Folha do Sul Gaúcho Ed. 928 (21/05/2013)

Page 15

GERAL

TERÇA-FEIRA 21 de maio de 2013

15

Bagé sedia Simpósio de Câncer Oral Bibliotequinha e SMED da Região da Campanha promovem contação de por Juliana Andina histórias para EMEIs Há três anos com o serviço de oncologia oferecido na cidade, ocorre, no dia 27 de maio, o 1º Simpósio de Câncer Oral da Região da Campanha. A iniciativa tem por objetivo preparar os profissionais de saúde para o diagnóstico rápido da doença. Segundo o cirurgião-dentista e organizador do evento, Pedro Moacir Peres Orabe, a falta de informação sobre a doença acaba retardando o diagnóstico. “Queremos informar o público que trabalha com a saúde e trocar ideias para que o serviço seja o mais completo possível dentro do nosso município”, fala. O câncer de boca é o 5º em maior incidência entre mulheres e 8º entre homens no país. “Só em 2012, tivemos 14 mil casos de óbito pela doença no Brasil. O que mais retarda o tratamento é a cura e, principalmente, o diagnóstico tardio”, pontua. De acordo com o cirurgiãodentista, em 95% dos casos os sintomas são feridas com bordas elevadas, endurecidas e indolor. “Essas feridas vão aumentando e, por não haver dor, o paciente não procura atendimento. Com a descoberta da doença cedo e o tratamento precoce, cerca de 80% dos casos são totalmente curados”, conta. Participam do simpósio Ana paula Neutzling Gomes e Adriana Etges, ambas doutoras e professoras do Centro de Diagnóstico das Doenças

Cristiano Lameira

Divulgação FS

Pedro Orabe é único especialista em Estomatologia na região de Boca, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e o rádio-oncologista José Dionísio Becker. O evento acontece dia 27 de maio, no Auditório da Unimed Região

da Campanha (Sete de Setembro, 649). As inscrições podem ser realizadas na hora, ao valor de R$ 20. Mais informações pelos telefones (53) 3312-6921 ou (53) 9966-5122.

Atividade diverte e ensina A Biblioteca Pública Infantil Pro- leitura criativa, num ambiente agradável fessora Maria Martins Rossel, em parceria e dinâmico, oportunizando à comunidade com a Secretaria de Educação, está propor- escolar municipal o acesso ao acervo da cionando sessões de contação de histórias biblioteca. “O projeto visa atingir não só para as EMEIs, (Escolas Municipais de as EMEIs, mas todo público do ensino Educação Infantil) a cargo da professora de fundamental das escolas. Os interessados Literatura e contadora de histórias, Simone devem entrar em contato com a SMED, que Kluwe, e da contadora de histórias Elisa- está disponibilizando ônibus para o deslobeth Borba Salgado. Segundo a diretora da camento até a biblioteca para as escolas da Bibliotequinha, Denize Rossal, o principal rede municipal”, explica. objetivo é oportunizar ao grupo docente As escolas estaduais e particulares e discente das escolas o aprimoramento devem agendar seus horários diretamente cultural, bem como atualização didática e na biblioteca pelo telefone 3242-7525.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.