Jornal Estação de 29/05/2023 - Ed. 2271

Page 1

Pág. 04 Pág. 07 De janeiro a março de 2023, a cobertura vacinal para febre amarela ficou em 82%. Em 2022, esse percentual era de 64,4%. A Secretaria Estadual de Saúde lembra que a vacinação faz parte do calendário de imunização e está disponível
volta a registrar mortes após dois anos sem casos Pág. 02 FEBRE AMARELA Rovena Rosa/ABr Virada Cultural une três faces de Rita Lee e emociona o público Pág. 04 Rede de voluntários em SP costura roupas para a Campanha do Agasalho Vini Jr. e mais três do Palmeiras são convocados para jogos da Seleção Governo de São Paulo 17º 14º PREVISÃO PARA HOJE Thaís Magalhães/CBF www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2271 São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Pancadas de Chuva Pág. 04 Pág. 07
SP

LOTERIAS

Sidney Magal segue internado no Hospital do Coração (Hcor), na zona Sul de São Paulo, com quadro estável, de acordo com boletim médico divulgado nesse domingo, 28. O cantor de 72 anos foi internado após passar mal enquanto se apresentava em São José dos Campos, no interior do Estado.

Ainda de acordo com o hospital, Magal encontra-se em "boas condições clínicas, estável e consciente, e segue sob cuidados médicos e em observação". Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.

A apresentação no Sesi de São José dos Campos, na noite da última quinta-feira, 25, precisou ser interrompida após cerca de 50 minutos do início, quando o artista começou a se sentir mal. Ele teve um episódio de pico de pressão arterial enquanto cantava.

Vídeos gravados por fãs que assistiam ao show mostram Magal caminhando com dificuldade. Em seguida, ele tropeça e senta em um banco para ter apoio. Uma ambulância é acionada imediatamente para prestar atendimento médico ao cantor.

Poucos minutos depois, o artista volta ao palco e interage com a plateia. "Está tudo bem, inclusive com meu sangue. Eu vou mostrar que o meu sangue ferve por vocês", brincou ele, usando como referência um de seus maiores sucessos musicais.

Sidney Magal usou o Instagram na sexta-feira, 26, para agradecer o apoio dos fãs e informar que estava bem, por meio de um vídeo. "Estou aqui para tranquilizar vocês, que no ocorrido no show de ontem, aqui em São José dos Campos, tive uma pressão alta elevadíssima, um pico de pressão. Eu já tenho pressão alta há muito tempo, me preocupei e achei que deveria correr para o hospital", disse ele, acrescentando que foi aconselhado pelos médicos a ficar em observação.

Pessoas desaparecidas

Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, ao menos, 183 pessoas desaparecem por dia no país, em média. No entanto, o Brasil não tem dimensão real da quantidade de pessoas que estão desaparecidas

SP volta a registrar mortes por febre amarela após dois anos sem casos

Duas mortes por febre amarela neste ano foram confirmadas pelo governo de São Paulo. No total, quatro pessoas foram infectadas. Uma das mortes ocorreu no estado, mas a vítima era residente de Minas Gerais. São Paulo não tinha casos da doença desde 2020, quando um registro foi confirmado.

De janeiro a março de 2023, a cobertura vacinal para febre amarela ficou em 82%. Em 2022, esse percentual era de 64,4%.

A Secretaria Estadual de Saúde lembra que a vacinação contra a doença faz parte do calendário de imunização e está disponível em todos os postos de saúde.

A primeira dose deve ser aplicada aos 9 meses de idade e a segunda aos 4 anos. A partir dos 5 anos, para aqueles que não estão com a vacina em dia, é recomendada apenas uma dose única.

A secretaria aponta que, desde o primeiro caso, tem reforçado a vacinação, além de fazer a investigação epidemiológica e a sensibilização da rede de saúde para detectar precocemente situações suspeitas.

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de rápida evolução e elevada letalidade nas

suas formas mais graves. Apresenta sintomas como febre súbita, calafrios, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas, vômitos e fraqueza. Tem padrão sazonal, com a maior parte dos casos entre os meses de dezembro e maio. A prevenção é a vacina.

A infecção se dá por meio de mosquitos silvestres, que vivem em zona de mata e não habitam o ambiente urbano das cidades.

Após aproximadamente meio século de silêncio epidemiológico, o vírus da febre amarela voltou a ser detectado no ano 2000, no estado de São Paulo. Desde a sua reintrodução, foram reportados quatro surtos, com mais de 600 casos confirmados. Eventos epidêmicos da doença também foram registrados, a partir de 2014, em Goiás e Tocantins, e seguiram no sentido dos estados do Sudeste e Sul.

EXPEDIENTE

Bancos

de sangue de SP têm estoques baixos; tire dúvidas e saiba como doar

Com a proximidade do inverno e férias escolares, cresce o alerta para a situação dos estoques de sangue na Fundação Pró-Sangue. Nesta época do ano, as doações caem ainda mais. A situação é crítica principalmente dos tipos B+, O-, B- e O+. No dia 25/05, por exemplo, o estoque do tipo O+ era de 58 bolsas, sendo que o ideal é acima de 589.

O médico assistente da Pró-Sangue, Carlos Roberto Jorge, afirma que desde o início da pandemia a situação do banco é de emergência: “Essa deficiência de sangue para nós é um problema enorme, porque não é só o Hospital das Clínicas que atendemos, nós temos quase 100 hospitais que diariamente vêm buscar sangue conosco e a gente não está conseguindo atender”, afirma.

Quem pode doar?

– Pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

– Estar em boas condições de saúde.

– Pesar no mínimo 50kg.

Com a proximidade do inverno e férias escolares, cresce o alerta para a situação dos estoques de sangue. Para garantir o atendimento no posto de coleta escolhido, é obrigatório o agendamento online. O doador pode agendar pelo site da prosangue.sp.gov.br. A doação levar de 8 a 10 minutos, após a realização dos testes e questionário.

A Pró-Sangue possui 6 postos de coleta localizados em São Paulo, Guarulhos, Osasco e Barueri. Todas as bolsas de sangue coletadas nesses locais são direcionadas para a central, localizada no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde são fracionadas e ficam aguardando liberação para serem distribuídas aos hospitais da rede pública estadual e demais instituições abastecidas pela Pró-Sangue.

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

– Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por:

MIG Editoria,Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 [ Cena
]
do dia
Tânia Rego/ABr
Sidney Magal segue internado com quadro estável, diz boletim médico
Governo de São Paulo Rovena Rosa/ABr

Anuncie no único jornal gratuito no metrô

100 mil exemplares distribuídos toda sexta nas estações do metrô

Mais de 190 mil curtidas nas redes sociais

São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
Siga, curta e compartilhe: EstacaoJornal jornalestacaosp jornalestacao.com.br
FOTO: RAVENA ROSA / ABR

Voluntários costuram roupas para Campanha do Agasalho 2023: “É feito com muito amor”

A Campanha do Agasalho 2023 (http://www.campanhadoagasalho.sp.gov.

br/) ganhou um importante reforço com a parceria

entre Governo do Estado, iniciativa privada e sociedade civil. Alunos do curso de costureiro avançado do Fundo Social de São Paulo

deverão produzir mais de 4 mil conjuntos de agasalhos para reforçar as doações a quem mais precisa.

O grupo de voluntários

será abastecido com cinco toneladas de tecidos e aviamentos doados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

“Além de estarmos aprendendo a confeccionar o moletom, também estamos dedicando um pouco do nosso carinho para essas pessoas que tanto necessitam. É feito com muito amor e carinho”, afirma a aluna Aliana dos Santos Lima Helfstein.

Quando iniciou o curso, ela conta que não sabia nem mexer em uma máquina de costurar. Hoje, já produz alguns tipos de vestuário e pretende continuar no ramo. “É algo com que eu me identifiquei. Era algo que tinha curiosidade e, com o curso, consegui aperfeiçoar.”

Cada aluno irá confeccionar dois conjuntos de roupas de frio ao longo das 60

Como doar para quem precisa

A Campanha do Agasalho foi retomada neste ano após ser substituída, nos dois últimos anos, pela ação Inverno Solidário, medida em decorrência da pandemia e que se restringia à arrecadação de itens novos. Agora, o modelo tradicional está de volta para receber roupas e cobertores em bom estado de uso e conservação – os itens mais requisitados são agasalhos, meias, toucas e luvas. O Fundo Social alerta que peças muito desgastadas, rasgadas e sujas são inviáveis para a campanha.

Agasalhos e cobertores podem ser doados no depósito do Fundo Social, no Jaguaré, zona norte de São Paulo, e em outros dez pontos na capital. As caixas de coleta estão disponíveis nos postos do Poupatempo Sé e Lapa, nos terminais Jabaquara e Diadema da EMTU, nas estações Santana e Portuguesa do Metrô, nas estações Brás e Guaianazes da CPTM e nas unidades da Sabesp das avenidas do Estado e Santos Dumont. Nos próximos dias, os pontos de arrecadação devem ser ampliados.

horas do curso. O diretor do grupo de programas e projetos do Fundo Social de São Paulo, Ernani Gouvea, explica que é muito importante para o aluno ver uma peça ser confeccionada pelas suas próprias mãos.

“Isso traz autoestima para o trabalho, reconhecimento de que ele pode fazer e que podem, por meio do trabalho, ter sucesso e uma profissão”, ressalta.

Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897X, CNPJ/MF nº 44.111.6980001/98. Também é possível doar pela chave Pix doacoesfussp@sp.gov.br.

O Fundo Social também usará os valores doados para comprar cerca de 125 mil cobertores. A distribuição será feita com base em dados do CadÚnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza no território paulista.

Com 30 minutos de atraso, os apresentadores

Pepita e Manoel Soares subiram ao palco da Arena Anhangabaú, o principal da Virada Cultural 2023. Eles estavam ali, às 12 horas, para falar da homenagem que Rita Lee ganharia do filho guitarrista Beto Lee e das convidadas Manu Gavassi e Paula Lima. O show foi aberto com a vocalista Débora Reis cantando Saúde.

Havia poucas pessoas na pista, como são em geral os shows neste horário, manhãs de domingo. Flagra esquentou mais a plateia, que era presenteada por uma ótima qualidade de som.

Agora Só Falta Você, mais rocker, com linhas de

baixo (de Lee Marcucci) e guitarra (de Beto Lee) fez o público se jogar ainda mais no som. O clima na plateia era de bastante tranquilidade.

Ando Meio Desligado abriu a fase Mutantes, que Beto chamou de “power trio”. Havia um arranjo novo, cuidadoso, que fazia a canção pular uma década inteira e se juntar a Mania de Você. Impensável unir a Rita “dozmano” (como elas os chama em suas autobiografias) Arnaldo Baptista e Sérgio Dias com a Rita de Roberto de Carvalho, mas deu certo.

Música que nunca saiu dos shows de Rita, segundo Beto, e que apareceu em um período de transição de sua carreira, Coisas

da Vida lembrou uma das grandes frases da cantora: “Eu não tenho hora pra morrer, por isso sonho.”

Rita amava mesmo essa canção, feita em um padrão de balada pouco usado pela autora.

Beto falou do Tutti Frutti, a banda que Rita integrou nos anos 70. Lembrou que o baixista Lee Marcucci, ex-integrante do grupo, era pai de muitos baixistas no País, e começou Jardins da Babilônia. Outra face de Rita entrava no show. Beto já disse em entrevistas ser essa a sua preferida.

A cantora de soul Paula Lima veio logo depois, para cantar Nem Luxo, Nem Lixo. Rita nunca foi do soul, e isso criava curio-

sidade. Como seria Paula cantando Rita? Paula tem uma grande voz, cultiva carinho verdadeiro de seu público, mas insiste em um vibrato de oscilação quase caricata. Depois da canção, ela se emocionou, abraçou Beto e saiu do palco Doce

Vampiro fez Débora Reis retomar o show com a mesma vibração.

Todas as Mulheres do Mundo foi dedicada às mulheres que estavam no Anhangabaú e Esse Tal de Roque Enrow trouxe Manu Gavassi ao palco.

Mas foi Ovelha Negra que fez as pessoas erguerem as mãos e se emocionarem de verdade. A última canção mostrou a força de Rita pop: Lança Perfume trouxe de volta as convidadas Paula Lima e Manu Gavassi.

São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Governo de São Paulo
Na Virada Cultural, homenagem une as três faces de Rita Lee e emociona
Rovena Rosa/ABr

Palmeiras marca com Dudu e busca o empate com o Atlético-MG fora de casa pelo Brasileiro

Em jogo bastante disputado no Mineirão, o Palmeiras empatou com o Atlético-MG, por 1 a 1, neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro. A partida foi marcada pelo excesso de faltas e pela queda do nível técnico das equipes no segundo tempo, visivelmente cansadas. Pavón abriu o placar para os donos da casa, no primeiro tempo, e Dudu deixou tudo igual na etapa final.

O empate faz o Palmeiras ir a 16 pontos, mantendo a vice-liderança na tabela de classificação do Brasileiro, e chegando a 15 jogos sem perder. O Atlético, por sua vez, ocupa o quarto lugar da classificação, com 14 pontos.

Candidatos ao título, Palmeiras e Atlético-MG entraram em campo com a promessa de um grande jogo. Os primeiros dez minutos do time paulista

foram de grande intensidade. Logo ao seis minutos, Rony aproveitou uma bobeada da defesa atleticana para fazer um golaço de bicicleta, deixando o goleiro Everson sem reação. A pintura, porém, foi anulada pelo VAR, que assinalou impedimento do atacante palmeirense no início da jogada.

Pouco acionado durante quase todo primeiro tempo, Weverton mostrou por que foi mais uma convocado para defender o Brasil. O goleiro palestrino fez uma importante defesa em chute de Battaglia, após bate rebate na grande área. O goleiro palmeirense, porém, não teve o que fazer quando Pavón arrancou do meio-campo, driblou Luan e bateu colocado para marcar um golaço e abrir o placar no Mineirão.

Se o Atlético-MG viu a estrela de Pavón brilhar em jogada individual, o Palmeiras teve êxito no jogo coletivo. Na volta do intervalo,

o time paulista aproveitou a guarda baixa da equipe mineira para agredir o adversário. Aos 6, Artur recebeu passe de Marcos Rocha na direita e cruzou para Dudu cabecear sozinho e igualar o marcador.

Assim como aconteceu no primeiro tempo, a partida foi marcada pelas divididas na etapa final, com um alto número de faltas. O desgaste ficou nítido e o nível técnico da partida caiu, com os goleiros trabalhando menos. Tanto Abel Ferreira quanto Eduardo Coudet, técnico atleticano, fizeram alterações visando mitigar o cansaço dos atletas, deixando de lado qualquer mudança tática.

A partida voltou a ganhar emoção somente aos 35 minutos, quando Igor Gomes, ex-São Paulo que havia entrado no segundo tempo, recebeu na frente após boa triangulação na entrada da área e chutou lascado, tirando tinta da trave de Weverton.

Depois de sete jogos, o Corinthians finalmente venceu a primeira sob o comando de Vanderlei Luxemburgo e encerrou a série de oito partidas sem triunfos. O time do Parque São Jorge superou o Fluminense por 1 a 0, neste domingo, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Róger Guedes, com dois gols de cabeça, garantiu o resultado positivo na Neo Química Arena, em São Paulo.

O triunfo diante da torcida faz o Corinthians chegar aos oito pontos e tira a equipe paulista da zona de rebaixamento. O resultado dá ânimo para o time de Luxemburgo tentar reverter o placar adverso de 2 a 0 contra o Atlético-MG,

na Copa do Brasil. A partida de volta das oitavas de final está marcada para quarta-feira, às 21h30, na Neo Química Arena.

O time do Parque São Jorge começou a partida escapando com jogadas rápidas, especialmente pelo lado direito, com Adson, mas encontrou dificuldade para finalizar. O Fluminense, por sua vez, aplicou o "dinizismo" preenchendo parte esquerda do campo de defesa corintiana, evitando as investidas de Matheus Bidu e criando oportunidades de finalização na entrada da área.

Com mais de 60% da posse, o tricolor carioca cresceu na partida e Cássio precisou ser acionado. Ainda se recuperando de uma amidalite, o goleiro foi crucial para cortar lançamentos perigosos pelo

alto e precisou fazer grande defesa quando André bateu colocado de fora da área. O Flu também venceu a maioria das disputas em cobranças de escanteio e por pouco não abriu o placar com Martinelli.

Precisando dar uma resposta ao torcedor, que encheu a Neo Química Arena apesar da chuva, o Corinthians voltou para o segundo tempo mais agitado, marcando a saída de bola do Fluminense e, finalmente, levando perigo.

Fábio, que era mero espectador da partida, voou no ângulo esquerdo para fazer uma defesaça quando Maycon soltou uma bomba de fora da área.

Aos 13, Bidu avançou pela esquerda e inverteu para Yuri Alberto. O atacante bate de primeira para dentro da pequena área e Ró-

ger Guedes, dividindo com Nino, completar de cabeça para o fundo das redes.

O gol deu a confiança que o Corinthians precisava e o time se mandou ao ataque. Luxemburgo chamou Renato Augusto

para a partida, a primeira do meio-campista após mais de 50 dias parado O camisa 8 entrou em campo ovacionado pela torcida e não demorou muito para arriscar o seu característico chute de fora da área.

No apagar das luzes, Fagner, que entrou no lugar de Méndez, fez cruzamento na medida para Róger Guedes cabecear deslocando o goleiro Fábio e dar números finais ao jogo.

São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 ESPORTE
Paulo Ti/AE
TomZé Fonseca/AE
Róger Guedes faz 2, Corinthians supera o Fluminense e vence a primeira com Luxemburgo

São Paulo acorda no 2º tempo, vence Goiás de virada com gol de David jogando em casa

De maneira heroica, o São Paulo venceu o Goiás de virada neste sábado, por 2 a 1, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo ruim, o time mudou de postura na etapa final e saiu vitorioso com gols de Pablo Maia e David, que não jogava desde a primeira rodada, por conta de lesão. O time chegou ao 12º jogo de invencibilidade sob o comando de Dorival Júnior e encerrou a sequência invicta do adversário.

Assim como nas últimas partidas jogando em casa, o São Paulo iniciou o jogo rodando bastante a bola, trocando passes até achar uma brecha na defesa adversária para a finalização. A primeira boa oportunidade, porém, surgiu de uma jogada individual. Caio Paulista invadiu a na área

pela esquerda, driblou o zagueiro adversário e chutou com força para a defesa de Tadeu.

O Goiás procurou não ficar só na defesa e foi ao ataque com saídas rápidas, especialmente pelos flancos, agredindo o tricolor paulista quando tinha chance. Aos 16, Maguinho cruzou da direita e Matheus Peixoto cabeceou com perigo

O São Paulo seguiu com a estratégia de trocar passes, principalmente em toques de primeira, mas pecou na movimentação dos atletas. Aos 28, Matheus Peixoto fez o pivô pela esquerda e tocou para Diego, que cruzou na medida para o baixinho Maguinho subir mais alto que a zaga tricolor e cabecear para o fundo das redes.

À frente no placar, o Goiás ganhou confiança e foi quem passou a apostar na

troca de passes, empurrando o São Paulo para o campo de defesa e investindo na bola aérea. O segundo, inclusive, por pouco não veio pelo alto.

O time do São Paulo voltou para o segundo com uma postura diferente. A equipe de Dorival Júnior continuou apostando na troca de passes, como fez no início da etapa inicial, mas desta vez com mais ímpeto, rondando com perigo a grande área do Goiás. A mudança de atitude faz o tricolor paulista não demorar muito para igualar o placar. Aos 11, Pablo Maia arriscou de muito longe e a bola desviou em Bruno Santos, enganando o goleiro Tadeu, que chega a tocar, mas não consegue fazer a defesa.

O gol inflamou o Morumbi. A torcida passou a cantar alto, o São Paulo sentiu o bom momento e conti-

nuou a blitz para cima do Goiás. A reta final foi de um volume maior do time paulista, principalmente com jogadas pelo alto. Marcos Paulo chegou a balançar as redes de cabeça após bom cruzamento da direita, mas o VAR anulou o gol assinalando impedimento. Os do-

Santos joga mal, tropeça em Bragança

Paulista e acumula 2ª derrota seguida

O Santos colecionou mais um tropeço na temporada neste domingo. Com uma atuação apática, o time de Odair Hellmann perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 a 0, no estádio Nabi Abi Chedid, pela oitava rodada do Brasileirão. Foi a segunda derrota seguida da equipe da Vila Belmiro, que perdeu no meio de semana, pela Copa Sul-Americana. Agora são quatro partidas sem vitória.

O primeiro tempo do Santos foi para ser esquecido. O time teve apenas um pouco mais de oito minutos de bola nos pés, pouco para um clube que é lembrado por ser a casa de grandes craques do futebol nacional.

Com apenas 37% de posse, o Santos praticamente só se defendeu e assistiu o Bragantino atacar. A única

chance saiu em um contra-ataque de Rodrigo Fernández, que acionou Ângelo, aos 9. O atacante avançou pelo meio e arriscou de fora da área, pela linha de fundo. Sem fazer muita pressão, o Bragantino abriu o placar aos 30. Eduardo Sasha recebeu pela direita e cruzou para Vitinho. O atacante chutou no canto direito de João Paulo, que não conseguiu impedir o gol.

Mas João Paulo impediu o que poderia ser um placar ainda mais elástico. O goleiro fez ao menos duas grandes defesas, a principal aos 40 minutos. Lucas Evangelista acionou Helinho, que invadiu a área e tocou para Eric Ramires. Sozinho, o volante viu o goleiro protagonizar um milagre.

Não satisfeito com a apresentação do Santos

no primeiro tempo, Odair voltou com duas mudanças para a segunda etapa. João Lucas e Camacho entraram nas vagas de Lucas Pires e Rodrigo Fernández. As mudanças, porém, não funcionaram como o técnico queria.

Apático, o Santos continuou sendo dominado pelo time da casa, que criou uma chance atrás da outra e deu muito trabalho para João Paulo, que fez defesas importantes em tentativas de Eric Ramires e Helinho. Aos 30, não teve jeito. Luan Patrick avançou pela esquerda e cruzou em direção ao gol. Juninho Capixaba deu um desvio sutil e surpreendeu o goleiro João Paulo.

Com a vitória já assegurada, o Bragantino tirou o pé do acelerador e baixou o ritmo, nem assim o Santos conseguiu ameaçar e praticamente não passou do meio de campo.

nos da casa seguiram em cima e brilhou a estrela do atacante David. O jogador, que não atuava desde o

dia 15 de abril, pegou a sobra dentro da grande área e encheu o pé para fazer o gol da virada tricolor.

São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 ESPORTE
Marcello Zambrana/AE
CLASSIFICAÇÃO/BRASILEIRÃO 2023 TIME PG J V SG 1 BOTAFOGO 21 8 7 10 2 PALMEIRAS 16 8 4 10 3 SÃO PAULO 15 8 4 7 4 ATLÉTICO-MG 14 8 4 5 5 GRÊMIO 14 8 4 1 6 CRUZEIRO 13 8 4 5 7 FLAMENGO 13 8 4 4 8 FLUMINENSE 13 8 4 4 9 FORTALEZA 13 8 3 6 10 BRAGANTINO 13 8 3 2 11 ATHLETICO-PR 12 8 4 0 12 SANTOS 11 8 3 1 13 INTERNACIONAL 10 8 3 -4 14 CORINTHIANS 8 8 2 -4 15 CUIABÁ 8 8 2 -6 16 BAHIA 7 8 2 -5 17 GOIÁS 7 8 2 -8 18 VASCO 6 8 1 -5 19 AMÉRICA-MG 4 8 1 -13 20 CORITIBA 3 8 0 -10 Zona de classificação para a Libertadores Zona de classificação para a Sul-Americana Zona de Rebaixamento
Eduardo Carmin/AE

Ramon Menezes convoca Vini Jr. e mais três do Palmeiras para jogos da seleção brasileira

O técnico da seleção brasileira, Ramon Menezes, anunciou nesse domingo, os jogadores convocados para os amistosos contra Guiné e Senegal, que serão realizados em 17 e 20 de junho, respectivamente. Vinícius Júnior, do Real Madrid, homenageado em campanha antirracismo da entidade e por diversas instituições no mundo, teve sua presença confirmada. Entre os escolhidos, destacam-se também os que atuam no Brasil como os palmeirenses Weverton, Raphael Veiga e Rony. Além dos integrantes do clube paulista, também foram chamados Ayrton Lucas e Pedro, do Flamengo, e Nino e André, do Fluminense Desta vez, o treinador optou por uma lista mais parecida com a da Copa do Mundo do Catar junto a algumas estreias, caso de Joelinton, do Newcastle, e Vanderson, do Mônaco. Neymar (PSG), que ainda se recu-

pera de uma lesão no tornozelo, ficou de fora. Ainda sem um treinador definido para o ciclo da próxima Copa do Mundo, o Brasil será mais uma vez comandado interinamente por Ramon Menezes, agora nos amistosos. De momento, ele tem compromissos na Argentina liderando os jovens talentos no Mundial Sub-20. Para a

convocação, a CBF preparou um "bate e volta" para que a convocação fosse feita. No último sábado, a equipe fechou a participação na fase de grupos contra a Nigéria e ganhou de 2 a 0. A vitória, garantiu a classificação para o mata-mata na liderança da chave. O adversário nas oitavas será conhecido após a conclusão da terceira rodada,

neste domingo.

Se chegar à final, o técnico estará liberado para se dedicar integralmente à seleção principal somente depois de 11 de junho, para quando está marcada a decisão do campeonato. No entanto, não há riscos dele perder os amistosos contra Guiné e Senegal, pois serão disputados depois da decisão.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, recebe até quarta-feira (31) as inscrições para o Contrata SP – LGBTQIA+, mutirão de empregabilidade que tem o objetivo de auxiliar na ampliação da diversidade nos quadros profissionais das empresas.

A ação, que comemora o mês do Orgulho LGBTQIA+, ocorrerá nos dias 5, 6 e 7 de junho, e antecede o evento da Parada LGBT+ na capital.

Serão mais de 200 vagas de emprego nos setores do comércio e serviços e as inscrições podem ser feita pelo Portal Cate. Os interessados devem preencher na plataforma on-line os dados pessoais, de escolaridade e experiência profissional, se houver. Devem deixar também os meios de contato, telefone e email, a fim de facilitar o agendamento dos pré-selecionados.

Quem passar pelo Contrata SP, além de ter contato com as empresas e participar dos processos seletivos, poderá consultar os orienta-

dores do programa Elabora da Prefeitura de São Paulo para aprimorar o currículo e também pegar dicas sobre entrevistas, dinâmicas de grupo, comportamento socioemocional, entre outros.

Para participar da iniciativa é necessário levar RG, CPF, carteira de trabalho e cópias de currículo no dia do processo seletivo. Os candidatos terão acesso aos representantes de empresas que estarão presentes no Cate Central ao longo do dia. Empresas de qualquer porte ainda podem se cadastrar para a oferta de vagas por meio do e-mail: solicitacaodevagas@prefeitura. sp.gov.br ou pelo telefone 11- 3357-2400

Serviço

Contrata SP – LGBTQIA+ Inscrições

Data: até 31 de maio Portal Cate www.cate.prefeitura. sp.gov.br

Processo seletivo

Data: 5, 6 e 7 de maio

Horário: das 8h às 17h

Local: Cate Central: Av Rio Branco, 252 – Centro

Março/2023. Maio/2023.

São Paulo, segunda-feira, 29 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7 ESPORTE
Capital abre inscrições para o Contrata SP em homenagem ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ Thaís Magalhães/CBF
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.