Edição 252

Page 1

"Não são as ervas más que sufocam a boa semente e sim a negligência do lavrador." Confúcio

www.folhadacidadeporangaba.com.brm.br

Porangaba, 13 de setembro de 2015 - Distribuição: Porangaba, Cesário Lange, Bofete, Guareí e Torre de Pedra - Edição n° 252 - Ano XI

Câmara contratará três através de concurso público As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira, 14, e vão até o dia 28. Serão três vagas: Motorista, Agente Legislativo I e Oficial Legislativo. Veja o edital resumido na página 4.

Porangabense venceu disputa do samba-enredo da X9 Paulistana O jovem Thiago Japa, depois de três finais e três semi-finais em 10 anos, conseguiu emplacar seu samba-enredo como o melhor e, consequentemente, o representante da conhecida X9 Paulistana, no carnaval paulistano em 2016.

Juventude Católica promove encontro em Porangaba

Página 2

Jovens Católicos de Porangaba encontraram-se no domingo, 30, no Salão de São João, para uma manhã de cânticos, orações e confraternização. Também estiveram presentes caravanas de cidades vizinhas. Foi uma manhã de domingo festiva, com a juventude transpirando fé.

Página 5 NovaAla Ala Nova

Ala Antiga Remodelada

COMUNICADO À POPULAÇÃO A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGABA COMUNICA QUE A COLETA DE LIXO RECICLÁVEL SERÁ FEITA SOMENTE NAS TERÇAS E QUINTAS FEIRAS. CASO SEJAM IDENTIFICADOS PRODUTOS RECICLÁVEIS EM DIAS DIVERSOS, ELES NÃO SERÃO RECOLHIDOS E O RESPONSÁVEL SERÁ MULTADO.

Leia mais - Porangaba sua História Página 4

Alfaiates de Porangaba

Página 3

Fazenda Porangaba

GG Nova grife de carne na fazenda Porangaba Touros Red Angus em vacas nelores

Parabéns Porangaba

Rodovia Camilo Príncipe de Moraes, Km 73 - Porangaba- SP

Fone - 015 - 3257.6506

Rua 4 de junho, 379 - Centro - Porangaba Fone 15 - 3257.1405


Porangaba, 13 de setembro de 2015

Página 02 - Folha da Cidade

E X P E D I E N T E Redação/Diretor Antonio Carlos Marcelino Jornalista Responsável Antonio Carlos Marcelino MTb: 52.399 Jornalista Responsável (In Memoriam) Regina F. Miranda S. Dores Diagramação Antonio Carlos Marcelino Depto Comercial Rua Ciro Alonso, 312 Jd. São Luis Porangaba -SP Cep. (15) 3257-6437 18260-000

Arte e Impressão: Grafica Ortolan R. Mariano Catalan, 200 - São Manoel - SP Fone (14) 3841-3763 Folha da Cidade - O jornal de Porangaba Ltda CNPJ: 07.384.267/0001-79 E-mail:folhadacidade@fdnet.com.br A s m a t é r i a s a s s i n a d a s s ã o d e r e s p o n s a b i l i d a d e d e s e u s a u t o r e s .

O melhor esta por vir Certo dia decidi dar-me por vencido, renunciei ao meu trabalho, às minhas relações, e à minha fé. Resolvi desistir até da minha vida. Dirigi-me ao bosque para ter uma última conversa com Deus. “Deus,” eu disse, “poderias dar-me uma boa razão para eu não entregar os pontos?” Sua resposta me surpreendeu: “Olha em redor. Estás vendo a samambaia e o bambu?” “Sim, estou vendo”, respondi. “Pois bem. Quando eu semeei as samambaias e o bambu, cuidei deles muito bem. Não lhes deixei faltar luz e água. A samambaia cresceu rapidamente, seu verde brilhante cobria o solo. Porém, da semente do bambu nada saía. Apesar disso, eu não desisti do bambu. No segundo ano, a samambaia cresceu ainda mais brilhante e viçosa. E, novamente, da semente do bambu, nada apareceu. Mas, eu não desisti do bambu. No terceiro ano, no quarto, a mesma coisa… Mas, eu não desisti. Mas… no quinto ano, um pequeno broto saiu da terra. Aparentemente, em comparação com a samambaia, era muito pequeno, até insignificante. Seis meses depois, o bambu cresceu mais de 50 metros de altura. Ele ficara cinco anos afundando raízes. Aquelas raízes o tornaram forte e lhe deram o necessário para sobreviver. A nenhuma de minhas criaturas eu faria um desafio que elas não pudessem superar”. E olhando bem no meu íntimo, disse: “Sabes que durante todo esse tempo em que vens lutando, na verdade estavas criando raízes? Eu jamais desistiria do bambu. Nunca desistiria de ti. Não te compares com outros. O bambu foi

criado com uma finalidade diferente da samambaia, mas ambos eram necessários para fazer do bosque um lugar bonito”. “Teu tempo vai chegar”, disse-me Deus. “Crescerás muito!” “Quanto tenho de crescer?”, perguntei. “Tão alto como o bambu”, foi a resposta. E eu deduzi: “Tão alto quanto puder!” Um escritor de nome Covey escreveu: “Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento e, às vezes, não vê nada por semanas, meses ou anos. Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano chegará e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava”. O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos… Devemos sempre lembrar do bambu chinês para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão. Procure cultivar sempre dois bons hábitos em sua vida: a persistência e a paciência, pois você merece alcançar todos os seus sonhos! É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar ao chão. Nunca te arrependas de um dia de tua vida. Os bons dias te dão felicidade. Os maus te dão experiência. Ambos são essenciais para a vida. A felicidade te faz doce. Os problemas te mantêm forte. As penas te mantêm humano. As quedas te mantêm humilde. O bom êxito te mantém brilhante. Mas, só Deus te mantém caminhando…

EDITORIAL Samba do Crioulo Doido O Samba do Crioulo Doido é uma paródia composta pelo escritor e jornalista Sérgio Porto, sob o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta, em 1968, para o Teatro de Revista, em que procura ironizar a obrigatoriedade imposta às escolas de samba de retratarem nos seus sambas de enredo somente fatos históricos. A expressão do título é usada, no Brasil, para se referir a coisas sem sentido, a textos mirabolantes e sem nexo. Com a devida vênia de nossos leitores, podemos acrescentar outro significado para a expressão acima: a política brasileira. Como diria certo ex-presidente, “nunca, jamais, em tempo algum”, houve uma expressão tão certa para exprimir o real retrato de nossa política. Além de sermos obrigados a conviver com os “absurdos” oriundos do Senado Federal e da Câmara dos

Deputados em Brasília, das Assembleias Legislativas Estaduais, dos Governos, ainda temos de comparecer às urnas a cada dois anos e votar nesses senhores (as) para dar-lhes o direito de fazer mais bobagens. Esta cada dia mais difícil escolher alguém que realmente tenha boas intenções para reverter o atual quadro político brasileiro. Seja em qualquer nível a escolha está ficando cada vez pior. A renovação é mínima e os “macacos velhos” ou as“velhas raposas” vão se mantendo no poder sem o mínimo pudor de corromper. O grande Sérgio Porto ou Stanislaw Ponte Preta, como foi mais conhecido, não tinha a mínima noção de como sua paródia seria tão presente e atual 47 anos após sua autoria, agora com relação à política brasileira.

Porangabense é campeão de samba-enredo em São Paulo

THIAGO JAPA como é dificil que fosse a caminhada conhecido no mundo do sam- cheio de adversidades ele ba, realizou seu grande so- nunca desistiu de ir atras de nho... Ser CAMPEÃO de seu sonho. “Gostaria de agradecer aos samba Enredo do grupo especial do Carnaval de São meus amigos e a comunidade Paulo, na sua escola do Co- xisnoveana que nessa longa ração, a X9 PAULISTANA, que caminhadatorceram para nosvai levar para o Anhembi em so samba, afinal foram 10 2016 o enredo “ Açai anos correndo atras desse Guardiã... do amor de Iaça ao sonho que graças a Deus se explendor de Belém do Pará”. realizou em um Ano tão abenJurados importantes no çoado onde tenho outra maior mundo do samba julgaram a realização da minha vida que disputa de 18 sambas, res- é meu filho.Em especiala agratando somente 5 obras para deço aos meus pais e minha disputar a Grande Final. esposa que sempre acreditaThiago Japa que já havia par- ram e me apoiaram para que ticipado de varios escolhas de nunca desistisse de meu sosamba no Carnaval de São nho e que hoje comemoram Paulo e na X9 Paulistana já comigo esta realização de ser havia chegado em 3 semi-fi- CAMPEÃO DO SAMBA ENnais e 3 Finais. Nesses 10 REDO DE 2016 NA ESCOLA anos de estrada conseguiu DE SAMBA X9 PAULISTANA. chegar ao tão sonhado titulo Agradeço também a nossa de Campeão. O evento foi re- parceria Accyoly Filho, Saulo (Foto: Ariane Flores/ TV TEM) alizado na Quadra da x-9 Mesquita, Carlos Alberto, Maradona, paulistana em São Paulo , no Turko, Mixaria,Fabio X9, MP08, Dom dia 29/08/2015 . Essa Paixão pelo Carna- Henrique e também a tantos val começou em Porangaba, outros parceiros que lutaram onde ele já havia feito vários comigo nesssa longa sambas enredos para as sau- jornada.Agora é só comemodosas e queridas escolas de rar essa realização e gritar É samba da cidade. Essa pai- CAMPEÃOOOO!!! ‘’Nunca deixe de sonhar, xão o fez sonhar alto e crescer a vontade de ver um dia sou a prova viva que sonhos seu nome no tão renomado se tornam reais’’. Completa Carnaval Paulistano. Por mais Thiago Japa.”

Falando Sério Causos de nossa terra

O cara tava no maior porre dentro dum boteco lá no Rio de Janeiro, enquanto na rua estava passando uma procissão. O Bêbado sai na porta do boteco e grita: - OLHA A MANGUEIRA AI GENTE !!!! O pessoal caiu de porrada em cima do bêbado dizendo: - Não respeita a santa? E a procissão continuou. Chegando na curva da rua a santa esbarra numa mangueira e cai. O bêbado sai de dentro do bar e diz cambaleando: - EU NAO FALEI?? O cara estava viajando a trabalho, e chega numa cidade. Cansado do dia puxado, vai ao bar do hotel pra relaxar, tomar um choppinho, essas coisas. No bar pede um chopp, e logo vem o garçom com uma caneca imensa (a cidade era Itu, e o cara não havia se ligado disso). - Pô, que loucura, da pra nadar aqui dentro. Que maravilha - e rapidinho toma tudo. - Garçom, outro! E La vem o garçom com mais um canecaço. O cara delira. - Meu, que cidade maravilhosa. Aqui tudo é grande, que chopp imenso - e vira de novo. - Garçom, um cheeseburger e mais outro chopp! E logo vem o sanduíche, meio metro de diâmetro, numa bandeja enorme e outro chopp imenso. O figura, torto, ria a toa, feliz da vida. - Olha só esse sanduichaço. Que maravilha, tudo é imenso aqui - e dá-lhe a comer tudo, e beber mais, e comer, e beber ... - Garzzonnn, onde fffica o banheiro ? - ...o senhor vira ali a direita. O homem levanta, meio trôpego, e segue na direção indicada, mas vira a esquerda. Para defronte a uma piscina, e começa a rir mais ainda. - Não é possível, aqui é tudo grande mesmo. Olha só essa privada, que enorme - e começa a fazer xixi feliz da vida. Com o corpo balançando por causa da bebedeira, o coitado cai na piscina e começa a gritar desesperado. - Ninguém puxa a descarga! Niguem puxa a descarga, pelo amor de deus! Não puxem a descarga! O porteiro do hotel, vê a situação do bêbado e pula na piscina pra ajudar o cara, nadando em sua direção. Ele logo começa a empurrar a água na direção do empregado. - Xô, merda! Xo, merda! O professor de Matemática levanta uma folha de papel em uma das mãos e pergunta para Joãozinho: * Se eu dividir essa folha de papel em quatro pedaços, Joãozinho, com o que eu fico? * Quatro quartos, professor! * E se eu dividir em oito pedaços? * Oito oitavos, professor! * E se eu dividir em cem pedaços? * Papel picado, professor! Num certo bar chegaram dois amigos e ficaram espantados ao ver o tamanho de um homem, grande e forte. Perguntaram ao dono do bar quem era ele e o dono do bar respondeu: é o matador e se chamarem de pescocinho ele mata qualquer um! Os dois amigos chamaram um menino e disseram: nós damos para você 200 reais para você chamar aquele cara de pescocinho!... e o menino aceitou, chegou perto do balcão, puxou pelo braço e disse: o João lembra quando nós pescamos juntos? E o grandão disse não chamo João e nunca pesquei com você! ai o menino disse pescosim! pescosim! Um dia o mineiro resolveu ir pescar sozinho que já tava de saco cheio de gente em volta dele. Vara na mão, lata de minhoca e lá vai ele pro rio, bem cedinho. No caminho ele encontra um caboclinho que começa a acompanha-lo.E o mineiro já pensando:ô saco, será que esse caboclinho vai ficar grudado ni mim?! Chegaram no rio e o caboclinho do lado sem falar nada. O mineiro se arruma todo, começa a pescar e também não fala nada. Passam 3 horas e o caboclinho acocorado olhando sem dar um pio. Passam 6 horas e o caboclinho só zoiando... Já no finalzinho do dia o mineiro ficou com pena e oferecendo a vara pro caboclinho disse: - O mininim, qué pescá um cadim? E o caboclinho responde: - Deus me livre moço, eu num tem paciença não, sô! ACM


Porangaba, 13 de setembro de 2015

Página 03 - Folha da Cidade

PORANGABA - SUA HISTÓRIA Por Julio Manoel Domingues

www.porangabasuahistoria.com.br

É IMPORTANTE SABER

ALFAIATES DE PORANGABA Histórico - “A profissão de alfaiate é uma das mais antigas do mundo. A alfaiataria remonta à Antiguidade Clássica, no Império Grego, mas começou a se desenvolver apenas no século 16, acompanhando o luxo e a personalização do vestuário na Europa renascentista. Já no século 17 veio a época de ouro da alfaiataria. No Brasil, até o século XIX, os alfaiates portugueses eram trazidos para atender aos gostos da elite real. Com a imigração, o País recebeu muitos profissionais vindos da Itália, que estabeleceram suas lojas e transmitiram seus conhecimentos. Por essa razão, o Brasil herdou o estilo italiano de cortar a roupa, feito mais ao molde do corpo. Já o estilo inglês, seguido pelos portugueses, prefere uma vestimenta mais larga. De qualquer forma, os brasileiros provaram ser excelentes alunos, pois são considerados no mundo tão bons alfaiates quanto italianos e ingleses. O alfaiate se considera acima de tudo um artesão. E não é exagero. Em média 80% de uma peça é trabalhada manualmente. E dependendo da sensibilidade do fio utilizado, a roupa pode ser inteiramente feita à mão”. (foto - máquina Singer – www.twenga.com.br) Porangaba já teve os seus alfaiates. A partir de 1.900, mais ou menos, apareceram os primeiros artesãos; eram ambulantes e permaneciam por pouco tempo. Depois, com a vinda principalmente dos italianos, alguns chegaram a se fixar por aqui. Infelizmente, faltam documentos para resgatar os nomes. Alguns profissionais ficaram até meados do século passado e depois, praticamente, desapareceram. Na foram muitos. No início, sendo a moda muito diferente e como a grande maioria da população usava roupas simples feitas de panos mais grosseiros como o brim ( “aço”, “pele do diabo”, etc.), poucos utilizavam os serviços do alfaiate. Outro empecilho era o preço; a roupa sob medida era mais cara. Àquelas, usadas na roça, mais rústicas e resistentes, eram preparadas pelas próprias costureiras, as chamadas calceiras e camiseiras. (Muitos ainda se lembram da Nhá Maria, esposa do Silvério Candido e da saudosa dona Carmela Novais!). Somente os homens mais abastados e de posição é que tinham os seus “aparelhos” de roupas feitos sob encomenda. Usavam um tipo de brim de melhor qualidade, tipo Rockfeller. Essas roupas já eram então em tecidos mais “finos”, principalmente de casimira ( tecido de lã ) inglesa. Os alfaiates daqui atendiam uma clientela mais simples, os sitiantes, menos exigentes e, por outro lado, os de Tatuí (onde predominavam os italianos Del Fiol, Arato, Nastri, Bertanha, Beltrami, etc) atendiam os nossos conterrâneos mais ricos.

O que sabemos com segurança é que em 1912 chegou o italiano Luigi Angelini (Gijo), que já havia exercido a profissão nos Estados Unidos da América, onde viveu por algum tempo. Recém casado na Itália, optou por morar em Porangaba, aonde chegou com a esposa Rosa que antes já havia residido por aqui. Contam (os próprios familiares) que fazia roupa por encomenda, simples, e a entregava no mesmo dia. Atendia os viajantes e as necessidades do pessoal da roça. Adaptou-se aos costumes locais. Não exerceu a profissão por muito tempo, mudou de ramo e tornou-se um dos comerciantes mais importantes da região, um atacadista, que financiava os pequenos agricultores para pagamento nas colheitas. Patriarca da tradicional Família Angelini, com destaque especial aos filhos Agostinho, Aldo, Elvira e Renato. ( foto - acervo da família ). Outros nomes que ainda são lembrados por aqui: Francisco Stefanoski, Zezinho Alfaiate, Francisco Nunes de Oliveira, Francisco Nunes da Silva, Mário Amaral, Alfredinho Galvão, Benedito de Barros (o saudoso Dito Alfaiate), com seus irmãos Zezico e Mozart, José Galvão, Pedro Couve (Tatuí), Zé Anselmo, Manoel Alfaiate, Pedro Pereira, Firmino de Mello, Dirceu de Mello (Pereiras), Estevão Ianoski, etc.

• O saudoso Estevão Ianoski foi o último; descendente de poloneses, veio do Paraná, via Tatuí, e aqui trabalhou muito tempo. Já idoso, mudou-se para aquela cidade, aonde veio a falecer. Foi muito estimado, principalmente pelos moradores da zona rural que formavam sua maior clientela. É possível que muitos porangabenses , notadamente os mais jovens, nunca tenham entrado numa alfaiataria, mas não podemos ignorar que esses profissionais ainda continuam em atividade, principalmente nas grandes cidades. Hoje, é possível aceitar que a profissão esteja em extinção e basta observar que na própria cidade de Porangaba já não temos alfaiates. Quanto às roupas, propriamente, tudo se alterou, os modelos são padronizados com numerações e tamanhos variados, disponíveis nas lojas e magazines para pronta entrega. São produtos quase que descartáveis.

COMUNICADO A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGABA, INFORMA QUE AS RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES REFERENTES A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, DEVERÃO SER FEITAS NO PAÇO MUNICIPAL, RUA PROF. ANTONIO FREIRE DE SOUZA, Nº

215,

CENTRO,

FONE

governo@porangaba.sp.gov.br.

15-

32575620

(ANDREIA)

SAÚDE

OU

EMAIL

Toxina produzida por vespa brasileira mata células de câncer Cientistas da Unesp mostram como molécula abre buracos só na membrana de células tumorais, poupando células saudáveis Cientistas da Unesp mos- cionando como um antibiótico tram como molécula abre bura- potente. Mais tarde, pesquisacos só na membrana de células dores coreanos e chineses cotumorais, poupando células sau- meçaram a fazer trabalhos com dáveis esses peptídeos sobre células O veneno de uma vespa bra- de câncer e nós fomos estudar sileira, Polybia paulista, contém sua ação em linfócitos com uma poderosa toxina que mata leucemia”, disse Neto ao Estacélulas de câncer, sem danificar do. células saudáveis. Agora, um Mecanismo. O grupo da grupo de cientistas da Universi- Unesp confirmou então que as dade Estadual Paulista (Unesp) toxinas eram extremamente e da Universidade de Leeds, na seletivas, reconhecendo apenas Inglaterra, descobriu exatamen- os linfócitos leucêmicos, as não te como a toxina, chamada os sadios. Eles começaram MP1, consegue abrir buracos ex- suspeitar que a explicação para clusivamente nas células cance- essa seletividade tinha relação rosas, destruindo-as. com as propriedades únicas das A vespa brasileira Polybia membranas de células de cânpaulista, cujo veneno contém cer. “Fomos investigar o mecatoxinas que matam células de nismo”, afirmou Neto. câncer Segundo ele, em membraO estudo, publicado nesta nas de células saudáveis, os terça-feira, 1º, na revista científi- fosfolipídios chamados PS e PE ca Biophysical Journal, poderá se situam na membrana interinspirar a criação de uma clas- na, voltados para o lado de dense inédita de drogas contra o tro da célula. Mas, nas células câncer, segundo os cientistas. de câncer, os PS e PE ficam De acordo com um dos autores incorporados na membrana exdo estudo, Paul Beales, da uni- terna, voltados para o ambiente versidade inglesa, a toxina MP1 em volta da célula. não afeta as células normais, Os cientistas testaram sua mas interage com lipídios – mo- teoria criando membranas-moléculas de gordura –que estão delo contendo PE e PS e as distribuídos de forma anômala expondo à MP1. Eles utilizaram apenas na superfície das célu- uma ampla gama de técnicas las de câncer. Ao entrar em con- biofísicas e de imageamento tato com a membrana dessas para caracterizar os efeitos células, a toxina abre buracos destrutivos da MP1 sobre as por onde escapam moléculas es- membranas. senciais para seu funcionamenO resultado foi impactante: to. a presença de PS aumentava “Terapias contra o câncer que de 7 a 8 vezes a quantidade de atacam a composição de lipídios MP1 que se ligava à membrada membrana da célula seriam na. A presença de PE, por ouuma classe inteiramente nova de tro lado, aumentava a capacidrogas antitumorais. Isso pode- dade da MP1 de danificar rapiria ser útil para o desenvolvimen- damente a membrana, aumento de novas terapias combina- tando o tamanho dos buracos das, nas quais múltiplas drogas de 20 a 30 vezes. são utilizadas para tratar um cân“Formados em poucos secer atacando diferentes partes de gundos, esses poros são gransuas células simultaneamente”, de o suficiente para permitir o disse Beales. vazamento de moléculas crítiDe acordo com outro dos cas para a célula, como RNA e autores, João Ruggiero Neto, do proteínas. O aprimoramento draFoto Fatori Fato Rural Departamento de Física da Fábio mático da –permeabilização Unesp em São José do Rio Pre- induzida pela toxina na presento, a Polybia paulista foi desco- ça do PE e as dimensões dos berta e descrita pelo professor poros nessas membranas foMário Palma, da Unesp de Rio ram surpreendentes”, disse Neto. Claro. Em estudos futuros, os ciOs cientistas já haviam estudado a toxina MP1 e sabiam entistas planejam alterar a que ela agia contra micróbios sequência de aminoácidos da causadores de doenças destru- MP1 para examinar como a indo a membrana das células estrutura da toxina se relaciona bacterianas. Mais tarde, os es- à sua função, a fim de aprimotudos revelaram que a toxina é rar sua seletividade e sua popromissora para proteger huma- tência para propósitos clínicos. Segundo Beale, entender o nos de câncer e tem capacidade para inibir o crescimento de mecanismo de ação dessa tocélulas de tumores de próstata xina vai ajudar estudos e de bexiga, além de células de translacioais – isso é, pesquileucemias resistentes a várias sa científica aplicada clinicadrogas. mente – para avaliar no futuro o Até agora, no entanto, não seu potencial para o uso na se sabia como a MP1 é capaz medicina. de destruir seletivamente as cé“Como ficou demonstrado lulas tumorais, sem danificar as em laboratório que a toxina é células saudáveis. seletiva para células de câncer “Desde que descrevemos a e não é tóxica para células nortoxina do veneno dessa vespa, mais, ela tem potencial para ser em 2009, sabíamos que ela con- segura. Mas mais trabalho será tém peptídeos com uma forte necessário para provar isso”, propriedade antibacteriana, fun- afirmou Beale.


Página 04 - Folha da Cidade

Porangaba, 13 de setembro de 2015

CÂMARA MUNICIPAL DE PORANGABA

CÂMARA MUNICIPAL

PORANGABA Resumo da Décima Terceira Sessão Ordinária

CONCURSO PÚBLICO N.º 01/2015 - EDITAL Nº 02/2015 ANGELO BECHELI NETO, Presidente da Comissão Especial para o Concurso Público da Câmara Municipal de Porangaba, Estado de São Paulo, torna público na forma prevista no artigo 37 da Constituição Federal a abertura de inscrições para o CONCURSO PÚBLICO, para promivento de cargos, provido pelo CLT. O Cocurso Público será regido pelas instruções especiais constantes do presente edital, elaborado em conformidade com os ditames da Legislação Federal e Municipal vigente e pertinente. A Organização, a aplicação e a correção do Concurso Público serão de responsabilidade da Tavares e Silva Concursos Públicos Ltda ME.

1.0 NOMENCLATURA CARGA HORÁRIA VAGAS

DOS CARGOS

VENC.

TAXA DE INSC.

REQUISITOS

Motorista

40H

01

R$895,69

R$40,00

Fundamental completo, possuir carteira de habilitação categoria “D”.

Agente Legislativo I

40H

01

R$2.093,17

R$40,00

Fundamental completo

Oficial Legislativo

40H

01

R$3.249,94

R$60,00

Ensino médio completo, conhecimentos em informática.

Este edital na integra estará publicado no site www.primeconcursospublicos.com.br, no site da Câmara Municipal de Porangaba (http://www.camaraporangaba.sp.gov.br) e no Jornal Folha da Cidade. As inscriçoes estarão abertas nos dias 14 de setembro de 2015 a 30 de setembro de 2015, exclusivamente pela internet, através do site www.primeconcursospublicos.com.br com a efetivação após o pagamento do boleto, que deverá ocorrer até dia 01 de outubro de 2015. Resumo da Décima Terceira Sessão Ordinária Serão aplicadas provas escritas, com 40 (quarenta) questões objetivas, previstas para o dia 18 de outubro de 2015, às 9hs, Escola de01educação infantil em construçã Creche Municipal em construção de Setembro de 2015 em local a ser definido, e prova prática para o cargo de Motorista na data de 08 de novembro de 2015, em local a ser definido. Confirmação de datas e horários de prestação de provas, no site www.primeconcursospublicos.com.br e (http:// A Câmara de Porangaba realizou na noite da última camaraporangaba.sp.gov.br). A inscrição do candidato importa na aceitação dos termos deste concurso público, assumindo terça-feira (01), a Décima Terceira Sessão Ordinária de o compromisso e responsabilidade pelo acompanhamento dos atos pertinentes ao certame, não podendo alegar desconheci2015, na qual os vereadores realizaram a apreciação e mento. votação das seguintes matérias da pauta. REGISTRE-SE. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. Porangaba, 14 de setembro de 2015. PROJETOS DE LEI ANGELO BECHELI NETO - Presidente da Comissão Especial do Concurso Público Projeto de Lei 13/2015: “Altera a Lei Municipal nº 18, de 24-06-2013 que reorganiza a estrutura administrativa e MINISTÉRIO DA DEFESA organizacional da Prefeitura Municipal de Porangaba e dá EXÉRCITO BRASILEIRO outras providências”. (Prefeitura M. de Porangaba)

PARECERES Parecer 06/2015 (Favorável) - Projeto de Lei 13/2015: “Altera a Lei Municipal nº 18, de 24-06-2013 que reorganiza a estrutura administrativa e organizacional da Prefeitura Municipal de Porangaba e dá outras providências”. (Comissão Permanente de Justiça e redação)

REQUERIMENTOS Requerimento 30/2015: Requer informações sobre o Viveiro Municipal. (Vereador Jardelino de Queiroz S. Filho) equerimento 31/2015: Requer informações sobre a realização de serviços realizados pela Prefeitura, em áreas particulares. (Vereador Jardelino de Queiroz S. Filho)

INDICAÇÕES Indicação 28/2015: Indica operação tapa-buracos em toda extensão do perímetro urbano do município. (Vereador Jardelino de Queiroz S. Filho) Indicação 29/2015: Indica a pintura de todas as lombadas de nossa cidade. (Vereador Jardelino de Queiroz S. Filho) Indicação 30/2015: Indica a colocação de placas indicativas na cidade indicando vagas para cadeirante, idosos e lombadas, bem como placas indicando o nome de cada bairro em nossa cidade. (Vereador José Augusto Bertin) A próxima Sessão Ordinária do Legislativo Municipal, será realizada no dia 15 de Setembro (Terça-feira), na sede da Câmara, às 20:00 horas. O trâmite completo, das matérias apreciadas durante a Sessão, pode ser acompanhado no Site da Câmara, www.camaraporangaba.sp.gov.br / PROCESSO LEGISLATIVO.

COMUNICADO CETESB Meire Nogueira Busatta-ME, TORNA PÚBLICO que requereu junto à Cetesb a licença prévia de instalação e de operação para fabricação de sorvete na Rua Pedro de Paula Leite, 135, Bairro dos Nunes – Porangaba/SP.

CMSE - 2ª REGIÃO MILITAR – 14ª CSM 12ª DELEGACIA DE SERVIÇO MILITAR 125ª JSM – PORANGABA / SP Porangaba, SP, 08 Set 15 Do Sec. JSM-125 – Porangaba/SP

Convocação para Juramento a Bandeira Os cidadãos abaixo relacionados deverão comparecer no Prédio do Centro Cultural, no dia 15 Setembro 2015,às08:00hrs,munidos do Certificado de Alistamento Militar, com camiseta branca e calça jeans. Para a Cerimônia de Juramento a Bandeira e entega de CDI. 1 AGNALDO SANTOS DA CRUZ 2 ALISON RIBEIRO BALDACIN 3 AMARILDO ANTONIO CORREA 4 ANDERSON VIEIRA DA SILVA 5 CARLOS MIGUEL DE OLIVEIRA 6 CARLOS WAGNER FILHO 7 CLAUDENIR DE SA VIEIRA 8 CLAUDIONOR D. VIEIRA DOS SANTOS 9 DAMIAO DA SILVA 10 DANIEL FLORENTINO 11 ELVIS DE OLIVEIRA SILVA 12 ERIQUE DE OLIVEIRA SILVA 13 EVERALDO BARBOSA DUARTE 14 FELIPE FLORENTINO DE FARIAS 15 FERNANDO HENRIQUE BAILON 16 GABRIEL SOARES DUARTE 17 HENRIQUE VALARIO DE CAMPOS 18 HIGOR FERNANDES DA CUNHA ALVES 19 ITANAEL RAMOS DOS SANTOS 20 JOAO ANTONIO POCHON FELIZARDO 21 JOSE AUGUSTO DA SILVA 22 JOSE EDUARDO DA SILVA LOPES 23 LUCAS DA SILVA ALMEIDA 24 LUCAS DE MOURA RAMIRO 25 MURILLO ANDRADE MACHADO 26 PAULO LUCAS FELICIO 27 RAFAEL E SILVA QUEIROZ 28 RAPHAEL DA SILVA COELHO LOBO 29 RENAN LUCAS SEBASTIAO SOARES 30 RICHARD GUIMARAES DOS ANJOS 31 RODRIGO MIRANDA MARTINS DA SILVA 32 SERGIO ANTONIO PUCHETA NUNES 33 TIAGO PEREIRA SILVA 34 VICTOR EUGENIO SACO GRAZIOLI 35 VINICIUS RODRIGUES PORTELA SOARES PEDRO DOMINGOS SOUSA JUNIOR Sec. 125ª JSM Porangaba/SP

OPORTUNIDADE CONSÓRCIO CONTEMPLADO R$ 300 MIL P/ COMPRA, CONSTRUÇÃO QUITAÇÃO IMÓVEL, CAPITAL DE GIRO ENTRADA R$ 33 MIL + PARCELAS 15-99725-6918 C/ PROPRIETÁRIO

Rapaz encontrado morto dentro da casa

Suspeita-se que a morte ocorreu devido a um infarto e, como a vítima morava sozinho, não foi possível prestar-lhe o primeiro socorro e encaminhá-lo ao hospital a tempo de ser medicado adequadamente Às 9h40 de quinta-feira, 3, a polícia foi informada que um rapaz de 48 anos tinha sido encontrado morto dentro de sua residência. Tratava-se de Aderson de Oliveira, solteiro, pintor de paredes, que morava sozinho na residência localizada na SP-141, Chácara Valêncio II, Bairro Serra Amaral. O corpo foi encontrado por um amigo que o procurou durante a manhã e como Aderson não atendia aos chamados acionou a polícia. O corpo foi encontrado caído, já sem vida, ao lado da TV.

A polícia científica periciou o local e o corpo foi encaminhado para Botucatu onde passou pelo Serviço de Verificação de Óbito (S.V.O.). A Delegacia de Polícia de Porangaba elaborou o boletim de ocorrência e aguarda manifestação do S.V.O. sobre a causa da morte. Aderson era muito conhecido e respeitado no circuito tropeiro do município onde participava ativamente das cavalgadas e eventos típicos.

Preso por tráfico de entorpecente Em trabalho de rotina efetuado pelos policiais militares na manhã do dia 28 de agosto, foi feita a abordagem do veículo conduzido por S. J. O. C., conhecido por Chuk. Durante a revista foi encontrado com o indivíduo 4 porções de crack e 1 porção de

maconha. Foi autuado em flagrante e encaminhado à delegacia de polícia onde foi lavrado o BO por tráfico de entorpecente. Após os procedimentos formais o elemento foi encaminhado para a cadeia Foto Ilustrativa pública de Itatinga/SP.

Detidos por porte de entorpecente Durante abordagem a um veículo Sienq, os Policiais Militares encontraram com seus ocupantes J. S. C. e E. H. R. C., duas porções de maconha pesando, respectivamente, 25,1gr e

24,6gr. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia onde foi elaborado Termo Circunstanciado (porte de entorpecente) e os envolvidos foram liberados.

Denuncie PM - 190 ou 9.9723.9128 PC - 197 ou 3257.1299


Página 05 - Folha da Cidade

Desenvolvimento Humano Por Mara Monteiro - mestra, psicopedagoga, pedagoga, professora, escritora de literatura infantil, juvenil e adulto, e de obras técnico-educacionais.

Porangaba, 13 de setembro de 2015

Eleitores de Porangaba podem fazer o cadastro para identificação biometrica

O Que é Acessibilidade? Fala-se tanto em direitos, exercício da cidadania, escola para todos, mas nem todos podem ter acesso a isso, falta acessibilidade. Mas o que é Acessibilidade? A LEI No 10.098, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2000, em seu CAPÍTULO I, NO Art. 2ºestabelece as seguintes definições: “I – acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. ”Quebra-se a acessibilidade quando se impõe barreiras arquitetônicas com prédios sem rampa para cadeirantes, falta de banheiros adaptados para deficientes, portas estreitas e demais exigênciasnão cumpridas, que poderão ser pesquisadas na Norma NBR9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As calçadas da maioria das cidades apresentam obstáculos até para uma pessoa idosa caminhar, ou uma pessoa com carrinho de bebê, imaginem a dificuldade para os deficientes então. Precisamos avançar muito nesses aspectos ainda. Uma pessoa deficiente auditiva tem direito a um Professor que se comunique com Língua de Sinais, a aparelhos auditivos, se cego, a materiais em Braile, os com baixa visão, a materiais ampliados e assim por diante, para cada caso o que lhe for recomendado pelos técnicos, terapeutas e especialista que o atende. Isso é também proporcionar acesso ao currículo escolar. Mas vivemos num país que nem as vagas para deficientes nos estacionamentos, quando tem, são respeitadas.Tudo isso é

lei, está na Constituição Federal de 1988, no seu artigo 227, § 1º, II - criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de preconceitos e obstáculos arquitetônicos. E no § 2º “A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência”. Um dos grandes entraves são as barreiras atitudinais como o preconceito e a falta de intenção para que as leis se cumpram. Aproveito essa nossa conversa para dizer da minha indignação na falta de acesso à transparência em serviços que controlam nossos direitos como INSS, entre outros, onde deveríamos ter nossa senha para verificar quando quiséssemos, pela internet, quanto tempo temos de contribuição e as possibilidades de aposentadoria e, com qual benefício. É humilhante vermos pessoas idosas, por vezes com mobilidade reduzida enfrentando filas e mais filas, para às vezes, só conseguir seus direitos com a contratação de um advogado. Falta acessibilidade para nos informarmos do que já é nosso. Apesar das leis nem serem novas, vemos que ainda teremos um longo percurso para essas mudanças, mas que com certeza um dia virão. Um país evoluído é aquele em que todos os cidadãos podem usufruir de seus direitos.

Clínica CENE COMUNICADO A Clínica Cene comunica que esta fazendo prevenção de saúde, adultos homens e mulheres, crianças e adolescentes. O trabalho de prevenção será realizado para detectar possíveis doenças que possam ser tratadas a tempo. Teremos o maior prazer em poder atendêlos para que possam ter uma vida saudável com plena saúde. Para maiores informações favor entrar em contado através do telefone 15 3257.2011 ou 15 – 3257.1175.

Cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital, fotografia e, desde que viabilizado, assinatura digitalizada. O cadastramento biométrico será feito a partir do dia 15, no cartório eleitoral de

Tatuí, porém sem obrigatoriedade. O atendimento nos cartórios eleitorais é realizado exclusivamente por agendamento. O objetivo é evitar filas e demora no atendimento. Para fazer o cadastramento é necessário comprovante de endereço, Título de Eleitor, RG/CNH/ CTPS.

Ofício nº 320/2015 – 140ª Z.E. Ilmo. Sr. Prefeito Municipall Pelo presente, solicito a Vossa Excelência os bons préstimos no sentido de divulgar ao eleitorado local, pelos meios de comunicação existentes nesse Município, que em 15/09/2015 será implantada a biometria no Cartório da 140ª Zona Eleitoral – Tatuí/SP, bem assim que, a partir da referida data, o alistando/eleitor que for tirar o título pela primeira vez, fazer a transferência de domicílio eleitoral ou revisão dos dados, deverá agendar previamente a data e horário para atendimento na internet, no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br – links: eleitor / agendamento), ou pela Central de Atendimento ao Eleitor, pelo número de telefone 148, tendo em vista a capacidade diária limitada para a recepção dos eleitores. Esclareço que para os demais serviços eleitorais, como solicitação de justificativa, pagamento de multa ou obtenção de certidão de quitação eleitoral, não haverá necessidade de agendamento prévio, bastando ao eleitor comparecer diretamento ao cartório. Por fim, destaco que para as operações de Requerimento de Alistamento Eleitoral (alistamento, transferência e revisão), o requerente deverá levar um documento oficial com foto, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver. Para o primeiro título dos homens, que tem entre 18 a 45 anos, é necessário também o comprovante de alistamento militar. Aproveito o ensejo para apresentar a Vossa Excelência os meus protestos de estima e apreço. Mariana Teixeira Salviano da Rocha - Juíza Eleitoral

Opinião

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor – Http:// luizcarlosamorim.blogspot.com

DIA DE LER Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor, Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 35 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. O dia primeiro de outubro de 2015 é Dia de Ler. Uma iniciativa da Secretaria da Cultura de Barueri, SP, fez com que mais de 93 mil pessoas aderissem ao projeto DIA DE LER – TODO DIA, participando de sessões de leitura, das 9 da manhã até as 21 horas. Gente de todas as profissões, de todas as religiões, de todas as cores, de todos os graus de instrução leram, naquele dia, qualquer texto, desde bula de remédio, passando pelo gibi, pelo jornal, indo até os clássicos da literatura, não esquecendo a Bíblia, é claro. Em vista do retumbante sucesso da experiência, optou-se por uma edição nacional do projeto. De maneira que o dia primeiro de outubro será o dia da mobilização nacional pela leitura. Os coordenadores da mobilização DIA DE LER – TODO DIA pretendem envolver o maior numero de pessoas em todo o Brasil, fazendo com que cada um leia um pouco ou um pouco mais. Vale tudo, com já dissemos: quadrinhos, manuais, receitas, jornais, revistas, folhetos, livros, na maratona da leitura que durará doze horas. O objetivo, claro, é incentiva o hábito da leitura, coisa que

fazemos há um bom tempo, assim como também chamar a atenção de pais, professores, governantes e de toda a sociedade para a importância do ato de ler. A leitura é aquisição de conhecimento, é entretenimento, é exercício de fantasia, de imaginação. O livro é o guardião da história da humanidade, o registro de tudo o quanto o ser humano já fez neste mundão de Deus. O receptáculo de toda a inteligência do homem, até das teorias do que poderá vir a ser o futuro. Literatura é, na verdade, conhecimento, descobrimento, emoção, libertação. Então, toda iniciativa no sentido de incutir o gosto pela leitura e o hábito de ler é meritória. E esta é a proposta do projeto DIA DE LER – TODO DIA. Além de atrair as pessoas para a prática da leitura, o próprio nome do projeto já sugere que ler é uma coisa para se fazer todo dia. Nem que seja meia dúzia de linhas, uma página: é isso que nos levará ao hábito de ler. Então, temos compromisso marcado para o dia primeiro de Outubro: vamos nos juntar a todos aqueles que aderirem ao projeto DIA DE LER em nossa cidade para praticarmos a leitura.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza Reunião Intermunicipal

Vinte horas com muita chuva em Porangaba A chuva que caiu em Porangaba desde a madrugada de terça-feira, 08, até a noite do mesmo dia, bateu recorde de pluviosidade no ano, acumulando 107,1mm. Choveu o dobro do que a média do mês em apenas 20 horas o que foi suficiente para encher açudes, córregos e aumentar o volume de água dos rios Bonito e Feio, no município.

O inverno com cara de verão mantém verdes as pastagens e, com a umidade do solo, os agricultores começam a preparar o plantio da próxima safra. Os meteorologistas prevêem mais chuva ainda neste mês de setembro. Mesmo sendo atípicas, fora de época, as chuvas são recebidas com alegria pela população.

Prefeitura Municipal de Porangaba Secretaria de Agricultura

Comunicado

A PREFEITURA MUNICIPAL COMUNICA QUE ESTÁ COM CAMPANHA DE COLETA DE EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS DEVENDO AS MESMAS ESTAR COM A TRIPLICE LAVAGEM FEITA E INUTILIZADA. ENTREGAR NA CASA DA AGRICULTURA NO DIA 15/ 09 - MAIORES INFORMAÇÕES 15 - 32571270

No dia 04 de Agosto de 2015 ocorreu na Casa da Agricultura de Porangaba a Reunião Intermunicipal para discutir as diretivas do Programa Município Verde Azul – Ciclo 2015 (PMVA 2015) e também outras questões ambientais que acontecem frequentemente na região. Participaram da reunião os municípios de Porangaba, Conchas, Torre de Pedra, Quadra, Cesário Lange e Pereiras, representados por seus responsáveis técnicos municipais no setor de Meio Ambiente. Durante a reunião foram abordados vários temas das diretivas do PMVA 2015,

com ênfase na qualidade de água, resíduos eletrônicos, educação ambiental e ações intermunicipais. Estes temas foram amplamente discutidos e algumas ações ambientais intermunicipais foram firmadas como coleta de embalagens de agrotóxicos e uma reunião com uma empresa para o recolhimento de lâmpadas brancas. Os municípios estão em constante comunicação e buscando sempre novas ideias para melhor conscientização de crianças e adultos com a questão de Meio Ambiente, cada vez mais debatida e necessária para nosso convívio social e econômico.


Página 6

Porangaba, 13 de setembro de 2015

Flagrantes

Fachada frontal Escola de Educação Infantil : Uma obra de fôlego com recursos próprios

Prédio que vai abrigar o Programa Saúde da Família 3 - Obra Concluída

Jogando contra a equipe de Osasco, o Grêmio Unidos da Vila conheceu a sua primeira derrota. Perdeu por 5 a 3 no Estádio Agostinho Angelini Domingo passado, dia 6.

Observação geriátrica

A juventude católica de Porangaba recebe, no salão de São João Batista, caravanas de jovens da região para um domingo de confraternização, oração e muita alegria

Lanchonete Lanchonete Rodoviária Rodoviária Onde você começa e termina bem a sua viagem

Cantina Dom Dado Aqueça seu inverno com um dos caldos servidos na cantina e termine bem a sua noite Disque Pizza/Esfiha 15 - 32571599

Café, lanches, salgados, doces, bebidas e sorvetes

Terminal Rodoviário Rodoviário Terminal de Porangaba Porangaba -- SP SP de

Cuidando de sua Saúde Tudo em Colchão Box + Base 6 vezes

R$ 790,00 à vista ou 6 de R$ 145,00

Rua 4 de junho,

Centro - Porangaba - SP

Preparativos para a festa que surpreendeu a todos

Agora com novos telefones Rua 4 de junho, 237 - Porangaba - SP 15 -3257.6474 -

15 - 9.9663.4996

Filmes de PVC - Encolhivel, Alimentício e Skin Filme Rigido - Filme Stretch/Paletização Filmes Poliolefínicos - Maquinas para Embalagem Aplicadores Manuais para Stretch


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.