O freizinho nº3 - 2022/2023

Page 1

N.º 3 de 2022/2023 – junho de 2023 Editorial

O terceiro período letivo na nossa escolaé porexcelênciamarcadopor grandes projetos, lágrimas, alegrias e despedidas que continuam a demonstrar o nosso ADN enquanto Escolaunidaedinâmica.

Estaéanossaidentidadeeaofolhear as páginas desta terceira e última edição do “Freizinho” poderão entrar nonossomundofantástico.

E gostaríamos de escrever aqui esse mundo!

Desde visitas de estudo, viagens de finalistas, comemoração de efemérides, projetos de Escola/Agrupamento, coadjuvações, o trabalho louvável da Educação Especial, os trabalhos realizados nas aulasdeInglêscurricular;estáporaqui umbocadinhodetudo.

Esperamos que esta edição seja confortante e memorável, sempre, paramaistarderecordar.

Agradecemos a todos os professores, auxiliares, pais, alunos, comunidade educativa, por nos ajudarem a finalizar com grande sucesso mais um anoletivo.

A comissão:

– JI Sala 1: Júlia Carvalho

– JI Sala 2 : Caetana Lino

–JI Sala 3 : Elza

– 1.º A : Manel Pires

– 1.º B : Afonso Vicente

– 2.º A : Kayque Vitor

– 2.º B : José Praia

– 3.º A : Otchaly Barolomeu

– 3.º B : Lara Silva

– 4.º A : Sofia Santos

– 4.º B : Beatriz Paulos

As professoras, Patrícia Pindelo, Maria José Aleixo e Ana Isabel Fernandes.

escola. Foi um dia em cheio com atividades lúdicas e divertidas.

Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa.

Porque “o melhor do mundo são as crianças” o dia da criança foi festejado em pleno na nossa

Durante este ano letivo as crianças da Sala 1 participaram no projeto Voz ao Mar, no qual exploraram algumas histórias e atividades de expressão plástica relacionadas com a preservação dos oceanos. Aprendemos poemas, canções e fizemos uns fantoches.

No dia dos oceanos plantamos uma Laranjeira na nossa escola com a ajuda das crianças das outras turmas e dissemos o poema da Matilde Rosa Araújo “O Sr. Mar”

Partindo deste tema explorámos também a importância de ajudar o nosso planeta e aprendemos como o fazer.

● Não deitar lixo para o chão.

● Não gastar água.

● Apagar as luzes.

● Não cortar árvores.

● Reciclar.

● Não deitar lixo para o mar.

● Reutilizar o que pudermos.

● Tratar bem a natureza.

A Sala 2 do JI dedicou o seu trabalho à observação dos vários elementos da natureza e da comunidade criando oportunidade às crianças de expressarem os seus sentimentos através das artes.

A Família, a Preservação da Natureza e os Animais foram temas abordados, mas o dia mais feliz foi a visita ao Jardim Zoológico.

JI sala 2

Projeto: Os Animais do Mundo

(e as diferentes formas de contar uma história)

O projeto surgiu numa reunião de grupo onde algumas crianças falavam sobre animais e outras comentavam que era só nos livros que podíamos conhecer histórias!

O interesse pelos dois assuntos foi tal que resolvemos juntar os dois num só! Foi então que “choveram” algumas ideias tais como: descobrir os animais do mundo e fazer uma história sobre eles… mas esta história iria ser explorada de diferentes formas! Com um livro, um áudio, uma música, sombras chinesas, etc. Pusemos mãos à obra e desenvolvemos várias atividades sobre o projeto:

-Descobrimos e classificámos: animais marinhos, da selva, da floresta, do deserto, da quinta e de estimação.

-Modelámos e pintámos um animal preferido com massa de modelar, na mesa de luz.

-Elaborámos uma história de grupo.

-Construímos um livro individual sobre a nossa história e ilustrámos cada página com desenhos e pinturas.

-Fizemos um passeio ao Jardim Zoológico.

-Gravámos um áudio com a nossa história.

-Fizemos um filme da história.

-Fizemos bilhetes de cinema e convidámos as salas JI1 e JI2 para verem o nosso filme.

-Fizemos um painel do mundo onde agrupámos os animais de acordo com o lugar onde vivem.

-Criámos uma música com a nossa história.

-Fizemos um teatro de sombras chinesas sobre a nossa história, com os animais do painel do mundo.

-Fizemos o jogo das cadeiras com músicas alusivas aos animais.

-Descobrimos que alguns animais de estimação não têm família e vivem em abrigos ou associações protetoras de animais e resolvemos organizar e fazer uma ação de doação de bens alimentares e não alimentares, envolvendo os familiares e todas as salas de JI e de 1º Ciclo.

O Jardim de Infância foi ao Jardim Zoológico

As três salas da educação pré-escolar foram visitar o Jardim Zoológico. Foi um dia muito especial para as crianças, puderam ver de perto alguns dos seus animais preferidos e aprender mais sobre eles. Depois da visita a sala 1 fez uma maquete do Zoo.

OS NOSSOS GIRASSÓIS

Chegou o verão e, com ele, o Sol forte! E poucas flores representam melhor este momento do que os nossos girassóis semeados e crescidos na nossa sala de aula. Fáceis de cultivar.

Esta flor deixa qualquer jardim lindo!

O Museu da Cidade

Nas aventuras pelo estudo do património, fomos ao museu da Cidade, conhecido por Palácio Pimenta, perceber como é que as espécies vegetais e animais influenciaram a evolução das obras artísticas das várias épocas da nossa cidade. Visitamos a exposição: “Uma cidade, tantos animais e plantas.”

Aprendemos muitas coisas, entre as quais, que as espécies vegetais e animais mais representadas nas obras de arte se foram repetindo ao longo do tempo. Aparecem representadas não só na arte como na arquitetura e algumas até são vistas como símbolos do nosso país, entre eles: a uva, a oliveira, a alcachofra, cães, cavalos, leões, carpas, rinocerontes e bivalves (conchas).

Encontramos animais e plantas em todas as obras e descobrimos essas formas em vários monumentos da cidade que até então não tínhamos percebido. Por exemplo, vocês sabiam que podemos encontrar um rinoceronte esculpido na Torre de Belém? E que o Palácio Pimenta resistiu ao grande terramoto de 1755?

De seguida, fomos pelos jardins descobrir os animais representados nas esculturas do Bordallo Pinheiro e algumas das espécies vegetais presentes nos quadros, como as folhas das japónicas. Gostamos em especial da Acácia do Japão, uma árvore de forma diferente que faz muita sombra e as belas Magnólias. Aprendemos que este era um jardim onde as senhoras vinham passear e tomar chá na sombra das árvores. Além das esculturas, também encontramos belos pavões que se passearam entre nós e que foram a inspiração da nossa marcha. Os pavões são também um dos símbolos representados no brasão da nossa freguesia, tal como a Laranjeira. Espreitem as fotografias, na página seguinte!

Alcachofra

Folha da Japónica

Acácia do Japão

Árvore dos pagodes

Cacho de uva Cruz de SantiagoBivalves Magnólia Pavão

Visita de estudo ao Padrão dos Descobrimentos

Ficámos a saber que o arquiteto Cottinelli Telmo desenhou este monumento e o escultor Leopoldo de Almeida esculpiu as esculturas. Este monumento representa os Descobrimentos Portugueses. É símbolo de orgulho e glória.

Depois da visita, participámos na audição de uma história, o “Dom Plástico”. Reconhecemos a importância da reciclagem, os 3 Rs e aprendemos como ajudar a salvar o Planeta.

Finalizámos a nossa visita no miradouro do Padrão, a observar a linda paisagem! Adorámos a nossa visita de estudo!

A nossa família e o Dia da Criança

A turma do 3º A convidou os pais e as mães a virem à escola, no dia 15 de maio, para fazerem atividades e comemorar o Dia da Família.

Apresentámos poemas às nossas famílias, fizemos um acróstico sobre a família, jogámos ao jogo do espelho e tirámos fotografias de família.

Foi muito divertido festejar a Família na escola!

No Dia da Criança, fizemos muitas atividades: um percurso sensorial, vimos curtas metragens muito divertidas, fizemos pinturas, jogámos voleibol e rematámos à baliza, fizemos um circuito desportivo com a professora Vera Ferreira, jogos tradicionais, danças e pinturas faciais.

Ao almoço, a sobremesa foi gelado e brincámos muito no recreio.

O padlet do 3º A e o quadro do patrono

A nossa turma criou uma página na internet onde pusemos os nossos trabalhos sobre o património, que fizemos desde o1º período.

Está organizado em várias partes: a apresentação dos alunos, os trabalhos de grupo sobre personalidades históricas, a história local, mulheres portuguesas e outras.

Também estivemos a fazer um quadro com o patrono da nossa escola: Frei Luís de Sousa.

Para fazer esse quadro, usámos a técnica de mosaico com pedras de várias cores, palhinhas pretas e fios de tecido. Tivemos de escolher as pedras e as palhinhas com atenção aos tamanhos e formas. Os fios foram usados para a barba. Este quadro é para oferecer à escola.

Nós gostámos muito de publicar os nossos trabalhos no padlet e de fazer o quadro.

Clicar aqui para ver a nossa página.

Matilde F. Matilde R., Miguel e Nawany Abner, Carina, Filipe e Otchali

Saco de brinquedos

A Associação de Pais da nossa escola decidiu oferecer um saco com vários brinquedos a todas as turmas do 1º Ciclo e a todos os grupos do Jardim de Infância.

Recebemos brinquedos para nos divertirmos durante os intervalos. A nossa turma recebeu um saco com: 2 pares de raquetes de ténis e 2 bolas de ténis, 2 bolas pequenas, 1 bola grande, um elástico e um jogo de bowling.

Nós gostamos muito do saco de brinquedos porque é divertido aprender brincadeiras novas e agora estamos mais entretidos durante os intervalos. Angeline, Joana, Matilde B. e Pedro Curiosidades sobre as abelhas e o vento

A nossa turma comemorou os dias da Abelha e do Vento lendo textos, vendo vídeos e estudando os polinizadores e a sua importância.

salsa

As abelhas transportam o pólen de flores em flores, ajudando a sua reprodução. Se as flores forem iguais, as novas flores vão ser iguais às progenitoras. Se forem diferentes, vão nascer flores com cores diferentes. As abelhas também fazem mel com o pólen que levam para as suas colmeias.

O vento também espalha o pólen das flores. Na nossa horta, nasceu um ramo de salsa que não semeámos. Foi o vento que soprou as sementes para a nossa horta.

Duarte, Flávia, Francisco e Khalid

A comemoração do Dia do Ambiente

No dia do Ambiente, estudámos o que os oceanos nos dão: algas, sal, peixe, vias de comunicação, lazer/turismo, emprego…

Fizemos cartazes para avisar as pessoas que não se deve poluir o Planeta Terra. Escrevemos várias soluções para salvar a Terra, como por exemplo: optar por carros elétricos, poupar água, reutilizar roupas e brinquedos, não deitar lixo para o chão, reciclar…

Os nossos cartazes ficaram muito bonitos!

Arthur, Luísa, Mateus e Tomás

Ciência Viva nos pátios escolares

Nós conhecemos uma bióloga que visitou a nossa escola. Fomos observar o pátio da nossa escola e registámos as nossas observações.

Descobrimos que há mais natureza nas zonas com terra (solo) do que no chão de cimento. Ouvimos os pássaros e descobrimos quais eram através do seu canto. Também descobrimos que plantas existem na nossa escola. A bióloga mostrou-nos em aplicações que identificam pássaros através do canto e plantas através das suas características: cores, tamanho, número de pétalas…

Na sala, registámos as nossas curiosidades no computador. A curiosidade que mais apareceu foi como é que as formigas conseguem carregar tantas coisas pesadas e grandes.

Organizámo-nos e fizemos uma experiência com bocados de pão. Fizemos os nossos registos e preparámos a apresentação de cada grupo à bióloga Ana.

Descobrimos que uma só formiga consegue transportar pão com tamanho menor e igual ao dela. Quando o pão é maior, ela consegue levá-lo sozinha se for 2 ou 3 milímetros maior do que ela. Quando é muito maior, são precisas mais formigas para o transportar. Algumas cortam o pão em pedaços mais pequenos para os transportar.

A família não se escolhe é a que nos calha…

Independentemente da família que nos calhou…todos nós nos sentimos bem em família. Também por isso devemos celebrá-la. Foi o que aconteceu em maio: convidámos as nossas famílias para tomar um chá e provar scones. Ficámos a conhecer a história do chá, do leque, e também a participação portuguesa na história do chá.

Foi um momento animado de partilha, harmonia e proximidade. Percebemos que apesar de sermos de famílias diferentes a ESCOLA é também, um elemento agregador que permite conhecermo-nos e darmos a conhecer os que são nossos e que nos amam.

A Turma do 4°A para comemorar o Dia de Santo António construiu uma sardinha na área de Educação Artística e Cidadania e Desenvolvimento.

A turma adorou trabalhar as tradições e os costumes deste santo popular.

"As tradições são a identidade de um povo, a sua transmissão aos nossos jovens é um dever e um orgulho."

4ºA

1º Pintar 2º Recortar 3º Colar Trabalhos Finais 4ºA

VIAGEM DE FINALISTAS CAMPO DE FÉRIAS TEMPO DE AVENTURA - CADAVAL

As turmas do 4.º Ano, A e B foram de viagem de finalistas, durante dois dias, 30 e 31 de maio de 2023 ao Tempo de Aventura.

Foram os dois dias mais fantásticos das nossas vidas, enquanto turma/escola.

Queremos agradecer a todos os que tornaram este projeto uma realidade. Bem hajam!

FESTA FINAL DE ANO - 29 de junho de 2023

Estamos de volta!

De portões abertos à Comunidade Educativa, brilhamos muito!

Último dia de aulas - 30 de junho de 2023

Recebemos na nossa Escola o músico Ricardo Reis Pinto para nos presentear com um excelente concerto. O Ricardo é muito simpático, divertido e foi um prazer conhecê-lo. Queremos agradecer-lhe por ter vindo à nossa Escola.

Dançámos, cantámos e adorámos!

Coadjuvado com as docentes titulares de turma

Tal como tem sucedido ao longo do ano, é sempre um prazer publicarmos alguns dos trabalhos de Artes Visuais produzidos pelos nossos alunos das turmas do 2º ano .

Parabéns aos nossos “Artistas.”

ELMER, O ELEFANTE XADREZ

Nos seus livros, e através da alegre e traquina personagem do Elmer, o elefante às cores, David McKee tenta passar às crianças uma mensagem muito importante: a de que não faz mal ser diferente - pelo contrário: ser diferente é bom e divertido.

Resolvemos problemas; Apresentámos as nossas estratégias; Treinámos o cálculo;

Fizemos jogos com as dezenas e as unidades…

Family’s Day Dia da Família

Professora Sandra ouro

No passado mês de maio, foi celebrado o dia da família na nossa escola com muito entusiasmo e alegria. Na área curricular de Inglês, várias atividades foram realizadas. Na turma do 3º B, os pais foram convidados a provar o English Tea e os tradicionais Scones. Já os restantes alunos das turmas do 3º e 4º anos fizeram puzzles com mensagens para oferecerem às respectivas famílias.

CAA e o despertar de consciências!

O dia 2 de abril, DIA MUNDIAL DA CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO, foi instituído pela ONU, Organização das Nações Unidas, em 18 de dezembro de 2007, e tem como objetivo esclarecer a população sobre esta perturbação.

O que é a Perturbação /Transtorno do Espectro do Autismo, PEA /TEA?

“Consiste num distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e não-verbal e comportamento restritivo e repetitivo”. É um distúrbio complexo que se mantém toda a vida. Geralmente, o diagnóstico é realizado entre os 2 e 3 anos de idade. Um psiquiatra ou pedopsiquiatra observa a criança e aplica alguns testes de diagnóstico. Para que o Autismo seja diagnosticado, a criança deverá apresentar alterações nas três áreas que esta síndrome afeta: interação social, alteração comportamental e alterações na comunicação.

Como é comemorado este dia?

Pelo mundo inteiro é utilizada a cor AZUL: ora iluminando edifícios públicos, ora fazendo laços, ora vestindo uma peça azul, …!

A EB1/JI Frei Luís de Sousa associou-se a esta causa “pintando” de azul a escola e enviando à comunidade escolar um pequeno vídeo elucidativo da PEA disponível em https://youtu.be/h4TKJ8AemB8.

CAA e o NOSSO PATRONO!

“É FREI! É FREI! É FREI LUÍS DE SOUSA!”

5 de maio de 2023

No da 5 de maio de 2023 foi inaugurado um quadro em homenagem ao Frei Luís de Sousa, pela Coordenadora Ana Isabel Fernandes. Esse quadro foi projetado e construído no CAA. Teve como objetivo dar a conhecer à Comunidade Escolar um pouco da biografia do nosso patrono!

(Retirado do livro “Igreja de Nossa Senhora do Rosário Templo da Força Aérea Portuguesa”)

Os Nossos Recreios

É com muita alegria que os alunos da nossa escola agradecem à Associação de Pais, os materiais que ofereceram a cada Grupo/turma para todos brincarem nos recreios.

Bolas, raquetes, cordas, arcos e um jogo de bowling foram os materiaisoferecidos.

Osrecreiosdaescolaficarammuitomaisdivertidosefelizes. MUITOOBRIGADA!

PORQUE É IMPORTANTE PARTICIPAR COMO SÓCIO? Porque apoiamos a escola na aquisição de material e na dinamização de iniciativas. Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola EB1/JI Frei Luís de Sousa CONTACTE-NOS | Email dir.apfreiluidesousa@gmail.com VISITE-NOS | Facebook AP Frei Luís de Sousa Facebook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.