O Traquinas nº71

Page 1

JORNAL

TRAQUINAS

Instituição Particular de Solidariedade Social Pinhal Novo, 1980

ç

ANO IX Nº71

De dezembro de 2017

Not í cia s de n ove mbr o de 2 0 1 7

Olá! Entre brincadeiras e aprendizagens passou mais um mês… Neste mês cada sala abordou o Dia de São Martinho com a realização de diferentes trabalhos e de um lanche coletivo onde não faltou a castanha! E como o tempo passa a correr já estamos a pensar na quadra que se avizinha, o Natal. Assim, é tempo de iniciar os preparativos para a decoração das salas e da Instituição. Por agora é tudo, desejamos a todos um excelente mês! Contamos com a vossa companhia.

Edição da Fundação

COI


ESTIMULAÇÃO À LEITURA E À ESCRITA

2 CRECHE 1º Berçário Olá, Amiguinhos!

Estamos de volta com as novidades do mês de Novembro. Num desenho de uma castanha, fizemos o decalque da nossa mão, para comemorar o Dia de S. Martinho. Desfrute do prazer de contar histórias,

mergulhando

no

Continuámos com as sessões de “Música para bebés”. Gostamos muito da atividade, demonstramos bastante interesse e atenção.

universo fantástico da história

Fizemos jogos de imitação , repetição e de interação, de modo a

“O lápis do André” da autoria

promover o nosso desenvolvimento global. Assim como, a explo-

de Inês Pupo com ilustração

ração do espaço e dos brinquedos.

de Nuno Feijão que nesta edição iremos disponibilizar em pequenos excertos.

Iniciámos a elaboração dos enfeites de Natal, para decorar a Instituição e a sala.

Voltamos no próximo mês com as novidades de Dezembro, sobre o Natal. Beijinhos.

CRECHE 2º Berçário Olá, Amiguinhos! No mês de Novembro comemorámos o Esta é a história de um menino

Dia de S. Martinho! Pintámos um desenho de uma castanha com

que conversava com o seu lá-

canela e o desenho de um assador de castanhas com lápis de cor

pis. O lápis ajudou-o a ultra-

e com o decalque das mãos o fizemos o fogo.

passar as dificuldades na escrita.

Continuámos, as sessões de Movimento/Música/Drama, com a exploração do espaço e dos materiais e de alguns instrumentos

Continuação...

musicais. Temos assistido ao Cinema COI e explorado livros na Mediateca. Iniciámos a elaboração dos enfeites de Natal para decorar a Instituição e a sala. Voltamos em Dezembro com as novidades do Natal.

Até lá portem-se bem! Beijinhos!


3 CRECHE SALA Heterogénea Olá a todos…

Cá estamos nós para contar mais uma aventura que foi o mês de novembro.

Este mês estivemos a preparar a decoração de Natal da nossa sala, do nosso corredor e ainda demos uma mãozinha aos trabalhos de decoração da Instituição. Estamos a preparar a prendinha para levar para casa no Natal e a atuação da festa de Natal onde vamos brilhar muito…

Para além disso, como é normal continuou a nossa rotina de aprendizagem e descoberta diária. Estamos mais crescidos e já seguimos muitas regras de convivência em grupo.

Por agora é tudo, Até o próximo mês.

CRECHE SALA III Olá Amiguinhos!

No mês de novembro comemorámos o São Martinho, concluímos o cartaz dos aniversários da sala, iniciámos a exploração das cores com o amarelo e começámos a preparar a época Natalícia…

Na nossa sala continuámos a cantar canções, a dançar ao som de música, a ouvir músicas e histórias, assim como também explorámos instrumentos musicais.

Este mês dois amiguinhos da sala fizeram 3 anos, estão uns crescidos!

Para o próximo mês traremos mais novidades para vos contar!

Beijinhos com miminhos e até ao próximo mês!


4 CRECHE SALA

I

VILA –

BELA

Berçário

Olá a todos! Aqui estamos nós para vos contar as novidades do mês de novembro. No dia 11 comemorámos o São Martinho. Escutámos canções alusivas à efeméride e realizámos um magusto coletivo. Individualmente cada um de nós pintou duas castanhas com o dedo (pintura com chocolate). Ainda este mês explorámos diferentes texturas (macio, áspero, duro e mole). Continuámos com as nossas sessões de Música para Bebés. Gostamos muito! No dia 8 o nosso amigo Aryckson fez um aninho. Muitos Parabéns! Por agora é tudo.

Com um grande beijinho nos despedimos e até para o mês que vem.

CRECHE VILA SALA III

BELA

Olá a todos! Aqui estamos nós para vos contar as novidades do mês de novembro. No dia 11 comemorámos o São Martinho. Cada um de nós pintou uma castanha com chocolate e para levarmos para casa pintámos uma máscara com lápis de cera. Na hora do lanche realizou-se o magusto entre as salas. Provámos castanhas assadas e batata doce. Ainda durante este mês realizámos uma atividade individual de rasgagem e colagem de folhas de revista. No final do mês iniciámos a elaboração das decorações de Natal. Mas é surpresa!! Continuámos com as nossas sessões de Música para Bebés e Movimento, Música e Drama. Gostamos muito! No dia 27 a nossa amiga Margarida fez dois anos. Muitos Parabéns!! Por agora é tudo. Com um grande beijinho nos despedimos e até para o mês que vem. Vitória, vitória acabou-se a história!


Lengalengas . São Martinho Lá vem S. Martinho Em cima do burrinho O burrinho é cego Em cima do martelo O martelo bate a sola Em cima de uma bola A bola é redonda Em cima de uma pomba A pomba é branca Em cima duma tranca A tranca é de pau Biri-biri bau

5 CRECHE SALA V

VILA

BELA

Olá Amiguinhos! Estamos de volta, desta vez com mais novidades. Continuamos com as atividades alusivas ao Outono: com o decalque das nossas mãos elaborámos um ouriço; conhecemos e provámos alguns frutos desta época. Para assinalar o dia do animal, ouvimos histórias, observamos imagens e dialogamos sobre os animais que conhecemos e pintamos um pequeno fantoche. No dia da alimentação, conhecemos a canção dos alimentos, falamos sobre os diversos alimentos e, enumeramos os que mais gostamos. Comemoramos o dia das bruxas: ouvimos histórias, elabora-

São Martinho

mos uma abóbora (decalque das mãos, rasgagem e colagem de papel de lustro) e realizámos um lanche convívio. As novi-

Eu quero saltar a fogueira Mas não me quero queimar. O dia é de brincadeira, Que bom! Vamos cantar. Eu vou comer castanhas No dia de S. Martinho. O sol não faça manhas E continue quentinho. No dia de S. Martinho Há uma certa tradição: Mata o porco, prova o vinho. Diz o povo com razão!

dades ficam por aqui. Até ao próximo mês. Até lá… brinquem muito!

CRECHE VILA SALA VI

BELA

Olá Amiguinhos! Nós somos os meninos e meninas da Sala VI. Neste mês de novembro comemorámos o São Martinho, realizámos algumas atividades em sala e participámos num lanche conjunto com as outras salas. Para a construção das nossas castanhas utilizámos papel crepe rasgámos em bocados e colámos na parte de cima da castanha, na de baixo utilizámos os pincéis para pintar. Em conjunto pintámos o pote das castanhas utilizando a técni-

A castanha

ca da carimbagem com um auxílio de uma esponja. Fizemos pinturas com giz numa cartolina preta, cada um fez o

A casca da castanha é

seu desenho. Gostámos muito de sentir a textura do giz. Pode-

Castanha,

mos também explorar e brincar com objetos do quotidiano

Descasca a castanha bem

(caixas, pratos e copos de plástico, tampas, garrafas). Diverti-

descascadinha,

mo-nos bastante.

Dentro da casca castanha,

Continuámos com as nossas sessões “Movimento, Música e

Há uma casca castanha

Drama”, “Músicas para Bebés” e Espaço Cre/Medicateca”, on-

clarinha!

de aprendemos novas músicas, ouvimos novas histórias e podemos explorar o espaço e realizar algumas brincadeiras. Estejam atentos que em breve teremos mais novidades .


Vamos cantar…

6 PRÉ-ESCOLAR

São Martinho No Verão de São Martinho,

I

Regressamos mais um mês para voltarmos a dar novidades sobre o que temos feito na nossa salinha.

todos gostam de saltar e as castanhas, na fogueira, também ficam a pular. Uma vez, o São Martinho, viajava a cavalo. Encontrou um sem abrigo e quis logo ajudá-lo. Deu parte da sua roupa, àquele pobre mendigo e o sol fez um milagre por ter sido um grande amigo.

Em Novembro comemora-se o S. Martinho e ouvimos a história da Lenda de S. Martinho através de fantoches de papel! Gostámos muito! Depois ao lanche comemos a castanha e a batata doce assada! Estavam deliciosas! Elaborámos também um trabalho coletivo, um individual e um pequeno cartucho para levar castanhas para casa. Pintámos com canela e com chocolate. Continuámos a nossa aprendizagem da língua estrangeira, explorámos a mediateca e tivemos aulas de educação física e movimento música e drama. Na sala brincámos livremente com os brinquedos da sala e fizemos jogos com blocos lógicos.

Minha Castanhinha

Como em Novembro a nossa cabeça já está no Natal, começámos a elaborar as prendas de Natal que esperamos que os nossos papás gostem.

Ah, ah, ah,

Até o próximo mês!

minha castanhinha (Bis) Quem te pôs a mão sabendo

PRÉ-ESCOLAR

III

que és minha (Bis) Sabendo que és minha, do meu coração (Bis) Salta castanhinha para a minha mão (Bis) É na tua mão que eu quero ficar. (Bis) Anda p’ro recreio, vamos lá saltar (Bis) Vamos lá saltar e bater o pé (Bis) Porque é no recreio que o magusto é (Bis) Vais bater o pé, vai-me comer (Bis) É dentro de ti que eu vou viver. (Bis)

Olá! Cá estamos nós com notícias fresquinhas das novas aventuras! De ouvidos bem abertos e coração recheado de afetos comemorámos o S. Martinho com a degustação de algumas castanhas assadas e o visionamento e pintura da Lenda! Com tintas e pinceis elaborámos uma pintura em papel de alumínio e… foi super! Com passo acelerado fomos assistir a duas animações, no âmbito do EXPRESSARTE e do DANÇARTE! E… entre sinos, bolas e estrelinhas iniciámos a temática do Natal… E… com muita, muita vontade de ver, fazer e aprender participámos em mil aventuras que nos conduziram a novas constelações e das quais vos deixamos aqui uma pequena amostra!

Saudações espaciais para todos vós!


CURIOSIDADES

7 1ºCiclo

do

Ensino

Básico

Olá amigos e amigas…

As s

Planta

Já passou mais um mês e continuamos a trabalhar a bom ritmo realizando atividades e tarefas nas diferentes áreas curriculares disciplinares.

Neste mês, em expressões artísticas, assistimos a dois espetáculos: Expressarte e Dançarte e comemorámos o Dia de São Marti-

O musgo tem flor

nho com a elaboração de desenhos alusivos ao tema.

Não. O musgo tem folhas e talos, mas não tem flor.

Em Português demos asas à imaginação com a elaboração de um

Por vezes parece florir,

texto coletivo.

mas a “flor” é, na verdade, uma

pequena

cápsula

cheia de esporos situadas na extremidade de um talo.

Esperamos que tenham gostado das novidades da turma do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Contamos com a vossa companhia no próximo mês!

CATL Olá a todos…

Porque é que algumas plantas têm espinhos

Mais um mês mais novidades e trabalhos sem fim.

Os espinhos, os picos e as

Este mês de novembro trabalhámos muito para a decoração não

agulhas pontiagudas ser-

só da nossa sala como de toda a Instituição.

vem para proteger as plantas dos animais. Também impedem que os insetos as incomodem. As vacas comem a erva, mas deixam os cardos, porque estes

Fizemos trabalhos plásticos já com a temática do Natal, decorámos a nossa porta de entrada e a nossa sala. Ainda assim, ajudámos na decoração dos corredores e da entrada para que o espírito natalício perdure durante todo o mês de Dezembro.

têm picos para se agarra-

Estamos a preparar a prenda para levar para casa, no próximo

rem à pele dos animais e

mês mostramos, ainda é surpresa e estamos também a preparar a

poderem espalhar-se nas

atuação para a Festa.

redondezas. Em paralelo, continuamos com o apoio ao estudo, porque este mês tivemos provas de avaliação.

Até à próxima edição! Até lá…


8 Olá, olá, amiguinhos da Quinta… Mais um mês cheio de muito trabalho e de atividades sem fim… Novembro foi um mês muito soalheiro e com dias muito bons para o pasto e para trabalhar as terras. Assim, os animais

aproveitaram

para

desfrutar das pastagens e os trabalhadores agrícolas para mondar as ervas daninhas e plantar/semear novos legumes. Mas, a Quinta não é só animais e plantas, também tem um Núcleo Museológico! O Museu, “Casa Caramela”, é dedicado à preservação de uma casa e dos costumes da cultura Caramela.

Esta casa

caracteriza-se por ser térrea, de planta retangular muito simples e funcional. Deste modo, a casa e tudo o que ela encerra, é cuidadosamente cuidado e preservado, para que todos os visitantes tenham a oportunidade de usufruir de um espaço que contém uma riqueza patrimonial ímpar

Espaço de preservação dos valores culturais Espaço de Educação Ambiental – Eco-educação Núcleo Museológico da Casa Caramela

Por agora é tudo, até para o mês que vem… Boas visitas...


9

Condições Gerais

Vem fazer a tua festa de aniversário na Quinta da Casa Caramela!

Mínimo 15 crianças/ máximo 40.

1h30 de brincadeira e 30 mn de lanche. Inclui a entrada de 4 adultos

2 horas de diversão com atividades lúdicas e de educação ambiental.

(linha reta de parentesco).

Adultos extra – 4€ (inclui visita à Quinta Pedagógica com café).

Não é permitido trazer comida/ bebida para a festa. Sinal de 40% para a reserva.

Marcações: Avenida Zeca Afonso, Urbanização dos Mochos

2955-220 PINHAL NOVO

Telef: 21 2362302 Fax: 21 2387741


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.