier de Culinária estivemos a confecionar gomas. Nunca tínhamos feito isto. Por este mês foi tudo! Beijinhos e abraços de todos nós!!


11 Movimento, música e drama Educação física Olá, Olá como estão amiguinhos??

Este mês na Pré - Escolar realizamos exercícios com bolas e arcos . No 1º Ciclo abordamos a modalidade de Andebol. No CAO realizamos ginástica localizada e exercícios de resistência .

Olá… amiguinhos da Quinta!

Espaço de preservação dos valores culturais Espaço de Educação Ambiental – Eco-educação Núcleo Museológico da Casa Caramela

Durante o mês de outubro a Quinta esteve muito atarefada! A terra foi tratada para novas sementeiras/plantações e houve a colheita/apanha de couves, nabiças, tanjas, limões e romãs. Não esquecer dos marmelos, uma fruta muito boa que pode ser consumida crua, assada ou cozida em compota, geleia ou pasta de marmelo. Neste mês iniciou-se as visitas do ano letivo 2016/2017, das escolas do Concelho de Palmela à Quinta. Assim, vieramnos visitar duas turmas da escola de Brejos do Assa e duas turmas de Pré-Escolar da escola Salgueiro Maia. Beijinhos e até novembro...


12

Condições Gerais

Vem fazer a tua festa de aniversário na Quinta da Casa Caramela!

Mínimo 15 crianças/ máximo 40.

1h30 de brincadeira e 30 mn de lanche. Inclui a entrada de 4 adultos

2 horas de diversão com atividades lúdicas e de educação ambiental.

(linha reta de parentesco).

Adultos extra – 4€ (inclui visita à Quinta Pedagógica com café).

Não é permitido trazer comida/ bebida para a festa. Sinal de 40% para a reserva.

Marcações: Avenida Zeca Afonso, Urbanização dos Mochos

2955-220 PINHAL NOVO

Telef: 21 2362302 Fax: 21 2387741

O Traquinas nº60  

Jornal O Traquinas nº60

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you