Repórter Capixaba nº 61

Page 8

É verdade que os cães pequenos vivem mais que os grandes? Infelizmente sim (todos deveriam viver muitos e muitos anos!). Aparentemente, o custo de manter um corpo maior é prejudicial aos membros de cada espécie. No caso dos cães, por exemplo, isso é notável quando se compara o tempo médio de vida de um Grande Dinamarquês (de 70 kg), que é de 7 anos, com o de um Poodle Toy (de 4 kg), que é de 14 anos. Todas as raças de cães são da mesma espécie, ainda que a raça sejam diferentes. Os cães grandes vivem cerca de 40% menos que os pequenos. Geralmente um cão idoso, seja raça pequena ou gigante, desenvolve doenças renal e cardíaca, bem como várias questões estruturais, incluindo ossos e doenças musculares. Estudos estatísticos também mostram que as fêmeas tendem a viver um pouco mais que os machos. Também é importante relacionar o tempo de vida com a questão da saúde. Acredita-se que o cão maior, tende a sofrer mais com desgastes ósseos, problemas no aparelho digestório e circulatório e com o desenvolvimento de doenças como o câncer. Aqueles que crescem mais possuem mais possibilidade de proliferação de células anormais. Os cães de raça vêm com um histórico de doenças que pode diminuir até anos de sua vida. Algumas doenças são específicas apenas de determinadas raças, por exemplo, os Boxers, Golden Retrievers e Rottweilers, têm taxas elevadas de câncer que matam os animais muito mais cedo que o previsto. Já os chamados “Vira-latas” não passaram pela endogamia, ou seja, não ocorre acasalamento entre indivíduos aparentados, o que deu a eles uma grande vantagem na expectativa de vida por serem considerados mais saudáveis do que os cães de raça pura. Devo admitir, porém, que todas as informações que temos sobre esse assunto provem do que se vê na prática, e todos os estudos relacionados são retrospectivos e sujeitos a erros de classificação, tanto de raças quanto de doenças. Mesmo assim, conhecer as doenças a que uma raça tem propensão é bastante útil, dessa forma podemos usar essa informação para evitar as doenças, em vez de apenas tratá-las. Independentemente do tamanho do seu pet, é fundamental que você o leve para um check-up regular em um veterinário!

O Sr. Aroldo Machado teve alguns problemas de saúde mas, graças a Deus, já esta em plena forma! O experiente Marion da MAC auto center!

Davi adora cachorros!

Cliente feliz é na Andrade Veículos: procedência, garantia e bom preço!

Dra. Daniela M. Maggioni CRMV/ES 01595 - Consultório na AGROVIDA

8

www.reportercapixaba.com

O Modelo´s Bar comemora 13 anos de sucesso!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.