Issuu on Google+

O ator português Paulo Rocha é o galã das novelas no Brasil

{ ano 2 - n 72 }

{ 4 Abr }

ENTREVISTA

LAZER

freesaopaulo. com.br

Distribuição Gratuita

Abril é marcado por shows gratuitos na Fnac, como o de Junior Meirelles, uma das revelações do programa “The Voice Brasil”

O caso do Shopping Center Norte, fechado em 2011 por conta do iminente risco de explosão devido ao acúmulo de gás metano no seu subsolo, já que o empreendimento foi construído sobre um antigo lixão, é apenas a “ponta do iceberg” para especialistas. Segundo a Cetesb, somente na capital, são mais de 4 mil áreas contaminadas. Mas este número pode ser bem maior, o que transforma São Paulo numa bomba-relógio.


{ charge } Edgard Saraceni

Quinta-feira

Free São Paulo, toda quinta, grátis no Metrô

é dia de

Free SP no

Metrô A maior revista gratuita do

Brasil

comunnica.com.br

2

100 mil exemplares semanais auditados Auditoria de tiragem e circulação.

Multiplicação de leitores 500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

3

Distribuição em todas as estações do Metrô

4

Efeito Valorização

5

“Limpo” que passa de mão em mão

6

Excelente CPM

7

64 estações do Metrô e 4 CPTM.

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

Glamour de revista Dinâmica de jornal

www.freesaopaulo.com.br

1

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

Tenha resultado Seja visto

Seja Free

04

Anuncie 11 2823 0800

BOMBA-RELÓGIO - Tanto o governador Geraldo Alckmin (PSDB) como o prefeito Fernando Haddad (PT) compartilham do mesmo problema em São Paulo: o grande número de áreas contaminadas, que aumenta a cada atuação da Cetesb pela cidade.

{ opinião }

O uso de áreas contaminadas pela construção civil é preocupante O problema começou há décadas, e hoje vem tomando proporções preocupantes a cada ano. O número de áreas contaminadas vem se alastrando por São Paulo. Exemplo clássico aconteceu em 2011 envolvendo o Shopping Center Norte. Segundo dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), agência ambiental paulista, somente na capital existem 4.131 áreas contaminadas, aponta reportagem especial desta edição. Mas especialistas estimam que o número pode ser bem maior, pois existem inúmeras áreas que ainda não foram descobertas pela Cetesb

e, o que é pior, são utilizadas pela construção civil ao seu bel prazer, colocando em risco a saúde, e até a vida dos seus futuros moradores. E o “jeitinho brasileiro”, como sempre, burla a legislação. A reportagem também aponta a existência de mais de 100 pontos clandestinos de “bota-fora” da construção civil, responsável também pela contaminação do solo. Isso sem falar dos postos de combustíveis, maior poluidor do meio ambiente, conforme os próprios levantamentos da Cetesb. É necessário tomar providências urgentes, pois a situação de São Paulo é a de uma verdadeira bomba-relógio.

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG Com

Publisher: Luciano Maciel (luciano@freesp.com.br) · Editor: Gil Campos · Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida · Diretor Comercial: Agnaldo Antônio (aantonio@freesp.com.br) - Tel. (11) 2823-0800 · Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra (marketing@freesp.com.br) · Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica (contato@comunnica.com.br · Arte: Ana Flávia Canto · Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Edison Moreno, José Molina, Jô Gonçalves e Kise Sousa + 4 CPTM + Cruzamentos SP auditado pela BDO.

04


VENHA CURTIR O MELHOR CIRCO DA CIDADE NO TERRENO DO PLAYCENTER.

Quinta e Sexta: 20h00 | Sรกbado e Feriados: 16h00 e 20h00 | Domingo: 11h30, 15h30 e 19h00


aspas

“O PSDB terá um projeto, terá um candidato. E para esse candidato ter sucesso terá que ter o apoio do governador Geraldo Alckmin”

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

‘ ‘

Aécio Neves (PSDB) possível candidato à presidência da República pelo partido tucano, sobre a importância do apoio de Alckmin

Porque as pessoas estão aí e elas julgam muito! Bruna Marquezine, , atriz, sobre a exposição de sua vida pessoal após assumir relacionamento com o jogador de futebol Neymar

‘‘

“Essa gente não sabe governar o País. Olha o que fizeram com o petróleo. É um crime” Fernando Henrique Cardoso (PSDB), ex-presidente, criticando a gestão do PT

“Não tenho vocação para celebridade, não me preocupo com imagem 24 horas por dia”

‘ ‘

Marcelo Adnet, humorista, após ser contratado pela Rede Globo

06

“Esse pode ser um dos meus últimos shows”

Gusttavo Lima, cantor, desabafando com as fãs durante um show


07


entrevista

Paulo Rocha por enquanto, bem longe de Portugal

S

Por Márcio Mello/AE redacao@freesaopaulo.com.br

atisfeito com a vida no Brasil, o ator Paulo Rocha conta que não tem planos de voltar tão cedo para Portugal. Depois do sucesso como o português Guaracy, de “Fina Estampa”, Paulo Rocha fechou um contrato de três anos com a TV Globo e hoje está no ar vivendo o fotógrafo Fábio, de “Guerra dos Sexos”. Surpreso com o sucesso imediato alcançado por aqui, o ator afirma que o retorno de uma novela no Brasil é muito mais rápido que se comparado a Portugal. Namorado de Juliana Pereira, o ator não pensa em se casar tão cedo e muito menos de ser pai por agora. Ao certo, ele quer continuar a investir na carreira e viver o dia a dia, deixando as coisas acontecerem naturalmente. - Você já está em sua segunda novela no Brasil. Qual o segredo para esse sucesso? - PAULO - Eu acho que aconteceu foi um fenômeno de coisas. Há nove anos que uma novela das oito (“Fina Estampa”) não fazia tanto sucesso. Acho que o Aguinaldo Silva, além de ser um ótimo escritor, é atual e sabe o que acontece com o país. E isso cria uma identificação com o público. Trata-se de um produto feito para o momento social que o país atravessa. O fato de as coisas terem funcionado bem com a Lília (Cabral), que é uma das minhas melhores amigas aqui no Brasil, também ajudou. E, ainda, por ser uma novidade e juntamente com as minhas características físicas - Fala-se muito que o Brasil atravessa uma fase de falta de galãs. Talvez isso tenha ajudado? - PAULO - Na verdade, eu não concordo com isso. Tem muitos atores da minha geração que são galãs como é o 08

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo


caso do Cauã Reymomnd, Giane (Reynaldo Gianecchini), Eriberto (Leão), Malvino (Salvador), Lombardi (Rodrigo Lombardi), que eu adoro, o José Loreto. Não acho que haja uma falta de galã. No meu caso específico o que aconteceu foi que um conjunto de fatores ajudou para que tudo desse certo. Se eu tivesse vindo para um outro projeto que não tivesse ido tão bem, a probabilidade de eu ficar de cara, como aconteceu, seria bem menor. Acho que na vida tudo depende de um pouco de sorte e qualidade nos projetos em que nos envolvemos. Eu, felizmente, tive sorte com “Fina Estampa”, que foi ótimo para mim, para a TV Globo, para a Lília, que há muito tempo já vinha merecendo uma personagem dessa. Acho que esse foi um projeto abençoado.

- Hoje você já se considera um brasileiro?

- Hoje você está contratado pela TV Globo, certo?

- PAULO - A Juliana me ajudou principalmente no início. E, como ela está ao meu lado há mais de um ano, isso também ajuda em todos os níveis. Ela faz com que eu me sinta à vontade, tranquilo, e só nos falamos no português brasileiro. E é sempre melhor estar acompanhado de alguém que tenha afeto, de alguém que gostamos, do que estar sozinho.

- PAULO - Sim, estou contratado pela TV Globo. Quando terminou “Fina Estampa”, eles me convidaram para assinar um contrato de três anos, com mais um de opção, com um contrato de exclusividade. E uma das exigências era para eu aprender a falar o português do Brasil. Até porque eu não poderia ficar três anos aqui esperando um papel de um português para fazer no ar (risos) - Assim como Ricardo Pereira, outro ator português, você também perdeu o sotaque. Foi difícil alcançar essa mudança? - PAULO - Foi um pouco. No começo eu estava mais preocupado com isso. Mas como falo 24 horas o português do Brasil, isso facilita muito. Também tive que fazer um trabalho de fonoaudiologia.

- PAULO - Me considero feliz aqui e gosto muito de estar aqui. Mas sou português. Na verdade, essa coisa de me sentir estranho se esfumaçou nas primeiras três semanas de gravações de “Fina Estampa”. Eu fui tão bem recebido pelo Malvino (Salvador), pela Sophie (Charlotte), pela Lília (Cabral), entre outras pessoas, que tudo foi uma maravilha. Hoje eles são os meus amigos mais próximos no Brasil. E é normal que eu me sinta cada vez mais identificado com o Brasil porque fico muito aqui. Acho importante criar raízes.

entrevista

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

- O fato de ter a namorada Juliana Pereira ao seu lado pesou na sua decisão de ficar?

- Você diz que o retorno de um personagem da novela do horário nobre aqui é mais rápido. Isso lhe assustou? - PAULO - Aqui é muito imediato. A novela entra no ar e em três dias todo mundo sabe quem você é. É bastante intenso, mais que em Portugal, até porque, na verdade, não existe no mundo outra sociedade em que a telenovela seja tão importante e que a TV tenha um peso tão importante na sociedade. Aqui é uma coisa de tradição e nós somos novos, se comparados com Brasil nesta coisa da produção.

09


educação

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Conheça os cursos

mais concorridos nos vestibulares Por Ana Paula Almeida ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

I

nscrição, pagamento de taxa e rotina regrada de estudos são os ingredientes necessários para garantir uma vaga na universidade, mas antes de decidir para qual curso prestar vestibular, não seria interessante conhecer os cursos mais concorridos nos vestibulares mais famosos do país? De acordo com a Fuvest – responsável pela organização do vestibular da Universidade de São Paulo – Medicina foi o curso mais disputado para este ano letivo, com uma relação de 56,43

candidatos/vaga. Na capital, o segundo curso mais concorrido é Publicidade e Propaganda, com uma relação de 48,46 candidatos/vaga. Para que os vestibulandos conheçam melhor os cursos mais concorridos no vestibular da Fuvest, a Free São Paulo traz um resumo de algumas das profissões mais disputadas para que o aluno possa ponderar o custo/benefício ao concorrer a uma dessas vagas no próximo ano.

Medicina Amar os estudos e a vida são os requisitos mais importantes para os estudantes de Medicina, já que é preciso estudar sempre e muito, pelo resto da vida, para se manter atualizado com as descobertas científicas em prol da vida. O objetivo desses estudantes é fazer constante manutenção da vida, investir nos tratamentos das mais diversas moléstias, mas também na prevenção de doenças. A dedicação ao curso é integral, ou seja, o estudante entrará na

10

universidade pela manhã e só deixará o local no final da tarde, e o curso tem duração de oito anos, já que o médico precisa cumprir dois anos de residência médica, além dos seis anos do curso em si, para poder exercer a profissão legalmente. Prepare-se para estudar genética, anatomia humana, biologia, biofísica, fisiologia, farmacologia, imunologia, microbiologia, histologia, embriologia, entre outras disciplinas.


Publicidade e Propaganda Você já se deixou levar por um comercial de TV que virou febre? Exemplos não faltam. Ou já comprou algo que não precisava só pelo fato de o apelo do anúncio ser forte? Saiba que esse é o resultado do trabalho de um publicitário. Este profissional é responsável por criar peças publicitárias e divulgá-las com o propósito de vender uma marca e atrair mais consumidores para seu cliente. Mas não bastar ser criativo, o profissional tem que pesquisar e estudar muito. Para elaborar uma campanha, por exemplo, ele deve se aprofundar levantando dados como idade do público alvo, condição financeira, escolaridade, hábitos de consumo e fazer esse aprofundamento não é tarefa fácil. Depois de colher essas informações, o publicitário também se responsabiliza pela parte visual da campanha, além dos meios de comunicação mais viáveis para sua veiculação.

Fisioterapia O estudante que escolher Fisioterapia encontrará, ao sair da faculdade, um mercado de trabalho aquecido e poderá atuar em clínicas especializadas – com a reabilitação muscular e/ou óssea – e hospitais, para cuidar de pacientes em UTI’s (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermarias. Outro nicho do mercado são as clínicas de estética – que têm se multiplicado por todo o país – onde o profissional pode atuar em tratamentos de combate à celulite e no pós-operatório de pacientes que fizeram cirurgia plástica. Além disso, o acompanhamento de idosos também promete absorver boa parte desses trabalhadores. Entre as disciplinas que são ministradas durante o curso universitário estão biologia, anatomia, fisiologia e disciplinas práticas, como termoterapita e cinesioterapia – respectivamente, matéria relacionada ao calor e frio e disciplina que aborda os estudos dos movimentos.

educação

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Arquitetura Desenhar, projetar, organizar espaços, pensar no conforto, funcionalidade e articulação em locais livres, todas estas funções estão atribuídas ao arquiteto e urbanista e, por este motivo, o profissional está diante de um mercado em expansão com o crescimento de moradias populares. Outros nichos de mercado para os arquitetos são o paisagismo e a projeção de utensílios, áreas que têm empregado muitos profissionais nos últimos anos, além da reforma de edificações, planejamento urbano, preservação e restauro de patrimônio histórico, arquitetura de interiores e consultoria

11


programe-se

Cultura por Natureza O Shopping Granja Viana apresenta até o dia 14 deste mês o projeto “Cultura por Natureza”, onde famosos fazem shows gratuitamente todos os finais de semana. Já passaram pelo palco do projeto a consagrada banda Demônios da Garoa e o romântico Guilherme Arantes. O próximo a se apresentar no dia 6, sábado, é Ed Motta, que relembra os sucessos de sua brilhante carreira e para encerrar a programação no dia 14, Jorge Aragão apresenta o seu samba e faz jus à velha e nova guarda do ritmo com suas canções. Aos domingos, as crianças são presenteadas com atividades especiais. Shopping Granja Viana – Rodovia Raposo Tavares, km 23,5 – Granja Viana. Informações pelo telefone 4613-9000.

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Cabrazen

Documentários Os apaixonados por documentários não podem perder a 18º edição do “É Tudo Verdade” que será realizada simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro até o próximo dia 14. A programação está recheada de bons títulos, são 82 documentários de 26 países diferentes. Entre os destaques estão os documentários de Dave Grohl, líder da banda Foo Fighters, Stanley Kubrick e a dupla de grafiteiros OSGEMEOS. Após deixar São Paulo, o projeto segue para Brasília e Campinas. A entrada é franca, mas a programação do festival deve ser conferida pelo site www.ltpa.com.br. É Tudo Verdade – Rua Mourato Coelho, 325 – cj 06 – Informações pelo telefone 3064-7485.

Se a mistura de ritmos costuma lhe causar encanto, você não pode perder a apresentação da banda “Cabrazen” no dia 5 deste mês, às 13h, na Praça Victor Civita. A banda faz uma mistura lúdica entre o regional e o moderno, sendo nomeado de “nordestino eletrônico”. Composto por Renato Di Giorgio, Rodrigo Ceccato, Pedro Arantes, Guilherme Marques e Rafael Herreira, o grupo paulista mescla em seu repertório a urbanidade paulistana à sonoridade típica do nordeste brasileiro. Praça Victor Civita – Show Cabrazen – rua Sumidouro, 580 – Pinheiros. Entrada Franca. Informações pelo telefone 3031-3689 ou pelo site www. pracavictorcivita.org. br.

Zeca Baleiro

12

Assistir a um show do Zeca Baleiro é sempre bom, mas quando a entrada é franca é ainda melhor. O cantor e compositor Zeca Baleiro se apresenta no dia 7 deste mês no Parque da Juventude, às 14h, e é destaque da programação do projeto “Cultura Livre”. O cantor apresentará o show da turnê de seu nono trabalho, lançado ano passado, intitulado “O Disco do Ano”, mas Zeca não deixará de brindar a plateia com os seus maiores sucessos, como “Salão de Beleza”, “Babylon”, “Vai de Madureira” e “Lenha. Zeca Baleiro – Parque da Juventude – avenida Zaki Narchi, 1309 – Santana. Informações pelo telefone 2251-2706.


13


saúde

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Por Ana Paula Almeida ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

D

esde que nascem, os bebês são cercados de cuidados pelos pais e têm os marcos de seu desenvolvimento devidamente acompanhados para que, caso haja algum problema de saúde, ele possa ser rapidamente tratado e corrigido. Mas, e os olhos dos pequenos? Assim que chegam ao mundo, ainda na sala de parto, uma das primeiras ações dos médicos é pingar uma gota de nitrato de prata para prevenir doenças oculares graves, mas isso não absolve os pais de acompanhar o desenvolvimento ocular das crianças. Segundo Renato Neves, oftalmologista e diretorpresidente do Eye Care Hospital de Olhos em São Paulo, o acompanhamento dos pais é fundamental para o desenvolvimento de uma visão saudável. “Existem 40 milhões de cegos no mundo, e pelo menos metade poderia enxergar se tivesse recebido socorro imediato”, explica. Entre os sintomas que devem levar os pais a procurar ajuda estão a conjuntivite nos primeiros dias de vida, manchas brancas na pupila, incômodo na presença da luz e lacrimejamento constante. 14

Olhos do bebê podem emitir sinais de que algo não está bem Fotografias podem revelar doenças oculares Quem não gosta de fotografar a família e guardar os momentos mais importantes por toda a vida? Pois o hobby pode revelar o que não é possível enxergar. Existem casos clássicos em que os pais descobriram que o filho tinha alguma doença ocular depois de revelar alguma imagem e prestar atenção às suas fotos. Preste atenção, por exemplo, quando um dos olhos traz um brilho avermelhado, comum em fotos com flashes, e o outro tem um brilho amarelado ou esbranquiçado. “Um brilho diferente pode ser sinal de retinoblastoma – um tipo curável de câncer de retina – como também infecções congênitas como a toxoplasmose, malformações da retina, presença de diferença de graus ou miopia e astigmatismo acentuados”, explica o Neves. Uma em cada 80 crianças apresentará esse tipo de brilho em um ou em ambos os olhos, por isso é importante saber que em 80% dos casos é possível tratar a doença e evitar a perda da visão.


saúde

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Diagnóstico precoce pode evitar cegueira O oftalmologista Renato Neves alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do retinoblasma, que pode levar à cegueira caso não seja diagnosticado e tratado a tempo. “Trata-se de um tipo de câncer que se desenvolve a partir das células da retina. Apesar de raro, pode levar a perda da visão ou ainda ser fatal”, conta. Ainda segundo o médico, quando diagnosticado precocemente, a doença pode ser combatida e o olho preservado. Em casos mais graves a retirada do olho é uma das medidas tomadas para que a doença não evolua e se espalhe para outras partes do corpo, e é por isso que a participação dos pais no diagnóstico precoce é fundamental, pois eles são os primeiros a notar algo estranho nos olhos das crianças por meio das fotografias.

Ambliopia é mais comum do que se pensa Os problemas de ordem visual afetam uma em cada 20 crianças em idade pré-escolar, e a ambliopia é um dos problemas mais comuns – devendo ser tratada o quanto antes para que a criança tenha oportunidade de se desenvolver normalmente. “Este não é um problema nos olhos propriamente, e sim uma desordem nos neurônios que controlam a visão. As causas mais comuns são o estrabismo – quando os olhos não estão alinhados – e a anisometropia – quando o cérebro é incapaz de balancear a diferença no poder de refração dos dois olhos e escolhe o mais fácil de usar”, explica. Segundo o especialista, na maioria dos casos, a ambliopia é tratável, porém o sucesso do tratamento depende do nível da visão inicial, da idade da criança e do tempo da ambliopia.

15


moda

Abuse das neste franjas inverno

Por Ana Paula ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

S

ucesso no mundo country, as franjas voltaram com tudo no verão 2013 e, devido o tamanho sucesso, continuam com tudo neste inverno. Com ar urbano e minimalista, ela estará presente em bolsas, jaquetas, botas e até vestidos. As peças com franjas são capazes de compor looks sofisticados e até levar as mulheres a eventos super elegantes – como festas de gala – e também a locais mais casuais e

Tenha cuidado para não errar no look Saber como combinar as peças é um segredo fundamental para não errar na composição do look, afinal, ninguém gosta de ser apontado na rua por uma escolha infeliz. Quando a franja está nos sapatos, elas podem ser combinadas com calça skinny, mini saias e shorts, fazendo a combinação perfeita. As bolsas também dão um charme a um produção mais básica e elas circularão pelas vitrines em inúmeros materiais, inclusive couro e camurça. Ocasiões formais dispensam o uso desta tendência, pois as franjas costumam chamar atenção, e essas ocasiões exigem a simplicidade e o bem estar com looks sérios e formais. 16

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

descontraídos, como um barzinho. Tudo vai depender da escolha das peças e da composição. Franjas também são capazes de dar aquele movimento às peças, mas é preciso tomar cuidado com os excessos, o que deixa a produção elegante é o minimalismo, ou seja, não pode combinar uma blusa de franjas, com uma saia de franjas e botas com franjas.

Dicas de como usar sem fazer feio • Não misture muitas peças com franjas no mesmo look; • Peças em camurça e couro são mais pesadas e combinam com programas informais; • Franjas costumam dar volume e movimento ao visual, mas é aconselhável verificar se elas não engordam a silhueta antes de desfilar com elas pela cidade; • Bolsas com franjas devem ser usadas com calça jeans, vestidos, saias e blusas sem detalhes. Não combine este acessório com sapatos de salto e calças curtas.


O

01-Sneaker Pink Connection Cadarço Preto R$ 124,95 www.dafiti.com.br

01

outono chegou e trouxe com ele temperaturas mais amenas, preparando o paulistano para o friozinho do inverno. É tempo de trocar as sandálias por sapatos, as rasteirinhas por botas, e os vestidinhos por casacos e blusas mais pesadas. Para ajudar na escolha das novas peças de seu guarda-roupas a Free São Paulo fez uma pesquisa de preços com os itens que vão desfilar pelas ruas de São Paulo nos dias mais frios. Aproveite as dicas e arrase nas estações mais chiques do ano.

02-Bota FiveBlu Franjas Vinho R$ 329,90 www.dafiti.com.br 03-Blusa gola alta em cotton light R$ 46,90 www.malwee.com.br

02

04-Calça cigarrete com elastano R$ 129,00 www.malwee.com.br

03

05

vitrine

Estação chique

Por Ana Paula Almeida ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

05-Cachecol Johnstons em lã R$ 135,00 www.benevento.com. br

04

07

06-Blusa Canelada Gola Role R$ 215,00 www.lojadeinverno. com.br 07-Jaqueta Couro Ecológico Colcci Comfort Tachas Branca R$ 599,00 www.dafiti.com.br

06

08-Casaco FiveBlu Out Preto R$ 149,90 www.dafiti.com.br 08

09-Bota Flat Cano Longo Cravinhos Preta R$ 199,90 www.dafiti.com.br

09

10-Camisa FiveBlu Urban Laranja R$ 129,90 www.dafiti.com.br 10 17


capa

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

E

m 2011, a prefeitura de São Paulo interditou o Shopping Center Norte, o segundo maior do Estado em movimentação, por ele ter sido construído sobre um antigo lixão e, assim, ter acúmulo de gás metano – que é inflamável – no seu subsolo. O risco de explosão era real, segundo a prefeitura, na época. O estabelecimento foi reaberto e, aparentemente, o perigo está sob controle. Mas, o Center Norte, segundo especialistas, é apenas a “ponta do iceberg”. Dados da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), agência ambiental paulista, apontam a existência de 4.131 áreas contaminadas somente na capital. Já o relatório de Áreas Contaminadas da prefeitura, atualizado em janeiro, revela cerca de 300 pontos; alguns deles em áreas nobres da cidade, como as avenidas Paulista e a Giovanni Gronchi. Mas os números podem ser bem maiores, segundo especialistas, o que transformam São Paulo numa verdadeira “bomba-relógio”.

Uma cidade

“contaminada” Por Gil Campos gil.campos@freesaopaulo.com.br Fotos: Gil Campos e divulgação

18


No Morumbi, a avenida Giovanni Bronchi apresenta ponto de contaminação

A avenida Paulista está na relação de áreas contaminadas da prefeitura

O risco de explosão, segundo a prefeitura de São Paulo, fez com que o Shopping Center Norte, na zona norte, o segundo maior de São Paulo em movimentação, por onde passam cerca de 80 mil pessoas por dia, ficasse fechado – por dois dias. O empreendimento, construído sobre um antigo lixão, tinha acúmulo de gás metano no seu subsolo. Na época, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), agência ambiental paulista, emitiu relatório confirmando os riscos, o que ocasionou o fechamento e multa diária de R$ 17.450 imposta ao shopping a partir do dia 19 de setembro daquele ano. A área contaminada é ocupada pelo Center Norte desde 1984. Estudo realizado em 2009 mostrou concentrações de metano acima do limite inferior de inflamabilidade, caracterizando uma situação de risco em diversas partes do estabelecimento. Durante os dois dias em que o Center Norte ficou fechado, a administração do estabelecimento instalou 11 drenos a nove máquinas a vácuo - um a mais que o previsto no acordo com o Ministério Público. E só assim, o shopping foi reaberto ao público. Ou seja, os riscos de explosão diminuíram, mas segundo especialistas, “apenas dimunuíram”. Para Edson Domingues, de 44 anos, mestrando em Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o caso Center Norte é apenas “a ponta do iceberg”. “O que temos nos relatórios oficiais são apenas o que é enxergado. Há várias outras áreas que não estão sendo tratadas ou que ainda não foram descobertas. E isso transforma São Paulo numa verdadeira bomba-relógio”, afirmou. Já o advogado e consultor ambiental Antonio Fernando Pinheiro Pedro, 53, ex-consultor da ONU e do Banco Mundial, não usa o mesmo termo de Domingues para designar a atual situação, mas diz que São Paulo é “um grande pântano contaminante”. “Os números dos relatórios oficiais devem ser bem maiores. Ainda existem muitas áreas ocupadas anteriormente por oficinas e fábricas, por exemplo, que hoje tiveram seu uso modificado pelo avanço da atividades imobiliária residencial na capital, e que são desconhecidas da Cetesb. E o índice de contaminação dessas áreas é muito alto”, explicou. Pinheiro Pedro se refere ao estudo de “Relação de áreas contaminadas e reabilitadas no Estado de São Paulo”, desenvolvido pela Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental da Cetesb, em 2011, que aponta, na capital, 1.329 pontos de contaminação; 706 nos 38 municípios da região metropolitana; 1.549 em cidades do interior; 316 no litoral; e 229 no Vale do Paraíba.

capa

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

19


20

2002 256 2003 727 2004 1.336 2005 (mai) 1.504 2005 (nov) 1.596 2006 (mai) 1.664 2006 (nov) 1.822 2007 (nov) 2.272 2008 (nov) 2.514 2009 (nov) 2.904 2010 (dez) 3.675 2011 (dez) 4.131

capa

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Bomba do Center Norte onde foi instalado dreno para minimizar efeitos do metano

Ă reas contaminadas

(evolução)

* Fonte: Cetesb


Center Norte ainda consta na lista das áreas contaminadas críticas da Cetesb

capa

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

O Shopping Center Norte ainda consta na relação de áreas contaminadas críticas que a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) mantém em seu site www.cetesb.sp.gov.br. Além do empreendimento, figura a relação os aterros industriais Mantovani e Centrin; os bairros Jurubatuba (Santo Amaro), Vila Carioca (região do Ipiranga) e Jardim das Oliveiras (São Bernardo do Campo); o condomínio residencial Barão de Mauá, em Mauá; as Mansões de Santo Antonio (Concima), em Campinas; as Indústrias Reunidas Matarazzo (São Caetano do Sul); e os conjuntos Cohab na Vila Nova Cachoeirinha e Heliópolis. Quanto ao caso específico do Center Norte, a Cetesb informou à Revista Free São Paulo que, tanto no empreendimento como no conjunto Cingapura/Zaki Narchi, “a remediação propriamente dita não foi e não está ainda sendo feita, mas, sim, um controle do metano a partir da implantação de sistemas de extração de gases”. E garantiu que, em relação a riscos de explosões, pelas medições realizadas até o momento, “não há risco iminente”. “Acrescentamos que, no caso do complexo do Shopping Center Norte, a novidade é que eles entregaram no final de 2012 o Relatório de Investigação Detalhada (incluindo análises do solo e das águas subterrâneas), que está sendo analisado e que é um passo importante para a futura efetiva remediação da área”. No dia 21 de março, a reportagem encaminhou e-mail à assessoria de imprensa do shopping e manteve contatos telefônicos solicitando informações sobre os procedimentos implementados para evitar o acúmulo do gás metano em seu subsolo, qual a periodicidade da medição e questionando sobre os motivos de o Center Norte ainda estar na lista de áreas contaminadas críticas da agência ambiental paulista, mas até a conclusão desta edição, o empreendimento não respondeu.

21


capa

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Áreas contaminadas no Estado São Paulo - 1.329 Região Metropolitana – 708 Interior – 1.549 Litoral – 316

(por atividade)

Áreas contaminadas

Vale do Paraíba – 229

22


capa

Edson Domingues

“Jeitinho brasileiro” burla a legislação, aponta especialista O mestrando Edson Domingues, de 44 anos, da Universidade de São Paulo (USP), disse que o problema de hoje pode ser explicado a partir do governo Prestes Maia, na década de 1940, quando ele iniciou o plano de urbanismo da capital. Dentro do plano, o rio Tietê que era sinuoso foi retificado, ou seja, transformado em um canal, o que lhe deu maior vazão e saneamento. Mas com a retificação do rio, foram feitas várias lagoas naturais ao longo de sua extensão e, como o passar dos anos, essas lagoas foram aterradas com resíduos domésticos e, também, industriais, principalmente areia de fundição e desengraxantes, os conhecidos VOCs, compostos orgânicos voláteis. “Em todo eixo do rio Tietê existe uma megacontaminação de solo, que traz riscos à saúde pública, ao lençol freático e, em alguns casos, riscos de explosão. Levantamento preliminar organizado por Domingues apontam, pelo menos, 147 áreas contaminadas dentro do perímetro do Tietê e que atingem vários bairros como Casa Verde, Limão, Barra Funda, Lapa, Belém, Mooca, Pari, Santana, Bom Retiro, Santa Cecília, Vila Guilherme, Vila Maria, Brás, Catumbi, Canindé, Vila Anastácio, Pari, Pirituba, Belenzinho, Água Branca, entre outros. Segundo ele, o sistema de verticalização de São Paulo coloca em risco a saúde dos futuros moradores dos condomínios residenciais. “Uma área contaminada só pode ser vendida após o problema ter sido saneado. Como o sistema de saneamento de passivo ambiental é caro e lento, há casos de proprietários se tornarem parceiros das construtoras em troca de alguns apartamentos. Assim, eles burlam a legislação, construindo sobre a área contaminada. É o famoso jeitinho brasileiro”, denunciou. Domingos informou que empresas como Leroy Merlin, na Barra Funda; Telha Norte, na Água Branca; Condomínio Cingapura, no Parque Novo Mundo, e o próprio prédio da Superintendência da Polícia Federal, estarem sobre área contaminada. “Todo eixo de retificação do Tietê é área contaminada”, ratificou.

23


capa

“Estado deveria transferir responsabilidade para municípios” O consultor ambiental Antonio Fernando Pinheiro Pedro se mostrou preocupado com os números de áreas contaminadas em São Paulo. Ele denunciou a existência de 108 pontos clandestinos de “bota-fora” da construção civil que só pioram a situação. “Os índices de contaminação são muito altos e a expansão urbana é preocupante, principalmente nas regiões das marginais Tietê e Pinheiro, e zona leste da capital”, apontou. Ex-consultor da ONU e do Banco Mundial, ele explicou que há um detalhe a ser observado: o Estado, que fiscaliza a área contaminada e a prefeitura liderando as áreas para construção, mas sem controle ambiental para a destinação dos resíduos da construção civil. “A zona sul é um exemplo clássico do boom de empreendimentos imobiliários, como Barueri e Chácara Santo Antonio”, observou. Para o consultor ambiental, uma solução para diminuir o número de áreas contaminadas seria o Estado transferir a responsabilidade para os municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), cobrando a vinculação do Habite-se à destinação dos resíduos da construção civil.

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Pinheiro Pedro

“O aumento constante do número de áreas contaminadas é devido à ação rotineira de fiscalização” Cetesb

Vereador que acabar com a “tutela da mão invisível” O vereador Aurélio Nomura (PSDB) apresentou projeto de lei que estabelece o prazo de 18 meses para que os proprietários de áreas contaminadas façam o saneamento de imóveis com passivos ambientais. O prazo, segundo a proposta, poderá ser prorrogável pelo mesmo período. O projeto já deu entrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de São Paulo. O objetivo maior é acabar com a “tutela da mão invisível sobre as áreas contaminadas”. Há casos emblemáticos, afirma a justificativa da proposta, como o da Shell, na Vila Carioca; o da Novartis e Bayer, na Bacia do Jurubatuba, e mais recentemente, a identificação da contaminação da área do futuro Centro de Convenções de São Paulo. “O drama se amplia quando envolve saúde pública. Recentemente, o condomínio Barão de Mauá, em Mauá, foi notícia em todo o Brasil com a exposição de seus condôminos aos contaminantes enterrados no subsolo do local onde funcionava a antiga Cofap. Outros casos foram repercutidos em menor grau, como é o caso do Jardim Keralux e USP Leste”, apontou. Segundo ele, casos surgem todos os dias. “Não há marco regulatório para os responsáveis quando o assunto é prazo. Necessário desse modo, providências por parte do Legislativo. Afinal, é sabido que manchas de contaminantes não estão inertes, caminham ainda que a passos lentos rumos a corpos d’água, colocando em risco nosso lençol freático”. O vereador tucano também sugeriu a constituição da Comissão de Estudos para Analisar, Acompanhar, Compreender e Estudar as Atividades de Descontaminação de Solo e Destinação dos Respectivos Resíduos dos Processos de Saneamento dos Passivos Ambientais decorrentes de Atividades Econômica na Cidade de São Paulo ocorrida entre as décadas de 60 e o ano de 2013.

24

Vereador Nomura


viagem

Aproveite o

fim de semana e viaje com a família

Por Ana Paula Almeida - ana.paula@freesaopaulo.com.br - Fotos: divulgação

A

pesar de ser garantida por uma lei trabalhista, nem todos conseguem tirar 30 dias de férias para descansar e curtir a família. Para estas pessoas, os finais de semana costumam ser a oportunidade para o

relaxamento. Para ajudar os que ainda não decidiram o roteiro de viagens, a Free São Paulo separou alguns destinos bem próximos à capital, mas que oferecem lazer e infraestrutura para bons momentos e ótimas lembranças.

Embu das Artes

Guararema Guararema é um recanto que reúne história e natureza a 100 km de distância da capital. Cortada pelo rio Paraíba do Sul e rodeada de montanhas, o município também é conhecido pela produção de flores e por seus hotéis fazenda que atraem milhares de turistas todos os finais de semana. Entre os pontos turísticos da cidade estão o Recanto do Américo – com miniparque, pontes e decks que ligam as margens do Paraíba a duas ilhas – e os casarões históricos do século 18, como o Armazém do Chico.

Serviço de hospedagem Pousada Arandela

Estrada da Fazenda do Banco, 621 Ponte Alta – Guararema Telefone: (11) 4695-1959

Pousada Calil

Rua 23 de Maio, 415 Centro – Guararema Telefone: (11) 4693-2556

Embu das Artes está recheada de hotéis fazenda, perfeitos para um fim de semana em família e, além disso, está a um pulo da capital já que apenas 30 km separam os municípios. A cidade, que até pouco tempo atrás era chamada apenas de Embu, ganhou o “sobrenome” Artes por seus artesãos e sua famosa feirinha, responsável por atrair milhares de turistas Cidade com ares do interior a todos os meses. Apesar do nome meia hora de São Paulo, Nazaré ser conjugado no diminutivo, a Paulista é ideal para o descanso feirinha de Embu conta com mais da família num fim de semana de 460 expositores que levam sua prolongado. Além dos hotéis, os arte ao seu Centro Histórico. pescadores de plantão podem Tombada como Patrimônio aproveitar uma tarde de pesca às da Humanidade, a Igreja de margens do rio Atibainha. Nossa Senhora do Rosário abriga Outro atrativo é o clima de cidade também o Museu de Arte Sacra serrana, já que Nazaré fica a mil dos Jesuítas com seu grande metros de altitude, e trilhas para acervo de peças confeccionadas caminhada e mountain bike, entre os séculos 17 e 19. além de passeios pela represa do O Museu do Índio e os Atibainha, sendo possível chegar restaurantes são atrativos a bem perto da barragem. parte.

Nazaré Paulista

Serviço Villa Galícia Hotel Fazenda

Rodovia Dom Pedro, I – Km 56 Telefone: (11) 4597-1306 www.villagalicia.com.br

Serviço Embu Park Hotel

Rod. Regis Bittencourt Km 283 Antigo Km 28 Aguas Espraiadas – Embu Telefone: (11) 4704-5123

25


lazer

Mês de abril

é marcado por shows

Q

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo Por: Ana Paula Almeida ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

gratuitos na Fnac

ue tal agregar a paixão pela música e pela leitura e curtir bons shows na Fnac? Em abril, a livraria promove uma série de shows nas três lojas que possui na capital, entre os destaques estão Demônios da Garoa – comemorando 70 anos de carreira -, Patrícia Marx – comemorando 30 anos de carreira -, Júnior Meireles – do The Voice Brasil – ,e Dona Inah – que surgiu aos 69 anos para a música. Todas as apresentações serão abertas ao público. A entrada é gratuita.

Dia 5, às 20h, na Fnac Morumbi toca Patrícia Marx

A cantora vem a São Paulo para comemorar seus 30 anos de carreira e apresenta o seu novo trabalho – com CD e DVD – intitulado “Trinta”, com participações especiais de Seu Jorge e Ed Motta. No repertório o show, além das faixas inéditas, Patrícia apresentará sucessos como “Espelho d’água” e “Sonho de Amor”, a última foi recentemente regravada pela dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano.

Uma das revelações do programa “The Voice Brasil” lança seu mais recente trabalho em show intimista na Fnac. Em “Da Boca pra Fora”, o artista usa a voz, o violão e um loopstation para interpretar as canções de maneira inusitada, contruindo ao vivo seus arranjos. Atualmente, o músico, cantor e compositor está muito requisitado por renomados cantores do cenário mundial e já dividiu palco com Ney Matogrosso, Bobby McFerrin, Flora Purim, Airto Moreira e Leila Pinheiro.

Dia 11, às 19h30 na Fnac Pinheiros toca Álvaro Petersen 26

Conhecido pela atuação com os personagens/bonecos Cobra Celeste e Godofredo – ambos do Castelo Ra-Tim-Bum -, Oriba, Dito e Vovó, o ator, cantor, compositor e instrumentista Álvaro Petersen lança seu mais novo trabalho voltado aos adultos com composições próprias: Sibipiruna, e promete emocionar os presentes num show intimista e gratuito.

Dia 19, às 20h, na Fnac Morumbi toca Babi Mendes

Dia 11, às 20h, na Fnac Morumbi toca Junior Meirelles

Babi Mendes já foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira na categoria “Melhor Disco em Língua Estrangeira”, e apresenta ao público algumas canções de seu primeiro disco “Short Stories”. Composto por 10 faixas, as canções são pequenos contos do cotidiano, histórias da vida construídas de forma agradável e límpida e de grande criatividade.


Dia 19, às 19h30, na Fnac Pinheiros toca Demônios da Garoa

Comemorando 70 anos de existência, o grupo Demônios da Garoa leva seu estilo e marca própria aos frequentadores da Fnac Pinheiros no dia 19. Lenda viva da música brasileira e com a cara de São Paulo, uma das bandas mais antigas do país tem uma forma original de interpretar o jeito de falar do povo paulista. Além dos antigos sucessos, a banda apresentará o repertório de seu mais novo trabalho “Vem Cantar Comigo” – em CD e DVD – e promete agradar desde os fãs mais antigos até os mais novos, que descobriram a alegria e personalidade marcante do grupo.

Vinícius Calderoni - paulistano e também integra o grupo 5 A Seco – apresenta o seu segundo álbum “Para abrir os paladares” na Fnac Pinheiros, no dia 23. O disco é um mergulho em uma sonoridade pop erudita, riquíssima em timbres e texturas, alternando formações instrumentais consagradas com experiências sonoras não catalogadas.

Dia 23, às 19h, na Fnac Paulista, e dia 25, às 20h, na Fnac Morumbi toca Gabriel Leite

lazer

siga-nos em: facebook/FreeSaoPaulo

Dia 23, às 19h30 na Fnac Pinheiros toca Vinícius Calderoni

Os fãs de artistas multi-instrumentistas devem reservar as datas em que Gabriel Leite tocará na Fnac para se encantar com o talento do artista que apresenta seu DVD “O Melhor vai Começar”, onde resgata e valoriza a obra de grandes artistas nacionais, criando um novo conceito para a música instrumental brasileira. Dando início à série, colocou sua interpretação em sucessos de Guilherme Arantes, que transmitiu sensibilidade em sua participação especial na gravação do DVD, cantando duas de suas composições.

Serviço Fnac Morumbi Morumbi Shopping Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 Informações pelo telefone 3206-2000 Fnac Paulista Avenida Paulista, 901 e Alameda Santos 960 Informações pelo telefone 2123-2000 Fnac Pinheiros Avenida Pedroso de Morais, 858 Informações pelo telefone 3579-2000

Dona Inah é ligada à música desde criança, mas só teve seu talento reconhecido em 2005, aos 69 anos, quando ganhou o Prêmio Tim, na categoria Revelação, com seu primeiro CD “Divino Samba Meu”, e então sua carreira deslanchou. Lançando seu terceiro álbum “Fonte de Emoção”, dona Inah conta com músicas inéditas de Monarco e Délcio Carvalho. Os arranjos são de Zé Barbeiro e o acompanhamento do grupo Cadeira de Balanço.

Dia 24, às 19h30, na Fnac Pinheiros toca Dona Inah

27


na tela

Mama Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e Annabel (Jessica Chastain) têm o desafio de criar as duas sobrinhas que passaram cinco anos sozinhas numa floresta. Mas logo eles percebem que existe algo errado. As duas conversam frequentemente com uma entidade invisível, que chamam de “Mama”.

Uma História de Amor e Fúria

Por Raissa Lira redacao@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

Um filme de animação que retrata o amor entre um herói imortal, por sua amada, por quem é apaixonado há 600 anos. Como pano de fundo do romance, o longa ressalta quatro fases da história do Brasil: a colonização, a escravidão, o Regime Militar e o futuro, em 2096, quando haverá guerra pela água. Destinado ao público jovem e adulto com traço e linguagem de HQ, o filme traz Selton Mello e Camila Pitanga dublando os protagonistas.

A Bela que Dorme Após 17 anos em coma vegetativo, Eluana Eglaro vai morrer. Este símbolo italiano reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. Um senador entra em conflito às vésperas de um voto de lei sobre a eutanásia, enquanto sofre pressões de seu partido político. Sua filha, Maria, é uma militante pró-vida que decide protestar em frente à clínica onde ocorre a hospitalização de Eluana. Roberto e seu irmão brigam sobre o tema, defendendo posições opostas.

Thérèse D Thérèse (Audrey Tautou) é uma adorável e espirituosa jovem mulher que se casa com Bernard Desqueyroux (Gilles Lellouche), seu vizinho, transformando assim suas respectivas terras em uma grande propriedade. Bernard tolera a personalidade e as opiniões fortes de sua brilhante esposa, mas ela logo se vê sufocada pelo tédio de sua vida provincial e pela mediocridade intelectual de seu marido. Ela sonha com a efervescência cultural de Paris e começa a procurar uma maneira de revolucionar sua vida.

28


TOURO Não invente problemas nas relações pessoais, em especial na vida a dois. A discussão em torno das divergências é fator de perturbação. Cuide bem das coisas de seu trabalho.

O ambiente social apresenta situações e pessoas que podem lhe encantar. Você visualiza melhor seus intentos para o futuro e, a partir deles, deve firmar seus sonhos de vida.

LEÃO Um dia estimulante para o relacionamento a dois e os sentimentos inspirados. Uma especial harmonia está presente, especialmente se deixar de lado a atitude impositiva.

VIRGEM Momento para se desfazer do passado, caminho para vir a enxergar o futuro. Algumas mudanças podem ser fáceis e felizes. Os encontros amorosos são profundos e intensos.

SAGITÁRIO Importante encontro afetivo está por acontecer. Uma explosão de sentimentos tira você da mesmice. Você necessita de liberdade para as afeições e sentimentos.

GÊMEOS Agitação de pensamentos e emoções, em especial em torno de assuntos filosóficos e religiosos. Não insista nos problemas, abra-se às soluções. Pense em um futuro melhor.

LIBRA A renovação nas relações e uniões se acelera ainda mais. Um grande encontro acontece em meio a novas condições. Renovação do alento na disposição para com as pessoas.

AQUÁRIO A renovação das rotinas, estudos e relacionamentos será bastante intensa. Gestos radicais podem ser feitos no momento certo.

CAPRICÓRNIO Um momento de forte renovação na vida doméstica e familiar. As afeições se intensificam. Deixe de querer controlar tudo e perceba um novo mundo que pode nascer.

CÂNCER Um dia de sentimentos inspirados e de grande sensibilidade às pessoas. Atenção para não se expor demais diante do que lhe perturba. Sentimentos negativos surgem à toa.

ESCORPIÃO O trabalho trará as novidades mais importantes, embora algumas digam respeito às relações humanas e parcerias. Algum encontro feliz acontece em seu trabalho.

PEIXES Momento de importante renovação na vida financeira. Reveja os acordos e participações. Usufrua intensamente os bens que estão ao seu dispor.

horóscopo

ÁRIES


classificados

sensitiva espiritual

experiência e verdade.

Trabalhos poderosos e únicos com a força dos 7 anjos de luz.

trago seu amor e sua paz. união para o amor

(11) 3452-2621 / 9 8360-1360 / 9 5957-1154 região santo amaro


31


carro

tem que ser

solution

Seminovo sem stress e na Seminovos Localiza.

UNO vIvACE 4P 2012 COMPLETO

ou ENTRADA + pARcElAs EM ATÉ

10X 25.900, à vISTA, A PARTIR DE R$

sEM JuRos* DIÇÕES CONSULTE CON

. DE PAGAMENTO

SANDERO EXPRESSION 1.6 2012 COMPLETO à vISTA, A PARTIR DE R$

29.490,

FOCUS HATCH GLX 1.6 2012 COMPLETO

Os carrOs cOmpletOs vêm cOm:

à vISTA, A PARTIR DE R$

Ar-condicionado Direção hidráulica Vidros elétricos Travas elétricas Pintura metálica

41.990,

ENTREGA IMEDIATA! Viabilizamos troca | www.seminovoslocaliza.com.br |

ABERTO TODOS OS DOMINGOS.

QUILOMETRAGEM

VILA LeOpOLDINA:

AUTO SHOppING CIDADe:

ITAIm pAULISTA:

LApA:

eNG. CAeTANO ÁLVAReS:

RICARDO JAFFeT:

SANTO ANDRÉ:

GARANTIDA

peNHA:

mORUmBI:

VILA GUILHeRme:

VILA pRUDeNTe:

JOãO DIAS:

NAçõeS UNIDAS:

OSASCO:

SãO BeRNARDO DO CAmpO:

3646 2550 3717 8080 2571 8830 3611 2701 2255 2343 5058 9700 4478 4850 4335 3466 2227 9970 3740 6600 3546 1650 2121 9800 5523 6939 5524 8873 3681 9090

Respeite a sinalização de trânsito. Focus Hatch GLX 1.6 11/12. Sandero Expression 1.6 11/12. *Uno Vivace 1.0 4P 11/12, à vista, a partir de R$25.900 ou entrada de R$15.900 + 10.000 parcelados em até 10x sem juros nos cartões de crédito. Parcelamento em até 10x sem32 juros, válido somente nos cartões de crédito American Express, Visa e Mastercard e limitado ao valor de R$10.000. Entrada/financiamento sujeitos à aprovação de crédito pela financeira/adm. do cartão de crédito. Fotos ilustrativas. Ofertas válidas até 4/4/13 ou enquanto durarem nossos estoques.


FreeSP l No. 72