Relatório Fundação La Salle 2022

Page 1

MAPA ILUSTRATIVO PRESENÇA FUNDAÇÃO

DNA Lassalista: o que nos impulsiona a servir ........................................................ 5 APRESENTAÇÃO DA FUNDAÇÃO LA SALLE Fundação La Salle 8 PROJETOS SOCIAIS Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.................................................... 11 Primeira Infância Melhor e Criança Feliz ............................................................................ 13 Centro de Educação e Cidadania La Salle 14 Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber 16 CRAM - Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência............................................................. 18 PROJETOS EDUCACIONAIS Escola Municipal de Educação Infantil Izabel Cristina Souza da Costa 21 Escola Municipal de Educação Infantil Professora Simone Serafim 22 Avaliação Educacional - Rede de Educação de Nova Santa Rita ................................. 23 Canta e Encanta Minha Gente ............................................................................................... 23 Atleta Cidadão do Futuro......................................................................................................... 24 Segundo Tempo 25 Carazinho Mais Esporte e Educação 26 PROJETOS TÉCNICOS Centros de Acesso a Direitos ................................................................................................. 29 Núcleo de Apoio ao Superendividado .................................................................................. 31 NAS Educação 31 NAS Acolhimento 32 Observatório de Segurança Pública 33 FASE - Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul ................ 34 Projeto Vidas Verdes ................................................................................................................ 34 La Salle Cuidando da Casa Comum ...................................................................................... 36 Voluntariado 38 Sou Solidário 38 CONCURSOS PÚBLICOS Excelência em processos seletivos desde 2009 .............................................................. 41 SUMÁRIO

“A transformação começa com oportunidades.”

4 Fundação La Salle

DNA Lassalista: o que nos impulsiona a servir

O DNA, é interessante observarmos, ao mesmo tempo em que nos diferencia, nos une. Quando a Rede La Salle nos instiga a refletir sobre o DNA, inequivocamente, pensamos sobre o que nos é próprio, sobre a nossa identidade Lassalista, mas, também, sobre o que dela não faz parte. Em outras palavras, ao mesmo tempo em que nos diferenciamos, que falamos quem somos, também falamos o que não somos e o que não queremos ser.

São João Batista de La Salle e os primeiros Irmãos, poder-se-ia dizer, deram o tom, imprimiram um ritmo, delinearam as primeiras estrofes e, de lá para adiante, somos nós os responsáveis por continuar a canção. Desde os inícios, a fé, a fraternidade e o serviço nos distinguem ao mesmo tempo em que nos aproximam de todas as pessoas que abraçaram, mesmo que em outras famílias de fé, esses princípios.

A fé inquebrantável que moveu o nosso Fundador, São João Batista de La Salle, fica patente nos seus inscritos e na sua vida. Deixando-se conduzir unicamente e exclusivamente pela vontade de Deus, fez da sua vida um itinerário de amor e trabalho em prol dos mais necessitados. Ele entendeu, junto com os Irmãos, e nós também assim entendemos ainda hoje, que a obra não nos pertence, ela não é senão obra de Deus em favor dos seus filhos na qual nós colaboramos.

Pois, se a fé levou São João Batista de La Salle a deixar tudo em favor dos mais desvalidos, o trabalho efetivo só se concretizou mediante uma fraternidade bem unida e instruída. Não foi sem

propósito que, lá pelos idos de 1681, La Salle alojou definitivamente os primeiros mestres em sua propriedade e com eles decidiu morar. Ele intuía que sem a formação adequada, que ensejava, inclusive, cultivar bons hábitos vivendo em comunidade, pereceria a empreitada. Portanto, foi derivado de uma experiência primordialmente comunitária o sucesso na instrução dos estudantes desde os inícios da Rede La Salle.

A educação humana e cristã da juventude francesa do século XVII, ou o abandono daquelas crianças e jovens, moveu corações abrasados pelo Espírito Santo em seu favor. Dando continuidade à obra Lassalista, também hoje nos interpela a vulnerabilidade das crianças, o abandono, a indiferença, a violência contra a mulher, a luta para sair da dependência química, o abuso sexual. É mediante essa realidade que nós, Lassalistas, procuramos trabalhar com o intuito de melhorar a nossa realidade.

Todos que se deixam tocar pela dura realidade em que muitos dos nossos irmãos vivem sintam-se encorajados a fazer algo para ajudá-los. É nesse sentido que Fundação La Salle, junto com seus parceiros, atualiza diariamente a Missão Lassalista junto aos mais necessitados. A fé, a fraternidade e o serviço ainda hoje nos unem aos Lassalistas dos inícios e convidam a outros tantos para fazer parte da nossa missão. Juntos, com fé e muito labor, façamos o melhor em prol daqueles que mais precisam.

5 Fundação La Salle
TOTAL DE FUNCIONÁRIOS NO FINAL DO EXERCÍCIO POR GÊNERO Funcionários Estagiários Aprendizes 160 5 3 46 2 1 Nossas Pessoas Colaboradores no final do exercício de 2022 Aposentados Estagiários Aprendizes Trabalhadores terceirizados Trabalhadores autônomos 7 2 217 4 5 349 6 Fundação La Salle
01 104 100 TOTAL DE FUNCIONÁRIOS POR FAIXA ETÁRIA Menores de 18 18 a 35 anos 36 a 60 anos Acima de 60 anos 12 OCUPANTES DE CARGO DE CHEFIA POR GÊNERO 12 7 QUALIFICAÇÃO 3 6 16 81 37 52 7 9 6 Doutorado Mestrado Pós-graduados Superior Completo Superior Incompleto Ensino Médio Completo Ensino Médio Incompleto Ensino Fundamental Completo Ensino Fundamental Incompleto 7 Fundação La Salle

Apresentação da Fundação La Salle

8 Fundação La Salle

Fundação La Salle

A Fundação La Salle é uma instituição sem fins lucrativos, que faz parte da Rede La Salle de Educação. Fundada em agosto de 2006, pela Diretoria da Sociedade Porvir Científico, a Fundação promove transformação através de projetos e ações de impacto social, atuando nas áreas de projetos sociais, projetos técnicos, avaliações educacionais, gestão educacional e concursos públicos.

Entre os objetivos e meios de atuação da Fundação La Salle estão o desenvolvimento social, comunitário, assistencial, esportivo, artístico e cultural da sociedade; a colaboração com a Rede La Salle na expansão do ensino, da pesquisa, da extensão e outros serviços; a cooperação com entidades de caráter público na gestão e suas competências; a organização e administração de concursos públicos, processos seletivos simplificados e avaliação de conhecimentos.

Seguindo o exemplo e os ensinamentos do santo fundador São João Batista de La Salle, mantemos vivo o carisma e espírito lassalista, a fim de

criarmos uma sociedade mais justa, com oportunidades e desenvolvimento para todos. Além disto, cooperamos e atuamos apoiando as obras sociais, comunidades educativas e assistenciais da Rede La Salle, na construção de projetos educacionais de qualidade e excelência, que visam a formação integral do ser humano, e na constituição de agentes de transformação.

Nossos valores são:

• fidelidade aos princípios lassalistas;

• foco nas demandas sociais e no desenvolvimento comunitário;

• gestão participativa;

• transparência;

• desenvolvimento sustentável e proteção ambiental;

• educação e cidadania.

9 Fundação La Salle

Os projetos sociais são desenvolvidos desde o público infantil à melhor idade, trabalhando questões como a igualdade de gênero, qualidade de vida através do esporte, consciência ambiental, cultura e lazer. As ações são realizadas em regiões de vulnerabilidade social e visam fortalecer as políticas de cidadania e igualdade.

10 Assistência Social

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é um projeto da Fundação La Salle destinado ao atendimento da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade social, com vivências de isolamento, falta de rede de apoio e acesso a direitos. As atividades realizadas são semanais e incluem encontros que oportunizam momentos de convivência em grupo, nos quais eles podem produzir coletivamente, construir projetos de vida e compartilhar experiências.

O ano de 2022 foi um ano de fortalecer ainda mais a participação dos usuários no serviço, ampliando os turnos de atendimento individual, assim como a realização de visitas domiciliares, garantindo de forma ainda mais expressiva o acompanha-

mento dos idosos e suas famílias. Com um trabalho que atua na perspectiva da garantia de direitos, os encontros foram marcados por momentos de socialização de informações, trazendo assuntos que contribuam na construção da autonomia e na emancipação das pessoas ali atendidas.

“Esse grupo me ajudou a enfrentar a depressão, eu só estava em casa sozinha, depois que perdi meu marido e meu neto na pandemia. A minha amiga me convidou e eu vim, gostei e não parei mais! Aqui encontrei forças para conseguir passar por essas perdas na minha vida.”

Maria, 74 anos

ASSISTÊNCIA SOCIAL 136
11 Assistência Social
Total de Beneficiados Alegria e integração na celebração de Natal.

Entre as temáticas abordadas, estiveram a comunicação não-violenta, que trouxe profundas reflexões, deixando perceptível o impacto na forma como os idosos passaram a se relacionar dentro deste coletivo: com mais respeito, mais empatia e com uma escuta mais sensível uns com os outros.

Esses aprendizados atravessaram as fronteiras do grupo, de acordo com relatos, e passaram a fazer parte das suas vidas pessoais, melhorando a comunicação no ambiente familiar e contribuindo diretamente no fortalecimento dessas relações.

ram promovidos algumas atividades de integração e lazer, como a ida ao Baile da melhor idade na FENAC, o dia de embelezamento com voluntárias do Sou Solidário, a celebração mensal dos aniversariantes, dentre outras atividades que marcaram o ano e a vida das pessoas que são acompanhadas por este serviço.

“Sempre aprendo muito no grupo, nem imaginava que tinha tantas coisas que ainda poderia aprender nessa idade! “

Zilá, 78 anos

12 Assistência Social
Para além dos encontros semanais também foSCFV 2022 Total de beneficiados 136 Total de atendimentos 1.962 Reuniões 74 Encaminhamentos para a Rede 68 Eventos realizados
54
Encontros semanais que oportunizam o convívio e a construção coletiva.

Primeira Infância Melhor e Criança Feliz

O programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social. Instituído em 2016, possui caráter intersetorial, e tem por finalidade a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e contexto de vida.

Já o programa Primeira Infância Melhor promove e fortalece o protagonismo, as competências

e vínculos familiares, orienta para a estimulação do desenvolvimento infantil, identifica as necessidades específicas de cada beneficiário, articulando a rede de serviços conforme as demandas que surgem no cotidiano e cultura das famílias. São acompanhadas famílias com gestantes e crianças de 0 a menos de 6 anos, priorizando as que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, beneficiários ou não de Bolsa Família e/ou BPC.

13 Assistência Social
Ação do Outubro Rosa com atividades de autocuidado e a contribuição das voluntárias do projeto.

Centro de Educação e Cidadania La Salle

A Fundação La Salle, devido ao caráter de abrangência nacional, juntamente com a Missão Lassalista no Norte do País e a parceria com a Rede

La Salle, desde o ano de 2016, estendeu seus trabalhos para cidades da região, como Ananindeua, no Estado do Pará. Instalado em 8 de setembro de 2021, no bairro do Icuí-Guajará, na cidade de Ananindeua, no Estado do Pará, o Centro de Educação

La Salle (CEC La Salle), é um centro assistencial que atende adolescentes, jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social. As ações são voltadas para dois projetos de extrema importância no bairro: Juventude Cidadã, para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos de idade e o projeto Agentes de Ação Social que alcança mulheres com idade mínima de 18 anos, alfabetizadas.

Com o objetivo de promover o protagonismo de adolescentes e jovens, fomentando o exercício da cidadania e a sua inserção social, no projeto Juventude Cidadã se destacaram as atividades: formações sobre direitos; construções de Projetos de Vida, que propõem mudanças individuais e comunitárias; consciência ambiental, através do cuidado da casa comum; autocuidado e relações interpessoais; cursos profissionalizantes; protagonismo juvenil, através de ações realizadas com a comunidade, como pautas importantes que são levadas até as escolas do bairro; visita à Usina da Paz, complexo voltado para a prevenção à violência, inclusão social e o fortalecimento comunitário; atividade com o projeto Periferia em Foco, de sensibilização dos jovens acerca da importância da democratização da informação em nossa

Total de Beneficiados

atual sociedade; e reforço das relações sociais no tocante ao exercício da cidadania e garantia de direitos, embasados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A temática da formação cidadã estimulou a vida de tantos jovens do projeto que o mesmo tornou-se trajeto e Projeto de Vida na realidade de muitos deles.

“Assim como a formação cidadã, eu me alertei para o projeto de vida, agora estou com pensamento em fazer um curso de psicologia, música e letras. Hoje eu sou funcionário do Colégio La Salle Ananindeua, como Jovem Aprendiz, e foi através do CEC La Salle, que eu consegui esse trabalho. Hoje eu atuo na área da Pastoral do Colégio e estou me desenvolvendo muito. Tudo isso tenho que agradecer ao Centro La salle que me ajudou muito nessa caminhada e que acrescentou muito na minha vida pessoal e profissional. Hoje eu entendo muita coisa que antes eu não conseguia entender, eu vejo o mundo muito diferente de como eu via antes e o CEC La Salle, me ajudou, eles me deram amor, carinho, comida me deu abrigo e muitas outras coisas.”

Brendo Leite, ex- aluno do projeto Juventude Cidadã

14 Assistência Social
194
Ação Social no CEC La Salle.

No projeto Agente de Ação Social, o objetivo maior é promover o protagonismo das mulheres, incluindo práticas comunitárias que atuem no enfrentamento das violações de direitos, na busca por relações de gênero mais igualitárias e na garantia do exercício da cidadania. As atividades realizadas foram formações de identidade, capacitações sobre os direitos e deveres humanos, prevenção à violência e o protagonismo da mulher na sociedade. O eixo de capacitação profissional também trouxe muitos frutos acerca do empreendimento de muitas alunas e, atualmente, faz parte do rendimento familiar de muitas delas.

As ações comunitárias foram marcadores fundamentais nestas mudanças na comunidade. A cada mês as alunas realizaram atividades em diferentes espaços do bairro, com temáticas como: direitos das mulheres, outubro rosa e oficinas de maquiagem. As participantes planejaram, organizaram e executaram as ações como resultado de todo embasamento teórico construído nas formações cidadãs.

“Tenho consciência que novos desafios caminham com novas oportunidades. Oportunidades essas, que me trouxeram vários benefícios como conhecimento e capacitação profissional. A oportunidade que o curso me deu de maquiagem profissional foi de abrir novos horizontes e conhecimento profissional. O curso vem abrindo portas de emprego, autocuidado e principalmente de ter uma boa qualificação no mercado de trabalho”

15 Assistência Social
O projeto CEC completou um ano de realizações em outubro de 2022.
Centro de Educação e Cidadania La Salle Total de beneficiados 194 Atendimentos em atividades e oficinas 30 Reuniões 37 Encaminhamentos para Rede 2 Eventos Realizados 17 Público atingido em eventos 612 Média de beneficiados por mês 90 Atendimentos Psicossociais 90
Neste mesmo ano, foram celebradas as formaturas das primeiras turmas dos projetos Juventude Cidadã e Agentes de Ação Social. Rosa Deyviane Ataíde Praxedes, Aluna do projeto Agente de Ação social Palestras e atividades realizadas no Outubro Rosa.

Centro de Referência para Mulheres em Situação de Violência Patrícia Esber

O Centro de Referência para Mulheres em situação de violência Patrícia Esber é uma instituição pública, do município de Canoas, que atua em convênio com a Fundação La Salle desde agosto de 2022. O CRM é um local de apoio e referência para adolescentes a partir dos 14 anos e mulheres, que buscam orientação e encaminhamento para situações de vulnerabilidade social e emocional, causadas pela desigualdade de gênero.

O centro proporciona uma rede de auxílio completa, que se tornou exemplo para outros municípios. Entre os serviços oferecidos estão acolhi-

mento psicológico, orientação jurídica, assistência social e direcionamento para os diferentes tipos de situações, inclusive, de abrigo. Além disto, são desenvolvidas ações preventivas e de atuação frente à violência contra a mulher, apoiadas por informações e bases de dados, que auxiliam na interrupção dos ciclos de violência. No ano de 2022, estas ações contaram com rodas de conversa e oficinas, acolhimento e orientações durante os processos de atendimento, além de articulações com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher do município.

16 Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES
967
Encontro de formação com todos os Centros de Referência da Mulher do estado do Rio Grande do Sul. Total de Beneficiados

Participação na campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.

A violência contra mulher é uma violação aos direitos humanos, um crime que pode se apresentar de diferentes formas: psicológica, moral, física, sexual e patrimonial. O centro atua em todas estas áreas, visando acolher, instruir e restaurar a saúde da mulher. Dentro de uma sociedade patriarcal que deslegitima o sofrimento das mulheres, é necessário fortalecer nossas ações pela igualdade de gênero e mudanças estruturais coletivas.

Para denunciar, ligue 180.

Horário de atendimento: segunda à sexta das 8h às 18h

Sábado das 8h às 12h

Telefone: (51) 3466-0706 WhatsApp: (51) 99815-3503

E-mail: crm.canoas@fundacaolasalle.org.br

Início CRM 2022 Total de Beneficiados 967 Reuniões 34 Encaminhamentos para a Rede 991 Eventos realizados 1 Média de beneficiados por mês 193 17 Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

Se você estiver passando por uma situação de violência ou conhece alguém que está, busque e indique o Centro de Referência para Mulheres Patrícia Esber. Em caso de violência sexual procure imediatamente um serviço de saúde. do projeto: agosto de 2022
Endereço: rua Siqueira Campos, 321 – Centro, Canoas

CRAM - Centro Regional de Abrigamento para Mulheres em Situação de Risco e Violência

A violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos, um problema de nível mundial, que fere princípios fundamentais da sociedade. Pensando em políticas públicas e ações concretas de enfrentamento a esta realidade, a Fundação La Salle implementou, em 2019, o Centro Regional de Abrigamento para Mulheres, conhecido como CRAM.

Localizado na região metropolitana de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o centro é um espaço de acolhimento para mulheres em situação de risco extremo e violência. O principal objetivo do trabalho é proporcionar um lugar seguro para que mulheres e filhos retomem sua autonomia e autoestima, garantindo sua integridade física, psicológica e espiritual, reestabelecendo seus direitos e reescrevendo suas histórias.

O projeto faz parte da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e é caracterizado como um serviço da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Com um atendimento e

Total de Beneficiados

167

acompanhamento especializado, entre os serviços disponibilizados estão: moradia protegida, de caráter sigiloso, acompanhamento psicológico e de assistência social, estrutura completa, alimentação, vigilância e abrigamento disponíveis 24 horas, assistência médica, oficinas e formações, com temáticas focadas, principalmente, nas questões de gênero, visando desenvolver consciência sobre direitos e representatividade feminina e auxiliar na reconstrução de projetos de vida.

Em 2022, entre as diversas atividades realizadas pelo projeto, estiveram oficinas técnicas; espaços de produção, trocas de experiências e conscientização sobre lutas interseccionais e do feminismo; ações de autocuidado, visando proporcionar mais qualidade de vida às acolhidas; artesanatos, confecções e culinária, com um viés terapêutico e também como potencializadores da autoeficácia. Além disto, o aprendizado destas práticas e a construção de novos conhecimentos, possibilitam uma forma de renda e atuação pro-

18 Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres

fissional, com uso de materiais recicláveis e de baixo custo, se tornando, assim, fundamentais para o desenvolvimento de uma autonomia financeira, uma das principais frentes trabalhadas para a retirada das mulheres do ciclo de violência. O centro atende cerca de 10 municípios e já realizou o acolhimento de 168 mulheres e 227 dependentes desde a sua abertura, em agosto de 2019. Seguindo os princípios e ensinamentos de São João Batista de La Salle, acreditamos que a transformação começa com novas oportunidades e é este o intuito do CRAM, que além de amparar, busca apresentar novas perspectivas e potencialidades para as mulheres que vivem neste falho contexto da nossa sociedade.

“Ao contrário de muitas mulheres, eu nunca tive pressa de sair do abrigo. Não que eu não me importasse em retomar minha vida, mas pude perceber a importância em compreender o ciclo em que eu estava exposta e entender que precisava me organizar para poder ter uma vida saudável. Me senti muito acolhida, mesmo não querendo contato com o mundo, tentando me manter isolada. Aqui sempre fui respeitada e entendi que precisava cuidar de mim. Não posso deixar de falar sobre o quanto é confortável estar aqui, desde a alimentação, a maneira como a casa é organizada e até mesmo quando me impõem limites. Sim, hoje compreendo que precisava de limites. Noto que mesmo sendo vítima de violência, eu também violentava as pessoas, e me pergunto, como me aguentavam? (risos). Até sobre esses limites impostos pelo abrigo, notei que eram necessários para meu crescimento. As oficinas com as técnicas me mostraram conhecimento. Muitas vezes nem sabia que existia mais lugares que poderiam me ajudar, ou até mesmo tinha medo, que nem o Conselho Tutelar, ele não está aqui “apenas para tirar o filho da família” e sim porque algum direito está sendo violado. Vocês nos perguntam no que podem melhorar, vejo o cuidado do abrigo com a gente. Não tenho queixas, apenas agradecer por esse espaço oferecido a nós.” sic.

19 Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres CRAM 2022 Total de Mulheres Abrigadas 79 Total de Dependentes Abrigados 88 Total de Beneficiados 167 Atendimentos em atividades e oficinas 172 Reuniões 115 Média de beneficiados por mês 13
Depoimento de uma acolhida do CRAM, de 21 anos:

Área estratégica de atuação da Fundação La Salle, colabora com a administração pública nos processos educacionais das escolas dos municípios, por meio da Gestão Compartilhada viabilizada por parcerias público-privadas. Entre os projetos estão a assessoria pedagógica para gestores da Secretaria, supervisores escolares, orientadores educacionais, diretores e vice-diretores; formação continuada para profissionais da educação, avaliação diagnóstica voltada à educação básica, formação para inclusão, formação para o autoconhecimento e música na escola.

20 Gestão Educacional

Escola Municipal de Educação Infantil Izabel Cristina Souza da Costa

Total de Beneficiados

A Escola Municipal de Educação Infantil Izabel Cristina Souza da Costa faz parte da gestão compartilhada entre a Fundação La Salle e o Município de Sapucaia do Sul desde o ano de 2020, por meio do Termo de Colaboração Nº 06/2022, atendendo crianças na etapa creche, de 0 a 03 anos e 11 meses, em turno integral e/ou parcial, num total de 168 vagas. Durante o ano de 2022, a escola desenvolveu diferentes projetos pedagógicos e atividades, com a participação da comunidade escolar. Entre tantos momentos, dois importantes espaços foram sendo desenvolvidos para acolher, ensinar e integrar ainda mais os estudantes: a horta e a biblioteca. A horta é um local onde todos possuem acesso e, as crianças, que gostam de explorar, com o tempo, internalizam a importância deste cantinho. Nela eles plantam, cuidam e colhem alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos. Já o projeto da biblioteca está em construção, aos poucos adquirindo o seu acervo, que contou, também, com a contribuição da comunidade escolar através de doações de livros. Este será um ambiente de aprendizado e descoberta, onde os educadores realizarão atividades como a hora do conto e despertarão assim, a curiosidade e imaginação dos pequenos alunos.

21 Gestão Educacional
GESTÃO COMPARTILHADA 175
Total de famílias beneficiadas 175 Crianças em atendimento de inclusão 8 Atendimentos em atividades e oficinas extraclasse 70 Reuniões 23 Encaminhamentos para a Rede 1 Eventos realizados 5 Média de beneficiados por mês 175
EMEI IZABEL CRISTINA SOUZA DA COSTA 2022 Projetos e ações de incentivo à leitura. Plantio da horta da escola com a ajuda dos pequenos estudantes.

Escola Municipal de Educação Infantil Professora Simone Serafim

A Escola Municipal de Educação Infantil Professora Simone Serafim faz parte da gestão compartilhada entre a Fundação La Salle e o Município de Sapucaia do Sul desde o ano de 2020, por meio do Termo de Colaboração Nº 06/2022, atendendo crianças na etapa creche, de 0 a 03 anos e 11 meses, em turno integral e/ou parcial, num total de 168 vagas.

No ano de 2022, a escola iniciou a construção e revitalização de seus espaços abertos, visando trabalhar o “desemparedamento” das crianças, que nasceram em um período de pandemia. Este foi o primeiro ano da escola de funcionamento totalmente presencial, desde a inauguração em 2020, por isto, as profissionais atuantes se dedicaram nestas transformações, que incluem uma casinha com garrafas pet, ornamentações, plantio de mudas, tecidos e pedras coloridas que atraem o visual. Desta forma, os alunos e famílias encontraram na escola um espaço acolhedor, que permite às crianças explorar e descobrir novos aprendizados.

Total de Beneficiados

“É com muito carinho e ternura que falo dessa escola que acolheu meu filho com muito amor desde o princípio. É aí onde deixo todos os dias o ser mais precioso da minha vida, que deposito toda a minha confiança e segurança de que meu pequeno é tratado com carinho, dedicação e respeito. Sou grata pela confiança que nunca foi quebrada, pela segurança que nunca foi interrompida. Essa fase não voltará nunca mais, por isso, fico muito feliz por ele ter começado sua jornada escolar em um lugar tão especial como é a Simone Serafim. Obrigada a todos, direção, funcionários e professores, por todo amor depositado nessa escola e nas crianças.”

22 Gestão Educacional
EMEI PROFESSORA SIMONE SERAFIM 2022 Total de famílias beneficiadas 190 Crianças em atendimento de inclusão 10 Atendimentos em atividades e oficinas extraclasse 60 Reuniões
Encaminhamentos para a Rede 4 Eventos realizados 5 Média de beneficiados por mês
190
10
190
Tatiane Lopes Ferreira, mãe do aluno Henzo Valentim Ferreira da Silva. Estudante Misael da Silva Fernandes representando o oceano em atividade realizada com material reciclado. Professoras atuando na revitalização da escola e espaços abertos.

Avaliação Educacional - Rede de Educação de Nova Santa Rita

O Plano de Trabalho realizado na Avaliação Educacional é direcionado à melhoria da qualidade educacional na rede municipal de ensino, contemplando ações nas dimensões da gestão educacional, da gestão escolar, da formação continuada dos profissionais da educação da rede que exercem a docência e do monitoramento da aprendizagem dos estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Na Rede de Educação de Nova Santa Rita, participaram das ações seis profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Educação, na gestão das unidades pedagógica e administrativa; 50 profissionais que integram a equipe de Gestão Es-

Canta e Encanta Minha Gente

Projeto de música realizado pela Fundação La Salle em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeirinha, desde 2020. O Canta e Encanta Minha Gente é um projeto voltado para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ocorre no turno inverso às aulas, com oficinas semanais de iniciação ao canto e instrumentos musicais, como violão e violino.

3.169

colar; 165 profissionais da educação que exercem a docência nas Escolas Municipais (sendo 53 da Educação Infantil e 112 do Ensino Fundamental) e 2.948 estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (sendo 1.425 dos anos iniciais e 1.523 dos anos finais do Ensino Fundamental), representando o percentual de oitenta e cinco por cento (85%) dos estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Total de Beneficiados
Total de Beneficiados REDE DE EDUCAÇÃO DE NOVA SANTA RITA 2022 Total de Beneficiados 3.169 CANTA E ENCANTA MINHA GENTE 2022 Total de Beneficiados 769 23 Gestão Educacional
769

Atleta Cidadão do Futuro

O Projeto Atleta Cidadão do Futuro (ACF) é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Canoas, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e a Fundação La Salle. O programa iniciou em maio de 2022 e atua como um incentivo para a prática de atividades físicas e desenvolvimento esportivo. Hoje o ACF conta com 31 profissionais de educação física que são agrupados de acordo com a formação e experiência profissional entre as três diretorias esportivas que compõem a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, sendo elas: Esporte Rendimento, Esporte Participação e Esporte Educacional. O ACF é desenvolvido em 12 unidades esportivas do município e nos parceiros da iniciativa privada onde são disponibilizadas gratuitamente diversas modalidades, como futebol, basquete, vôlei, hóquei sobre a grama, natação, yoga, entre tantas outras atividades sistemáticas.

O trabalho para competições é organizado pela Diretoria de Esporte Rendimento, onde as modalidades são divididas em individuais e em equipes. Nas categorias individuais estão o judô, atletismo, ginástica artística e ginástica rítmica; nas coletivas estão vôlei feminino e masculino, basquete feminino e masculino, handebol feminino e masculino, hóquei feminino e masculino, por

exemplo. Além de organizar o esporte convencional, a Diretoria de Esporte Rendimento, também é responsável das ações no Paradesporto, onde são trabalhados esportes de competição, como natação, atletismo, tiro com arco, basquete em cadeira de rodas e futebol de cegos. Assim como no Esporte Convencional, no Paradesporto também há a possibilidade de apenas participar, sem a obrigatoriedade de competir.

A Diretoria de Esporte Participação promove atividades para o público infantil, adulto e terceira idade, onde estão disponíveis atividades como aulas de ritmos, dança, alongamentos, yoga, câmbio (vôlei adaptado para a terceira idade), treinamento funcional, caminhadas orientadas, além dos esportes coletivos e individuais, visando à participação e não a competição. Também por meio desta diretoria, são organizados os Jogos de Integração dos Idosos (JIIDOS), o Festival de Esporte e Lazer (FESLA) entre outros eventos de esporte, lazer e recreação no município de Canoas.

Por intermédio da Diretoria de Esporte Educacional, o trabalho do ACF também é realizado em algumas escolas municipais de Canoas, através de esportes coletivos e individuais, como handebol, futebol, hóquei, karatê, judô e taekwondo.

24 Esportes
ESPORTE 11.070 Total de Beneficiados
Prefeitura Municipal de Canoas.

As atividades são realizadas no contraturno e não substituem as aulas de educação física do currículo escolar, sendo assim, o Projeto ACF além de proporcionar a prática e vivência de uma modalidade esportiva diferente, contribui no desenvolvimento físico e pessoal destes alunos.

Segundo Tempo

O projeto Segundo Tempo é uma parceria da Fundação La Salle com a Prefeitura Municipal de Canoas. Com o atendimento de crianças e adolescentes com idade de 6 a 18 anos, matriculados na Rede Pública de Ensino do Município de Canoas, o projeto possibilita a vivência de práticas esportivas a crianças e jovens, no turno inverso de suas atividades escolares curriculares, propiciando momentos de lazer e socialização através do esporte. Entre as práticas esportivas desenvolvidas estão o handebol, voleibol, futebol e atletismo. Acontecendo no turno inverso das atividades escolares curriculares, os estudantes são divididos em três turmas, de acordo com suas faixas etárias. Turma 1, dos 6 aos 11 anos; turma 2, dos 12 aos 14

Início do projeto: junho de 2022

Total de Beneficiados

1.916

anos e turma 3, dos 15 anos para cima. Cada turma teve três aulas por semana com duração de duas horas e participação em todas as modalidades.

Prefeitura Municipal de Canoas.
ATLETA CIDADÃO DO FUTURO 2022 Total de Beneficiados 11.070 Reuniões 196 Eventos realizados 22 Público atingido em eventos 5.500 Média de beneficiados por mês 1.581 SEGUNDO
2022 Total de Beneficiados 1.916 25 Esportes
TEMPO
Prefeitura Municipal de Canoas. Prefeitura Municipal de Canoas.

Carazinho Mais Esporte e Educação

O Carazinho + Esporte & Educação, iniciado em 2019, em Carazinho/RS, é um projeto de atuação junto aos órgãos educacionais, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria do Esporte e Lazer - PRÓ-ESPORTE RS LIE, Lei nº 13.924/2012, e executado pela Fundação La Salle, com patrocínios da Eletrocar e TW Transportes e apoio da Prefeitura Municipal de Carazinho. O programa possui o objetivo de realizar atividades multiesportivas no contra turno escolar, com a oferta de variadas modalidades e inscrições gratuitas, visando a educação integral dos estudantes do município e a sua formação para o exercício da cidadania, além da prática do lazer. O público são crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos, residentes da cidade.

Em 2022, as atividades do projeto retornaram após o período de pandemia (2 anos de pausa), reiniciando em março e atuando pelo período de 6 meses. Com 7 modalidades esportivas ofertadas, como aulas de futsal, badminton, futebol, handebol, basquete, voleibol e tênis de mesa, o trabalho realizado promove o desenvolvimento motor através da prática esportiva e de exercícios físicos, promovendo a saúde, o ensino de valores humanos, motivando a integração e a inclusão social. As aulas são realizadas duas vezes na semana, em núcleos esportivos da cidade, com duração de uma hora, e proporcionam o acesso ao esporte como uma importante ferramenta de mobilização e transformação social.

26 Esportes
462 Total de Beneficiados

O projeto trabalha os conceitos do esporte educacional em sua plenitude, possibilitando a oportunidade de integrar diferentes públicos, pelo atendimento a alunos do ensino público municipal, estadual, também escolas de rede privada e escola especial, promovendo assim a inclusão de fato. Além disto, o mesmo oportunizou a integração e a formação de base de atletas na comunidade local, motivando todos para a participação e evolução nas habilidades motoras de cada esporte. Através da realização de eventos esportivos de lazer, como o Festival de Esporte e Lazer, jogos internos de integração e amistosos com equipes locais, o programa ampliou a participação alunos, gerando o interesse pela prática de forma sistemática, despertando os envolvidos para o entendimento dos benefícios culturais, humanos e econômicos do esporte.

O esporte faz bem para a vida, seja ele qual for. Ensina nossos pequenos a terem disciplina, empatia e respeito.”

Eliane Xavier, mãe do aluno Gustavo Xavier Trein.

27 Esportes CARAZINHO MAIS ESPORTE E EDUCAÇÃO 2022 Total de Beneficiados 462 Atendimentos em atividades e oficinas 10.563 Reuniões 30 Eventos realizados 9 Média de beneficiados por mês 329
Festival de Esporte e Lazer, realizado em agosto de 2022, no Colégio La Salle. Todos com o mesmo propósito: celebrar o que o esporte proporciona e trabalhar pela saúde e o bem estar social de jovens e crianças. Jogos de Integração com a participação dos atletas e, prestigiando o evento, a equipe da Prefeitura Municipal de Carazinho, grande parceira do Projeto.

No âmbito técnico, a Fundação La Salle coopera com organizações públicas e privadas nos processos de planejamento estratégico e gestão, utilizando ferramentas e dispositivos para análise, acompanhamento de indicadores e obtenção de resultados.

28 Segurança Pública

SEGURANÇA PÚBLICA

Centros de Acesso a Direitos

Os Centros de Acesso a Direitos (CADs) são serviços públicos da Secretaria Municipal de Segurança Pública do município de Canoas executados em parceria com a Fundação La Salle. Os CADs atendem usuários do município que buscam o serviço para acesso a direitos e/ou em situação de violências, crianças e adolescentes que apresentam fatores de risco para a violência letal, através do risco ou evasão escolar e/ou cumprimento de medida socioeducativas, e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Atualmente, presentes nos quatro quadrantes da cidade, o serviço oferece uma série de ações e atendimentos que garantem uma maior presença do Estado em territórios afastados do centro, facilitando o acesso e as intervenções para promoção de direitos. Os serviços contam com acolhimento psicossocial e orientação jurídica à população que os encontram de forma espontânea e com a criação de redes intersetoriais de atendimento à crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade para a violência.

Entre os serviços oferecidos pelos centros, estão a orientação jurídica, atendimento completo do Procon, educação financeira, apoio ao superendividado, elaboração de currículos e acolhimento de vítimas de violências. Além disto, os centros realizam programas intersetoriais, que têm como objetivo a prevenção a violência letal no município de Canoas, entre eles: Cada Jovem Conta, voltado ao enfrentamento à evasão e ao abandono escolar e o Programa Presença voltado ao público que já se encontra em situação de abandono e evasão escolar, ou ainda, em uma trajetória de cometimento de ato infracional e cumprimento de medida socioeducativa.

Em 2022, o projeto teve a inauguração de mais dois centros, nos bairros Niterói e Rio Branco. A ampliação destes atendimentos para outras áreas da cidade viabiliza o acesso em regiões mais afastadas do centro. Também foi realizado um dia de acesso a direitos, organizado pelo CAD Guajuviras, para os moradores da região. Realizado na EMEF Paulo Freire, o objetivo do evento foi reunir serviços da rede socioassistencial a fim de garantir à população local o alcance à informação e outros serviços. Entre as atividades, foram realizados

29
Segurança Pública
Inauguração de mais dois Centros de Acesso a Direitos, nos bairros Niterói e Rio Branco.
15.215
Total de Beneficiados

atendimentos do PROCON e CRAS, serviços de saúde, orientação e informação sobre direitos das mulheres, apresentação de projetos sociais e oficinas - como a de elaboração de currículos -, uma roda de conversa sobre carreira no futebol com o clube Flamengo, entre outras ações.

Além disto, também foram realizadas capacitações ao longo do ano, como a formação sobre Direitos Humanos e Minorias Sociais que o CAD

mática e das lutas contra as violações sistemáticas de direitos que atingem grande parte da população atendida no serviço.

“Foi um prazer encontrar anjos mandados por Deus para nos ajudar, são pessoas maravilhosas. Este ano foi muito bom, que viva La Salle.”

Gladis Teresinha Machado Gomes, usuária de demanda espontânea

“Eu me chamo Queli dos Santos, sou mãe do Davi, estudante da escola Thiago Wurth. Foi como conheci o CAD e ele tem me ajudado desde então para que o Davi tenha seus direitos respeitados. Sou grata ao CAD, obrigada por tudo...”

Queli dos Santos, mãe de usuário atendido pelo Cada Jovem Conta Mathias Velho

Mathias Velho participou com o Centro de Referência em Direitos Humanos da Associação do Voluntariado e da Solidariedade - CRDH/AVESOL.

A oficina celebrou o Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro, e teve como objetivo reforçar a importância da te-

30 Segurança Pública CADs 2022 Total de beneficiados 15.215 Reuniões 607 Encaminhamentos para a Rede 391 Eventos realizados 12 Público atingido em eventos 157 Média de beneficiados por mês 2.003
Dia de Acesso a Direitos organizado pelo CAD Guajuviras.

Núcleo de Apoio ao Superendividado

O Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) é um projeto vinculado ao PROCON Canoas, que iniciou em maio de 2022 e tem como objetivo prevenir, auxiliar e orientar os consumidores superendividados. Esta atuação se desenvolve

NAS Educação

A Equipe de Educação atua na prevenção ao superendividamento e fomento da educação financeira, por meio de atividades realizadas em escolas e comunidades. Entre seus objetivos estão a realização de campanhas educativas visando à obtenção de crédito de modo consciente e responsável. Desta forma, são realizadas oficinas lúdicas para a introdução de conceitos de cidadania, planejamento, economia, poupança, investimento e cooperação; habilidades sociais e desenvolvimento socioemocional; e realização de atividades de prevenção ao superendividamento para pessoas acima 60 anos, público identificado pelo PROCON Canoas como grupo de risco para situações de superendividamento.

No ano de 2022, a equipe concluiu o treinamento com todas as turmas de 9º ano da rede pública municipal de Canoas, beneficiando mais de 1.758 estudantes com acesso à educação financeira. Através de uma didática interativa, os instrutores dividem as turmas em grupos e os envolvem em uma narrativa que estimula a participação e pensamento coletivo. Com projeções, criatividade e raciocínio lógico, os alunos são convidados a pensarem no futuro e refletirem sobre os diversos contextos e aplicações do dinheiro, criando, assim, maior consciência sobre o assunto.

promovendo a renegociação de dívidas junto aos credores através da conciliação e mediação de conflitos, entre outras medidas de proteção ao consumidor. O NAS é formado por duas equipes: acolhimento e educação.

de Beneficiados

2.209

“Excelente a atividade. Gostei muito da dinâmica e das discussões levantadas. Muito Importante!”

Vinícius Weite Thomé, EMEF Nancy Pansera

NAS EDUCAÇÃO 2022

Total de Beneficiados

2.209

de beneficiados por mês 276

Início do projeto: maio de 2022

31 Segurança Pública
Reuniões 17 Eventos realizados 123 Público
2.209 Média
atingido em eventos
Prof. Total Na frente da EMEF Santos Dumont: 120ª capacitação do NAS Educação.

NAS Acolhimento

O NAS acolhimento conta com equipe multidisciplinar formada por assistente social, psicóloga, educadora financeira e coordenadora e tem como finalidade auxiliar os consumidores superendividados, orientando-os e promovendo a renegociação de suas dívidas mediante acolhimento e participação em audiência global de conciliação com seus credores.

O consumidor superendividado procura o atendimento do NAS e, após triagem, é recebido no acolhimento psicossocial, momento no qual são avaliadas as suas necessidades e vulnerabilidades. Após, o consumidor passa por entrevista com a educadora financeira, que analisa o perfil econômico, verifica a origem das dívidas e elabora plano de pagamento a ser apresentado aos credores. Na sequência, consumidor e credores são convidados a participar de audiência conciliatória mediada pela coordenadora na qual são renegociados os débitos do consumidor.

A dinâmica de atendimentos do NAS Acolhimento permite que o consumidor reorganize diversos aspectos da sua vida, em especial suas finanças, prática que reflete em seus familiares também.

32 Segurança Pública
NAS ACOLHIMENTO 2022 Total de Beneficiados 92 Reuniões 39 Encaminhamentos para a Rede 1 Eventos realizados 12 Público atingido em eventos 80 Média de beneficiados por mês 11 92 Total de Beneficiados
Início do projeto: maio de 2022
Participação no Dia de Acesso a Direitos do bairro Guajuviras.

Observatório de Segurança Pública

O Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) é um projeto da Prefeitura Municipal de Canoas realizado em parceria com a Fundação La Salle. O OSPC é uma ferramenta estratégica que auxilia diretamente o trabalho dos gestores públicos e tomadores de decisão da área de segurança do município de Canoas. Assim, serve como base para o planejamento de políticas públicas e estratégias de enfrentamento da violência urbana que alcança toda a população da cidade. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar que atua em atividades de levantamento de dados, monitoramento de indicadores, relatórios, pesquisas, seminários e encontros formativos na área da segurança, além do monitoramento do projeto Canoas Cidade do Cuidado. O projeto visa desenvolver, fortalecer e operacionalizar um sistema de monitoramento e avaliação local das ações de segurança, oferecendo subsídios para o planejamento de políticas públicas que possibilitem à administração uma gestão mais inteligente dos recursos empregados.

pesquisas e atendimento de demandas internas da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil (SMSPDC). Além dos produtos permanentes, como o Relatório de Indicadores Criminais e a produção de Mapas Semanais que subsidia as ações da Guarda Municipal, diversas atividades foram executadas ao longo do ano.

“O Observatório de Segurança Pública de Canoas orienta muito as ações da Guarda Municipal, possibilitando uma atuação focada e inteligente à serviço da gestão e da população. Os números e as informações fornecidas balizam onde e quando atuar, o que permite a realização de muitas coisas, mesmo diante de um efetivo reduzido. Os Mapas Semanais elaborados a cada semana pelo OSPC com o número de furto e roubo de veículos, roubo a pedestre e operações do Amanhecer Seguro possibilitam identificar as frequências geográficas, padrões e perfis, permitindo que o trabalho seja desenvolvido com inteligência”.

No ano de 2022, a equipe do Observatório de Segurança Pública de Canoas (OSPC) deu continuidade às atividades desenvolvidas de coleta de dados, monitoramento de indicadores, georreferenciamento, elaboração de relatórios, participação em reuniões e eventos, desenvolvimento de

33 Segurança Pública
OSPC 2022 Produtos e Relatórios 88 Pesquisas 28 Reuniões 36 Apresentações em eventos 14

FASE - Fundação de Atendimento

Socioeducativo do Rio Grande do Sul

A Fundação La Salle realizou, no ano de 2022, formações na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE). A entidade presta atendimento a adolescentes autores de atos infracionais durante o cumprimento de medidas socioeducativas, através de ações nos âmbitos da educação, saúde, segurança e profissionalização, possibilitando o resgate de suas histórias e a busca por novas oportunidades, além da sua reinserção social.

Entre os participantes das formações desenvolvidas pela Fundação La Salle estavam

MEIO AMBIENTE

300 trabalhadores da FASE e adolescentes de 15 unidades do Rio Grande do Sul, contabilizando 120 jovens, além de 43 multiplicadores de conhecimento. As temáticas abordadas durante os trajetos formativos foram o assédio moral nas relações, comunicação não-violenta e liderança.

Projeto Vidas Verdes

A Fundação La Salle, devido ao caráter de abrangência nacional, juntamente com a Missão Lassalista no Norte do País e a parceria com a Rede La Salle, desde o ano de 2016, estendeu seus trabalhos para cidades da região, como Ananindeua, no Estado do Pará e Presidente Médici, no Maranhão. A partir da união de quatro jovens e uma comunidade missionária lassalista de Presidente Médici, no estado do Maranhão, surgiu o projeto La Salle Vidas Verdes. Um trabalho que contempla o plantio de árvores, a sensibilização da comunidade para a cidadania ecológica e o protagonismo infanto-juvenil dentro desta temática. Em uma das regiões mais devastadas da Amazônia, com frequentes queimadas e podas irregulares, o projeto veio para despertar a consciência

ecológica e ambiental em crianças, jovens e adultos que visam pensar no coletivo e no cuidado da Casa Comum.

Um dos grandes objetivos do Vidas Verdes é transformar Presidente Médici e a região em um espaço permanente de conservação ambiental e

34 Meio Ambiente
463 Total de Beneficiados
Total de Beneficiados 463
FUNDAÇÃO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DO RIO GRANDE DO SUL (FASE) 2022

natural, buscando, cada vez mais, a qualidade de vida do município e arredores. Entre as atividades realizadas estão a arborização de ruas, praças e espaços públicos; reflorestamento de margens dos rios degradadas; sensibilização da comunidade e autoridades sobre a coleta de lixo, descarte correto, consumo consciente, aproveitamento de resíduos e sustentabilidade; redução das queimadas; implementação de viveiros de mudas nativas, frutíferas e ornamentais, a fim de atender a demanda regional; produção de adubos através do processo de compostagem; criação de núcleos de estudantes e moradores comprometidos com a questão ambiental; formação de multiplicadores

do projeto e desenvolvimento de encontros integrativos e seminários.

Pensando em todos estes âmbitos de atuação, o projeto realizou, em 2022, o 1º Seminário Vidas Verdes Importam, com o tema Ecologia e Protagonismo Estudantil. O evento contou com a participação de 80 pessoas, entre elas estudantes de quatro municípios - Presidente Médici, Centro do Guilherme, Maranhãozinho e Santa Luzia do Paruá, nove escolas e três grupos. Através de atividades formativas, de integração e também de construção de perspectivas, o momento certificou estudantes e educadores, atuantes na construção de um planeta e vida melhor para todos.

35 Meio Ambiente

La Salle Cuidando da Casa Comum

A campanha “La Salle Cuidando da Casa Comum: um projeto pelo futuro” é uma iniciativa da Rede La Salle que iniciou em 2022, com o intuito de construir um movimento em prol da educação ambiental, através de práticas e ações sustentáveis, desenvolvidas nas instituições lassalistas do Brasil e do Chile.

Entre os objetivos do projeto estão: a conscientização sobre o cuidado com o planeta; o conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU - para erradicar a pobreza, cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida; promover novas e já existentes

Os projetos premiados das Comunidades Educativas de Educação Superior foram:

ações relativas à ecologia integral e ao cuidado da casa comum nas Comunidades Educativas e compartilhar as boas práticas das ações promovidas em cada instituição.

Visando fortalecer e destacar os trabalhos desenvolvidos, e incentivando a criação de novos projetos, a Fundação La Salle organizou uma premiação para reconhecimento das melhores ações realizadas em 2022. As realizações estão integradas com o propósito do programa e entre as categorias: sustentabilidade, inovação e tecnologia, resíduos e reciclagem e educação ambiental.

Os projetos premiados das Comunidades Educativas do Chile foram:

PÍLULAS DE FORMAÇÃO

PRÓ AMBIENTAL:

O CONHECIMENTO DOS CATADORES DE RESÍDUOS EM PROL DA CASA COMUM, da Universidade La Salle (Canoas/RS), na categoria Resíduos e Reciclagem;

RECICLAJE DE TAPITAS PLASTICAS (PP) Y AYUDA A LOS NIÑOS CON CÁNCER DEL HOSPITAL R. LUIS CALVO MACKENNA, do Instituto La Salle (La Florida, Región Metropolitana, Chile), na categoria Resíduos e Reciclagem.

PONTO(S) DE COLETA SELETIVA COMUNITÁRIO, na Faculdade La Salle Estrela (Estrela/RS), na categoria Resíduos e Reciclagem.

REMODELANDO NUESTRO INVERNADERO Y CREANDO JARDINES SUSTENTABLES, do colégio De La Salle - La Reina (La Reina, Región Metropolitana, Chile), na categoria Educação Ambiental;

36 Meio Ambiente

Os projetos premiados das Comunidades Educativas de Educação Básica foram:

ECO LA SALLE, da escola La Salle Botucatu (Botucatu/SP), na categoria Inovação e Tecnologia;

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, do colégio La Salle Dores (Porto Alegre/RS), na categoria Resíduos e Reciclagem;

CUIDADO DA CASA COMUM:

“UM PROJETO PELO FUTURO”, da escola fundamental La Salle Esmeralda (Porto Alegre/RS), na categoria Educação Ambiental;

FORMIGUINHAS EM

AÇÃO:

SOLIDARIEDADE COM RESPONSABILIDADE, do colégio La Salle Xanxerê (Xanxerê/SC), na categoria Resíduos e Reciclagem.

COMPOSTAGEM, do colégio La Salle Lucas do Rio Verde (Lucas do Rio Verde/MT), na categoria Sustentabilidade;

CASA SUSTENTÁVEL: UM MUNDO ALTERNATIVO É POSSÍVEL, do colégio La Salle Ananindeua (Ananindeua/PA), na categoria Sustentabilidade;

LACROU, do colégio La Salle São Carlos (São Carlos/SP), na categoria Educação Ambiental;

ESTUDOS BOTÂNICOS - BIODIVERSIDADE E SUSTENTABILIDADE, do colégio La Salle Núcleo Bandeirante (Núcleo Bandeirante/DF), na categoria Educação Ambiental;

37 Meio Ambiente

As ações de voluntariado fazem parte do legado e ensinamento de São João Batista de La Salle e sempre estiveram presentes na instituição, por isto, este é um dos meios de atuação da Fundação La Salle. Através de atividades de impacto socioambiental e de realizações em diversos segmentos, os voluntários encontram a oportunidade de dedicarem seu tempo e talentos ao bem comum, transformando a nossa sociedade.

Voluntariado Sou Solidário

O Sou Solidário é o projeto de voluntariado lassalista realizado pela Rede La Salle com o apoio da Fundação La Salle, no qual participam estudantes, ex-alunos, familiares e colaboradores das comunidades educativas e assistenciais. Várias instituições lassalistas contam com um núcleo do projeto, gerando assim, movimentos em todo Brasil.

Esta iniciativa é um convite para quem dese-

As atividades de voluntariado visam promover e fortalecer os laços de solidariedade, de cidadania e transformação social, através de intervenções estruturais, ambientais e pedagógicas, envolvendo instituições parceiras, e proporcionando aos envolvidos a troca de experiências pautadas na ética, afeto, carisma lassalista, respeito às diversidades e união.

38 Meio
Ambiente
VOLUNTARIADO

ja viver uma experiência humanitária, criar laços de solidariedade e comunidade, trocar experiências e aprendizados, e transformar realidades. Uma das grandes ações do Sou Solidário é a realização da Missão Ribeirinha, que acontece uma vez por ano. Através de formações, partilhas e ações sociocomunitárias, os voluntários lassalistas realizam uma imersão na realidade dos povos ribeirinhos da Amazônia.

Outra linha de atuação dos voluntários foi junto aos projetos sociais realizados pela Fundação La Salle, tais como no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em que semanalmente voluntárias auxiliam através da preparação de lanches para os idosos em situação de vulnerabilidade social. Além disso, outras voluntárias contribuíram através da realização de uma atividade especial no outubro rosa, oferecendo uma tarde de embelezamento às idosas participantes do serviço.

Mais uma atividade de atuação foi junto ao projeto Acolhida do bem, que ofertou acolhimento noturno para pessoas em situação de rua durante o período do inverno. Nele tivemos a participação de algumas voluntárias, que auxiliaram na distribuição de marmitas, orientações para os atendidos e contribuíram na organização das doações que eram recebidas no local.

39 Meio Ambiente
Voluntárias atuantes no projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A área de Concursos Públicos realiza a organização e gestão destes processos com atendimento às prefeituras municipais e entidades representativas de classe, visando a inserção dos candidatos no mercado de trabalho de forma igualitária e participativa.

40 Concursos

Excelência em processos seletivos desde 2009

Atuando em processos seletivos desde 2009, a Fundação La Salle tem o propósito de administrar e realizar concursos, atendendo, principalmente, Prefeituras e Câmaras Municipais, entidades representativas de classe e outros órgãos de governo, especialmente no Rio Grande do Sul. A área de Concursos Públicos trabalha com a gestão de processos seletivos, visando a inserção dos candidatos no mercado de trabalho, de forma democrática e igualitária. Esse serviço é prestado atendendo aos princípios da transparência, segurança, organização e responsabilidade, assim como o respeito aos princípios constitucionais e à qualificação do serviço público.

Com atuação diferenciada, o trabalho contempla o desenvolvimento de provas contextualizadas para os cargos de seleção e logística própria para organização dos concursos. O processo inicia com a apresentação da proposta comercial e depois segue com o gerenciamento de calendário para execução do edital em todas as suas etapas.

A estrutura de trabalho assegura todas as exigências da regulamentação dos quadros funcionais públicos. A Fundação La Salle entende a elaboração do concurso ou do processo seletivo como parte de um projeto maior, incluindo planejamento pessoal, assistência e orientação com programa de capacitações, inclusive após a realização das provas.

Entre as últimas realizações do setor estão:

• melhorias no Sistema de Gerenciamento de Concursos, possibilitando uploads na área do candidato e viabilizando o envio digitalizado de documentos em todas as fases do processo;

• melhorias na área Pedagógica, com a mudança de layout de capa e páginas, adequando materiais às tendências do mercado;

• redução do número de páginas de provas, em detrimento de ajustes na formatação dos materiais;

• reestruturação e qualificação da equipe de profissionais elaboradores, adequando cargos e formações;

• redução de custos e coletas, em virtude da digitalização de procedimentos;

• atualizações nos contratos de prestação de serviços, atendendo à Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

41 Concursos
CONCURSOS 2022 Candidatos inscritos 59.356 Candidatos atendidos 36.815 Editais executados 16

EXPEDIENTE

Realizações 2022

Diretor-Presidente: Ir. Marcelo Cesar Salami, fsc

Diretor-Presidente em Exercício: Ir. Jonas Eder Cerbaro, fsc

Diretor-Administrativo: Ir. Cledes Antonio Casagrande, fsc

Diretor-Técnico: Ir. Nelso Bordignon, fsc

Coordenador-Geral: Lucinei Hanauer

Coordenador de Logística/Concursos: Cleon da Fonseca

Coordenação de Comunicação e Edição: Paola Aliatti Moyano

Revisão: Juliana Chaves Dias

Fotos: banco de imagens da Fundação La Salle

Diagramação/Impressão: Inovação Gráfica e Editora

Avenida Getúlio Vargas, 5558 - sala 105

CEP 92010-242 - Centro, Canoas/RS

Horário de atendimento Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.

(51) 3031-3169

fundacaolasalle.org.br

@fundacao.lasalle

/fundacao.lasalle

AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS CONCURSOS PÚBLICOS GESTÃO EDUCACIONAL PROJETOS SOCIAIS PROJETOS TÉCNICOS NOSSAS FRENTES DE ATUAÇÃO fundacaolasalle.org.br Avenida Getúlio Vargas, nº 5558/105 CEP 92.010-242 - Canoas/RS (51) 3031.3169 /fundacao.lasalle

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.