A Banqueta 486

Page 1

Não ao uso de cerol e linha chilena

Vidas Por Um Fio

Pág.04

Prefeitura realiza Festival da Canção

Encanta Nova Lima

Pág.14

Atenção na escolha do transporte escolar

Volta às Aulas

Pág.06

Banalização do mal à brasileira

Editorial

Vereador Fausto Niquini divulga as ações desenvolvidas nos seis primeiros meses à frente da Câmara Municipal de Nova Lima

Pág.02

Confira os jogos deste domingo

Futebol Amador

Pág.10

Pág.16


A Banqueta Banalização do mal à brasileira

Em 1963, a filósofa alemã Hannah Arendt publicou seu livro, Eichmann em Jerusalém, que conta como foi o julgamento de Adolf Eichmann, um dos acusados por crime de genocídio durante o nazismo. Segundo ela, o funcionário não possuía histórico ou traços antissemitas e nem doentios. Ele agiu segundo o que acreditava ser o seu dever, cumprindo ordens superiores e pelo desejo de ascender profissionalmente. Para ela, o mal é político e histórico. A partir do momento em que ele atinge grupos sociais, se perpetua ao encontrar espaços institucionais - e dá início ao que ela chama de banalização do mal.

Ainda em sua campanha e durante sua gestão, Jair Bolsonaro (PSL) utilizou elementos do ‘homem comum’ para se aproximar dos eleitores. Tomar café com pão, optar por chinelos em reuniões, utilizar caneta Bic em sua posse, foram algumas estratégias. Dessa vez, enquanto cortava o cabelo, fez uma transmissão ao vivo. Poderia ter feito uma coletiva de imprensa, mas, de forma trivial, comentou sobre o desaparecimento e morte de Fernando Santa Cruz, banalizando a violência de todos que foram vítimas do Estado durante a ditadura. Consolidou a imagem de terroristas, daqueles que lutaram contra o regime, ao sugerir que a morte do rapaz estava relacionada à sua militância.

Oportunidades de emprego

Consultor comercial (Belo Horizonte). Necessário experiência, CNH categoria B e superior completo ou em curso. Horário: seg. a sex., de 8h às 18h. Salário: a combinar. Enviar currículo para o e-mail: recrutamento20144@hotmail.com.

Gerente operacional (Belo Horizonte). Necessário experiência, CNH categoria B e superior completo ou em curso. Horário: seg. a sex., de 8h às 18h. Salário: a combinar. Enviar currículo para o e-mail: recrutamento20144@hotmail.com. Consultora de vendas (Belo Horizonte). Horário: seg. a sex., 8h às 18h. Salário: R$ 1.268 + benefícios. Enviar currículo para o email: vagasgestaorh3@gmail.com.

Técnico em eletrotécnica (Belo Horizonte). Disponibilidade para viagens e CNH categoria B. Salário: R$ 1.700. Enviar currículo para: contato@tecniaengenharia.com.

Mas, não foi somente agora que ele tratou a violência com trivialidade. Em sua campanha eleitoral declarou: “Vamos fazer o Brasil para as maiorias. As minorias têm que se curvar às maiorias. As leis devem existir para defender as maiorias. As minorias se adequam ou simplesmente desaparecem”. Tem banalizado a violência contra os povos da floresta, negros, mulheres, nordestinos e homossexuais. Aqui no Brasil, o mal tem encontrado espaço institucional. E não é de assustar que não exijam dele uma postura melhor, visto que foi este tipo de discurso que o colocou no poder. Frente fria que chega no sábado deverá causar queda da temperatura a partir de domingo na RMBH Sol entre nuvens

Sol entre nuvens

Sol entre nuvens

Nublado com chuvas

Quinta Mín: 13º Máx: 25º

Sexta Mín: 13º Máx: 26º Sábado

Mín: 14º Máx: 27º Domingo

Mín: 12º Máx: 22º

Jornal A Banqueta de Notícias - 486ª Edição

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Obra inacabada

Direto da Comunidade

"Moro na Rua Jatobá, em Santa Rita. Minha vizinha tinha problemas com a água, que saía do esgoto, e inundava a casa dela. A comunidade se uniu e conseguiu que a Prefeitura de Nova Lima resolvesse o problema. Entretanto, a obra começou em maio, mas não finalizou. Então, um transtorno foi resolvido, mas outro iniciou. Agora, temos ocorrência de motociclistas que caem e de idosos e crianças que torcem o pé. Meus filhos tem bronquite e, por causa da via inacabada, a poeira é tanta que eles precisam utilizar bombinha com regularidade."

Roberto Júnior Santa Rita Resposta - A Prefeitura de Nova Lima esclareceu que para a realização dos reparos foi necessário licitar os materiais da obra. Informou que aguarda a finalização

BEX Edições Ltda. CNPJ: 11.160.970/0001-70 Fale conosco: 31 3541-5701 / 98569-2926 ou abanqueta@gmail.com Diretor: Frederico Sarti Mendes Jornalista responsável: Júnia Rodrigues Redação: Júnia Rodrigues, Mariana Lacerda e Camila Madeira Diagramadora: Sônia Souza Diagramadores aux.: Jordana Matos e Tatiana Dias Comercial: Clauzy Barbosa: 99847-9631-Efigênia Veloso: 98848-4388 Gráfica Editora Sempre - 16.000 exemplares

Contato: 31 3541-5701

O jornal A Banqueta de Notícias se exime de qualquer responsabilidade sobre opiniões e pontos de vistas expressos em artigos, anúncios e publicações assinadas que exprimam conotações políticas, religiosas ou sociais, por não refletirem as convicções desta diretoria. Reservamo-nos o direito de erro gráfico.

do processo da compra para concluir os serviços.

“Parabenizo o Jornal A Banqueta de Notícias, pela reportagem sobre o Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. É de extrema importância a divulgação desse tipo de informação, porque aumenta o repertório de histórias sobre as mulheres negras e colabora para a nossa representatividade. Além de conscientizar toda população sobre a contribuição de nossas antepassadas para libertação das mulheres negras, visto que esse processo ainda vem sendo realizado até os dias atuais.”

Alô Banqueta

2

Francielle Fagundes - Vila Industrial


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

A Banqueta

3


Vidas por um fio A Banqueta

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Brincadeira Arriscada

Uso da linha chilena ou cerol ao empinar pipas pode causar graves lesões em pedestres e condutores de motos ou bicicletas. Crime prevê de multa a prisão do infrator

Uma brincadeira saudável, que remete a infância, pode trazer consequências graves se não for realizada com responsabilidade. Empinar pipa utilizando cerol ou linha chilena é proibido por lei, mas ainda existem aqueles que insistem em por em risco a vida de outras pessoas. O adolescente de 15 anos, Gabriel Nascimento, por exemplo, precisou amputar a perna, após sofrer um corte provocado por linha chilena, em Betim, no dia 20 de julho. O caso ganhou repercussão nacional e reascendeu a discussão sobre esse problema recorrente. Em seu papel de conscientização, a Guarda Civil Municipal de Nova Lima (GCM) reforça à população sobre os riscos da utilização desses materiais cortantes e a punição aos infratores que descumprirem a legislação.

A história se repete

Segundo a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, referência no estado, registrou 31 atendimentos por acidente com cerol em 2018. Neste ano, até 28 de julho, foram registrados, no mesmo local, 23 casos, sendo 13 somente em junho. De acordo com a GCM, Carla Fróes, em Nova Lima, as ocorrências com esse material proibido entram nas estatísticas, geralmente, de lesões corporais, mas quem está no dia a dia sabe que há um número considerável de incidentes. “Devido aos recorrentes fatos, estamos adaptando nosso banco de dados para registrar a ocorrência com lesão ou dano por esses materiais, para que assim, possamos ter números exatos no

município”, informa.

Disputa desleal

O período de férias escolares coincide com a época de ventos, por isso, julho e agosto são os meses mais utilizados para empinar pipas, segundo Carla. Apesar da maior incidência neste período, a GCM afirma que, diante da realidade, é importante orientar a população, sempre, sobre a forma correta de brincar sem o uso das linhas cortantes. Segundo ela, a linha chilena chega a cortar quatro vezes mais do que a linha com cerol e ambas são utilizadas ilegalmente em disputas desleais, onde os adversários as usam para cortar outras linhas e derrubarem pipas alheias. Nesse jogo, os grandes perdedores são todos aqueles que estão vulneráveis a se machucar com esses materiais, seja ao pilotar motos e bicicletas ou simplesmente andar pelas calçadas.

Vítimas da irresponsabilidade

A linha chilena e o cerol representam um risco, principalmente, para motociclistas, que, em geral, acabam por ter o pescoço e a testa cortados, entre outras lesões no corpo. Carla orienta esses condutores a utilizarem antenas corta linha, luvas, capacete fechado, viseira abaixada e protetor para pescoço. Já os pedestres devem redobrar a atenção quando passarem por locais em que estejam ocorrendo a brincadeira. “O mais importante é que todos denunciem o uso indevido de cerol e linha chilena. Nosso número gratuito é 153 ou o fixo 3541-5050”, reforça.

Imagem ilustrativa

4

Crime e penalidades

A GCM informa que quem utiliza o cerol, a linha chilena ou outras similares está cometendo crime, mesmo que o uso não cause lesões em vítimas ou danos materiais. Como explica Carla, a atitude ilegal pode ser enquadrada no Código Penal e na Lei de Contravenções Penais e está sujeita a pena de multa ou detenção, a depender do grau ou perigo de lesão que a vítima for exposta. “Lembrando que apesar de ser inimputável pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o menor poderá sofrer medida socioeducativa se cometer um ato infracional. Ainda, os pais ou responsáveis têm o dever de guarda e a obrigação de vigilância sobre o menor, o que os tornam responsáveis penal e civilmente pelos atos deles”, completa.

Sonhos interrompidos

A Guarda Civil Municipal de Nova Lima se prepara para realizar palestras nas escolas da rede municipal de ensino sobre o uso ilegal do cerol e da linha chilena e suas consequências. Para Carla, nesse importante papel de conscientização, cabe aos pais o dever de educar os filhos e lhes mostrar o caminho de uma convivência sadia, entre eles e a sociedade. “O uso desses itens proibidos pode representar danos materiais e para o próprio menor que os utiliza. Entretanto, é importante dizer que, além de ser um ato ilegal, o cerol e a linha chilena podem interromper a vida e os sonhos das pessoas que possam vir a ser atingidas”, conclui. Em caso de dúvidas e suspeita do uso de cerol ou linha chilena denuncie (anonimamente se desejar) pelos telefones: 153 ou 3541-5050 (Nova Lima).


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

A Banqueta

5


6

A Banqueta

Segurança

O período de recesso escolar chegou ao fim. No início dessa semana, as crianças e adolescentes já retornaram às suas atividades curriculares. Em paralelo, algumas preocupações também ressurgem, como a escolha do transporte para enviá-los até as escolas. Em Nova Lima, a Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos é a responsável pela fiscalização dos veículos e profissionais. Mas, qual o papel dos pais e quais cuidados eles precisam ter no momento de decidir o profissional que levará os filhos, com segurança, até as unidades educacionais?

Lei Complementar 34

O secretário de Segurança, Trânsito e Transportes Públicos, Ronaldo Cardoso, explica que, em Nova Lima, existem três cooperativas contratadas pela Secretaria Municipal de Educação, que fornecem vans e micro-ônibus para suprir a demanda de transporte escolar: Coopervan, Coopernova e a Coopertrans. “A nossa secretaria entra para fiscalizar e controlar esses veículos. E somos orientados pela Lei Complementar (LC) 34 do município para realizar esse trabalho”, informa.

Veículos

Além dos requisitos de segurança exigidos para qualquer tipo de veículo, outros são necessários para os escolares. “O carro precisa ter acima de nove lugares, ter dizeres que indicam ser um veículo

Transporte escolar

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Pais devem ficar atentos na escolha dos profissionais e dos veículos responsáveis por transportar seus filhos até as instituições de ensino

de transporte escolar, travas nas janelas, para que a criança não coloque a cabeça para fora, e monitor. Ao contrário dos carros de passeio, não precisa ter cadeirinhas e, por isso, não pode transportar crianças que necessitem desse aparato”, diz. Segundo o secretário, as vistorias para avaliarem as condições dos automóveis são feitas de forma semestral. “Exigimos do proprietário o laudo expedido pelas empresas credenciadas pelo Detran, de segurança veicular ou Inmetro. Mesmo assim, o automóvel é rechecado aqui. A partir dessa vistoria, o carro recebe um selo e o motorista uma inscrição na carteira, dizendo que ele está em dia”, conta.

Motoristas

No momento do cadastro, os condutores precisam apresentar documentos que comprovem estarem aptos para exercerem a função. “Além da carteira de habilitação, nós pedimos o seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros), para proteger as pessoas que eles carregam. Antecedentes criminais, exames médicos e também temos o controle do vencimento da habilitação e da troca de veículos, caso realizem”, cita. De acordo com Ronaldo, também é necessário cadastrar o transportador auxiliar, que poderá exercer a função, caso o motorista principal precise se afastar. Ele também explica que não há exigência na lei, mas, no município, a secretaria pede que os motoristas tenham o curso de transportador escolar.

Cuidados

Mesmo com tantos cuidados para preservarem àqueles que necessitam dos trabalhos dos

condutores, a escola e os pais também devem ser ativos e atentos com relação às condições dos automóveis. “Os professores nos ajudam a conscientizar a família sobre a importância desse controle. E o pai, caso tenha qualquer dúvida sobre a regularização do veículo ou do profissional, deve entrar em contato conosco, por meio do telefone 3541-4391, para verificar”, afirma. Ronaldo reitera que o primeiro cuidado é saber quem é o motorista que levará o filho para escola. “O pai também deve observar um pneu careca, se há muitas peças trincadas, para-choque amarrado, pintura desgastada, porque são suspeitas de que o carro não está bem cuidado”, exemplifica.

Clandestinos

Segundo o secretário, o transporte clandestino é uma realidade nacional e não apenas do município em questão. “Mas, acredito que hoje a concorrência entre o transporte oficial e o clandestino é pequena, pelo menos, na região central de Nova Lima”, avalia. Para ele, o risco de optar por confiar em veículos que não passam por vistorias e em profissionais que não são credenciados, coloca em risco a vida daqueles que usufruirão do serviço. “Se uma pessoa é responsável por dar carona, ela não está infringindo a lei. Entretanto, se cobrar por essa atividade, e ficar consignado de que realmente houve oferta de serviço, mediante pagamento, ela incorre também na contravenção de exercício irregular de profissão. E se o veículo estiver em situação de irregularidade, ela pode ser multada e, dependendo, o automóvel apreendido”, finaliza.


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

A Banqueta

7


8

A Banqueta A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

A Banqueta

9


10

A Banqueta

Nova Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Capa

Vereador Fausto Niquini primeiros meses à fren

população. O povo elegeu o vereador, então, nada mais justo, do que permitir que a população tenha ciência dos acontecimentos, os reivindique e faça suas sugestões”, justifica Fausto. Em seu segundo mandato como vereador e no sexto mês sob comando da Casa Legislativa de Nova Lima, o médico Dr. Fausto Niquini (PSD) aproveitou o recesso legislativo para fazer um balanço de sua gestão. Para ele, é por meio da transparência nos atos que ele conseguirá, cada vez mais, incluir o cidadão nas discussões dos projetos que passam pela Casa Legislativa. Para isso, Fausto conta sobre as ações já realizadas e promete inúmeras outras para os próximos meses de mandato. Nesta edição do A Banqueta, conheça o que foi desenvolvido, os próximos passos e o que o presidente da Casa pensa sobre a política da cidade.

Novas ideias

Fausto afirma que sua gestão consegue promover mudanças importantes e introduzir novas ideias na Câmara Municipal, porque age com equilíbrio e foco no interesse público. “Com apenas seis meses de gestão, promovemos uma verdadeira transformação na reorganização da Casa Legislativa para que os recursos públicos sejam utilizados da melhor forma possível”. O legislador ainda salienta que as ações de um líder devem ser democráticas. “É preciso inaugurarmos uma nova política. Não podemos centralizar as ações e achar que sozinhos somos capazes de realizar as transformações de que precisamos. Por isso, minhas ações são para aumentar a transparência, para que todos possam se aproximar e dialogar. Sempre falo que o bom exemplo parte de nós”.

Retorno das reuniões noturnas

A mesa diretora, comandada pelo presidente Fausto Niquini, teve como primeira iniciativa, o retorno das reuniões plenárias para o horário noturno. Antes, as plenárias aconteciam na parte da manhã, o que segundo o presidente, impossibilitava a participação popular. Um dos principais motivos da mudança foi priorizar a transparência e incluir o cidadão dentro das discussões de projetos. “As reuniões da manhã aconteciam com uma porcentagem restrita da

Portal da Transparência

A Câmara iniciou a readequação do site Portal da Transparência em fevereiro deste ano. De acordo com Fausto, a proposta de ampliar a participação da população foi o impulso para esta ação. Agora, os moradores têm acesso às notícias do Legislativo, às contas e aos gastos públicos, aos dados do funcionalismo, licitações, as pautas das reuniões e audiências públicas. “Somente no primeiro semestre foram realizadas cinco audiências públicas com temas relacionados às barragens, ao serviço da Copasa, à regularização fundiária e ao sistema carcerário de Nova Lima”, completa Fausto.

Fim do voto duplo

Outra mudança realizada pela nova gestão da Câmara foi o fim do voto duplo, no qual o presidente da Casa Legislativa tinha direito. Agora, ele somente manifesta o voto em situações como: eleição da mesa diretora; pauta para exigir aprovação favorável de dois terços ou da maioria absoluta dos legisladores ou se ocorrer empate em qualquer votação. “Tomei essa decisão para dar equidade e transparência às votações. Afirmo que novas ações vão ocorrer, mas é preciso estudos, pois cada mudança tem que ser feita com responsabilidade e respeito à representação de cada vereador, a Constituição e ao regimento interno”, diz Fausto.

“Economia de R$ 620 mil”

Referente às finanças da Casa Legislativa, o presidente afirma ter economizado mais de R$ 620 mil, durante os seis meses da nova gestão. A expectativa é de que essa economia seja ainda maior para o segundo semestre. “Conseguimos economizar por meio da redução de contratos e da folha de pagamento, devolução de veículos e informatização de processos. A Câmara de Nova Lima já gasta menos do que os 7%, a que tem direito, do repasse do Executivo”, explica Fausto.

Fiscalização do Executivo

No mês de junho foi aprovado o projeto “Câmara Fiscaliza”, que será colocado em prática ainda neste mês. A iniciativa consiste na convocação dos secretários municipais, gestores e assessores da prefeitura para prestarem contas e tirarem dúvidas sobre a gestão dos gastos públicos no plenário da Câmara Municipal, durante a reunião ordinária. “Uma de nossas propostas é fazer uma fiscalização mais ativa dos cerca de R$ 600 milhões previstos para serem arrecadados neste ano pela cidade. Para isso, será realizado, neste segundo semestre, um ciclo de convocações. Essas medidas iniciam um novo tempo com mais transparência e responsabilidade para dar voz aos cidadãos”.

Contratação de estagiários

Visando dar mais transparência à Casa Legislativa, outra nova mudança será realizada neste segundo semestre. A mesa diretora prepara o primeiro processo seletivo da Câmara para a contratação de estagiários. “O processo seletivo é a forma mais justa para que os jovens nova-limenses tenham essa oportunidade e, neste sentido, estamos preparando o concurso que visa a contratação de cerca de 30 estagiários nas mais diversas áreas”, destaca Fausto Niquini.

Qualificação

Outra iniciativa a ser realizada é o “Programa Câmara Educa”, que englobará os projetos Escola do Legislativo, Câmara Jovem e Conheça a Câmara. Segundo o presidente, por meio desse programa serão oferecidos ao público interno e à população cursos de educação e cidadania para incentivar a formação política e criar nos cidadãos maior interesse e participação na Casa Legislativa. “O Câmara Educa será importante para a melhor compreensão dos nova-limenses sobre a organização dos poderes, especialmente o Legislativo, e a importância da participação popular por meio da educação para a cidadania, direcionada às crianças, jovens e adultos”.

Guichê para atendimento

Outra ação do presidente Fausto Niquini é a criação


a gestão 11

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

divulga as ações desenvolvidas nos seis nte da Câmara Municipal de Nova Lima do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC). Será construído um guichê, na entrada da Câmara, onde os moradores contarão com serviços de agendamento para solicitação de carteira de identidade, auxílio na elaboração de currículos, expedição de documentos que possam ser obtidos gratuitamente pela internet, orientações quanto ao funcionamento interno da Câmara, apoio à realização de debates na Casa Legislativa, entre outras demandas.

Entrevista com o presidente

Para conhecer melhor sobre os pensamentos do vereador Fausto Niquini, o A Banqueta de Notícias realizou ainda um bate-papo com o presidente da Casa Legislativa.

Como avalia os seis primeiros meses de sua gestão?

Ter sido eleito presidente - com a aprovação unânime dos meus pares - representou um voto de confiança de que posso, junto ao Legislativo, fazer mais pela nossa cidade. Assumi a presidência com o objetivo de promover uma gestão participativa, porque acredito que priorizar a transparência é incluir o cidadão nas discussões de projetos. A Câmara é a casa do povo e precisa ter a presença da população. Por isso, nossa gestão está promovendo mudanças importantes e agindo com equilíbrio. Precisamos avançar mais, entretanto estamos começando nossa gestão. Vários estudos estão sendo feitos, em breve, teremos novidades.

Quais os principais desafios ao assumir a Câmara?

Nosso maior desafio é fazer a população participar ativamente das ações do Legislativo; por isso, o investimento em programas que possam ampliar o acesso dos moradores nas decisões da Câmara. Além disso, temos o desafio de fiscalizar as ações do Executivo, a fim de tomar as decisões corretas para o desenvolvimento da cidade. Hoje, o tema política tem causado revolta nos cidadãos e sabemos das crises e escândalos em todo o país; é preciso inaugurarmos uma nova política. Não podemos centralizar as ações e achar que sozinhos somos capazes de realizar as transformações necessárias. As pessoas precisam ser cuidadas de

verdade e uma gestão deve ser humanizada. Como médico, sempre me dediquei a isso: cuidar das pessoas. Elas precisam ter saúde da mente e do corpo para estudar, trabalhar, se divertir. Buscarmos oportunidades de promover políticas públicas voltadas 100% às pessoas. Perguntar à população o que está faltando e quais as maiores dificuldades se faz necessário e, muitas vezes, é onde se encontra a solução. Eu ando pela cidade, converso com as pessoas, atendo muita gente e percebo o quanto é importante ouvir. Vivemos novos tempos, muita tecnologia e propaganda, mas nada substituirá o olho no olho. A vida real acontece quando vamos ao encontro das pessoas, principalmente, as que mais precisam.

Como está o relacionamento com o Executivo?

Trabalhamos com o princípio maior de fiscalizar e cobrar a boa aplicação dos recursos públicos. Por isso, cada Projeto de Lei que entra na Casa Legislativa precisa ser analisado, ponderado, aprimorado e, se não cumprir o interesse público, vetado. Continuaremos apresentando as pautas com responsabilidade, para que os projetos aprovados não caiam em ações populistas e de interesses particulares. O Legislativo vai continuar independente, sem amarras e agindo com legalidade. Valorizamos as boas ações e estamos sempre sugerindo e dialogando. Tudo o que for bom para Nova Lima apoiaremos, nunca vamos denegrir e nem enfraquecer um dos poderes; todos devem conviver harmoniosamente. Caso contrário, não estaremos exercendo a verdadeira política. O cidadão merece respeito e temos o papel de informar e não tentar confundi-lo.

E o trabalho junto aos vereadores?

Sei da importância fundamental de cada vereador na construção de nossa gestão. Principalmente, dos que entendem o papel do legislador e não abrem mão da independência do Legislativo, no cumprimento do seu papel fiscalizador. Nisso, precisamos ter a Casa Legislativa unida. Estamos aqui para fiscalizar o Executivo, propósito que não pode ser deixado de lado em vista de interesses particulares. Nem sempre as mudanças que propomos têm o apoio de todos, mas é preciso

respeitar e debater cada proposta. Uma nova política só será possível se todos se unirem; não vivemos mais o autoritarismo. Nem nas empresas há figura do chefe; hoje temos que ser gestores, quem caminha sozinho tende a se perder ao longo do caminho.

Em quais áreas Nova Lima necessita de mais atenção?

Sempre existe algo a melhorar. Vivemos profundas transformações na sociedade, nas relações humanas. Muitas áreas precisam de uma atenção maior em nossa cidade. É necessária uma gestão que tenha como prioridade o ser humano em sua totalidade, percebendo o que ele precisa de fato. São primordiais os investimentos maciços em saúde e educação. Muitos falam que entendo de Saúde, pois sou médico, mas posso dizer que entendo de saúde também porque sou pai de duas filhas e me preocupo com o desenvolvimento delas. Como marido, preocupo-me com a saúde da mulher, e claro, como homem, preciso olhar para minha saúde. Ao exercer nossas funções diárias devemos levar o humano que temos. Gosto do diálogo, do respeito e de conviver ao lado de todos, mas sempre tive a certeza de que precisamos caminhar juntos. Aprendo muito a cada dia, e a Câmara é um espaço de diversidade, diálogo e muito aprendizado. Tenho a certeza de que somente podemos construir uma cidade fortalecida se investirmos nessas duas bases. Não podemos esquecer-nos da diversificação econômica para a atração de empregos. Nova Lima precisa se diversificar para não ficar somente na dependência da mineração e para gerar emprego aos milhares de nova-limenses que necessitam ir à capital para trabalhar enquanto poderiam estar empregados na nossa própria cidade.

Por último, e não menos importante, é preciso investir mais em segurança pública. Fortalecer e ampliar a Guarda Municipal, investir em equipamentos de segurança e criar uma rede em parceria com as polícias Civil e Militar para ofertar mais segurança às regiões. Precisamos de coragem, fé e responsabilidade para termos, de fato, uma cidade nova, uma Nova Lima de todos e para todos.


12

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


13

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


14

Encanta Nova Lima

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Cultura

Prefeitura realiza Festival da Canção e participantes terão a chance de divulgar trabalhos autorais. Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios

Com o objetivo de incentivar o gosto pela Música Popular Brasileira e valorizar os talentos do cenário musical de Nova Lima, a prefeitura da cidade, com a coordenação da Escola de Música José Acácio de Assis Costa, realizará, em setembro, o Encanta Nova Lima - Festival da Canção Nova-limense 2019. Serão distribuídos R$ 10 mil em prêmios. A retomada, neste ano, de um festival organizado pela prefeitura, traz à tona recordações de bons tempos em que a cultura e a música eram inerentes ao cenário urbano. Até a década de 90, os festivais eram corriqueiros na cidade.

O concurso

Para o coordenador do festival e da Escola de Música de Nova Lima, Carlos José Assunção, a iniciativa é uma forma de relembrar os festivais que aconteciam antigamente. “Faz mais de vinte anos que não ocorria um festival da canção, organizado pela prefeitura, aqui em Nova Lima. Então a gente tem aquele saudosismo, aquela vontade de rever a praça cheia novamente, com os compositores da cidade”, conta. O Encanta Nova Lima acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro, na Praça Bernardino de Lima. Nos

três dias, as músicas selecionadas serão apresentadas ao público e avaliadas pelo júri, composto por mestres da Escola de Música de Nova Lima e pessoas ligadas às artes. A grande final será no dia 20 do mesmo mês, disputada pelas cinco canções que serão selecionadas nas eliminatórias.

Participação

As inscrições para o concurso estão abertas e se encerram no dia 9 de agosto. Nesta primeira edição, apenas artistas nova-limenses ou residentes na cidade podem participar. Os candidatos devem apresentar a ficha de inscrição preenchida junto das declarações de autoria e ineditismo e de abdicação de recolhimento da contribuição junto ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), além das letras das músicas que devem ser originais, inéditas e em língua portuguesa. Toda a documentação e o regulamento estão disponíveis no site da prefeitura e na Escola de Música José Acácio de Assis Costa, local onde as inscrições serão realizadas pessoalmente. Também é possível fazêla enviando os documentos para o e-mail emusicanl@gmail.com.

Saudosismo

O funcionário público, Antônio Mozelli, participou

de três festivais da canção que ocorreram na cidade junto do amigo músico Ricardo Ariel. No último deles, sua canção O Rio, classificada em quinto lugar, foi gravada e tocou na Rádio Inconfidência. “Além de ser divertido para nós participantes, para quem assistia era um ponto de cultura e diversão”, relembra. Ele pensa em participar do Encanta Nova Lima e acredita que a iniciativa é importante para dar continuidade a essa atividade interativa. “A juventude precisa de um pouco de cultura que faça pensar, em vez de tanta bobagem que a gente escuta por aí. Eu torço para que o público participe, sejam profissionais, amadores, enfim, os interessados em mostrar seu trabalho, com a certeza de que será muito divertido”, finaliza.

Encanta Nova Lima - Festival Nova-limense da Canção 2019

Inscrições até 9 de agosto, na Escola de Música de Nova Lima, situada na Rua Franzen de Lima, nº 73, ou pelo e-mail: emusicanl@gmail.com Documentação e regulamento: novalima.mg.gov.br


15

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


16

A Banqueta

Villa Nova

Após 30 dias de paralisação, as do Campeonato partidas Mineiro, das categorias de base, estão de volta. As equipes Sub-17 e Sub-15 do Villa Nova vão à cidade de Ibirité, neste sábado (3), para enfrentar o América-TO, às 14h e 16h respectivamente. Já a categoria Sub-20 não entra em campo e, mesmo assim, vai garantir os 3 pontos da vitória. Isso porque, o Leão do Bonfim enfrentaria o Democrata, mas a equipe de Sete Lagoas desistiu da competição. Cruzeiro fora da Libertadores:

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

A eliminação do Cruzeiro para o River Plate pode ser analisada de duas formas. A primeira, enaltecendo o adversário, que é um dos maiores clubes das Américas, que conta com um dos melhores treinadores da atualidade, além de ser o atual campeão da Taça Libertadores. Por outro lado, podemos pensar na fase em que o clube celeste vive, neste momento. Nas últimas 17 partidas, apenas uma vitória. Já são 6 jogos sem marcar gols. O pior jejum na história do time. E se não bastasse o péssimo momento dentro das 4 linhas, fora, o Cruzeiro vive um “drama” que parece estar longe do fim. É verdade que o técnico Mano Menezes mexeu bem no time, surtindo efeito, diante do Atlético no primeiro confronto das quartas de final no Mineirão. E foi só. O clube sucumbiu no segundo jogo diante do maior rival e por muito pouco não

Continental

perdeu a classificação. O Campeonato Brasileiro já se mostra um sonho quase que impossível, com o time, neste momento, figurando entre os últimos na classificação. É o pior momento do treinador no comando do Clube. Com o investimento feito, com as contratações feitas, o Cruzeiro não pode ficar contente com pouca posse de bola, poucos chutes a gol e, principalmente, contando com a estrela do goleiro Fábio em cobranças de pênalti.

Super-clássico pelo Brasileirão: Atlético e Cruzeiro se enfrentam no próximo domingo (4), às 19h, na Arena Independência. Para o Galo, um jogo de suma importância para se firmar na parte de cima da tabela. Para a Raposa, a chance de começar a recuperação na competição nacional. Com toda certeza, mais um jogão!

No Fundo do Baú

O Continental Futebol Clube sagrou-se campeão, no sábado (27), do Campeonato Amador Sub-17, após vencer, por 4 a 1, a equipe do Olaria, na final da competição, realizada no campo do Villa Nova. Os comandantes do time são o treinador Pretinho e o presidente Reginaldo. O artilheiro da competição foi Leonardo Dorneles, do Continental, com nove gols. E o goleiro menos vazado foi Emanuel dos Santos, do Bola de Fogo.

Em pé: Felipe, Giovani, Danilo, Yann, Gabriel, Iago, João Gama, Leonardo, Lázaro, Marcus e Reginaldo. Agachados: Gustavo, Gabriel, Rodrigo, João Freitas, Savio, Thiago Vinicius, Thiago, Pedro Teixeira, Walter, Pedro e Euler.

Campeão Sub-17 - 2019

Enquete - Quais foram os melhores jogadores do Continental F. C., campeão Amador do Sub-17 de 2019? Envie sua resposta para o e-mail: enqueteabanqueta@gmail.com. Participe! Resposta da enquete anterior - Os melhores jogadores do Rezenha F. C., campeão da Copa Retiro de 2019, foram: em 1º lugar, com 70% dos votos, Fábio Arana. Em 2º lugar, com 30%, Alvinho.


17

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


18

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019

Carnamigas

As amigas Daniele Nascimento e Bruna Nogueira resolveram comemorar seus aniversรกrios de forma diferente. As duas completaram 40 anos e, para celebrar o novo ciclo, realizaram uma festa juntas. Foi no Dia do Amigo e Internacional da Amizade, 20 de julho, que as duas organizaram, em conjunto com a I9 Eventos, um carnaval, inspirado nas festas momescas de Salvador, com direito a abadรก e fitinhas do Senhor do Bonfim. A festa aconteceu na Arena ACE e movimentou cerca de 250 pessoas, que puderam prestigiar os shows da Banda Trad+ e do Edian e banda. Fotos: Contando Histรณrias Fotografia


19

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


20

A Banqueta

Nova Lima - Raposos - Rio Acima - 1 a 7 de agosto de 2019


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.