1 minute read

Laje da Jagua, a maior onda do Brasil

Após receber o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil, Laje da Jagua deve alavancar a economia de Jaguaruna, fomentar eventos esportivos e atrair turistas

Localizada a cerca de 5 quilômetros da costa da praia de Jaguaruna, ela sempre esteve lá. Em área de fundo arenoso e trechos rochosos, cria verdadeiros monstros do mar que se tornaram o pesadelo de embarcações e o sonho dos surfistas. Até então conhecida como cemitério de navios, com mais de 70 naufrágios registrados, a Laje da Jagua foi descoberta em 2003, quando recebeu os primeiros eventos competitivos de tow-in (modalidade de surfe de ondas grandes com o auxílio de jet-ski) e mostrou sua imponência com ondas que chegam a bater 15 metros de altura.

Advertisement

A proeza de surfar ondas gigantes em Jaguaruna tem sido difundida há 20 anos pelos surfistas locais, tornando o pico conhecido mundialmente e impulsionando a busca pelo título de maior onda do Brasil.

Após anos de dedicação, veio o reconhecimento. Foi aprovado na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados na última quarta-feira, dia 24, o projeto que concede a Jaguaruna, pela Laje da Jagua, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil. O Projeto de Lei nº 1960/2022 teve relatoria do deputado federal Daniel Freitas e autoria da ex-deputada federal Angela Amin.

“É o primeiro título de Jaguaruna a nível federal. Cheguei a me emocionar”, comentou o surfista Thiago Jacaré, um dos principais nomes do movimento para tornar a Laje da Jagua reconhecida para além de Jaguaruna. Thiago lembra que foram anos de luta até a aprovação do título. Ele avalia que a conquista histórica de-

This article is from: