Jornal Estação de 17/02/2023 - Ed. 2206

Page 1

Novo valor do salário mínimo sobe para R$ 1.320 em maio

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também anunciou que a faixa de isenção do Imposto de Renda, por sua vez, vai subir para R$ 2.640, o que vai corresponder a dois salários mínimos

Sambódromo está pronto para os desfiles das escolas do Grupo Especial de SP

Pág. 11

Governo de SP reforça compromisso em atrair investimentos privados Mais estações do
e CPTM passam a aceitar cartões de débito e crédito Governo de São Paulo Pág. 03 Pág. 04 30º 21º PREVISÃO PARA HOJE William Moreira/AE www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2206São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Tempestades Esparsas
Metrô
Pág. 06 A PARTIR DO DIA DO TRABALHADOR Newton Menezes/AE

Uma greve de ônibus na manhã desta quinta-feira, 16, prejudica a circulação de ao menos 32 linhas da ViaSudeste, que atendem a zona leste de São Paulo, em bairros como a Vila Prudente, Sapopemba e São Mateus. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), a frota começou a ser liberada por volta das 6h30 e a operação está sendo normalizada gradativamente, mas ainda pode haver reflexos até que toda a frota chegue ao ponto inicial de suas viagens.

"Desde as 3h40 desta quinta-feira, a população está sendo prejudicada, e a SPTrans está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas", disse a companhia.

O Sindmotoristas, que representa a categoria, afirma que os trabalhadores estão sendo obrigados a assinarem vales de desconto, referentes a multas por infrações, como por exemplo, o uso incorreto de máscara facial. Eles também protestam contra dupla jornada e banco de horas.

O Plano de Apoio entre Empresas de Transporte frente as Situações de Emergência (Paese) foi acionado para transportar passageiros de ao menos 16 linhas e amenizar os transtornos que ainda ocorriam por volta das 10h30.

A SPTrans afirmou que registrou um boletim de ocorrência para que os envolvidos sejam responsabilizados pelo descumprimento do prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial.

Procurada, a ViaSudeste não se pronunciou.

Contas de Bolsonaro

Auditores do Tribunal de Contas da União vão avaliar gastos que a Presidência da República realizou no cartão corporativo, de agosto a outubro de 2022. A abertura do processo de fiscalização e atende a pedido do Congresso

Municípios paulistas podem buscar recursos para ações de prevenção e mitigação de desastres naturais causados pela temporada de chuvas na Desenvolve SP. Por meio de um convênio do banco paulista com a Coordenação de Defesa Civil do estado as cidades poderão financiar rapidamente a compra de itens fundamentais como equipamentos especiais (veículos de tração 4×4 e geradores de energia, por exemplo).

É mais uma forma do Estado de São Paulo prevenir os problemas causados pelo excesso de chuvas nas temporadas de verão.

“Sabemos que o período de chuvas chega com uma série de riscos e por isso o Governo do Estado tem trabalhado e está fazendo investimentos importantes para se antecipar às ocorrências e salvar vidas. Agora, com essa linha de crédito oferecida pela Desenvolve SP, os municípios também terão a oportunidade de viabilizar a execução de obras de segurança e estruturais para evitar acidentes”, explica o governador Tarcísio de Freitas.

Os financiamentos estão enquadrados na nova linha de crédito Municípios Sustentáveis, que tem prazo de até 120 meses para quitação, incluindo carência de até 12 meses e taxa de juros de 0,25% ao

mês (acrescidos da Selic). A parceria potencializa a solução de demandas da Secretaria da Casa Militar, responsável pela Coordenação da Defesa Civil, que ainda não puderam ser atendidas.

A secretaria recebe em torno de 200 pedidos por ano e, no escopo do Termo de Cooperação, o órgão direcionará à Desenvolve SP os pleitos de municípios que não podem ser atendidos por recursos próprios ou outros convênios. Desse modo, abre-se a possibilidade para o financiamento dos projetos nas condições especiais e diferenciadas oferecidas pela agência de fomento paulista.

O número de casamentos e de divórcios cresceu em 2021, segundo ano de pandemia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados na manhã dessa quinta-feira, 16.

Foram registrados 932 mil casamentos em 2021, uma alta de 23,2% em relação a 2020uma das explicações pode ser a retomada de realização de cerimônias após o adiamento de festas no auge das medidas de isolamento pelo coronavírus. Apesar do aumento, o número ainda não retornou ao patamar anterior ao da pandemia.

Já o número de divórcios judiciais concedidos em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais chegou a 386,8 mil, com alta de 16,8% frente a 2020. Foi o maior aumento porcentual em relação ao ano anterior desde 2011 (45,4%).

A proporção de divórcios com guarda compartilhada dos filhos menores saltou de 7,5%, em 2014, para 34,5%, em 2021.

A Lei nº 13.058, de 2014, passou a priorizar essa modalidade em separações entre casais com filhos menores.

A pandemia contribuiu para a

redução da taxa de nascimento, segundo os dados do IBGE. Em 2020, a redução do número de nascimentos tinha sido de 4,7%. No ano seguinte, a queda foi menor, mas se manteve (1,6%). Foram 2,6 milhões de nascimentos registrados, o menor total desde 2003.

Em 2021, o número de óbitos no País aumentou 18%, chegando a 1,8 milhão - um recorde na série histórica iniciada em 1974. Com a continuidade da pandemia, o número de óbitos em 2021 teve um aumento superior ao que já tinha sido observado em 2020 por causa da doença, sobretudo no primeiro semestre, como mostram os dados do IBGE coletados junto aos cartórios de Registro Civil do País. No primeiro ano da pandemia, 2020, o aumento do número de óbitos foi significativo. De uma média de 1,8%, saltou para 14,9%. No ano seguinte, o aumento foi de 18,0%. Se comparado o ano de 2021 com o de 2019, houve mais 469.055 mortes ou 35,6%. A elevação foi maior em 2021 praticamente em todas as faixas etárias, exceto no grupo acima dos 70, os primeiros a serem vacinados.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br

/ E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
[ Cena do dia ]
EXPEDIENTE
Convênio financia equipamentos e obras de segurança contra chuvas
Greve de ônibus afeta a circulação de linhas na zona leste da capital paulista
Número de casamentos e divórcios cresce no segundo ano de pandemia, afirma IBGE
Governo de São Paulo Rovena Rosa/ABr

Novas estações do Metrô de SP e CPTM passam a aceitar pagamento com crédito e débito

Mais estações do Metrô de São Paulo e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) passaram a aceitar pagamento com cartão de crédito e débito em catracas. Nesta semana, o recurso foi instalado na Barra Funda (Linha 7-Rubi), no Jabaquara (Linha 1-Azul), no Ipiranga (Linha 10-Turquesa) e na Consolação (Linha 2-Verde).

O objetivo é ampliar a possibilidade de pagamento por aproximação para 12 estações ainda em fevereiro. Além dos locais que receberam a melhoria nos últimos dias, o sistema também já está presente na Estação João Dias (Linha 9-Esmeralda) há mais de um ano.

As próximas estações que devem contar com a nova forma de pagamento serão Brás, Belém e Tatuapé, todas da Linha 3-Vermelha do Metrô. A lista completa dos locais que vão receber a melhoria ainda não foi divulgada.

O sistema de pagamento por

aproximação integra um projeto piloto da Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo (Abasp), com apoio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. A execução fica por conta da Autopass, empresa que também administra o cartão TOP.

O recurso opera em duas catracas por estação e aceita

apenas pagamentos via NFC (Near Field Communication)tecnologia também usada em cartões digitais. A alternativa permite que passageiros do transporte público paulista passem pela catraca utilizando cartões de débito e crédito (físicos ou digitais) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.

Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se determinado cartão é ou não habilita-

do para o uso no pagamento via NFC, a orientação é contatar a operadora, ou mesmo a instituição financeira, para confirmar a funcionalidade.

De acordo com a Autopass, 12 estações do Metrô e da CPTM devem receber a tecnologia até o fim deste mês. "A relação completa será divulgada até o final de fevereiro, com a conclusão da instalação de todas", afirmou a empresa, em nota.

Depois de situação bastante caótica enfrentada por passageiros ao longo de quarta-feira, 15, em razão de duas falhas elétricas na Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, o funcionamento permanece normal na manhã dessa quinta-feira, 16. De acordo com a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação, todos os trens estão circulação normalmente pelas 11 estações da linha. "Operação normal na Linha 4-Amarela do Metrô", disse a companhia em nota.

A primeira falha teve início às 8h20 e foi normalizada oito minutos depois. A circulação foi prejudicada neste período entre as estações Paulista e Pinheiros. Já a segunda começou por volta das 10h e terminou por volta das 20h, dez horas após o início do problema, quando a ViaQuatro afirmou que a situação estava normalizada. Antes disso, o funcionamento seguiu de forma parcial, prejudicando quem aguardava os trens e provocando superlotação nas estações.

Ônibus do Plano de Apoio

entre Empresas de Transporte frente as Situações de Emergência (Paese) foram acionados para reforçar o transporte de passageiros entre Butantã e Paulista, de acordo com a concessionária. No entanto, os passageiros também reclamaram da superlotação dos coletivos pela manhã, assim como, no fim da tarde de quarta-feira, no retorno para casa.

Em nota, a empresa disse lamentar "os transtornos ocasionados por falha de alimentação elétrica na subestação Fradique Coutinho, na Linha 4- Amarela." A paralisação impactou no funcionamento de ao menos oito das 11 estações ao longo do dia.

A pane provocada na Linha 4-Amarela produziu um efeito cascata. A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) afirmou que a Linha 1-Azul, Linha 2-Verde e Linha 3-Vermelha chegaram a funcionar com velocidade reduzida em períodos do dia. Por volta das 13h de quarta-feira, a situação nas três linhas administradas pelo Metrô já estava normalizada, segundo a companhia.

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3 SÃO PAULO
Após dia de caos, Linha 4-Amarela volta a funcionar normalmente nessa quinta
William Moreira/AE

Governo reforça compromisso em atrair investimentos privados para São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas reforçou a importância da atração dos investimentos privados para a promoção de melhorias de serviços à população de São Paulo. Na quarta-feira (15), ele foi um dos palestrantes convidados do painel de governadores do CEO Conference, evento promovido pelo BTG Pactual na capital do estado. Ele participou remotamente, uma vez que se recupera da covid-19.

No primeiro mês de governo, foi instituído, via Decreto, o Programa de Parcerias de Investimentos de São Paulo (PPI-SP) (http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ governo-de-sao-paulo-cria-programa-de-parcerias-de-investimentos-2/), que tem como objetivo ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e in-

dustrial no estado.

A atuação da iniciativa será baseada na sustentabilidade dos projetos, na segurança jurídica, na estabilidade das normas e observação das melhores práticas nacionais e internacionais. Esses pilares vão nortear a relação entre o Estado de São Paulo e as empresas parceiras.

“Temos que andar lado a lado com o capital privado, garantindo um ambiente de estabilidade e de segurança jurídica. E que possamos sempre fomentar o investimento privado como grande indutor do desenvolvimento econômico. Estou muito animado com o pacote de infraestrutura que vai ser anunciado e tenho certeza de que vamos trazer muitos investimentos. Tenho sentido interesse e acho que teremos uma série de leilões bem-sucedidos.”, destacou Tarcísio de Freitas.

A primeira reunião sobre os projetos a serem qualificados no âmbito do PPI-SP deverá acontecer nos próximos dias.

O governador paulista também falou sobre a importância do sucesso do projeto de desenvolvimento de São Paulo para todo o País. “São Paulo representa 1/3 do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro. Não tem como o Brasil ir bem com São Paulo indo mal. Então, vamos fazer todo o esforço para o nosso estado ir muito bem e, obviamente, isso vai ajudar muito o Brasil”, reforçou.

O governador de São Paulo vê com bons olhos as discussões acerca de uma Reforma Tributária no âmbito federal. Além disso, reforçou a necessidade de construção de diálogos e consensos entre as esferas de governo para o avanço da reforma.

Tarcísio afirma que ‘pobre não sabe o que é direita ou esquerda’ na política

Neste sábado, dia 18, os postos do Poupatempo em todo o Estado promovem mais um mutirão voltado para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Serão oferecidas 10,7 mil vagas para atender os motoristas que precisam regularizar a situação até o final deste mês.

No primeiro mutirão de 2023, foram mais de 18 mil atendimentos registrados nos dois últimos finais de semana do mês de janeiro. No dia 25 de fevereiro, uma nova edição deve ocorrer, também em todas as unidades do programa, com foco no atendimento de quem possui documento com prazo de regularização até 28 de fevereiro.

Vale lembrar que a partir de agora condutores que estão com o vencimento da CNH previsto para 1º de janeiro de 2023 em diante precisam seguir o cronograma habitual, conforme consta em cada documento.

Ou seja, quem tem a habilitação válida até fevereiro deste ano deve renovar em no máximo 30 dias após seu vencimento. O mesmo pode ser feito nos 30 dias que antecedem a validade impressa na carteira de motorista.

Além disso, motoristas que tiveram o documento vencido em junho de 2022, cujo prazo de renovação havia sido estendido por

meio da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de 09/11/21, também precisam atualizar a CNH até o final de fevereiro. De acordo com o cronograma, o prazo máximo para regularização das CNHs vencidas entre junho e dezembro de 2022 vai até o próximo dia 31 de agosto.

O agendamento para o atendimento presencial fica

disponível a partir desta quarta-feira (15) e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos oficiais do programa, de forma gratuita – portal www.poupatempo. sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, chamado P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu nesta quarta-feira, 15, “racionalidade e pragmatismo” no debate político quando se trata de atender a população em situação de vulnerabilidade. Segundo ele, “o pobre não sabe o que é direita ou esquerda” na política e isso é menos importante do que levar a solução de problemas à ponta. Ele também defendeu o avanço da reforma tributária.

“O que nos cabe é trazer racionalidade e pragmatismo para o debate político. Tem uma população muito carente que depende de nós. Independentemente de eu ser um cara mais à direita”, disse, durante participação online em evento promovido pelo BTG Pactual “Não importa se você é de direita ou de esquerda, o pobre não sabe o que é direta ou esquerda. Ele precisa de teto, abrigo, precisa de proteção, de saúde, de resolução de seus problemas imediatos, de diminuição dos tempos de cirurgias. O

jovem precisa de perspectivas”, completou, após ser questionado sobre a polarização do País.

Para o governador, o debate programático e a solução de problemas se perdem em um ambiente polarizado. “No final das contas, as pautas da direita e da esquerda muitas vezes convergem. (...) O que vai diferenciar a esquerda ou a direita é o caminho (com) que vamos atingir nossos objetivos.”

Questionado sobre o relacionamento com o governo federal, Tarcísio disse ter uma “relação republicana” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “É necessário o apoio do governo federal, por exemplo, na política de habitação. A gente só vai ter efetividade na segurança pública se tiver a colaboração do governo federal. O mesmo vale para a saúde”, disse.

“São Paulo representa um terço do PIB brasileiro, não tem como o Brasil ir bem com São Paulo indo mal”, afirmou.

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Governo de São Paulo
Poupatempo terá 11 mil vagas em novo mutirão renovação de CNH neste sábado
Governo de São Paulo
São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5

Lula confirma novo valor do salário mínimo em R$ 1.320 e faixa de isenção do IR em R$ 2.640

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou nesta quinta-feira, 16, que o salário mínimo vai subir dos atuais R$ 1.302 para R$ 1.320 a partir de 1º de maio, Dia do Trabalhador, como antecipou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. A faixa de isenção do Imposto de Renda, por sua vez, vai subir para R$ 2.640, o que vai corresponder a dois salários mínimos, tendência também antecipada pela reportagem na última terça-feira.

Depois, informou o presidente da República, haverá elevação gradativa para R$ 5 mil na isenção do Leão, uma promessa de campanha.

“Está combinado com o ministro Haddad [Fernando Haddad, Fazenda] que a gente vai, em maio, reajustar para R$ 1.320 e estabelecer nova regra para o salário mínimo, que a gente já tinha

no meu primeiro mandato. O salário terá lei da reposição inflacionária e crescimento do PIB”, disse Lula em entrevista à CNN Brasil. Conceder um reajuste real mais alto do salário mínimo foi uma demanda do presi-

dente, que pediu à equipe econômica uma busca com lupa por espaço no Orçamento. A elevação deve custar cerca de R$ 4,3 bilhões neste ano.

O dinheiro deve sair de um pente-fino no Bolsa Fa-

mília. A aposta é que a gestão Jair Bolsonaro cadastrou beneficiários no programa social com critério alargado para ampliar as chances de reeleição do ex-presidente. No caso do IR, nas contas da XP, o impacto fiscal

de aumentar a isenção do IR para dois novos salários mínimos a partir de maio deve custar cerca de R$ 10 bilhões. Como mostrou a reportagem do Broadcast Político, o novo salário mínimo será anunciado nos pró-

ximos dias junto a um pacote econômico que contará com o programa de renegociação de dívidas Desenrola e a revisão da tabela do imposto de renda. Ficará isento do Leão quem ganha até dois salários mínimos.

Os brasileiros ficaram mais propensos às compras em fevereiro, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 1,3% em relação a janeiro, já descontados os efeitos sazonais.

O ICF subiu a 95,7 pontos, o maior nível desde o início da pandemia de covid-19, embora ainda esteja em patamar considerado desfavorável (abaixo dos 100 pontos). Na comparação com fevereiro de 2022, o indicador teve um crescimento de 23,3%.

Segundo a CNC, há expectativa de melhora nas condições de consumo como reflexo de uma inflação mais branda. No entanto, a entidade pondera que a perspectiva de consumo tem avançado mais do que o nível de consumo desde outubro do ano passado.

Na passagem de janeiro

para fevereiro, o avanço na intenção de consumo foi puxado pelas famílias de renda mais baixa. No grupo que recebe até 10 salários mínimos mensais, o ICF subiu 1,1%, para 93,1 pontos, ainda na zona negativa, mas o patamar mais elevado desde março de 2020. No grupo mais rico, com renda familiar superior a dez salários mínimos mensais, a intenção de consumo teve ligeira alta de 0,1%, para 109,0 pontos, na zona favorável.

“Os consumidores de rendas média e baixa acreditam que as condições de consumo vão melhorar ao longo do primeiro semestre e estão confiantes de que a inflação

seguirá moderada”, apontou a CNC, em nota.

Em fevereiro ante janeiro, apenas um dos sete componentes do ICF registrou retração: acesso ao crédito, com queda de 0,5%, para 91,3 pontos.

Os componentes com avanços em fevereiro ante janeiro foram emprego atual (0,2%, para 119,7 pontos), renda atual (1,6%, para 111,0 pontos), nível de consumo atual (0,8%, para 79,7 pontos), perspectiva profissional (0,4%, para 111,4 pontos), perspectiva de consumo (3,5%, para 101,8 pontos) e momento para aquisição de bens duráveis (1,1%, para 54,8 pontos).

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 BRASIL
Wilton Júnior/AE
Valter Campanato/ABr
2023 // A GENTE TRANSFORMA O SEU FUTURO
CONHEÇA
GRADUAÇÃO E
Intenção de consumo das famílias sobe 1,3% em fevereiro ante janeiro, diz CNC
ves tibu lar
WhatsApp
Fale com a gente!
NOSSOS CURSOS DE
PÓS-GRADUAÇÃO
www.unifai.edu.br
Rua Afonso Celso, 671/711 (próximo ao Metrô Santa Cruz) - Vila Mariana

COMPRE NA LOJA, NO SITE OBRAMAX.COM.BR

MOOCA - Av. do Estado, 6.313 - Mooca, São Paulo - CEP 03105-005

De segunda a sábado, das 7h às 21h Domingos, das 9h às 17h

Ofertas válidas até 12/03/2023 ou enquanto durarem os estoques. Preços anunciados para pagamento À VISTA (dinheiro, débito, cartão de crédito em 1 parcela). Aceitamos todos os Cartões de Crédito e Débito. Os pagamentos podem ser parcelados no Cartão de Crédito em até 12 vezes sem valor mínimo de parcela. Para pagamentos parcelados, é adicionado ao valor da compra uma taxa de parcelamento de 1% por parcela. Consulte mais informações sobre parcelamentos ou ainda sobre outras formas de pagamento em nosso balcão de Atendimento de Crédito ou no site: obramax.com.br. Fotos meramente ilustrativas. Frete não incluso nos preços anunciados. Reservamo-nos o direito de futuras correções de erros gráficos ou de impressão.

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7
FACEBOOK.COM/OBRAMAXATACADO
OBRAMAXATACADO
GOOGLE MAPS/ OBRAMAXATACADO INSTAGRAM/ OBRAMAXATACADO YOUTUBE.COM/
WAZE/ OBRAMAXATACADO
OU NO TELEVENDAS 11 3003-3400 RS 29 ,50 un A PARTIR DE un 40 CIMENTO CPII-32 Saco 50 kg 89292553 RS 29 , 85 un VAREJO SUPEROFERTA CONSULTE: WWW.OBRAMAX.COM.BR RS 22 ,90 un A PARTIR DE un 40 ARGAMASSA MULTIÚSO 50 kg 89152910 RS 23 , 90 un VAREJO RS 3 ,93 un A PARTIR DE un 70 AREIA MÉDIA 20 kg 89338410 RS 4 , 09 un VAREJO RS 51 ,60 un A PARTIR DE un 15 VERGALHÃO AÇO NERVURADO CA-50 10 mm (3/8”), barra 12 m 89331886 RS 54 , 90 un VAREJO RS 42 ,35 un A PARTIR DE un 10 TELA SOLDADA MALHA TOP LEVE 20x20, 3,4 mm, 2x3 m 89425686 RS 44 , 70 un VAREJO CARRINHO DE MÃO GORDINI POP PCI Desmontado, cinza, roda ecológica, 45 L 89335953 RS129 , 90 un 500 TELHA DE FIBROCIMENTO ONDULADA Cinza, 5 mm, 2,44x1,10m 89648741 RS 49 , 90 un TELHA COLONIAL LIGHT 2,30x0,88 m RS124 , 90 un TELHA CERÂMICA ROMANA RESINADA 15,5 por m2 89326685 RS 1 , 88 un TELHA DE POLIPROPILENO TRANSLÚCIDA Onda alta, 2,44x1,10 m, 1,1 mm 89658485 RS129 , 90 un CAIXA D’ÁGUA COM TAMPA 500 L 89130965 RS 226 ,90 un A PARTIR DE UN 5 RS236 , 90 un VAREJO RUFO EXTERNO GALVANIZADO Corte 28 89075945 RS 72 , 90 un pg01_Anuncio_Jornal_Sindico_246x290.indd 1 16/02/23 13:34

Sensing está de volta para fazer bonito

Ernesto Zanon –

Do Carro Express

Ausente do mercado brasileiro por alguns poucos meses, o Honda HR-V voltou totalmente reestilizado no final do ano passado, com uma nova roupagem em quatro versões e duas motorizações. O Carro Express avaliou o EXL Sensing, equipado com motor 1.5 flex aspirado e câmbio CVT, o mesmo que equipa o City, com 126 cavalos de potência. Sai por volta de R$ 150 mil, preço até que bem equilibrado pelo

que oferece. Com uma leve tendência para competir com os SUVs cupês médios, como o VW Nivus e o Fiat Fastback, o HR-V tem novas frente e traseira, além de uma lateral que tenta ser diferente da anterior, mas ainda apresenta diversas semelhanças, ainda mais para quem tem um olhar mais atento aos detalhes. Mas realmente parece sim um carro novo. A dianteira, na versão EXL, têm grade com filetes horizontais, gerando forte identida-

Fotos: Divulgação

de e sofisticação. Conta com faróis full LED com moldura preta. A baixa altura do capô favorece a visibilidade à frente, além de retratar o comportamento dinâmico. O deslocamento dos retrovisores externos para as portas – antes eram fixados junto à base das colunas A – também contribui para a melhora da visibilidade e, consequentemente, da segurança e do prazer ao dirigir. Este artifício já foi implantado na última atualização do City.

Na traseira, lanternas fumê

Creta Prestigi 2.0 Flex

com LED nas luzes de posição e freio, são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição. A tampa traseira oferece uma abertura alta e ampla, com linha inferior baixa para facilitar a colocação e retirada de objetos no compartimento de bagagem. As rodas são de alumínio e aro 17.

Por dentro, o HR-V busca passar os conceitos de prazer, estilo e confiabilidade, a fim de criar um espaço de convívio agradável, elegante e requintado, onde o confor-

No pé

to estético e físico prevalece.

A visibilidade foi aprimorada, com a elevação do ponto de visão do motorista em 10 mm, na comparação com a geração anterior.

O painel de instrumentos e a tela da central multimídia touchscreen de 8 polegadas foram posicionados de maneira a exigir um desvio mínimo do olhar, permitindo ao motorista concentrar seu foco na via. Tudo muito fácil e prático e de fácil intuição. As informações são projetadas de forma a facilitar a vida do condutor.

Outra característica do HR-V é uma boa sensação de conforto a bordo, com bastante espaço para motoristas e até mais quatro ocupantes. O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00

O desempenho do Honda HR-V EXL Sensing agrada bastante. O SUV da Honda abandonou o motor 1.8 e adotou nesta versão o motor quatro-cilindros em linha aspirado, todo de alumínio, de 1.5 litro 16V DI DOHC i-VTEC – Intelligent Variable Valve Timing and Lift Electronic Control. Produz 126 cavalos de potência, o suficiente para uma condução muito boa na cidade e na estrada. Em condições de teste, numa viagem à noite, foi possível perceber que ele estica a velocidades mais altas sem qualquer cerimônia, garantindo ótima impressão. O câmbio é o consagrado CVT, bem ajustado e que dispensa mais comentários, ao simular sete

marchas. É daqueles que você praticamente nem percebe as trocas de marchas.

O HRV conta ainda com o pacote Sensing, que inclui itens equipamentos de segurança e assistência ao condutor. Ele se baseia em imagens captadas por uma câmera de longo alcance e de visão grande angular (cerca de 100º) e de um microprocessador de imagem de alta capacidade. Desta forma, vem com ACC (controle de cruzeiro adaptativo), que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. O CMBS (Sistema de frenagem para mitigação de colisão) aciona o freio ao detectar uma

possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.

Já o LKAS (Sistema de assistência de permanência em faixa) detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.

O RDM (Sistema para mitigação de evasão de pista) detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes.

Já o AHB (Ajuste automático de farol) permite a comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação. Na prática, ele controla os faróis de acordo com as condições da estrada.

Ligue ou envie uma mensagem para:

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 8 AUTOS
Ano 2017 / modelo 2017 - Branca Único dono, todas as revisões feitas na concessionária 135 mil km ORIGINAIS
11 98148-0102
Honda HRV EXL

PRF iniciará Operação Carnaval 2023 nesta sextafeira e segue até o dia 22

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciará, nesta sexta-feira (17), a Operação Carnaval 2023. Ela será implementada até o dia 22 em todo o país, de forma a promover segurança nos deslocamentos dos usuários pelas rodovias federais. Durante operação, a PRF aumentará as rondas ostensivas e o policiamento em locais estratégicos, em especial nos trechos mais movimentados e nos considerados críticos, onde há altos índices de acidentes ou elevado número de infrações de trânsito.

O carnaval é um período do ano em que se observa aumento significativo do fluxo de veículos e passageiros em rodovias. Este ano, com o retorno das festividades, a expectativa é, segundo a PRF, de número recorde, tanto de pessoas como de veículos em circulação – motivo pelo qual os condutores e transeuntes precisam redobrar os cuidados, visan-

do a segurança de todos.

Segundo a PRF, o combate à embriaguez ao volante, uma das maiores causas de acidentes nas rodovias do país, será um dos principais focos da operação, tanto por meio de ações educativas como de fiscalização.

“É importante lembrar que dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a

segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis”, informa a PRF.

A mistura de álcool e direção acaba encorajando motoristas a cometerem também uma das irregularidades mais perigosas: a ultrapassagem em locais proibidos.

“As equipes da PRF estarão equipadas com etilômetros e qualquer

motorista, independentemente da situação será convidado a passar pelo equipamento”.

Também estarão entre os focos das equipes destacadas para a operação o uso do cinto de segurança, do capacete, dos dispositivos de retenção para crianças e de telefone celular ao volante, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos.

A chegada de uma nova frente fria está prevista para este sábado, 18, fim de semana de carnaval, deve trazer uma grande virada no tempo em diversas cidades do País. Segundo a Climatempo, os efeitos da mudança climática serão sentidos principalmente sobre São Paulo, Rio de Janeiro e o centro sul de Minas Gerais - além de chuva, está prevista queda acentuada de temperatura.

De acordo com a empresa de meteorologia, o tempo deve ficar bastante instável no Estado de São Paulo durante o fim de semana O litoral também deve registrar dias chuvosos, além de mar agitado e ventos fortes.

"Há risco de temporais no sábado de carnaval em todas as regiões do interior, do litoral e também na Grande São Paulo. A chuva e os ventos frios de origem polar, que vão chegar com esta frente fria, vão causar uma acentuada queda de temperatura em todo o Estado paulista", afirmou a Climatempo.

No domingo, a previsão

é de predomínio de céu nublado e chuva em todo o sul e leste do Estado de São Paulo, incluindo a região da Grande São Paulo e litoral.

"Alerta especial para muita chuva na Baixada Santista e em todo litoral norte, com risco de ressaca ventos fortes e mar muito agitado", disse a Climatempo.

No sábado, está prevista uma mudança brusca de temperatura. O dia será de muitas nuvens a nublado. Há possibilidade de chuva pela manhã. A tarde também será chuvosa e à noite há risco de temporal. A mínima será de 19ºC e a máxima, de 26ºC. No domingo, os termômetros ficam entre 17ºC e 23ºC, com possibilidade de dia e noite com clima chuvoso.

Na segunda-feira, 20, a Climatempo afirma que a previsão será de sol com muitas nuvens durante o dia. Há risco de chuva a qualquer hora. A temperatura varia entre 18ºC e 26ºC. Na terça-feira, 21, os termômetros oscilam entre 19ºC e 22ºC. "Será chuvoso durante dia e à noite."

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 9 BRASIL
Vai chover no carnaval? Veja previsão do tempo para os dias de folia em SP
Divulgação/PRF

Sambródromo do Anhenbi já está pronto para os grandes desfiles no Carnaval 2023

A última demão de tinta na pista encerrará os ajustes na infraestrutura do sambódromo paulistano para os destiles das escolas de samba do Grupo Especial. As apresentações serão nesta sexta-feira (17) e no sábado (18), quando as 14 maiores agremiações disputarão o título de 2023. No domingo (19), outras oito escolas tentarão ascender, sendo que quatro já foram campeãs do Especial.

Para que tudo esteja de acordo, entre obras e mão de obra, a Prefeitura, por meio da São Paulo Turismo (SPTuris), investiu R$ 1,3 milhão. As principais intervenções foram a revisão de todo o sistema de iluminação da pista, concentração e dispersão – incluindo a subestações de energia, a recuperação da pista de desfile, a pintura das arquibancadas e a poda das árvores do entorno.

O público no Sambódro-

mo pode chegar 35 mil pessoas por dia, com público total previsto de 130 mil foliões durante todo o Car-

naval. Segundo o Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, a previsão do impacto econômico geral

da festa no Sambódromo é de R$ 254 milhões.

O sambódromo paulistano é composto por três áreas

internas: concentração, com 23 mil metros quadrados, a dispersão, com 14 mil, e a pista, batizada de Passarela

Adoniran Barbosa, que tem 530 metros de comprimento por 14 de largura. Como apoio e para contribuir com a qualidade do espetáculo, um terreno, ao lado da dispersão, na Av. Olavo Fontoura, é utilizado para o estacionamento dos carros alegóricos antes e depois dos desfiles. A capacidade de público varia de 30 mil a 35 mil pessoas, a depender das montagens especiais, como camarotes. Além do carnaval e shows, este ano o espaço receberá a inédita corrida internacional de Fórmula E, em 25 de março.

Este será o primeiro ano no qual as 14 escolas de samba puderam fazer o carnaval utilizando a estrutura completa da Fábrica do Samba. O complexo, com barracões idênticos, foi inaugurado pelo prefeito Ricardo Nunes em 25 de março do ano passado e fica a apenas um quilômetro do sambódromo.

São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 11 ARTE & CULTURA
Divulgação/Secom
12 São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.