



O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), firmaram parceria para o Projeto Piloto de Apoio à Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPClin). O acordo engloba os cursos de Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica. Inédita no país, a iniciativa é parte da estratégia de formação de recursos humanos, investigação acadêmico-científica e o desenvolvimento tecnológico. Com o acordo firmado, o programa do HCPA oferecerá, no primeiro momento, seis bolsas de Mestrado e duas de Pós-doutorado. No decorrer de quatro anos serão disponibilizadas um total de 12 bolsas de mestrado e seis de Pós-doc. Inscrições e informações disponíveis no site bit.ly/3CqkU4z
Brasil, o país do futuro; nação cujo destino é, apesar das intempéries que enfrenta desde a colonização, a mais magnífica e esplendida grandeza. Esse país cheio de expectativas está, novamente, sob as mãos de Luiz Inácio Lula da Silva e seu partido, o PT. Analisando a partir do viés histórico recente, lembramo-nos de seu primeiro mandato e, consecutivamente, o segundo. Gestões marcadas pela aliança partidária com inúmeras siglas e cujo desempenho político no Congresso Nacional fora excelente. Em seguimento, já no governo Dilma, observamos o gradual desgaste da coalizão partidária.
Vimos o avanço do Partido dos Trabalhadores sobre os cargos e Ministérios mais importantes da República, em especial os de maior orçamento e visibilidade.
Resultado deste “crescer das unhas do PT”: descontentamento geral dos partidos e, entre outros fatores, o impeachment da então presidente.
Anos após o impedimento da então chefe de governo, o Brasil elegeu, novamente, um representante do partido originário de São Paulo.
Ocorre que, apesar da trágica experiência – para o PT – de avançar demasiadamente sobre os mais significativos cargos do país há alguns anos, o mesmo gesto vem sendo praticado pela sigla neste início de gestão Lula. Com alto controle de postos-chave do governo, o Partido dos Trabalhadores vem vetando inúmeros nomes para compor o primeiro e segundo escalões com a justificativa de serem
integrantes de outras siglas e, portanto, não devem obter tanta visibilidade a ponto de, futuramente, se tornarem ameaças ao partido do Presidente.
Diante de tal prática, já se ouve nos corredores do poder, em Brasília, há menos de uma semana da posse de Lula, reclamações de que o PT está repetindo gestos errôneos do Governo Dilma, nomeando apenas integrantes próprios para os cargos de maior orçamento e visibilidade, deixando para os menores os nomes das siglas aliadas. Terminando, portanto, por demonstrar a desconfiança que permeia as relações políticas na capital do país. Nesse sentido, o maior exemplo de tal prática foi a busca por um cargo para Simone Tebet (MDB) cuja relevância e orçamento não fossem demasiadamente importantes a ponto de alavancá-la para 2026. No entanto, com todo o ocorrido no governo Dilma, o PT já deveria ter compreendido que, apesar de vencer a eleição presidencial, ele não pode governar sozinho. Há um Congresso Nacional recheado de políticos e siglas partidárias que necessitam de protagonismo em contrapartida ao apoio eleitoral concedido a Lula. Se o Partido dos Trabalhadores não ceder espaços mais significativos a nomes de outras agremiações, o atual governo já começa com o pé esquerdo e deverá ouvir muito, pelos próximos quatro anos, as mesmas reclamações já conhecidas no governo da presidenta: o PT está querendo todos os cargos e não deixa os outros aparecerem também!
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) será retirada do Programa Nacional de Desestatização (PND), conforme determinado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Despacho publicado na segunda-feira (2/1) orienta a revogação dos atos que dão andamento à privatização da estatal. O objetivo é assegurar uma análise rigorosa dos impactos da desestatização sobre o serviço público e sobre o mercado no qual está inserida a atividade econômica.A partir da determinação, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que serão adotadas ações para fortalecer os Correios. “A intenção e a meta é reforçar o papel da empresa na oferta de cidadania como parceira dos programas sociais destinados à população carente e das regiões mais distantes através da sua incomparável capilaridade”, enfatizou.
Morreu, nesta quinta-feira (5/1), o surfista de ondas gigantes Márcio Freire, aos 47 anos de idade. O brasileiro sofreu um acidente ao descer de um dos "paredões" da praia do Norte, em Nazaré, Portugal, e não resistiu aos ferimentos. O corpo vai ser transportado para o Instituto de Medicina Legal de Leiria, segundo informações da imprensa portuguesa. É a primeira morte de um surfista no local.
Márcio teria sido resgatado para a praia em um jet ski, porém, já em parada cardio-respiratória.
- Lamentavelmente, nenhuma das manobras de suporte de vida teve sucesso, acabando o óbito por ser declarado no local - afirmou Mário Lopes Figueiredo, comandante da Capitania de Nazaré à agência "Lusa". Globo Esporte
Eu só não adivinhei que eles (Moro, Dallagnol) estavam montando uma máquina pra fazer dinheiro. Porque a Fundação Dallagnol ia manejar R$ 2,5 bi com dinheiro público pra fazer política, que eles diziam que era combate à corrupção. Era política.
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta quinta-feira (5/1).
Excluídos do Censo Demográfico realizado pelo IBGE, os brasileiros que vivem em situação de rua tendem a permanecer invisíveis nas estatísticas oficiais pelos próximos dez anos, quando nova operação censitária deverá ser realizada. A estimativa oficial mais recente indica que havia, em fevereiro deste ano, cerca de 161,8 mil famílias vivendo em situação de rua no Brasil. Esse é o número de famílias nessa situação inscritas no Cadastro Único do governo federal, mas que não representa o tamanho real da população em situação de rua no país.
Biodança, reflexologia, auriculoterapia e meditação foram ofertadas a pacientes da unidade.
Em parceria com o Projeto PICs em Movimento, a Unidade de Saúde da Família (USF) São Vicente promoveu, na quarta-feira (4/1), atividades de incentivo ao cuidado com a saúde mental. Em alusão ao Janeiro Branco, práticas como biodança, reflexologia, auriculoterapia e meditação foram ofertadas a pacientes da unidade, em atividades individuais e em grupo.
“A Reflexologia consiste numa massagem terapêutica que estimula determinados pontos reflexos dos pés, correspondentes a diversos órgãos e partes do corpo, onde é possível desbloquear a circulação da energia vital, estimulando o reequilíbrio do organismo”, explica a terapeuta voluntária do Projeto PICs em Movi-
mento Eveline Pinheiro.
De acordo com a praticante, a atividade atua nos sistemas fisiológico, psicológico e espiritual, normalizando as funções do corpo, aliviando a tensão, melhorando o funcionamento dos nervos e o fluxo sanguíneo por todo o corpo. Assim, a prática é indicada para pessoas com fibromialgia, prisão de ventre, alteração alteração na pressão arterial, constipação, dor na coluna, labirintite, Inchaço nas pernas, cálculos renais, asma, hipertensão, colesterol, alteração na tireoide e enxaqueca. Também durante a manhã, a terapeuta voluntária Claudia da Cruz Cabreira organizou a iniciação na biodança com algumas práticas de alongamento. A atividade compreende uma prática
corporal que promove vivências integradoras por meio da música, do canto, da dança e de atividades em grupo, tendo em vista restabelecer o equilíbrio afetivo e a renovação orgânica.
À tarde, foi a vez de as praticantes Ana Lúcia Pires e Tânia Regina Marcelino organizarem as atividades de auriculoterapia e meditação, respecti-
vamente. Ainda que a unidade não tenha tido tempo para maiores divulgações, as responsáveis pelo Projeto PICs em Movimento conseguiram abordar o público na própria unidade, obtendo “uma ótima receptividade”.
Ao longo do mês, as unidades de saúde Cohab C, Neópolis e Parque dos Eucaliptos também farão atividades acerca do tema
A Guarda Municipal de Gravataí flagrou, na manhã desta quarta-feira (4/1), um veículo de tração animal circulando no bairro Bonsucesso. A abordagem foi feita durante um patrulhamento de rotina na Avenida dos Estados, local em que a circulação foi proibida pela Lei Tubiana, em 2021. Além da lei, o proprietário infringiu também o Decreto 20.290/22 assinado pelo prefeito Luiz Zaffalon, na última semana de 2022, que proíbe a circulação deste tipo de veículo nas áreas urbanas, entre janeiro e março, das 10h às 16h.
Conforme o diretor da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Sema), Diogo Castilhos, o animal e a carroça foram apreendidos e encaminhados para a Unidade de Saúde Animal de Gravataí - USAG Prisci-
la Bittencourt. “Estamos com as temperaturas muito altas e expor o animal ao asfalto é muito prejudicial à saúde dele”, destacou Diogo.
De acordo com o prefeito Zaffa, o intuito do decreto é apenas um: preservar a saúde dos animais, em função das altas temperaturas do verão. A medida é parte da regulamentação que já restringe a movimentação de carroças na cidade, permitindo a circulação somente daquelas cadastradas junto à Sema.
Conforme o decreto,
no caso de descumprimento desses horários, o veículo de tração animal será recolhido pela prefeitura e somente será devolvido após o prazo de 30 (trinta) dias, mediante assinatura de termo de advertência e compromisso do não cometimento de novas infrações. O animal apreendido realizando as atividades de tração será encaminhado para Unidade de Saúde Animal de GravataíUSAG, onde receberá o acompanhamento clínico médico capacitado a diagnosticar
a ocorrência ou não de maus-tratos.
Lei Tubiana De acordo com a Lei Tubiana, de novembro de 2021, as áreas de proibição de carroças serão ampliadas, partindo da região central – onde já há restrição – até alcançar toda área urbana. O fim da circulação de veículos de tração animal (VTAs) está previsto para novembro de 2023. “Até lá, serão realizadas fiscalizações e aumento da abrangência. Nesse período, somente carroças e condutores cadastrados podem circular nas áreas permitidas (placa visível). Nos casos de maus-tratos, continuam sendo recolhidos, independentemente de cadastro, assim como serão recolhidas as VTAs não cadastradas e cadastradas circulando em regiões proibidas”, explica o diretor da Sema, Diogo Castilhos.
do bem-estar das pessoas, sempre às quartas-feiras.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e práticas integrativas e complementares são importantes aliados na promoção global do cuidado humano.
Conforme o titular da SMS, Régis Fonseca, diversas ações de prevenção e promoção à saúde serão feitas pela prefeitura neste ano. Para isso, é de grande importância a participação de voluntários, tendo em vista a integração desses e dos profissionais da rede com as comunidades espalhadas pelo município.
As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos
baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usados como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.
Ao todo, 29 atividades são reconhecidas pelo SUS como sendo de questões relacionais e integrais consigo mesmo e com as pessoas ao redor. Além disso, a prefeitura reitera a necessidade de se abordar o assunto e, para isso, mantém grupos constantes de saúde mental para munícipes, nas unidades de saúde. São gruposcompostos por profissionais da saúde, população e familiares - que discutem temas diversos, criando uma grande rede de apoio único e multidisciplinar.
A exposição “O Coração do Caps” está aberta ao público no Quiosque da Cultura até o dia 2 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. A partir das reflexões em torno da importância da arte e da convivência no processo de sustentação do bemestar mental, a mostra instiga usuários, familiares e toda rede de serviços do município a visitar a exposição. Com o objetivo de pensar a saúde mental de uma forma artística, a partir do olhar dos pacientes da oficina de arteterapia, a mostra serve como instrumento de elaboração de questões que perpassam as angústias e dores das pessoas.
- Localizada em Rio dos Sinos, no Município de Caraá;
- Vista panorâmica, com belas benfeitorias;
- Casa, galpão, árvores frutíferas, árvores nativas;
- Vertentes de águas e açudes;
- Área bem diversificada, possui coxilhas e várzea;
- Solo rico, se adapta a variados cultivos;
- Rede elétrica trifásica; - Wifi.
R$ 25 mil o hectare. Aceita proposta. Tratar fone 51-997298812 e 51-996041922.
Ao mostrar em dezembro o maior volume em um mês dos últimos dois anos, o mercado de veículos praticamente repetiu no balanço final de 2022 o resultado do ano anterior. Entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 2,1 milhões de unidades foram vendidas no país, o que representa uma leve queda de 0,7% na comparação com 2021. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (5) pela Fenabrave, a associação das concessionárias de automóveis.
Abaixo das expectativas no início do ano, quando as projeções de montadoras e revendedores eram de crescimento entre 4,6% e 8,5%, o desempenho mostra que o setor segue em mais de 600 mil veículos distante do nível de antes da pandemia. Em 2019, as vendas de veículos no Brasil somaram 2,79 milhões de unidades.
A escassez de componentes eletrônicos no mundo, levando a paradas de produção e, consequentemente, limitação de oferta nas concessionárias, principalmente no primeiro semestre, impediu resultado melhor no ano.
Mas com a melhora no abastecimento de peças nos últimos meses, as montadoras conseguiram produzir com menos interrupções, permitindo ao mercado exibir na última foto de 2022 o maior número de veículos vendidos em um mês desde dezembro de 2020 (244 mil). Foram comercializadas 216,9 mil unidades no mês passado, alta de 4,8% na comparação com igual período de 2021 e de 6,3% frente a novembro.
A coleta de dados para o Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2022 ainda não acabou. Um dos principais motivos é a quantidade de pessoas que não quiseram contribuir com a pesquisa. De acordo com o instituto, quase 2 milhões de brasileiros se recusaram a responder ao questionário.
Quem se nega a prestar as informações aos recenseadores do IBGE pode receber uma multa. A coleta de dados começou em agosto de 2022 e deveria ter terminado em outubro do mesmo ano, mas foi adiada para dezembro. Agora, a expectativa do IBGE é de que o Censo seja encerrado somente no fim de janeiro.
De acordo com dados do IBGE, a média de rejeição à pesquisa nos Estados brasileiros é de 2,82%. São Paulo tem a maior taxa de rejeição: 5,42% da população se negou a responder. Em seguida, estão Mato Grosso (3,52%), Rio de Janeiro (3,50%), Roraima (3,06%) e Espírito Santo (3,04%).
O IBGE realiza ao menos três tentativas de contato com as pessoas selecionadas para responder à pesquisa, que dura cerca de três minutos.
O instituto disponibiliza o Disque-Censo 137 para que os moradores de
domicílios onde ninguém respondeu ao Censo 2022 possam agendar uma entrevista. O serviço funciona das 8h às 21h30min.
O Censo Demográfico, que acontece a cada dez anos, possibilita análises socioeconômicas do País e contribui para a formação de políticas públicas. De acordo com o IBGE, o levantamento “constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos, tendo como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do território nacional”.
O IBGE divulgou, no fim do mês passado, a prévia da população dos
municípios brasileiros. De acordo com os resultados parciais, coletados até o dia 25 de dezembro, o Brasil chegou a 207.750.291 habitantes em 2022.
Responder ao IBGE é um dever legal de todos os brasileiros. Aqueles que se recusarem poderão ser multados. De acordo com a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, quem se negar a prestar as informações solicitadas “ficará sujeito à multa de até 10 (dez) vezes o salário mínimo vigente no País”.
Ou seja, considerando que o salário mínimo neste ano é de R$ 1.320, a multa pode chegar a R$ 13,2 mil. A lei ainda garante que os dados coletados pelo instituto junto à população são sigilosos.
O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta quinta-feira (05), o Portal de Indicadores Municipais, que concentra indicadores socioeconômicos dos 497 municípios gaúchos.
Os contribuintes brasileiros pagaram, no ano passado, R$ 2,89 trilhões em impostos aos governos federal, estaduais e municipais, de acordo com o Impostômetro, instalado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo) no Centro da capital paulista.
Esse montante engloba taxas, contribuições, multas, juros e correção monetária. Em 2021, o Impostômetro registrou aproximadamente R$ 2,6 trilhões em tributos. O aumento entre um ano e outro foi de 11,5%.
De acordo com o economista do Instituto Gastão Vidigal da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa, o avanço em 2022 se deu pela maior arrecadação de tributos federais, apesar das desonerações promovidas pelo governo, como foi o caso dos combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.
“Adicionalmente, ainda, tivemos inflação em níveis elevados, o que encarece produtos e serviços”, disse o economista, que defende a realização de reformas estruturais para reduzir o peso dos impostos.
“A nossa carga tributária continua sendo elevada para os padrões de um país emergente. A reforma administrativa e a contenção dos gastos públicos são alguns dos caminhos para diminuir o peso dos impostos”, declarou Gamboa.
Ao todo, o portal contempla 53 indicadores, separados em seis áreas, com os temas Idese (Índice de Desenvolvimento Socioeconômico), Economia, Educação, Saneamento, Saúde e Segurança.
A elaboração do portal foi coordenada pel Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio
do Departamento de Economia e Estatística, com apoio da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Os indicadores selecionados cobrem o período de 2010 a 2021 e serão atualizados anualmente.
Para 2023, a expectativa é de incorporação de novos dados a partir das informações do Censo 2022, que serão divulgadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A poupança amargou perdas de recursos em dez dos 12 meses de 2022 e encerrou o ano com saques R$ 103,237 bilhões maiores que os depósitos, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira (5) pelo BC (Banco Central).
O segundo ano consecutivo de saldo negativo da caderneta corresponde à pior captação negativa da série histórica da aplicação, iniciada em 1995. Até então, o ano de 2015 respondia pela maior perda da poupança, de R$ 53,6 bilhões.
Ao longo de 2022, o déficit da aplicação queridinha dos brasileiros é fruto de R$ 3,632 trilhões depositados e R$ 3,755 trilhões retirados da poupança. Com os saques maiores
do que as aplicações, a caderneta terminou o ano com saldo de R$ 998,9 bilhões, o menor desde 2019 (R$ 845,5 bilhões).
O saldo negativo no acumulado do ano passado é também quase três vezes (190,8%) maior que o apurado em 2021, quando a aplicação perdeu R$ 35,5 bilhões e teve o primeiro resultado negativo em cinco anos, fruto da aplicação de R$ 3,409 trilhões e
do saque de R$ 3,445 trilhões.
Em dezembro, a caderneta fechou o mês no azul pela primeira vez desde maio (+R$ 3,5 bilhões), o que correspondeu à segunda captação positiva da caderneta ao longo de 2022.
A perda de recursos da poupança pode ser justificada pelo baixo retorno da aplicação frente a outros investimentos que oferecem segurança semelhante. Com a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, a rentabilidade da caderneta equivale a 0,5% ao mês mais o pagamento da taxa referencial, o equivalente a um retorno médio de 6,34% ao ano.
O governo federal vai criar um programa para atender as pessoas endividadas, entre elas as que contraíram empréstimo consignado oferecido pelo Auxílio Brasil em 2022, modalidade implantada para permitir a inclusão de pessoas inadimplentes de volta à economia.
O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A iniciativa, batizada de Desenrola Brasil, ainda está em fase de elaboração.
De acordo com o ministério, a estimativa é de que sejam atendidas 80 milhões de pessoas inadimplentes, sendo cerca de 3,5 milhões de pessoas endividadas com o consignado e que recebem o Auxílio Brasil. As dívidas somam R$ 9,5 bilhões.
Segundo o ministro, o novo programa será desenvolvido em parceria com outros ministérios.
“É grave o problema dos endividados do Auxílio Brasil ou do Bolsa Família, o chamado consignado. Primeiro, já do ponto de vista da própria legalidade. O programa foi usado, no período de eleição, com objetivos claramente eleitorais. O presidente Lula já demonstrou sensibilidade com o tema desde a campanha”, disse Wellington Dias.
O período de confirmação das matrículas nas escolas estaduais gaúchas para o ano letivo de 2023 prossegue até a sexta-feira da semana que vem, dia 13 de janeiro. Realizado diretamente na instituição de ensino para a qual o aluno foi designado, o procedimento exige que mãe, pai ou adulto legalmente responsável apresente a documentação necessária para se garantir a vaga.
– Certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade.
– Comprovante de residência do responsável e RG do responsável.
– Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.
Também prossegue até o dia 13 o período de transferências na rede estadual. Para isso, os alunos dos ensinos fundamental e médio, bem como da Edu-
cação de Jovens e Adultos (EJA, antigo ensino supletivo) devem acessar o site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) – educacao.rs.gov.br.
A prioridade se dá por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada ao critério da menor idade, exceto se o aluno tem irmãos que frequentam a mesma escola pretendida.
No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. Já os estudantes dos cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.
“Os servidores da Seduc permanecem à disposição para solucionar cada um dos casos de forma conjunta com as famílias”, garante o governo gaúcho. “Nenhum estudante ficará sem a vaga na rede estadual de ensino.”
O eleitor que não compareceu às urnas no dia 30 de outubro, data do segundo turno das eleições gerais, tem até a próxima segunda-feira (9) para justificar a ausência e assim não ficar em situação irregular junto à Justiça Eleitoral.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou a data de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023: 5 e 12 de novembro. Os vestibulandos deverão realizar a inscrição entre 8 e 19 de maio para o Enem Regular. O resultado deve ser divulgado em 16 de janeiro de 2024.
O Inep também anunciou que as prova do Enem 2023 - Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) e a reaplicação do Enem Regular de 2023 serão realizadas nos dias 12 e 13 de dezembro. O prazo de inscrição é de 9 de outubro a 27 de outubro e o resultado também deve ser disponibilizado em 16 de janeiro de 2024.
Já o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será aplicado no dia 7 de agosto. As inscrições ocorrem de 22 de maio a 02 de junho de 2023.
Quem não vota e não justifica fica sem poder emitir o certificado de quitação eleitoral e pode ficar impedido de emitir documentos de identidade ou passaporte, entre outras limitações. Isso ocorre porque o voto é obrigatório no Brasil, para quem tem entre 18 e 70 anos de idade.
Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio do pagamento de multas, por exemplo.
Cada turno de votação é contabilizado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. No caso do primeiro turno das eleições do ano passado, quem não votou teve até 1º de dezembro para justificar a ausência.
Existem três formas de justificar a
ausência às urnas: pelo aplicativo e-Titulo; pelo Sistema Justifica, nos portais da Justiça Eleitoral; ou preenchendo o formulário de justificativa eleitoral.
Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual a pessoa não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, a obrigação é de justificar a ausência em cada um.
Além de preencher dados e dar o motivo para ter faltado à votação, é aconselhável anexar documentos que comprovem a justificativa, que em todo caso deve ser analisada por um juiz eleitoral, que pode aceitá-la ou não.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (05), a Operação Eleven para combater o tráfico de drogas e homicídios em Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Duzentos e vinte e cinco policiais cumpriram 97 ordens judiciais, sendo 39 de prisão e 58 de busca e apreensão, em Alvorada, Viamão e Canela, na Serra Gaúcha. Pelo menos 15 criminosos foram presos, entre eles um policial militar de Alvorada suspeito de receber dinheiro de um integrante da facção criminosa que controla 90% do tráfico de drogas no município.
Um veículo de luxo e duas armas foram apreendidos. A investigação iniciou com uma prisão realizada em abril de 2022, em Alvorada. Na ocasião, foi capturado o responsável pela logística de fracionamento, armazenamento e distribuição de drogas na cidade.
A partir dessa prisão, a Polícia Civil identificou outros criminosos pertencentes à facção nascida na Capital. “Foi concretamente identificada a relação dos criminosos com crimes contra a vida que permeavam as operações. As lideranças identificadas encontram-se recolhidas ao sistema prisional e, mesmo presas, ordenam homicídios de adversários, de devedores e até mesmo de aliados que, por algum motivo, descontentaram as lideranças”, informou a corporação.
Foram presos dois policiais militares que, durante uma abordagem, colocaram uma sacola plástica na cabeça de uma mulher, na cidade de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.
A Corregedoria-Geral da Brigada Militar informou que a dupla foi presa preventivamente na quarta-feira (4). Eles são investigados pelos crimes de tortura e abuso de autoridade.
O vídeo da abordagem repercutiu e foi denunciado pelas redes sociais. Nas imagens, é possível ver uma mulher em pé, algemada, virada para uma parede, quando um policial, por trás, coloca uma sacola em sua cabeça para sufocá-la.
“A prisão foi realizada em decorrência das investigações do Inquérito Policial Militar, conduzido pela Corregedoria-Geral, identificando-se, preliminarmente, a prática, em tese, dos crimes de abuso de autoridade e tortura”, informou a Corregedoria em nota.
Brigadianos que colocaram sacola na cabeça de mulher em abordagem são presos
Presos 15 integrantes de facção criminosa que controla o tráfico de drogas em Alvorada
Em toda e qualquer novela, os autores têm definidos aqueles que, no final de tudo, serão “felizes para sempre”, mas não sem antes superar as muitas pedras de tropeço pelo caminho. Assim como é um truque antigo, mas também usual, juntar o mocinho e a mocinha logo de cara e separá-los em seguida. Quando bem executado, funciona maravilhosamente. É bem por aí que entra a figura do espectador-torcedor, aquele que, com a evolução dos acontecimentos, vai se envolvendo e, sem querer querendo, acaba participando indiretamente de tudo, inclusive no referendo do quem merece se dar bem e dos que devem ser punidos no final. Se há o aceite do público em participar, nunca dá no bico. E sabe quem tem feito essa jogada com maestria atualmente? De seduzir e atrair a atenção do telespectador? João Emanuel Carneiro, autor de “Todas as Flores”, produção do Globoplay. A trama de Maíra (Sophie Charlotte) e Rafael (Humberto Carrão), na primeira fase, conquistou uma enorme torcida e é, sem dúvida, um dos grandes motivos do
sucesso desta novela. Mas isso não seria possível sem o ótimo trabalho de Letícia Colin, intérprete da cruel Vanessa. O que também deixa um gancho dos mais interessantes para a segunda temporada, a partir de abril.
Depois do sucesso como Filó na primeira fase de “Pantanal”, Letícia Salles aceitou o desafio de voltar ao ar como vilã na próxima novela das sete, “Vai na Fé”. Érika é a personagem, ex-dançarina, backing vocal e affair de Lui (José Loreto), que migra para o mundo das notícias de fofocas on-line após ser demitida por Wilma (Renata Sorrah). É descrita como linda, sexy e má.
Bruna Marquezine se tornou uma das principais divulgadoras do filme “Besouro Azul”, que marca sua entrada em Hollywood. A produção, estrelada por Xolo Maridueña, chega aos cinemas em agosto.
A proximidade de mais um “BBB” na Globo tem levado seus ex-participantes a situações inusitadas. Tem gente divulgando até o “tanquinho”.
O ator Fifo Benicasa, presente nas temporadas anteriores, dá sequência ao seu trabalho na série “Reis”. Faz o Eliã, pai de Bateseba (Paloma Bernardi). Benicasa possui diversas peças de teatro, curtas, longas-metragens e comerciais no currículo. Também atuou em “Jesus” e “Gênesis”.
• Ana Paula Araújo completa, neste 2023, 10 anos na bancada do “Bom Dia Brasil”.
• O “Gol Show” funcionou e será mantido no “Programa do Ratinho”.
• Bárbara Borges e Iran Malfitano. Existe também a torcida para que eles façam novos trabalhos na dramaturgia da Record.
A edição do “Big Brother Brasil”, no ano passado, rendeu mais de cem mil inscrições – um recorde do programa. Os números deste 2023 ainda não foram divulgados pela Globo.
• Gusttavo Lima foi o mais tocado nas rádios em 2022, de acordo com o Crowley.
• “Estou fechando um ciclo do qual eu tenho muita gratidão e orgulho @recordtvoficial”... Declaração de Iano Salomão, após concluir jornada em “Reis”.
O ano nem começou direito, mas já mostrou ser movimentado para Tânia Alves. Além de atuar em “Olhar Indiscreto”, série da Netflix, a atriz tem dois longas para estrear nesta temporada. Então é isso. Mas segunda tem mais. Tchau!
Durante as reuniões com o presidente do Pró-Sinos, prefeito Volmir Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (4/1), os prefeitos de Cachoeirinha, Cristian Wasem, e de Canoas, Nedy de Vargas Marques, sinalizaram que os municípios deverão aderir à parceria entre o Consórcio e a Caixa Econômica Federal para a estruturação do projeto para concessão do gerenciamento de resíduos sólidos. Os encontros em cada cidade fizeram parte da série de agendas que o novo presidente do Pró-Sinos iniciou nesta semana, na primeira semana da gestão para o biênio 2023/24.
Preocupado com o risco iminente de desabastecimento de água em Gravataí – que afetaria, inicialmente, 40 mil economias, ou seja, em torno de 150 mil pessoas –, o prefeito Luiz Zaffalon comunicou na manhã desta quinta-feira (5/1), o diretor de operações e a superintendente de relações institucionais da Corsan, Milton Cordeiro e Samanta Takimi, respectivamente, para a necessidade de ações urgentes. Segundo monitoramento junto à Estação de Tratamento de Água (ETA), o nível do Rio Gravataí é de 0,30 centímetros. Segundo Boletim de Estiagem da Bacia Hidrográfica do Rio Gravataí, informado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema/RS), com o nível abaixo de 0,50 centímetros, a condição é “crítica”.
A foto do gerente da
Corsan em Gravataí, Ramos Volnei Modinger, com água pela cintura, próximo da Rua Porto Alegre, no Bairro Mato Alto, mostra a gravidade do quadro. “Se persistir a seca, teremos de utilizar alternativas de compra de água como plano de contingência, que é a aquisição de água de alguns açudes particulares, que não devem se manter por muito tempo”, reforça Ramos. “Diariamente, estamos monitorando a situação do rio, e agora chegamos a esse nível de 0,30 centímetros; não podemos esperar o caos para que as providências sejam tomadas, queremos uma ação imediata e concreta por parte da Corsan”, reitera o prefeito Zaffalon. Em 15 de dezembro passado, o prefeito recebeu o superintendente e o gerente local da companhia, mas as medidas ainda não foram encaminhadas.
Com isso, o número de municípios inseridos na parceria firmada em agosto do ano passado deve saltar de 14 para 16, passando a impactar quase o dobro da população — de cerca de 580 mil para aproximadamente 1 milhão de pessoas que residem nestas localidades. “A adesão desses municípios fortalece ainda mais o trabalho que já vem sendo estruturado e que deve ser concluído em, no máximo, dois anos. Esse processo trará importantes avanços na área de resíduos sólidos para os municípios da Bacia do Rio dos Sinos, pois fará com que eles
atendam exigências do novo marco legal do saneamento, com redução de custos”, avalia o presidente do Consórcio.
As reuniões do grupo de trabalho responsável pelo andamento do processo de estruturação da concessão do gerenciamento de resíduos sólidos iniciaram em dezembro. A iniciativa trará aos municípios benefícios como a modernização e o incremento na qualidade dos serviços, a destinação adequada dos resíduos, a possibilidade de geração de receitas acessórias para cooperativas de catadores, a redução dos custos por meio do uso de novas tecnologias e impactos ambientais positivos.
Segundo o prefeito, existem alternativas a serem providenciadas imediatamente, como a abertura da barragem do Incra, do lado de Viamão. “Obra que levaria uns cinco dias para execução de vazão controlada”, conforme o prefeito. Outra saída seria a compra de água de um açude no bairro Cavalhada (com a concordância já dada pelo proprietário) e adução até a captação na ETA de Gravataí. “Esta água nos atenderia por um período de 15 dias, conforme avaliação feita no manancial, e a obra da adutora leva dez dias.”
Além de Cachoeirinha e Canoas, que deverão ingressar na parceria, já estão participando do processo outros 14 municípios: Araricá, Campo Bom, Capela de Santana, Esteio, Glorinha, Igrejinha, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Parobé, Portão, Riozinho, Rolante, São Francisco de Paula e Sapucaia do Sul.
Além do presidente, participaram das agendas pelo Pró-Sinos o diretor-geral, Luciano Machado, e o diretor-
As sugestões feitas pelo prefeito contemplam ainda mais duas ações, mas com a necessidade de elaboração de projeto e licenciamento: construção das 12 microbarragens ao longo do rio, para perenizar os banhados e lagoas – segundo a Corsan, estão sendo
encaminhados o EIA/ RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) e licenciamento da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), de responsabilidade do governo do Estado; construção de adutora de água bruta, estendendo a que já chega à adução de Alvorada e Viamão (na altura do antigo pedágio da Freeway), que traz água bruta do Arroio das Garças, em Canoas.
Na manhã desta sexta-feira (6/1), mais uma vez, o prefeito estará reunido com a direção da Corsan, em seu gabinete, para ouvir quais são as ações que estão sendo encaminhadas para evitar o pior, que é o desabastecimento. “Enquanto isso, pedimos à população que tenha consciência e utilize a água de forma racional, pensando no todo, naquelas que logo
-técnico, Hener de Souza Nunes Júnior. Em Cachoeirinha, além do prefeito Cristian Wasem, estiveram no encontro o vice-prefeito João Paulo Martins e a secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sueme Pompeo de Mattos.
ali estarão sem fornecimento; enquanto isso, determinei que a Guarda Municipal, por meio do Grupamento Ambiental,
Criado em agosto de 2007, o Pró-Si-
A Prefeitura de Gravataí, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL), promove nesta sexta-feira (6/1) mais uma edição do Terno de Reis. O evento, que contará com a participação da Família Fraga, será realizado na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos, logo após a missa das 19h.
Ao final da apresentação, ocorrerá uma recepção na Casa dos Açores. O evento não era realizado em Gravataí desde 2019.
Na edição de 2021, as comemorações de Terno de Reis ocorreram no Gravataí Shopping Center, com a apresentação de dois tradicionais ternos da cidade: Estrela Guia I, do Mestre Carreteiro, e Família Moura, do Mestre Eugênio.
O Terno de Reis é uma tradição adaptada das festas populares lúdicas lusitanas que canta a notícia do nascimento de Jesus. São grupos de cantores populares que, durante o ciclo natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro, percorrem as casas de amigos e parentes, reproduzindo em versos improvisados a viagem dos três reis magos a Belém para homenagearem o menino Jesus.
Conforme a tradição popular, os três reis foram guiados por uma estrela que lhes indicara o caminho da estrebaria, onde o menino repousava com o casal José e Maria. Presentearam o recém-nascido com incenso, ouro e mirra. É bastante remota a origem dos Ternos de Reis, mas sabe-se que ainda
hoje a tradição se mantém nos países ibéricos.
O número de participantes pode variar de município para município, ou de região para região. No entanto, a formação básica é sempre a mesma: mestre e contramestre, ajudante de mestre e ajudante de contramestre, mais o tipe, que faz a voz aguda, entrando ao final dos versos. Pode ser uma criança ou uma mulher.
Os instrumentos utilizados inicialmente eram: violino, viola e cavaquinho. Com o passar dos anos foram acrescentados o violão e a gaita. A linha melódica é bastante simples. Geralmente em duas vozes, mestre e contramestre, sendo as quadrinhas improvisadas
repetidas pelos outros participantes.
A temática é sempre ligada a histórias bíblicas, improvisadas pelo mestre, uma pessoa com grandes conhecimentos religiosos. A apresentação do grupo segue um ritual costumeiro, obedecendo basicamente a quatro fases principais: a chegada, quando o terno canta do lado de fora da residência, pedindo para que o proprietário abra a porta e acenda as luzes; ao final da apresentação, é servida uma refeição aos cantores, que executam músicas sertanejas e antigas; na despedida, alguns versos são cantados como arremate, agradecendo pela acolhida e prometendo voltar no próximo ano.
Redação/Diagramação: Filipe Foschiera e Jacson Dantas
Filiado:
intensifique as ações de fiscalização e orientação dos moradores”, alertou Zaffalon. “A situação é desesperadora!"
nos é resultado da mobilização dos municípios banhados pelo Rio dos Sinos, após um dos mais graves desastres ambientais da história do Rio Grande do Sul, ocorrido em 2006, que ocasionou a mortandade de 90 toneladas de peixes. Desde então, há 15 anos, o Pró-Sinos trabalha pela recuperação do rio e como interlocutor dos municípios para o avanço na área do saneamento básico na região.
Encerram-se nesta sexta-feira (6/1), as inscrições para o vôlei de praia do Campeonato Mais Verão, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Lazer (SMCEL). Para se inscrever, os interessados deverão acessar o link https://linktr.ee/esporteSMCEL.
A disputa de vôlei de praia masculino, que contará com as categorias mirim, infantil e juvenil, ocorrerá na próxima quarta-feira (11/1), a partir das 9h, no Radar Esportes, que é parceiro do município na atividade e fica na Avenida Centenário, 130.
Essa é a segunda edição do Campeonato Mais Verão e contará, também, com a categoria vôlei de praia feminino, disputa que deve ocorrer no próximo dia 10. Ainda na areia, será disputada a modalidade de câmbio beach, este está marcado para a próxima quinta-feira (12/1), no mesmo local do vôlei de praia. As inscrições para o câmbio beach, para pessoas acima de 50 anos, encerram-se na terça-feira (10/1).
Diário
Publicação da empresa Jornal Diário
Oficial dos Municípios Ltda ME CNPJ nº 08.070.493/0001-48
Registro nº 39987 do livro A-4
Fundação: 15 de janeiro de 2013 Tiragem: 8 mil exemplares Impresso e Digital
Evento volta a ser realizado após três anos.
Demanda há décadas solicitada por aqueles que frequentemente ajudam a salvar vidas, de Gravataí e região, o prefeito Luiz Zaffalon está em tratativas com a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para a instalação de um posto de coleta de sangue no Hospital Dom João Becker (HDJB). A exemplo de outros serviços já em andamento, como a Nova Emergência SUS, a expectativa é de que a criação do serviço ocorra ainda neste ano.
“Hoje, para doar sangue, as pessoas precisam ir a Porto Alegre. Esta é uma decisão que certamente trará facilidades aos doadores e aumentará a oferta de sangue, produto vital na salvação de vidas e recuperação dos pacientes necessitados”, destaca o prefeito
Zaffalon. Facilidade celebrada pela doadora assídua Marisa Neves. "Com o posto aqui, nós não precisaremos mais ir até Porto Alegre. Muitas vezes juntamos uma turma para facilitar a ida. Com certeza vai aumentar o número de doadores em Gravataí. Que notícia boa, são muitas pessoas precisando", disse Marisa.
Por conta disso, a prefeitura não deve medir esforços necessários para que o projeto saia do papel. No último mês, o vice-prefeito Dr. Levi Melo esteve reunido com a superintendência do HDJB a fim de detalhar os pormenores para que seja possível viabilizar a criação do posto de coleta de sangue.
Para atingir o equilíbrio e poder atender à demanda local, o Dom
João Becker necessita de, pelo menos, 250 bolsas de sangue por mês. No entanto, devido à falta do posto no município, esse número não é alcançado. Atualmente, o hospital disponibiliza, em parceria com a empresa Sogil, transporte gratuito para as pessoas que desejam realizar esse gesto de solidariedade. Sempre na última quarta-feira do mês, um ônibus sai do hospital, às 7h50min, em direção à Santa Casa de Porto Alegre, onde é feita a coleta.
Para a implementação do posto de coleta, algumas adequações são necessárias, como a criação de salas de triagem, coleta e lanche, além da aquisição de poltronas. Também é imprescindível a compra de homogeneizadores, seladora e centrífuga,
entre outros equipamentos específicos para a atividade. “Estamos em um município em franco crescimento populacional, portanto, com cada vez mais pessoas precisando
de sangue. Esse serviço representa mais um importante movimento pela saúde dos gravataienses”, comenta o superintendente do HDJB, Antonio Weston.
Critérios para doação de sangue:
-Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
-Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
-Apresentar documento de identificação com foto;
-Pesar no mínimo 50 kg; -Não estar em jejum; -Evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem à doação de sangue;
-Caso seja após o almoço, aguardar duas horas; -Não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à coleta.
Anúncio
Em live no Facebook na manhã desta terça-feira (3/1), o prefeito Luiz Zaffalon anunciou o novo local para a emissão de Carteiras de Identidade na cidade. A partir de agora, os documentos passam a ser confeccionados na nova Central de Polícia, que já está funcionando a todo vapor, na Avenida Jorge Amado, 761. “Resolvemos uma demanda antiga. Trouxemos novamente para Gravataí a emissão da Carteira de Identidade e hoje são mais de 5 mil pessoas de-
vidamente identificadas”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Por meio de uma parceria da prefeitura com o Instituto-Geral de Perícias, Gravataí voltou a emitir o documento em julho do ano passado. A cooperação deu-se a fim de viabilizar a oferta do serviço antes da instalação da Central de Polícia. Neste período, além da sala e dos equipamentos, a prefeitura disponibilizou, também, dois servidores públicos e dois estagiários para trabalhar
A Agência de Trabalho, Emprego e Renda, da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, atendeu milhares de pessoas em 2022 que procuraram emprego ou seguro-desemprego, confecção de documentos, entre outros serviços. Através da parceria com o Instituto Geral de Perícias (IGP-RS), a agência possibilitou a confecção de 13.638 carteiras de identidade, ou seja, mais de mil carteiras por mês. Além disso, por meio da parceria com o Sine/FGTAS, foram 12.526
no Posto de Identificação.
De acordo com o IGP, a forma de atendimento
segue com o agendamento prévio, por meio do site (bit.ly/3Z3i2Ee). A rela-
Atendimentos para vagas de trabalho; 3.120 atendimentos para encaminhar o Seguro-Desemprego; 180 atendimentos para fazer a Carteira do Artesão; e 56 mil atendimentos para informações na triagem.
O serviço de emissão de carteira de identidade em Cachoeirinha funciona de segunda a sexta-feira, das 8H às 15h45min, e confecciona 70 carteiras por dia. O telefone para informações é (51) 3471-5213 e o agendamento pode ser feito pelo link https://igp. rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade.
ção dos documentos necessários para a emissão da Carteira de Identidade
está disponível no site do IGP. Para mais informações, a Prefeitura de Gravataí disponibilizou um canal de atendimento, direto, por meio do e-mail carteiradeidentidade@ gravatai.rs.gov.br.
Também estiveram presentes ao anúncio, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, a inspetora de polícia Tatiana Giulian, os secretários municipais Mauro Bossle e Flávio Lopes e os servidores do Posto de Identificação, Wagnner dos Passos e Marines da Rosa.
DO SERVIÇO OCORRA AINDA NESTE ANO; HOJE, DOADORES NECESSITAM RECORRER A OUTRAS CIDADES.
do novo espaço que fica na Avenida Jorge Amado, 761, foi feito pelo prefeito Luiz Zaffalon.Divulgação Giuliano Pacheco/PMG