

o ar que nos une
Publicação Educativa da mostra “O ar que nos une” (setembro/2020 a novembro/2020) com obras de Ana Teixeira, Artur Lescher, Laura Vinci, Motta & Lima, Paulo Bruscky e Yoko Ono.



Artur Lescher - Aerólito,

Professores e Educadores,
A presente publicação dialoga com a mostra “O ar que nos une”, inaugurada em setembro de 2020 na área externa do MuBE (Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia). Os trabalhos de Ana Teixeira, Artur Lescher, Laura Vinci, Motta & Lima, Paulo Bruscky e Yoko Ono podem ser vistos por pedestres que estejam andando pela calçada e por motoristas e passageiros de transportes públicos e particulares que transitam pela Avenida Europa. O título da mostra, com curadoria de Galciani Neves, curadora-chefe do museu, é livremente inspirado em um texto de Yoko Ono. Assim como a mostra, o material educativo também propõe encontros e trocas possíveis à distância. Em colaboração com seis artistas visuais, apresentamos conteúdos em áudio referentes às seis obras da exposição. Ana Miguel viaja no balão de Artur Lescher. Berna Reale respira o mesmo ar de Yoko Ono. Juliana dos Santos atravessa a bruma de Laura Vinci. max wíllà acompanha um ritual xamânico com a dupla Motta & Lima. Mayra Redin é surpreendida pelos classificados de Paulo Bruscky. E Simone Barreto entra em contato com as palavras de Ana Teixeira. Os áudios apresentados aqui são relatos descritivos e ficcionais perante as obras. São


como os contos, as narrativas, os provérbios, as histórias - as experiências transmitidas entre gerações. Sobre isso, Walter Benjamin, em 1933, discutia as nossas relações com a oralidade: “qual o valor de todo o nosso patrimônio cultural, se a experiência não mais o vincula a nós?”. Assim como a história, seria o ar também uma ficção? O ar é invisível, incolor, inodoro, não o vemos ou tocamos. Mas, sem ele, nossa própria existência não seria possível. Pelo ar, também fazemos viajar partículas do nosso corpo. O ar nos envolve e nele estamos imersos. Em nossas trocas de implicações que a vida na Terra se dá. Como explica o filósofo italiano Emanuele Coccia: viver é respirar, é misturar-se, é estar imerso.
Convidamos, então, vocês, professores e educadores, a se unirem a essa polifonia de vozes e darem prosseguimento, no tom de cada turma. O material está disponível em nosso site e também na plataforma gratuita Youtube, de modo a facilitar a circulação entre estudantes e participantes das experiências.
Que os nossos pensamentos nos conectem, mesmo que estejamos muito distantes!
Saiba mais: https://www.mube.space/copy-of-o-ar-que-nos-une
Air talk (Conversa de ar) (1967), de Yoko Ono, por Berna Reale narrativas
Em contato (2014-2019) de Ana Teixeira, por Simone Barreto
No ar (2009/2017), de Laura Vinci, por Juliana dos Santos
Arte Classificada, de Paulo Bruscky, por Mayra Redin

Ana Miguel (Rio de Janeiro, Brasil, 1962)
As relações humanas, a literatura, as palavras, os deslizamentos dos sentidos e a experiência do tempo e dos afetos constituem a matéria do seu trabalho desconcertante e pleno de humor. É gravadora e a partir dos anos 80 começa a fazer trabalhos tridimensionais e instalações. Integra exposições coletivas no Brasil e no exterior e já realizou mais de vinte exposições individuais. Obras suas integram coleções públicas e privadas, entre elas MAM-RJ, MAM-BA, Itaú Cultural, MAR e Museu de Arte de Brasília.

max willà (Rio de Janeiro, Brasil, 1993)
Formou-se em Artes Visuais na UERJ e se apresenta em linhas, objetos, cores, massas, rastros, por aparições e enquanto bicha. Experimenta a extensão do corpo e a transformação em histórias aparentemente terminadas.

Aerólito (2003), de Artur Lescher, por Ana Miguel
Xapiri (2013), de Motta & Lima, por max willà
1965)
Artista visual e perita criminal, explora seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos. Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais.

Atua na intersecção entre a arte, a escrita e a clínica psicanalítica. Doutora em Artes, atua também na clínica e como professora. Participa de exposições e residências artísticas desde 2004. Publicou o livro Poema de começo de construção (Quelônio, 2018) e Histórias de observatório (Confraria do Vento, 2013), e também ensaios e artigos em torno das temáticas da palavra, da imagem e da escuta. Integra o grupo-oficina Artesania dos Dias que trabalha a partir de coleta de sonhos e colagens coletivas.

Artista visual, mestre em arte/educação e doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista UNESP onde faz parte da coordenação da Comissão de Direitos Humanos e do Núcleo de Pesquisadores Negros da Unesp, Nupe-IA.

Artista visual e educadora. Desenha, borda e costura. Formada em Artes Visuais pelo Instituto Federal do Ceará (2006). Ministra cursos e aulas de artes para crianças. É pesquisadora independente e como artista participou de residências artísticas, exposições coletivas e individuais, entre elas, Ouro Branco (2017) na Galeria Sem Título e A estrada é escura e arriscada (2019) MAC-CE.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. Vol. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987. COCCIA, Emanuele. A vida das plantas - uma metafísica da mistura. São Paulo: Cultura e Barbárie, 2018. ONO, Yoko. Grapefruit: a book of instructions and drawings by Yoko Ono. Nova York: Simon & Schuster, 1970. ANA TEIXEIRA. Em contato, 2014. Disponível em: http://www.anateixeira.com/trabalhos/em-contato
GALERIA NARA ROESLER. Artur Lescher. Disponível em: https://nararoesler.art/artists/32-artur-lescher
GALERIA NARA ROESLER. Paulo Bruscky. Disponível em: https://nararoesler.art/artists/56-paulo-bruscky
LAURA VINCI. No ar, 2017. Disponível em: https://www.lauravinci.com.br/2017noar
MOTTA & LIMA, Xapiri, 2012. Disponível em: https://www.aagua.net/Xapiri
A publicação educativa “O ar que nos une” foi realizada em novembro de 2020.
Idealização: Curadoria e Ação Educativa do MuBE
Coordenação editorial: Galciani Neves e Talita Paes
Texto: Roberta Naufal
Curadoria Galciani Neves (curadora-chefe)
Roberta Naufal (colaboração voluntária)
Ação Educativa Talita Paes (coordenação)
Felipe Alonso Dans, Julie Dias, Lucas Henrique, Pedro Luís Carpinelli, Maristely Souza da Silva e Teodoro Machado (estagiários)
Narraçã
Ana Miguel, Berna Reale, Juliana dos Santos, Mayra Redin, max willá e Simone Barreto
Design Júlia Fontaniello Souza e Matheus Almeida

Ana Teixeira - Em Contato, 2014/2019
Paulo Bruscky - Arte Paisagem (Arte Classificada)
2003
Laura Vinci - No Ar, 2009/2017
Motta & Lima - Xapiri, 2012
Yoko Ono - Conversa de ar, 1967
Berna Reale (Belém, Brasil,
Mayra Redin (Campinas, Brasil, 1982)
Juliana dos Santos (São Paulo, Brasil, 1987)
Simone Barreto (Fortaleza, Brasil, 1984)
Museu