Jornal Estação de 18/01/2023 - Ed. 2185

Page 1

Estação e Farol todas as quartas juntos, em um único jornal.

SÃO PAULO, QUARTA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2023 | ANO 10 - EDIÇÃO 2185 | WWW.JORNALESTACAO.COM.BR STF suspende indulto a PMs no massacre do Carandiru Pág. 06 O perfil dos sequestros mudou, com destaque para escolhas aleatórias dos alvos e para o chamado Golpe do Amor, em que a vítima é emboscada após marcar encontro por aplicativo de namoro. A polícia intensificou as investigações Com Pix, número de sequestros dispara em todo estado de SP Pág. 04 RECORDE EM 15 ANOS
William Moreira/AE

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral, abriu segunda-feira (16) prazo de três dias para que o ex-presidente Jair Bolsonaro se manifeste sobre uma minuta de decreto encontrada na casa de seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O texto previa uma intervenção militar na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gonçalves atendeu a pedido do PDT, e incluiu o documento entre os elementos de prova de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que tem Bolsonaro como alvo. O processo trata do possível abuso de poder político pelo ex-presidente durante a campanha eleitoral.

A motivação original para o processo foi uma reunião com embaixadores em que o ex-presidente apresentou informações inverídicas ou incompletas sobre o processo eleitoral brasileiro, quando ainda era mandatário. O PDT argumentou que a minuta prevendo intervenção sobre a Justiça Eleitoral tem relação com o caso, por reforçar a narrativa de que Bolsonaro pretendia tomar o poder pela força, caso perdesse as eleições.

Benedito Gonçalves concordou com os argumentos e disse haver “inequívoca correlação entre os fatos e documentos novos”. Tais elementos de prova vêm se somar à narrativa de que Bolsonaro buscou manter viva em sua base a ideia de fraude e intervenção sobre o resultado eleitoral, avaliou o ministro.

A minuta encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres prevê a decretação de Estado de Defesa, com a intervenção das Forças Armadas sobre a sede do TSE, em Brasília. Pelo texto, a ser assinado por Bolsonaro, seria criada uma junta eleitoral para garantir a lisura do processo eleitoral. Esse tipo de intervenção de um Poder sobre outro não está prevista na Constituição.

Em sua defesa, Torres disse que o documento foi vazado “fora de contexto”, e que a minuta se encontrava em uma pilha de papéis para descarte. O decreto foi encontrado em uma busca e apreensão na residência dele, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Tite encerrou oficialmente na tarde desta terça-feira, 17, sua passagem como técnico da seleção brasileira. Treinador da equipe nas duas últimas Copas do Mundo, ele esteve na sede da CBF para oficializar seu desligamento, após retornar de um período de férias. Às 14h35, ele apareceu no saguão, cumprimentou os poucos presentes e se despediu.

Sorridente, Tite disse que estava lá como "Adenor e que a conversa tratava do lado humano". Ele não gravou entrevista, mas agradeceu ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, aos funcionários da entidade e ao convívio que teve com todos na seleção ao longo dos mais de seis anos à frente da equipe.

Além do treinador, seus auxiliares diretos, Cleber Xavier, Matheus Bachi e César Sampaio, também estiveram na CBF para formalizar suas saídas. As situações do preparador físico Fábio Mahseredjian, do fisiologista Guilherme Passos e do coordenador da seleção, Juninho Paulista, ainda não estão definidas.

Finalizada oficialmente nesta terça-feira, a Era Tite chegou de fato ao fim no mês passado, assim que o Brasil foi eliminado pela Croácia nas quartas de final da Copa

do Mundo do Catar. O treinador comandou a seleção brasileira em 81 jogos desde 2016. No período, conquistou o título da Copa América de 2019 e perdeu apenas seis partidas.

O treinador não revelou onde irá trabalhar a partir de agora. O desejo de Tite sempre foi tirar um período sabático e depois treinar algum clube na Europa. Ele descartou trabalhar no futebol brasileiro, ao menos num primeiro momento.

Quanto ao futuro técnico da seleção brasileira, o mistério prossegue. Ainda que os nomes de Carlo Ancelotti, José Mourinho e Pep Guardiola tenham sido elencados nos últimos meses, oficialmente a CBF assegura que nenhum treinador foi procurado. A seleção volta a atuar em março, provavelmente em dois amistosos.

Crianças visitam a sede da Prefeitura de SP durante programação do Recreio nas Férias

Como parte das atividades do Recreio nas Férias 2023, cerca de 40 crianças dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Meninos e Três Pontes visitaram o prédio da sede da administração municipal e conversaram com o prefeito Ricardo Nunes na manhã dessa terça-feira (17).

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, não foi só uma visita, as crianças também fizeram reinvindicações. “Estamos tendo a oportunidade de poder mostrar a Prefeitura de São Paulo e falar das nossas ações, mas também fomos cobrados”, disse.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação (SME) fechou novas parcerias para receber as crianças e adolescentes participantes do Recreio nas Férias 2023 para passeios e visitas durante a programação que se iniciou no último dia 9 de janeiro. Entre eles, estão o Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu da Casa Brasileira, Museu Afro Brasil, Zoológico de SP, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, Sport Club Corinthians Paulista, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras, o Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, entre outros.

O programa oferece atividades recreativas, esportivas e

culturais durante todo o período de férias escolares. Os passeios externos estão incluídos na programação que ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, entre os dias 9 e 27 de janeiro de 2023. A SME disponibiliza o transporte para o deslocamento das crianças até as atrações.

O Recreio nas Férias é promovido em 64 polos da capital, sendo os 58 CEUs, 3 CECIs, 2 Instituições – Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP) e a EMEF Bernardo O’Higgins. A expectativa é atender 17 mil crianças e adolescentes de 4 a 14 anos, não apenas estudantes da Rede Municipal, outros membros da comunidade que se inscreveram também poderão participar da programação.

O programa oferece apresentações culturais, contação de histórias, oficinas, jogos e brincadeiras diversas com brinquedos infláveis e outras atividades, ocupando os diversos espaços dos CEUs/Polos como: saguões, salas multiuso, biblioteca, quadras, entre outros. Além das atividades recreativas, diariamente, crianças e adolescentes recebem três refeições diárias: café da manhã, almoço e lanche da tarde. Toda a programação é gratuita.

OPINIÃO 2 São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 [ Cena do dia ] Um incêndio atingiu o prédio da escola estadual Padre
17.
EXPEDIENTE
Manoel da Nóbrega, no bairro da Casa Verde, na zona norte, no início da tarde dessa terça-feira,
Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. As causas são investigadas
Gil
Diretor
Diagramação e Arte: Marcelo Russo Agência de notícias: Agência Estado / Editado e distribuido por: MIG Editoria, Rua Conselheiro Antonio Prado, 121 - Vila ProgressoGuarulhos/SP - CEP: 07095-180 - Fone: 2823-0800 www.jornalestacao.com.br / E-mail Redação: redacao@jornalestacao.com.br Impressão: S/A O Estado de São Paulo
Diretor de Redação:
Campos /
Comercial: Robson de Morais
Felipe Rau/AE Escola em chamas
Tite vai à CBF, assina rescisão e encerra o ciclo na seleção após seis anos e meio
Ministro do TSE dá 3 dias para Bolsonaro explicar a minuta de decreto apreendida Divulgação/Secom Wilton Júnior/AE

Informativo Jornal Estação

O Jornal Estação continua circulando com 100.000 exemplares.

De segunda a quinta-feira: versão on-line, com espaços comercializados.

Às sextas-feiras: versão impressa nas estações de metrô e em 8 estações da linha Esmeralda da CPTM. Temos editoria xa de imóveis, com assuntos relacionados ao mercado, à construção, decoração e legislação.

Também continuamos com as Ações Geolocalizadas, onde distribuímos jornais com sobrecapa do cliente, em regiões determinadas pelo mesmo.

Mensalmente, temos 2 especiais:

- Educação: na 2ª sexta-feira do mês

- Imóveis: e na 4ª sexta-feira do mês jornalestacao.com.br/versao-digital

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 3

Com Pix, número de sequestros no Estado de São Paulo tem novo recorde em 15 anos

O número de sequestros no Estado de São Paulo em 2022 atingiu o maior patamar em 15 anos. O levantamento leva em conta apenas registros de janeiro a setembro do último período, na comparação com os 12 meses dos anos anteriores, o que indica que a recente escalada desses crimes deve ser ainda maior. Por trás dessa alta, está a facilidade de desviar dinheiro via Pix, sistema lançado no fim de 2020 pelo Banco Central.

Os dados de extorsões mediante sequestro da Secretaria da Segurança Pública foram

obtidos pelo Estadão via Lei de Acesso à Informação. O perfil dos sequestros mudou, com destaque para escolhas aleatórias dos alvos e para o chamado Golpe do Amor, em que a vítima é emboscada após marcar encontro por aplicativo de namoro. Normalmente, o refém é mantido por horas em cativeiro perto do local de abordagem, enquanto a quadrilha faz transações bancárias. Depois, é solto em áreas mais afastadas.

Houve 165 registros de janeiro a setembro de 2022, alta de 75% ante os três primeiros

trimestres do ano anterior (94 notificações). E o número já supera todo o ano de 2021 (160 casos). Considerando o balanço fechado de cada ano, o último pico (323) havia sido em 2007.

A alta é maior em delegacias da Grande São Paulo: a capital tem quase dois terços (98) das ocorrências de 2022. Os casos dispararam especialmente na zona norte (29).

Além disso, grande parte dos raptos não entra nesses registros. Isso porque o balanço reúne notificações de extorsão mediante sequestro, mas é comum

crimes como o Golpe do Amor serem registrados só como extorsão, disseram autoridades policiais ao Estadão.

Os sequestros atingiram o pico da série histórica em 2005, época da popularização dos

caixas eletrônicos e avanço de ações Primeiro Comando da Capital (PCC) nas ruas, mas desaceleraram nos anos seguintes. “Com os aplicativos, especialmente o Pix - que é muito bom para a economia, mas que

para essa prática criminosa tem sido horrível -, tem tido aumento novamente”, afirma o delegado Fábio Nelson Fernandes, novo chefe da Divisão Antissequestro da Polícia Civil, que atua neste setor desde 2001.

O total de prisões pela Divisão Antissequestro mais do que dobrou: de 138, em 2021, para 303, no ano passado. Mais de 90% das investigações incluem o Golpe do Amor - Fernandes diz não haver evidência de elos com facções, como o PCC. “O crime consiste em marcar falso encontro e emboscar a vítima.” Os cativeiros, diz, estão mais concentrados nas regiões de Parada de Taipas e Brasilândia (zona norte).

Conforme Fernandes, o Código Penal determina que o sequestro relâmpago sem acionar terceiros deve ser classificado como extorsão qualificada (art. 158). “Quan-

do há exatamente a mesma ação - a vítima é mantida em cárcere privado -, mas há ligação telefônica ou exigência para um terceiro, aí o registro é de extorsão mediante sequestro (art. 159).” Com isso, parte dos raptos se perde entre outros tipos de extorsão. De janeiro a setembro de 2022, foram 5 mil registros de extorsão no Estado.

Para Alan Fernandes, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, há uma tendência mundial de aproximação entre crimes presenciais, como roubo, e os cibernéticos: facilita ter a vítima rendida enquanto são feitos os desvios. “E o que acontece com crimes virtuais

- e tem essa modalidade de Golpe do Amor -, é a vítima ficar constrangida de colocar isso a público e não registrar ocorrência”, diz. “Diferentemente do sequestro clássico, que traz mais riscos para o criminoso, esse sequestro é muito mais seguro e lucrativo.” O secretário da Segurança Pública, o capitão Guilherme Derrite, afirmou que vai “ampliar parcerias com instituições bancárias para combater os ‘sequestros do Pix’”. “Vamos monitorar, no programa Muralha Paulista, por meio do Imei (código específico de cada celular), a localização exata do aparelho. E usar tecnologia”, disse.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, trabalha em um projeto para retirar a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) do bairro da Vila Leopoldina, na zona oeste da capital, e instalar no local um polo tecnológico voltado a empresas de inovação e startups.

Pelo plano, a Ceagesp seria transferida para uma área na região de Perus, distrito próximo de Caieiras, com acesso às rodovias Bandeirantes e Anhanguera, além do Rodoanel e da malha ferroviária da CPTM.

Na prática, Tarcísio quer retomar uma ideia que foi defendida pelo então prefeito Fernando Haddad, que administrou a capital entre 2013 e 2016, e que chegou a assinar um decreto no último ano de

sua gestão prevendo a mudança para uma área de 4 milhões de metros quadrados, em Perus. A mudança, porém, acabou não se concretizando.

O ex-governador João Doria também chegou a dizer que levaria o plano adiante, mas não avançou, em meio à desavença com

o ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2020, Bolsonaro chegou a dizer que “nenhum rato” iria sucatear a Ceagesp e que a empresa não seria privatizada, apesar de seu próprio governo ter incluído a companhia pública no plano de privatização.

No encontro que teve

com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na semana passada, Tarcísio tratou do assunto. A ambição é fazer com que a Vila Leopoldina passe a ser um tipo de “porto digital”, como foi com empresas em Recife (PE).

Lula sinalizou que não vai privatizar a Ceagesp, mas que avalia como positiva a transferência da empresa para outra região, como já previa o plano petista.

Maior entreposto de alimentos da América Latina, a Ceagesp é uma empresa pública federal, dona de 13 unidades em São Paulo. Em seu terminal central, na Vila Leopoldina, circulam diariamente cerca de 50 mil pessoas e 12 mil veículos. De suas instalações saem alimentos para 1,5 mil cidades de quase todos os Estados do País, além de exportações para 22 países.

O governo paulista vai selecionar 150 empresas do estado que queiram aprender a exportar ou aumentar a venda internacional de seus produtos. As inscrições para participar do curso Exporta SP estão abertas até o dia 10 de fevereiro. Podem participar produtores rurais, micro, pequenas, médias empresas e startups. O treinamento terá início em março e será totalmente online.

De acordo com a InvestSP, agência de promoção de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mais de 700 já foram treinadas em edições anteriores. Uma em cada cinco empresas que participam do curso consegue vender para o exterior durante o treina-

mento. Após o término da capacitação, as empresas recebem suporte da agência por dois anos.

Uma das etapas do treinamento é a mentoria, momento em que os empresários são atendidos individualmente para discutir um plano de exportações e as necessidades de cada negócio. São quatro reuniões durante o treinamento.

A formação conta com especialistas em comércio exterior da Fundação Instituto de Administração (FIA), que vão abordar aspectos como “implementação de ações de formação de preços, adequação de produtos e serviços, inteligência comercial e planos de marketing e vendas”.

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 SÃO PAULO 4
Curso vai capacitar 150 empresas de SP para exportações; inscrições estão abertas Tarcísio quer retomar plano de Haddad e usar a Ceagesp para polo tecnológico ‘Golpe do amor’ é o crime mais comum nos casos investigados pela Polícia Civil William Moreira/AE Rovena Rosa/ABr

Ipec: 55% dos brasileiros acreditam que Lula fará governo melhor que Bolsonaro

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou com grandes expectativas por parte da população brasileira. Para 55% dos 2 mil entrevistados ouvidos em pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira, 16, o petista fará um governo melhor do que Jair Bolsonaro (PL). O levantamento também mostra que, para 14%, a gestão Lula 3 deve ser igual à do ex-chefe do Executivo. Já 25% acreditam que o novo governo será pior que o anterior.

Segundo a pesquisa Ipec, 64% dos brasileiros acreditam que o País está no caminho certo com a liderança do petista e os anúncios de sua nova gestão. Na outra ponta, 26% dizem que o Brasil está no caminho errado. Uma parcela de 9% dos entrevistados não respondeu.

Mesmo com uma parcela de dois terços da população acreditando que o País está no caminho certo, o presidente Lula ainda provoca a desconfiança de 41% dos brasileiros. Os que confiam no petista representam 54%. Não sabem ou não respon-

deram foram 4% dos entrevistados.

Os dados indicam a persistência da fragmentação que marcou a campanha eleitoral e o próprio resultado das eleições, com a vitória apertada de Lula. O cenário de divisão foi tema de seu primeiro discurso após o segundo turno.

“A partir de 1.º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros e brasileiras

e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis, somos apenas um único povo, uma nação. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio. A ninguém interessa viver num país em permanente estado de guerra”, afirmou.

O início do governo, porém, foi marcado pela invasão das sedes dos três Poderes por golpistas,

agravando o conflito. Embora a pesquisa tenha sido aplicada também depois dos acontecimentos do dia 8, o levantamento não chegou a tratar do ataque. A coleta de dados foi realizada entre os dias 6 e 10 de janeiro de 2023 e incluiu entrevistas a 2.000 brasileiros com mais de 16 anos. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos A taxa de confiança é de 95%.

Haddad reforça que o governo pretende votar reforma tributária no 1º semestre

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), reforçou nesta terça-feira, 17, que o governo pretende votar uma primeira proposta de reforma tributária ainda no primeiro semestre do ano, com enfoque no consumo.

De acordo com Haddad, a ideia é que, no segundo semestre, seja colocada em pauta uma segunda proposta de reforma tributária, focada na renda.

Segundo ele, as propostas de reforma tributária e o pacote de medidas anuncia-

das na última semana para aumentar a arrecadação e reduzir o déficit fiscal visam um objetivo altamente compreensível e fácil de atingir, mas o governo quer ir além dessas medidas.

Na sequência, Haddad ainda destacou outros planos da administração petista, como uma agenda de reindustrialização voltada para a sustentabilidade ambiental e uma política de integração com os outros governos progressistas da América Latina.

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 5 BRASIL
Março/2023.
Bonomi/AE
Mateus
Sandra Blaser

Carandiru: ministra Rosa Weber suspende trecho de indulto a policiais de São Paulo

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, decidiu suspender trecho de

decreto de indulto, assinado em dezembro pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, no qual ele concedia

anistia aos policiais condenados pelo Massacre do Carandiru. Ela atendeu a pedido feito pela Procura-

doria-Geral da República (PGR), para quem o último indulto natalino concedido por Bolsonaro é inconstitucional por afrontar a dignidade humana e princípios do direito internacional, por conceder anistia a envolvidos em crime de lesa-humanidade.

Em um de seus artigos, o decreto concede anistia especificamente a agentes de segurança pública que tenham sido condenados por fato ocorrido há mais

de 30 anos, caso o crime não fosse considerado hediondo na época em que foi praticado. Para a PGR, tal trecho foi editado especificamente para beneficiar os policiais envolvidos no Carandiru.

Em sua decisão, a ministra Rosa Weber considerou plausíveis os argumentos e decidiu conceder liminar (decisão liminar) para suspender trecho do decreto, tendo em vista a demora da análise pelo relator,

ministro Luiz Fux, que só deve se debruçar sobre o caso em fevereiro, em razão do recesso do Judiciário. A suspensão visa “a evitar a consumação imediata de efeitos concretos irreversíveis”, escreveu ela.

Na condição de presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber é responsável pelo plantão judicial durante o recesso, e pode tomar decisões sobre pedidos que considerar urgentes.

Massacre ocorreu em outubro de 1992 e terminou com 111 mortos

O Massacre do Carandiru ocorreu em outubro de 1992, quando a repressão policial a uma rebelião prisional resultou na morte de 111 detentos. Ao final, decisões do Tribunal do Júri sobre o caso resultaram na condenação de 73 policiais, com penas que variam de 48 a 624 anos de

Flávio Dino anuncia criação de observatório para monitorar violência contra jornalistas

O ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou nesta terça-feira (17), em publicação no Twitter, que instalará o Observatório Nacional da Violência contra Jornalistas. De acordo com o ministro, a proposta do observatório é dialogar com o Poder Judiciário “e demais instituições do sistema de justiça e de segurança pública”, publicou.

A criação do Observatório é um pedido antigo das entidades sindicais de jornalistas que registraram aumento das agressões à imprensa durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e acontece após encontro do ministro com entidades sindicais.

Na reunião, Dino também recebeu documentos com ações para promover a proteção à vida e à integridade dos profissionais da comunicação no Brasil. A ação vem em um momento de crise para os profissio-

nais da imprensa.

No dia 8 de janeiro, durante atos golpistas em Brasília por bolsonaristas radicais, houve 16 casos de agressão a jornalistas, segundo o le-

vantamento da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em seu mandato, Bolsonaro chegou a desmentir meios de comunicação e fazer ataques

a profissionais de jornais da oposição. No ano passado, o ex-presidente perdeu um processo contra uma jornalista da Folha de S. Paulo por danos morais.

prisão.

Tais condenações, entretanto, ficaram suspensas por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) de 2016 até o ano passado, quando foram restabelecidas pelo ministro Joel Ilan Parcionik, do Superior Tribunal de Justiça. A decisão dele foi de-

pois confirmada pela Quinta Turma do STJ.

Alguns condenados recorreram ainda ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas, em agosto do ano passado, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu manter as condenações, encerrando, na prática, as possibilidades de recurso.

O governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) nomeou o policial militar citado no processo do massacre do Carandiru Sérgio Souza Merlo para o cargo de Assessor Técnico de Gabinete na Secretaria de Administração Penitenciária. Na peça apresentada pelo Ministério Público, o então primeiro-tenente foi denunciado por lesão corporal. O processo contra Merlo, que hoje é coronel aposentado, foi considerado extinto em primeira instância.

Merlo não fez parte do grupo acusado de matar 111 presos na Casa de Detenção de São Paulo em outubro de 1992, mas é citado por participar de uma varredura das celas em um segundo momento da operação, dedicada à triagem dos presos já rendidos.

A nomeação de Merlo foi efetivada no Diário Oficial do Estado no último sábado, 14. Nesta terça-feira, 17, a publicação ainda registrou gratifi-

cações salariais concedidas a ele decorrentes da função que vai assumir.

Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária defendeu que “as nomeações da Pasta são realizadas exclusivamente com base em critérios técnicos” e ressaltou que Sérgio Merlo é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco e “tem mais de trinta anos de experiência na Administração Pública”.

Situação semelhante ocorreu no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, quando o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, indicou o coronel Nivaldo Restivo para assumir o comando da Secretaria Nacional de Políticas Penais. No caso do massacre do Carandiru, Restivo também é citado na operação de varredura e foi acusado de omissão. Ele desistiu de assumir o cargo após pressão do PT e de movimentos sociais.

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 BRASIL 6
Fátima Meira/AE
Tarcísio nomeia PM citado no processo do Carandiru para cargo de assessor técnico
Tom

ANUNCIE NOS

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 7

Os Parças 2

Globo, 15h30 - Romeu precisa conseguir dinheiro e deixar o país o quanto antes para escapar de China, que saiu da cadeia e busca vingança. Para ajudá-lo, Toinho, Ray Van e Pilôra juntam forças para reformar uma colônia de férias. Quando o empreendimento começa a funcionar, eles logo passam a competir com uma colônia vizinha, bem mais requintada.

Lila & Eve - Unidas pela Vingança

Não tente entrar em um universo superficial, achando que todos estão contra você. De acordo com o hemisfério astral que atua no seu signo hoje é dia de ter mais paciência e saber relevar.

Terá uma imensa dificuldade de sobrepor aquilo que está lhe assolando neste dia. Para este signo os astros apontam a importância para tomar cuidado com as suas ações.

Mar do Sertão

Candoca parte ao encontro de Pajeú. Xaviera tranca José e Tertulinho em seu quarto e exige que os dois irmãos se entendam. Tereza desabafa com Dagmar. Pajeú revela a Deodora que recebeu um sinal divino e explica seu plano para os dois. Candoca encontra o coronel em seu caminho.

Vai na Fé Jenifer vê Yuri sendo levado na viatura. Na delegacia, vítima reconhece Yuri entre suspeitos. Carlão questiona Sol se ela estava gostando de estar em cima do palco. Na igreja, pessoas comentam o vídeo dela dançando. Duda briga com outra menina. Vitinho diz a Lui e Wilma que vídeo de Sol viralizou. Sol vai com Carlão à casa de Lui Lorenzo receber o cachê, mas Lui diz que vai lhe dar um contrato. Ela fica surpresa.

Travessia

Brisa vai atrás de Oto na delegacia. Núbia fica sabendo por Rose que Oto foi para a delegacia e conta para Ari. Brisa pede a Oto que desista da confissão, com medo de perder a guarda do filho. O ad-

Band, 23h00 - Depois da morte sem sentido de seu filho, uma mãe desesperada conhece outra mãe na mesma situação em um grupo de apoio. Elas decidem unir forças para investigar e fazer justiça com as próprias mãos.

vogado de Oto decide adiar a confissão do cliente. Cidália avisa a Dante e a Sara que não poderá ajudá-los no acesso aos documentos do hospital. Guerra oferece um acordo a Oto, para permitir a acusação de Moretti como único responsável pelo crime de hackeamento.

OS Dez

Mandamentos Ramsés confessa a Paser que deseja terminar o noivado com Téti para ir atrás de Nefertari, mas o sacerdote alerta sobre as graves consequências políticas que trará o rompimento. Joquebede sofre por não ter notícias de Moisés, é consolada por Miriã e reafirma sua fé em Deus. Arão demonstra raiva ao ouvir Anrão dizer que Moisés não retornou por vontade de Deus. Apuki é cercado por um egípcio que o ameaça por dívidas antigas.

Amor Sem Igual

Fonseca afirma que destruiu o laudo original, mas que pode prestar depoimento contando tudo o que sabe. O delegado ainda afirma que não há nenhuma prova que o ligue a Tobias, o que é

refutado por Jorge, que manda Leandro entrar. No posto de gasolina, Poderosa vê a amiga Leilinha sendo agredida por um caminho e parte em seu socorro.

Poliana Moça

Luísa não gosta da existência do androide; Antônio fala para Luísa que o Pinóquio é simpático e deixa a casa mais alegre. Kessya e Song discutem por espaço na sala de dança. Eugênia fica preocupada com o paradeiro da mãe biológica dos filhos.

Cúmplices de um Resgate

Mateus diz para as outras crianças que a cobra que entrou na barraca pode ser venenosa e que por isso eles precisam ir embora e deixar a barraca lá. Frederico tenta impressionar Lurdinha recitando alguns versículos adaptados e ela não gosta nem um pouco. Rebeca decide ligar para Otávio, mas Safira acaba atendendo.

O astro central do sistema solar irá fortalecer suas posições hoje. Deverá emitir ondas de boas energias para o seu mundo externo, mas precisa cuidar essencialmente do que acontece com o seu coração.

Alguns aspectos da tua relação amorosa ficarão em uma posição não muito favorável nesse dia. Você precisará ter calma para não deixar que as emoções fiquem à flor da pele.

O resumo dos capítulos de todas as novelas é de responsabilidade das emissoras.

Momento de crescente esperança para as pessoas desse signo.

Uma forte onda de alegria pode lhe fazer refletir melhor sobre os seus ganhos.

Você terá uma grande possibilidade de encontrar no seu destino a riqueza que tanto busca. Os números 14 25 37 e 48 devem lhe trazer esperança e sonhos agradáveis. Ao abrir a carta do dia suas chances na sorte devem aumentar.

Mercúrio seguirá influenciando neste signo positivamente. Aquilo que você tinha traçado como meta de vida poderá encontrar uma certa facilidade vinda de uma pessoa que sempre quis te ajudar mas não sabia como.

câncer leão

Procure não focar apenas naquilo que está se envolvendo, faça o possível para que todos consigam enxergar você como verdadeiramente é. Não deixe de agir com simplicidade para agradar os outros e esquecer da sua importância.

Precisará repensar em tudo aquilo que você anda fazendo e isso lhe ajudará a chegar aonde tanto deseja mesmo com ocorrências divergentes. Irá sentir uma grande timidez que vem sendo postergada.

Você irá alimentar um forte desejo de alcançar tudo aquilo que mais quer na vida, sentirá que está próximo de seu objetivo. O que ocorre no planeta Netuno com interferência no seu signo tende a lhe trazer algumas emoções.

A sua alegria irá contagiar algumas pessoas que estão a sua volta e isso será algo muito bom para o seu desenvolvimento pessoal. Com vontade e determinação você poderá sentir que consegue ir mais longe.

No seu campo astral o planeta Júpiter deve lhe trazer mais conforto. Ao demonstrar o que você sente estará com o coração mais aberto e iluminado e perto de conquistar o que deseja.

São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 2023 Para anunciar ligue: (11) 2823-0800 8 VARIEDADES
[
Fotos: Divulgação
filmes ] [ novelas ]
Solução www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL BANCO 53 CC P FU OC UL AR NE LO RE AR O RA TO AN AC RT NON L S G L OR IA OA S VA LE SP Ã O IH AM RA D AM ARA LI NA ERAS RA LS IG TA GA V CO NT NEN TE SE GH SO L TI RA SM A MO DE RA DO S Caráter da doença como o glaucoma Principal raça bovina do Brasil Coordena a Aviação Civil no País (sigla) Um dos signos do horóscopo chinês Embaraçar (os fios) (?) Thorpe, nadador australiano Agente de campo da CIA ou da FSB Praia da cidade de Salvador (BA) Um dos rios da Mesopotâmia Unidade básica da matéria (Quím.) Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica (Geol.) Gil Heron, jogador jamaicano de futebol Sociedade Anônima (abrev.) Pátria (fig.) Avenida (abrev.) (?) perdido, condição de Atlântida (Lit.) Cartunista brasileiro Flor-de(?): o lírio Abril, em inglês Evento anual no Santuário de Fátima (Portugal) Lago do Cazaquistão Não, em francês Formações insulares Roda "(?) Rebeldes", série da TV Presunto, em inglês Vilão de "X-Men" Radiano (símbolo) Natália (?), atriz Fundo do canhão ou do fuzil Márcia (?), exjogadora de vôlei brasileira Categoria que opera e mantém os trens em boas condições de uso Os políticos de centro, por sua postura ideológica Faixas de tecido "Médico", em IML Carne de (?), prato nordestino A 4ª letra Etiqueta, em inglês Apelido de "Gisela" Fama advinda de feitos heroicos (?) Kilmer ator de "Alexandre" (Cin.) "Coroa", em "coronavírus" Forma coloquial de "você" 2/fu. 3/ham — ian — non — tag — val. 4/aral. 5/april. 6/nelore. 9/amaralina. [ horóscopo ]
PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS
virgem
áries libra
escorpião sagitário
capricórnio aquário peixes touro gêmeos

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.