Gestão de Organizações Sociais

Page 1

GUIA DE GESTÃO

Capítulo 3 - O Trabalho em Equipe O conceito de tipos humanos, que compreende a diversidade de habilidades e qualidades, é sugerido como uma nova forma de encarar os recursos humanos empenhados na atividade social. O autor também traça procedimentos básicos e úteis para a realização de reuniões. Capítulo 4 - Os Serviços: Planejamento e Avaliação O quarto capítulo parte para uma análise mais prática dos procedimentos que levam à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas entidades sem fins lucrativos. Nele, o leitor é convidado a conhecer procedimentos de planejamento e avaliação de resultados. Capítulo 5 - Gestão Financeira das Organizações da Sociedade Civil Neste capítulo, o autor mostra que administrar dinheiro, como em qualquer empresa, está diretamente relacionado à saúde geral da organização. Por este motivo, traz, passo a passo, o modo de implementar as principais ferramentas da gestão financeira.

“Este Guia de Gestão reflete um princípio fundamental: o de que a força necessária à mudança está dentro e não fora. Que o suporte às épocas difíceis, turbulentas e

que torna o processo todo sustentável. Nele, certamente serão encontradas respostas úteis e práticas. Esperamos, entretanto, que sejam encontradas novas perguntas. Se isso acontecer, novas janelas estarão sendo abertas – novas paisagens poderão ser avistadas. O que vier a surgir poderá ser produto de uma atuação calorosa, resultado da vontade permeada pela consciência”.

O presente Guia de Gestão traz, de maneira simples, objetiva e prática, o passo a passo deste trabalho. São oito capítulos, que reúnem os seguintes temas:

Capítulo 7 - O Conselho e a Diretoria numa Entidade Social

Capítulo 8 - A Comunicação e o Marketing como Ferramentas Estratégicas de Gestão Social Rua Lisboa, 224 Jardim América Cep 05413-000 São Paulo SP Fone/Fax: (11) 3081-0699 pnc@fundabrinq.org.br www.fundabrinq.org.br

Rua Francisco Coimbra, 403 Penha Cep 03639-000 São Paulo SP Tel. (11) 6647 5151 Fax (11) 6647 1619 cct@sp.senac.br www.sp.senac.br

SENAC / FUNDAÇÃO ABRINQ

O que as entidades entendem como conselho e diretoria ideais? Essa é a pergunta que a autora pretende responder, fazendo uma análise sobre o papel destes dois agentes na organização.

No capítulo, o autor analisa o marketing como ferramenta útil para a atividade social. Um dos objetivos é mostrá-lo como uma proposta de planejamento real, sugerindo sete etapas de uma proposta de comunicação.

Já se foi o tempo em que só boa vontade era capaz de produzir bons resultados sociais. Um dos grandes desafios impostos às entidades sem fins lucrativos brasileiras, hoje, é gerir suas causas com eficiência e eficácia. Isto pode ser traduzido em uma palavra: profissionalização. Em um mundo cada vez mais competitivo, o desafio de profissionalizar traz a necessidade de incorporação de uma série de práticas típicas do setor privado, como planejamento estratégico, gestão financeira, comunicação e marketing e avaliação de resultados. Ao gestor social é apresentada uma tarefa fundamental: a de entender como cada uma dessas ferramentas pode ser aplicada à sua atividade, de modo a ajudar na busca da tão almejada sustentabilidade.

inseguras deve vir de agora em diante do interior de cada pessoa e instituição – é isso

Capítulo 6 - Captação de Recursos O capítulo trata dos principais procedimentos para a captação, entre eles o diagnóstico sobre os recursos necessários, pesquisa sobre potenciais doadores, proposta de doação, promoção, negociação e manutenção do relacionamento com o doador.

Gestão profissional: uma questão de sobrevivência

Capítulo 1 - Os 5 Campos de Atuação e Desenvolvimento do Gestor Social Partindo do conceito de gestão, o autor constrói a relação entre sociedade, serviços, recursos e pessoas. O capítulo tem o objetivo claro de ampliar o ângulo de visão do gestor social, situando seu papel dentro de cada um dos campos onde pode intervir. Capítulo 2 - A Entidade Social e a Sociedade Como definir a missão da entidade é a questão que a autora busca responder neste capítulo. Para isso, lembra que, embora as relações entre entidade e sociedade sejam complexas, é necessário trabalhar a missão com objetividade e clareza.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Gestão de Organizações Sociais by Fundação Abrinq - Issuu