1 minute read

Dia do Mercosul é celebrado com ações para educação infantil

Data é comemorada em 26/3.

Pacto vai além do aspecto comercial e aborda pautas educacionais em seu Setor de Educação do Mercosul. Brasil assumirá a Presidência Pró-Tempore em 2023.

Advertisement

Neste domingo, 26 de março, os países membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul) celebram os 32 anos da assinatura do Tratado de Assunção, responsável por criar a sigla integrada pelos países-membros – Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – e pelos países associados (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname). Durante esses anos, o acordo abordou, além das pautas de aspecto comercial, temas voltados para educação, trabalho, direitos humanos e saúde.

No campo da educação, o Setor de Educação do Mercosul tem uma série de atividades intensas, com cerca de 25 grupos temáticos que se reúnem periodicamente. Por meio da negociação de políticas públicas e da elaboração e implementação de programas e projetos conjuntos, o Setor Educacional do Mercosul busca a integração e o desenvolvimento da educação em toda a região do Mercosul e países associados.

As ações educacionais conduzidas no âmbito do bloco incluem acordos que buscam facilitar o reconhecimento de diplomas e títulos entre os países do grupo, atividades para promover o intercâmbio de estudantes na re - gião, projetos de integração cultural, incluindo atividades desenvolvidas nas escolas situadas nas regiões de fronteira, entre outros.

Neste ano, o Brasil assumirá a Presidência Pró-Tempore do Mercosul no segundo semestre de 2023.

Atividades culturais – para celebrar o Dia do Mercosul, em 2023, o Grupo de Trabalho para a Primeira Infância elaborou como sugestão materiais e orientações a fim de que os países-membros realizassem atividades culturais para as crianças da educação infantil.

O Brasil, por meio do Ministério da Educação, está participando dessa ação e disponibilizou para as redes de ensino os materiais como proposta de atividade. O objetivo da ação é apresentar produtos culturais dos países que compõem o Mercosul, de modo a promover a valorização das diferenças culturais. Além disso, o trabalho visa valorizar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o “Campo de experiência: O eu, o outro e o nós”, a fim de proporcionar diversas experiências dentro das práticas pedagógicas na educação infantil, possibilitando as aprendizagens, o desenvolvimento e a socialização.

Mercosul Educacional – é o espaço de coordenação das políticas educacionais reunido pelos Estados

Partes e Associados do Mercosul, desde dezembro de 1991, quando o Conselho do Mercado Comum (CMC), por meio da Resolução 07/91, criou a Reunião de Ministros da Educação do Mercosul

(RME). Essa área trata da negociação de políticas públicas e da elaboração e execução de programas e projetos conjuntos, além de buscar a integração e o desenvolvimento da educação em toda a região do Mercosul e países associados. Mais informações a respeito do Setor Educacional do Mercosul podem ser encontradas no site oficial: https://edu.mercosur.int/pt-br/