1 minute read

Cristo Vive (crónica/oração

Ajuda-me a partir

Ando aqui distraído, A foto mais gira, A roupa mais in, O estilo que “desliza”, O lugar que reconhece, Passo muito tempo a fazer perguntas. À procura de respostas no telemóvel e nos meus amigos. Ando aqui distraído, Não acontece convosco?

Advertisement

O Papa Francisco conhece muito bem a minha (nossa, quiçá) distração:

Para não se enganar, é preciso mudar de perspetiva, perguntando: Conheço-me a mim mesmo, para além das aparências ou das minhas sensações? Sei o que alegra ou entristece o meu coração? Quais são os meus pontos fortes e as minhas fragilidades? E, logo a seguir, vêm outras perguntas: Como posso servir melhor e ser mais útil ao mundo e à Igreja? Qual é o meu lugar nesta terra? Que poderia eu oferecer à sociedade? E surgem imediatamente outras muito realistas: Tenho as capacidades necessárias para prestar este serviço? Em caso negativo, poderei adquiri-las e desenvolvê-las?

#285, Exortação Apostólica Christus vivit

Senhor, ajuda-me a questionar, a questionar-me, ajuda-me a descobrir, a descobrir-me, a descobrir o meu lugar no mundo. Senhor, ajuda-me a fazer perguntas. Novas. Senhor, ajuda-me a partir, a partir de outro lugar.

“Cultivem e conservem, o mais possível, a alegria cristã, filha de uma alma que vive em paz.”

Monsenhor Alves Brás