Jornal Estação de 23/01/2023 - Ed. 2188

Page 1

O decreto foi assinado pelo governador Tarcísio de Freitas. O público desta faixa etária poderá usufruir do transporte gratuito no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível Decreto garante transporte público gratuito para idosos em São Paulo Pág. 04 PASSAGEIROS ENTRE 60 E 65 ANOS
Lula visita povo Yanomami e fala em genocídio; PT vai à PGR contra Bolsonaro Zona Azul em São Paulo tem reajuste de 5,75% e valor vai para R$ 6,08 Ricardo Stuckert/PR Pág. 04 Pág. 07 29º 21º PREVISÃO PARA HOJE Kelsen Fernandes/Fotos Públicas Tempestades Capital paulista registra maior número de vítimas no trânsito desde 2016, mostra Infosiga Pág. 02 www.jornalestacao.com.br Ano 10 - edição 2188 São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023
Renato S. Cerqueira/AE

O jornal El Periódico, da Catalunha, segue divulgando novas informações sobre o caso envolvendo Daniel Alves, detido em Barcelona por agressão sexual contra uma mulher. De acordo com o veículo de comunicação, as câmeras de vigilância do local confirmaram que o jogador brasileiro esteve por 15 minutos no banheiro com a jovem que o denunciou.

A informação divulgada neste domingo vai de encontro com um dos depoimentos de Daniel Alves durante o processo de agressão sexual. O brasileiro, que está detido desde a última sexta-feira (20), disse em um primeiro momento que não conhecia a jovem que o denunciou e, posteriormente, confirmou que a relação sexual entre eles havia sido consensual.

De acordo com o 'El Periódico', a mulher, que já informou a justiça espanhola que não deseja uma indenização pelo processo, disse em depoimento que foi trancada no banheiro, agredida por Daniel Alves e forçada a fazer sexo com o brasileiro.

Segundo a rádio Cadena SER, da Espanha, Daniel Alves teria solicitado um novo depoimento sobre o caso neste domingo. Ainda de acordo com o veículo de comunicação espanhol, o jogador brasileiro teria tomado a decisão após a segunda noite detido em Barcelona.

Daniel Alves já teria dado três versões diferentes sobre o ocorrido no dia 30 de dezembro na área VIP da boate na Espanha. Na primeira delas, o jogador disse que não conhecia a jovem de 23 anos.

Posteriormente, Dani Alves admitiu que esteve com a mulher na boate mas sem relação sexual e depois confirmou que houve sim o ato sexual consentido entre os dois.

A juíza Maria Concepción Canton Martín decretou a prisão do jogador na última sexta-feira. Ele foi detido ao dar depoimento sobre o caso de agressão sexual contra uma mulher na madrugada do dia 30 de dezembro. O Ministério Público pediu a prisão preventiva do atleta de 39 anos, sem direito a fiança, e a titular do Juizado de Instrução 15 de Barcelona acatou o pedido, ordenando a detenção. O Pumas, do México, anunciou na última sexta que o contrato de trabalho de Daniel Alves com o clube será rompido por justa causa.

EMTU abre licitação para obras de recuperação da Ponte A Tribuna

O Governo do Estado publicou no sábado (21), o aviso de licitação para escolher a empresa responsável pelas obras de recuperação, reforço e ampliação da Ponte A Tribuna, antiga Ponte dos Barreiros. A ponte tem uma estrutura de 650 m de comprimento e liga a área insular à área continental de São Vicente.

A reforma marca o início da implantação da fase 3 do VLT da Baixada Santista, conectando o Terminal Barreiros à Samaritá. O ramal vai beneficiar cerca de 150 mil pessoas que residem em dez bairros da área continental e dependem do transporte público para se deslocar até Santos, município onde se localiza a maior parte das atividades econômicas da Baixada Santista. O investimento do Governo do Estado previsto para toda essa fase é de R$ 505 milhões.

A sessão pública de apresentação das propostas está marcada para o dia 14 de março, às 10h30, na sede da EMTU (rua Joaquim Casemiro, 290, bairro Planalto, em São Bernardo do Campo).

O projeto de reforma da ponte A Tribuna prevê a ampliação e reforço da estrutura, duplicação da parte ferroviária (atualmente inoperante), expansão do trecho de passeio e melhorias da infraestrutura rodoviária.

A previsão é de que as obras se-

jam concluídas em 24 meses a partir da ordem de início. Os serviços serão divididos em dez etapas, incluindo reforços estruturais, execução da estrutura metálica, remoção do pavimento atual, levantamento da estrutura da ponte rodoviária, nova pavimentação, concretagem, drenagem e iluminação pública.

Após a reforma e ampliação da ponte, estão previstas as demais intervenções para a ligação do Terminal Barreiros até Samaritá.

Quando for totalmente concluído, o VLT terá ao todo 27 km de extensão, considerando os 11,5 km já em operação (Barreiros – Estação Porto), 8 km do segundo trecho – entre Conselheiro Nébias e Valongo (em obras), e os 7,5 km da ligação entre Barreiros e Samaritá.

SP tem maior nº de vítimas no trânsito desde 2016; motociclistas puxam alta

O número de mortos em acidentes de trânsito na capital de São Paulo é o maior desde 2016, segundo o Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito de São Paulo (Infosiga). Foram 859 mortes nas ruas e avenidas em 2022, o que representa uma elevação de 18,8% em relação a 2021. A alta é puxada pelos óbitos de motociclistas - morre um por dia na capital.

A tendência é de alta também em nível estadual. As mortes bateram recorde e atingiram o maior patamar desde 2017. Foram registrados 5.348 óbitos no trânsito no ano passado diante de 4 854 em 2021, elevação de 10% - o período ainda sofria influência de medidas restritivas da pandemia. Os dados levam em conta os óbitos verificados até 30 dias após o acidente.

Os motociclistas ocupam o topo das estatísticas das vítimas. O número de óbitos com esse público vem aumentando a cada ano, em uma tendência de alta desde 2015, o início da série histórica. Do total de óbitos em São

Paulo no ano passado, 2.089 decorreram de acidentes envolvendo motocicletas, o recorde da série. Houve um aumento de 8% em relação a 2021 (1.935 óbitos).

Pelo terceiro ano consecutivo, o grupo representa as maiores vítimas do trânsito. Só na capital paulistana, os óbitos com condutores ou passageiros de motos passaram de 313 para 405, o maior patamar nos últimos oito anos. A maioria das vítimas formada por homens de 18 a 24 anos que falece no mesmo dia do acidente.

Um dos fatores para a elevação das mortes no trânsito foi a retomada das atividades econômicas e sociais com o fim do isolamento imposto pela pandemia do novo coronavírus, na visão de Ciro Biderman, professor de Administração Pública da FGV/SP. "O volume de acidentes está ligado ao volume de veículos em circulação. Houve uma queda em 2020 e 2021 por conta da pandemia, pois tivemos poucas ações de política pública de segurança viária na capital", diz o especialista.

Pedestres e ciclistas estão entre as maiores vítimas

Pedestres e ciclistas também têm sofrido para se locomover na cidade de São Paulo, como observa o professor Roberto Braga, especialista em planejamento urbano e regional do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp.

Entre 2021 e 2022, os óbitos de pedestres passaram de 1.043 para 1.242, elevação de 19%. "A diminuição do poder aquisitivo da população nos últimos anos levou à escolha modais mais baratos, como a moto, bicicleta e até a pé. Isso aumenta a vulnerabilidade desses três segmentos pelo aumento da exposição", diz Braga.

Na visão do especialista, essa ex-

posição explica o aumento das mortes entre os ciclistas em uma análise de médio prazo. Em 2015, foram 295 mortes ante 352 em 2022. Essa é a mesma visão da professora Angélica Alvim, diretora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Temos uma preponderância do automóvel em detrimento da rua como espaço público. O pedestre é o último na cadeia de prioridades. É preciso uma política de estímulo ao ato de caminhar para reduzir o número de atropelamentos, principalmente de madrugada, quando há menor fiscalização", afirma.

OPINIÃO 2 São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 [
Cena do dia ]
O governador Tarcísio de Freitas nomeou 878 candidatos aprovados no concurso de soldado de 2ª Classe, na edição de sábado (21), do Diário Oficial. Os novos militares serão preparados na Escola Superior de Soldados Governo de São Paulo
LOTERIASDani Alves ficou 15 minutos com mulher no banheiro de casa noturno, diz jornal
Novos soldados
EXPEDIENTE Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais Diagramação e Arte: Marcelo Russo Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria,Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br Impressão: S/A O Estado de São Paulo Governo de São Paulo Renato S. Cerqueira/AE

Informativo Jornal Estação

O Jornal Estação continua circulando com 100.000 exemplares.

De segunda a quinta-feira: versão on-line, com espaços comercializados.

Às sextas-feiras: versão impressa nas estações de metrô e em 8 estações da linha Esmeralda da CPTM. Temos editoria xa de imóveis, com assuntos relacionados ao mercado, à construção, decoração e legislação.

Também continuamos com as Ações Geolocalizadas, onde distribuímos jornais com sobrecapa do cliente, em regiões determinadas pelo mesmo.

Mensalmente, temos 2 especiais:

- Educação: na 2ª sexta-feira do mês

- Imóveis: e na 4ª sexta-feira do mês jornalestacao.com.br/versao-digital

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3

São Paulo decreta transporte público gratuito para idosos de 60 a 65 anos

O governador Tarcísio de Freitas publicou, sábado (21), decreto que retoma o transporte público gratuito para idosos entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.

Com o decreto, o público desta faixa etária poderá usufruir do transporte gratuito no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível. Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados.

O benefício será implementado em até 15 dias. O Decreto 67.455 regulamenta a Lei nº 17.611.

No sistema metroferroviário, o transporte público para idosos será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único. Além dos trens e do metrô,

o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região. Os detalhes serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.

O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações

do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta encostar no validador para liberar a gratuidade. A solicitação do cartão TOP pode ser feita via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros. No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e agendar a retirada do cartão. Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados por meio deste link, é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados. São mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

Tarifas de ônibus de regiões metropolitanas de SP têm aumento desde

Tarifas de ônibus intermunicipais que passam por rodovias e que são gerenciados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) estão custando mais caro a partir de sábado (21).

Segundo a EMTU, os reajustes atingem ônibus que circulam na Grande São Paulo, Campinas, Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. O aumento

varia entre R$ 0,05 e R$ 0,30 e foi provocado pelo reajuste nos pedágios. A EMTU esclareceu que o reajuste só acontece nos ônibus dessas quatro regiões metropolitanas e que passam por pedágios.

Só na região metropolitana de São Paulo, o aumento vai afetar 29 linhas de ônibus dos Consórcios Anhanguera e Unileste. Na região metropolitana de Campinas, 27 linhas do

Consórcio Bus+ foram afetadas. Na região do Vale do Paraíba e Litoral Norte, o aumento foi provocado em seis linhas da empresa Pássaro Marrom. E na região metropolitana de Sorocaba, 13 linhas do Expresso Amarelinho, Rápido Luxo e VB sofreram reajuste.

Os novos valores das tarifas das linhas com reajuste na parcela do pedágio estão disponíveis no site da EMTU/SP.

Vaga de estacionamento da Zona Azul de São Paulo tem reajuste de 5,75%

Estacionar em uma vaga de Zona Azul na cidade de São Paulo está mais caro desde sexta-feira, 20. O preço da tarifa básica, válida por uma hora, passa de R$ 5,75 para R$ 6,08. É um aumento de 5,75%. O anúncio da elevação foi publicado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito de São Paulo no Diário Oficial da Cidade na quinta-feira, 19.

De acordo com a concessionária que administra o serviço, Estapar, a correção da tarifa está prevista em contrato e considera a inflação de janeiro a dezembro de 2022. O modelo de concessão do estacionamento rotativo em São Paulo começou a funcionar em 2020, com duração prevista de 15 anos. Atualmente há na cidade de São Paulo 54.063 vagas de Zona Azul.

A última vez que houve um reajuste na tarifa da Zona Azul SP foi em janeiro de 2022. À época, o valor era de R$ 5 e subiu para R$ 5,75.

A empresa informa que o Cartão Azul Digital (CAD) já comprado poderá ser ativado normalmente pelo valor anterior. O reajuste só passa a valer para a ativação após esta sexta-feira. Os cartões podem ser adquiridos pelo aplicativo Estapar Nova Zona Azul, no site ou em 900 estabelecimentos comerciais.

Em seu site, a Estapar destaca que Ambulantes e vendedores de rua não estão autorizados a comercializar cartões digitais na cidade. “Os pontos de venda credenciados têm endereços fixos, placas de identificação

oficial e utilizam maquininhas de cartão Getnet. Além disso, você pode comprar através do app da Estapar Zona Azul SP de onde estiver e pagar via débito e crédito”, afirma a empresa.

Os estabelecimentos oficiais de venda podem ser consultados no site da concessionária do serviço, assim como a autenticidade do Cartão Azul Digital (CAD), por meio do número de autenticação. Os detalhes da transação também podem ser acessados e checados no portal oficial da prestadora do serviço na cidade de São Paulo.

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 4 SÃO PAULO
Rosa/ABr Kelsen Fernandes/Fotos Públicas
o último sábado
Rovena

Palmeiras e São Paulo empatam sem gols em clássico de futebol pobre no Allianz

Palmeiras e São Paulo continuam oscilantes na temporada. Os rivais fi zeram um clássico sonolento, o primeiro do Campeonato Paulista, e empataram sem gols no Allianz Parque neste domingo à tarde, dando sinais de que podem demorar para deslanchar por problemas diferentes. Foi um Choque-Rei disputado e com de temperatura elevada, mas de futebol pobre.

O Palmeiras, sem se reforçar, continua sentindo falta de Danilo e Gustavo Scarpa, e o São Paulo ainda não conseguiu o entrosamento ideal depois da reformulação no elenco. O time tricolor jogou na defesa e, de certa forma, viu sua estratégia ser bem-sucedida, já que conseguiu o que queria: um ponto. O anfi trião atacou, insistiu, principalmente no segundo tempo, em que teve um gol anulado, mas foi inefi caz.

Com seu elenco enfraquecido e sem contratações por enquanto, a equipe de Abel Ferreira encontra dificuldades para repetir o futebol que o consagrou nos últimos dois anos, de intensidade e agressividade. Do Palmeiras e São Paulo têm

campanhas idênticas no Paulistão, com cinco pontos cada, fruto de dois empates e uma vitória na competição do qual foram os últimos finalistas em 2022.

Foi sonolento o primeiro clássico do Campeonato Paulista 2023. Muita briga, reclamação, mas pouco futebol jogaram Palmeiras e São Paulo no Allianz Parque. O plano dos visitantes foi o mesmo adotado todas as vezes em que foi à arena palmeirense: defender-se, esperar o rival e tentar encaixar contra-ataques.

A postura do Palmeiras também não mudou de 2022 para este ano. Ocorre que sem Danilo e Gustavo Scarpa, o time perdeu intensidade e criatividade. Não tem mais o jogador que o jogador que fazia o jogo fl uir no meio de campo e seu armador que muitas vezes resolveu partidas na bola aérea ou por meio das assistências.

Não houve inspiração de nenhum dos lados. Gabriel Menino e Raphael Veiga, em arremates de fora da área, foram os que chegaram mais perto de marcar pelos anfi triões. Pela equipe tricolor, Wellington Rato levou perigo em falta que Weverton espalmou. Foi a única vez em que trabalhou o goleiro palmeirense.

Jogo esquentou no 2º tempo e Rony teve gol invalidado por impedimento

O jogo esquentou no segundo tempo. Foi quente na temperatura, com sensação térmica de 34°C e em campo à medida que o Palmeiras intensificou a pressão. Os donos da casa até foram às redes com Rony, mas o gol foi invalidado porque o camisa 10 estava impedido. Houve uma sequência de reclamações contundentes dos palmeirenses com a árbitra Edina Alves.

Até que o jogo esfriou de novo e o panorama voltou a ser o que foi na primeira eta-

pa. Erros de passe em profusão, bolas longas inócuas e finalizações erradas dos dois lados, sobretudo do Palmeiras, que foi quem mais tentou.

A árbitra avaliou não ter sido pênalti o pisão de Arboleda em Piquerez dentro da área. Depois, foi alvo de mais questionamentos dos palmeirenses, indignados com marcação de algumas faltas para os são-paulinos. Houve, nos últimos minutos, uma pressão final do Palmeiras em busca da vitória, que, porém,

não veio. Foram muitos cruzamentos e finalizações ruins, facilitando o trabalho da defesa são-paulina. Os reservas acionados por Abel Ferreira no fim em nada contribuíram.

O São Paulo também tentou, mas não encaixou um contragolpe perigoso.

O Palmeiras volta a jogar na quarta-feira e o São Paulo, na quinta. O time alviverde visita o Ituano em Itu. A equipe tricolor recebe a Portuguesa no Morumbi. Este duelo fechará a quarta rodada do Estadual.

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 ESPORTE
X

Santos joga mal, leva gol no início e empata com o São Bernardo no fim

Após perder por 2 a 0 para o Guarani na quarta-feira, o Santos teve mais uma atuação ruim neste domingo, mas buscou um empate por 1 a 1 com o São Bernardo, graças a um gol contra nos minutos finais da partida disputada no estádio Primeiro de Maio, pela terceira rodada do Paulistão. Assim como na derrota do meio da semana, o time comandado por Odair Hellmann sofreu um gol logo no início do primeiro tempo e mostrou muitas limitações.

O empate encerra uma série de dois jogos fora de casa encarada pelo Santos, que chega aos quatro pontos dentro do Grupo A e se prepara para voltar a jogar na Vila Belmiro na quarta-feira, diante do Água Santa. O São Bernardo, por sua vez, está invicto, com cinco pontos no Grupo D, mesma pontuação do Palmeiras.

A atuação ruim na derrota para o Guarani levou Odair Hellmann a efetuar alguns ajustes que considerou necessários para corrigir as falhas

observadas

Promoveu

e tirou

da contenção do meio de campo para colocar Rodrigo Fernández, finalmente liberado pelo departamento médico após um longo período dedicando-se a trabalhos

de reequilíbrio muscular.

Antes do apito inicial, o árbitro Salim Fende Chavez reuniu os capitães das duas equipes e avisou que o sistema do VAR não estava funcionando por causa de um problema de conexão à internet. Assim, a bola rolou com o risco de polêmica caso houvesse algum lance que exigisse uma análise mais

minuciosa.

O começo do jogo em São Bernardo do Campo foi tão ruim para o Santos quanto em Campinas no meio da semana. Os ajustes realizados pelo treinador santista não surtiram efeito e, novamente, o time levou um gol precoce, dessa vez aos oito minutos, depois de Chrysthian Barletta girar

para cima de Maicon dentro da área e chutar no canto esquerdo de João Paulo, que só olhou a bola passar.

Quando o Santos voltou ao gramado para o segundo tempo, a torcida cantava impaciente: “Não é mole não, tem que honrar a camisa do Peixão”. Os primeiros minutos foram de mais irritação, já

que o São Bernardo continuou melhor e Chrystian quase ampliou, em mais um lance em que se livrou de Maicon e bateu para o gol. Dessa vez, contudo, acertou a trave. João Carlos mandou para a rede no rebote, mas estava impedido. No momento em que o impedimento foi marcado, o VAR já estava funcionando.

A partir da segunda metade da etapa final, o Santos finalmente começou a ter mais presença no ataque e teve boa oportunidade em cabeceio de Messias defendido por Alex Alves. Pouco depois, Carabajal, que entrou na volta do intervalo e finalmente fez o time ter um meia de origem em campo, chegou a marcar um gol após desvio de cabeça de Marcos Leonardo, mas a arbitragem marcou impedimento. A saída encontrada para empatar foi apostar na bola parada, contando com o acaso, e foi assim que o gol de empate saiu, aos 45 minutos, após Marcos Leonardo desviar de cabeça e Matheus Salustiano desviar para dentro do próprio gol.

Depois de decepcionar na estreia do Campeonato Paulista e empolgar seu torcedor no jogo seguinte, o Corinthians fez uma apresentação ruim neste sábado. Empatou sem gols com a Inter de Limeira no interior paulista em um jogo em que poderia ter até sido derrotado, não fosse as intervenções de Cássio, sempre ele.

A campanha do Corinthians no Estadual tem uma derrota, uma vitória e, agora, um empate. São quatro pontos que deixam o time alvinegro no segundo lugar do Grupo B, atrás do São Bento. A Inter de Limeira é a vice-líder do Grupo A, também com quatro pontos.

Foi um jogo fraco e de nenhuma empolgação para o torcedor que foi assistir ao Corinthians em Limeira. Fer-

nando Lázaro fez mudanças na escalação, mas foram poucas, não a ponto, em teoria, de deixar a equipe desentrosada. Ainda assim, a equipe foi protagonista de uma exibição monótona e tediosa. No primeiro tempo, sofreu até mais do que atacou. Os anfitriões não desceram ao vestiário em vantagem porque

Cássio parou Iago Telles com os pés no começo da partida. Róger Guedes foi um dos poucos a tentar algo, destoando do aparente desinteresse que predominou no Estádio Major Levy Sobrinho. O camisa 10 levou perigo em arremate colocado para fora. Foi o que de melhor o time alvinegro produziu ofensivamente na etapa inicial.

No segundo tempo, nada mudou, mesmo que Lázaro tenha lançado mão de alguns de seus titulares, como Fagner, Fabio Santos e Renato Augusto. Eles, sobretudo o meio-campista, de refinado passe e acurada leitura de jogo, conferiram alguma melhora ao Corinthians, mas insuficiente para alterar o panorama do confronto.

Roger Guedes mais uma vez foi o protagonista do melhor momento do time nos 45 minutos finais. O atacante disparou de fora da área chute que passou perto da trave esquerda do goleiro Léo Vieira.

O Corinthians continua sua caminhada o Paulistão na terça-feira. Às 20h, enfrenta o Guarani na Neo Química Arena. O duelo abre a quarta rodada do torneio. Na quinta-feira, às 15h30, a Inter de Limeira visita o São Bento em Sorocaba.

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 6 ESPORTE
em Campinas. a estreia do zagueiro Messias, contratado junto ao Ceará, no lugar de Eduardo Bauermann, Vinicius Zanocelo Roberto Sungi/AE
Corinthians empaca e empata em 0 a 0 com a Inter de Limeira, no interior de SP Eduardo Carmin/AE CLASSIFICAÇÃO PAULISTÃO 2023 GRUPO A / TIME PG J V SG 1 BOTAFOGO-SP 4 3 1 1 2 SANTOS 4 3 1 -1 GRUPO B / TIME PG J V SG 1 SÃO PAULO 5 3 1 1 2 GUARANI 4 3 1 1 GRUPO C / TIME PG J V SG 1 SÃO BENTO 5 3 1 1 2 CORINTHIANS 4 3 1 2 GRUPO D / TIME PG J V SG 1 SÃO BERNARDO 5 3 1 3 2 PALMEIRAS 5 3 1 1 CLASSIFICAM-SE OS DOIS MELHORES DE CADA GRUPO PARA AS QUARTAS DE FINAL.

PT protocola na Procuradoria representação criminal contra Bolsonaro sobre Yanomami

O atual líder da bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e o próximo líder do partido na Casa, Zeca Dirceu (PR), protocolaram, nesse domingo (22), uma representação criminal da bancada contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves pela responsabilidade criminal e civil dos povos indígenas Yanomami no Estado de Roraima.

O documento encaminhado à Procuradoria-Geral da República é assinado também pelos deputados federais Alencar Santana (PT-SP) e Maria do Rosário (PT-RS) e pede ainda a responsabilização dos ex-presidentes da Fundação Nacional do Índio (Funai) durante o período de janeiro de 2019 a dezembro de 2022.

"Os crimes perpetrados pelo ex-presidente da República e seus auxiliares diretos, mormente os envolvidos com as questões afetas à prote-

ção dos direitos humanos e à proteção das comunidades indígenas estão fartamente documentados, tanto por instituições públicas nacionais, como por diversos atores privados (nacionais e internacionais), de modo que é despiciendo qualquer aprofundamento acerca da temática através da presente iniciativa", diz o pedido de representação.

Os deputados declaram que os povos indígenas yanomami foram "vítimas de ações e omissões criminosas, numa política de Estado orquestrada e conduzida para levar à dizimação daquela comunidade em especial e de outros povos indígenas na região". Conforme apontam, o objetivo do governo Bolsonaro era abrir caminho para a exploração

de garimpeiros, madeireiros e outras ocupações econômicas prejudiciais às terras. "Os responsáveis por esse genocídio não podem ficar impunes", pontuam.

Além de investigação criminal, os autores do pedido solicitam que sejam realizadas tratativas do Ministério Público na região amazônica para instauração de procedimentos

de investigações criminais ou reforçadas as investigações já existentes, "com o objetivo de identificar, acabar e responsabilizar os particulares responsáveis por garimpos ilegais na região, num esforço com as autoridades agora constituídas e efetivamente comprometidas com as populações indígenas". Os parlamentares pedem, inclusive, responsabi-

lização financeira.

O pedido ocorreu após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter feito no sábado, 21, uma viagem a Roraima para oferecer o suporte do governo federal a crianças Yanomami em situação de desnutrição.

O chefe do Executivo disse ter visto um "genocídio" cometido pelo governo de Bolsonaro.

"Mais que uma crise humanitária, o que vi em Roraima foi um genocídio. Um crime premeditado contra os Yanomami, cometido por um governo insensível ao sofrimento do povo brasileiro", declarou o presidente no Twitter.

"Adultos com peso de crianças, crianças morrendo por desnutrição, malária, diarreia e outras doenças", apontou.

"Os poucos dados disponíveis indicam que ao menos 570 crianças menores de 5 anos perderam a vida no território Yanomami nos últimos 4 anos, com doenças que poderiam ser evitadas."

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7 BRASIL
Março/2023.
Stuckert/PR
Ricardo

A Pantera Cor De Rosa 2

Globo, 15h30 - Os maiores tesouros do mundo são roubados e apenas Clouseau pode resolver o mistério. Junto com seu parceiro Ponton, o detetive trapalhão precisa capturar o ladrão sem causar muitos danos.

Beleza Da Noite

Momento de crescente esperança para as pessoas desse signo. Uma forte onda de alegria pode lhe fazer refletir melhor sobre os seus ganhos.

Não faça escolhas que te coloquem em risco por causa de algumas pequenas intrigas recentes. O seu planeta regente irá influenciar em muitas situações de forma favorável para que você receba boas energias hoje.

escorpião

Globo, 23h55 - Michellini trabalha como babá e decide dar de presente uma boneca para a filha de sete anos, Suellen. Mas, para a decepção da mãe, a menina escolhe uma boneca branca em vez de uma de pele preta. É aí que Michellini passa a se questionar sobre a beleza negra e a autoestima do povo preto. Numa conversa com duas amigas, ela é convencida a participar do Concurso da Beleza Negra do Ilê Aiyê e, assim, quem sabe, mudar a impressão que Suellen tem sobre a beleza do povo preto.

Mar do Sertão

Lorena e Labibe expulsam José de casa, para que o noivo não veja Candoca antes do casamento. Candoca explica para Timbó que o diamante sairá de seu corpo naturalmente.

Floro e Vespertino oferecem um acordo a Mirinho para administrar o petróleo de Timbó. Nivalda e Sabá pensam em como tirar proveito de Mirinho.

Vai na Fé

Lui salva Sol e Jenifer, e Theo fica furioso. Clara repreende Theo, que se irrita ao saber que Ben falou sobre o show para a esposa. Jenifer tenta intimidar Lui. Clara ouve a conversa entre Rafael e Fred e fica arrasada. Sol e Jenifer chegam em casa com Lui, e Carlão o intimida. Sol lembra de Ben.

Theo tira satisfações com Ben. Érika pede para Ivy tirar fotos constrangedoras de Sol e Lui. Ben se lamenta com Lumiar de sua discussão com Theo.

Travessia

Cidália reage quando Guerra afirma para Stenio que aceita a proposta de Moretti.

Moretti fica surpreso por Guerra aceitar sua proposta. Brisa convida

Dante para ser seu padrinho de casamento, e Ari fica sabendo. Moretti descobre que Guida saiu com Guerra. Guerra e Guida brindam seu reencontro e passam a noite juntos. Brisa e Oto resolvem apressar o casamento. Ari fica tocado ao saber por Núbia que Brisa vai se casar.

OS Dez Mandamentos

Na rua do comércio, Ada e Damarina terminam de escolher os adornos e sentem a falta de Adira. Baruk, em sua barraca, orgulhoso por ter feito uma ótima venda, pergunta a Anibal sobre Menhaem. Anibal sai à procura do irmão e cruza com Ada e Damarina, que sente repulsa ao ver o rapaz. Tuya avisa a Gahiji sobre o casamento de Ramsés e Nefertari. O cozinheiro fica radiante com a notícia.

Amor Sem Igual

No Mercadão, Peppe comemora, com Serena, Miguel e Oxente, ter conseguido vender croquis de uniformes, a conquista de Caio e Santiago, que agora tem contrato com um time de futebol europeu, e as prisões que

Rosa Flor conseguiu fazer. Miguel diz a Oxente que sempre estará com Poderosa, mas que agora é ela que tem que querer estar com ele.

Poliana Moça

O concurso de dança começa no baile do CLL, diversas duplas se apresentam. Waldisney e Violeta conseguem invadir a casa de Luísa. Pinóquio arma emboscadas para os vilões. Na entrada do banheiro do evento, Tânia encontra com Luca e intimida o jovem.

Cúmplices de um Resgate

Ao ver Helena com as roupas que Rebeca trouxe, Pedro diz que prefere o estilo que ela usava antes. Meire pensa em contratar um porteiro em período integral para saber em que horário Flora entra e sai do condomínio. A função fica por responsabilidade de Dinho. Chega a noite e os irmãos Vaz ainda não encontram Isabela.

O resumo dos capítulos de todas as novelas é de responsabilidade das emissoras.

Encontrará no centro de Júpiter respostas curiosas e importantes para o seu desenvolvimento pessoal mais profundo como pessoa. Coloque em prova toda a sua energia e boa capacidade para refletir sobre sua personalidade.

Precisará repensar em tudo aquilo que você anda fazendo e isso lhe ajudará a chegar aonde tanto deseja mesmo com ocorrências divergentes. Irá sentir uma grande timidez que vem sendo postergada.

sagitário

Do planeta Marte virão questões ligadas aos seus sentimentos que parecem querer te mostrar algo interessante. No campo da sorte evite pessoas negativas para manter o seu campo astral positivo.

gêmeos câncer

Tudo o que você se projetar para fazer neste dia será melhor realizado, isso tende a lhe criar novas condições. Os números 03 14 26 e 45 devem lhe trazer mais sorte.

Tente se manter distante de opiniões muito negativas, o seu momento astral está passando por grandes oscilações positivas, tendências para o sucesso. Com sorte seu dia será mais proveitoso e repleto de coisas boas.

No seu campo astral o planeta Júpiter deve lhe trazer mais conforto. Ao demonstrar o que você sente estará com o coração mais aberto e iluminado e perto de conquistar o que deseja.

leão

O planeta Urano irá mostrar o quão simples você é, e que não precisa se mostrar para os outros. Alguém que você tem um grnade carinho se aproximará de você por admirar a sua maneira de ser. No amor uma carta aberta pode lhe surpreender positivamente.

As suas reflexões deixarão você com dificuldades de encontrar o melhor caminho para as soluções ligadas a sua paixão. Ficará vulnerável neste momento aos desejos de algumas pessoas na sua vida.

Dê mais confiança para aquilo que você realmente precisa. Uma luz de cor azulada deve surgir nesse dia, é sinal de que você está no caminho certo. No tarot uma carta aberta pode lhe revelar mais sobre o amor.

Sentirá a necessidade de organizar a sua vida com ideias diferentes e criativas vindas de Mercúrio. Um arco íris vibrante irá conduzir você para um novo e bom rumo.

São Paulo, segunda-feira, 23 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 8 VARIEDADES
[ filmes ] [ novelas ] PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 36 M SLS ZO MB E T EI RO VE IO OD E D O S QN ORO ES TE UO DS RR MI SS EI SS AI NS ILI CO NE HI AU NF CA N A LD IG LU DA LI EN OT DE S A BA RT AB U AO ES EL AR FB ID P U RE RU DI ME NT OS EO AR EU T MU SC UL AT UR A O primeiro colocado em uma corrida (?) publica: bens do povo (lat.) Que revela galhofa Cheio de (?): embaraçado (fig.) Depósito mineral (Geol.) Símbolo de união de conjuntos (Mat.) Intenção do prestidigitador Varre-(?), município fluminense Artefatos bélicos como o Scud Material de próteses mamárias Formato do gol, no rúgbi Cátion do sal de cozinha (símbolo) Acesso à (?), recurso da Smart TV Fêmea que simboliza a quarentona Diadema, no ABCD paulista Abrigo feito com blocos de gelo Tratamento da raiz dentária Orlando Teruz, pintor de "Ciranda" Alternativa bancária à TED (sigla) Nosso, em inglês Estrutura fortalecida pelo halterofilismo Letra base da escrita do cifrão Foco das atenções na sala de cinema A Polícia Federal dos EUA Primórdios Oersted (símbolo) Hiato de "ciúme" Classificação do incesto Vence Confirmar (acordo) Alvo do combate do herói Guarnição do filé de peixe Essa coisa Interjeição mineira Move o sonhador Medida agrária Ser de outro planeta André (?), ex-tenista (?) pela Educação, ONG criada em 2006 "Earth (?)", música de Michael Jackson Produção de TV como "Intelligence", "Extant" e "Humans" Forma gráfica de zero Detesta Mim, em francês Músico paulista que compôs o choro "Tico-Tico no Fubá" Subdivisão da loja de departamentos O vocábulo como "sim" e "lã" (Gram.) Orlando Duarte, jornalista Localização do Reino Unido na Europa Risco que corre a construção malfeita 3/moi — our — res. 4/song — tabu. 5/alien — selar. 6/iludir. 7/mísseis. 15/zequinha de abreu. [ horóscopo ]
Fotos: Divulgação
virgem
áries libra
capricórnio aquário peixes touro

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.