3 minute read

Segunda etapa de matrículas na rede estadual vai até esta quarta-feira

Para se inscrever é preciso acessar o site Matrícula On-line. Após o cadastramento, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar

| Tubarão

Advertisement

O segundo período de matrículas para novos estudantes da rede estadual de Santa Catarina e para quem deseja trocar de

Documentação

escola começou nesta semana. Para se inscrever é preciso acessar o site Matrícula On-line. Após o cadastramento, os responsáveis devem levar a documentação até a unidade escolar.

Os responsáveis pelos alunos deverão fazer a solicitação no site Matrícula On-line. A reserva de vagas será conforme a ordem de acesso ao sistema, que ficará aberto até 17h desta quarta-feira, dia 25. Também é necessário que o estudante possua uma conta no sistema gov.br.

Além do cadastro on-line, o responsável pelo aluno precisa levar alguns documentos à unidade escolar para efetivação da matrícula.

Confira a lista de documentos (originais e com cópia): certidão de nascimento e/ou carteira de identidade; CPF; Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula); atestado de Frequên- cia com indicação do ano/etapa que o (a) estudante frequentou em 2022; comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula); 1 foto 3×4; comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio); carteira de Vacinação e Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.

Além do sistema, as escolas contam com um posto de atendimento para auxiliar os responsáveis no preenchimento da matrícula no horário de funcionamento da unidade escolar. A documentação necessária precisa ser entregue obrigatoriamente na escola entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2023.

A rematrícula para o ano letivo de 2023 foi automática para os estudantes que já estão matriculados na rede estadual de ensino em 2022.

Treinadores na berlinda

Com três rodadas, é cedo para avaliar o Campeonato Catarinense. Ouvi isso em um veículo de comunicação no fi m de semana. Claro que o comentarista não quis opinar, mas dá para ter uma ideia sim. A quarta rodada, e a parada forçada por quase 10 dias, permitem que alguns clubes arrumem a casa. Ou seja, quando voltarem a campo, em 4 ou 5 de fevereiro, teremos 35 dias para o término da primeira fase, e muitos fazendo conta para fugir da Série B, outros para se manter no G8, e a vaga na Série D. O Atlético Catarinense já sacou Arilson Costa. Quem será o próximo? Treinadores de Barra (Hemerson Maria), Marcílio Dias (Rogério Correa) e Concórdia (Itamar Schuller) seguem sob intensa pressão.

Acidente de percurso

A primeira derrota no Campeonato Catarinense em Brusque tem que ser encarada como acidente de percurso, muito pela circunstância da partida, servindo de análise de correção para o restante da competição. O Hercílio Luz abre o placar logo aos 16’, com o oportunismo de Giovani. Aliás, tomou conta do primeiro tempo, com posse de bola superior, na casa dos 60%. Raul Cabral foi forçado a sacar do time o atacante Carlos Renato, mudando o sistema de jogo, mas aos cinco minutos da etapa final, em um lançamento - vou considerar assim - o atacante Olavio ganhou de Wiliam Rocha na velocidade, acertando um belo chute cruzado, marcando o gol de empate.

Precisa ficar atento

Após o susto, o Hercílio Luz se reorganizou em campo, mas não conseguiu marcar o segundo, segurando o empate, o que não seria nada ruim, pelas circunstâncias de jogar contra o Brusque fora de casa. Mas quando o adversário tem um atacante da qualidade de Olávio não se pode vacilar. Bola cruzada por Totty pela direita passa por toda a extensão da grande área, com Lucas Poletto dominando pelo setor esquerdo, cruzando a bola na área, com Olavio marcando o segundo gol e a virada do quadricolor, aos 37’, decretando nos números finais a primeira derrota do Leão do Sul.

Vem aí o Avaí

O Hercílio Luz encerrou a terceira rodada em terceiro lugar, com seis pontos, um a menos que o Brusque, que pulou para sete. Pela quarta rodada, o Leão do Sul volta a campo nesta quarta-feira, dia 25, às 19h, quando recebe no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa o Avaí. Mais uma vez o clube conta com o apoio do seu torcedor para ser o décimo segundo jogador. Vencer é importante para seguir no bloco dos quatro primeiros colocados. O Esporte de Primeira transmite a partida a partir das 18h40. Acompanhe pelo www.esportedeprimeira. com.br, no radiosnet e YouTube. Comigo nesta estará o Caio Maximiano.

This article is from: