Jornal Estação de 30/03/2023 - Ed. 2232

Page 1

São Paulo libera financiamento para a compra da casa própria

Pagamento com cartão por aproximação já é aceito em 91 praças de pedágio TCMSP irá investigar irregularidades no serviço funerário da capital Governo de São Paulo Pág. 04 Pág. 05 30º 18º PREVISÃO PARA HOJE Rovena Rosa/ABr www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2232 São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Tempestades Brasil cria 241.785 vagas com carteira assinada em fevereiro Pág. 06 Os imóveis terão valor máximo de crédito concedido pelo FPHIS de até R$ 180 mil e serão financiados de acordo com os critérios da CDHU e das novas diretrizes das Política Habitacional do Estado
Pág. 04
MIL FAMÍLIAS BENEFICIADAS Governo de São Paulo
TRÊS

O Água Santa anunciou nesta quarta-feira o início da venda de ingressos para a final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, mas torcedores de ambos os times reclamaram nas redes sociais sobre a dificuldade para adquirir as entradas no aplicativo "Joga Pro", indicado pelo clube de Diadema, mandante da primeira partida, para a compra das entradas. Procurado pelo Estadão, o Água Santa informou que a alta procura pelos ingressos causou uma pane na plataforma e que estão trabalhando para solucionar o problema o mais rápido possível. A diretoria deu um prazo para empresa responsável pelas vendas estabilizar a operação. Caso o problema persistir, uma nova empresa será contratada para a comercialização dos bilhetes.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta terça-feira as datas das finais do Paulistão. Os jogos serão disputados nos dois próximos domingos. A partida de ida acontece no dia 2, às 16h (horário de Brasília), na Arena Barueri. O confronto de volta acontece no dia 9 de abril, também às 16h, no Allianz Parque.

Ambos os confrontos terão transmissão por diferentes canais. A Record transmite na TV aberta e o YouTube, no streaming, gratuitamente. A HBO Max exibe a partida no streaming pago, além de Premiere e Paulistão Play, no pay-per-view.

Como conquistou a melhor campanha, o Palmeiras tem a prerrogativa de decidir o título mais uma vez em casa, mas não há vantagem em campo.

Caso haja empate no placar agregado das duas partidas, o título será decidido nos pênaltis. Atual campeão e presente na decisão pelo terceiro ano consecutivo, o time palestrino busca o seu 25º título na competição, enquanto o Água Santa persegue a conquista inédita.

[ Cena do dia ]

Corpo de Bombeiros, 143 anos salvando vidas

Ato pela paz

As escolas da rede estadual estão sem atendimento psicológico para alunos e professores desde o fim do mês passado e o serviço só deve voltar em maio. O governo encerrou o contrato com a empresa que fornecia sessões de terapia online no dia 25 de fevereiro e um novo processo está em fase de cotação de preços. A intenção, segundo anunciou anteontem o secretário da Educação, Renato Feder, é contratar 150 mil horas de atendimento psicológico presencial.

Uma lei federal, de 2019, determina que "as redes públicas de educação básica" tenham "serviços de psicologia e de serviço social para atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação". Em nota, a secretaria informou que considera "fundamental o cuidado com a saúde mental".

Disse ainda que o formato do programa "foi repensado" e será presencial para este ano. A recomendação nesse período em que não há atendimento, diz o governo, é que as escolas procurem os serviços de saúde, como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), e ONGs parceiras como Ame sua Mente e Instituto Mapfre. Em caso de urgência, escolas têm recebido apoio de parcerias locais, geralmente universidades, públicas e privadas.

Anteontem, um aluno de 13 anos matou uma professora e feriu outras quatro pessoas na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste da capital paulista.

O serviço de sessões remotas de terapia era feito pela empresa Psicologia Viva, plataforma online particular em que os profissionais se cadastram para atender pacientes. Na rede, os atendimentos eram feitos em grupo. O projeto chamado Psicólogos na Educação faz parte do programa Conviva, criado após o atentado em 2019 na Escola Raul Brasil, em Suzano, que teve 10 mortos.

A intenção era de investir em atividades para melhor convivência escolar, ajudando os profissionais a mediar conflitos e oferecendo serviços focados na saúde mental. Cerca de mil psicólogos atenderam alunos e professores em 2021 e no ano passado, quando o contrato foi prorrogado pelo ex-secretário da Educação Rossieli Soares. Em fevereiro, ele se encerrou novamente e a gestão atual não o renovou.

O processo para contratar o serviço presencial, segundo a secretaria, começou antes mesmo do ataque desta semana e deve se estender até abril. O Estadão apurou que o serviço anterior não era bem avaliado internamente nesta gestão.

Manifestação que pede paz dentro das escolas, aconteceu na Praça da República, região central de São Paulo , nessa quarta-feira (29). O ato ocorre em luto e homenagem a professora Elisabete Tenreiro, morta por um aluno de 13 anos EXPEDIENTE

No último dia 10 de março o Corpo de Bombeiros de São Paulo completou 143 anos de existência. Num evento, realizado no Memorial da América Latina, repleto de emoção e presenças ilustres, como do Governador do Estado Tarcísio de Freitas, foram homenageados com a Medalha Centenário dos Bombeiros muitos colaboradores, mas principalmente vários integrantes da Corporação que estiveram presentes na tragédia de São Sebastião, onde conseguiram salvar vidas e levar acolhimento às famílias desamparadas. Um trabalho profissional, técnico, dedicado e coordenado de perto pelo próprio governador. Foi uma oportunidade de homenagear os nossos heróis da vida real, que arriscam as suas vidas nos momentos mais terríveis e em situações extremas. Trabalhei no Corpo de Bombeiros nos primeiros anos da minha carreira, antes de ter comandado a Polícia Militar, instituição da qual os bombeiros fazem parte.

Os bombeiros existem para ajudar as pessoas, mesmo diante dos riscos e desafios da profissão. Não é à toa que a tropa é admirada e respeitada por toda a população, com índice de 89,2% de satisfação, segundo pesquisa da Fundação Seade. São abnegados homens e mulheres, bombeiros de profissão e de coração, estudam e treinam muito para exercerem seu trabalho, sempre buscando o aprimoramento profissional, pois não podem errar.

No Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar tem a missão de salvar

vidas, atuando em incêndios, salvamentos, alagamentos, acidentes e todo tipo de catástrofe. A solidariedade e o espírito de contribuição são marcas da profissão e, em nome delas, nossos soldados, atuam todos os dias auxiliando, muitas vezes em resgates fora do Estado - como nos eventos de Brumadinho, Petrópolis - e até fora do país, como no recente terremoto na Turquia.

Na missão cotidiana de prestar socorro e resgatar pessoas, o Corpo de Bombeiros tem uma estrutura de primeiro mundo, contando com viaturas e equipamentos modernos. Motocicletas, por exemplo, são utilizadas para superar o trânsito de nossas cidades, pois o tempo de chegada pode ser fundamental para a vida da vítima.

Os helicópteros Águia, do Comando de Aviação da Polícia Militar, também fazem parte da estrutura de resgate, assim como drones, que permitem ao comandante de cada operação ter uma visão mais ampla do local, auxiliando na busca por sobreviventes e garantindo a segurança das equipes. Os bombeiros contam ainda com o apoio de cães farejadores, especialmente treinados para localizar pessoas em áreas de difícil acesso, como ocorreu no Largo do Paiçandu, quando desabou o prédio Wilson Paes de Almeida, em maio de 2018. Na ocasião, a atividade de grande parte dos heróis ficou concentrada na região e imediações. Por essas e outras ações valiosas ao cidadão paulistano, registro minha homenagem e gratidão aos bombeiros, que merecem toda a nossa admiração e respeito. Parabéns!

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por:

MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
da Sé e ex-Comandante Geral da
Artigo
Ettore Chiereguini/AE
Exigido por lei, rede pública de São Paulo está sem auxílio psicológico nas escolas
Ingressos da final do Paulistão têm alta procura e aplicativo de venda sofre pane

Informativo Jornal Estação

O Jornal Estação continua circulando com 100.000 exemplares.

De segunda a quinta-feira: versão on-line, com espaços comercializados.

Às sextas-feiras: versão impressa nas estações de metrô e em 8 estações da linha Esmeralda da CPTM. Temos

editoria xa de imóveis, com assuntos relacionados ao mercado, à construção, decoração e legislação.

Também continuamos com as Ações Geolocalizadas, onde distribuímos jornais com sobrecapa do cliente, em regiões determinadas pelo mesmo.

Mensalmente, temos 2 especiais:

- Educação: na 2ª sexta-feira do mês

- Imóveis: e na 4ª sexta-feira do mês jornalestacao.com.br/versao-digital

São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3

Governo de São Paulo libera 3,2 mil contratos de financiamento para compra da casa própria

A compra da casa própria está mais próxima para mais de 3 mil famílias paulistas. Nessa quarta-feira (29), o Governo de São Paulo entregou mais de 1,7 mil escrituras de financiamento habitacional de novas moradias para famílias de baixa renda pelo Programa Carta de Crédito Associativo – Imóvel na Planta. Ao mesmo tempo, o Estado deu início ao processo de assinatura de outros quase 1,5 mil compromissos de compra para famílias já

habilitadas na iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Ao todo, são 1.739 escrituras de financiamentos para os Residenciais Reserva Raposo e Santa Rita (Legeado L), ambos na capital, além do Residencial Famma, em Embu das Artes. Os novos contratos contemplam 1.489 moradias em conjuntos habitacionais na cidade de São Paulo e em

Santo André. “Estendemos a mão, mas não carregamos ninguém no colo, porque vocês têm os compromissos de pagar os contratos à CDHU. E nós temos o compromisso de pagar a diferença às construtoras. É através dos impostos pagos por toda a sociedade é que é possível realizar esse sonho em conjunto com cada um de vocês”, afirmou o governador em exercício Felicio Ramuth.

Por meio da modalidade

Imóvel na Planta, o Governo de São Paulo concede financiamento a famílias com renda de até cinco salários-mínimos, que preferencialmente recebem o auxílio-moradia do Governo Estadual, oriundas de áreas de risco ou inscritas em editais públicos realizados pela CDHU. Os candidatos passam por um processo de habilitação, assinam o contrato e, na fase seguinte, recebem a escritura do financiamento.

Os imóveis terão valor

máximo de crédito concedido pelo Fundo Paulista de Habitação de Interesse Social (FPHIS) de até R$ 180 mil e serão financiados de acordo com os critérios da CDHU e das novas diretrizes das Política Habitacional do Estado, que preveem juro zero e comprometimento da renda de 20% com o pagamento das parcelas mensais do financiamento de até 30 anos.

As famílias também ficarão isentas de encargos durante a fase de obras e

o pagamento da primeira prestação vai ocorrer somente 30 dias após a entrega das chaves do imóvel pronto para morar.

Caberá ao Governo do Estado arcar com todas as despesas do fi nanciamento, como o pagamento do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro do imóvel em cartório e o seguro de morte ou invalidez permanente durante a obra, garantindo tranquilidade para as famílias.

O Tribunal de Contas do Munícipio de São Paulo (TCMSP) irá investigar irregularidades nos serviços funerários prestados pelas concessionárias depois da privatização do setor na capital paulista. Quatro consórcios privados, vencedores da licitação, assumiram, desde o último dia 7, a gestão, manutenção, exploração, revitalização e expansão de 22 cemitérios e crematório público do município de São Paulo.

Entre os problemas detectados pelo TCM estão a falta de oferta, pelas concessionárias, do sepultamento gratuito às famílias de baixa renda; assim como a não disponibilidade do

funeral social – que pode ser requerido por qualquer morador do município e tem preço tabelado de R$ 566,04.

Uma mesa técnica foi chamada pelo TCM com a convocação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SPRegula), da prefeitura de capital paulista. “A mesa técnica está sendo chamada com a principal responsável pela fiscalização da execução da concessão, que é a SPRegula. Como o nome diz, é o órgão municipal de regulação das parcerias público privadas. É encarregada de fiscalizar a execução dos contratos da concessão”, destaca o

conselheiro do TCM, relator do tema, Maurício Faria. De acordo com o conselheiro, a investigação do TCM foi motivada por uma série de irregularidades, mas principalmente pelo caso de um casal de baixa renda que não recebeu o direito da gratuidade para o enterro de um bebê natimorto. “Os pais eram pessoas de pouca renda e teriam o direito à gratuidade e não foram atendidos dessa forma”, disse.

Todos os moradores da capital paulista, sem exceção, podem solicitar o funeral social, no valor de R$ 566,04, que dá direito a caixão ou urna funerária, transporte, cerimonial para

velório, aluguel da sala de velório pelo prazo mínimo de duas horas, sepultamento e exumação.

Poderá se habilitar ao direito da gratuidade do sepultamento quem demonstrar ser membro da

família do falecido, com renda mensal familiar per capta de até meio salário mínimo, ou renda mensal familiar de até três salários mínimos, bem como possuir inscrição válida e atualizada no Cadastro Único (CadÚnico);

ou ter sido cadastrado no Sistema de Atendimento do Cidadão em Situação de Rua nos últimos 12 meses. Também tem direito à gratuidade o familiar que comprovar a doação dos órgãos corporais do falecido.

São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Irregularidades na concessão do serviço funerário da capital serão alvo do TCMSP
Fotos: Governo de São Paulo Rovena Rosa/ABr

Pagamento com o cartão por aproximação já é aceito em 91 praças de pedágio em SP

O pagamento da tarifa de pedágio com cartão por aproximação já é uma realidade em 52% das praças de pedágio das rodovias concedidas do Estado de São Paulo, sob gestão de 20 concessionárias e fiscalizadas pela Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Atualmente, 91 praças já recebem este tipo de pagamento, que traz mais fluidez ao tráfego e conforto aos motoristas. Desse total, em 71 praças, os pagamentos são feitos por meio de cartão de crédito ou débito e 20 somente por débito. De outubro de 2022 para janeiro de 2023 a aceitação de cartões saltou de 9% para 15,5%.

A inovação com o uso de pagamento por meio de cartões de crédito e débito teve início em abril de 2020, com investimentos das concessionárias Ecovias e Ecopistas, que foram as primeiras a implantar a ferramenta nas praças de pedágio das rodovias do Sistema Anchieta-

-Imigrantes (SAI) e do Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto.

Este tipo de pagamento, que utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), foi bem aceito pelos motoristas, começando com 2% de utilização e hoje já representa 21% do total de pagamentos nas 11 praças de pedágio das duas concessionárias. O uso desta tecnologia também resultou em uma menção honrosa à Ecovias, em 2023, no prêmio P3C categoria “Melhor Gestão Privada em projetos de infraestrutura”.

A tecnologia, agora, está espalhada pela malha concedida do Estado de São Paulo. Na região de Campinas, por exemplo, as principais rodovias, como a Anhanguera (SP 330) e a Bandeirantes (SP 348), operadas pela CCR AutoBan, e a D. Pedro I (SP 065), administrada pela Rota das Bandeiras, já contam com a facilidade.

Juntas, as duas concessionárias contam com 18 praças que aceitam essa ferramenta. O Sistema Castello Branco (SP 280)/Raposo Tavares (SP 270), administrado pela CCR ViaOeste, também já

recebe pagamento com cartão por aproximação. O Trecho Oeste do Rodoanel também tem a facilidade, entre outras rodovias do Programa de Concessões do Estado de São Paulo.

Este método de pagamento vale para todo tipo de veículo por meio de cartões que tenham a tecnologia de aproximação NFC (Near Field Communication), basta conferir se o seu cartão é aceito nessas plataformas e informar o operador de pedágio que você irá fazer o pagamento por aproximação.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico lançou nessa quarta-feira (29) o Programa Qualifica SP, iniciativa do Governo de São Paulo que vai oferecer mais de 120 mil vagas para cursos de qualificação na área de tecnologia da informação, com vagas exclusivas para mulheres e PcDs.

Além disso, ao final do curso, aqueles que se formarem terão a oportunidade de concorrer a vagas de trabalho e estágio em empresas parceiras. As inscrições já estão abertas. Para se inscrever, basta acessar o site desenvolvimentoeconomico.sp.gov. br/programas/qualificasp/.

Um dos objetivos da ação é formar mão de obra especializada em áreas em que há déficit de profissionais, como no caso de TI, por exemplo. Segundo relatório da Associação das

Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até 2025 serão necessários mais de 540 mil novos trabalhadores no país.

Para essa primeira fase, os cursos serão realizados por meio de parcerias com três importantes empresas do segmento: a ADA Tech, que disponibilizou 60 mil vagas nos cursos “desenvolvedor de Software jr. e Softskills”; a Impacta, com 60 mil vagas em “engenharia de dados” e “desenvolvedor Backend”; e Softex, com 3 mil vagas de “desenvolvedor full stack e desenvolvedor mobile”. Ao todo, serão 7 mil vagas exclusivas destinadas às PcDs, 58 mil para mulheres e 58 mil para homens. Dentro deste quadro, o público negro terá prioridade.

Março/2023. Maio/2023.

São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 SÃO PAULO
Estado de São Paulo oferece mais de 120 mil vagas de cursos para o mercado de trabalho
Governo de São Paulo

Governo estende recadastramento de armas até próximo dia 3 de maio

O governo federal prorrogou até 3 de maio o prazo de recadastramento de armas no Sistema Nacional de Armas (Sinarm). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (29) no Diário

Oficial da União. O prazo começou em 1º de fevereiro e iria até 30 de março. Em nota técnica, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, justificou que a prorrogação do prazo tem o propósito de assegurar “melhor adequação da Polícia Federal no

cumprimento da atividade de recadastramento atribuída ao órgão policial”, considerando as dimensões continentais do país.

O Sinarm, da Polícia Federal (PF), é o sistema de registro de armas de uso permitido de civis que concentra dados de armas mantidas por empresas de segurança privada, policiais civis, guardas municipais e pessoas físicas com autorização de posse ou porte. Já Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), do Exército, registra as armas de uso

restrito pertencentes a colecionadores, atiradores e caçadores (CAC’s).

Com o recadastramento, todas as armas de uso permitido e de uso restrito devem ser cadastradas no Sinarm, ainda que já registradas em outros sistemas.

Na terça-feira (28), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o processo tem sido tão bem sucedido que o número de armas recadastradas já é maior do que o de armas origi-

nalmente cadastradas nos sistemas oficiais.

Dino não chegou a apresentar novos números, mas no último balanço, da semana passada, 81% das 762.365 armas de CACs, registradas no Sigma, haviam sido recadastradas na Polícia Federal. As mais de 613 mil armas recadastradas superam a meta do

governo, que era chegar a 80% de recadastramentos feitos.

Os proprietários que não desejarem mais manter a propriedade de armas poderão entregá-las em um dos postos de coleta da Campanha do Desarmamento, autorizados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Outra mudança trazida no decreto permite que o diretor-geral da PF estabeleça procedimentos especiais para a apresentação de armamentos, motivados por questões de logística e segurança. O novo texto prevê a possibilidade da exposição às equipes da PF em local distinto das respectivas delegacias.

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00

O Brasil criou 241.785 vagas com carteira assinada em fevereiro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Ministério do Trabalho. O resultado decorreu de 1.949.844 admissões e de 1.708.059 demissões. No mesmo mês de 2022 foram criadas 353.294, na série com ajustes.

Ligue ou envie uma mensagem para:

O resultado ficou maior do que a mediana positiva de 156,5 mil postos formais de trabalho, conforme pesquisa do Projeções Broadcast, cujo intervalo ia de abertura líquida de 124,70 mil a 261,430 mil vagas.

A abertura líquida de 241.785 vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro no Caged foi puxada

pelo desempenho do setor de serviços no mês, com a criação de 164.200 postos formais, seguido pela indústria geral, que abriu 40.380 vagas.

Na construção, houve abertura de 22.246 vagas em fevereiro, enquanto houve um saldo positivo de 16.284 postos de trabalho na agropecuária. O comércio registrou o fechamento de 1.325 vagas no mês.

No segundo mês do ano, nas 27 unidades da Federa-

ção foram registrados resultados positivos no Caged.

O melhor desempenho foi novamente registrado em São Paulo, com a abertura de 65.356 postos de trabalho.

O salário médio de admissão nos empregos com carteira assinada chegou a R$ 1.978,12 em fevereiro. Comparado ao mês anterior, houve redução real de R$ 54,14 no salário médio de admissão, uma variação em torno de 2,47%.

São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 BRASIL
Creta Prestigi 2.0 Flex Ano 2017 / modelo 2017 - Branca Único dono, todas as revisões
na concessionária
feitas
135 mil km ORIGINAIS
11 98148-0102
Tomaz Silva/ABr
Saldo líquido de emprego formal é positivo em 241.785 vagas em fevereiro no Caged
Marcelo Camargo/ABr

ANUNCIE NOS

São Paulo, quinta-feira, 30 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.