O Freizinho - nº2 de 2023/2024

Page 1

N.º 2 de 2023/2024 – março de 2024

Editorial

Chegou mais um fim de período, o fim do 2º período!!!

Muitas foram as atividades e as aprendizagens realizadas neste intervalo de tempo.

Para encerrar da melhor forma realizamos as já habituais atividades ao ar livre no Parque do Calhau.

É um momento de convívio entre os vários alunos da escola e também uma oportunidade de explorar a natureza.

O sucesso desta atividade estava estampado no rosto de todas as crianças que participaram.

Agora é um momento de pausa, de descanso e de convívio em família.

Voltaremos em Abril com mais força e energia para novas aventuras e aprendizagens.

A comissão:

–JI Sala 1 e 2: David Grilo

– JI Sala 3: Rafael Silva

– 1.º A: Matilde

– 1.º B: Sofia

– 2.º A: Clarisse Damas

– 2.º B: Afonso Vicente

– 3.º A: Maria Eduardo

– 3.º B: Lumena

– 4.º A: Khalid Ramos

– 4.º B: Enzo

As professoras, Ana Isabel Fernandes, Cristiana Carvalho e Maribel Lourenço.

Redação: todos/as os/as alunos/as, educadoras de infância e professoras da EB1/JI Frei Luís de Sousa.

No dia 22 de março, fomos ao Parque do Calhau e fizemos muitos jogos divertidos.

Estafetas com bolas Corrida de três pés

Para além destes, ainda participámos em outros jogos, tais como, Roda do lenço, Saltos à corda, Saca rabos e Jogo do lenço.

Quando acabaram os jogos, fizemos um piquenique e depois brincámos livremente. Foi um dia fantástico!

Assalto ao Castelo

Jogo do lenço

No âmbito da celebração do Dia Mundial da Paz, a turma do 2.ºB realizou atividades alusivas à PAZ durante o mês de janeiro.

A turma do 2.ªB aconselha a leitura do livro #Lição de Paz” que demonstra aos mais novos quenem todos os meninos nascem em países pacíficos como o nosso. E revela também que, por vezes,éprecisofugir paraencontraraPaz que tanta falta faz.

A PAZ está em nossas mãos.

ATurmado3ºAdaEB1FreiLuísdeSousa,no projetoDAC-Opatrimónio na era digital, realizou uma visita de estudo a Lisboa Story Center, tendo sidoelaboradoumguiãocomoanteseodepoisdavisita.

DESCOBRIMENTOS

TERRAMOTO 1755

A exposição conta a história da cidade de Lisboa desde a sua fundação até ao século XXI.

A apresentação recorre a suportes de multimédia, à reconstituição de contextos, a réplicas de embarcações, a manequins trajados e à impressão em grande escala de mapas e figuras de época. Durante o percurso os visitantes assistem a um filme que evoca o terramoto e tsunamide1755.

C A R A V E L A 3ºA

Uma árvore da nossa escola

As árvores são muito importantes porque purificam o ar e libertam oxigénio. Elas impedem a erosão da terra provocada pela chuva, sãorefúgioehabitatparaalguns animais. Alguns pássaros constroem ninhos em árvores. As árvores deixam ruas, cidades, jardinseescolasmaisbonitas!

Na escola temos uma árvore que se chama Plátano. Ela tem uma copa alta, esférica e irregular. O diâmetro do tronco é quase a medida do comprimento dos braços da Inês Gil.

No verão, quando ela tem as suas folhas, a sua sombra é muito refrescante!

Turma do 3º B

A bandeira municipal e os seus símbolos

A bandeira municipal de Lisboa tem vários símbolos: o escudo com a barca de São Vicente, o colar da Ordem de Torre e Espada, o listel com a frase “Mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa”, a coroa de cinco torres douradas e o fundo gironaldo preto e branco.

O escudo encontra-se no centro da bandeira. Dentro do escudo está representada uma barca com dois corvos em cima do mar (sete ondas verdes e prateadas). Este escudo foi inspirado na lenda de São Vicente, o santo padroeiro da cidade.

O colar da Ordem da Torre e Espada foi oferecido à cidade pela sua lealdade no apoio à Implantação da República. Este colar é usado pelos presidentes da Câmara Municipal em eventos importantes e especiais. É decorado com torres e espadas. A sua posição na bandeira é à volta da linha curva do escudo.

O listel, uma faixa, tem uma frase escrita que foi dedicada à cidade pelo rei D. João I. Nele pode-se ler “Mui nobre e sempre leal cidade de Lisboa”. O listel encontra-se por baixo do colar.

Por cima do escudo está a coroa com cinco torres douradas. O símbolo com cinco torres aparece nas bandeiras de cidades. As coroas com três torres são das bandeiras de vilas. Esta coroa é a única do nosso país porque identifica a sua capital.

É uma bandeira gironalda, isto é, o seu fundo é preenchido por triângulos pretos e brancos alternadamente. Tem estas cores em homenagem à bandeira usada pelo rei D. João I na conquista de Ceuta, cidade no norte de África.

Ao longo dos séculos, a bandeira evoluiu até ter o aspecto dos nossos dias. Por vezes, aparece só a bandeira gironalda, mas continua a ser o símbolo de Lisboa.

Visita do Arquivo Municipal de Lisboa à escola

Texto coletivo 4ºA

Vamos…….não vamos…..

Mas fomos…no dia 6 de março a turma do 4º B foi ao Museu do Teatro e da Dança. Vimos a exposição sobre a obra de Gil Vicente e participámos numa sessão de Expressão Corporal.

Fizemos o registo gráfico da visita

Dia 21 de março no CAA e na FLS - “SÍNDROME ÁRVORE DA POESIA”

Dia da Árvore ou da Floresta “Começou a 10 de abril de 1872, na cidade do Nebraska, Estados Unidos da América.”.

Dia Mundial da Poesia “Foi criado na XXX Conferência Geral da Unesco, em 16 de novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e o ensino da poesia através do mundo.”.

Dia Internacional Contra a Discriminação Racial “Foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebra-se a 21 de março, em referência ao Massacre de Sharpeville. Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a trazer consigo um cartão que continha os locais onde era permitida a sua circulação. Porém, e mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada, fazendo 69 mortos e 186 feridos.”

Dia Mundial da Síndrome de Down ou Trissomia do cromossoma 21 ou mongolismo “Foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012.”. “A data de 21 de Março foi a eleita pela Associação Internacional da Síndrome de Down pelo facto de se escrever como 21/3 (ou 3/21), fazendo alusão à Trissomia 21. A primeira comemoração desta data ocorreu em 2006”. “A ong World Down Syndrome Day lança um apelo: no próximo dia 21 de Março saia de casa com meias não emparelhadas. Durante um dia caminhe pela cidade com uma meia azul e outra verde às pintas amarelas, assumindo com orgulho a ideia partilhada por esta ong de que “são as nossas diferenças que nos fazem fantásticos”. Com o sugestivo nome de “Lots of Socks” (Muitas meias) o evento quer despertar consciências para o Síndrome de Down, numa iniciativa leve e bem-disposta, mas cheia de conteúdo.

Dia Escolar da Não Violência e da Paz no CAA (Centro de Apoio à Aprendizagem)

Paraassinalar estedia,oCAA criouum“Jardim daPaz”móvel, comosalunosde todasasturmas de1.ºCiclo, tendofeitouma plantaçãode “bulbos”de tulipas,que simbolizamo amor-perfeito!“E quando o amor é perfeito traz tranquilidade e paz”.

Destaforma, sensibilizamosos nossosalunosparaa educaçãoparaa paz,apromoção devalorescomoo respeitopela naturezaepelo outro,aigualdade, atolerância,a solidariedade,a cooperaçãoe aindaa sensibilizaçãopara areutilizaçãode materiais!

E foi neste ambiente de Paz que se viveu esta atividade no dia 30 de janeiro de 2024, em contato com a natureza, num ambiente propício ao desenvolvimento integral dos nossos alunos.

Estratégias de Cálculo…

DescobriraGeometria com:geoplano barrasarticuladas réguas, detetordeângulos…

“Arte e muita criatividade!”

Marcadores, lápis de cor, lápis de cera, tintas, papéis…, são estes os diferentes materiais mais utilizados nas atividades das Artes Visuais, em que os nossos alunos conhecem bem as potencialidades destes, dandolhes a oportunidade de desenvolver a sua criatividade. Desenharam e pintaram recorrendo a diferentes técnicas e fizeram dobragens em papel.

Para além disso, nas áreas de Expressão Dramática/Teatro e Musical, entoaram canções, lengalengas, dramatizaram…, numa partilhaconstantedeexperiências.

É isso que podemos ver em alguns trabalhos e atividades realizados pelos alunos dos 1º e 2º anos da nossaescola.

Hámuitotalentoàsoltanestaescola!

Parabéns a estes artistas.

Expressão Dramática/ Teatro Artes Visuais

Os alunos inscritos na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) elaboraram postais da Páscoa que foram entregues aos utentes do Lar Padre Carlos da paróquia de São Domingos de Benfica. Os alunos fizeram os postais com grande entusiasmo e criatividade!

Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos da Escola

EB1/JI Frei Luís de Sousa

PORQUE É IMPORTANTE PARTICIPAR COMO SÓCIO?

CONTACTE-NOS | Email

dir.apfreiluidesousa@gmail.com

Porque apoiamos a escola na aquisição de material e na dinamização de iniciativas.

V

APFreiLuísdeSousaFacebook

ISITE-NOS
Facebook
|
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.