Jornal Estação de 06/03/2023 - Ed. 2214

Page 1

de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher

Governo de SP publica decreto de criação de Gerência de Apoio

O decreto que cria a Gerência de Apoio, a fim de dar continuidade aos trabalhos de auxílio às vitimas e famílias que ainda estão desabrigadas. A ação também tem como foco a reconstrução dos municípios mais afetados

STF torna Eduardo Bolsonaro réu por difamação contra deputada Pág. 02
Governo
Rovena Rosa/ABr Pág. 07 Pág. 02 29º 21º PREVISÃO PARA HOJE Pedro Kirilos/AE Tempestades www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2214v São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023
Estações
Bolsonaro realizou oito tentativas para ficar com diamantes
Pág. 04 LITORAL NORTE PAULISTA Tomzé Fonseca/AE

LOTERIAS Pedrinho Matador é morto na Grande SP; entenda quem foi o assassino em série

O corpo do assassino em série conhecido como "Pedrinho Matador", de 68 anos, foi encontrado neste domingo, 5, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. A polícia investiga o caso, conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e ele foi registrado como homicídio qualificado.

A SSP informou que policiais militares foram chamados para atender a ocorrência na Rua José Rodrigues da Costa. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e os suspeitos fugiram logo após o crime, afirmou. Pedro Rodrigues Filho ganhou notoriedade na década de 1980 quando foi condenado a quase 300 anos de prisão - alterado em 2019, o Código Penal brasileiro não permite que alguém cumpra pena privativa de liberdade por mais de 40 anos - por matar dezenas de pessoas, além de outros crimes, como roubo, de acordo com matéria do Estadão, publicada na edição do dia 26 de agosto de 1986, disponível no Acervo do jornal. O texto conta com entrevista com o então detento.

"(...) Não mexo com ninguém, levo minha vida. Mas se atravessarem meu caminho, mato mesmo. Todos que matei quiseram me desafiar, me enfrentar. Quando dou meu primeiro golpe, não me controlo mais. Sou assim mesmo. Mato, mato e mato", disse à reportagem naquela época.

"Não tenho nenhum arrependimento. Mato e é tudo natural", afirmou. "Não temo nada. Nunca temi. Desde que fugi de casa e cai no mundo. O importante é estar preparado. Tenho uma força que me ajuda a matar. Mas esse assunto é segredo."

De acordo com o texto, Pedro fugiu de casa, em Mogi das Cruzes, aos 9 anos, e nunca mais parou. A fuga ocorreu pois não aguentava o pai, bêbado, que agredia a mãe.

Pedro costumava fazer assaltos na zona leste e na região central da capital paulistana. Neste momento, vivia em hotéis nos arredores do Parque Dom Pedro II, na Sé.

As primeiras mortes orquestradas por ele teriam ocorrido quando ele tinha apenas 11 anos. Executou o traficante Jorge Galvão, seu irmão e cunhado, com uma arma de fogo.

Estações de transporte em SP terão programação para o Dia da Mulher

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e o Metrô de São Paulo terão uma programação especial para o Dia Internacional da Mulher, comemorado na quarta-feira (8).

No Metrô, na terça-feira (7), a Estação Santana será palco da exposição Viver é Morrer, com 48 imagens da artista Silvia Husek, que convida à reflexão sobre o envelhecimento e a invisibilidade da mulher acima dos 50 anos de idade.

Morte de Caruso

Supremo torna Eduardo Bolsonaro réu por difamação contra Tabata Amaral

Em um julgamento apertado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta sexta-feira, 3, tornar o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu em um processo por difamação contra a também deputada Tabata Amaral (PS-SP).

O placar foi de 6 votos a 5. O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) acusou a deputada de tentar beneficiar um empresário com o projeto de lei para a distribuição gratuita de absorventes em espaços públicos.

"Tabata Amaral, criadora do PL dos absorventes teve sua campanha financiada pelo empresário Jorge Paulo Lemann, que por coincidência pertence à empresa P&G que fabrica absorventes", escreveu o deputado nas redes sociais.

"A deputada agindo desta maneira quase infantil mais parece querer atender ao lobby de seu mentor-patrocinador Jorge Paulo Lemann, um dos donos da produtora de absorventes P&G, do que realmente conseguir um benefício ao público", diz outra postarem de Eduardo Bolsonaro. As publicações são de outubro de 2021.

Os ministros analisaram, no plenário virtual, um recurso contra a decisão do ministro Dias To oli que havia arquivado a queixa-crime movida pela deputada.

Relator do processo, To oli argumentou que, apesar de 'levianas e irresponsáveis', as afirmações de Eduardo Bolsonaro não poderiam ser classificadas como fake news. O ministro também de-

fendeu que caberia à Câmara dos Deputados investigar administrativamente se houve excesso. "Não há como retirar as publicações do manto da imunidade: há contexto de disputas políticas em arena legítima", escreveu. Ele foi acompanhado por Ricardo Lewandowski, André Mendonça, Luiz Fux e Kassio Nunes Marques.

O ministro Alexandre de Moraes, que havia interrompido o julgamento com um pedido de vista (mais tempo para análise) em novembro do ano passado, inaugurou a divergência e votou para o STF tornar Eduardo Bolsonaro réu. Ele foi seguido por Edson Fachin, Cármen Lúcia, Luis Roberto Barroso, Rosa Weber e Gilmar Mendes, que completaram a maioria.

Moraes descartou os argumentos da defesa, de que o comentário está dentro da esfera de oposição política e coberto pela imunidade parlamentar. Ele classificou as publicações como "abertamente misóginas".

EXPEDIENTE

Na quarta-feira, na Estação Brás do Metrô, haverá uma roda de conversa entre ferroviárias e estudantes do ensino fundamental e médio para falar sobre profissões. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levará à Estação Tatuapé a ação Descubra-se, que abordará temas como inteligência emocional e empoderamento feminino nos negócios. E no Terminal Metropolitano da EMTU, passageiras terão à disposição oficina de costura e orientações sobre empreendedorismo.

Ainda na quarta-feira, na Estação República, ocorre uma ação organizada pelo Centro de Reestruturação para a Vida, que promoverá o diálogo sobre gravidez inesperada, violência e abuso contra a mulher, entre outros

assuntos debatidos pela instituição.

Para reforçar o combate ao assédio sexual, as agentes femininas do Metrô entrarão nos vagões para mostrar que qualquer mulher pode contar com a ajuda delas em caso de assédio. Além disso, a ação divulgará o X na mão, campanha mundial que orienta a mulher a sinalizar que está em perigo.

Já a CPTM promove a apresentação da Banda 710, formada por maquinistas das linhas 7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral, na Estação Barra Funda. Na Estação Jardim Helena-Vila Mara, a companhia inaugura mais um Espaço Acolher para atender mulheres que sofrem importunação sexual.

Na quinta-feira (9), a Estação Santa Cecília do Metrô contará com sessão de cinema, em parceria com a Academia Internacional de Cinema, para exibição de curtas-metragens que apoiam iniciativas focadas no tratamento terapêutico das mulheres presas.

Na quarta-feira (22), um grupo de grafiteiras, composto por mulheres brasileiras e refugiadas, vai revitalizar a Estação Jardim Romano da CPTM, em uma parceria com o artista plástico Ziza, o Centro de Integração e Cidadania do Imigrante e a Secretaria de Cultura.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria,Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br

/ E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 [
Cena do dia ]
O corpo do cartunista Paulo Caruso, de 73 anos, foi velado nesse domingo (5) na capital paulista. Ele morreu na manhã do sábado (4) no Hospital 9 de Julho, no Centro, onde estava internado para tratar um câncer no intestino Renato S. Cerqueira/AE Wallace Martins/AE Rovena Rosa/ABr

Informativo Jornal Estação

O Jornal Estação continua circulando com 100.000 exemplares.

De segunda a quinta-feira: versão on-line, com espaços comercializados.

Às sextas-feiras: versão impressa nas estações de metrô e em 8 estações da linha Esmeralda da CPTM. Temos

editoria xa de imóveis, com assuntos relacionados ao mercado, à construção, decoração e legislação.

Também continuamos com as Ações Geolocalizadas, onde distribuímos jornais com sobrecapa do cliente, em regiões determinadas pelo mesmo.

Mensalmente, temos 2 especiais:

- Educação: na 2ª sexta-feira do mês

- Imóveis: e na 4ª sexta-feira do mês

São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
jornalestacao.com.br/versao-digital

Chuvas no litoral Norte: Governo publica decreto de criação de Gerência de Apoio

Diante das fortes chuvas que provocaram mortes e destruição no litoral norte paulista no fim de semana de carnaval, o governo do Estado de São Paulo publicou no sábado, 4, o decreto que cria a Gerência de Apoio do Litoral Norte, a fim de dar continuidade aos trabalhos de auxílio às vitimas e famílias que ainda estão desabrigadas.

A ação também tem como foco a reconstrução dos municípios mais afetados. O coronel André Marcelo Warol Porto Rodrigues, que prestou serviços ao Exército Brasileiro e atuou no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, foi nomeado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Conforme o decreto, a Gerência de Apoio do Litoral Norte ficará responsável por: Coordenar e articular as ações relativas ao plano de reconstrução do Litoral Norte; Analisar os impactos das pessoas afetadas pelas fortes chuvas; Gerenciar a relação com órgãos públicos, entidades descentralizadas, instituições, empresas e outros grupos

que possam contribuir com o plano de reconstrução; Monitorar e avaliar continuamente as ações relativas ao plano de reconstrução, visando ao cumprimento das metas e prazos estabelecidos.

Ainda de acordo com o governo estadual, entre os dias 18 e 19 de fevereiro, São Paulo registrou recorde no acumulado de chuvas em 24 horas, com 683 milímetros, que deixaram 65 pessoas mortas (64 em São Sebastão e 1 em Uba-

tuba), famílias desabrigadas e provocaram deslizamentos de terra. Já foram identificados e liberados para o sepultamento 57 pessoas. São 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.

A Defesa Civil também disse que foi concluído o encaminhamento de aproximadamente 1 mil pessoas abrigadas em 10 escolas para pousadas e hotéis da região. Desta forma, as unidades de ensino também poderão retomar suas aulas.

São Sebastião foi o município mais afetado pelas fortes chuvas durante o carnaval. Na ocasião, o governador de São Paulo também declarou estado de calamidade pública nas cidades do litoral norte. Segundo o governo estadual, no km 174 da Rio-Santos, a via está sujeita a interrupções temporárias, de acordo com a condição climática, para garantir a segurança dos motoristas e equipes que trabalham no local.

Tarcísio de Freitas: SP defende o período de adaptação e manutenção de receitas

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu um período de transição, com manutenção de receitas, na reforma tributária. “Como estamos de acordo com a tributação no destino, que seria um grande ganho, precisamos ver como é o período de transição e a manutenção das receitas durante um período de tempo”, afirmou durante visita ao Centro de Operações - Rio.

Ele disse que é preciso

manter a receita do Estado sem perder a capacidade de gerar incentivos para o desenvolvimento.

“Temos de, a partir de estímulos econômicos, mensurar como o consumo está crescendo para ter ganho de arrecadação em função do estímulo que está injetando”, comentou. “Não podemos ter simplesmente o crescimento da receita atrelado à variação da inflação.”

O governador de São Paulo, que está no Rio de

Janeiro neste sábado, 4, assegurou que compreende a importância e complexidade da reforma e disse que a reforma tributária é um tema extremamente complexo e que vai contribuir com ela.

“Queremos ser um vetor de viabilização da reforma com todos os cuidados para preservar os interesses do estado de São Paulo”, disse. “Todos terão de ceder um pouco para chegar ao equilíbrio para ganhar lá na frente.”

A Prefeitura de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, informou, neste domingo (5), que foram concluídas as transferências para rede hoteleira local de 938 pessoas desabrigadas pelas fortes chuvas que atingiram a região em 19 de fevereiro.

Elas estavam abrigadas em dez escolas públicas e agora foram levadas para cerca de 30 hotéis e pousadas da costa sul e central do município, onde continuarão a receber três refeições diárias. A administração municipal ressaltou que, com a transferência dos desabrigados, as escolas agora estão

liberadas para retomar as aulas.

No sábado (4), a Defesa Civil começou a realizar a Operação Desmonte no município, para averiguar as edificações que estão condenadas. Até o momento, já foram interditadas definitivamente 70 casas na Vila Sahy, região que sofreu os maiores danos pelas chuvas, e nove no bairro Itatinga.

De acordo com a prefeitura, o número de residências condenadas ainda é impreciso já que muitos imóveis ainda precisam ser avaliados pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA). A demolição das ca-

sas consideradas irrecuperáveis também não tem data para ocorrer.

“O desmonte das residências condenadas é considerado complexo e não há uma previsão para a sua conclusão, uma vez que, em muitos casos, o trabalho será feito de forma manual”, informa boletim divulgado pela prefeitura.

A administração municipal informou ainda que, desde quinta-feira (2), está realizando terraplenagem em três dos oito terrenos indicados ao governo do estado para construção de casas que serão destinadas às vítimas da ca-

tástrofe. São dois terrenos em Topolândia, de 8,9 mil metros quadrados e 3,5 mil m²; e um na Vila Sahy, de 10,6 mil m².

Segundo o governo do estado, até o momento, 65 óbitos foram confirmados: 64 em São Sebastião e um em Ubatuba (SP). Já

foram identificados e liberados para o sepultamento 57 corpos: 21 homens adultos, 17 mulheres adultas e 19 crianças.

São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Tomzé Fonseca/AE
Prefeitura de São Sebastião transfere quase 1.000 desabrigados para a rede hoteleira
Rovena Rosa/ABr

Palmeiras não se encontra, empata com o Guarani, e garante vantagem nas quartas

O Palmeiras não teve uma boa atuação neste domingo. Diante do Guarani, a equipe não conseguiu se encontrar, pecou na criatividade ofensiva e ficou no empate em 0 a 0, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, pela 12ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista. Apesar do tropeço fora de casa, garantiu a liderança geral do Estadual e do Grupo D, com 28 pontos. Assim, os comandados de Abel Ferreira medirão forças com o vice-líder São Bernardo com a vantagem de serem mandantes nas quartas de final, em partida única.

O jogo começou aberto, com boas chances para os dois lados. O Palmeiras pressionou a saída de bola dos donos da casa, que, por sua vez, apostaram nas bolas longas e contragolpes. Aos poucos, o Guarani

conseguiu afastar os atuais campeões de sua meta e controlar melhor o jogo.

O forte calor em Campinas tirou o fôlego dos jogadores, e a partida diminuiu sua intensidade. Lances perigosos ficaram ainda mais escassos. A parada técnica para hidratação feita aos

30 minutos deu nova energia aos atletas.

Dudu deu trabalho ao goleiro Tony em chute colocado, mas o Guarani não deixou por menos e também exigiu boa atuação de Weverton. A equipe bugrina insistia em jogadas pelo lado direito com Bruno José, tentando

São Paulo brilha no segundo tempo, vira sobre o Botafogo e lidera o grupo no Paulistão

Bastava uma vitória para o São Paulo confirmar a liderança do Grupo B do Campeonato Paulista, e ela veio com alguns sustos. O tricolor levou um gol do Botafogo no começo do duelo deste domingo, em Ribeirão Preto, mas foi implacável no segundo tempo e triunfou por 3 a 1 com gols de Luan, Galoppo e Juan.

O São Paulo começou tomando as ações nos primeiros lances, acionando Caio Paulista na lateral-esquerda e tentando a jogada pela ponta, mas o Botafogo se defendeu bem das investidas iniciais.

Na jogada seguinte, o tricolor de Ribeirão Preto armou um contra-ataque rápido. Jean Victor lançou Osman na área, que esca-

pou da marcação e finalizou, para defesa de Rafael. Nathan tentou evitar a saída de bola na lateral e perdeu a posse para Luiz Henrique, que cruzou na medida para Robinho cabecear e marcar o primeiro gol do jogo, logo aos dois minutos.

Ambas as equipes tiveram modificações para o segundo tempo. No Botafogo, Guilherme Madruga e Mantuan entraram nos lugares de Osman e Gustavo Xuxa, respectivamente.

Já no São Paulo, Alisson e Caio Paulista foram substituídos por David e Wellington, esse o titular da lateral-esquerda que estava sendo poupado.

Aos 14, Robinho roubou uma bola de Alan Franco no meio-campo, ganhou da zaga são paulina na corrida e entrou livre na grande

área, mas se desequilibrou ao finalizar e chutou fraco, para defesa de Rafael. Na sequência, o São Paulo respondeu com Wellington na ponta-esquerda. Ele levou para a linha de fundo e cruzou, a defesa do Botafogo tirou e, no rebote, Luan tentou outro chute de fora, Matheus Albino se esticou, mas não conseguiu evitar o gol. Tudo empatado. Mesmo marcando, o volante foi substituído aos 23 por Jhegson Méndez.

A virada veio com um pênalti aos 25 e cobrado aos 30. Wellington foi derrubado por Mantuan na grande área após o meia do Botafogo perder o tempo de bola e ‘enroscar’ as pernas do lateral. De primeiro momento, Edina Alves não marcou, mas foi chamada ao VAR, revisou e mudou sua decisão.

aproveitar vacilos defensivos de Piquerez. No time do Palmeiras, Dudu era o mais acionado pela ponta esquerda.

No retorno do intervalo, o panorama não teve grandes alterações. Abel Ferreira promoveu a entrada de Endrick no lugar de Giovani, puxando Rony para

Galoppo bateu sem chances para Matheus Albino e anotou os 2 a 1 para o São Paulo. O atacante ainda levou amarelo na comemoração ao mostrar a camisa para a torcida rival, mas, na verdade, apenas se confundiu com as cores

a ponta esquerda. Apesar da mudança, o Palmeiras passou a encontrar mais dificuldades de criação, abusando da individualidade para tentar abrir o placar.

Aos 20 minutos, o Palmeiras começou a se encontrar no jogo, com Raphael Veiga como protagonista. O meia, convoca-

idênticas dos dois clubes e pensou que estava do lado são paulino.

E não deu nem tempo para o Botafogo ensaiar uma reação, pois o tricolor aumentou para 3 a 1 quase em seguida. Aos 35, Nestor cobrou escanteio pelo

do para a seleção brasileira, arriscou chute rasante de fora da área, mas o goleiro pegou. Em seguida, Veiga teve chance claríssima de frente para o gol, mas errou o alvo.

O Palmeiras continuou insistindo em busca do gol, afinal se o São Bernardo conquistasse a vitória sobre o Água Santa, a equipe alviverde poderia perder a liderança do torneio e, consequentemente, a vantagem de mandar o duelo das quartas de final.

Na reta final, Rony não teve uma, mas duas chances de deixar o Palmeiras em vantagem, mas acertou a rede pelo lado de fora na primeira oportunidade e, na segunda, isolou após bom passe de Endrick.

Com o resultado, o Palmeiras agora se concentra na disputa das quartas de final no próximo fim de semana. Já o Guarani aguarda a definição do regulamento do Troféu Independência, antigo Troféu do Interior.

lado esquerdo e Juan subiu mais alto que a zaga na segunda trave para cabecear ao gol. Por conta das paralisações e a revisão do VAR, Edina Alves deu nove minutos de acréscimo e o São Paulo quase marcou com David no desconto.

São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 ESPORTE
Alessandro Torres/AE Thiago Calil/AE

Yuri Alberto é decisivo e o Corinthians vira sobre o Santo André pelo Paulista

O Corinthians bateu o Santo André de virada neste sábado no encerramento da primeira fase do Campeonato Paulista. Na Neo Química Arena, a equipe alvinegra poupou alguns titulares e teve dificuldades no primeiro tempo. Na segunda parte, conseguiu a virada nos pés de Paulinho e Yuri Alberto e venceu o time do ABC por 3 a 1. O volante marcou pela primeira vez desde o retorno de grave lesão que o deixou fora de campo por quase nove meses.

Classificado para as quartas de final, o Corinthians aguarda a definição do adversário, mas já sabe que será mandante. Duelam pela vaga no Grupo C: São Bento, Ituano e Ferroviária.

Mesmo sem obrigação de vitória, os jogadores do Corin-

thians, especialmente aqueles que costumam ficar no banco de reservas, tinham a oportunidade de mostrar serviço ao técnico Fernando Lázaro. O Corinthians fez pressão sobre o visitante nos primeiros minutos, mas levou um susto em cobrança de escanteio, em que Carlos Miguel precisou trabalhar. Aos 22 minutos, Renato Augusto fez um belo gol em chute de fora da área, mas a arbitragem anulou o lance por falta de Fagner na origem da jogada. A forte presença do Corinthians no ataque, porém, trouxe riscos com os buracos deixados na defesa. E, aproveitando o espaço nas costas dos zagueiros alvinegros, o Santo André inaugurou o marcador. Após lançamento de Ednei, José Hugo saiu em velocidade e, frente a frente com o goleiro corintiano, bateu forte e estu-

fou as redes, aos 30 minutos. Poucos minutos depois, Renato Augusto sentiu dores no joelho direito e deixou o campo, sendo substituído por Paulinho. A preocupação com o meia veio acompanhada em seguida de alívio, após Yuri Alberto, aos 39, empatar a partida. Matheus Araújo mostrou habilidade pela esquerda e encontrou o centroavante na área. O camisa 9 bateu de primeira, sem chances para Carlos Eduardo.

Na volta do intervalo, o Santo André conseguiu anular nos primeiros minutos o ímpeto ofensivo do Corinthians. Sem Renato Augusto, o time da casa encontrou mais dificuldades na criação de jogadas. A virada, porém, se mostrava uma questão de tempo. Aos 14, Fagner cruzou em direção à pequena área, a bola passou por Yuri Alberto, mas

Santos cai na primeira fase do Paulistão pelo 3º ano seguido; Ituano pega o Corinthians

Apático, o Santos não fez frente ao Ituano e acabou sendo eliminado do Campeonato Paulista de forma vexatória. Neste domingo, no estádio Novelli Júnior, pela última rodada da primeira fase, o time da baixada santista perdeu para a equipe do interior paulista, que brigava contra o rebaixamento, por sonoros 3 a 0, caindo na primeira fase pelo terceiro ano seguido.

Com o resultado, o Ituano chegou a 12 pontos e saltou para a vice-liderança do Grupo C, garantindo sua classificação à próxima fase do Paulistão. Enquanto isso, o Santos terminou o estadual com 14 pontos, na terceira colocação do Grupo A.

A “final” em Itu começou com tudo. O Santos buscava o gol, chegando muito bem com Lucas Lima, porém, novamente sofreu com erros defensivos. Após cobrança de escanteio, Joaquim falhou e a bola sobrou para Claudinho, que só empurrou para o fundo do gol, aos 17 minutos, fazendo 1 a 0 para o Ituano.

A partir do gol, o cenário mudou. Com uma marcação forte, o Ituano travou o meio de campo do Santos, pressionando o adversário. Aos 26, Paulo Victor teve a chance de ampliar para o time da casa, mas demorou a chutar e finalizou para fora. E as investidas do Ituano surtiram efeito.

Aos 48 minutos, João Paulo afastou mal e a bola sobrou para Eduardo Person. O meia serviu Gabriel Barros, que contou com nova falha de Joaquim para fazer 2 a 0.

Paulinho apareceu para tocar para o fundo do gol.

Com mais paciência para encontrar espaços na defesa fechada do Santo André, o Corinthians passou a ter mais facilidade. Aos 18, após intensa troca de passes na intermediária, Yuri Alberto recebeu na entrada da área, passou pela marcação e anotou o terceiro gol.

Com a vitória encaminhada, Fernando Lázaro decidiu dar oportunidade para o jovem Pedrinho, de 17 anos. O garoto fez sua estreia na equipe titular alvinegra, entrando no lugar do aclamado Yuri Alberto, melhor em campo. Na reta final, o Corinthians ainda desperdiçou boas chances de golear o Santo André, que, fora da disputa do título, fica concentrado no Troféu Independência, antigo Troféu do Interior.

Melhor em campo, quem novamente sorriu foi o Ituano. Aos 22, Eduardo Person lançou para Quirino, que, entre Maicon e Felipe Jonatan, tocou na saída de João Paulo para fazer 3 a 0 para o time da casa.

torneio pressionado e com chances reais de ter que lutar contra o rebaixamento.

O resultado também pressiona Odair Hellmann, que já vinha sendo muito criticado pelos tor-

cedores, que pediram pelo retorno do técnico Dorival Júnior, diferentemente do Ituano, que começará a Série B em alta após lutar o Paulistão inteiro contra o rebaixamento.

O Santos não teve resposta. Sob a batuta de Lucas Lima e os gritos de Odair Hellmann, o time da baixada santista tentou reagir, mas esteve perdido em boa parte do tempo e deixou o Ituano comandar um duelo que poderia estar nas mãos do time alvinegro. O time de Itu acabou levando grande vantagem para o intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o Santos seguiu sem objetividade e sem criar um perigo real ao gol de Je erson Paulino.

Aos 42 minutos, o Ituano voltou a atacar. Yago fez uma linda jogada, deixou Maicon no chão, mas na hora da finalização, chutou para fora. Demorou, mas o Santos enfim respondeu com Lucas Braga, que tabelou com Daniel Ruiz e quase na pequena área, isolou.

Uma reação já era tarde. O Santos esteve totalmente apático e fez uma de suas piores atuações no Campeonato Paulista, o que deixa a torcida muito preocupada em relação ao Brasileirão. O time alvinegro começará o

PAULISTÃO 2023

São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 ESPORTE
CLASSIFICAÇÃO
GRUPO A / TIME PG J V SG 1 BRAGANTINO 20 12 6 5 2 BOTAFOGO-SP 14 12 4 -3 GRUPO B / TIME PG J V SG 1 SÃO PAULO 23 12 7 13 2 ÁGUA SANTA 23 12 7 4 GRUPO C / TIME PG J V SG 1 CORINTHIANS 22 12 6 9 2 ITUANO 12 12 3 -7 GRUPO D / TIME PG J V SG 1 PALMEIRAS 28 12 8 13 2 SÃO BERNARDO 26 12 8 12 CLASSIFICAM-SE OS DOIS MELHORES DE CADA GRUPO PARA AS QUARTAS DE FINAL. Tomzé Fonseca/AE
Anderson Lira/AE

Governo Bolsonaro realizou 8 tentativas para ex-presidente ficar com diamantes

O ex-presidente Jair Bolsonaro atuou pessoalmente para tentar liberar o conjunto de joias e relógio de diamantes avaliado em 3 milhões de euros (cerca de R$ 16,5 milhões) trazidos ao Brasil de forma ilegal para ele. Ele também acionou três ministérios para forçar a liberação dos itens. Como revelou o Estadão na sexta-feira, 03, o presente milionário dado pelo regime saudita acabou apreendido pela Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. Eles estavam na mochila de um militar, assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que viajara ao Oriente Médio em outubro de 2021.

Entenda de que forma Bolsonaro usou a estrutura do governo, mobilizando os ministérios de Minas e Energia, Economia e Relações Exteriores, além de militares, para reaver as joias:

1) A entrada ilegal das joias - nada a declarar

No dia 26 de outubro de 2021, o então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, e seu assessor Marcos André Soeiro desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos do voo 773, proveniente da Arábia Saudita. O assessor trazia na mochila o estojo com as joias (um colar, um par de brincos, um anel e um relógio) para o casal Bolsonaro, acompanhadas de um certificado de autenticidade da marca Chopard.

Ele fez a primeira tentativa de entrar com as joias ilegalmente no País. O militar optou pela saída "nada a declarar" para deixar a área do aeroporto sem registrar a posse dos bens estimados em R$ 16,5 milhões, infringindo a legislação. A manobra foi frustrada. Os servidores da Receita pediram para conferir a bagagem logo que ele passou pelo raio-X. Com a descoberta, os diamantes foram apreendidos.

2) A carteirada

O ministro e o servidor estavam representando o governo brasileiro na reunião de cúpula "Iniciativa Verde do Oriente Médio", realizada na capital daquele país.

Com a apreensão das joias, o ministro volta para a área restrita do aeroporto, mesmo após ter passado pela alfândega, o que geralmente não é permitido, e

faz a segunda tentativa de entrar com as joias no País. Ele alegou que era um presente para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O ex-ministro repetiu a mesma versão ao Estadão, acrescentando que o relógio era para o ex-presidente, em entrevista na sexta-feira, 03.

No ato de apreensão, foi dada ao almirante a opção de declarar que se tratava de um presente de um governo para outro, mas o ministro não aceitou. Se o fizesse, as joias seriam tratadas como propriedade do Estado brasileiro e, seguindo os trâmites burocráticos, poderiam ser liberadas.

3) Acervo privado X público

No dia 29 de outubro de 2021, o chefe de gabinete adjunto de Documentação Histórica do gabinete pessoal do presidente da República, Marcelo da Silva Vieira, envia um ofício para o chefe de gabinete do ministro de Minas e Energia, José Roberto Bueno Júnior. No documento, ele afirma que o encaminhamento das joias seria feito e que a análise seria para a incorporação ao "acervo privado do Presidente da República ou ao acervo público da Presidência da República".

A regra sobre o assunto sobre este assunto é clara. Segundo o Tribunal de Contas da União, em julgamento realizado em 2016, ex-presidentes só podem ficar com lembranças de caráter "personalíssimo" ou de uso pessoal, como roupas e perfumes.

4) A pressão sobre a Receita 1

O Ministério das Relações Exteriores é acionado pelo presidente Bolsonaro e pede, no dia 03 de novembro de 2021, à Receita, para que tome "providências necessárias para liberação dos bens retidos". Neste momento, após reiteradas negativas da Receita, o governo começa a mudar a versão e dizer que as joias eram para o acervo, sem especificar qual.

"Considerando a condição específica do Ministro -representante do Senhor Presidente da República; a inviabilidade de recusa ou devolução imediata de presentes em razão das circunstâncias correntes; e os valores histórico, cultural e artístico dos bens ofertados; faz-se

necessário e imprescindível que seja dado ao acervo o destino legal adequado", diz o ofício do Itamaraty ao qual o Estadão teve acesso.

Em resposta, a Receita volta a informar que só seria possível fazer a retirada mediante os procedimentos de praxe nestes casos, com quitação da multa e do imposto devidos.

5) A pressão sobre a Receita 2

No mesmo dia 03 de novembro de 2021, o gabinete do então ministro Bento Albuquerque reforça a pressão sobre a Receita em mais uma tentativa para conseguir colocar as mãos nas joias e entregá-las a Bolsonaro.

Em ofício, pede "liberação e decorrente destinação legal adequada de presentes retidos por esse Órgão". Em combinação com o Itamaraty, o ex-ministro também passa a usar que a versão que a destinação seria para o acervo, novamente, sem dizer para o qual. A Receita mantém a apreensão.

6) A pressão sobre a Receita 3

No fim do mandato de Bolsonaro, o então secretário da Receita Federal, Julio Cesar Viera Gomes, entra em campo para liberar o material, no dia 28 de dezembro de 2022.

O secretário envia ofício para a área de alfândega do órgão em São Paulo em que pede a liberação.

Os servidores do órgão, que têm autonomia, responderam novamente que só liberariam as joias mediante pagamento do imposto.

7) O gabinete de Bolsonaro

Em 28 de dezembro de 2022, após seis tentativas frustradas, o próprio Bolsonaro entra em ação. O ex-presidente envia um ofício ao gabinete da Receita Federal para solicitar que as pedras preciosas fossem destinadas à Presidência da República, em atendimento ao ofício da "Ajudância de Ordens do Gabinete Pessoal do Presidente da República". Novamente, o pedido é negado.

8) O voo da FAB

A última tentativa de reaver as joias foi em 29 de dezembro de 2022, quando Bolsonaro estava prestes a deixar a Presidência. Bolsonaro, mais uma vez, se coloca na linha de frente da ope-

ração para pegar as joias e tenta atropelar a decisão da Receita

Por determinação de Bolsonaro, um funcionário do governo pega um jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB) e desembarca no aeroporto de Guarulhos, dizendo que estava ali para retirar as joias. "Não pode ter nada do (governo) antigo para o próximo, tem que tirar tudo e levar", argumentou o militar, segundo relatos colhidos pelo jornal.

A justificativa do enviado de Bolsonaro contraria a versão do ex-presidente, que, após a revelação da reportagem, passou a dizer que as joias seriam para o acervo oficial.

Creta

2.0 Flex

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00 11 98148-0102

Ligue ou envie uma mensagem para:

São Paulo, segunda-feira, 6 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7 BRASIL
Branca Único dono, todas
135
Prestigi
Ano 2017 / modelo 2017 -
as revisões feitas na concessionária
mil km ORIGINAIS

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.