Relatório Igreja Matriz da Lordosa

Page 24

FUNCONSERVATION Elaboração e execução de projectos de conservação e arqueologia

3.9 CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ESCULTURA DE SÃO PEDRO LIMPEZA MECÂNICA SUPERFICIAL: Consolidação pontual das zonas da camada d policroma em risco de destaque. Limpeza de poeiras e sujidade superficial da escultura com aspirador e trinchas.

TRATAMENTO DO SUPORTE: Revisão do elemento da base que se encontrava em risco de destaque. Remoção e limpeza dos vestígios de adesivo com bisturi e água quente. Colagem dos elementos com PVA e aperto com grampos.

TRATAMENTO DA CAMADA POLICROMA: Limpeza química com cotonete de algodão e solução de Tuluol e Acetona numa primeira fase seguida da aplicação de White Spirit para anular a acção do solvente na segunda fase. Preenchimento das lacunas da camada de preparação com massas de gesso (Dyrup), aplicadas com espátula e pincel e após secagem nivelamento com folha abrasiva de grão fino (240 e 600). Reintegração cromática das massas com tinta acrílica (TITAN) imitando o estofado original segundo técnica mimética. A técnica aplicada consiste na aplicação de várias camadas de tinta sendo que cada camada possui a cor idêntica às camadas originais conseguindo resultados muito satisfatórios no tratamento de estofados. Aplicação de filme protector de solução de Paraloid B72 a 5% em acetona.

3.10 CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE ESCULTURA DA SANTÍSSIMA TRINDADE LIMPEZA MECÂNICA SUPERFICIAL: Consolidação pontual das zonas da camada d policroma em risco de destaque. Limpeza de poeiras e sujidade superficial da escultura com aspirador e trinchas.

TRATAMENTO DO SUPORTE: Tratamento das fissuras com injecção de PVA e fechamento com pasta celulósica (RAYON). Reconstrução dos elementos em falta (pináculo do cadeirão, pregas do coro do cadeirão) com madeira da mesma natureza e pasta de celulose (RAYON). Colagem dos elementos com PVA e aperto com grampos.

TRATAMENTO DOS ELEMENTOS METÁLICOS: Remoção superficial dos óxidos por via mecânica e aplicação de um conversor liquido, solução de Ácido Tânico em álcool a 5%.

24


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.