2 minute read

Itapetininga participa de projeto nacional de Grafites sobre diversidade e inclusão

A primeira fase do projeto Comunidades Criativas chegou a Itapetininga (SP) no último dia 23, quinta-feira, com a oficina de capacitação para 21 crianças e jovens atendidos pelo Parada Jovem IV, programa da Secretaria de Promoção Social de Itapetininga e que terá, ao fim do projeto, o muro de sua unidade grafitado com uma arte exclusiva pelos próprios participantes atendidos, sob a monitoria do artista visual Gabriel Gadão (@gadaobuzzo).O Comunidades Criativas é uma iniciativa cultural com interface educacional que utiliza o grafite como meio de expressão sobre a Diversidade e a Inclusão. A partir de agora, todos os envolvidos estão na fase de produção criativa do projeto com a elaboração de desenhos individuais sobre diversidade e inclusão. Em breve, a fase de votação popular pela internet será aberta à toda comunidade e define a ilustração vencedora que servirá de inspiração para a etapa mais aguardada, o Dia do Grafite, que ocorre logo em seguida (detalhes nas próximas edições).

Advertisement

Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema discute pautas sobre o Meio Ambiente centenas de participantes em Itapetininga

Câmbio Verde troca quase 400 kg de material reciclável por alimentos na Vila Sônia

Simone Marquetto conquista recurso para obras de recuperação da Estrada Nisshinbo

25 de março foi o Dia Nacional da Constituição

Pág 2

Representando a prefeita Simone Marquetto, o Secretário de Meio Ambiente de Itapetininga, Eder Costa, participou da reu- nião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Paranapanema (CBH-ALPA), realizada no município de Ipaussu.A prefeita de Itapeti- ninga, Simone Marquetto é representante Titular de 59 municípios do Conselho Estadual de Saneamento (detalhes- pág 11.).

CDHU oferece acordos especiais para mutuários endividados pela pandemia

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, está lançando uma campanha de final de ano para regularizar a dívida contraída por 42.395 mutuários a partir de janeiro de 2020 em razão da perda de emprego ou ren-

O programa “Câmbio Verde” retornou aos bairros de Itapetininga. A segunda edição deste ano foi neste sábado, dia 25, na vila Sônia, ao lado da EMEIF “Ana Flávia B. Tonelli, e recolheu mais de 400 kg de materiais recicláveis que foram trocados por alimentos. A proposta, inédita na região, promove a consciência ambiental e o reaproveitamento de da por causa das medidas restritivas impostas durante a pandemia (pág.11).

Durante solenidade no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta segunda, dia 13, a resíduos. O prefeito Jeferson Brun prestigiou a ação e explicou que o programa visa sensibilizar o cidadão sobre a importância de reciclar o lixo produzido na cidade e também levar alimentos às pessoas. O chefe do Executivo também parabenizou em suas redes sociais os profissionais envolvidos na ação (página. 5).

Em 25 de março, comemorou-se o Dia Nacional da Constituição. Nessa data, em 1824, foi imposta pelo imperador Dom Pedro I a primeira das sete Constituições que o Brasil teve.A Carta de 1824 instituiu no país uma monarquia constitucional hereditária e representativa, introduzindo a separação dos Poderes em Judiciário, Legislativo, Executivo e Moderador. A Constituição Federal de 1988, chamada de “Constituição Ci- prefeita de Itapetininga Simone Marquetto conquistou recursos para obras de recuperação da dadã”, estabelece o sufrágio universal. Sufrágio é o poder de cidadãs e cidadãos participarem direta ou indiretamente das decisões de um país, é o direito de votar e de concorrer a cargos eletivos. Hoje, de acordo com a Constituição em vigor, o voto é direto, secreto, universal e periódico, sendo essa uma de suas cláusulas pétreas - isto é, aquelas que não podem ser retiradas do texto nem mesmo por emenda constitucional (pág. 7).

Avenida Nisshinbo do Brasil, que liga a Raposo Tavares até a Chapadinha (pág.12-.).

Serviço florestal avança na análise de dados dos cadastros rurais do país

Em seis meses, os processos avaliados respondem por 34% do volume total que demorou sete anos a ser analisado

Fundamental para a implantação efetiva do Có - digo Florestal Brasileiro, a análise dos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) avançou no ano em percentual exponencial em relação a períodos anteriores. Desde julho deste ano, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) junto aos estados viabilizaram a análise de dados de mais de 180 mil processos(pág.4)