Inf - N° 1

Page 11

ao mercado. Entretanto, com a blogosfera inserida no universo profissional, o cuidado é sempre necessário. A publicidade velada é crime, incluída nas leis de regulamentação do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). Presente na Seção 6, Artigo 28: “O anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação”. O assunto inclusive já resultou em processos contra três blogueiras no ano de 2012. Além disso, a publicidade disfarçada encontrase também presente no PROCON (Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor), o que possibilita que os consumidores registrem as suas reclamações sempre que sentirem-se enganados. Esse tipo de situação ainda pode resultar em um enfraquecimento na relação entre os leitores e o blogueiro. Os blogs já estão há anos em um novo patamar da mídia online. A responsabilidade diante do conteúdo publicado nas páginas tende a aumentar ainda mais. O clichê do início dos blogs - ser um “diário pessoal”, não serve mais como desculpa para não seguir as regras. Ainda que a comunicação interativa seja relativamente nova, os grandes portais estão atentos à ética publicitária. Dentro da lei também estão os anúncios pagos apenas para aparecer na página em uma barra lateral ou algo semelhante. Eles não fo-

11

ram deixados de lado devido ao aparecimento dos publiposts. Aliás, os anúncios também atingem uma nova era. As empresas buscam blogs segmentados para exibir a sua publicidade, investem mais para que agências façam a criação e, consequentemente, tornaram-se menos piscantes e brilhantes. O visual foi aperfeiçoado com o passar dos anos. Algo pelo qual todos agradecem, inclusive os leitores das páginas. Os valores obtidos com anúncios e publiposts não só colaboram para a renda mensal, como podem se tornar a profissão principal do blogueiro. Além das duas opções de publicidade em conversa direta com as empresas, existem também os mecanismos de publicidade, como é o caso do Google AdSense. O programa gratuito permite que o autor do blog reserve um espaço para anúncios que são selecionados pelo próprio Google para aparecer ali. Em troca, o blogueiro é remunerado com cerca de 30% do faturamento. Segundo dados da 29ª edição do relatório da WebShoppers, o comércio eletrônico no Brasil teve um crescimento nominal de 28% em 2013 e faturou um total de R$ 28,8 bilhões. O mercado brasileiro online oferece às empresas e blogs um grande potencial de crescimento. Basta aos utilizadores saberem a forma adequada de se aproveitar dos novos meios de que dispõem.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.