Page 1

Folha da Mulher São José dos Pinhais

O espaço feito para você.

SAÚDE | MODA | BELEZA | ESTÉTICA | ATIVIDADE FÍSICA | BEM-ESTAR | CASA | FAMÍLIA | EDUCAÇÃO | CULINÁRIA | ARTE E CULTURA | TURISMO /folhadamulher

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Ano 8 – Edição 93 – São José dos Pinhais – Novembro 2019 Fotografia e produção

PEGUE UM EXEMPLAR. É SEU!

Deixe a vida + doce Que tal deixar de lado a amargura do mundo? página 3


Folha da Mulher

2

CAPA DO MÊS Quem não gosta de um docinho? Um chocolate, uma torta ou um pedaço de bolo são capazes de fazer um milagre naqueles dias de TPM ou quando tudo parece dar errado. O simples fato de saborear uma sobremesa, apreciar um doce, um chocolate, junto com a família ou os amigos, pode deixar a vida mais doce. “Acredito em um mundo melhor e pretendo adoçar e fazer parte dos momentos mais importantes das pessoas, levando o afeto e amor por meio dos doces”, afirma a confeiteira Thisciane Camargo Santa Helena. Após trabalhar 10 anos com recursos humanos, Thisciane foi para a cozinha e descobriu uma nova paixão. Conheça a história dessa empreendedora que deixa a vida de todos mais doce. Leia a matéria completa na página 03. Fotos: Leilane Minetto - Olhar Fotografias (3058-3332 / 99121-8182) Produção (make e cabelo): Studio 1901 (98832.2995 - R. Barão do Cerro Azul, 494) Agradecimento Especial: Fernanda Ferraz - Vintage Eventos (3382-0916 / 99198-5457)

EXPEDIENTE

O Jornal Folha da Mulher São José dos Pinhais é uma publicação de JOHNI PABLO DA SILVA – ME, CNPJ 19.766.551/0001-99. Diretor Geral: Johni Pablo Jornalista Responsável: Caroline Bosi Beatriz - DRT 6357 Jornalismo, matérias e releases:

redacaosjp@folhadamulher.com.br Fale com a Folha da Mulher: contato@folhadamulher.com.br Web e Facebook: www.folhadamulher.com.br www.facebook.com/folhadamulher Periodicidade: Mensal Distribuição: Gratuita e dirigida

ANUNCIE NA FOLHA DA MULHER

Os ar�gos e matérias assinadas con�das nessa edição são de responsabilidade de seus autores e não representam necessariamente a opinião da Direção do jornal Folha da Mulher.

Solicite e agende uma visita através do nosso email: comercialsjp@folhadamulher.com.br ou ligue para 41 99208.6879 (whatsapp)

PARCEIROS 41 3382.6015

São José dos Pinhais

São José dos Pinhais

3384-3314

41 3383.8003

São José dos Pinhais | Novembro 2019


Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

3

CAPA Caroline Bosi Beatriz

Jornalista DRT 6357

carolbosi@gmail.com

Deixe a sua vida mais doce

Deixe a amargura do mundo de lado e traga doçura ao seu dia, à sua vida e à sua alma Crédito foto: Olhar Fotografias

quando percebi que em São José dos Pinhais não havia ainda um espaço delicado, aconchegante, descontraído e com tudo muito colorido e decorado. Por este motivo, elaborei uma confeitaria criativa, moderna e inovadora, em um amplo espaço, inclusive com áreas temáticas para o público tirar fotos. Serviremos bolos inteiros, porções individuais, tortas, doces tradicionais, gourmet e mini sobremesas na vitrine diariamente, além de um cardápio elaborado com sobremesas geladas, vários tipos de cafés e salgados rápidos”, destaca a confeiteira, reforçando que continuará com as encomendas para festas.

Q

uais são suas melhores memórias afetivas? Com certeza, a maioria delas envolve algo relacionado a comida: um almoço especial com a família, aquele doce diferente em uma viagem bacana, uma festa de aniversário, casamento, e por aí vai. Pode ser a cozinha da própria casa, da avó, de tios distantes. São memórias que nos fazem voltar no tempo e reviver épocas boas. Quais lembranças afetivas você tem dos últimos anos e quais serão as dos seus filhos? Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, sem contato visual e cheia de polêmicas, principalmente no campo político, no qual as pessoas têm perdido o encanto pelas coisas por falta de tempo, é preciso parar um pouco para construir novas memórias. O simples fato de saborear uma sobremesa, apreciar um doce, um chocolate, junto com a família ou os amigos, pode deixar a vida mais doce. “Acredito em um mundo melhor e pretendo adoçar e fazer parte dos momentos mais importantes das pessoas, levando o afeto e amor por meio dos doces”, afirma a confeiteira Thisciane Camargo Santa Helena. Quem vê o sucesso e a dedicação da Thisciane com os doces não imagina que a confeitaria entrou em sua vida por acaso. Após trabalhar 10 anos com recursos hu-

manos e enfrentar uma depressão, ela decidiu mudar e se reinventar. “Há cinco anos fui para a cozinha. Descobri meu verdadeiro propósito de vida! Foi amor à primeira vista. Já era apaixonada por doces, mas nunca havia pensando em produzir e estudar essa ciência tão exata e encantadora que é a confeitaria”, diz, relembrando sua infância, quando ajudava a colocar a embalagem nos bombons de morango que sua mãe vendia. Os negócios foram aumentando aos poucos, seja por forma orgânica ou indicação. “Fiquei três anos trabalhando em meu apartamento, atendendo por encomenda, desde pedidos pequenos a eventos maiores como casamentos (que é nosso carro-chefe até hoje). Depois disso, consegui ter um espaço somente para o atelier”, afirma Thisciane. Ela destaca as transformações que a confeitaria passou nos últimos anos. “Na minha geração, os bolos de aniversários eram muito gostosos, mas não tinham a decoração que vemos hoje, a maioria eram feitos com confeitos chumbinho prateados. Hoje, os consumidores sabem o que querem e estão mais exigentes e é por isso que precisamos estar sempre atentos às inovações e que o mercado nos impõe.” Diante deste cenário, Thisciane inaugurará, no dia 5 de dezembro, sua primeira Confeitaria e Café ao público. “Eu vi uma oportunidade

Chocolate, uma paixão mundial Que mulher não gosta de um chocolatinho? Se consumido com moderação, ele traz benefícios para a saúde e até ajuda a controlar a TPM. Se for chocolate branco ou ao leite, o recomendado pelos especialistas é que sejam consumidos no máximo 25 gramas por dia (equivalente a três quadradinhos de uma barra comum. No caso do chocolate amargo (aquele com pelo menos 70% de cacau), o limite é de 30 gramas por dia. Com quantidades significativas do aminoácido triptofano, responsável por elevar os níveis de serotonina, dopamina e feniletilamina – os neurotransmissores da felicidade, do prazer e da paixão –, o chocolate tem o poder de auxiliar na melhora do humor e na diminuição da ansiedade e do estresse, o que beneficia a saúde mental. Mudança de carreira Thisciane faz parte de uma geração de mulheres que estão largando suas carreiras para se dedicarem ao que gostam e se redescobrindo em novas profissões. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), 20% das mulheres empreendedoras brasileiras dão preferência a atividades ligadas ao segmento de alimentação. “Nunca pensei em empreender. Sou movida a desafios e decidi passar por cima do medo, arriscar tudo o que tinha e o que não tinha para empreender e lutar por um sonho. O empreendedorismo foi algo natural, me vi estudando e aprendendo dia após dia para idealizar e coordenar projetos e os negócios”, diz, destacando que seus planos para o futuro são cursar pâtisserie fora do país para poder agregar mais na confeitaria brasileira.


Folha da Mulher

4

São José dos Pinhais | Novembro 2019

EDUCAÇÃO INFORME PUBLICITÁRIO

Escola Evolutiva comemora 19 anos Motivos para comemorar não faltam! Crédito das fotos: Divulgação

A

Escola Evolutiva celebrou no dia 31 de outubro, mais um ano, são 19 anos de muitas histórias de amor e sucesso, cujo objetivo é elevar as pessoas por meio da educação. Na Escola Evolutiva os alunos são sempre o principal foco. A escuta é fundamental e o reconhecimento das múltiplas potencialidades é feita de forma individualizada. O professor é sempre o mediador, o incentivador e participante ativo deste processo. “A cada ano, pesquisamos novos e modernos métodos, pois tudo está em constante mudança, temos que estar sempre atualizados e em busca do que há de melhor para os nossos alunos”, declara a diretora, Patrícia Alberti.

Matemática: solução e não problema Na Escola Evolutiva a aprendizagem de matemática é sempre motivadora. São vários os recursos educacionais usados. Destacamos aqui a Mangahigh que é um método baseado em games, fundada por uma experiente equipe de matemáticos e especialistas da computação. Há um campeonato nacional que conta com a participação de várias escolas. E neste ano, a Escola Evolutiva ficou entre as 10 primeiras entre todas as escolas do Brasil. Vários alunos se destacaram e receberam medalhas e certificados. Nossos alunos e o professor Rafael Telma merecem nota 10!

Inglês: muito além do “the book is on the table” Os alunos da Escola Evolutiva têm aulas em inglês todos os dias. Miguel A. Guterres, diretor da World Talk declara a importância em aprender uma segunda língua para o desenvolvimento do processo cognitivo e destaca que as aulas devem ser sempre motivadoras. Por isto, a equipe de bilinguismo tem profissionais altamente capacitados, como por exemplo, Rodrigo Magno que além de professor é músico, ator, inventor de mil atividades. O resultado de tanto empenho são alunos que não tem medo da língua inglesa e aprendem da melhor forma possível, com muita diversão. “Não há ‘decoreba’, o pen-

samento bilingue flui naturalmente e torna-se parte da comunicação”, diz Rodrigo. Mas, engana-se quem pensa que não é algo sério, tanto que os alunos no 9º ano realizam todos os anos um exame. O Toefl é um exame amplo que tem a pretensão de avaliar como as pessoas fazem a combinação de 4 competências em meio a execução das suas atividades acadêmicas que são a compreensão da leitura, expressão oral, compreensão auditiva e expressão escrita. Como a icônica música da Tina Turner “You are the best!”

Lugar de crianças e jovens é na escola A escola deve ser um local de

acolhimento, de aprendizado, um ambiente prazeroso e divertido. No entanto, muitas vezes, por inúmeros motivos os alunos não gostam de estar na escola. Felizmente, nossos alunos, sentem-se bem e querem ficar até depois da aula. Tanto que foi criado há alguns anos o Acantonamento que conta com um número maior de participantes, a cada edição. A participação dos professores e equipe da escola foi fundamental para o sucesso que teve como tema os vikings. Não faltaram atividades para que todos ficassem acordados a noite inteira como show de talentos, brincadeiras e desafios. “Não olhe para trás, você não vai daquela direção.” Provérbio viking.


São José dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

5

Alongamentos Tudo o que você precisa saber Alongamentos Eles têm como propósito auxiliar o crescimento e manutenção de unhas fracas. Foram desenvolvidos com esse intuito. Mulheres que nunca puderam ter suas unhas longas com um alongamento ou película de gel ou acrílico podem alcançar a estabilidade da unha, mantendo-as resistentes. Para que tudo isso ocorra de maneira saudável as clientes devem procurar profissionais capacitadas e produtos de ótima qualidade. Resistência e durabilidade dos produtos Em relação a resistência e durabilidade o acrílico, o gel ou poligel, têm a mesma resistência, a diferença não está no produto e sim na estrutura criada pela profissional. As estruturas são como estruturas arquitetônicas, precisam ter base, tamanho e espessura apropriadas para que não se rompam. A unha com espessura muito grossa torna-se inflexível, assim quebrando facilmente. A unha artificial tem que acompanhar o movimento da unha natu-

ral, tornando-se flexível. Por isso, o controle de produto é essencial. O que causa dano na unha natural? Primeiramente é o erro na técnica de preparação da unha natural da cliente para receber o produto. O que é muito frequente são reclamações de mulheres que tiveram as unhas naturais muito lixadas e/ou sentiram desconforto. A recomendação é não lixar a unha natural, apenas polir. Diferenças do acrílico, gel e poligel • Acrílico: sistema frio de alongamento indicado para clientes que tenham a unhas mais oleosas. Por ser um sistema poroso se adapta facilmente a esse perfil de unha. • Gel: Sistema líquido de alogamento, normalmente indicado para clientes com unhas mais secas. • Poligel: é a mistura de gel e acrílico e se adapta muito bem a quase todos os tipo de unhas. • Exceções: a cada 100 pessoas 1 tem a unha com o PH desregulado. O que acontece é a unha natural ser extremamente oleosa e nenhum tipo de produto adere na unha.

Sirlei Ramalho, 40 anos, profissional da área da beleza, mãe e avó. Trabalha como designer de unhas no Studio 1901. Possui diversos cursos especializados na área de manicure e designer de unhas. Um deles como designer de unhas com Dorlys Gerke, em São Paulo; 2 cursos de nível internacional na renomada empresa Kokoist, com Adriana Hachisuga; outro curso com Michele Santos da empresa de produtos para unhas Tones Brasil; outro com Janaina Rodriguez e por fim, um curso na empresa Harmony, cujos produtos são utilizados no Studio 1901.


Folha da Mulher

6

São José dos Pinhais | Novembro 2019

BELEZA Coluna

Gustavo Giugno

Sendy Lima

Designer de Unhas. Especialista em Alongamentos em Gel e TechGel.

Cabelereiro

A nova estação está chegando

Conheça em detalhes essa técnica de alongamento

Confira quais serão as tendências em cortes e cores

Divulgação.

A A

41 3081.3771

41 3146.6527

Techgel

técnica techgel, é o aprimoramento do polygel, com nova composição e agora com maior eficiência na durabilidade, naturalidade e leveza. Essa leveza elimina aquela sensação de que você está com algo que não lhe pertence. O techgel é uma pasta, uma mistura do acrílico com o gel, juntando a eficácia de ambos. A mesma coisa acontece com a técnica. No techgel a forma de moldar as unhas é a mesma do acrílico, porém com uma vantagem: inodor, a secagem ocorre na cabine, como no gel. Para sua segurança as manutenções devem ser feitas a cada 20 dias no máximo, pois após esse período o produto está mais afastado da raiz das unhas, trazendo maiores riscos de quebra e danos à lâmina natural da unha. A remoção é segura, desde que feita por uma profissional qualificada. Na base dos meus alongamentos eu uso um gel soak off, é uma base gel que

gustavogiugno@hotmail.com

forma uma “película guia”. Essa película é importante na hora da remoção, pois ela protege as lâminas naturais. Na fase de lixamento de remoção quando é possível ver essa película, é hora então de parar o lixamento e deixar por conta do removedor. Essa base também traz uma melhor aderência e fixação nas lâminas, quase como um “adesivo”, ou seja, outro bom motivo para usa-la. Os resultados são muito positivos também em reconstrução de unhas roídas, claro que mantendo um cuidado maior em relação ao comprimento e também dependendo do cuidado de cada pessoa. Quem rói tem o mal hábito de colocar as unhas na boca com frequência, e isso é prejudicial para qualquer técnica de alongamento. O bom resultado de um alongamento depende de vários fatores, mas os principais são: uma profissional qualificada e uma cliente sincera e comprometida.

nova estação está chegando e nós já estamos de olho nas tendências beleza, principalmente o que estará em alta para os cabelos, sejam os cortes, as cores ou os estilos. Cortes O corte blunt cut continua brilhando na nova estação, mantendo o sucesso da temporada passada. Ele tem a base reta, na altura dos ombros, sem assimetria entre as mechas, ou pontas repicadas. E pode ser estilizado com texturização. É interessante usar com mousse ou spray. Velho conhecido nos salões, o long bob foi um dos cabelos mais pedidos nas duas últimas temporadas e vai continuar em alta. É um corte prático e estiloso, e combina tanto com difusor, como com escova ou babyliss. É perfeito para quem gosta de um corte moderno e despojado. Ideal para aquelas que querem ousar mais no corte, o pixie cut vem com tudo novamente, É prático e muito moderno, vem como uma releitura do pixie clássico dos anos 80. Este é um corte curtíssimo nas laterais, usado com uma franja desconecta e mais comprida do que o restante. O acabamento é irregular, mantendo a feminilidade. Por último, mas não menos importante, o longo repicado, que não sai de moda vai ser usado mais do

que nunca! Este corte passará uma imagem muito sexy, podendo ser usado ao natural, com o leave-in apropriado. Fica divino em beach waves (ondas de praia). As franjas também estão na mira na nova estação. A tendência é que sejam em sua maioria longas e leves. Mas também haverá espaço para as franjinhas, em que se destacam as volumosas e repicadas para a lateral. Uma dica importante para este tipo de franjinha é o shampoo seco, que dá volume e textura aos fios. Cores Cabelos em tons alegres estarão em destaque. A tendência é "iluminar"! A preocupação em garantir fios menos danificados está presente durante todo o ano, mas se reforça na primavera-verão que chega iluminada. A escolha dos tons é democrática e os cabelos podem ganhar mais de uma tonalidade no visual final. Algumas opções interessantes são: mechas feitas em blocos, com dois ou mais tons, esfumaçadas, com diferentes espessuras, saindo do topo da cabeça e mantendo as pontas com flashes mais claros. Tudo será permitido desde que se respeite ao máximo a textura do fio e a cor base principal. Morenas podem abusar das me-

chas em cores quentes como cobre, canela e cappuccino - que são tons perfeitos se combinados com a raiz mais natural sempre destacando as pontas. Já para aquelas que preferem todo o comprimento dos fios mais natural, a dica é ousar nos tons mel e caramelo, com técnica de corte dégradé em várias alturas. Fica um arraso! Os loiros que vão fazer a cabeça das mulheres serão as babylights com raiz esfumada. Esse look mescla a cor natural com o loiro, totalmente sem marcas. O alvo aqui são os cabelos loiros naturais, no estilo fios de criança, que pegam a cor no sol. O segredo é evitar o contraste excessivo entre a cor das mechas e do cabelo natural. Até três tons de diferença é o ideal para manter a vitalidade e a conformidade dos cabelos. A tendência de tons vermelhos até alaranjados continua. Acobreados ou mais escuros, uniforme ou em mechas, o ruivo continua em alta! É importante ter confiança total no profissional para arriscar esses tons e ter bom resultado. Os cabelos cacheados e crespos ganham cada vez mais espaço. Texturas e iluminação naturais garantem a personalidade e os tons quentes deixam uma luz natural sem danificar os fios. Diversidade é a palavra de ordem!


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

7


8

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

BEM-ESTAR Coluna

Gisele Alberti Proprietária da Fetiches Sexy Boutique e Coach de Relacionamentos

41 3035.6966 | 99500.9293

Disfunção sexual Um mal que também acomete as mulheres

A

lgo que acontece com frequência em muitos relacionamentos, mas que normalmente não são levados muito a sério, são os problemas que vão aparecendo na vida sexual. Vou falar um pouquinho neste mês sobre as disfunções sexuais especificamente para as mulheres - que podem atrapalhar o casal na "hora H". Uma vida sexual saudável e feliz é fruto de informações claras, incluindo sentimentos e emoções positivas, como amor, companheirismo, compreensão, respeito e prazer. Saúde sexual é um direito humana fundamental. O sexo, além de uma necessidade biológica, é também o ápice de um conjunto de comportamentos que se relaciona a intimidade do casal e que envolve uma série de significados. Algumas disfunções podem atrapalhar e comprometer a qualidade de vida sexual. Elas podem ser desencadeadas por causas orgânicas e, muitas vezes, agravadas pela sua repercussão emocional. Existem inúmeras disfunções sexuais que podem comprometer a saúde sexual. Além de fatores físicos, as causas também podem ser psicológicas ou até por conta da ingestão de alguns medicamentos. A seguir vou listar as principais disfunções sexuais que atingem as mulheres, suas causas, sintomas e o tratamento ideal para cada uma

delas que, felizmente, costuma ser bastante simples e eficaz. Disfunções sexuais mais comuns nas mulheres • Dor na relação (dispareunia): pode ser decorrente de infecção, inflamação, patologia ou uma disfunção como vaginismo (em que a mulher não consegue ter nenhum tipo de penetração sem dor) e vulvodínia (incômodo persistente há mais de três meses, normalmente caracterizado como uma sensação de ardor provocada por toque ou pressão). O ideal é procurar um ginecologista, que fará o diagnóstico do problema e trabalhará, de forma multidisciplinar, com um fisioterapeuta pélvico, psicólogo e um psiquiatra quando necessário. • Anorgasmia: a ausência ou retardo de orgasmo acomete muitas mulheres e pode ocorrer por conta de fraqueza muscular ou tensão na musculatura que envolve o clitóris da mulher. É algo super fácil de tratar por meio da fisioterapia pélvica, em que ela vai fortalecer ou corrigir essa alteração da musculatura e, principalmente, aprender a conhecer seu corpo, mudando um pouco sua rotina sexual. • Flatulências vaginais: são comuns quando ocorrem em alguma posição ou esporadicamente. Entretanto, quando ocorrem de maneira frequente, é um sinal de que há uma fraqueza muito grande no assoalho pélvico, sendo necessário

fortalecê-lo para evitar até mesmo futuras complicações. É também um problema fácil de tratar por meio da fisioterapia pélvica e o resultado costuma ser bastante rápido. Para ajudar nisso existem profissionais especializados. Se você tem algum disfunção não sinta vergonha, converse com seu parceiro, com um médico ou psicólogo. Procure ajuda! Esses tipos de frustrações podem levar à crises no relacionamento, problemas de autoestima e autoconfiança, tanto para a pessoa quanto para o casal. Disfunção sexual tem cura e para ela ser alcançada é preciso realizar consultas interdisciplinares para tratar as causas orgânicas e psicológicas do problema. Cuidar da sua saúde sexual é tão importante quanto cuidar da sua saúde física e mental. Vida sexual saudável é um dos pilares fundamentais para o bem-estar dos relacionamentos que ajuda o casal a ter mais conexão entre si. As relações sexuais também são benéficas para a saúde, faz ben para a pele, exercita diferentes músculos do corpo, melhora a qualidade do sono, melhora o humor, combate o estresse, ou seja, é como costumo falar "Sexo é Vida"! Por isso, a importância de sempre procurar um especialista se você está com algum problema. Não deixe que isso atrapalhe sua vida sexual.


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

9


10

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

BEM-ESTAR Coluna

Fernanda Fontana Camargo Nutricionista. CRN8-7362

41 3146.0519

Produtos veganos Conheça o que eles podem fazer por você e pela natureza

Divulgação Armazém Fit Store São José dos Pinhais.

O

veganismo é uma forma de viver que busca excluir todas as formas de exploração e de crueldade contra animais, seja para a alimentação, para o vestuário ou para qualquer outra finalidade. Mais do que um simples movimento ou tendência, o vegetarianismo e o veganismo se tornaram hoje um grande reflexo do comportamento Veggie que tomou conta do Brasil. O mercado de produtos veganos atinge não somente o público em si, mas também uma parcela

crescente da população que busca reduzir o consumo de carnes, leite /derivados e ovos. As empresas têm pesquisado e desenvolvido produtos veganos de alta qualidade, saborosos e saudáveis, facilitando o acesso a alimentos 100% vegetais. Procurando conscientizar sobre o impacto que o uso de produtos de origem animal tem sobre os animais, na sociedade, a saúde humana e o planeta, foi lançada a Campanha “Segunda sem carne” convidando as pessoas a substituir a proteína animal pela vegetal, pelo

menos uma vez na semana. Para serem reconhecidos nacionalmente e confiáveis os produtos precisam ter em sua embalagem o Selo Vegano (Certificado Produto Vegano SBV) concedido através do programa de certificação da Sociedade Vegetariana Brasileira. O Armazém Fit Store São José dos Pinhais conta com diversos produtos veganos com o selo SBV disponíveis para você! Venha nos visitar e aproveitar seu cupom de desconto (abaixo no anúncio) nestes produtos!


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

11


12

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

NEGÓCIOS & CARREIRA

Consórcios&Investimentos

Maikon Saade Especialista em Crédito Imobiliário

maikonsaade

41 99567.4208

Compre seu imóvel

sem entrada e sem juros

V

ocê deve estar falando para si mesmo, “lá vem outra propaganda para venda de imóvel com mais uma pegadinha...” Mas fique tranquilo, aqui não tem aquelas "letrinhas" miúdas no rodapé, e essa frase é real! Eu posso SIM ajudar você a COMPRAR SEU IMÓVEL, SEM ENTRADA E SEM JUROS. “Mas Maikon, como isso é possível?” Simples, isso se chama PLANEJAMENTO! Afinal, tudo aquilo que você vai comprar, se tem um planejamento você economiza muito dinheiro, isso vai das coisas mais simples e baratas, até coisas grandes, de alto valor, como um imóvel por exemplo... Hoje em dia, basicamente, você tem três formas para adquirir um imóvel: • À vista – Não tem segredo, você chega e compra o imóvel 100% com recursos próprio, e acaba ficando sem capital.

• Financiamento – Essa é a opção que os brasileiros mais procuram, é uma boa opção, porém se você for comprar um imóvel novo, terá que dar de entrada 30% do valor e financiar o restante. Se for imóvel usado 50% de entrada e financia os outros 50%. Agora, um detalhe muito importante: devido aos altos juros, o valor financiado pode chegar a aumentar até 3x. • Consórcio Imobiliário – Essa é uma opção cada vez mais utilizada para a compra de imóvel no Brasil.

Com o consórcio você não tem a necessidade de dar entrada e também não existem juros, há apenas uma taxa de administração, que ajuda você a conseguir contratar um valor de crédito alto e pagando uma parcela baixa - seria a compra planejada. Abaixo uma tabela comparativa do financiamento e do consórcio. Veja como com planejamento você pode economizar muito dinheiro para a compra do seu sonhado imóvel. Incrível não é mesmo?

Divulgação


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

13


14

MODA

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019


São José dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

15

ESTÉTICA INFORME PUBLICITÁRIO

Cryoshock

O método que veio revolucionar os tratamentos para o verão 2020

Dilvulgação.

P

rimavera chegou e agora é hora de investir nos tratamentos de verão para conquistar aquele corpo de dar inveja. Para isso a Clínica Silhouette tem uma dupla infalível no combate a gordura localizada e remodelamento corporal. Combinandom tecnologias como a Criolipólise de Contraste, que realiza o resfriamento para a eliminação da adiposidade, e as Ondas de Choque, método que teve sua atuação ampliada a favor da beleza, já que as ondas acústicas

aceleram o metabolismo local em um curto espaço de tempo, melhorando a aparência da pele. Quando realizados na mesma sessão potencializam os resultados, chegando a redução de até 45% da gordura localizada em uma única sessão. A Criolipólise já é bastante conhecida, porém a novidade agora seria a Crio de Contraste que nada mais é do que uma técnica que se baseia no resfriamento e no aquecimento da região a ser tratada, onde a partir de uma tecnologia que conjuga aquecimento e conge-

lamento, a criolipólise de contraste realiza um pré-aquecimento controlado, preparando a parte do corpo a ser tratada, antes do resfriamento e diluição das células de gordura. Depois do tratamento, é feita uma espécie de reperfusão, que é um reaquecimento da região, normalizando a circulação do sangue na área para aumentar a eficácia do procedimento, melhorando a regeneração. A criolipólise de contraste também tem a vantagem de ser indolor, já que a criolipólise tradicional gera um pequeno desconforto por conta das baixas temperaturas, garantindo a eliminação da gordura corporal com eficácia. Ela se diferencia da criolipólise tradicional no percentual de gordura perdido por sessão. Enquanto a criolipólise tradicional possibilita uma eliminação de 20% a 30% de gordura localizada a cada sessão, dependendo da região do corpo e da quantidade de adipócitos presentes, a criolipólise de contraste consegue eliminar até 45% de gordura em 1 única sessão. Por isso, a técnica pode ser comparada a uma lipoescultura, mas sem cirurgia.

E para melhorar os resultados associamos as Ondas de Choque, também conhecidas como martelinho de ouro (muito utilizado quando o objetivo é desamassar a lataria do carro, sem precisar recorrer a procedimentos mais agressivos e mais caros!). Agora, imagine poder usar um sistema que funciona com a mesma lógica, mas para melhorar imperfeições estéticas como a celulite e a flacidez? É essa a premissa da terapia de impacto com ondas de choque. As ondas de choque na estética emitem impulsos mecânicos onde devido a sua alta intensidade, geram um efeito denominado cavitação instável. Nele, há a geração de microbolhas que implodem as células de gordura. O impacto gera microlesões no local a ser tratado, sem danificar os tecidos adjacentes. Além disso, estimula o processo de reparação tecidual, a irrigação e oxigenação local, promovendo formação de novos vasos e incrementando a energia celular. O tratamento gera também a ativação da produção de colágeno na pele, da circulação sanguínea e do sistema linfático. O processo é ideal para, além de diminuir a gor-

dura localizada, reduzir a aparência da celulite e modelar, de forma não invasiva, o contorno corporal. Na estética facial, as ondas de choque podem agir nos quadros de flacidez da pele do rosto, ativando os fibroblastos e produzindo ainda mais colágeno e elastina na região. Mas é preciso atenção, pois, na face, a terapia deve ser aplicada com menos intensidade de energia. Quer saber mais detalhes sobre esse método que veio revolucionar os tratamentos para verão 2020? Venha para Clínica Silhouette. Agende agora mesmo sua avaliação, é gratuita!

Dra. Fabiane Gonsales de Souza Fisioterapeuta CREFITO 8181-3 F Proprietária da Clínica Silhouette


16

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

VARIEDADES

Vem aí a Feira Liquida São José Um evento que valoriza o comércio local

Divulgação.

A

Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap) vai realizar a Feira Liquida São José entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Buffet Imperial, localizado na Avenida das Torres, nº 2.500. Nos dias 29 e 30 de novembro, o evento acontecerá das 10 horas da manhã às 22 horas da noite. Já no dia 1º de dezembro, a feira tem início às 10 horas da manhã, mas encerra-se um pouco mais cedo, às 20 horas da noite. Toda empresa sabe que nem todo produto é vendido como o empresário deseja e acaba sobrando só para juntar poeira. Por isso é necessário desapegar, abaixar

o preço e começar a vender. Essa ação também é conhecida como liquidação, que tem como objetivo apenas acabar com o estoque da empresa. É um ótimo momento para a população aproveitar os descontos e adquirir produtos com preços acessíveis, de acordo com a necessidade de cada consumidor. A liquidação é necessária para, além de vender o estoque acumulado, dar lugar aos outros itens, produtos mais novos e atualizados que chamam a atenção do consumidor. Tanto em lojas físicas quanto virtuais, o ideal é que exista sempre um giro de produto para obter sucesso com os lucros. Ou seja, pra conseguir sucesso é preciso manter-se

atento em novas formas de apresentar seu diferencial competitivo ao público. Chega de acumular produtos que podem ser vendidos. Comece a renovar o estoque da sua empresa. É hora de praticar o desapego e pensar em estratégias de venda que podem evitar o prejuízo. E, claro, você consumidor, já separa a data em sua agenda para aproveitar os melhores descontos. Serão mais de 70 stands (varejo, imobiliárias, etc), espaço kids, praça de alimentação com food trucks, cervejas artesanais, chopp e outras atrações para atrair o público e ajudar com a liquidação.


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

17


Folha da Mulher

18

BEM-ESTAR SAÚDE Karina Chiuratto Farmacêutica. CRF-PR:26.256

41 4141.2904

Vacina Pentavalente Perguntas frequentes sobre a falta desta vacina na rede de saúde

• Qual é a causa do desabastecimento? Atualmente, a vacina pentavalente não é produzida no Brasil e a última remessa foi reprovada em teste de qualidade. Por este motivo, as compras com o antigo fornecedor foram interrompidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que pré-qualifica os laboratórios. A expectativa é que a partir de novembro a distribuição retorne. Porém, somente em fevereiro de 2020 volte ao seu ritmo normal. • Quais doenças a vacina pentavalente previne? Em qual idade a criança recebe essa vacina na unidade de saúde? A vacina pentavalente previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae b no esquema de 3 doses (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço com 15 meses de idade. • Se essa vacina não estiver disponível da unidade de saúde posso realizar na rede particular? Existe alguma diferença entre a vacina pentavalente desses dois setores? As crianças que não receberam esta vacina na unidade de saúde podem realiza-la na rede particular. Porém, é importante notar que a vacina pentavalente da rede de saúde é diferente da vacina pentavalente da rede particular. Enquanto a

primeira é composta de antígenos de difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae b e HEPATITE B, a vacina pentavalente da rede particular tem presente em sua composição os antígenos de difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae b e POLIOMIELITE. Por este motivo, na rede particular nos meses em que a criança precisa receber vacina combinada que contenha o antígeno hepatite B (2 e 6 meses de vida) ela realiza a vacina Hexavalente (difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenzae b, poliomielite e HEPATITE B). • Na rede de saúde, a criança recebe a vacina contra a poliomielite (VIP) também com 2, 4 e 6 meses, mesmo esquema da vacina pentavalente. Meu bebê recebeu a VIP na unidade de saúde, posso aplicar a pentavalente ou a hexavalente (ambas contém VIP) da rede particular, é necessário esperar alguns dias? Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a aplicação de uma dose a mais de VIP não trará prejuízo à saúde. Como a VIP é inativada, não há obrigatoriedade de intervalo com outras vacinas inativadas. Além disso, a dose de VIP contida na vacina combinada acelular (pentavalente ou hexavalente da rede particular) que será aplicada é uma dose “extra”, não demandando a necessidade de intervalo entre as aplicações.

São José dos Pinhais | Novembro 2019


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

19


Folha da Mulher

20

São José dos Pinhais | Novembro 2019

SAÚDE

VivaBem

Toques que Curam Luana Costa Fisioterapeuta. CREFITO8 / 164571-F

41 9 9867.9254

Uma alternativa para superar traumas

Divulgação.

A

Cardiologista . Diretor Técnico da Clinica Cisabem. CRM 9644.

luana.costab@hotmail.com

Microfisioterapia em crianças

s doenças e transtornos que se tem origem de traumas físicos, emocionais, químicos e tóxicos vividos ao longo da vida não são exclusividade de adultos. Crianças e bebês também sofrem com os acontecimentos pelos quais passam, as vezes, até mesmo no ventre materno. A partir do momento em que o corpo da mãe se prepara para receber o feto, e então o bebê começa a se formar, ele já sente tudo que a mãe está sentindo e tudo que o ambiente está lhe proporcionando. Se a gravidez foi conturbada, se o parto e pós-parto tiveram momentos de estresse, estes traumas vividos pela mãe podem ser “transmitidos” para o bebê e, durante seu desenvolvimento, esses se refletem em alergias, irritabilidade, dificuldade no aprendizado, insônia e até depressão.

Profissional da

Dr. José Luiz Carneiro Leão

Tendo origem emocional, os medicamentos e tratamentos convencionais conseguem atuar no alívio dos sintomas, mas não atingem o resultado esperado de cura. Há tratamentos alternativos que podem se somar aos tradicionais em busca do bem-estar infantil de forma integral, atuando na causa primária da doença ou sintoma. A Microfisioterapia é uma técnica manual que visa identificar a causa primária de doenças e sintomas através de toques suaves, e estimular a auto-regulação do organismo fazendo com que as células voltem a funcionar de maneira saudável, promovendo assim a saúde integral de seu paciente. Não existe contraindicação para se fazer a Microfisioterapia ela pode ser trabalhada em todas as pessoas de todas as idades.

41 3035.6490 | 3035.6400 | 3035.6304

Tabagismo Liberte-se deste vício

T

ratar do tema tabagismo, nos dá a impressão, muitas vezes, que estamos “chovendo no molhado”. Ora, se sabemos do quanto, o tabaco nos faz e fará mal, por quê continuamos? Ou por quê iniciamos? A iniciação de uma droga, no caso, lícita, aceita pela sociedade, como o tabaco, geralmente na fase de adolescência, pode incluir desde a eterna busca de prazer do ser humano, mesmo que maléfico, até a necessidade de ser aceito por um grupo, que acha aquela prática aceitável e necessária. Talvez seja a hora de começarmos a refletir mais sobre nossas escolhas, quando e por quê nós começamos a faze-las, como indivíduos, família e/ou sociedade. Estimular o jovem a fazer escolhas saudáveis, nos hábitos alimentares, na prática regular de esportes, no exercício da sexualidade de forma equilibrada e segura, na busca do equilíbrio emocional e espiritual, deveriam ser nossos desafios como pais, como sociedade e como governo. Estas boas escolhas sim, ao meu ver, nos trarão não tão só o prazer momentâneo de uma tragada de cigarro, ou de um copo de bebida alcoólica, mas sim, o de uma vida mais saudável e quem sabe a do verdadeiro equilíbrio do corpo, mente e espírito. A nicotina que é o componente

Divulgação.

químico que traz prazer, ao atuar nos neurônios, liberando serotonina, também é responsável pela tão falada síndrome de abstinência. Ou seja, a interrupção, mesmo que momentânea desta substância, cria uma sensação de ansiedade, irritabilidade, insônia, tontura e mal-estar. Nesta situação acontece a tal da dependência, ou seja, o indivíduo se torna prisioneiro da droga, para lhe dar equilíbrio e bem-estar. Porém, o preço disso é muito alto. O cigarro causa cerca de um quarto das doenças coronairanas, 85 % dos casos de doenças pulmonares obstrutivas crônicas e 30% dos casos de câncer. Além de outras doenças limitantes e fatais como aneurisma de aorta, trombose venosa e arterial, úlcera do trato gastrointestinal, infecções respiratórias, complicações pós-operatórias, impotência e osteoporose. Ou seja, dor, sofrimento, incapacitação e morte. A questão não é se irá acontecer, mas sim quando.

Antes que estes danos e prejuízos atinjam o indivíduo, a família (esta muitas vezes usuária passiva do fumo) e a sociedade (altos custos dos tratamentos ambulatoriais, hospitalares e previdenciários), o dependente deve se predispor ao tratamento. Primeiro reconhecer que ele precisa de ajuda. Agir de forma prática e objetiva, buscando parar de fumar, agendar consulta com profissionais habilitados, para iniciar o tratamento medicamentoso, por no mínimo 3 meses. Neste período, também deverá buscar apoio psicológico individual e/ou participação em grupos de apoio ao tratamento de tabagismo. Sugere-se também que busque modificar suas escolhas, seus hábitos e sua qualidade de vida. Mesmo para quem já é idoso, a interrupção do vício trará muitos benefícios. Buscar ajuda, quebrando preconceitos, medos de fracasso e comodismo, são atitudes necessárias neste processo de parceria entre paciente, médico e equipe multidisciplinar. Que tal buscar tratamento? Que tal buscar ajuda? Que tal não cair neste abismo, mudar o caminho que leva a ele buscando um roteiro de mais saúde e paz? Aquele que acredita e tem postura positiva na vida, torna aquilo que é difícil, possível e realizável.


Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

21

SAÚDE

Seu Sorriso Cirurgiã Dentista | Especialista em Prótese

41 3081.2216 / 3081.2825

CRO 20676 PR

Carga Imediata

INFORME INFORME PUBLICITÁRIO PUBLICITÁRIO

Tratamento que devolve a autoestima e a segurança ao falar e se alimentar

O

tratamento convencional

com implantes dentários necessita de um período de cicatrização que pode variar de 3 a 6 meses, dependendo da região a ser instalada e a qualidade óssea apresentada. O tratamento de Carga Imediata consiste na colocação dos implantes e de sua carga mastiga-

tória (dentes), imediatamente após o procedimento ou em até 7 dias, não tendo a necessidade de esperar o tempo de cicatrização convencional (3 a 6 meses). Um dos fatores que determinam a realização de carga imediata é a qualidade e a quantidade óssea, apresentada na região a ser instalada os implantes.

Esse tratamento pode repor um dente, repor falhas parciais, ou até mesmo para pacientes totalmente desdentados, e não tem restrição de idade para a realização desse procedimento. No caso dos pacientes que são totalmente desdentados, usuários de próteses móveis (pontes e dentaduras), o tratamento de Carga Imediata é realizado através de uma prótese completamente fixa. Na parte inferior dos pacientes que perderam todos os dentes são colocados em média 5 implantes, e na parte superior 6 implantes, e sobre esses implantes é colocado a prótese completamente fixa em até 7 dias após a cirurgia de ancoragem dos implantes. Esse tratamento traz ao paciente função mastigatória, conforto, segurança e estética. Essas próteses possuem os dentes unidos, e o paciente não consegue remover em casa para

fazer a higienização, por se tratar de um tratamento fixo, por isso é de grande importância fazer a higienização conforme orientado pelo profissional, e a cada 6 meses comparecer ao consultório para fazer o acompanhamento das próteses e dos implantes, removendo e higienizando profissionalmente. E também o acompanhamento radiográfico para a verificação dos implantes. O protocolo é atualmente o tratamento mais procurado e indicado para os pacientes sem dentes, pois oferece novamente ao paciente conforto na mastigação, segurança e a autoestima. Na parte superior a prótese fixa não possui palato (céu da boca) como nas dentaduras convencionais, que acabam diminuindo o sabor dos alimentos e em alguns casos causando ânsia ao paciente. A prótese completamente fixa através da carga imediata é um tra-

tamento seguro, rápido e que traz grandes benefícios ao paciente, como conforto e agilidade na finalização do tratamento. O primeiro passo para realizar esse sonho é agendar a sua avaliação pelo telefone 3081-2216 e ver o que a Dentalimplantes pode fazer por você e, principalmente, pela sua saúde e qualidade de vida. Aqui na Dentalimplantes colocamos os implantes e devolvemos sorrisos e autoestima. Benefícios do Tratamento com Próteses Fixas (Carga Imediata) • Tratamento rápido; • Tratamento completamente fixo; • Devolve a estética; • Recupera a auto-estima; • Devolve segurança ao falar e se alimentar.


Folha da Mulher

22

BEM-ESTAR SAÚDE Saúde Auditiva

São José dos Pinhais | Novembro 2019

Saúde Integrada Profissionais da

Andriele Fabíola Gomes Ihlenfeldt Psicopedagoga. CBO 2394-25

41 3147.9090

Aprendizagem Quando o processo de aprendizagem “foge à regra”

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM

É

um termo utilizado para generalizar dificuldades significativas no processo de desenvolvimento da fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estas dificuldades podem ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes, como deficiência sensorial, retardo mental, distúrbio social e emocional ou diante de influências ambientais desfavoráveis, como por exemplo, diferenças culturais, instrução insuficiente/inadequada e fatores psicogênicos.

MERECE ATENÇÃO A criança que apresenta problemas de fala, trocas de reconhecimento visual e auditivo de letras, problemas de coordenação motora, dificuldade para memorizar sequências de letras e números, inabilidade para quebra-cabeças e espacialidade (não consegue perceber e diferenciar longe/perto, dispor em ordem peças de montagem, confunde sequências visuais, inabilidade de coordenação visuo-motora em atividades bimanuais), hiperatividade (agitação psicomotora excessiva e impulsividade), dificuldade em seguir ritmos nas apresentações lúdicas ou de

dança, problemas de sono e de alimentação. É sabido que PAIS E EDUCADORES precisam de sintonia durante o ano letivo, mas esta sintonia deve ser ainda maior do que a habitual, quando surgem discrepâncias no processo de aprendizagem de uma criança. Nestes casos é preciso levar em consideração as particularidades do “modo de aprendizagem” daquela criança e quando algum sinal ou sintoma extrapola os limites da regra, a melhor conduta é procurar por profissionais especializados. Quando o assunto é dificuldade de aprendizagem, a PSICOPEDAGOGIA pode ajudar.


Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

SAÚDE

Saúde Renal Médica graduada pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira Médica Nefrologista, Responsável (AMIB), fellow em Nefrologia na Mayo Clinic, Rochester (USA). Dra. Técnica da Clínica de Doenças Renais de São José dos Pinhais. CRM/PR 18342. Maria Laura Icart Neme é Médica Chefe e Responsável Técnica da Clínica de Doenças Renais de São José dos Pinhais.

Dra. Maria Laura I. Neme

Próstata e doença renal Previna-se! Drible o preconceito e cuide da sua saúde

Divulgação.

A

próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior do canal por onde passa a urina, que vem do rim. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. Quando a próstata aumenta de tamanho, existe o risco de fechar o canal por ponde passa a urina e assim pode causar lesão renal, inclusive pode levar a insuficiência renal. As causas de aumento de tamanho podem ser benignas, como HIPERPLASIA BENIGNA PROSTÁTICA, ou inflamação que denominamos PROSTATITE; ou por CANCER DE PRÓSTATA. O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois

do câncer de pele. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. As estimativas apontam 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil em 2018. Além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no país, com mais de 14 mil óbitos. O câncer de próstata, pode crescer de forma lenta ou pode crescer rapidamente e se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase. Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: • Idade: o risco aumenta com o avançar da idade., principalmente após os 55 anos • Histórico de câncer na família: homens com familiares que tive-

23

ram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco. • Sobrepeso e obesidade. Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: • Ter uma alimentação saudável; • Manter o peso corporal adequado; • Praticar atividade física; • Não fumar; • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são: dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. A doença é confirmada após fazer a biópsia, que é indicada ao encontrar alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, ou pelo ultrassom transretal que somente são prescritos a partir da suspeita de um caso por um médico especialista. O tratamento é específico e depende do grau e estágio da doença, porém é uma doença tratável e muitas vezes curável se diagnosticada na fase inicial. O melhor tratamento ainda é a prevenção. Previna a doença renal, previna o câncer de próstata!


Folha da Mulher

24

São José dos Pinhais | Novembro 2019

SAÚDE Ellen Nayara Serconhuk Biomédica. Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento.

Larissa Rodrigues

41 3035.6676

Fisioterapeuta

CREFITO 8 / 280141 F

INFORME PUBLICITÁRIO

recepcaointegrare@hotmail.com

Fisioterapia neurofuncional

Filtro solar

A importância do seu uso do na prevenção do fotoenvelhecimento e do câncer de pele Divulgação.

Entenda tudo sobre essa especialidade

Divulgação.

A

fisioterapia neurofuncional, também chamada de fisioterapia neurológica, pode ser aplicada a pessoas de diferentes faixas etárias. Essa é a área de especialidade da Fisioterapia que pode atuar de forma preventiva, curativa, adaptativa ou paliativa nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, abrangendo também o Sistema Nervoso Central e o Periférico, bem como pacientes com doenças neuromusculares que interferem no desenvolvimento e controle motor do paciente em questão. Quais são os pacientes que podem e devem procurar um fisioterapeuta neurofuncional? Pacientes com:

• Parkinson • Esclerose Múltipla Comum • Esclerose Lateral Amiotrófica • Alzheimer • Síndrome de Down • Paralisia Cerebral • Distrofias musculares • Autismo e outros. Como a fisioterapia pode ajudar esses pacientes? O tratamento fisioterapêutico de maneira geral tem como objetivo melhorar a amplitude de movimento, força muscular de maneira global, equilíbrio dinâmico e estático, coordenação motora grossa e fina e melhorar a deambulação, em alguns casos até promovendo a mesma. Tudo isso, visando a funcionalidade do paciente facilitando suas atividades de vida diária.

A

incidência do câncer de pele e outras enfermidades dermatológicas causadas pela exposição excessiva à radiação solar, aumentam a necessidade de proteção da pele, o que retarda os danos como fotoenvelhecimento, manchas e o próprio câncer de pele. Ano a ano ocorre o aumento da conscientização da necessidade do uso de fotoprotetores pela população. O uso do protetor solar correto é fundamental na eficiência e na performance do produto final na pele. Considerando estes aspectos, a A fórmula - farmácia de manipulação oferece opções de protetores solares, que além de garantir eficácia na proteção, conseguem se adaptar a cada tipo de necessidade, podendo

incluir ativos antioxidantes, hidratantes, contra oleosidade e em diferentes fatores de proteção, tendo como objetivo oferecer um sistema seguro, eficaz e exclusivo para você. O uso do filtro solar é fundamental durante todo o ano, independentemente da exposição ao sol. Ele protege a pele das radiações ultravioletas do tipo A e B. Em curto prazo, ele protege de queimaduras e alergias solares e, em longo prazo, de fotoenvelhecimento e câncer de pele. O Fator de Proteção Solar (FPS) é uma medida que indica quanto tempo uma pessoa pode ficar exposta, sem se queimar. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o FPS mínimo indicado é 30, independentemente da cor da pele.

Algumas dicas • Evite a exposição ao sol no período entre 10h e 15h; • Aplique o filtro solar de forma abundante e uniforme 30 minutos antes de se expor ao sol, mesmo em dias nublados e reaplique a cada 2 horas; • Utilize protetores labiais e óculos escuros. • Espalhe no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço; • Use sempre a palma das mãos para aplicar; • Passe uma nova camada após contato com a água. Cuide-se, não deixe de usar Protetor Solar! A equipe de farmacêuticos da A Fórmula - farmácia de manipulação está preparada para mais informações e esclarecer todas as suas dúvidas. Ligue ou faça-nos uma visita.


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

25


Folha da Mulher

26

Espaço da Noiva

São José dos Pinhais | Novembro 2019

por

Fernanda Ferraz fernanda@vintageeventos.com.br

Planejamento

Como escolher o traje ideal para o noivo?

O

noivo está cada vez mais dedicado e participativo na escolha dos detalhes do casamento, principalmente o seu traje. É importante sentir-se bem e pensar nos mínimos detalhes para arrasar no dia mais importante de sua vida. Confira algumas dicas incríveis para um lindo visual que combine com o seu estilo e personalidade, com o vestido de sua noiva, tudo isso sem esquecer da jovialidade e elegância. Tendências As inspirações podem vir das tendências do mercado para encontrar o modelo perfeito, um visual autêntico e contemporâneo. Para casamentos pela manhã a melhor opção são os tons mais claros: bege, cinza claro, azul claro e off-white. Quando a cerimônia é realizada no fim da tarde, o ideal são os tons azuis e cinzas mais in-

tensos. Para a noite, o azul escuro, cinza chumbo ou grafite, além do tradicional preto. Em relação aos modelos o terno é uma opção clássica e que se adapta aos mais diversos tipos de casamentos. Ele é composto por calça, paletó e colete na versão completa. O smoking é um traje mais formal, tem lapelas de cetim e calça da mesma cor. O fraque é ideal para cerimônias bem mais formais e elegantes, ele possui uma longa cauda, que alcança a altura dos joelhos e um corte triangular na frente, mais usados nos casamentos noturnos. E o meio-fraque pode ser usado em ocasiões menos formais do que a opção anterior e possui uma cauda menor e um corte quadrado na frente.

rios, como um colete ou um suspensório, além do sapato e o cinto. São esses cuidados que ajudam o noivo a ocupar o seu lugar na cerimônia, se diferenciando dos padrinhos e dos demais convidados.

Acessórios É essencial o noivo se destacar e pensar nos pequenos detalhes, como a gravata e os outros acessó-

Suspensório e Colete O suspensório e colete são para noivos mais estilosos, estes acessórios complementam muito bem ao

Gravata: Tradicional, Slim ou Borboleta? Os trajes mais modernos, com o corte reto, pedem uma gravata com a largura da ponteira mais fina, como o modelo slim. E os trajes mais usuais, mais convencionais, com a largura da lapela mais larga, pedem uma gravata tradicional. Por fim, o modelo borboleta pode ser considerado em ambos os trajes. Essa opção tem sido muito utilizada entre os noivos, pois é mais descontraída e tem maior destaque.

traje, ficando embaixo do paletó durante os momentos mais formais, e entram em cena durante a recepção e a balada, ficando mais a vontade sem perder a elegância. Sapato e Cinto Os sapatos pretos com cintos pretos, sapatos marrons com cintos marrons. Os sapatos e cintos pretos podem ser usados com terno azul marinho e cinza, além do preto. Os sapatos e cintos marrons podem ser usados com terno marrom, bege e areia. Lapela A lapela é importante ter um certo destaque, ou seja, algum detalhe a mais tendo um diferencial frente aos pais, padrinhos e pajens. Os arranjos de pequeninas suculentas, a mini- rosa estão sendo muito utilizados, além do tradicional cravo. E o diferencial seria um ramo, folhinhas ou até mesmo duas mini

Alugar, comprar ou confeccionar? Os fatores que mais pesam na hora de tomar essa decisão são os preços e orçamento disponível. Essa escolha depende muito do perfil de cada noivo. Aqueles que optam pela locação devem estar atentos principalmente às medidas. Devem encontrar um modelo com bom caimento, tecido leve e que tenha as possibilidades de ajustes, sendo um traje que realmente se encaixe com o seu estilo. Nem sempre isto é possível, sendo mais viável a confecção sob medida, ou até mesmo a compra, destacando que é possível reaproveitar o terno para outras ocasiões após o casamento. Mas diante de todas essas dicas, a mais importante é que o noivo se sinta confortável, feliz com a escolha, encante a sua noiva e todos os convidados e arrase em seu dia.

Crédito: Lauzier Motta

Crédito: Dream Image

Crédito: Marlise e Michel Fotografia

Crédito: Fernanda Chiminello

flores ao invés de uma.

Crédito: Libelle Fotografia

Crédito: Cristiano Oliveira

Crédito: Ana Lemos

Crédito: Agnaldo Teixeira


São José dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

27

www.katiaveloarte.com.br katiavelo@terra.com.br

Mês de celebrar a cultura

"A cultura nos eleva, edifica, liberta! Sem ela, estamos acorrentados, nos tornamos escravos da nossa ignorância." Katia Velo

D

ia 05 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Cultura. A data escolhida é uma homenagem ao nascimento de Rui Barbosa (1849-1923). É indiscutível a relevância da cultura para o desenvolvimento humano. Mas, afinal, o que é cultura? Longe de chegar a uma resposta, há algumas definições. A origem latina da palavra cultura vem de cultivar (no sentido da agricultura), são costumes e hábitos passados de geração em geração. A cultura não é estática, pois está sempre em movimento, não é um produto, pois está sempre em processo, não é um fim, mas deve ser um meio pelo qual o ser humano se adapta, desenvolve, supera. E por falar em superação, destaco neste mês a Bienal de Curitiba que a cada edição surpreende pela quantidade de lugares em que ocorre e pela qualidade dos trabalhos apresentados. Bienal De Curitiba A 14ª Bienal de Curitiba acontece de 21 de setembro de 2019 até 1° de março de 2020. Nesta edição, o tema é Fronteiras em Aberto, com direção geral, Luiz Ernesto Meyer Pereira, e curadoria de Adolfo Montejo Navas e Tereza de Arruda.

Artistas associados da APAP/PR. Crédito: Divulgação APAP/PR

Consagrada como um dos eventos de Arte mais importantes da contemporaneidade, respeitada pelo público e artistas, a Bienal de Curitiba completa 26 anos. Apesar do nome, ela não se limita apenas a capital paranaense, pelo contrário, está no cerne da sua criação o desejo de agregar, ampliar, internacionalizar-se. A 14ª. Bienal de Curitiba: Fronteiras em Aberto acontece em importantes museus, espaços culturais e espaços públicos urbanos na capital paranaense e de outras cidades sedes na América do Sul e Europa. São aproximadamente 1.300 espaços onde serão exibidos trabalhos de artistas indianos, chineses, russos e sul-africanos. Exposição "Transpassar" A Bienal de Curitiba e a Associação Profissional de Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR, apresentam a exposição “Transpassar” realizada pela APAP/PR conta com a participação de 18 artistas que por meio de técnicas, estilos e características pessoais, uniram-se para uma representação coletiva da temática proposta. A Arte é a forma de transformarmos os sentimentos e emoções em algo visível e representativo. A

exposição “Transpassar” busca trazer à tona um dos temas mais relevantes da atualidade, a expansão geográfica, política e ideológica, impulsionada pelas redes sociais, a um só tempo nos une e nos afasta. ARTISTAS PARTICIPANTES: Assis Portes, Elisiane Correa Wenger, Fernando Rosa, Giovana Correia, Giovana Hultmann, Jabim Nunes, Katia Velo, Ligia Barros, Marinice Costa, Meg Gerhardt, Noeli Tarachuka, Osmar Carboni, Regina Hornung, Rettamozo, Rosa de Marchi, Sandra Hiromoto, Sandra Köche, Teca Sandrini. CURADORIA: Sabine Feres Serviço Exposição "Transpassar" A exposição permanecerá aberta para visitação até 1° de março de 2020 na Sede da APAP/PR – Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná - Sala Osmar Chromiec e Poty Lazzarotto. Horário de visitação: das 14h às 17h (2ª a 6ª feira) e das 11h às 13h (domingo) Local: Av. Jaime Reis, 107, Salas 07 e 11, São Francisco – Curitiba Telefone: (41) 3232-0408. Ingresso: Gratuito www.apap.com.br

Galeria APAPPR - Exposição Transpassar.

Luiz Ernesto Meyer e Katia Velo. Crédito: Itamar Velo.


28

Folha da Mulher

São José dos Pinhais | Novembro 2019

VERA ROSA 1ª Expo Mulheres de Sucesso O Clube Mulheres de Sucesso Paraná promoveu a 1ª Expo Mulheres de Sucesso, que reuniu as associadas de São José dos Pinhais, Araucária e Curitiba. A presidente Vera Rosa recebeu as mais de 100 empresárias, no Solar Bouganville em São José dos Pinhais. O Mulheres de Sucesso é uma rede feminina de negócios, que está há um ano e meio fomentando network, marketing, parceria, vendas, além de proporcionar conhecimento e trocas de experiências. O evento é o primeiro de uma série que deve acontecer em Araucária e Curitiba nos próximos meses. Agradecimentos a empresária Jucimara Guimarães, associada, que cedeu o Solar Bouganville para que a feira pudesse acontecer. Fotos: Aline Assiz/Estúdio Luz (gentilmente registrou todos os momentos)

Exposição “Primavera em Flor” O Comitê de Geminações Leopoldo Scherner, com apoio da Câmara Municipal, realizou a abertura da exposição de artes plásticas "Primavera em Flor". A mostra, que conta com diversos quadros de artistas de São José dos Pinhais e Região, estará aberta ao público de segunda a sexta-feira no horário comercial até o dia 29 de novembro, no hall de entrada do plenário da Câmara.

Crédito: Renata Gomes

Crédito: Vera Rosa


São José dos Pinhais | Novembro 2019

verarosa@verarosa.com.br

Folha da Mulher

29 www.vrnews.com.br

Café Solidário O Rotary Club de São José dos Pinhais Afonso Pena promoveu a 13ª edição do Café Solidário, na Casa da Amizade no final do mês de outubro. Na programação houve a homenagem a

Divanira Massaneiro Précoma, que apaixonada desde a adolescência por fazer doces, abriu a 1ª confeitaria da cidade, inaugurada em março de 1984 - a Confeitaria Bombocado, na Rua XV de Novembro, onde ficou sob sua direção por 24 anos. O evento foi finalizado com desfiles da coleção de Jô Andrade e da Loja Belivi Kids. Fotos: Katia Prado (StudioLuz)

Mulheres & Negócios A empresária Elisangela Schmitt (segunda, da esquerda para direita) do Grupo Liderseg, me convidou para apresentar a sua sede no Jardim Aristocrata, juntamente com as empresárias Jenniffer Almeida e Vani Carraro Sottomaior Maruska. Foto: Divulgação


30

Folha da Mulher

COZINHA & CIA

São José dos Pinhais | Novembro 2019

Receita do Mês

Taylor Moresco

taylormoresco@gmail.com 3283.1420 / 99953.3715

Chef de Cozinha. Divulgação.

|| SOBRECOXA CROCANTE

- 200g de farinha de milho - 50g de farinha de trigo - Sal e pimenta a gosto

• Ingredientes:

• Modo de preparo

- 06 sobrecoxas de frango - 01 colher (de sobremesa) de páprica defumada - 02 dentes de alho (triturado) - 01 cebola (triturada) - 20 ml de azeite de oliva

Misture sal, pimenta, páprica, alho, cebola e o azeite de oliva. Com esta mistura tempere as sobrecoxas e deixa marinar por 2 horas. Misture a farinha de trigo

com a farinha de milho e adicione uma pitada de sal e de pimenta. Empane o frango nesta mistura e leve ao forno por 45 minutos em 170°. • Dica do chef Sirva com legumes cozido salteado na manteiga e arroz branco.


SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Folha da Mulher

31


32

Folha da Mulher

SĂŁo JosĂŠ dos Pinhais | Novembro 2019

Profile for Folha da Mulher

Folha da Mulher São José dos Pinhais - 93ª ed. - Novembro 2019  

Quem não gosta de um docinho? Um chocolate, uma torta ou um pedaço de bolo são capazes de fazer um milagre naqueles dias de TPM ou quando tu...

Folha da Mulher São José dos Pinhais - 93ª ed. - Novembro 2019  

Quem não gosta de um docinho? Um chocolate, uma torta ou um pedaço de bolo são capazes de fazer um milagre naqueles dias de TPM ou quando tu...

Advertisement