Folha da Mulher São José dos Pinhais - 93ª ed. - Novembro 2019

Page 23

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

SAÚDE

Saúde Renal Médica graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira Médica Nefrologista, Responsável (AMIB), fellow em Nefrologia na Mayo Clinic, Rochester (USA). Dra. Técnica da Clínica de Doenças Renais de São José dos Pinhais. CRM/PR 18342. Maria Laura Icart Neme é Médica Chefe e Responsável Técnica da Clínica de Doenças Renais de São José dos Pinhais.

Dra. Maria Laura I. Neme

Próstata e doença renal Previna-se! Drible o preconceito e cuide da sua saúde

Divulgação.

A

próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior do canal por onde passa a urina, que vem do rim. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. Quando a próstata aumenta de tamanho, existe o risco de fechar o canal por ponde passa a urina e assim pode causar lesão renal, inclusive pode levar a insuficiência renal. As causas de aumento de tamanho podem ser benignas, como HIPERPLASIA BENIGNA PROSTÁTICA, ou inflamação que denominamos PROSTATITE; ou por CANCER DE PRÓSTATA. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois

do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As estimativas apontam 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2018. Além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no país, com mais de 14 mil óbitos. O câncer de próstata, pode crescer de forma lenta ou pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade., principalmente após os 55 anos • Histórico de câncer na família: homens com familiares que tive-

23

ram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco. • Sobrepeso e obesidade. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: • Ter uma alimentação saudável; • Manter o peso corporal adequado; • Praticar atividade física; • Não fumar; • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, ou pelo ultrassom transretal que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. O tratamento é específico e depende do grau e estágio da doença, porém é uma doença tratável e muitas vezes curável se diagnosticada na fase inicial. O melhor tratamento ainda é a prevenção. Previna a doença renal, previna o câncer de próstata!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.