FreeSP l No. 51

Page 1

O ator Thiago Fragoso diz que, acidente no palco, lhe deu uma grande lição

{ ano 1 - n 51 }

{ 11 out }

ENTREVISTA

Distribuição Gratuita

Roteiro Radical Do paraquedismo ao balonismo. Praticados em várias cidades de São Paulo, em meio a matas e cachoeiras, os esportes radicais são a receita para eliminar o estresse da semana

IAL:

ESPEC

DE GUIA ISSÕES PROF

CINEMA: Procurando Nemo 3D / MODA: Vista-se como as famosas, sem gastar muito / NOTAS: Semana das Crianças


progra

ma

AGORA É

HORA DE DEIXAR

O TERNO DE LADO E

MÃOS À OBRA Assista todos os

Sábados

18h

Mãos à obra é um programa que mostra um dia na vida de um executivo de uma grande corporação realizando papéis diferentes do seu dentro da empresa. Ao mesmo tempo que o executivo é convidado pelo apresentador Rodrigo Barros a executar funções, que no organograma corporativo estão abaixo da sua, o programa mostrará de forma leve e bem-humorada o funcionamento da linha de produção e as curiosidades inerentes aos processos de fabricação.

02


03


{ charge } Edgard Saraceni

Quinta-feira

é dia de

Free SP no

Free São Paulo, toda quinta, grátis no Metrô

Metrô A maior revista gratuita do

Brasil

2

Auditoria de tiragem e circulação.

Multiplicação de leitores 500 mil leitores semanais. Mais de 2 milhões de leitores por mês. Em média, cada exemplar é lido por até 5 pessoas, fazendo com que sua campanha se multiplique. São milhares de pessoas recebendo a revista em seus pontos de distribuição e compartilhando em casa, consultórios, escritórios, entre outros locais.

3

Distribuição em todas as estações do Metrô

4

Efeito Valorização

5

“Limpo” que passa de mão em mão

6

Excelente CPM

7

64 estações do Metrô e 4 CPTM.

Revista com diagramação moderna e conteúdo atraente, em sintonia com pautas atuais, que passam ao leitor a sensação de que ele ganhou algo de valor. Este aspecto pode ser comprovado nos pontos de distribuição, onde já se nota a procura voluntária das pessoas pelo veiculo.

Por se tratar de uma revista, é um produto “limpo”, diferente dos jornais que - pelo próprio material e papel utilizado passam outra impressão após a primeira leitura.Desta forma, os leitores/consumidores ficam a maior tempo com a Free São Paulo em suas mãos, inclusive entregando-a a terceiros com a recomendação de leitura.

Com esse efeito multiplicador o custo por mil se torna atraente em relação a outras mídias

Glamour de revista Dinâmica de jornal

www.freesaopaulo.com.br

1

100 mil exemplares semanais auditados

Com periodicidade semanal, ela consegue conciliar os benefícios da revista, sem perder o dinamismo do jornal semanal.

Tenha resultado Seja visto

Seja Free

CONQUISTA - Os candidatos Serra (PSDB) e Haddad (PT), que vão disputar o segundo turno das eleições em São Paulo, estão tentando conquistar o apoio de Celso Russomano (PRB), que despencou nas votações e ficou em terceiro lugar { opinião }

Russomano, uma noiva disputadíssima

A Revista Free São Paulo é uma publicação do Grupo MG Com

·

Publisher: Luciano Maciel (luciano@freesp.com.br) Editor: Gil Campos Revisão: Ana Fabrício Reportagem: Gil Campos e Ana Paula Almeida Diretor Comercial: Agnaldo Antônio (aantonio@freesp.com.br) - Tel. (11) 2823-0800 Diretor de Marketing: Waltinho Saavedra (marketing@freesp.com.br) Projeto Gráfico e Diagramação: Agência Comunnica (contato@ comunnica.com.br Arte: Ana Flávia Canto Executivos: Albany Rezende, Cristina Stepanov, Jô Gonçalves, Kise Sousa, Michele Oliveira e Robson de Moraes Impressão Plural Industria Gráfica LTDA Distribuição gratuita estações do Metrô + 4 CPTM + Cruzamentos SP Tiragem e distribuição: auditados pela BDO.

·

·

Anuncie 11 2823 0800

Marcelo Crivella, no Ministério da Pesca. Russomano, que despontou como azarão do pleito durante quase todo o primeiro turno, conquistou o terceiro lugar com 1.324.021 votos (21,6%). Com base nestes números, o PRB tenta valorizar o seu passe junto ao governo federal, e deve exigir um ministério com maior orçamento. Já Serra, que numa reação espetacular ficou em primeiro lugar na votação, obtendo 1.884.849 votos (31%), não vê muitas esperanças de conquistar o “amor” de Russomano. Mesmo assim, o diálogo com o “pai da noiva” está em aberto. Até o fechamento desta edição, a disputadíssima noiva não havia decidido para qual pretendente irá dizer “sim”.

Antes, Celso Russomano, do nanico PRB, era um candidato sem propostas, sem equipe para governar e, até mesmo, um aventureiro. Agora, tentando conquistar o apoio dele para o segundo turno das eleições, o petista Fernando Haddad, que teve 1.776.317 votos válidos no primeiro turno (28,98%), e vai disputar com José Serra (PSDB) a prefeitura, mudou o discurso e passou a elogiar as propostas de adversário, principalmente às ligadas à segurança pública e ao funcionalismo. A própria presidente Dilma Rousseff (PT) deverá, mais uma vez, “meter o bico” em São Paulo e cobrar apoio do PRB, que tem o bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) e senador pelo Rio de Janeiro,

·

·

·

·

·

·

04


Dia 12 de novembro

você tem um encontro com o cinema nacional.

Mas não perca. É só

segunda, dia 12 de novembro, em todas as salas Cinemark.

Renda revertida para iniciativas de apoio ao cinema nacional. O Projeta Brasil Cinemark tem grande colaboração de todos os produtores e distribuidores que cedem seus filmes para o evento. A atriz Ingrid Guimarães e o fotógrafo Alexandre Salgado cederam seus cachês.

05


{ entrevista }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

“Aprendi que nada na vida é tão urgente”, Por Márcio Mello Fotos: divulgação redacao@freesaopaulo.com.br

Thiago Fragoso está no ar na pele do advogado Edgar, da novela “Lado a Lado”. Perto de completar 31 anos e com vários papeis marcantes na carreira, como o Nando, de “O Clone”; Capitão Estevão, de “A Casa das Sete Mulheres”; e Marcos, de “O Profeta”; o ator afirma que se entregou de corpo e alma ao novo trabalho

Ainda recuperando-se do acidente sofrido durante a apresentação do musical “Xanadu”, em janeiro deste ano, no Rio de Janeiro, Thiago Fragoso está no ar na pele do advogado Edgar, da novela “Lado a Lado”. Na trama de João Ximenes Braga e Claudia Lage, o personagem vive uma grande paixão por Laura, uma jovem contestadora e à frente de seu tempo. Perto de completar 31 anos, e com vários papeis marcantes na carreira como o Nando, de “O Clone”; Capitão Estevão, de “A Casa das Sete Mulheres”; e Marcos, de “O Profeta”; o ator afirma que se entregou de corpo e alma ao novo trabalho. Mais uma vez vivendo um mocinho na tevê, Thiago brinca e diz não se ver dessa forma. Mais experiente após o episódio em “Xanadu”, Thiago afirma que sua visão sobre a vida mudou, e, hoje, ele dá ainda mais valor à família e não dispensa momentos importantes com a esposa Mariana Vaz e o filho Benjamin.

06


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

{ entrevista }

- Em “Lado a Lado”, a relação entre seu personagem, Edgar, e Laura (Marjorie Estiano) começa morna, mas depois esquenta. O que faz os sentimentos mudarem? THIAGO FRAGOSO - O tempo que o Edgar passou em Portugal acabou afastando-o de Laura, e o sentimento entre eles dá uma esfriada por conta desse distanciamento. Mesmo casandose sem estar apaixonado, Edgar, com o tempo, começa a gostar dela. Ele vê que Laura é uma mulher generosa, à frente do seu tempo. Ele se encanta pela forma como ela luta por seus ideais. Quando percebe que os dois têm uma similaridade nos pensamentos e nos sentimentos, Edgar começa a se apaixonar de verdade por ela.

- Apesar de ser avesso ao rótulo, você é considerado um dos galãs da sua geração e, mais uma vez, vive um mocinho em uma novela. Isso lhe incomoda?

THIAGO FRAGOSO - Eu não me considero um galã. Mas sei que as pessoas acham e me dão papel de galã. Acho estranho porque essa coisa de galã está associada ao cara que é bonitinho e que não tem talento. Mesmo eu tendo a cara de bonzinho, consigo fazer papeis fortes como o Márcio Hayalla, um cara bipolar, que via fantasmas, em ‘O Astro’. Assim como outros personagens que fogem desse perfil, como o Marcos, de ‘O Profeta’; o Nando, em ‘O Clone’. Eu sempre me coloquei na obrigação de mudar o meu processo a cada trabalho. E isso me dá flexibilidade até mesmo para eu me tornar um ator versátil.

- Você sofreu um grave acidente durante o musical “Xanadu” teve fraturas nas costelas após a queda de cinco metros de altura, enquanto encenava um voo. Você tem tomado alguns cuidados específicos durante as gravações das cenas da novela?

THIAGO FRAGOSO - Preciso fazer as sessões de fisioterapia, mas isso já era esperado. Porém, comecei a trabalhar pesado. Claro que respeitando os meus limites durante as gravações. Ainda bem que o Edgar não me exige correr atrás de cavalo, de ter que montar e fazer muitos movimentos bruscos, rápidos. É importante deixar claro que o meu tratamento não representa nenhum tipo de empecilho.

Sou um pai presente, troco as fraldas, dou banho

- Mudou a sua maneira de enxergar a vida, depois do acidente?

THIAGO FRAGOSO - O saldo que fica disso tudo é que hoje eu estou consciente dos meus atos, do meu tamanho, do que realmente eu posso fazer. Agora, eu me respeito mais. Durante o meu período de recuperação, fiquei mais grudado com a minha família. Aprendi que nada na vida é tão urgente, nada é tão importante, apesar de a gente achar que a nossa vida depende disso ou daquilo. E isso não é verdade. Hoje tenho mais fluidez, mais tranquilidade, e estou num momento muito feliz com a minha mulher, com o meu filho, com a nossa casinha.

- Por falar em família, você é pai de Benjamin. Quando está em casa, fica grudado com o seu filho o tempo inteiro?

THIAGO FRAGOSO - Sou um pai presente, troco as fraldas, dou banho, levo para a creche, faço tudo com o meu filho. Ele é muito grudado comigo. Quando chego em casa, ele adora fazer xixi em cima de mim. Por isso é que digo que não sou um galã (risos), até porque fico na fila para pagar as minhas contas, assim como qualquer outra pessoa.

- Apesar do susto no musical “Xanadu”, você ainda pensa em voltar ao teatro? THIAGO FRAGOSO - Vou voltar ao teatro, até porque é a minha grande paixão. Mas, na próxima peça, eu quero que a produção seja de minha responsabilidade (risos).

07


{ especial }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Outubro, Mês das Bruxas O mês de outubro está a todo vapor. Ao final dele, no dia 31, acontece uma das festas mais divertidas e esperadas do ano: o Halloween ou Dia das Bruxas, para os que preferem o nome em português. As fantasias de monstros e bruxas começam a aparecer nas lojas, e as festas com temática “sombria e assustadora” estão em planejamento. Mas qual a origem dessa celebração? Os celtas, povos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 d.C, mantinham uma tradição celebrada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, o festival de Samhain. Acreditava-se que o a barreira entre o mundo real e o místico, dos deuses e mortos ficava mais tênue neste período. Apesar de dar origem a festividade que conhecemos hoje, esta celebração nada tinha a ver com bruxas. Entre o por do sol de 31 de outubro e o amanhecer do dia 1º de novem-

08

bro ocorria a hallow evening, que significa noite sagrada em inglês. Por isso, essa noite passou a ser chamada de noite de Halloween. Na idade Média vincularam esta tradição pagã às bruxas, pois não seguia preceitos cristãos e nem se encaixava no calendário da Igreja Católica. Com a vinda dos ingleses para a America, trouxeram a tradição para os Estados Unidos. Sob influência norte-americana, o Dia das Bruxas chegou até o Brasil recentemente. Nas escolas, a data é muito esperada pelos alunos, que querem fugir da rotina, colocar uma fantasia e comemorar. Nos cursos de idioma inglês, a celebração é incentivada para proporcionar uma vivência dos costumes da língua inglesa. No dia 31 é comemorado tam-

por: Suzanne Dias foto: Divulgação

bém o Dia do Saci Pererê, para incentivar o folclore nacional. Escolha a sua fantasia e comemore!


{ educação }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Especial Educação:

Guia das Profissões Escolher uma profissão, aquela que vai lhe garantir sucesso e satisfação no futuro, muitas vezes não é uma tarefa fácil. Quanto tempo vou permanecer numa faculdade? Como está o mercado de trabalho? Quais as áreas de atuação do curso que vou escolher? Qual o salário? As indagações são diversas, e a insegurança é um grande obstáculo. Para facilitar a sua vida, a Revista Free São Paulo publica, nesta edição, o primeiro Guia das Profissões. O Guia traz orientações e dicas para quem ainda não escolheu uma profissão, e não sabe qual é o curso universitário que mais se aproxima de suas aptidões e vocações. Aqui, você irá conhecer algumas das profissões mais badaladas do momento, como Editoração, Moda, Biologia, Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Administração, Design Gráfico, Jornalismo, Enfermagem e Radiologia. Boa leitura, e boa escolha! 09


{ educação }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Editoração,

O curso

a profissão que cuida do visual das publicações Áreas de atuação Apesar do principal objetivo do curso ser a editoração de livros, o mercado de trabalho é muito amplo. Quando editor, o profissional trabalha com seleção de textos,

Moda,

muito além do glamour Tempo de duração do curso: Técnologo, 2 anos e meio; Bacharel, 4 anos O salário inicial vai de R$ 900 (durante estágio), e pode chegar a R$ 7 mil

tiragem e planejamento, programação visual e gráfica e até revisão de provas. “No curso, incentivamos o aluno a dominar todas as linguagens, nas mais diversas áreas”, contou Maria José Rosolino. Outra área interessante é o Design. Como designer é possível trabalhar com diagramação de capas, distribuição de textos, ilustrações, fotos, tipologia e tamanho de fontes. “O aluno sai da faculdade com o domínio necessário para desenvolver o trabalho na área que ele escolheu, e poderá usar os programas como ferramenta do mundo editorial”, explica. Se o profissional sentir a necessidade de se aprofundar nos programas gráficos (In Design, Photoshop e outros), pode fazer cursos extracurriculares e até pósgraduação.

Áreas de trabalho O profissional formado em Design de Moda pode atuar nos mais diversos campos:

Modelagem: O profissional é apto a transpor os modelos desenhados pelos estilistas, e produzir peças piloto; Blogs: Muita gente

antenada procura informações sobre moda na internet, e essa pode ser uma área de trabalho para o profissional que se forma e quer mostrar suas pesquisas, dar dicas e dividir suas conquistas com os internautas. Alguns blogs de sucesso conseguem patrocínio para manter seu conteúdo atualizado;

Consultor de imagem: 10

A Produção Editorial com Ênfase em Multimeios, assim como o Jornalismo e a Publicidade, é um curso de bacharelado em Comunicação Social. São quatro anos de estudos.

Salário

Por não ser uma profissão regulamentada, não há piso salarial estabelecido. Porém, a média salarial de um profissional iniciante é de

R$ 2.500. O Marketing Editorial, com o estudo de tendências e adequação de linguagem editorial, Produção Gráfica e Editoração Eletrônica também entram como opções de trabalho. Para quem preferir trabalhar em casa, é possível conquistar uma pasta de clientes e atuar como free lancer. “Por ser uma área ampla, a taxa de empregabilidade é bem alta”, observa a coordenadora.

Este profissional é responsável por “criar” a imagem de quem aparece na mídia, seja em telejornais, novelas ou produção de moda;

Tecnologia Têxtil – Este campo cresce muito no país. Ele engloba a análise de cores, tecidos e estampas; entre outros;

Design – O profissional está apto a desenhar jóias, bijuterias, calçados e bolsas etc. O aluno não precisa entrar na faculdade sabendo desenhar. Tudo é técnica. Portanto, se você se considera péssimo em desenho, não se preocupe, o curso proporciona a técnica necessária para o mercado.


11


{ educação }

Biologia,

existe vida além da sala de aula Opções de carreira Meio Ambiente e Biodiversidade

O profissional que quer aprofundarse nessa vertente da Biologia terá, como missão, conhecer e preservar a natureza. Apenas uma pequena porção das espécies está catalogada. No Brasil, a biodiversidade ajuda, e muito, a aquecer o mercado. “Essa é uma área que está em alta, apesar de estarmos apenas engatinhando nela. Mas o país tem investido muito nessa área, e temos muito ainda por fazer”, define a bióloga Elena Malpezzi Marinho. Para quem gosta de trabalhar com natureza, mas não abre mão da comodidade de um computador,

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo a área da Bioinformática é uma ótima opção. Ela permite que o profissional cruze informações que contribuam para a promoção da saúde de animais, plantas e seres humanos. Sem falar da área de Bioregeneração, que controle de vetores e pragas.

Saúde

Quem escolher seguir o ramo da Saúde, poderá trabalhar com aconselhamento genético, análises clínicas em geral, desenvolvimento de kits biológicos, em centros de reprodução humana, e armazenamento de células tronco.

Biotecnologia

Como o biólogo que atua nessa área trabalha com engenharia genética, ele poderá ajudar a controlar a produção de comida no mundo, produzir sem desmatar, e com maior rapidez, entre outras opções. Média salarial: O biólogo começa sua carreira com um salário, em média, de R$ 3.000

Gestão Ambiental O mercado de trabalho

A previsão é que as oportunidades aumentem para bacharéis e tecnólogos de Gestão Ambiental, já que a profissão é nova no mercado e, por isso, existem poucos cursos no país. O gestor ambiental encontra oportunidades em empresas que não adquiriram a certificação de qualidade ambiental (ISO 14.000), fundamental para as companhias que atuam no mercado nacional e internacional. Nessas empresas, o profissional precisa definir a política ambiental, bem como cuidar dos efluentes, reaproveitamento de água e racionamento de energia. Tudo para que ela receba a certificação ambiental. “Os alunos são preparados para trabalhar em três frentes de trabalho: tanto nas empresas, como em consultorias, e também na área de educação ambiental”, explicou a 12

coordenadora do curso de Gestão Ambiental, professora Vânia Haddad. A maior parte das vagas está nos estados mais industrializados, como os das regiões Sul e Sudeste. Porém, o curso se expande para Centro-Oeste e Nordeste. Empresas da iniciativa privada, Organizações Não Governamentais e órgãos públicos, como prefeituras e secretarias, oferecem vagas.

Salário inicial

Em uma empresa de nível médio, o salário está entre R$ 5.000,00 e R$ 6.000,00, segundo a professora Vânia Haddad.

O curso

Geralmente, no curso, os alunos recebem certificação para trabalhar

como consultor em ISO 14.000, altamente exigida pelo mercado atual. As disciplinas relacionadas à Saúde, como Saneamento e Química Ambiental, têm papel de destaque na formação do gestor. Como sua atuação requer o contato com várias instituições de cunho governamental ou privado, as questões de legislação e licenciamento, bem como as relações interpessoais e corporativas, também são abordadas.

Duração média

De dois a quatro anos. Em média, o curso tecnólogo de Gestão Ambiental dura dois anos.


13


{ educação }

Ciência da Computação A Universidade de Guarulhos (UnG) insere os alunos de Ciência da Computação em ambientes com a mais alta tecnologia. Eles são orientados por especialistas que atuam em grandes corporações, nacionais e internacionais. O resultado é a formação de profissionais habilitados para atuar nos diferentes segmentos da área: tecnologia agrícola, jogos eletrônicos, tecnologia para celulares, equipamentos eletrônicos e bancos de dados, entre outros. Este curso é oferecido pela UnG nos campi Guarulhos-Centro, Itaquá e SP-Centro (Shopping Light). Entre seus diferenciais está a moderna estrutura de laboratórios e a produção prática. O estímulo à realização de pesquisas é outro ponto importante. Os alunos do

Administração

curso dispõem até mesmo de uma revista científica eletrônica (Computação Aplicada), em que podem publicar resultados de estudos. Para garantir a empregabilidade de seus alunos, a Universidade firmou parceria com importantes empresas do setor. Dessa forma, os estudantes, ainda na graduação, podem atuar em estágios conquistados pela Central de Carreiras da UnG.

Duração: 4 anos Períodos: manhã e noite Inscrição para o vestibular: www.ung.br/ Tel. 2475-8300.

Salário inicial Não há salário mínimo para recémformados, mas, em média, o salário inicial é de R$ 1.500,00, podendo chegar a R$ 2.600,00. Considerando que há mais candidatos que vagas, este valor poderá sofrer uma variação, de acordo com o porte da empresa.

Atribuições

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho apresenta um variado leque de opções quando o assunto é atuação. Empresas metalúrgicas, indústria naval, construção civil e indústria de cosméticos são algumas das áreas que o administrador pode atuar gerenciando diversas áreas de trabalho. Administração financeira, administração de materiais e logística de abastecimento, comércio exterior, administração de mercado e marketing, administração da produção, enfim, são atribuições que sempre estarão voltadas a organização de cada departamento e também da empresa como um todo numa visão sistêmica.

O curso de Administração de Empresas é um dos mais procurados pelos vestibulandos em todo o país. Mesmo assim, o profissional se depara com um mercado aquecido e com bons salários para aqueles que se destacam. Além disso, enriquecer o currículo com outros cursos também ajuda o profissional a ter melhores oportunidades. Ou seja, continuar os estudos é uma maneira de estar atualizado. O aluno pode buscar aperfeiçoamento, por exemplo, nos cursos de pós-graduação Gestão de Negócios e Finanças, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Comércio Exterior. O curso tem duração de quatro anos, no mínimo, e para exercer a profissão é obrigatório o registro no CRA.

14

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo


15


{ educação }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Design Gráfico

Curso:

Versatilidade e criação acima de qualquer qualidade

bacharelado, com duração de quatro anos. Salário Inicial: o salário inicial de um designer gráfico varia entre R$ 1.200,00 e R$ 2.220,00.

Mercado de trabalho

Com o aquecimento da economia e abertura de novas empresas, o Designer Gráfico é cada vez mais requisitado. Neste momento, o investimento em várias formas de empreendimento tem gerado uma grande demanda de profissionais da área. Um fenômeno nov, segundo professsores do curso, é a fusão de escritórios de design nacionais com estrangeiros, devido à existência de um enorme mercado interno, ainda mal explorado e que, também, promete abrir muitas vagas para esses profissionais. E se o profissional não encontrar um emprego formal, não é preciso se descabelar. Trabalhar como autônomo, prestando serviços para empresas, escritórios de design e, desenvolvendo a comunicação visual de novos negócios, é um bom caminho. Além do mais, a profissão gera lucros consideráveis para quem sabe como se organizar.

Formação Durante o curso, o aluno aprenderá Tipografia, Produção Gráfica e Linguagem Gráfica Contemporânea, Projetos de Design Promocional, Design de Identidade Visual, Design de Sinalização, Design de Editorial de Periódicos, Design Editorial de Livros, Design de Embalagens e outras disciplinas. Além da graduação em Design Gráfico, é importante viver intensamente a profissão. O profissional pode atualizarse por meio da leitura, visita a museus, e participação em grupos de discussão sobre assuntos relacionados a área. Todo curso extracurricular também é bem vindo e, claro, uma pós graduação pode ajudar muito na qualificação do profissional. As opções são diversas, entre elas Direção de Arte para Meios e Mídias Contemporâneas.

Material didático interativo em um tablet , sem custo *

Disponível para Direito, Engenharias, Gastronomia e Administração.

E mais: • Mais de 40 anos de experiência em mais de 70 unidades em todo o Brasil. • Orientação de carreira e encaminhamento para o mercado. • FIES**: estude agora e só pague depois de se formar.

estude na estácio mais próxima de você: Brooklin, Interlagos, Santo Amaro, Jabaquara, Vila dos Remédios, Ibiúna, Santo André, Cotia e Chácara Flora.

vestibular inscrEVA-sE Já

www.estacio.br 0800 282 3231

*O tablet será entregue em comodato após a renovação da matrícula para o 2º período a ser cursado em 2013.2, exclusivamente para os novos alunos dos cursos presenciais de Direito, Engenharias e Arquitetura em todo o Brasil; Gastronomia (BH/RJ/SP), Hotelaria (RJ), Administração (CE/GO/PA/Santo André/Cotia), que ingressarem em 2013.1. A extensão aos demais cursos e localidades está sob 16 Regulamento no site www.estacio.br. **A amortização do financiamento só é paga após a conclusão do curso: durante o curso são pagos somente os juros do financiamento. Consulte a lista dos estudo. cursos e unidades elegíveis ao FIES, bem como os pré-requisitos e as demais condições para financiamento no site www.estacio.br/fies.


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

{ especial }

Jornalismo,

menos glamour e mais profissionalismo

Atribuições Ser jornalista é muito mais amplo do que apresentar o noticiário de TV todos os dias. Esse profissional pode atuar como assessor de imprensa, repórter - podendo trabalhar em jornais diários, revistas, sites, programas de rádio – editor, analista de mídias sociais e outras ocupações na área. Em todas essas vertentes, o jornalista deve buscar e transmitir informações que sejam de interesse público. Apurar os fatos, levando em consideração a veracidade das informações, redigir, editar matérias, coordenar equipes de comunicação, entrevistar, escrever artigos, além auxiliar no monitoramento das redes sociais – checando se os consumidores estão falando sobre tal produto ou marca; divulgar a empresa em que trabalham, responder a reclamações e gerenciam crises – também fazem parte das obrigações de um jornalista. No caso dos assessores de imprensa, esses profissionais buscam promover uma boa imagem de seus clientes e/ou produtos. Entre suas atribuições estão o envio de releases – para veículos de comunicação, sobre a divulgação destes clientes. Divulgação de eventos, acompanhamento de entrevistas e clipping cabem ao assessor.

Curso O estudante sentará nos bancos da universidade por quatro anos e terá contato com disciplinas teóricas como Língua Portuguesa, Teorias da Comunicação, Filosofia, Psicologia, Teorias do Jornalismo e História do Jornalismo, principalmente nos quatro primeiros semestres de curso. Além das teorias, o curso oferece também matérias específicas de cada área do jornalismo e o aluno terá noções de como é trabalhar no rádio, e na televisão, com reportagens de rua, e até com sites. De acordo com a professora Magda Cunha, diretora da Famecos – Faculdade de Comunicação Social – em um artigo de sua autoria “um jornalista aprende técnicas específicas de sua profissão, como reportagem, edição, linguagens

para as diferentes mídias, estudos de recepção, formas adequadas de tratar um acontecimento, considerando princípios éticos”. Ao final do curso, o aluno precisa enfrentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Cada universidade tem sua metodologia. Algumas exigem a entrega de uma monografia, outras solicitam um documentário e há instituições que pedem livro-reportagem. Depois de formado, o jornalista precisa tirar o seu MTB – registro profissional da área - para exercer a profissão. Atualmente, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) não há obrigatoriedade do diploma de jornalista para exercer a profissão. Porém, recentemente, o Senado aprovou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição), exigindo o diploma para a prática, e que está em discussão no Congresso Nacional.

Mercado de Trabalho Há vagas no mercado de trabalho, o problema é que a concorrência é grande. Para garantir o seu lugar ao sol, o profissional precisa estar bem preparado. As faculdades formam mais alunos do que o mercado absorve, por esse motivo é importante realizar estágios para se preparar.

Duração do curso:

4 anos, bacharelado

Média salarial: para quem trabalha em jornais e revistas, o piso salarial para jornalistas é de R$ 2.076 (para cinco horas de trabalho) e R$ 3.321 (para sete horas de trabalho) - fonte: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. 17


{ educação }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Enfermagem

Profissão exige vocação e amor ao próximo Áreas de atuação As principais áreas de atuação dos enfermeiros são as seguintes:

Clínica:

Pode atuar em hospitais, centros cirúrgico e obstétrico, pronto-socorro, clínica médica, pediatria, maternidade, unidade de terapia intensiva, postos de saúde etc;

Pesquisa: Na indústria

farmacêutica pesquisando novos produtos e técnicas de saúde;

Ensino: Após especializações, o

Radiologia, além do raio x Mercado de trabalho O avanço tecnológico dos equipamentos e o aumento da demanda pedem profissionais qualificados e aquecem o mercado de trabalho para os recém-formados. Compete a este profissional, quando na área médica, atuar em clínicas de diagnóstico por imagem, laboratórios, hospitais com serviços radiológicos e radioterápicos. O mercado está aquecido, inclusive, no setor industrial. “Além de todos as áreas já citadas, o tecnólogo também está presente na inspeção de bagagens em aeroportos e portos, containers, auxílio à segurança na detecção de bombas, drogas e armas”, explica Osvaldo Machado, coordenador acadêmico da Facultade de Tecnologia Finaci. 18

profissional pode também atuar nas salas de aula.

Promoção da saúde:

Atua junto às vigilâncias em saúde, nas unidades básicas e saúde da família com ações de prevenção de doença e orientação à população.

Especialização

O profissional formado em enfermagem pode se especializar em áreas como saúde mental, obstetrícia, centro cirúrgico, traumatologia, oncologia, neonatologia, geriatria, auditoria, administração em enfermagem, emergência, enfermagem do trabalho, saúde pública, psquiátrica entre outras. O enfermeiro começa a carreira ganhando, em média, R$ 2.500,00

Duração do curso: Quatro anos

Curso Durante o curso, o aluno adquire o domínio operacional adequado de equipamentos de tecnologia avançada, otimização dos recursos, processos e procedimentos no ambiente de trabalho, além de desenvolverem atitudes pró-ativas e empreendedoras. Matérias de informática e gestão também compõem a grade curricular do curso. Além de matérias teóricas, o estudante precisa cumprir estágios obrigatórios para concluir o curso e entregar um trabalho específico para obter o diploma. E como em qualquer graduação, as especializações garantem retornos positivos aos alunos. “O profissional precisa saber em qual área de atuação ele mais se identifica e fazer uma especialização voltada à área de interesse”, explica Osvaldo Machado, coordenador da Finaci. Os alunos podem se especializar tanto na área médica quanto no setor industrial.

Salário inicial: O

salário inicial para um técnico gira em torno de R$ 1.600, mas pode chegar a R$ 2.400 para tecnólogos com uma carga horária de 4 horas.

Duração do curso:

O curso tem duração de três anos e é tecnológico.


19


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Nathalia Dill O floral é uma tendência que veio para ficar, e em tons mais alegres e coloridos são a cara do verão. “Mas este look nude da atriz Nathália Dill deixou a produção atual e ideal também para as noites frias”, explica Aline Gomes. Ainda mais, de acordo com a consultora, o blazer fecha a produção com chave de ouro. “Muitas famosas têm circulado com a peça que voltou como tendência fashion e é super versátil para o nosso dia-a-dia. As clutchs também são ótimas para nos acompanhar em eventos aonde levamos somente o necessário e estão super na moda”, relata. Para montar um look parecido com o da atriz, Aline escolheu um blazer da C&A que custa R$ 129; uma blusa também da C&A por R$ 39,90; calça da Renner por R$ 79,90; Maxi Clutch da O que vestir por R$ 149,00 e scarpin.

20

{ moda }

Vista-se como as famosas, sem gastar muito

Q

Ana Paula Almeida ana.paula@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

ue as famosas costumam ditar moda, todo mundo sabe. Um penteado diferente, uma saia descolada, uma calça que chama a atenção. Se o look for usado em algum evento e, no dia seguinte, divulgado pela imprensa vira febre entre as mulheres que se inspiram nessas celebridades para se vestir. O único problema é o preço das peças, já que costumam ser de grife e custar bem caro. A boa notícia é que, com um pouco de criatividade e faro para encontrar peças similares, é possível montar looks muito parecidos com o das atrizes sem que se gaste muito. Para ajudar as leitoras da Free São Paulo, Lídia Gomes e Aline Gomes, do blog Missão Dress Like, dão dicas para copiar a maquiagem de Emma Stone e o visual das atrizes Nathalia Dill e Nikki Reed.

Nikki Reed No look escolhido como base por Lídia Gomes, a atriz Nikki Reed está usando máxi colares, forte tendência para o verão, que já conquistou as mulheres. “Além disso, eles têm o poder de transformar totalmente o visual, dando um up em qualquer blusa ou camisa básica guardada no armário”, conta a consultora. Outra tendência no look da atriz é a camisa de cor clara, conhecida como candy colors, e que já é aposta de muitas lojas de departamento. “Isso nos garante a possibilidade de estarmos na moda, sem gastarmos muito”, observa. Para fechar o look, Nikki usou um scarpin de oncinha; o animal print continua em alta na próxima estação. “Os bichos vão continuar soltos. O look mostra que é possível misturar várias tendências e não fazer feio”. Para montar um visual como o da Nikki, a consultora sugere bolsa Marisa por R$ 69,99; camisa Renner a R$ 59,90; cinto Marisa R$ 15,99; jeans Hering, vendido a R$ 79,99; maxi colar do Ligada na Moda, comercializado a R$ 74,90, e scarpin Via Marte por R$ 99,90.



{ notas }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

A Bela e a Fera

As crianças podem se encantar com a história “A Bela e a Fera” que fica em cartaz até 25 de novembro no Teatro Ruth Escobar. Bela é uma garota sensível e inteligente que sai em busca do pai após seu desaparecimento a caminho de um concurso de inventores. A menina o encontra num castelo onde vive uma fera horrenda, com vários objetos estranhos. Mas, após certa convivência, Bela descobre que o esquisito animal é, na verdade, um príncipe que foi enfeitiçado. A partir daí, nasce uma linda história de amor. Teatro Ruth Escobar, rua dos Ingleses, 209 – Morro dos Ingleses – Centro. Informações pelo telefone 3289-2358. Ingressos custam R$ 15 a meia-entrada e R$ 30 a inteira. No Dia das Crianças, a sessão começa às 14h.

Chaves Chaves é sucesso entre todas as faixas etárias e foi inspiração para a peça “A Turma do Chaves” que fica em cartaz até 18 de novembro no Teatro APCD. Nessa montagem, os atores mostram o dia a dia da vila, com as brigas entre Dona Florinda e Seu Madruga, as travessuras de Chaves, Kiko e Chiquinha, além das canções originais do seriado da TV. Teatro APCD, rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana. Informações 2223-2424. Ingressos a R$ 30. Sábados e domingos, às 16h.

22

Teatro infantil

Origami

Para comemorar o Dia das Crianças, o Shopping Aricanduva preparou um clima oriental em suas oficinas que irão até 14 de outubro. Com cultura e entretenimento, os pequenos poderão se divertir e desenvolver habilidades manuais na Oficina de Origamis. Para garantir o aprendizado, as crianças serão divididas por idades. Os trabalhos nas oficinas serão realizados das 14h às 20h. Para entrar ainda mais no clima oriental, haverá também uma área para fotos com os origamis e roupas tipicamente japonesas e um cenário para que as crianças possam soltar a imaginação. Shopping Aricanduva, avenida Aricanduva, 5.555 – Vila Matilde. Informações 3444-2000. Entrada Franca.

Outubro é o mês das crianças e, para festejar, o Shopping Ibirapuera realiza a 7a Mostra de Teatro Infantil. Serão apresentadas peças das companhias Lúdica, Luz e Ribalta, Prosa dos Ventos e Circo Navegador, com espetáculos todos os finais de semana, até o dia 28 de outubro. São quatro histórias para divertir a garotada, com palhaços, mistérios, música e muitas brincadeiras. Entrada Gratuita. Shopping Ibirapuera, avenida Ibirapuera, 3103. Confira a programação, e mais informações, no telefone 5095-2300.


23


{ roteiro }

Solte suas feras Por Por Ana Fabrício redacao@freesaopaulo.com.br Fotos: divulgação

O céu é o limite Se você é ousado e gosta de muita adrenalina, porém nunca se arriscou a nada, um bom começo é saltar de paraquedas. O município de Boituva, a 120 km de São Paulo, é internacionalmente conhecido pelo paraquedismo. Lá, os iniciantes podem realizar saltos duplos, com apenas cinco minutos de treino. Claro, o salto é acompanhado de um treinador. Mas se a ideia é saltar sozinho, é necessário fazer um curso com duração de quatro dias. Aí você estará apto a comandar seu paraquedas, fazendo a navegação e pouso apenas orientado pelos instrutores. Os saltos devem ser agendados com dois dias de antecedência. Entre as empresas de paraquedismo da cidade está a Skydive Boituva, com a qual já saltou o Batalhão de Polícias Especiais (Bope), do Rio de Janeiro e de Brasília. Telefones: (15) 3263-5202, (15) 7812-6592. www.skydiveboituva.com.br Quanto custa (com roupas e equipamentos inclusos): os saltos duplos saem a partir de R$ 270,00 a R$ 565,00. Depende de ter filmagem, fotos, DVD e CD ou não. Para fazer o curso e saltar sozinho é preciso desembolsar R$ 3.495,00.

24

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Do paraquedismo ao balonismo. Praticados em várias cidades de São Paulo, em meio a matas e cachoeiras, os esportes radicais são a receita para eliminar o estresse da semana

O

s paulistanos e paulistas adeptos de escalar, saltar, fazer trilhas íngremes, entre outras peripécias, são privilegiados. Tanto a capital como o Estado de São Paulo proporcionam uma infinidade de atividades radicais e de aventura para os aficionados em adrenalina, nos momentos de lazer. Para eles, e para quem nunca tentou, mas deseja experimentar uma emoção mais forte, a Revista Free São Paulo elaborou um roteiro que promete acelerar os batimentos cardíacos. Para praticá-los, basta gostar de aventura e desafios, ter coragem e ótimas condições físicas. Afinal, ser um aventureiro, mesmo que de final de semana, pode ser ótimo para dar vazão às intermináveis reuniões de trabalho e engarrafamentos da semana. Então, vamos lá. Mas lembrando sempre que, para estar seguro, ao praticar qualquer um desses esportes, é preciso seguir à risca as explicações de uso de equipamentos e acessórios de segurança, além de se ficar atento aos instrutores ou guias.


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

{ roteiro }

Para quem quer experimentar a sensação de liberdade, voando junto aos pássaros, nada melhor que um voo livre, de paraglider (parapente). Em São Bento do Sapucaí, município a 155 km da capital paulista, o voo duplo de paraglider tem início na rampa do mirante Caramuru, próximo ao Bauzinho, no monumento natural Pedra do Baú. Por cerca de 30 minutos é possível sobrevoar a pedra e outros atrativos naturais da região. Contudo, a aventura é sujeita ao clima e vento. Antes de agendá-la, deve-se consultar o instrutor. O voo livre pode ser contratado na empresa Baú Ecoturismo, há 13 anos na região. Telefones (12) 9737-5968 e (12) 3971-1911. www.bauecoturismo.com.br Custo R$ 250,00 por pessoa. Em Atibaia, a 69 km de São Paulo, a grande atração é saltar de asa-delta, ou de paraglider, da Pedra Grande. É pura sensação de liberdade e adrenalina. Para chegar ao topo, a 1.450 metros de altitude, vale fazer uma boa caminhada. Os mais radicais podem tentar as vias para escalada. Mas apreciar os saltos já é um bom programa: é como ver pássaros gigantes de asas multicores. A Academia de Voo Livre, no município, é uma escola para quem quer saltar, tanto de asadelta, quanto de paraglider. O custo para aprender saltar de asa-delta é R$ 2 mil a matrícula, mais 100,00 por aula (20 aulas). Já o curso para parglider sai por R$ 2.500,00, completo (10/15 aulas). Telefone: (11) 4411-7619. dustdevil@ dustdevil.com.br Outra aventura nas alturas, com muito ar puro e céu azul é o balonismo. A cidade de Salto, a 109 km da capital, oferece voos de aproximadamente 50 minutos a uma hora e 15 minutos, com trajetória determinada pelos ventos, o que torna o passeio mais interessante e surpreendente. Até 16 pessoas podem voar, em dois balões, sendo oito em cada. A empresa que oferece o serviço na cidade é a Passeio de Balão, há 10 anos no mercado. Telefone: (11) 4456-7740. Site www.passeiodebalao.com.br O passeio custa R$ 300,00 por pessoa, com taxa de peso para pessoas acima de 90 kg. Crianças até 12 anos pagam metade. Há também o voo exclusivo para duas pessoas, que sai por R$ 1.200,00. Nos valores estão inclusos café da manhã, traslado e brinde com espumante no pouso. As saídas de balão acontecem todos os finais de semana e feriados, pela manhã, às 6h15, e estão sujeitas ao tempo e à confirmação com antecedência. 25


{ roteiro }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

No pique da corredeiras Descer as corredeiras de um rio em um bote inflável pode causar muitas emoções, dependendo do nível do rio. Medo, sustos, ansiedade, alívio e alegria se misturam em meio às etapas da descida, dando literalmente um banho no estresse. O rafting é feito em equipe, com equipamentos de segurança. Antes de começar a descida, um instrutor faz um treino rápido com os participantes, alertando-os sobre as condutas de segurança para os momentos estratégicos. O município de Socorro, a 132 km de São Paulo, é um dos mais conhecidos na prática de rafting e outras atividades radicais. O parque kango Jango, na cidade, promove dois tipos de rafting: de 4 e 7 km. Ambos com treinamento, equipamentos de proteção como capacete, colete e remo. O primeiro percurso é de cerca de uma hora, mais 45 minutos de preparação, e pode ser feito por pessoas a partir de sete anos de idade, mediante o nível do rio. O segundo, tem aproximadamente 1 hora e 30 minutos de duração e pode ser feito por pessoas a partir de 12 anos, também dependendo do nível do rio. São recomendados uma muda de roupa, uso de repelente e protetor solar, e é obrigatório o uso de tênis. Não é aconselhável usar óculos de sol. Parque Kango Jango. Telefone: (19) 3855-7507. Site wwwkangojango.com.br. O rafiting de 4 km sai R$ 59, 00, por pessoa, e o de 7 26

km, sai R$ 79,00 por pessoa. A pequena São Luiz do Paraitinga, há 169 km de São Paulo, é uma cidade situada no reverso da Serra do Mar, entre os municípios de Taubaté, no Vale do Paraíba, e Ubatuba no Litoral Norte do estado de São Paulo, a uma altitude de 741m. Lá há roteiros de rafting para iniciantes e para mais experientes. São três percursos: o Palmeiras tem 5 km, duração de 2h e nível de dificuldade III (R$ 70); mais radical, o Brás Adão tem 8 km percorridos em 4h, com nível IV (R$ 110); e o trajeto que fica dentro do Núcleo Santa Virgínia, para iniciados, tem 10,5 km e duração de 6h, com nível V (R$ 160). Os grupos saem do centro da cidade transportados em vans. Cia. de Rafting, 36712665. www.ciaderafting.com.br Considerada o paraíso dos aventureiros e com o título de capital brasileira do turismo de aventura, a cidade paulista de Brotas, distante 269 km da capital, entre suas várias atividades oferece a prática de boia cross, que consiste de descidas em boias individuais pelo leito do Rio Jacaré Pepira, em níveis de corredeiras leves, moderados ou radicais. Bastante divertida, e cheia de adrenalina, a descida leva em média duas horas, e tem de ter, junto, um instrutor para cada cinco pessoas. Para descer as corredeiras, o interessado deve ter acima de 1m45, usar roupas leves, confortáveis e tênis. Equipamentos de segurança, como colete e capacete, ficam por conta da empresa contratada, segundo a Comercial Alaya Expedições, há 15 anos no mercado, que cobra R$ 55,00 por pessoa a descida no rio. Telefone: (14) 3653- 5656. www.brotasfacil.com.br Juquitiba, há 70 km de São Paulo, também está no roteiro dos adeptos de rafting e boia cross, entre outros. Para participar de um rafiting no rio Juquiá, basta ter mais de sete anos. Cada bote possui um instrutor, que ensina técnicas da canoagem aos participantes. O percurso, entre a mata atlântica e cachoeiras, tem trechos alternados com remansos, corredeiras e diversos níveis de dificuldade. Uma das empresas que opera esses esportes na cidade é a Canoar. Consultar preços pelo telefone: (11) 2856-5777. www.canoar.com.br


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Fôlego à prova São Bento do Sapucaí também é repleta de aventuras e atrações radicais. Uma delas é a Trilha da Onça. Típica de montanha, ela fica a 18 km do centro da cidade, e faz divisa com o sul de Minas Gerais. Com 11 km de extensão é uma das mais belas trilhas da região. Durante todo o tempo de caminhada (cinco horas) dá para apreciar as cristas das montanhas que cercam o bairro Canta Galo, onde ela começa. Bichos de várias espécies são vistos pelo caminho, em locais preservados, além da Pedra do Baú e outra atrações locais. No meio do caminho, chega-se à Pedra da Onça, de onde se tem uma vista impressionante de toda a região. A trilha é feita pelo Baú Ecoturismo. Telefones (12) 9737-5968 e (12) 3971-1911, e sai a R$ 60,00, por pessoa. A Pedra do Baú, também em São Bento do Sapucaí, é uma fantástica formação rochosa destacando-se na Serra da Mantiqueira, entre a exuberante Mata Atlântica. Suas escarpas chegam a até 350 m de altura e seu cume está a 1.950 metros de altitude. É ainda um dos principais pontos turísticos do estado de São Paulo, visitado por turistas brasileiros e do mundo todo. Do topo, avista-se o belo vale do Paiol e a maravilhosa serra entre São Paulo e Minas Gerais. Mas para quem

{ roteiro }

está atrás de adrenalina, o bom mesmo é escalá-la, o que pode ser feito após uma caminhada de cerca de uma hora. A escalada, feita com equipamentos de segurança, se dá pela face norte da pedra, por escadas metálicas, e em companhia de um monitor/montanhista. A chegada ao topo, além de uma sensação indescritível, premia o escalador com uma impressionante vista de 360 graus. O tempo estimado para a subida é de cinco horas. A escalada também é feita pelo pessoal da Baú Ecoturismo, e custa R$ 80,00 por pessoa. Para os mais corajosos, que querem muita adrenalina, há um outro nível de escalada da Pedra do Baú. A subida é sem escada e necessita de equipamentos especiais de segurança, entre os quais: sapatilhas, sacos de magnésio, cadeirinha e corda. Essa escalada só pode ser praticada por iniciantes que não tenham medo de altura, embora seus níveis sejam os mais fáceis, de 4º e 5º graus. A Baú Ecoturismo, responsável pela escalada, fornece os equipamentos, caso o escalador não tenha o seu próprio. Custo por pessoa: R$ 200,00. O cascading é outra atividade repleta de desafios e adrenalina. Consiste na descida de cascatas ou cachoeiras, utilizando técnicas de rapel, com o auxílio de equipamentos de montanhismo. É um esporte de aventura de fortes emoções, mas, sobretudo, muito refrescante. Na cidade de Socorro é possível fazer um cascading na cascata Duas Quedas, uma cachoeira de 35 metros de altura. A emoção começa com um trekking (caminhada por trilhas, na mata) até a cascata, onde é realizada sua descida. Uma das empresas que fazem essa caminhada, com descida da cachoeira, é a Eccopark, além de trekking, e water trekking. Telefones (11) 4427-4827 e (11) 99513-9521. Site www.eccopark. com.br. O custo é de R$ 50,00, por pessoa e inclui o uso de equipamentos de segurança, como o capacete. Situado no alto da Serra de São Pedro a cerca de 13 km do centro de Águas de São Pedro, a uma altitude de 900 metros, está o Rancho da Tirolesa. Lá, os iniciantes podem fazer uma tirolesa de 250 metros de extensão, com uma bela vista da região e, ainda, ter um dia de lazer, com quitutes no local. Custo R$ 15,00 por pessoa, se a volta for a pé, e R$ 25, se for a cavalo. Telefone: (19) 3483-3610. www.ranchodatirolesa.com. br No Ski Mountain Park, na cidade de São Roque, há 65 km da capital paulista, há o circuito radical, no qual é possível praticar alpinismo, rapel e tirolesa, além de mountain bike e esqui. O local tem uma pista de esqui com cerca de 500 m, monitorada por instrutores que dão dicas de como praticá-lo. Telefone: (11) 47123299. As atividades custam de R$ 5 a R$ 25. Taxa para veículos entrarem no parque: R$ 5 (moto) e R$ 15. 27


{ roteiro }

siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

Glossário da adrenalina Arvorismo: é a travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores. Os participantes percorrem um percurso suspenso, ultrapassando diferentes tipos de obstáculos, como escadas, pontes suspensas. Além de árvores, postes também podem servir de base para a prática do esporte. Boia cross: descida de corredeiras sobre boias com alças. Pode ser feita só ou em grupo. Cascading: exploração progressiva de uma cachoeira, com diferentes técnicas e equipamentos especiais. Duck: é o mesmo que o rafiting. Porém, em barcos infláveis, com capacidade máxima para duas pessoas. Percorre leitos de rios pedregosos e estreitos. Escalada: prática que utiliza técnicas e movimentos de montanhismo, para chegar ao topo de um lugar. Exige o máximo de força e concentração do praticante. Mountain bike: modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos, geralmente em trilhas de fazendas, montanhas, parques e até na cidade. Parapente ou paraglider: modalidade de voo livre, em uma espécie de paraquedas, no qual o piloto não só controla 100% a sua descida, como em circunstâncias favoráveis de correntes de ar ascendentes, pode manter-se no ar por períodos longos, além escolher a direcção para onde quer ir. Paraquedismo: salto de aeronaves ou lugares

fixos, com o uso de um paraquedas, para diminuir sua velocidade de queda, sendo possível realizar saltos de grandes altitudes sem sofrer danos corporais. Rafiting: descida de correntezas em botes infláveis com diferentes níveis de dificuldades e percursos, geralmente feita em grupo. Rapel: descida de paredões, abismos ou cachoeiras, com o uso de cordas.

28

Trekking: percurso que se faz caminhando em trilhas que contornam montanhas, florestas e riachos. Pode ter 5 km ou durar dias. Tirolesa: é a travessia em um cabo aéreo, ancorado horizontalmente entre dois pontos, pelo qual o aventureiro se desloca através de roldanas conectadas por mosquetões a uma cadeirinha de alpinismo.


na tela

por: Vito Zanella e Suzanne Dias redacao@freesaopaulo.com.br fotos: Divulgação

siga-nos em: freesaopaulo.com.br

Procurando Nemo 3D

Cocoricó Conta Clássicos A partir do dia 12, e só até 18 deste mês, a turma do Cocoricó, série infantil da TV Cultura, sucesso há 16 anos, chega aos cinemas em “Cocoricó Conta Clássicos”. O longa tem adaptação de cinco grandes histórias clássicas infantis, interpretadas pelos personagens Júlio, Lilica, Caco, Zazá, Mimosa, Alípio e seus amigos. Nas histórias, o clima rural influenciou os nomes dos clássicos: Cocoricunda, com o Feito no papel de Corcunda; Rapunzilica, com a Lilica e suas lindas tranças; As Cigarras e As Formigas, no qual Lilica, Caco e Júlio são as cigarras e Zazá, Mimosa e Lola interpretam as formigas; Belalilica e Ditofera, com a Lilica no papel da Bela e o Dito, da Fera; e O Gaitista de Quixeramobim, na qual o Júlio encanta a todos com sua gaita.

Preparem os óculos: a aventura aquática do peixe-palhaço Merlin em busca do seu filho Nemo voltou. Desta vez, a animação da Disney Pixar chega com cópias 3D e a data da reestreia não poderia ser melhor: Dia das Crianças. Lançado em 2003, “Procurando Nemo” foi um enorme sucesso de bilheterias, conquistou uma estatueta do Oscar como Melhor Filme de Animação e um Globo de Ouro de Melhor Longa metragem – Musical ou Comédia. Quase dez anos depois da estreia, o longametragem coleciona fãs de todas as idades. Nas sessões de cinema será exibido, antes do longa, um curtametragem: “Festa-Sauro Rex”. A rápida história mostra a menina Bonnie, que é a sobrinha do dentista dono do aquário onde Nemo vai parar, obrigando Rex, do filme “Toy Story” a tomar banho. É quando o tiranossauro surpreende a todos e a banheira vira uma festa. Enquanto o segundo filme não é lançado, a garotada pode aproveitar e matar as saudades do clássico da animação.

Moonrise Kingdom

Ruby Sparks - A Namorada Perfeita Calvin (Paul Dano, de “Pequena Miss Sunshine”) é um jovem escritor com um bloqueio criativo e uma crise na vida amorosa. É quando ele cria Ruby (Zoe Kazan, de “Eu Odeio o Dia Dos Namorados), uma personagem inspiradora, apaixonante. A moça é tudo que Calvin busca em uma mulher. Semanas depois, ele se depara com Ruby de carne e osso sentada em seu sofá. O autor se nega a acreditar que ela seja real e que sua musa imaginária tenha criado vida. A personalidade forte da personagem se contrapõe a de seu criador, que é frágil e inseguro. O casal formado por Paul Dano e Zoe Kazan extrapola os limites da ficção: os dois namoram na vida real. Além de protagonista, Kazan é roteirista da comédia dirigida por Jonathan Dayton e Valerie Faris.

No verão de 1965, em uma ilha na costa de New England, Sam e Suzy, com apenas 12 anos se apaixonam e decidem fugir juntos. A pacata comunidade que vive ali sofre uma reviravolta em busca dos dois desaparecidos. As autoridades se mobilizam e o xerife Capitão Sharp (Bruce Willis, de “Os Mercenários 2”) assume o caso. Os pais de Suzy, Sr. e Sra. Bishop (Bill Murray, de “Encontros e Desencontros” e Frances McDormand, de “Aqui é o Meu Lugar” ) procuram desesperados pela pequena. Além dos veteranos do cinema Murray e Willis, o elenco conta com Tilda Swinton, de “Precisamos Falar Sobre Kevin”, Edward Norton, de “Clube da Luta”, e os estreantes Jared Gilman e Kara Hayward (que fazem Sam e Suzy).

29


horóscopo ÁRIES

É tempo de estabelecer contato com novos ambientes e pessoas. Bons e profícuos relacionamentos são construídos. Novos ambientes e pessoas integrarão sua existência.

LEÃO

Por Gregório Queiroz

TOURO Situações importantes requerem que você as incorpore completamente. Torne seu o que idealiza a partir de outras pessoas. Nem sempre a boa construção é feita de facilidades.

VIRGEM

Você começa de uma base sólida suas construções para o futuro. O que mais intimamente lhe toca pode, agora, vir a fazer parte dessa base.

SAGITÁRIO

Ter um projeto conjunto, um ideal compartilhado, é agora fundamental para suas relações. Aspirações semelhantes fazem você aderir a grupos e compartilhar o convívio.

CAPRICÓRNIO

Momento para constituir uma nova situação familiar, a partir de novos conteúdos e essências. Essa construção depende de apoios e condições que envolvem seu parceiro.

GÊMEOS

Grandes e elevados ideais ganham forma concreta a partir de agora. Vale a pena investir nas grandes construções. O cotidiano precisa de espaço para receber os grandes ideais.

CÂNCER

É tempo de tornar concreto um sonho relativo à profissão. Os ideais de trabalho ganham recursos para se tornar realidade. Tempo de investir tempo e esforço nos grandes ideais.

LIBRA

Os mais elevados sentimentos estão em consonância com as perspectivas práticas para o futuro. É tempo de juntar os ideais com o esforço por concretizá-los.

ESCORPIÃO

Sua carreira precisa ganhar em conteúdo, não apenas em aparência. Conclua trabalhos significativos e com eles conquiste novas posições. Cresça de dentro para fora.

Os grandes anseios criativos e amorosos ganham forma concreta. Há muitos estímulos tornando este momento especial. Suas inspirações ditam a ordem dos acontecimentos.

PEIXES

AQUÁRIO Momento de dar grandes passos, não obstante, humildes e progressivos, no trabalho e na vida material. Os ideais no trato com dinheiro e bens materiais serão concretizados.

Os mais elevados ideais podem, a partir de agora, tornaram-se realidade por suas próprias mãos e ações. Procure trazer as melhores inspirações para sua realidade pessoal.

ESPECIALIZADA EM CABELOS CRESPOS!

Tel: (11) 5071-6127 / 7040-5226 - Vanda (ao lado do metro Praça da Àrvore)

classificados


siga-nos em: facebook.com/FreeSaoPaulo

ANUNCÍE: 11

2823-0800

classificados

Tenha sua Própria Loja,

de produtos naturais

COM MUITO SUCESSO! Prestamos assessorias para futuros lojistas.

Sua loja com mais de 5.000 ítens PRODUTOS NATURAIS orgânicos - diet - Light

Mais de 200 Lojistas bem sucedidos!

Consulte-nos para maiores imformações www.armazemsantafilomena.com.br Rua Santa Rosa, 100 - Brás - SP (11) 3312-1010 (1) 3312-0766

Aplicativos para crianças

O Dia das Crianças chegou e para homenagear os pequenos super ligados à tecnologia, a Free São Paulo desta semana traz uma lista com aplicativos feitos especialmente para eles. São jogos, programas educativos e, até, aplicativo que simula o preparo do almoço da garotada. Eles vão adorar. E o melhor: a maioria dos apps são baixados gratuitamente.

Cooking Mama As meninas adoram imitar suas mães, seja no modo como se vestem, comportam-se ou se divertem. Mas o que poucas mães sabem é que as crianças estão cada vez mais ligadas do jeito de elas cozinharem. O “Cooking Mama” lança desafios de receitas de pratos e, com a ajuda da interatividade do multitoque, as crianças têm que recriá-los perfeitamente. Cortar cebolas, fritar manteiga ou sovar uma massa, é tudo cronometrado! Divertido? As crianças garantem que sim. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente no www.itunes.apple.com.

Talking Tom Cat Com este aplicativo, as crianças interagem com um gatinho virtual de várias formas. A criança fala, o gatinho repete. Além disso é possível fazer “carinho” no bichinho, alimentá-lo e deixálo entreter os pequenos. O sucesso deste aplicativo é grande e pesquisando na internet se encontra uma infinidade de apps que foram inspirados nele. É incrível o que este programa causa nas crianças, principalmente nas menores. Com uma interface simples, Tom aparece para o usuário escolher como quer interagir com ele. O download é grátis e pode ser feito no www.techtudo.com. br/downloads e também no www. baixaki.com.br.

31



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.