Issuu on Google+

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS - RJ UNIDADE VOLTA REDONDA

2008.2 Educação Profissional Técnica de Nível Médio CONCOMITANTE OU SUBSEQÜENTE AO ENSINO MÉDIO

CADERNO DE QUESTÕES Você está recebendo um CADERNO DE QUESTÕES e um CARTÃO DE RESPOSTAS personalizado. O CADERNO DE QUESTÕES consta de 13 (treze) páginas, numeradas seqüencialmente, contendo 30 (trinta) questões de múltipla escolha, sendo 15 (quinze) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática.

Não abra este caderno antes de ser autorizado pelo fiscal.

Instruções 1 2 3

Verifique se os seus dados estão corretos no CARTÃO DE RESPOSTAS e assine-o no local indicado. Ao receber autorização para abrir este caderno, verifique se a impressão, a paginação e a numeração das questões estão corretas. Caso ocorra qualquer erro, notifique o fiscal.

Cada questão de múltipla escolha tem o valor de 1 (um) ponto, totalizando 30 (trinta) pontos. Resolva, primeiramente, as questões que considerar mais fáceis. Depois, retorne às questões em que você encontrou maior dificuldade.

4

Leia atentamente cada questão e escolha a alternativa que adequadamente responde a cada uma delas. Marque a resposta no CARTÃO DE RESPOSTAS, cobrindo, fortemente com caneta azul ou preta, o espaço correspondente à letra a ser assinalada, conforme o exemplo abaixo:

A

C

D

5

As respostas só serão consideradas se marcadas no CARTÃO DE RESPOSTAS, que não poderá ser dobrado, amassado, rasurado ou manchado. Nada deve ser escrito ou registrado fora dos locais destinados às respostas. Em hipótese alguma, haverá a substituição do referido cartão.

6 7 8

Você dispõe de 3 (três) horas para fazer esta prova.

9 10 11

Você só poderá sair do local de realização da prova decorridos 60 (sessenta) minutos do seu início. Os 3 (três) últimos candidatos permanecerão sentados até que todos concluam a prova ou que termine o seu tempo de duração, devendo retirar-se juntos. Ao término da prova, entregue ao fiscal o CARTÃO DE RESPOSTAS e o CADERNO DE QUESTÕES. Você só poderá levar o CADERNO DE QUESTÕES se sair do local de realização da prova nos 30 minutos que antecedem o seu término. Siga a Agenda do Edital para acompanhar as demais etapas do Concurso.

www.cefeteq.br


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Texto I

5

10

15

20

25

A indústria siderúrgica sempre foi reconhecida pela sua importância no desenvolvimento econômico das nações, por fornecer insumos para infra–estrutura, suprindo indústrias de construção, de bens de capital e de bens de consumo, especialmente automobilística. Desse modo, o Brasil, a exemplo de outros países em desenvolvimento, investiu através do Estado na construção de um parque siderúrgico, com ênfase na criação de capacidade, voltada para o mercado interno e exportação. A criação de estatais siderúrgicas no país fazia parte do modelo de substituição de importações, que objetivava a diminuição da dependência de manufaturados provenientes dos países desenvolvidos. Assim, em meio ao crescimento do parque industrial brasileiro, a demanda e a produção aumentaram rapidamente, fazendo com que diminuíssem consideravelmente as importações. Em 1966, o Brasil tornouse o maior produtor de aço da América Latina. Em 1973, foi criada a Siderbrás, holding estatal encarregada de controlar e coordenar a produção siderúrgica nacional. Nos anos 70, o governo brasileiro buscou financiamento externo para investir em aumento da capacidade e desenvolvimento tecnológico, a fim de atender principalmente à crescente demanda de aços planos. Vale ressaltar que o segmento de aços longos, por exigir menores escalas e investimentos para operação, já era inicialmente suprido por empresas privadas. Ao longo dos anos 80, na chamada “década perdida”, a crise da dívida externa provocou o declínio na demanda interna de aço. O excesso de capacidade decorrente forçou as siderúrgicas a exportar os produtos com menor retorno, de forma a garantir a colocação no mercado internacional e a manutenção da produção. Os lucros e investimentos sofreram queda significativa, devido à menor disponibilidade de crédito externo e aos baixos preços, tanto externos como internos – estes causados pelo controle dos preços face à política governamental de combate à inflação. Dessa forma, nos anos 80, a crise do Estado brasileiro impedia que fossem realizados investimentos na modernização do parque industrial, distanciando-o cada vez mais dos padrões internacionais de qualidade, produtividade e competitividade. O setor siderúrgico nacional possuía uma produção muito pulverizada, mas que atuava dentro do princípio de auto–suficiência em todos os produtos siderúrgicos, a qualquer custo, e assim apresentava certa vulnerabilidade, considerando-se, também, que se iniciava o processo de abertura da economia, assim como a globalização do mercado.[...] (BNDS. Siderurgia brasileira antes da privatização. Impactos da privatização no setor siderúrgico. Disponível em <http://www.bndes.gov.br/conhecimento/relato/relato_1.pdf> Acesso em: 6 jun. 2008.)

Vocabulário: holding – forma de sociedade criada com o objetivo de administrar um grupo ou conglomerado de empresas. Na holding, a empresa que administra possui a maioria das ações ou quotas das empresas componentes do grupo.

Questão 1 Não se menciona, no texto I, como conseqüência da crise da dívida externa brasileira, na década de 80, (A) a diminuição nos lucros na indústria. (B) a queda nos investimentos da modernização industrial. (C) a diminuição das exportações. (D) o menor consumo interno em relação ao aço.

Questão 2 “A indústria siderúrgica sempre foi reconhecida pela sua importância no desenvolvimento econômico das nações...” (Texto I, l. 1-2). Dentre as locuções prepositivas e a preposição abaixo, a que não pode substituir o termo sublinhado, por alterar o sentido da frase, é (A) de acordo com. (B) por causa de. (C) devido à. (D) por.

1


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 3 Assinale a opção em que a palavra “assim” possui valor semântico semelhante ao que ele apresenta no trecho “Assim, em meio ao crescimento do parque industrial brasileiro...” (Texto I, l. 7-8). (A) “(...) assim como a globalização do mercado.” (Texto I, l. 27) (B) “(...) e assim apresentava certa vulnerabilidade.” (Texto I, l. 26) (C) As siderúrgicas não deveriam ficar assim por causa da crise. (D) O Brasil entrou em uma crise econômica na década de 80 e permaneceu assim por muitos anos.

TEXTO II [...]

5

10

15

20

O processo de urbanização/industrialização se consolida e se aprofunda a partir de 1930, quando os interesses urbanos industriais conquistam a hegemonia na orientação da política econômica sem, entretanto, romper com relações arcaicas de mando baseado na propriedade fundiária. É importante destacar essa característica do processo social brasileiro: industrialização sem reforma agrária, diferentemente do que ocorrera na Europa e nos Estados Unidos. Nestes, a industrialização foi acompanhada de rupturas na antiga ordem social. Entre nós, predominou um certo arranjo, uma acomodação por cima como ocorrera em outros momentos importantes na história do país: independência (1822), Constituição de 1824, Lei de Terras (1850), "libertação" dos escravos (1888), República (1889), característica para a qual chamam a atenção diversos estudiosos como Francisco de Oliveira, Alfredo Bosi, José de Souza Martins, Roberto Schwarz, entre muitos outros. Entre 1940 e 1980, o Brasil cresceu, economicamente, a taxas muito altas (crescimento do PIB equivalente a 7% ao ano) e, embora a riqueza gerada por esse crescimento tenha sido muito mal distribuída, ainda assim proporcionou melhora de vida a grande parte da população, além de resultar em uma respeitável base produtiva. Nesse período, as grandes metrópoles, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, eram vistas como a alternativa de melhora das péssimas condições da vida rural. Um gigantesco movimento migratório foi o principal responsável por ampliar a população urbana em 125 milhões de pessoas em apenas 60 anos. Em 1940, cerca de 18,8% da população brasileira era urbana. Em 2000, essa proporção é de 82%, aproximadamente, o que permite classificar o Brasil como um dos países mais urbanizados do planeta, sendo que perto de 30% dessa população vive em apenas 9 metrópoles. [...] (MARICATO, Ermínia. Dimensões da tragédia urbana. Disponível em: <http://www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid18.htm>. Acesso em: 6 jun. 2008.)

Vocabulário: hegemonia – predomínio, domínio

Questão 4 Considerando o texto II, está incorreta a seguinte afirmação: (A) A política econômica, na década de 30, passou a ser orientada pelos interesses urbanos industriais. (B) O processo de industrialização brasileira, inicialmente, não produziu rupturas na antiga ordem social. (C) A distribuição populacional brasileira não aconteceu uniformemente nas grandes cidades. (D) A urbanização/industrialização brasileira nunca significou melhoria nas condições de vida da população.

Questão 5 Em “... sendo que perto de 30% dessa população vive em apenas 9 metrópoles.” (Texto II, l. 20 ), a que se refere o termo sublinhado? (A) À população urbana brasileira. (B) A 18 % da população brasileira. (C) À população de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (D) A toda a população brasileira.

2


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 6 Assinale o período composto. (A) “ Nestes, a industrialização foi acompanhada de rupturas na antiga ordem social.” (Texto II, l. 5-6) (B) “ Em 1966, o Brasil tornou-se o maior produtor de aço da América Latina.” (Texto I, l. 9-10) (C) “Um gigantesco movimento migratório foi o principal responsável por ampliar a população urbana em 125 milhões de pessoas em apenas 60 anos.” (Texto II, l. 16-18) (D) “Nesse período, as grandes metrópoles, especialmente São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, eram vistas como a alternativa de melhora das péssimas condições da vida rural.” (Texto II, l. 15-16)

Questão 7 Dentre as opções abaixo, em apenas uma há oração com sentido de causa. Esta opção é (A) “... para investir em aumento da capacidade e desenvolvimento tecnológico...” (Texto I, l. 12-13) (B) “... por exigir menores escalas e investimentos para operação...” (Texto I, l. 14-15) (C) “... além de resultar em uma respeitável base produtiva.” (Texto II, l. 13-14) (D) “... por ampliar a população urbana em 125 milhões de pessoas em apenas 60 anos.” (Texto II, l. 17-18)

Texto III

5

10

15

O desemprego crescente agravou a exclusão social nas metrópoles, que teve seu início no primeiro ciclo de industrialização da década de 1950. Ao concentrar a produção industrial, o Sudeste passou a ser um pólo de atração de imigrantes. Esse ciclo de desenvolvimento econômico foi centrado nas grandes cidades, que precisavam da mão-de-obra que chegava principalmente do Nordeste. “Os imigrantes se mudavam para as cidades, mas elas não os acolhiam”, conta a urbanista Raquel Rolnik, professora da PUC de Campinas e ex-secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério da Cidade. Nos centros urbanos, os mais pobres foram relegados às piores áreas. Para os que chegavam em busca de oportunidade de ascensão social, sobravam os terrenos em áreas de risco (encostas íngremes com declividade acima da permitida para ocupação urbana regular) ou de proteção ambiental (mananciais, beira de rios e de córregos). O espaço urbano planejado era reservado para os investimentos produtivos ou para os empreendimentos imobiliários voltados para as classes mais favorecidas. Rolnik chama esse processo de exclusão territorial. Dentro de um mesmo espaço territorial convivem duas cidades: uma formal, planejada, com infra-estrutura adequada e na qual existem as oportunidades econômicas; e a outra caracterizada pela informalidade, pela invasão, pela escassez de serviços públicos (água, esgoto, luz, iluminação pública, transporte, escolas, postos de saúde). “A própria política habitacional, quando existia, reforçava essa exclusão”, afirma a urbanista da PUC de Campinas, ao lembrar que a Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, uma das principais favelas cariocas, começou como um conjunto habitacional para baixa renda. [...] (SOLIANI, André. Os contrastes sociais. Revista Indústria Brasileira. São Paulo, agosto, p.42-43, 2007. Disponível em: <http//www.cni.org.br.> . Acesso em: 6 jun. 2008.)

Questão 8 Todas as palavras são formadas pelo processo de derivação na opção (A) metrópoles / oportunidade / regular . (B) desemprego / mão-de-obra / social . (C) urbanista / ocupação / ciclo . (D) ex-secretária / desenvolvimento / terreno .

3


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 9 Assinale a alternativa que apresenta a voz ativa correspondente à voz verbal explicitada na seguinte oração: “Nos centros urbanos, os mais pobres foram relegados às piores áreas.” (Texto III, l. 7). (A) Nos centros urbanos, relegaram os mais pobres às piores áreas. (B) Nos centros urbanos, relegaram-se os mais pobres às piores áreas. (C) Nos centros urbanos, relegou-se os mais pobres às piores áreas. (D) Nos centros urbanos, relegavam-se os mais pobres às piores áreas.

Questão 10 Assinale a opção em que as orações são coordenadas. (A) “Entre nós, predominou um certo arranjo, uma acomodação por cima como ocorrera em outros momentos importantes na história do país...” (Texto II, l. 6-7) (B) “O desemprego crescente agravou a exclusão social nas metrópoles, que teve seu início no primeiro ciclo de industrialização da década de 1950.” (Texto III,l. 1-2.) (C) “Os imigrantes se mudavam para as cidades, mas elas não os acolhiam.” (Texto III, l. 4-5) (D) “ É importante destacar essa característica do processo social brasileiro... “ (Texto II, l. 3-4)

Questão 11 Considere os textos I, II e III. A função da linguagem neles predominante é a (A) metalingüística. (B) referencial. (C) fática. (D) conativa.

Texto IV CIDADE GRANDE Que beleza Montes Claros. Como cresceu Montes Claros. Quanta indústria em Montes Claros. Montes Claros cresceu tanto, Ficou urbe tão notória, Prima-rica do Rio de Janeiro, que já tem cinco favelas por enquanto e mais promete. (Andrade, Carlos Drummond. In: Favelário nacional. Disponível em : <http://artes.com/sys/sections.php?op=view&artid=40&npage=4>. Acesso em: 6 jun. 2008.)

Vocabulário: Montes Claros – cidade do norte de Minas Gerais Urbe (latinismo) – cidade

Questão 12 Os textos III e IV ressaltam aspectos da industrialização das cidades brasileiras. Com base na intencionalidade desses textos, conclui-se que (A) o desemprego é uma das principais causas da favelização nas grandes cidades. (B) a industrialização atraiu apenas imigrantes das classes sociais menos favorecidas. (C) a industrialização permitiu grandes melhorias nas condições de vida de toda a população urbana. (D) a industrialização promoveu o desenvolvimento econômico, mas favoreceu a favelização em algumas áreas.

4


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 13 No verso “Prima-rica do Rio de Janeiro.” (Texto IV, v. 6), observa-se a seguinte figura de linguagem: (A) pleonasmo. (B) eufemismo. (C) metáfora. (D) metonímia.

Questão 14 No texto IV, o termo sublinhado não tem valor adverbial em (A) “Que beleza Montes Claros.” (v. 1) (B) “Montes Claros cresceu tanto,” (v.4) (C) “Ficou urbe tão notória,” (v.5) (D) “por enquanto e mais promete.” (V.8)

Texto V

(AMARAL, Tarsila do. Operários. Disponível em: http://fotolog.terra.com.br/tarsilaamaral:5. Acesso em: 6 jun.2008.)

Questão 15 O quadro Operários, de Tarsila do Amaral, sugere um fenômeno decorrente da industrialização, mencionado em um dos outros textos desta prova. Assinale a frase que melhor expressa esse fenômeno. (A) “que já tem cinco favelas/ por enquanto e mais promete.” (Texto IV, v.7-8) (B) “O desemprego crescente agravou o quadro de exclusão social nas metrópoles.” (Texto III, l. 1) (C) “Nos centros urbanos, os mais pobres foram relegados às piores áreas.” (Texto III, l. 7) (D) “Um gigantesco movimento migratório foi o principal responsável por ampliar a população urbana...” (Texto II, l. 16-17)

5


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

“[...] Em todo o caso proclamo a necessidade da vinda da Humanidade dos Engenheiros! Faço mais: garanto absolutamente a vinda da Humanidade dos Engenheiros! [...] proclamo a vinda de uma Humanidade matemática e perfeita! [...] O Super-homem será, não o mais forte, mas o mais completo! O Super-homem será não o mais duro, mas o mais complexo! O Super-homem será, não o mais livre, mas o mais harmônico![...] ” (CAMPOS, Álvaro de. IN: Portugal Futurista)

Este gráfico apresenta a evolução das indústrias no período de 1985 a 2004. Com base nestes dados, responda às questões 16 e 17:

O CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA NOS ÚLTIMOS ANOS 10,9% Plano Cruzado

Plano Real

Fim do regime de câmbio semifixo 8,3%

7,5% 7,6% 6,6%

8,5% 3,9%

2,9%

2,7%

1,7% 1,8%

0,9%

1,6% -2,6%

-2,0%

-0,7%

0,1%

-3,7%

-3,2%

Plano Color -8,9%

1985 1986 1987 1988 1989 1990 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 (O Globo, fev.05)

Questão 16 Entre os anos de 1994 e 1995, houve uma queda nos índices da evolução das indústrias de (A) 5,8% (B) 4,2% (C) 1,8% (D) 1,7%

Questão 17 A diferença entre os índices da evolução das indústrias, considerando-se o período de 1989 a 1990, nesta ordem, foi de (A) 2% (B) 5% (C) 11,8% (D) 6,9%

6


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 18 No planejamento para a confecção da bandeira do Município de Volta Redonda, o Departamento de Cultura daquela Prefeitura aumentou 10% na largura ( L) e diminuiu 10% no comprimento ( C ). Nessas condições, a área da bandeira apresentada (A) aumentou 1,1% (B) diminuiu 1% (C) aumentou 1,25% (D) diminuiu 50%

L

C

Leia o texto e a tabela abaixo. Ambos servirão de fonte de consulta para a solução das questões 19 e 20. No mundo contemporâneo, diferentes unidades de medida são usadas para avaliar uma mesma grandeza. No dia-a-dia, é comum ouvir-se, nos noticiários dos jornais e da televisão: “a arroba do boi foi negociada a R$ 34,00”; “nos EUA, a gasolina está sendo negociada a 3,11 dólares, o galão”; “o avião estava a 39 000 pés de altura”. TABELA DE CONVERSÃO 1 arroba 1 barril 1 galão 1 pé 1 milha 1hectare 1 nó 1 libra

15 kg 159 l 3,785 l 30,48 cm 1609 m 10000m2 1,852km/h 453 g

Questão 19 A figura abaixo representa a câmara de um caminhão frigorífico que tem a forma de um paralelepípedo retoretângulo, cujas dimensões são: 10 m; 2,20 m e 1,50 m. A carga máxima desse veículo é de 8 arrobas de 10m carne por metro cúbico. Assim sendo, sua capacidade máxima, em kg, é (A) 3960 kg (B) 2640 kg (C) 1100 kg (D) 2820 kg

1,50m

Questão 20 Para fazer um serviço na fábrica em que trabalha, Carlos precisa de dois galões de tinta branca e mais uma lata de 18l , mas a loja vende tinta apenas em galões. Carlos deverá, então, comprar, no mínimo, (A) 6 galões. (B) 7 galões. (C) 8 galões. (D) 9 galões.

Questão 21 O diretor de uma microempresa quer repartir R$ 480,00 entre todos os seus funcionários. Determine o número total de funcionários dessa empresa sabendo que, se nela houvesse mais 4 funcionários, cada um receberia menos R$ 20,00. (A) 24 funcionários (B) 12 funcionários (C) 20 funcionários (D) 8 funcionários

7


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 22 Se log15 (log3(log2x)) = 0, em que xÎR*, + então x é igual a

(A) 2 2 (B)

2

(C) 3 2 (D) 4 2

Questão 23 Os professores de Matemática do Curso RL, preparatório para concursos, orientaram os alunos na criação de um emblema para o novo uniforme do curso. A insígnia escolhida está representada pela figura ABCDEF, que possui as seguintes dimensões: AB = BC = CD = DE = EF = FA = 10cm, FÂB = 60° e BĈD = 60°. Sabendo-se que AB // EF; BC // DE; CD // AF, pode-se afirmar que a área da insígnia, em cm², vale A

(A) 100 3 (B) 100 (C) 200 3 (D) 200

C

B

CURSO RL D

F

E

Questão 24 Observe o brasão do Volta Redonda Futebol Clube. São comuns curvas em objetos com o formato de parte da parábola.

O gráfico abaixo representa a função real g(x) = mx² + nx + p, em que m ¹ 0, denominada, na Matemática, função polinomial do 2º grau. Em referência a este gráfico, assinale a única alternativa correta.

y

(A) p < 0 e m > 0 (B) n² - 4mp = 0 e m < 0 (C) n² - 4mp < 0 e m < 0 (D) n² - 4mp > 0 e m > 0

g(x)

x

8


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 25 Professores do CEFET Química realizaram uma pesquisa com 1000 estudantes de uma determinada cidade, visando à implantação do curso técnico de Metrologia ou de Química nessa cidade. No resultado da pesquisa, 500 estudantes optaram por Metrologia; 350, por Química; 350 não optaram por nenhum desses cursos. Quantos estudantes optaram por Metrologia e Química? (A) 200 estudantes (B) 500 estudantes (C) 350 estudantes (D) 150 estudantes

Questão 26 As raízes da função quadrática f(x) = ax² + bx + c, com a ¹ 0, são -2 e 6. Se 32 é o valor máximo dessa função, os valores de a, b e c são, respectivamente, (A) 2, -8, -24 (B) -1, 4, 12 (C) -6, 24, 36 (D) -2, 8, 24

Questão 27 A temperatura de uma caldeira varia, linearmente, de 0º a 300º no intervalo de tempo de 0 min. a 10 min.. Ao atingir 300º, sua temperatura permanece constante. Nessas condições, o gráfico que melhor representa essa situação é

T (° C)

(A)

300

300

10

t (min)

10

t (min)

T (° C)

(D)

T (° C)

(C)

T (° C)

(B)

300

300

10

10

t (min)

9

t (min)


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Questão 28 O CEFET Química, em seus cursos semestrais, adota o seguinte critério para a obtenção do grau do 2º bimestre. G2 = G1+2(MV2), em que 3 MV1 = Média das Verificações do 1º bimestre. MV2 = Média das Verificações do 2º bimestre.

G1 = Grau do 1º bimestre (= MV1) G2 = Grau do 2º bimestre

Laísa, aluna do curso técnico de Meio Ambiente, obteve 4,2 na Média das Verificações do 1º bimestre (MV1). Qual o menor grau possível para que Laísa fique isenta da recuperação, considerando que, para aprovação no G2, a aluna deverá obter um grau igual ou superior a 6,0? (A) 7,8 (B) 6,9 (C) 4,6 (D) 1,8

Questão 29 Um matemático criou um jogo, cujas peças são apenas dois dados de 6 faces, não-viciados, um vermelho e outro preto. Para ganhar o jogo, uma dupla de jogadores deve acertar o produto dos números obtidos no lançamento dos dados vermelho e preto. Um grupo de amigos resolve jogar e formam-se as seguintes duplas: Dupla I: Aline e Jorge Dupla II: Gisele e Raphael Dupla III: Kátia e Tober Dupla IV: Luciana e Welsing As duplas I, II, III e IV apostaram, respectivamente, nos números, 4, 12, 16 e 20, como o produto dos números obtidos no lançamento dos dados vermelho e preto. Que dupla terá a maior probabilidade de ganhar o jogo? (A) Dupla I (B) Dupla II (C) Dupla III (D) Dupla IV

Questão 30 A INAL, empresa da CSN, produz tubos idênticos, de forma cilíndrico-circular, a partir de chapas de aço. Considere desprezível a espessura de cada tubo e suponha que as medidas do raio da base e da altura sejam, respectivamente, 4 cm e 1,5 m. Calcule o número máximo de tubos construídos a partir de uma chapa de 45,22 m², sem desperdício de chapa.

Fonte: Portal INAL

(A) 60 tubos (B) 100 tubos (C) 80 tubos (D) 120 tubos

10


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Rascunho

11


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Rascunho

12


CEFET Química/RJ - Unidade Volta Redonda Processo Seletivo 2008 Educação Profissional Técnica de Nível Médio Concomitante ou Subseqüente ao Ensino Médio

Rascunho

13


MedTec_2008_concomitante_UVR_2008_questoes