Jornal Estação de 29/03/2023 - Ed. 2231

Page 1

Estação e Farol todas as quartas juntos, em um único jornal.

Cate oferece mais de 700 vagas até esta quarta-feira

O cadastro pode ser feito até esta quarta-feira (29), on-line pelo Portal Cate ou em um dos 27 postos da rede, que funcionam das 8h às 17h. O maior número de vagas é de atendente de lanchonete

Alunos

fazem vigília e prestam homenagem à professora morta em ataque em escola

SÃO
10
PAULO, QUARTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2023 | ANO
- EDIÇÃO 2231 | WWW.JORNALESTACAO.COM.BR
Pág. 05
Fernando
OPORTUNIDADES DE EMPREGO
Frazão/ABr
Pág. 04

Festival de Xadrez da Mulher reúne 300 garotas na capital nesta quinta

Finalizando o mês dedicado às mulheres, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo vai reunir cerca de 300 mulheres para o Festival de Xadrez da Mulher – 2023. A ação ocorre nesta quinta-feira (30), às 10 horas, no Clube Ipê (rua Ipê, 103, Ibirapuera) e contará com a presença da enxadrista Julia Alboredo, principal nome feminino do xadrez nacional.

Participam do festival garotas de 7 a 15 anos representando as 13 Diretorias Regionais de Educação da cidade. O torneio será realizado em seis rodadas e as enxadristas disputam em categorias de acordo com a faixa etária.

Para Marcos Renato Cezar, responsável pelo Programa Jogos de Tabuleiro na SME, o festival é menos competitivo e mais celebrativo.

“Queremos celebrar a participação das mulheres no xadrez e promover a interação entre as estudantes. Na ocasião também teremos a presença da enxadrista número 1 no ranking do Brasil e referência internacional, a Mestre FIDE de Xadrez, Julia Alboredo”.

O evento é organizado pela Divisão de Esporte, Corpo e Movimento da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e além das seis rodadas previstas, as meninas também participarão de momentos de descontração com a apresentação da DJ Sofia e um espaço para fotos temáticas.

Tarcísio passa bem após cirurgia e esperava ter alta do hospital ainda nessa terça-feira

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi submetido a uma cirurgia nesta terça-feira, 28, para retirada de um cálculo renal, em Londres. Segundo nota divulgada no site oficial do Palácio dos Bandeirantes, a cirurgia correu bem e a previsão é que o governador tenha alta ainda nesta terça-feira, 28.

Ele está bem e segue em acompanhamento médico.

Tarcísio precisou cancelar sua agenda oficial pela Europa devido a uma crise nos rins durante os compromissos internacionais.

[ Cena do dia ]

Sindicalista é ameaçada de morte após greve dos metroviários de SP

Depois da greve dos metroviários que durou quase dois dias, na quinta-feira (23) e sexta-feira (24), na capital paulista, a presidenta do Sindicato dos Metroviários SP, Camila Lisboa, denunciou nesta terça-feira (28) que recebeu ameaças de morte de perfis de extrema direita pela internet. Outros dirigentes do sindicato também teriam sofrido ataques.

Dilma no NBD

A ex-presidenta da República Dilma Rousse começou a comandar o Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics. O perfil oficial da instituição financeira no Twitter divulgou as primeiras imagens

a Lisboa. “Este é um ataque e uma ameaça a todo o movimento sindical, e que vai ser denunciado em todos os locais, inclusive na OIT (Organização Internacional do Trabalho). Exigimos também das autoridades a apuração das ameaças e a punição dos culpados”, dizem as centrais.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, interveio na disputa entre os Ministérios da Previdência, da Casa Civil e da Fazenda e decidiu aumentar em 1,97% ao mês o limite dos juros nos empréstimos consignados de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). O patamar fixado pelo governo está dentro do "meio-termo" negociado há duas semanas por Carlos Lupi (Previdência), Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda).

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), presidido por Lupi, marcou para essa terça-feira, 28, uma reunião para definir o novo teto do crédito consignado.

No último encontro do conselho, no dia 13 deste mês, ficou definido o corte de juros de 2,14% para 1,70%. A decisão gerou reação de bancos públicos e privados, incluindo a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, que suspenderam a liberação de empréstimos a aposentados e pensionistas. As instituições financeiras alegavam falta de lucratividade caso a operação mantivesse o atual patamar.

O Conselho é responsável por

definir o limite dos juros que podem ser cobrados nessa linha de crédito, mas a taxa fica a cargo de cada instituição financeira. O governo, então, abriu uma mesa de negociações para definir uma nova taxa de juros que reduza o custo dos empréstimos para os aposentados e mantenha a lucratividade dos bancos.

A decisão do CNPS de cortar os juros gerou atrito dentro do governo. Lupi defendia a taxa implementada pelo conselho, enquanto Costa e Haddad argumentavam a favor da elevação do teto para a faixa próxima dos 2%.

Na segunda-feira, 27, o titular da Previdência se reuniu com os secretários executivos da Fazenda, Gabriel Galípolo, e da Casa Civil, Miriam Belchior, para chegar a um acordo sobre a política de juros para aposentados, mas não houve acordo.

“Do dia 24 de março para cá, a presidenta do sindicato recebeu três ameaças de mortes em mensagens particulares via Instagram. Além disso, imagens de dirigentes do sindicato atuando na greve e perfis das redes sociais dos mesmos foram veiculados em grupos bolsonaristas, com xingamentos e mensagens de ódio contra a greve, a entidade sindical e seus dirigentes”, diz a entidade em nota.

Segundo as informações do sindicato, as ameaças contêm ofensas, xingamentos, declarações misóginas e racistas, e as medidas jurídicas e de segurança já estão sendo tomadas.

Por meio de nota, as centrais sindicais brasileiras declararam repudiar tais atos e prestaram solidariedade

Assinam a nota Sergio Nobre, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores), Miguel Torres, presidente da Força Sindical, Ricardo Patah, presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Adilson Araújo, presidente da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), Moacyr Roberto Tesch, presidente da NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores), Antonio Neto, presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), Atnágoras Lopes, secretário-executivo nacional da Central Sindical CSP-Conlutas, Nilsa Pereira, secretária-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora, Emanuel Melato, coordenador da Intersindical – Instrumento de Luta e Organização da Classe Trabalhadora, e José Gozze, presidente da Pública Central do Servidor.

Diretor de Redação: Gil Campos / Diretor Comercial: Robson de Morais

Diagramação e Arte: Marcelo Russo

Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800

www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br

Impressão: S/A O Estado de São Paulo

OPINIÃO 2 São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800
EXPEDIENTE
New Develop Bank
Juros do consignado deverão subir para 1,97% ao mês por decisão do presidente
Rafael Vieira/AE Reprodução

Informativo Jornal Estação

O Jornal Estação continua circulando com 100.000 exemplares.

De segunda a quinta-feira: versão on-line, com espaços comercializados.

Às sextas-feiras: versão impressa nas estações de metrô e em 8 estações da linha Esmeralda da CPTM. Temos

editoria xa de imóveis, com assuntos relacionados ao mercado, à construção, decoração e legislação.

Também continuamos com as Ações Geolocalizadas, onde distribuímos jornais com sobrecapa do cliente, em regiões determinadas pelo mesmo.

Mensalmente, temos 2 especiais:

- Educação: na 2ª sexta-feira do mês

- Imóveis: e na 4ª sexta-feira do mês

São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3
jornalestacao.com.br/versao-digital

Vigília de alunos homenageia a professora morta em escola da zona oeste da capital

Dezenas de estudantes se reuniram na manhã desta terça-feira, 28, em uma vigília no portão da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, bairro da na zona oeste de São Paulo. Um ataque no local terminou com uma professora morta a facadas e quatro feridos na segunda-feira, 27. O agressor, de 13 anos, era aluno da unidade.

Os grupos levaram cartazes, flores e velas para prestar homenagem à professora de Ciências Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, morta no atentado. Um dos cartazes tinha a foto da educadora e a mensagem: “Chega de violência!!!” Elisabeth era descrita como uma professora calma, dedicada à profissão e que adiava a aposentadoria.

Na manhã de segunda, o agressor só foi contido

após a ação corajosa de duas professoras, que o imobilizaram e retiraram a faca das mãos dele. A Polícia Civil investiga se o adolescente teve ajuda de alguém para o crime e como ele planejou o atentado.

Há um mês, o jovem foi denunciado em boletim de ocorrência por publicar vídeos ameaçadores nas redes sociais. Ele havia sido transferido de uma unidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, para essa na Vila Sônia, na capital.

O encontro dessa terça-feira foi marcado por choro e comoção. Além de estudantes, moradores do bairro e pessoas comovidas com a brutalidade do episódio também participaram da vigília na escola, a poucas quadras da Estação Vila Sônia do Metrô.

Parentes, amigos, professores e alunos se despediram nesta terça-feira, 28, da professora Elisabeth Tenreiro, de 71 anos, morta em atentado a uma escola estadual na Vila Sônia, zona oeste de São Paulo. O corpo da docente, de 71 anos, foi velado na capela do Cemitério do Araçá, também na zona oeste, com a presença de centenas de pessoas. O autor das agressões foi um aluno da unidade, de 13 anos, que foi apreendido.

“Muito obrigado pelo o que fez por nós. Vamos lhe amar para sempre” dizia um cartaz levado por duas alunas.

A professora de Ciências foi atingida pelos golpes nesta segunda-feira, 27, quando fazia a chamada, segundo relata um aluno que testemunhou o crime. Ela é descrita como uma educadora calma, apaixonada pela ciência e que adiou a aposentadoria para seguir na sala de aula.

Ao lado do caixão, a professora de Educação Física Cíntia Barbosa se emocionava a cada um dos alunos que iam abraçá-la. Ela foi responsável por imobilizar o agressor enquanto outra docente, Sandra Pereira, conseguiu retirar a faca das

mãos do aluno.

“Obrigado por ter vindo prestar homenagem para a professora Beth”, dizia Cíntia. Logo em seguida, era novamente cumprimentada por professores e pais de alunos. “Obrigado por ter evitado algo ainda pior com tanta criança”, disse um pai. Com a voz embargada, a educadora mal respondia. “É verdade…, obrigada…”.

Eram as poucas palavras que Cíntia conseguia articular em meio aos elogios. “Agora é hora de prestar nossa homenagem a professora Bete… um exemplo”, disse ela.

O delegado Marcos Vinicius Reis, que investiga o atentado desta segunda-feira, 27, que investiga o atentado, descartou que o agressor tenha tido ajuda durante os ataques. Ao mesmo tempo, ele reforçou que um possível apoio prévio ao estudante ainda é investigado. “Dentro da escola não teve (ajuda), ele agiu sozinho”, disse o delegado nessa terça-feira, 28. Sobre o apoio prévio de outras pessoas, ele afirmou que é algo que demanda uma investigação por uma outra frente.

“Não descartamos (a participação de outras pessoas), é um trabalho que demanda uma análise mais profunda”, disse. Como mostrou o Estadão, o estudante chegou a anunciar o ataque nas redes sociais. “A investigação eletrônica, assim chamada, demanda quebras de sigilo, a gente tem que pedir autorização do Poder Judiciário, não são medidas que vão do dia para a noite.”

O delegado passou cerca de duas horas na escola durante a manhã dessa terça para participar da coleta de provas adicionais e, assim, avançar com as investigações

do caso.

“Faltaram algumas imagens que são importantes para a gente entender a dinâmica dos fatos”, disse. “O caso está esclarecido, existem imagens, e hoje nós estamos complementando desde a chegada

dele aqui na escola.”

Essa reconstituição da cronologia, segundo ele, visa a entender por onde o aluno entrou na escola, em que momento colocou a máscara, onde tirou a faca da mochila, entre outros detalhes.

São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 SÃO PAULO 4
Enterro tem palmas para ‘vovó Beth’ e abraços em professora que imobilizou adolescente
Delegado descarta ajuda a aluno dentro de escola e investiga se ocorreu apoio prévio
Fernando Frazão/ABr André Ribeiro/AE André Ribeiro/AE

Unidades do Cate disponibilizam mais de 700 vagas de emprego até esta 4ª feira

Trabalhadores em busca de emprego podem se candidatar a mais de 700 vagas de emprego em diversas áreas por meio do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), serviço da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O cadastro pode ser feito até esta quarta-feira (29), on-line pelo Portal Cate ou em um dos 27 postos da rede, que funcionam das 8h às 17h.

O maior número de vagas esta semana concentra-se nos cargos de atendente de lanchonete, com 120 disponíveis. Parte delas é destinada a pessoas de 18 a 25 anos, que já concluíram o ensino médio ou que estão cursando. Dez delas oferecem também parcerias com universidades para estudantes do ensino superior. Os salários variam de R$ 900 (com carga horária reduzida) a R$ 1.840.

Em geral, não é necessário possuir nenhuma experiência profissional prévia.

Outro destaque são 50 vagas para motoristas de ônibus na Capital, com salário de R$ 3.441. Este processo tem preferência para candidatos da zona leste,

sendo também necessário ter feito curso de transporte de passageiros e CNH na categoria D. Outros requisitos são ensino fundamental completo e comprovação de seis meses de experiência.

Uma vaga que não exige

experiência anterior é a de auxiliar de logística, que está ofertando 20 oportunidades. Os contratados ficam responsáveis pela separação de mercadorias e auxiliam no recebimento de carga e descarga, recebendo R$ 1.455 por mês com

escala de 6x1. Para estas, é necessário ter o ensino médio completo.

Também há 90 vagas disponíveis para auxiliar de limpeza, em diversas regiões da cidade. A remuneração vai de R$ 1.320 a R$ 2.060 ao mês. Para se

candidatar, é necessário ter pelo menos seis meses de experiência na função e ensino fundamental completo ou incompleto, a depender da vaga.

Para quem trabalha com carpintaria são mais de 20 postos abertos para atuar nas zonas sul e norte. As exigências são seis meses de experiência no mínimo e ensino fundamental incompleto, com salários a partir de R$ 2.283. A escala de trabalho é de 5x2, de segunda a quinta-feira das 7h às 17h e na sexta-feira das 7h às 16h. Para a função de encarregados de carpintaria, o salário chega a R$ 3.500.

As demais vagas e postos disponíveis podem ser consultados no Portal Cate ou indo a uma das unidades físicas. Ao se candidatar para qualquer vaga, é necessário ter em mãos o RG, CPF e a carteira de trabalho (que pode ser a digital).

São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 SÃO PAULO
Março/2023. Maio/2023. Divulgação/Secom

Brasil chega à marca de 700 mil mortes por covid-19, diz o Ministério da Saúde

O Brasil alcançou nessa terça-feira (28) a marca de 700 mil mortes causadas pela covid-19, informou o Ministério da Saúde. No último dia 11 de março, a pandemia completou três anos e deixou muitos impactos na vida dos sobreviventes e daqueles que perderam alguém para a doença.

Em comunicado, o Ministério da Saúde destacou que a vacinação é a principal forma de combater a crise sanitária e proteger contra casos graves e óbitos causados pela doença.

“Aumentar as coberturas

vacinais contra a Covid-19 é prioridade do Ministério da Saúde, que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação no fim de fevereiro. Até agora, mais de 6 milhões de doses de reforço bivalentes já foram aplicadas. No entanto, é importante ressaltar que os grupos prioritários devem procurar uma unidade de saúde”, destacou a pasta.

Todas os integrantes dos grupos prioritários podem receber o reforço com a vacina bivalente contra a covid-19. A dose oferece proteção contra a variante

original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento.

Podem se vacinar contra a covid-19 com a dose bivalente os idosos de 60 anos ou mais de idade, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.

A vacina também está disponível para adolescentes a

Creta Prestigi 2.0 Flex

partir dos 12 anos e adultos dentro dos grupos prioritários: pessoas vivendo em

instituições de longa permanência e seus trabalhadores; imunocomprometidos;

indígenas, ribeirinhos e quilombolas; e pessoas com deficiência permanente.

MPE investiga possível irregularidade em app de transporte da cidade de São Paulo

Único dono, todas as revisões feitas na concessionária 135 mil km ORIGINAIS

Tabela Fipe R$ 91.273,09

Valor proposto R$ 85.000,00

O Ministério Público de São Paulo pediu informações à prefeitura da capital paulista e ao consórcio responsável pelo Mobizap SP, aplicativo de transporte lançado pela administração municipal.

O promotor Paulo Destro investiga de forma preliminar as denúncias de que empresas que formam o consórcio vencedor da licitação para operar a plataforma respondem por desvio de verbas públicas em outros contratos. A prefeitura e o consórcio têm 10 dias para enviar informações sobre a situação.

Ligue ou envie uma mensagem para:

11 98148-0102

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, o novo aplicativo tem como objetivo melhorar o acesso à mobilidade na cidade, com preço mais justo para os

usuários e maior remuneração para os motoristas.

A plataforma entrou em funcionamento na última quinta-feira (23) e opera de forma semelhante às outras que já funcionam no país.

O Consócio 3C ganhou a licitação aberta pela prefeitura ao oferecer a menor cobrança sobre o valor das corridas, com taxa de administração de 10,95%. A empresa não informou qual é o preço da

tarifa, apenas que se trata de um valor não afetado pela demanda, calculado pelo tempo estimado de viagem, distância e horário.

Sobre a solicitação do Ministério Público, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito disse que se manifestará após ter acesso à representação protocolada no Ministério Público que aponta as possíveis irregularidades.

São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 BRASIL 6
Alex Pazuello/ABr Ano 2017 / modelo 2017 - Branca Tânia Rego/ABr

ANUNCIE NOS

São Paulo, quarta-feira, 29 de março de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.