Jornal Estação de 18/05/2023 - Ed. 2264

Page 1

Lula viaja ao Japão para a Cúpula do G7; Alckmin assume a Presidência

MASSACRE EM ESCOLA

Vendas do comércio varejista crescem 0,8% em março, aponta pesquisa

Estação Vila Sônia do Metrô de SP recebe nome de professora morta

Em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, vítima de um ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, em 27 de março, o governo do Estado decidiu mudar o nome da estação Vila

Programa dá oportunidade para jovens de baixa renda na capital

Ricardo Stuckert/PR Pág. 06 Pág. 02 22º 11º PREVISÃO PARA HOJE Tânia Rego/ABr www.jornalestacao.com.br Ano 10
edição 2264
de maio de 2023 Parcialmente Nublado
-
São Paulo, quinta-feira, 18
Pág. 05
da Linha 4-Amarela
Metrô
Sônia
do
Pág.
04
Governo de São Paulo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou, nessa quarta-feira (17), para uma viagem ao Japão, onde participa do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, reunião de líderes das sete maiores economias do mundo: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. O evento ocorre nos dias 20 e 21, em Hiroshima, e a presença de Lula é a convite do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.

Lula transmitiu o cargo ao vice-presidente Geraldo Alckmin, que o acompanhou até a Base Aérea de Brasília. Essa é a sétima vez que Lula participa da Cúpula do G7. As seis primeiras ocorreram nos dois primeiros mandatos, entre os anos de 2003 e 2009.

E, desde então, o Brasil não comparecia a um encontro do grupo.

Na semana passada, antecedendo o encontro de líderes, ocorreu a reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G7, também no Japão.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no evento como convidado ao lado de representantes de outros países emergentes. Foi a primeira vez que um ministro da Fazenda brasileiro participou desse encontro.

Para o governo, os convites marcam a retomada do engajamento do Brasil com o G7 e o posicionamento do país em assuntos internacionais.

Os principais temas a serem abordados na cúpula serão segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.

Esse último tema é prioritário para o presidente brasileiro, que tenta organizar um grupo de países neutros para negociar um acordo de paz. O governo brasileiro trabalha para que a declaração final do G7 reflita a visão do Brasil a respeito dessa guerra e acredita que deve haver um consenso em relação à segurança alimentar.

Estátuas em SP

da Avenida Ipiranga com a São João, na região central da capital paulista, nesta quarta-feira (17). A região tem várias estátuas que chamam atenção

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nessa quarta-feira (17) para condenar o ex-senador Fernando Collor a 33 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa. O ministro também fixou pagamento de R$ 20 milhões por danos morais coletivos.

Fachin é o relator da ação penal que vai definir se Collor será condenado pelo tribunal em um processo oriundo da Operação Lava Jato. O julgamento foi suspenso para o intervalo e será retomado para a manifestação dos demais ministros.

Collor poderá recorrer em liberdade se a condenação for confirmada pelos demais ministros.

Em complemento ao voto que começou a ser lido na quinta-feira (11), Fachin acrescentou que Collor, como antigo dirigente do PTB, foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras e investigada na Lava Jato.

"Collor recebeu vantagem indevida no valor de R$ 20 milhões como contraprestação à facilitação da contratação da UTC Engenharia para construção de dois tanques de óleo diesel e um cais flutuante no terminal de combustível de Manaus, na base de distribuição de Cacaraí,

em Roraima, e na base de distribuição de combustíveis de Oriximiná, no Pará", afirmou o relator.

A Corte julga uma ação penal aberta em agosto de 2017. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente da República teria recebido propina pela influência política na BR Distribuidora. Os crimes teriam ocorrido entre 2010 e 2014.

O advogado Marcelo Bessa pediu a absolvição de Collor. O defensor afirmou que as acusações da PGR estão baseadas em depoimentos de delação premiada e não foram apresentadas provas para incriminar o ex-senador.

Você, os olhos do poder público!

A cidade de São Paulo tem hoje mais de 12 milhões de habitantes e uma das maiores densidades demográficas do mundo, com uma taxa de 7,4 mil habitantes por quilômetro quadrado. Em termos de área, também não é pequena, 1,5 mil km quadrados. Também é o principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. Como fazer frente aos diversos problemas que esse gigantismo apresenta? Só com a participação de todos.

Falando em problemas, temos em São Paulo a maior diversidade do Brasil, várias migrações trouxeram colônias de vários países que formam a população de São Paulo.

Também é um grande centro de migração de outras cidades, dos outros estados e até de outros países.

Junte-se a isso um povo extremamente vigoroso, criativo, que vive a cidade, a gastronomia, a cultura, a cidade na sua forma integral e que está presente em todos os movimentos sociais. É nesse caldo de cultura que o poder público tem que acolher, cuidar e ordenar os serviços e o espaço público para que todos vivam bem e com qualidade.

A situação, agravada pela pandemia, colocou nas ruas cerca de 32 mil pessoas em situação de rua que vivem em vulnerabilidade, de forma indigna e precisam do auxílio, pois como acertadamente disse nosso prefeito Ricardo Nunes: “Rua não é endereço, barraca não é lar”.

Por sorte, temos a maior rede assistencial e acolhedora da América Latina, com programas que vão de abrigos a hotéis sociais, passando por programas de recuperação como os Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT, Centros de Acolhida Especial, Programa Reencontro, entre outros.

Por outro lado, a administração do prefeito Ricardo Nunes tem feito a diferença para a população. Fruto da boa gestão e uma equipe dedicada, a cidade vive uma condição

financeira sem igual e está conseguindo fazer frente aos principais problemas apresentados. Mas, só isso não basta, porque o poder público não é onipresente e hoje, como sabemos, ninguém faz nada sozinho. O poder público precisa da participação da sociedade para fazer mais e melhor. E, na maioria das vezes, basta um olhar diferente para o espaço e os serviços públicos. Aí entra a sua fundamental participação, comunicando os problemas para o poder público, sejam eles de zeladoria, de educação, de saúde, de segurança, sociais. É isso que vai fazer com que todos nós possamos ter uma cidade mais digna, com melhor atendimento aos vulneráveis e ao mesmo tempo organizada e ordenada para a convivência de todos: pessoas em situação de rua, pessoa em situação de uso problemático de drogas, moradores, comerciantes, turistas, frequentadores dessa metrópole pulsante chamada São Paulo.

Conheça e frequente os Conselhos Participativos da sua região, os Conselhos Comunitários de Segurança, os Programas de Vizinhança Solidária. Aproveite agora que estamos discutindo o Plano Diretor da cidade, critique, faça sugestões. Tome essa atitude com relação a todos os planos municipais. Acompanhe o trabalho do serviço público, não só do executivo, mas também do parlamento municipal. Faça sugestões, dê opiniões, cobre providências, participe. Esse é o caminho para utilizarmos melhor os recursos públicos e atender as necessidades de cada região da cidade.

Como disse certa ocasião, muitas vezes o poder público não consegue ver uma lâmpada queimada no poste da sua rua, a menos que você comunique. Em outras palavras, sua participação é fundamental: você deve ser os olhos do poder

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por:

MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br

/ E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
público!
[ opinião ] [ Cena do dia ]
Coronel Camilo Subprefeito da Sé e ex-Comandante Geral da PM
Artigo
Vista de estátua que homenageia a figura de um engraxate na esquina
EXPEDIENTE
Ministro Edson Fachin vota para condenar Collor a 33 anos de prisão por corrupção
Lula embarca para a Cúpula do G7, no Japão; vice Alckmin assume presidência
Marcelo Camargo/ABr

Anuncie no único jornal gratuito no metrô

100 mil exemplares distribuídos toda sexta nas estações do metrô

Mais de 190 mil curtidas nas redes sociais

São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
Siga, curta e compartilhe: EstacaoJornal jornalestacaosp jornalestacao.com.br
FOTO: RAVENA ROSA / ABR

Estação do metrô Vila Sônia homenageia professora morta em escola de São Paulo

Em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, que foi vítima de um ataque na Escola Estadual Thomazia Montoro, em 27 de março, localizada na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo, o governo do Estado de São Paulo decidiu mudar o nome da estação

Vila Sônia da Linha 4-Amarela do Metrô, administrada pela ViaQuatro.

Ela passará a se chamar

Vila Sônia-Professora Elizabeth Tenreiro “A Estação

Vila Sônia, inaugurada em 2021, ganhou a denominação Estação Vila Sônia-Professora Elisabeth Tenreiro por meio do decreto número 67.644/2023 do governo do Estado e passa por adequação da identidade visual”, disse a gestão em nota. Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, há outras duas estações com nomes que fazem referência a pessoas ou

entidades. A Estação Higienópolis-Mackenzie foi inaugurada em 2018 já com essa denominação, em referência à instituição de ensino que fica no seu entorno. Desde 10 de abril deste ano, a Estação Paulista passou a se chamar Estação Paulista - Pernambucanas em ação de Naming Rights entre a ViaQuatro e a varejista, com validade de ao menos cinco anos.

A Linha 9-Esmeralda, operada atualmente pela

ViaMobilidade, também tem uma estação que mudou de nome. Em 2021, o ex-prefeito Bruno Covas, falecido naquele ano, foi homenageado por meio de decreto do governo do Estado, passando a integrar o nome Estação Bruno Covas-Mendes

Vila Natal. Ainda de acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a mudança ocorreu quando a estação ainda estava sob gestão da CPTM.

Projeto de Naming Rights

Além de estações administradas pela iniciativa privada, o projeto de Naming Rights do Metrô, que associa o nome de estação a uma marca, também alterou o nome de outras estações administradas pela Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

“A parceria traz benefícios com a modernização da comunicação visual das estações, a desoneração dos custos de conservação e manutenção, além de melhora da experiência do passageiro e o aumento das receitas não tarifárias do Metrô, revertidas em melhorias

para a rede”, disse o Metrô.

Conforme a companhia, a premissa é a de não alterar características de referência já consolidadas ao passageiro, utilizando a marca parceira como ‘sobrenome’ da estação, de forma a não comprometer a identificação do serviço. “Além disso, antes de lançar a iniciativa ao mercado, o projeto foi aprovado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura de São Paulo e segue as diretrizes permitidas pelo órgão”, afirmou ainda.

Segundo o Metrô, a adoção dos Naming Rights nas

estações do Metrô de São Paulo foi avalizada por um estudo de viabilidade e segue uma tendência mundial, vista nos metrôs das cidades de Chicago, Boston, Filadélfia, Nova York, Londres, Madrid e Dubai, entre outras. Três estações do Metrô (Saúde-Ultrafarma, Carrão-Assaí Atacadista e Penha-Lojas Besni) já têm seus nomes associados às marcas, após processos licitatórios para a seleção da empresa concessionária pelo período de dez anos. A primeira faz parte da Linha 2-Azul e as outras duas da Linha 3-Vermelha.

O Governo de São Paulo fez na terça-feira (16), no Paraná, uma inspeção técnica na empresa responsável pela construção de 518 moradias em São Sebastião, para atendimento emergencial a famílias afetadas por chuvas extremas em fevereiro. A construtora Tecverde, contratada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), emprega tecnologia com painéis de madeira e placas estruturais que aceleram a entrega dos imóveis e reduzem impactos ambientais.

“É uma fábrica que trouxe tecnologia de construção industrializada e que vamos

usar em São Sebastião. Quem perdeu tudo tem muita pressa e esta tecnologia reduz significativamente o tempo das obras”, afirmou o governador.

“Vimos um protótipo com dois andares, em São Sebastião serão quatro pavimentos. A gente vai conseguir montar dois edifícios a cada 15 dias. Ou seja, a cada 15 dias, 32 apartamentos”, acrescentou Tarcísio.

Além do governador, participaram da visita à construtora paranaense o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, o secretário estadual de

Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e o presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

“Assinamos em março o contrato, pois esta técnica utiliza um sistema industrializado de produção de casas e apartamentos com qualidade, de forma rápida e ecológica”, afirmou Marcelo Branco. O Governo de SP estuda a ampliação do uso desta tecnologia em outros conjuntos habitacionais no estado, agilizando a construção de novas moradias.

A tecnologia aplicada pela empresa é conhecida como “wood frame”, um sistema composto por perfis de ma-

deira que, em conjunto com placas estruturais, formam painéis altamente resistentes.

O Governo de São Paulo está investindo R$ 72 milhões nas novas moradias do bairro Baleia Verde. Serão dois conjuntos habitacionais em dois terrenos que somam 39 mil m², totalizando 30 edi-

fícios de quatro pavimentos, com quatro apartamentos de 41 m² por andar.

Além das 518 moradias definitivas no Baleia Verde, o Estado também está construindo outras 186 unidades na região de Maresias, que atenderão 704 famílias desabrigadas em São Sebastião.

Serão quatro edifícios com quatro pavimentos, com oito apartamentos de 44 m² por andar, construídos em um terreno de 12 mil m².

A previsão do Governo de São Paulo é concluir todos os empreendimentos em 180 dias, num investimento total de R$ 210 milhões.

São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
TomZé Fonseca/AE Tiago Queiroz/AE
Tarcísio de Freitas vistoria produção de casas sustentáveis para famílias em São Sebastião
Governo de São Paulo

Programa dá oportunidade para jovens de baixa renda na cidade de São Paulo

Jovens de baixa renda da cidade de São Paulo podem participar de uma iniciativa que reúne conhecimento sobre direitos humanos e cidadania, tecnologia e introdução ao mercado de trabalho. É o programa Bolsa Trabalho: Juven-

tude, Trabalho e Fabricação Digital que está com inscrições abertas para o processo seletivo até o dia 21 de maio. São 108 vagas para jovens de 16 e 20 anos de idade.

O programa, uma parceria da Coordenação de Políticas

para a Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com as secretarias municipais de Inovação e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, oferece bolsa auxílio mensal de R$ 673,79

e tem duração de um semestre. Para ter direito à ajuda de custo, os alunos precisam frequentar ao menos 85% das atividades.

As aulas são ministradas na Rede Pública de Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LAB Livre SP) e também em outros equipamentos públicos em todas as regiões. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo link do programa.

Para oferecer uma formação completa fazem parte também da grade curricular do curso temas como direito das juventudes, respeito à

ZONA NORTE

diversidade e direitos humanos, cidadania ativa, projetos de vida e mundo do trabalho, além de visitas a equipamentos sociais e culturais da cidade de São Paulo, estimulando nos jovens o senso de pertencimento à cidade.

Algumas vagas são exclusivas para jovens do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE/MA) e Liberdade Assistida (LA) da Fundação Casa. O programa também incentiva a participação de jovens imigrantes, indígenas, LGBTI+ e jovens com

Sitio Conceição

deficiência, para aumentar sua inserção no mercado de trabalho. A Bolsa Trabalho já formou mais de mil jovens da cidade de São Paulo.

Podem se inscrever no Programa Bolsa Trabalho jovens com idade entre 16 e 20 anos, moradores da cidade de São Paulo há no mínimo dois anos, que estejam matriculados na escola ou que já tenham concluído o ensino médio, desempregados há no mínimo seis meses e sem receber seguro-desemprego, e que pertençam a famílias cuja renda por pessoa seja de até meio salário mínimo.

Centro Cultural da Juventude (Cachoeirinha/Brasilândia)

Av. Dep. Emílio Carlos, 3641 - Vila dos Andrades

CEU Anhanguera (Anhanguera/Perus)

R. Pedro José De Lima, 1020 - Anhanguera

ZONA SUL

FAB LAB São Joaquim - Guarapiranga (Jardim

São Luís/Guarapiranga)

R. Bacabinha, 280 - Jardim São Joaquim

CEU Heliópolis

Estrada das Lágrimas, 2385 - São João Clímaco

CEU Vila Rubi (Capela do Socorro)

R. Domingos Tarroso, 101 - Vila Rubi

ZONA LESTE

Centro Cultural Cidade Tiradentes

R. Inácio Monteiro, 6900 - Conj. Hab.

Casa da Memória de Itaquera

Rua Antonio Carlos de Oliveira César, 97 – Itaquera

Centro Cultural da Penha

Largo Do Rosário, 20 - Penha de França

CEU Três Pontes (São Miguel)

Rua Capachós, s/n - Jardim Celia

ZONA OESTE

Chácara do Jockey (Butantã)

Av. Prof. Francisco Morato, 5.300 - Vila Sonia

CENTRO

Galeria Olido

Av. São João, 473 - Centro

Centro Cultural São Paulo

Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso

Centro Cultural Vila Itororó

R. Maestro Cardim, 60 - Bela Vista

São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 SÃO PAULO
Março/2023. Maio/2023. Divulgação/PMSP
Confira os locais onde as aulas serão ministradas

0,8% em

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro teve alta de 0,8% em março deste ano, na comparação com fevereiro, quando houve estabilidade. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nessa quarta-feira (17), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O varejo cresceu 1,5% na média móvel trimestral, 3,2% na comparação com março de 2022, 2,4% no acumulado do ano e 1,2% no acumulado de 12 meses.

Creta

Apesar da alta no setor, quatro das oito atividades pesquisadas pelo IBGE tiveram queda na passagem de fevereiro para março: tecidos, vestuário e calçados (-4,5%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,2%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,6%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

O setor de supermercados, alimentos, bebidas e fumo manteve-se estável. A alta do varejo foi puxada por apenas três segmentos: equipamentos e material para escritório, informá-

aponta pesquisa PMC

tica e comunicação (7,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,7%) e móveis e eletrodomésticos (0,3%). “Esse aumento de 0,8% representa a saída de uma estabilidade em fevereiro para um resultado que podemos considerar como crescimento. Além disso, ao observarmos os últimos três meses juntos, vemos ganho de patamar de 4,5% em relação a dezembro do ano passado, último mês de queda”, explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.

A receita nominal do co-

2.0

mércio varejista teve altas de 2,5% na comparação com fevereiro, 7% em relação a março do ano passado, 8,6% no acumulado do ano e 12,6% no acumulado

de 12 meses.

O volume de vendas do varejo ampliado, que também inclui materiais de construção e veículos/peças cresceu 3,6% na pas-

sagem de fevereiro para março, com altas de 3,7% na atividade de veículos, motos, partes e peças e de 0,2% nos materiais de construção.

Único dono, todas as revisões feitas na concessionária 135 mil km ORIGINAIS

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00

ANUNCIE

ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS E PROPRIETÁRIOS DO PARQUE SUÍÇA

CNPJ. 57.378.432/0001-58

2823-0828

Convocamos a todos os proprietários e associados para a Assembléia Geral Ordinária, que se realizará na Sede Social à Rua Suíça, 11 – Parque Suíça – Caieiras/ SP, no dia 28 de maio de 2023 (28/05/23), em primeira chamada com mais de 50% dos associados às 9:30 horas e em segunda chamada às 10:00 horas, com os associados presentes, que deliberarão sobre a seguinte pauta: 1º) Apreciação e aprovação das contas e balanços da diretoria quanto ao exercício anterior; 2º) Aprovação das despesas com reforma e automação da portaria 03; 3º) Reajustamento dos valores das quotas de manutenção; 4º) Construção de muro de arrimo na Rua Tupi Paulista próximo a quadra de areia e construção de mureta no lago ao lado da administração e restaurante; 5º) Construção de banheiro na quadra de tênis e colocação de placa de denominação com nome “Diana Keiko Crestana”; 6º) Assuntos Gerais: Inauguração da quadra Beach Tênis na Rua Sete Barras e da mini padaria na entrada do condomínio, almoço de confraternização de aniversário de 35 anos da associação. - Artigo 63º do Estatuto, os Associados para participarem das Assembléias Gerais e terem direito a voto nas mesmas, deverão estar quites com a tesouraria. Os questionamentos deverão ser apresentados com 72hs de antecedência, sob pena de não serem debatidos em Assembléia.

WLADIMIR PANELLI – PRESIDENTE

São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 BRASIL
crescem
Vendas do comércio varejista
março,
Prestigi
Flex Ano 2017 / modelo 2017 - Branca
11 98148-0102
NOS CLASSIFICADOS
Ligue ou envie uma mensagem para: Tânia Rego/ABr
EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ANUNCIE NOS

São Paulo, quinta-feira, 18 de maio de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.