Relatório Igreja Matriz da Lordosa

Page 34

FUNCONSERVATION Elaboração e execução de projectos de conservação e arqueologia

LIMPEZA MECÂNICA SUPERFICIAL: Limpeza de poeiras e sujidade superficial da escultura com aspirador e trinchas.

TRATAMENTO DO SUPORTE: Desinfestação do suporte por via líquida com aplicação a trincha pelo tardoz.

TRATAMENTO DOS ELEMENTOS METÁLICOS: Remoção superficial dos óxidos por via mecânica e aplicação de um conversor líquido, solução de Ácido Tânico em Álcool a 5%.

TRATAMENTO DA CAMADA POLICROMA: Limpeza química com cotonete de algodão e solução de Tuluol e Acetona numa primeira fase. Limpeza profunda muito cuidada com solução de hidróxido de sódio a 1% em água. Limpeza com White Spirit para anular a acção do solvente. A opção de não preencher as lacunas da camada de preparação nem a consequente reintegração cromática basea-se no principio da intervenção mínima, devido a estas serem de dimensão mínima e não interferirem com a leitura da obra uma vez que as pinturas colocadas no seu lugar, essas lacunas tornam-se invisíveis. Aplicação de filme protector de solução de Paraloid B72 a 5% em acetona.

TRATAMENTO DAS MOLDURA Limpeza e imunização por via líquida da moldura com aplicação á trincha. Aplicação de novo acabamento a cera Aplicação de novos apliques para fixação na parede através da colocação de dois camarões onde se fez passar um cabo de aço de 2,5mm. Isto porque achamos que a solução anterior era muito rude, inestética e comprometia a sua manutenção e consequentemente o seu estado de conservação.

4. LISTA DE MATERIAIS USADOS 4.1 TABELA DE MATERIAL DE SEGURANÇA:

Área

Designação

Químicos

Luvas de látex 34


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.