Edição 248

Page 1

Choro e riso

Quando nasceste, todos riam e só tu choravas, vive de tal modo que quando morreres todos chorem e só tu rias.

www.folhadacidadeporangaba.com.brm.br

Confúcio

Porangaba, 15 de julho de 2015 - Distribuição: Porangaba, Cesário Lange, Bofete, Guareí e Torre de Pedra - Edição n° 248 - Ano XI

Evangelização: Santas Missões percorrem comunidades do município Segundo os dogmas da igreja católica, os Frades Franciscanos Ricardo, Leonardo, Rodrigo e Charles, vão ao encontro da população em todas Página 5 as comunidades de bairros para o importante trabalho de evangelização intitulado “Santas Missões”. Página 4

Câmara vai julgar contas municipais de 2012

Página 5

A Câmara de Vereadores deverá julgar proximamente as contas municipais referente ao exercício de 2012, último ano da gestão anterior. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo emitiu parecer desfavorável às referidas contas e caberá à Câmara votar a favor ou contra o parecer técnico do Tribunal. Lideranças políticas da situação estão questionando junto ao Tribunal de Contas a morosidade no julgamento de recursos interpostos pelo ex-prefeito para posterior julgamento pela Câmara de Vereadores. Mantido pela Câmara o conteúdo do parecer relatado pelo Tribunal o responsável pelas contas de 2012 ficará inelegível por 8 anos.

Página 5 NovaAla Ala Nova

Ala Antiga Remodelada

I m a g e m d e N o s s a S e n h o r a Escolas realizaram Festa P e r e g r i n a v i s i t a P o r a n g a b a Junina “Arraía da Educação” Página 5

Página 4

Fazenda Porangaba

GG Nova grife de carne na fazenda Porangaba Touros Red Angus em vacas nelores

Parabéns Porangaba

Rodovia Camilo Príncipe de Moraes, Km 73 - Porangaba- SP

Fone - 015 - 3257.6506

Rua 4 de junho, 379 - Centro - Porangaba Fone 15 - 3257.1405


Porangaba, 15 de julho de 2015

Página 02 - Folha da Cidade

E X P E D I E N T E Redação/Diretor Antonio Carlos Marcelino Jornalista Responsável Antonio Carlos Marcelino MTb: 52.399 Jornalista Responsável (In Memoriam) Regina F. Miranda S. Dores Diagramação Antonio Carlos Marcelino Depto Comercial Rua Ciro Alonso, 312 Jd. São Luis Porangaba -SP Cep. (15) 3257-6437 18260-000

Arte e Impressão: Grafica Ortolan R. Mariano Catalan, 200 - São Manoel - SP Fone (14) 3841-3763 Folha da Cidade - O jornal de Porangaba Ltda CNPJ: 07.384.267/0001-79 E-mail:folhadacidade@fdnet.com.br A s m a t é r i a s a s s i n a d a s s ã o d e r e s p o n s a b i l i d a d e d e s e u s a u t o r e s .

O mal existe? Só não sente, não vê, quem não quer. Um professor ateu desafiou seus alunos com a seguinte pergunta: - Deus fez tudo que existe? Um estudante respondeu corajosamente: - Sim, fez! - Mas, Deus fez tudo mesmo? - SIM, professor - respondeu o jovem. O professor replicou: - Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o mal, pois o mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mal. O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito. Outro estudante levantou sua mão e disse: - Posso lhe fazer uma pergunta, professor? - Sem dúvida, respondeu-lhe o professor. O jovem ficou de pé e perguntou: - Professor, o frio existe? - Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio? O rapaz respondeu: - Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor. E

a escuridão, existe? continuou o estudante. O professor respondeu: - Mas é claro que sim. O estudante respondeu: - Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe. A escuridão é na verdade a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas varias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço? Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente. Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor: - Diga, professor, o mal existe? Ele respondeu: - Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o mal. Então o estudante respondeu: - O mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor. O mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações. É como o frio que surge quando não há calor, ou a escuridão que acontece quando não há luz.

EDITORIAL Câmara restringe punição por infração eleitoral A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terçafeira, 14, um texto que exime de punição partidos e dirigentes partidários em caso de falta de prestação de contas ou de desaprovação parcial ou total delas. Pela nova redação, apenas o candidato é considerado inadimplente e tem o seu registro suspenso. Hoje, quando uma campanha não apresenta a prestação de contas ou tem ela reprovada, o partido perde acesso ao Fundo Partidário, tem o registro suspenso e a direção partidária é considerada inadimplente. Conforme o novo texto, a sanção prevista na lei “será aplicada exclusivamente à esfera partidária responsável pela irregularidade, não suspendendo o registro ou a anotação de seus órgãos de direção partidária e nem tornando inadimplente os respectivos responsáveis partidários”.

Coligações A Câmara aprovou também alterações que desestimulam a formação de coligações nas eleições. Por um dos textos aprovados, cada partido poderá registrar candidatos até 150% do número de lugares a preencher em Câmaras e Assembleias Legislativas. Se houver coligação em eleição proporcional, independentemente do número de partidos, poderão ser registrados candidatos até 100% do número de lu-

gares. Outro texto aprovado impede que se use o tempo de TV correspondente a todos os partidos da chapa em caso de coligação para cargos majoritários. Quando houver coligação, será levado em consideração apenas o número de deputados dos seis maiores partidos do grupo. Ou seja, em uma eleição para prefeito em que a chapa do candidato seja formada por dez partidos, serão considerados apenas os representantes das seis maiores siglas.

Limite O plenário aprovou também regras para disputas em municípios de até 10 mil eleitores. O limite de gastos para prefeito é de R$ 100 mil e de R$ 10 mil para vereador. Para cidades maiores e demais cargos, foram mantidas as regras aprovadas na semana passada: candidatos a presidente, governador e prefeito só poderão gastar o equivalente a 70% do maior gasto declarado para o cargo na eleição anterior, em suas respectivas regiões, onde houve apenas o 1.º turno, e 50% do maior gasto declarado onde houve 2.º turno. No caso de 2.º turno, os candidatos só poderão gastar até 30% do valor gasto no 1.º turno. O limite de 70% vale também para candidatos a senador, deputados estadual, distrital e vereador. Fonte: O Estado de S.Paulo.

Escolas promovem Arraiá da Educação

Falando Sério Causos de nossa terra Um metro de pinga No fim do expediente de um bar, um bêbado bate na porta. Já irritado com a insistência, o garçom manda-o entrar. – O que você quer? – pergunta o garçom, sem dar muita atenção. – Quero um metro de pinga! O garçom dá um sorriso e pensa: “Vou sacanear esse bêbado”. Então, ele pega a garrafa de pinga, derrama sobre o balcão e diz: – Aí está sua pinga. O bêbado, apoiado no balcão para não cair, diz: – Agora embrulha que eu vou levar!

Pronunciando verbo Professor: – Joãozinho, diga o presente do indicativo do verbo caminhar. Joãozinho: – Eu ca.. mi.. nho.. – Tu ca… mi… nhas… – Ele ca.. mi.. nha.. Professor: – Mais depressa! Joãozinho: – Nós corremos, vós correis, eles correm!

Acabar com pernilongos Um português chegou ao hotel, e, como estava muito quente, abriu a janela. Só que começaram a entrar vários pernilongos. Então, ele ligou para a recepção e reclamou: – Boa tarde. Estou com muito calor, e, ao abrir a janela, vários mosquitos entraram em meu quarto e eles estão me incomodando, gostaria de saber como acabar com pernilongos. – Se o senhor desligar as luzes de seu quarto, eles irão embora. O homem seguiu a recomendação e realmente eles se foram. Porém, depois de um tempinho, começaram a entrar vaga-lumes, e então ele tornou a ligar para a recepção. E o atendente diz: – O que foi agora, senhor? Ele responde: – Não adiantou, os mosquitos voltaram com lanterna.

O inventor Num exame de rotina, o médico do hospício pergunta para um de seus pacientes: – E então, Napoleão, o que foi que você inventou dessa vez? – Eu inventei um objeto que permite que você veja através das paredes. – É mesmo? – pergunta o médico, cético. – É como se chama esse objeto? – Janela. Nem o frio espantou centenas de pessoas que compareceram ao Cento de Lazer na noite de sábado, 27 de junho. Naquele local aconteceu a já tradicional festa junina da educação promovida pelas escolas do município (estadual e municipal).

Apresentação da dança da “quadrilha” e barracas de comes e bebes, não faltando o típico quentão, animaram as famílias que acompanhavam seus filhos. Uma cama elástica (pulapula) foi disputada pela criançada que formava uma longa fila aguardando sua vez.

(Foto: Ariane Flores/ TV TEM)

Eu não vi nada O sujeito vai entrando na agência bancária, juntamente com a sogra, no momento exato em que acabara de haver um assalto. O assaltante passa por ele, correndo, armado, e se dirige aos dois: – Vocês, por acaso, viram acontecer alguma coisa aqui? Viram algum assaltante de banco aqui? Ao que o sujeito, responde: – Eu não vi nada. Mas minha sogra aqui viu.

0 caipira fora do hospício No interior, o caipira passou uns tempos internado no hospício porque cismou que era um grão de milho. Foi tratado, teve alta e, num belo dia, quando ia andando por uma estradinha de terra, viu uma galinha no meio do caminho e estacou. A mulher dele estranha: – Ué! Ocê parô pur quê? Agora ocê sabe que não é um grão de mio! – Puis é! Sabê, eu sei! Mas, e a galinha, será que ela já sabe? ACM


Porangaba, 15 de julho de 2015

Página 03 - Folha da Cidade

PORANGABA - SUA HISTÓRIA Por Julio Manoel Domingues

www.porangabasuahistoria.com.br

A RECOMENDA DAS ALMAS ( 1ª. parte ) Era um costume de origem européia medieval, muito comum nos núcleos rurais do Brasil desde meados do século XIX. Antigamente, logo após o “carnaval”, havia um período de resguardo, nenhuma festa durante a “quaresma”, que começava na “quarta-feira de cinzas e terminava no “domingo de páscoa”. Um período de 47 dias sem nenhuma festividade. Somente nos sítios e fazendas é que eram feitas práticas propiciatórias da “quaresma” com grupos de homens, mulheres e crianças que faziam orações e cânticos para as almas sofredoras. Eram os recomendadores que saiam à noite, indo de casa em casa, onde ao som da viola, com o acompanhamento de matracas, cantavam e rezavam para os santos e as almas do purgatório. Ainda hoje, com menor intensidade, é praticada em muitas comunidades rurais deste país.

A Recomenda em Porangaba O ritual de penitência em sufrágio das almas do purgatório existiu por aqui. Resistiu até o último quarto do século XX. Era cultuado em quase todos os bairros. É certo que já faz muito tempo e, hoje, os poucos participantes que sobraram falam da recomenda com emoção e saudades. A respeito da cerimônia, ouvimos o sr. Antônio de Arruda (foto ao lado), respeitável conterrâneo, um pouco antes de seu falecimento. Disse que “nasceu na Serrinha, mas, com pouco mais de um ano, mudou-se com os seus pais para o bairro dos Arrudas, onde cresceu, formou a família e viveu, praticamente, até os últimos dias. Ali aprendeu a ler e escrever e foi iniciado no trabalho da lavoura pelo pai. Recebeu educação rígida, baseada em princípios cristãos, com muito respeito à família, honestidade e justiça. Praticou sempre a caridade, a solidariedade e tornou-se líder do bairro. Além de “inspetor municipal de estradas” foi também “inspetor de quarteirão” por diversas vezes. Participou, ainda, de política, mas não quis ser vereador, pois achava que não tinha “leitura” suficiente. Casou-se com Olívia, moça do bairro, da Família Firmino Correa. Cantou “cururu”, jogou muita “bola”, dançou bastante fandango e perdeu o número de “guardamentos” que participou. Católico praticante, ajudou muitas pessoas. Lembrou, emocionado, das recomendas que fez por mais de trinta anos. Na época, bastante idoso, com quase noventa anos de idade, viúvo, vivia com os seus familiares na cidade”. Contou ainda que “a recomenda pelas almas do purgatório, das crianças inocentes e dos peregrinos” já havia no bairro muito antes dele ir ali viver. Ouviu na sua infância muitos comentários sobre outras penitências feitas, antigamente, com cantorias acompanhadas de viola e reza. Quanto à recomenda, era celebrada durante a quaresma, às quartas e sextas-feiras à noite e terminava na semana santa. O costume era seguido em muitos bairros. Eram formados os grupos de penitentes, geralmente de 5 pessoas com funções definidas, para os cânticos e orações. Escolhidas as casas a ser visitadas, saiam lá pelas 10 horas da noite. Havia sempre muitos acompanhantes e o regulamento era rígido. Disciplina e ordem, muito silêncio e respeito marcavam a passagem dos participantes. Não podiam mexer nas coisas das casas visitadas, não avançar no pomar, principalmente; não fazer algazarra; caso contrário eram eliminados do grupo. Ao chegar, se faziam anunciar pelo barulho da matraca e do “vum vum” (conhecido também como berra-boi ), um cordão com pedaço de madeira na ponta e que girado, rapidamente, provocava forte zumbido, quando eram recebidos na porta pelo dono da casa e membros da família. As luzes eram então apagadas e começavam as cantorias e rezas. O ato durava, mais ou menos, meia hora. A abertura era com o cântico: “Acordai Irmãos das Almas, acordai se estás dormindo, prá reza um Padre Nosso, prás almas dos peregrinos“. Encerrado o trabalho religioso, eram convidados para tomar café, servido com pão, bolos (de fubá ou de amendoim) e às vezes com pipoca. Dali, seguiam para outras casas e assim por diante até completar o número estabelecido de visitas. Chegavam a visitar até 9 casas por noite e, no último dia da quaresma, na sexta-feira santa, eram obrigados a visitar 25 moradias. Lembrou que, como convidado, chegou a fazer recomendas com seu grupo no bairro dos Florentinos. Outros bairros visitados: Ferreiras, Marianos, Buenos e Carrascal ”. (Continua na próxima edição)

Conferência Municipal de Saúde debate ações sobre “Saúde pública de qualidade” No dia 29 de junho, a Secretaria municipal e o Conselho Municipal de saúde de Porangaba, realizaram a 3ª Conferência Municipal de Saúde onde foram tratadas questões que definiram diretrizes e prioridades para ações futuras. Na abertura, o contador Juraci palestrou mostrando os caminhos da previdência social até a criação do SUS, que unificou os atendimentos substituindo os outros tipos de atendimento como o INPS, Funrural e outros. Em seguida, a Secretária de Saúde Municipal Marli Go-

mes Miranda mostrou, com gráficos e estatísticas, quantitativa e qualificativa, o número de atendimentos realizados pelas unidades de saúde, inclusive no Pronto Atendimento, que atende 24 horas. Esse levantamento conclui que, durante o ano, a população inteira da cidade, estimada em 8 mil habitantes, passou pelos ambulatórios médicos do município. Numa análise fria constata-se que a aprovação maior nesses atendimentos vêm das inúmeras pessoas residentes nos loteamentos do

município que dizem ficar pouco tempo na fila de espera e que saem satisfeitas com o atendimento .

SAÚDE É IMPORTANTE SABER Os 10 passos para controlar a pressão alta 3. Redução de sal - o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Por isso, maneire na hora de temperar a comida e diminua o consumo de enlatados e alimento em em conserva. 4. Evitar bebidas alcoólicas: O álcool em grande quantidade é inimigo feroz da pressão sob controle. Corte as bebidas da sua dieta ou consuma com muita moderação. 5. Dieta saudável: Gorduras saudáveis e pouco sal são medidas indispensáveis na dieta de quem quer manter o coração saudável. Inclua ainda muitas frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é preciso, mas dê preferência aos cortes magros, ou seja, com menos gordura. 6. Medicamentos: se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale lembrar que alguns medicamentos podem elevar a pressão, como os antiiflamatórios e anticoncepcionais, ressalta o cardiologista. 7. Cigarro: o tabaco, em conjunto às outras substâncias tóxicas do cigarro, eleva a pressão imediatamente além de comprometer toda sua saúde. Parar de fumar imediatamente é fundamental , alerta o professor de Cardiologia da Santa Casa de São Paulo, Ronaldo Rosa. 8. Estresse: ele aparece Previna a hipertensão 1. Manutenção do peso como resposta do organismo ideal- o sobrepeso aumenta às sobrecargas físicas e emodificulta o esforço do coração cionais, acarretando a hiperpara conseguir bombear o tensão e doenças do coração. sangue. Na prática, o múscu- Controle suas emoções e prolo é exigido demais. "Como o cure incluir atividades bíceps de quem levanta peso, relaxantes na sua rotina. 9. Exames médicos: avao coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado" , ex- liações regulares não só ajuplica o cardiologista. Com um dam a identificar o problema risco: as lesões causadas no começo, facilitando o traFoto Fábio Fatori – Fato Rural pelo esforço excessivo podem tamento, como servem para adequar o uso de medicamense tornar irrecuperáveis. 2. Prática de atividade tos de forma mais eficaz. 10. Medir a pressão: no física atividades físicas regulares, principalmente as mínimo uma vez por ano, toaeróbias, contribuem para a das as pessoas devem fazer melhora de todo o sistema cir- isso. A recomendação é da culatório e pulmonar. Só tome Sociedade Brasileira de Hipercuidado com os exageros: tensão, que alerta para esse antes de começar qualquer simples exame como uma treino, procure um especialis- forma de prevenir problemas ta e faça uma avaliação geral. mais sérios. Dê mais atenção ao que você come, às suas emoções e pratique mais esportes A hipertensão arterial ou, simplesmente, pressão alta é gatilho certo para uma série de males -- e não só aqueles que envolvem o sistema circulatório. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. São pessoas mais sujeitas a sofrer com falhas no coração, nos rins e até no cérebro" explica o cardiologista Enéas Rocco. A doença é crônica (não tem cura, mas pode ser controlada) e, por isso, é importante fazer exames regulares para detectar como andam seus batimentos cardíacos. Mas atenção: ter pressão alta não é sinônimo de ser hipertenso. "Para ser considerado hipertenso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal" , diz o médico. Isso porque, momentaneamente, qualquer pessoa está sujeita a uma variação na freqüência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, por exemplo, alteram esses números. Algumas atitudes, no entanto, ajudam não só a prevenir o problema como controlam níveis já elevados de pressão. Confira a seguir uma lista delas e imprima uma marca saudável ao seu dia a dia.

COMUNICADO A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGABA, INFORMA QUE AS RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES REFERENTES A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, DEVERÃO SER FEITAS NO PAÇO MUNICIPAL, RUA PROF. ANTONIO FREIRE DE SOUZA, Nº 215, CENTRO, FONE 1532575620 (ANDREIA) OU EMAIL governo@porangaba.sp.gov.br.


Página 04 - Folha da Cidade

CÂMARA MUNICIPAL

PORANGABA

Porangaba, 15 de julho de 2015

Santas Missões

Frades missionários estão em Porangaba No dia 15 de junho os Frades Menores Missionários deram continuidade ao trabalho das Santas Missões, desta vez na Paróquia Santo Antônio em Porangaba-SP, que se estenderá até 19 de Julho com Tríduos e Semanas Missionárias. As Santas Missões tem como objetivos: confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada

Câmara em Recesso

em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. “Rezemos pelas Santas Missões. Paz e Bem!” A Congregação dos Frades Menores Missionários (FMM) realiza trabalhos das Santas Missões levando a todos a assumir os compromissos centrais de Aparecida que

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGABA

DIRETORIADAVIGILÂNCIASANITÁRIAMUNICIPAL Devido ao Recesso Parlamentar, que se iniSECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE ciou em 01 de Julho e vai até 31 de Julho de Escola de educação infantil em construçã 2015, a próxima Sessão Ordinária do Publicação conforme Lei Estadual 10.083 de 23 de seLegislativo Municipal, será realizada no dia 04 tembro de 1.998 – Art. 142. de Agosto (Terça-feira), na sede da Câmara, às Junho/2015 20:00 horas. 01Comunicado Do manual do vereador As proposituras – indicações, requerimentos e projetos – fazem um longo percurso até serem concretizadas ou negadas. O primeiro passo é a idealização, que pode partir de qualquer cidadão, a partir da observação de algo que se encontra fora dos parâmetros, tanto do ponto de vista social quanto nos casos que se referem a edificações, trânsito, saúde, educação, meio ambiente etc. Aí entra uma das funções do vereador: é ele o receptor das dúvidas e reclamações da população. Juntamente com sua equipe de assessores, o vereador prepara, então, uma propositura, de acordo com o enfoque. Podem ser elas:

Indicações O Vereador sugere ao Prefeito a elaboração de projetos, inclusive de leis ou decretos, bem como a intervenção em determinados locais ou ações que beneficiem a cidade e sua população;

Requerimentos O Vereador solicita do Prefeito informações sobre projetos ou ações executadas, relativas a assuntos de interesse geral, como sistema viário, prestação de serviços públicos de limpeza, saúde, educação, transportes, etc. Projetos de lei Dentro dos limites de sua competência, o Vereador elabora projetos de lei que serão apreciados pela Câmara Municipal com o objetivo de suprir necessidades e regulamentar as relações entre pessoas. Fica, assim, claro que a primeira tarefa do vereador é legislar, ou seja, propor leis e

apontar problemas que precisam ser solucionados. Do Legislativo para o Executivo Quando o vereador recebe uma informação em seu gabinete e elabora uma indicação, esta é protocolada e enviada para o prefeito (Poder Executivo). É ele quem dá a resolução à dúvida ou ao problema – mandando que se execute uma ação para tal, ou negando-o, caso ache-o impróprio ou inválido. Todas as vezes que uma indicação ou um requerimento sai do gabinete do vereador Tunico Vieira, carrega em seu texto uma requisição para que o cidadão que fez a reclamação ou o questionamento receba um parecer sobre o assunto, tendo sido ele executado ou negado pelo prefeito. O reclamante ou solicitante também recebe em casa uma cópia do que foi protocolado pelo vereador. Vale ressaltar que, devido ao montante de proposituras e à organização estrutural dos poderes, o vereador não recebe em seu gabinete uma resposta às suas proposituras – embora o cidadão a receba. A partir do momento que elas saem do gabinete e vão para o prefeito, cabe unicamente a ele a execução dos pedidos e reclamações, restando ao parlamentar o cumprimento de seu segundo e importantíssimo papel – o de fiscalizador. Cabe ao vereador a tarefa de observar se as leis estão sendo cumpridas, as obras executadas, o orçamento municipal respeitado e os direitos do cidadão assegurados.

COMUNICADO A PREFEITURA MUNICIPAL DE PORANGABA, INFORMA QUE AS RECLAMAÇÕES E SOLICITAÇÕES REFERENTES A ILUMINAÇÃO PÚBLICA, DEVERÃO SER FEITAS NO PAÇO MUNICIPAL, RUA PROF. ANTONIO FREIRE DE SOUZA, Nº 215, CENTRO, FONE 15- 32575620 (ANDREIA) OU EMAIL governo@porangaba.sp.gov.br.

A Vigilância Sanitária Municipal defere o pedido de Cancelamento Licença de Funcionamento dos Estabelecimentos abaixo relacionados: Razão Social Roselaine Machado Diniz Número do CEVS 354050701-960-000026-2-3 CNPJ 18.981.309/0001-75 CNAE 9602-5/02 – Atividades de estética e outros serviços de cuidados com a beleza Endereço Avenida Cristino Manoel de Miranda, 650 – Vila São Luís - Porangaba

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, torna público que recebeu da CETESB a renovação da Licença de Operação nº 64000862, válida até 30/06/2020, para a Estação Elevatória de Esgotos à Rua 27 de Outubro, s/n, EEE, Centro, Torre de Pedra - SP. A Diretoria”

EDITAL DE USUCAPIÃO FÓRUM DE PORANGABA – COMARCA DE PORANGABA/SP Edital de Citação dos ausentes, incertos e terceiros interessados (Condôminos da matrícula 8.644, IV.2 e os confrontantes Domingos Lopes e s/mr e Jaime Martins),com prazo de 30 dias, tendo como requerente o espólio de Carmelino Manoel Vaz. O Dr. Matheus de Souza Parducci Camargo, MM. Juiz Substituto do Fórum de Porangaba, Comarca de Porangaba, SP, na forma da lei, etc. Faz saber a todos quantos o presente edital virem ou dele conhecimento tiverem, que por este juízo se processam os termos da Ação de Usucapião (Proc: 670/05), requerente pelo Espólio de Carmelino Manoel Vaz, alegando em síntese o seguinte: Que é senhor legítimo possuidor livre de quaisquer dívida ou ônus de quaisquer natureza, de um imóvel com área de 0,2956828 há, situado no município de Torre de Pedra, SP, Bairro do Saltinho, objeto da matrícula 8.644, L 2 do Reg. Geral do CRI de Tatuí, SP. Que a área referida encontra-se fechada por cercas de arame farpado, tendo suas divisas amigavelmente respeitadas por todos os confrontantes. Que o pedido torna-se necessário, em virtude, em virtude do titulo (Carta de Adjudicação) do autor não ser possível de registro perante o CRI, pelos motivos da Nota de Devolução nº 154.748. Que não mais convindo aos autores o estado de comunhão e tendo em vista a impossibilidade do uso do processo retificatório, propuseram a presente ação, para que possam ter sua área perfeitamente individualizada e delimitada. Que após o levantamento planimétrico, apurou-se um decréscimo de 0,1329828 há, passando a área titulada de 0,22956828 há a conter 0,1627ha, cuja descrição perimétrica é a seguinte:”Imóvel situado no município de Torre de Pedra, SP, no Bairro do Saltinho. Confronta-se em sua extensão com Domingos Lopes, Zulmira Correa Bastos e Jaime Martins”. Que o presente edital tem a finalidade de citação também dos terceiros interessados, ou sejam, os condôminos constantes da matrícula usucapienda, bem como, dos confrontantes Domingos Lopes e s/mr e Jaime Martins, que se encontram em lugar incerto e não sabido. Fica pelo presente intimada das designações supra. E para que chegue ao conhecimento público e ninguém possa alegar ignorância, mandou expedir o presente que será afixado na forma da lei. Porangaba, 18.06.12. Eu, Edwaldo de Lima M. Júnior, Escr. Téc. Jud. Digitei, Eu, Maria do Carmo T.M. Furtado, dir. de serviço, digitei, conferi e subscrevi. MATHEUS DE SOUZA PARDUCCI CAMARGO – Juiz de Direito

foram: despertar a consciência discipular dos cristãos, resgatar a dimensão missionária da Igreja e convocar a todos para uma verdadeira Missão em cada um e em toda comunidade Eclesial. As Santas Missões tem como objetivos: confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários.

Visita às famílias Creche

Os missionários, ou seja, os próprios membros da comunidade irão visitar as famílias com o objetivo: 1. Conhecer a realidade e acolhê-la 2. Rezar com a família 3. Fazer um espécie de censo: quantos na família, sacramentos, etc... 4. Comunicar o setor sobre o resultado desse trabalho

Quem são os Frades Menores Missionários

A Família dos FRADES MENORES MISSIONÁRIé um ramo de MunicipalOS em- FMM construção inspiração Divina dentro da Família Franciscana que nutre sincero e firme desejo de entender e observar de maneira perfeita, integral e simples o Santo Evangelho, fazendo de Jesus, o centro de nossa vida, através da observância fiel da Regra de São Francisco de Assis.

Polícia Rodoviária apreende cigarros contrabandeados O Comando de Policiamento Rodoviário, por meio dos policiais da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, na Rodovia Presidente Castello Branco, km 158,300, município de Quadra/ SP, em 1º de julho de 2015, às 16h45, durante ação fiscalizadora de combate ao tráfico de drogas e demais ilícitos penais, a Equipe do Tático Ostensivo Rodoviário, deu sinal de parada obrigatória ao veículo MB/L1113 com placas de Foz do Iguaçu/PR, quando em ato contínuo, ao iniciar a busca pessoal e vistoria veicu-

lar, a equipe logrou êxito em localizar dentro da carroceria cerca de 60 caixas de cigarros, totalizando 30.000 maços e 12 fardos de roupas diversas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante delito ao condutor, e encaminhada a ocorrência à Delegacia de Polícia Civil de Pardinho/SP, onde o Delegado de Plantão ratificou a voz de prisão pelo crime de Tráfico de Drogas e Receptação, permanecendo os indiciados à disposição da justiça.

Polícia Rodoviária prende passageiro com pasta de cocaína e cédulas falsas O Comando de Policiamento Rodoviário, por meio dos policiais da 3ª Companhia do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária, na Rodovia Presidente Castello Branco, km 248, Avaré/SP, em 11 de julho de 2015, às 04h30, durante ação fiscalizadora de combate ao tráfico de drogas e demais ilícitos penais, a Equipe do Tático Ostensivo Rodoviário, efetuaram a abordagem ao ônibus interestadual, tendo origem da viagem em Foz do Iguaçu/PR com destino a Belo Horizonte/ MG e logrou êxito durante a localizar no interior do veiculo, que o um dos passageiros se apresentava muito nervoso e ao efe-

tuar a vistoria na bagagem e na poltrona, foram encontrados 04 invólucro de pasta base de cocaína que totalizou cerca de 1,090 Kg da droga e cerca de Foto Ilustrativa R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) em cédulas falsas. Diante dos fatos foi dada voz de prisão em flagrante delito ao condutor, e encaminhado à ocorrência a Delegacia de Polícia Federal de Bauru/SP, onde o Delegado de Plantão ratificou a voz de prisão pelo crime de Trafico de Drogas e Apreensão de Cédulas Falsas, permanecendo o indiciado à disposição da justiça.

Disque Denúncia Polícia Militar - 190 ou 9.9723.9128 Polícia Civil - 197 ou 3257.1299


Página 05 - Folha da Cidade

Desenvolvimento Humano Por Mara Monteiro - mestra, psicopedagoga, pedagoga, professora, escritora de literatura infantil, juvenil e adulto, e de obras técnico-educacionais.

Porangaba, 15 de julho de 2015 Por Luiz Carlos Amorim – Porangaba recebeu a visita da Escritor – Http:// Opinião imagem peregrina de N. Sra. luizcarlosamorim.blogspot.com Aparecida ONDE A PÁTRIA EDUCADORA? Luiz Carlos Amorim é Escritor, editor e revisor, fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 35 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras.

Qual a diferença entre Dificuldades e Transtorno de Aprendizagem? Quando uma criança vai mal na escola, ela está com dificuldades de aprendizagem. Essas dificuldades podem estar ocorrendo por causa de problemas emocionais, na relação com os professores, necessidade de outra metodologia de ensino, separação dos pais, perda de entes queridos, mudanças, problemas de saúde, etc. É necessário investigar as causas dessas dificuldades para podermos ajuda-la a supera-las. Todos esperam um rendimento escolar satisfatório, ir mal na escola pode rebaixar a autoestima da criança, ao ver que seus colegas tem um bom desempenho nas tarefas escolares e ela não. Nos transtornos de aprendizagem há uma disfunção neurológica, como se o cérebro funcionasse de forma diferente,causando dificuldades em áreas específicas como leitura, escrita e matemática. Crianças com transtorno de aprendizagem terão dificuldades de aprendizagem, mas são capazes de aprender se lhes oferecerem uma metodologia específica que atenda sua individualidade, tem uma inteligência normal e às vezes até superior as demais crianças da sua idade.Os transtornos de aprendizagem são: • Transtorno da

leitura,dificuldade específica em compreender palavras escritas. • Transtorno da matemática ou incapacidade em matemática, dificuldade persistente para aprender ou entender conceitos numéricos, princípios de contagem e aritmética. • Transtorno de expressão, dificuldades com ortografia e a caligrafia, dificuldades em compor textos escritos. (Relvas 2011) Sabemos que essas três áreas do conhecimento, leitura, escrita e matemática vão perpassar toda a vida escolar de um sujeito. História, geografia e as demais,requerem o domínio delas para se estudar, fazer as tarefas, realizar trabalhos. Para o resto da vida vamos precisar dessas habilidades, na hora de preencher fixas de empregos, fazer contas, utilizar dinheiro e outras necessidades. Não é tão simples diagnosticar esses transtornos e devem ser evitados rótulos precipitados sem avaliação de uma equipe de profissionais especializados. Mas antes de tentar bater um carimbo para se isentarde responsabilidades, a escola deve modificar sua forma de ensinar, oferecer materiais concretos eproporcionar atividades interessantes.

Clínica CENE COMUNICADO A Clínica Cene comunica que esta fazendo prevenção de saúde, adultos homens e mulheres, crianças e adolescentes. O trabalho de prevenção será realizado para detectar possíveis doenças que possam ser tratadas a tempo. Teremos o maior prazer em poder atendêlos para que possam ter uma vida saudável com plena saúde. Para maiores informações favor entrar em contado através do telefone 15 3257.2011 ou 15 – 3257.1175.

Aconteceu na quinta-feira, 2, às 14 horas, quando centenas de fiéis receberam com muita alegria a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, mãe de Jesus. A imagem peregrina foi recebida pela população na praça localizada na entrada da cidade depois seguiu em procissão até a Igreja Matriz de Santo Antonio onde foi celebrada uma missa. Durante o percurso vários comerciantes fizeram questão de receber a imagem no interior de suas lojas. No dia seguinte, sextafeira, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora foi conduzida até a capela de São João Batista onde aconteceu a celebração e ficou exposta à visitação da população até às 12 horas seguiu a sua peregrinação visitando a paróquia de São Pedro, na cidade de Torre de Pedra.

Motivação Isabel, ao saudar Maria, sabia que por trás de um simples acolhimento daquela que era sua prima havia uma magnífica obra de redenção entre os homens. Nossa Senhora Aparecida vem até nós por meio de sua Imagem Peregrina como mulher de serviço, e sua simples presença nos leva a perceber a importância da vontade de Deus. A visita de Nossa Senhora Aparecida é uma forma de retribuir a visita dos romeiros ao seu Santuário, que hoje recebe um número

superior a 10 milhões de peregrinos ao ano. É também uma maneira de ir ao encontro daqueles que ainda não tiveram condições de visitar a Casa da Mãe Aparecida. A comunidade que recebe a visita da Padroeira do Brasil vive um tempo especial da graça de Deus, tendo oportunidade de aproximar-se de Jesus e entrar na dinâmica da Salvação.

Breve Histórico No ano de 1931 foi realizada a primeira visita da Imagem à cidade do Rio de Janeiro, na época Capital Federal do Brasil. Essa visita da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro aconteceu por ocasião de sua proclamação como “Rainha e Padroeira do Brasil”. Mais de um milhão de pessoas lá se reuniram para receber a ilustre visita. Desde então ocorreram inúmeras peregrinações, especialmente com o missionário redentorista Pe. Vítor Coelho de Almeida. No ano de 2004, por ocasião do centenário de sua Coroação, a Imagem Peregrina percorreu várias arquidioceses, dioceses e paróquias do nosso imenso Brasil e também no exterior. Agora, as paróquias da diocese de Itapetininga, inclusive, Porangaba, tiveram esse grande privilégio. Nossa Senhora, sempre fiel aos princípios de seu Filho, continua presente em nossa história, indo ao encontro dos que clamam por amor, justiça e paz.

Luiz Carlos Amorim é Escritor, editor e revisor, fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, com 35 anos de trajetória, cadeira 19 na Academia SulBrasileira de Letras. Brasil – Pátria Educadora se faz com educação de qualidade. Para um país que vem sucateando a educação de seus cidadãos há décadas, soa por demais irônico a presidente fazer deste o lema para o seu segundo e mais desatroso “governo”. O ensino – que faz parte da educação, conforme o dicionário – foi perdendo qualidade nun crescendo assustador, durante o governo do PT e está aí o resultado: crianças no terceiro, quarto ano, que não sabem ler e escrever, jovens que não sabem se comunicar – não conseguem escrever ou ler um bilhete, não conseguem interpretar um texto; escrever uma redação, então nem pensar. Isso sem contar as escolas sem manutenção, sem equipamento, professores mal pagos, etc., etc. A prioridade na campanha da presidente foi o resgate da educação, a melhoria do ensino no Brasil. E o que aconteceu logo que ela assumiu o segundo mandato? O principal alvo do corte de “despesas” do governo foi a educação: teve o maior corte de todos os ministérios, no valor de nove bilhões e meio de reais. O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, ficou inacessível justamente na época de ins-

crição dos estudantes. Em dezembro, o governo mudou as regras do programa, além de proibir a renovação de contratos que tinham sido reajustados com taxas menores do que a taxa de inflação. As “autoridades” educacionais - leia-se MEC – fecharam o acesso ao site do Fies para conter a inscrição de dois milhões de alunos que dependem do financiamento para continuar estudando. Depois de muito protesto, o MEC prorrogou as inscrições até junho, mas não se sabe se todos os alunos conseguiram se inscrever. Aliás, o MEC reabriu as inscrições, mas dando preferência ao norte e nordeste. O corte no sul teria sido para disponibilizar em outro lugar? Programas como Pronatec e Ciências Sem Fronteiras também sofreram cortes. Então essa é a Pátria Educadora da presidente: corte de verbas para a educação, esvaziamento do conteudo programático do ensino em todos os níveis, abandono da escolas, pagamento bem aquém do devido a professores, profissionais tão importantes na vida de todos os brasileiros, que deveriam ser melhor qualificados, também. Não é à toa que acontecem greves de professoras em vários pontos do país. As universidades federais são obrigadas a suspender investimentos em projetos e pesquisas, para conter despesas. Há que se conter despesas de qualquer jeito. Esperemos que não tenham que diminuir o quadro de professores.

Câmara deverá julgar contas Municipais de 2012 O parecer técnico do Tribunal de contas do Estado de São Paulo relativo às contas de 2012 da Prefeitura de Porangaba, último ano da gestão anterior, mostrou irregularidades. O parecer foi, inclusive, publicado no Diário Oficial do Estado na edição do dia 11/04/2014 com o en-

caminhamento de cópia do relatório e voto ao Executivo Municipal e ao Ministério Público do Estado de São Paulo – Promotoria de Justiça de Barueri, em virtude do pedido feito no Expediente TC-14788/026/13; e o arquivamento do expediente TC-9128/026/13. Passado os prazos recursais, e mantendo-se

o parecer, aguardava-se o envio do processo para a Câmara Municipal, o que ainda não aconteceu. De ofício a Câmara Municipal solicitou informações sobre o processo e esta aguardando a remessa do referido processo para o julgamento do legislativo. Com relação à deliberação das contas pelo Poder

Legislativo Municipal, cabe destacar que o parecer prévio do Tribunal de Contas apenas não prevalecerá diante de decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal, no caso de Porangaba 6 (seis)votos contrários ao parecer. Ressalte-se que o Tribunal de Contas vem adotando medidas mais amplas

quando da emissão de parecer desfavorável em contas municipais, notificando o ministério público para possíveis medidas judiciais, quando se tornar flagrante a malversação de verbas públicas, configurando improbidade administrativa. O prazo legal para o julgamento das contas, a

contar da data do recebimento do processo enviado pelo TCESP à Câmara, é definido em seu regimento interno. Esse prazo varia de 60 e 120 dias. Enquanto a Câmara aguarda o encaminhamento legal do processo, bate à porta do Tribunal para solicitar esclarecimentos sobre a tramitação do pleito.


Página 6

Porangaba, 15 de julho de 2015

Flagrantes

Fachada frontal Nem o frio segurou as pessoas em casa. Pipoca e quentão esquentaram a festa junina da educação realizada no Centro de Lazer Escola de Educação Infantil : Uma obra de fôlego com recursos próprios Prédio que vai abrigar o Programa Saúde da Família 3 - Obra Concluída

A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida visitou Porangaba e foi recebida com muita festa, fé e oração por uma multidão de católicos Observação geriátrica

Igreja Matriz de Santo Antonio - Semana Missionária em Porangaba

Lanchonete Lanchonete Rodoviária Rodoviária Onde você começa e termina bem a sua viagem

Em Águas de Santa Bárbara - Volei adptado de Porangaba em preparação para o JORI (jogos regionais do idoso) a ser realizado em Itapetininga

Cantina Dom Dado Aqueça seu inverno com um dos caldos servidos na cantina e termine bem a sua noite Disque Pizza/Esfiha 15 - 32571599

Café, lanches, salgados, doces, bebidas e sorvetes

Terminal Rodoviário Rodoviário Terminal de Porangaba Porangaba -- SP SP de

Cuidando de sua Saúde Tudo em Colchão Box + Base 6 vezes

R$ 790,00 à vista ou 6 de R$ 145,00

Rua 4 de junho,

Centro - Porangaba - SP

Preparativos para a festa que surpreendeu a todos

Agora com novos telefones Rua 4 de junho, 237 - Porangaba - SP 15 -3257.6474 -

15 - 9.9663.4996

Filmes de PVC - Encolhivel, Alimentício e Skin Filme Rigido - Filme Stretch/Paletização Filmes Poliolefínicos - Maquinas para Embalagem Aplicadores Manuais para Stretch


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.