Fortaleza Educativa
Programa Educativo e de Mediação Cultural da Fortaleza de Sagres
FORTALEZA DE SAGRES 2024
A Fortaleza de Sagres
Marca do Património Europeu
Fortaleza Educativa
Informações Gerais
Como está o Tempo em Sagres?
Visitas Comentadas
Visita à Fortaleza de Sagres
Visita ao Promontório de Sagres
Visita ao Centro Expositivo
da Fortaleza de Sagres
Sagres, Mito e Realidade
Atividades Pedagógicas
Marca do Património Europeu:
Mapa dos Valores
Oficina Habitantes da Fortaleza
Oficina A Matemática da Fortaleza
Oficina Pickles de Funcho Marítimo
Peddy Paper da Fortaleza
Jogo Rosa dos Ventos Centro
Sensorial Datas Comemorativas Vídeos 04 06 08 09 10 14 16 18 20 22 24 26 28 30 32 34 36 38
Expositivo
Índice
A Fortaleza de Sagres
O Cabo de Sagres, território conhecido desde a Antiguidade como Promunturium Sacrum, zona de cruzamento de rotas de mar e oceano e ponto de passagem marítima obrigatória para o Mediterrâneo, para África e para a Europa a norte, foi ao longo dos séculos um porto seguro para mareantes, pescadores, comerciantes, piratas e corsários, gentes de nacionalidades várias.
Os interesses do Infante D. Henrique no Algarve associados à política de expansão portuguesa do século XV levam à fundação da Vila do Infante. As expressões Vila do Infante, Sagres e Fortaleza de Sagres confundem-se no desenrolar dos séculos.
Esta imponente fortificação, prolongamento humano do rochedo natural, foi durante séculos uma importante praça de guerra de um sistema defensivo marítimo geoestratégico no barlavento algarvio.
Pela ação do tempo e dos homens surgem várias alterações no edificado. A muralha medievo-moderna henriquina do século XV dá lugar, no século XVIII, a uma fortificação abaluartada, preparada para o uso de armas de fogo. Para além da Igreja de Nossa Senhora da Graça (originariamente de Santa Maria) e da cisterna, o conjunto habitacional e aquartelamentos crescem formando a Correnteza, hoje transformada num conjunto de edifícios, equipamentos e serviços de apoio ao visitante a este monumento nacional.
No entanto, a sua importância não se esgota na memória histórica e no edificado. Fazendo parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o Promontório apresenta uma grande biodiversidade, com vários ecossistemas e endemismos frágeis. O monumento ultrapassa o edificado, é toda a unidade do Promontório.
4 5
VER MAIS.
Marca do Património Europeu
O Promontório de Sagres foi distinguido com a Marca do Património Europeu, em dezembro de 2015.
A Marca do Património Europeu (MPE) é uma iniciativa do Conselho da Europa e do Parlamento Europeu, que tem como principal objetivo promover um sentimento de pertença à União Europeia, através do seu património cultural, da história e da cultura europeias, ao mesmo tempo que incentiva o diálogo intercultural. Ao Promontório de Sagres é reconhecido o seu papel decisivo na construção da História Europeia e Mundial, essencialmente pela sua ligação ao processo de abertura da Europa ao Mundo, a que está associado o Infante Dom Henrique e um período marcado pela expansão do conhecimento, da ciência, do
comércio e da exploração comercial. A MPE dá ainda especial destaque à riqueza e complexidade da paisagem cultural que o Promontório de Sagres detém e que atesta as origens remotas da civilização europeia. Designado na Antiguidade de Promunturium Sacrum, este território contempla um conjunto de bens patrimoniais, de particular relevância à escala europeia: uma das maiores concentrações de menires de toda a Europa, a antiga rota de peregrinação a São Vicente e a desaparecida Igreja do Corvo, a Ermida de Nª Sra de Guadalupe, a rede de fortificações, Lagos como “1º cais de partida”, que detém um significativo património ligado à escravatura, sem esquecer a riqueza e singularidade do Património Natural que lhe está associado.
6 7
PARA SABER MAIS CONSULTE O MAPA INTERATIVO COM OS VÁRIOS SÍTIOS EUROPEUS DISTINGUIDOS COM A MPE.
Fortaleza Educativa
O Programa Fortaleza Educativa realiza atividades educativas inovadoras, com o objetivo de sensibilizar os diferentes públicos para as temáticas do património histórico-cultural, arquitetura e ambiente do espaço monumental, e de criar hábitos culturais e de desenvolvimento do pensamento crítico e criativo.
A educação não formal do Serviço Educativo e de Mediação Cultural da Fortaleza de Sagres assume neste contexto um compromisso ativo com as diretrizes e princípios definidos pela Organização das Nações Unidas na Agenda 2030, para o Desenvolvimento Sustentável: “Transformar o nosso mundo”, bem como as definidas pela Comissão Europeia ao nível da implementação das Nature-Based Solutions e Re- Naturing Cities.
Informações Gerais
As atividades são gratuitas para escolas de todos os níveis de ensino e formação e entidades/associações de caráter social.
Horário
De 2.ª a 6.ª das 9H30 às 13H00 e das 14H00 às 17H00, exceto nos dias de encerramento do monumento: 1 de janeiro, 22 de janeiro (feriado municipal), Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.
Marcação das Atividades Mais info em
Formulário de Inscrição aqui fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
282 620 140 (2ª a 6ª feira)
• A marcação de atividades deve ser feita, preferencialmente, com duas semanas de antecedência e está sujeita a confirmação por parte do Serviço Educativo e de Mediação Cultural.
• A realização das atividades está dependente das marcações já agendadas e recursos disponíveis.
• As visitas autónomas realizadas pelas escolas, também deverão ser marcadas de acordo com as regras já enunciadas.
• Qualquer alteração à marcação inicial deverá ser comunicada ao Serviço Educativo e Mediação Cultural.
• Tolerância máxima de atraso: 30 minutos.
promontoriodesagres.pt
Existe parque de estacionamento para automóveis e autocarros junto à Fortaleza de Sagres.
Como chegar? Saiba aqui.
Como está o tempo em Sagres?
Recomendações:
• Os participantes devem trazer calçado e roupa confortável (casaco/corta-vento). Podem trazer ainda chapéu, protetor solar e água.
• Os professores/líderes do grupo são responsáveis pelo comportamento e segurança dos alunos/crianças.
• A Fortaleza de Sagres, em caso algum, assumirá essa responsabilidade.
• Os grupos devem respeitar as indicações dos técnicos do Serviço Educativo e Mediação Cultural da Fortaleza de Sagres.
• O incumprimento das indicações dadas pelos técnicos do Serviço Educativo e Mediação Cultural da Fortaleza de Sagres, poderá implicar o término da visita.
Previsão Meteorológica aqui.
10 11
Venha conhecer as nossas Atividades...
Visita à Fortaleza de Sagres
(Praça de Armas, Muralha e Baluartes)
Percurso orientado pela Praça de Armas, muralha e baluartes. A partir do enquadramento geográfico e histórico do território, explora-se a evolução histórica do monumento, dos elementos arquitetónicos e funcionais, bem como o entendimento do significado patrimonial do espaço monumental.
As abordagens da visita são diversas, de acordo com as faixas etárias e /ou os níveis de ensino dos alunos.
MAPA INTERATIVO
TEMAS Geografia e Território, História, Arquitetura Civil, Militar e Religiosa, Património
DESTINATÁRIOS Todos os Públicos
DURAÇÃO 1H
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
14 15
VISITA COMENTADA 01
Visita ao Promontório de Sagres
(Património Imaterial, Edificado e Natural)
Percurso orientado ao espaço monumental. A partir da Praça de Armas o percurso pedonal permite explorar a Ponta de Sagres enquanto defesa natural, mas também a natureza, a biodiversidade e a relação milenar do homem com esta paisagem. O percurso inclui ainda a exploração sensorial da “Voz do Mar” - instalação do Arquiteto Pancho Guedes.
TEMAS Arquitetura, Quotidiano, Paisagem Natural, Biodiversidade, Arte e Natureza
DESTINATÁRIOS Todos os Públicos
DURAÇÃO 2H
16 17
VISITA COMENTADA 02
Ler o código para formulário de inscrição. MARCAÇÃO DA ATIVIDADE Telefone 282 620 140 ( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30) Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Visita ao Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres
Visita orientada ao Centro Expositivo. Os recursos multimédia interativos apelam aos sentidos e dão a conhecer a Fortaleza de Sagres e a forma como este território se relaciona, através do processo das viagens marítimas iniciadas pelo infante D. Henrique no século XV, com a expansão do conhecimento geográfico, da tecnologia naval, da ciência, da exploração comercial e que resultaram no que chamamos da primeira fase de globalização. Mas também sentir uma tempestade e fazer “A Viagem” através do visionamento de um filme com cerca de 7 minutos, narrado por Elos, o deus do vento.
DESTINATÁRIOS Todos os públicos.
DURAÇÃO 1H
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE Telefone 282 620 140 ( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
18 19
03
TEMAS Promontório de Sagres, Infante D. Henrique, Cartografia, Rotas Dos Descobrimentos, Embarcações, Geografia, Rotas Comerciais.
VISITA COMENTADA
Sagres, Mito e Realidade
(Perspetiva Simbólica)
Visita temática que explora Sagres enquanto lugar mítico, simbólico e de memória.
Desde a Antiguidade, a dimensão mágico-religiosa deste território, conferiu ao lugar um carácter simbólico e mitográfico que se impôs na memória coletiva a uma escala internacional, e que persiste ainda nos nossos dias. A visita recorre a escritores da antiguidade, a lendas locais e a autores de literatura portuguesa.
TEMAS Mito, Sagrado, Simbólico, Património Imaterial Oral, Literatura Portuguesa
DESTINATÁRIOS 9º Ano do Ensino Básico e Ensino Secundário
DURAÇÃO 1H
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
20 21
VISITA COMENTADA 04
Marca do Património Europeu: Mapa dos Valores
A Marca do Património Europeu distingue sítios patrimoniais que constituem marcos simbólicos na trajetória comum e partilhada na formação da Europa e da União Europeia e procura ainda promover um conjunto de Valores, tais como: Democracia, Respeito pelos Direitos Humanos, Liberdade, Diversidade Cultural e Linguística, Solidariedade e Tolerância. Venha descobrir a diversidade patrimonial, geográfica e cronológica que a Marca do Património abraça e a pluralidade de valores que sustenta. Explore o Mapa da Europa e alguns dos sítios patrimoniais distinguidos com esta marca. Procure conhecer um pouco de cada sítio e reflita sobre os valores que cada um destes bens patrimoniais pode ajudar a promover.
Para saber mais sobre este projeto consulte https:// www.ehl-network.eu/european-heritage-label/ e https://geo.osnabrueck.de/ehl/PT/map.
TEMAS Cidadania, Democracia, Direitos Humanos, Património, União Europeia
DESTINATÁRIOS 9º Ano do Ensino Básico e Ensino Secundário
DURAÇÃO 1H
22 23
05 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
o código para formulário de inscrição. MARCAÇÃO DA ATIVIDADE Telefone 282 620 140
2ª a
feira,
14h-17h30)
fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler
(
6ª
9h-12h30,
Email
Oficina Habitantes da Fortaleza
Esta oficina reforça algumas das aprendizagens essenciais definidas pelos currículos escolares do 1º e 2º ciclos de Estudo do Meio e Ciências Naturais. Inclui um percurso de exploração pelas arribas do promontório, à descoberta do ambiente, da biodiversidade, seguido de uma oficina em que se exploram algumas ameaças a esta paisagem.
Os alunos terão oportunidade de observar endemismos únicos do Promontório de Sagres, bem como as espécies menos amadas, as invasoras! Ficarão a conhecer ainda algumas espécies comestíveis. Terão oportunidade de perceber como se formou esta paisagem única e de testar os efeitos dos principais fatores de pressão e erosão das arribas.
TEMAS Património Natural, Biodiversidade do Promontório, Parque Nacional, Reserva Natural, Impacto Antropomórfico na Paisagem Natural
DESTINATÁRIOS Jardim de Infância, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
DURAÇÃO 1H
VER MAIS Associação Portuguesa de Educação Ambiental
JÁ OUVIU FALAR DA POLÍTICA DOS 7 R´S DA SUSTENTABILIDADE?
REPENSAR, RECUSAR, REDUZIR, REAPROVEITAR, REUTILIZAR, RECICLAR E RECUPERAR .
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
24 25
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 06
Oficina A Matemática da Fortaleza
Esta oficina reforça algumas das aprendizagens essenciais definidas pelos currículos escolares do 1º e 2º ciclos de Matemática, explorando diversos contextos de aprendizagem menos habituais.
Incluiu um percurso pelo edificado, seguido de uma oficina num cruzamento entre ciência, cultura e arquitetura. Os alunos do 2º ciclo terão ainda oportunidade de descobrir as isometrias “escondidas” na Fortaleza e de perceber a importância e a origem de π (pi), determinando experimentalmente o seu valor!
TEMAS Arquitetura, Papel da Matemática e da Física na Criação e Construção da Realidade
DESTINATÁRIOS 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico
DURAÇÃO 1H
“O grandíssimo livro (da natureza) está escrito em língua matemática e os caracteres são os triângulos, círculos e outras figuras geométricas (...) sem as quais se estará vagueando em vão por um obscuro labirinto.”
Galileu Galilei, O Ensaiador, 1623
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
26 27
07
PEDAGÓGICAS
ATIVIDADES
27
Oficina Pickles de Funcho Marítimo
Oficina que aborda as condições de vida e alimentação nas viagens marítimas, dando a conhecer a globalização de novos alimentos. Apresenta uma proposta de reutilização contemporânea a partir de uma espécie nitrófila presente no Promontório. Os alunos terão oportunidade ainda de testar os seus sentidos na identificação das “espécies dos descobrimentos!“.
TEMAS Património Natural, Biodiversidade do Promontório, Alimentação (Sustentabilidade, Disponibilidade e Sazonalidade), Globalização de Produtos
DESTINATÁRIOS Todos os Públicos
DURAÇÃO 1H
Heróis da Alimentação , FAO
Dia da Alimentação
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
28 29
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 08
Peddy paper da Fortaleza
Atividade alternativa de descoberta do monumento/ espaço monumental e das temáticas propostas na exposição de longa duração do Centro Expositivo e dos seus conteúdos.
Munidos do guião e de uma planta do espaço monumental propõe-se aos participantes a exploração autónoma do monumento, recorrendo a elementos mais comuns, fomentando o espírito de curiosidade, de observação e orientação.
TEMAS Património, História
DESTINATÁRIOS Alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, ATL ou Grupos de Jovens (10 a 15 anos) e Famílias
DURAÇÃO 1H-1H30
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
30 31
09
PEDAGÓGICAS
ATIVIDADES
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Jogo Rosa dos Ventos
Rosa dos Ventos é uma espécie de jogo da glória, à escala humana, em que o jogador tem a liberdade de seguir em qualquer direção indicada na rosa dos ventos. O objetivo é chegar ao centro da Rosa dos Ventos, para descobrir o seu segredo e um tesouro que esta contém.
O jogo explora temáticas relacionadas com a Fortaleza de Sagres – história, arquitetura, património natural, Marca do Património Europeu e as temáticas do Centro Expositivo associadas às viagens da expansão marítima.
TEMAS História, Biodiversidade, Expansão Marítima, Viagens de Navegação
DESTINATÁRIOS Escolas e Público em Geral DURAÇÃO 1H (Adaptado às Características do Grupo e Nº de Participantes)
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140
( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
32 33
10
Centro Expositivo Sensorial
A arte e a cultura podem estimular os nossos sentidos? Como é descobrir um monumento, um mapa ou uma narrativa a partir de um estímulo sensorial ou objeto?
Trata-se de uma abordagem alternativa à visita habitual ao Centro Expositivo da Fortaleza. Nesta proposta de interpretação, dirigida aos mais novos ou pessoas com condições específicas, pretende-se facilitar o acesso aos conteúdos temáticos do Centro Expositivo através das perceções sensoriais (visuais, táteis, sonoras, olfativas...). Durante esta visita, os alunos irão estabelecer diversas correspondências e conexões entre a visão/tato/som/olfato e os mapas, globos, experiências interativas, narrativas históricas, presentes no Centro. No final da visita os participantes serão convidados a recriar os “monstros” presentes no Globo de Behaim!
TEMAS Diversidade e Inclusão, Abordagem Sensorial DESTINATÁRIOS Jardim de Infância, 1º Ciclo do Ensino Básico DURAÇÃO 1H30
MARCAÇÃO DA ATIVIDADE
Telefone 282 620 140 ( 2ª a 6ª feira, 9h-12h30, 14h-17h30)
Email fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt
Ler o código para formulário de inscrição.
34 35
11 ATIVIDADES PEDAGÓGICAS
Datas Comemorativas
(e outras iniciativas anuais)
18 de abril
Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Setembro (último fim de semana) Jornadas Europeias do Património
9 de maio Dia da Europa
2 de dezembro
Atribuição da Marca do Património Europeu ao Promontório de Sagres
13 de novembro
Efeméride da morte do Infante D. Henrique
36 37
Venha descobrir o Promontório...
“À descoberta do Promontório de Sagres”
Veja o video aqui
“Promontório de Sagres Marca do Património Europeu”
Veja o video aqui.
“Centro Expositivo da Fortaleza de Sagres”
Veja o video aqui
38 39
Monumento Nacional, Diário do Governo nº 136 de 23 de junho de 1910
Zona Especial de Proteção - Portaria nº 550/86, Diário da República nº 221, de 25 de setembro
Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Decreto
Regulamentar nº 33 de 11 de dezembro de 1995
Rede Natura 2000, Sítio de Importância Comunitária da Costa Sudoeste
Diretiva “Habitat” 92/43/CEE.
Distinguido com a Marca do Património Europeu em 2015
Créditos Fotográficos
pág. 5 e 17 João Pedro Costa
pág. 7 Sergiy Scheblykin
pág. 8 e 25 Ana Sousa
pág. 21, 23 e 31 Vanda Oliveira
Ficha Técnica
Conceção e conteúdos
Fortaleza de Sagres
Design
Sara Martins & Luís Caracinha
Epopeia Brands™
42