2 minute read

Pro-vocação (guia

P R O -V

QUATRO MOMENTOS PARA APROFUNDAR UM PPV

Advertisement

1.° Momento: Um projeto de vida para a realização pessoal (novembro)

2.° Momento: Um projeto de vida para o Reino(dezembro)

3.º Momento: Um projeto de vida para o mundo

O mundo muitas vezes é apresentado como aquilo que se opõe ao Reino de Deus. Sou deste mundo e marcado com as suas coisas boas e menos boas, mas também tenho uma marca de eternidade e de Deus e sei que devo ir para além do quotidiano. Sou construtor de algo novo e melhor e, para isso, devo encontrar aquele modo de vida que me faz ser e dar o melhor de mim nesta construção. O mundo não é uma oposição, mas é fonte de vida para gerar nele algo de muito melhor, naquele modo de vida a que Deus me chama e me confia uma missão específica.

um cântico - Se o grão de trigo

um poema - Vale a pena celebrar a Vida de Rui Santiago, Cssr Cada um de nós tem um conhecimento mais ou menos completo sobre aquilo que Deus nos pede através do Seu Filho Jesus Cristo. Contudo, saber aquilo que Deus nos pede e não o colocar em prática de pouco nos serve. A fé sem obras é morta. De pouco nos serve o ser cristãos de meias tintas! A proposta que Jesus nos faz é ousada e radical. Precisamos analisar a realidade em que vivemos. Cada um de nós, com mais ou menos sensibilidade, vai-se dando conta daquilo que necessitamos, daquilo que o mundo está a pedir. Daquilo em que a comunidade cristã em que estamos inseridos se encontra mais débil e a precisar das nossas forças e das nossas energias. A Igreja deve ser no mundo por excelência o lugar do serviço, da fraternidade, do anúncio e da festa. E por isso que Jesus Cristo nos convida a ser porta-voz

-VOCAÇÃO

da Sua Palavra e a transformar a realidade em que vivemos, que precisa de verdadeiras testemunhas de Cristo, capazes de descobrir a presença de Deus na sua vida e na vida dos outros. Cada um de nós é convidado a levar a sua juventude à Igreja que precisa dela constantemente para não se acomodar. Uma experiência pessoal e comunitária, onde possas empenhar-te, ajudaria a descobrir o caminho para o qual Deus te chama, tanto em termos pessoais como profissionais.

um testemunho - Sean Devereux (1964-1993)

- O que te diz este testemunho? - O que falta aos jovens para se comprometerem como Sean? - E tu, enquanto jovem cristão, o que podes fazer pelo mundo e pelos jovens da tua idade? Deus chama-nos a uma missão concreta, a uma forma de realizarmos a pessoa que somos. Não seguimos Deus para sermos bem-sucedidos, nem para nos sentirmos satisfeitos e muito menos para evitarmos complicações na vida. Seguimos o Deus da Aliança porque Ele tocou e continua a tocar as cordas sensíveis do nosso coração. Quando nos colocamos à disposição de Deus, tudo o que fere a dignidade de outras pessoas ferirá também a nossa. E neste caminho, Deus promete-nos apenas a sua presença e o seu amor, Isto nos basta! É preciso arriscar com coragem e confiar!

um cântico - Confiarei uma oração - Quero Seguir-Te

Ao iniciar um ano novinho, depois desta viagem, Jesus Cristo desafia-me a...

Continua… • Sandra Sousa