Voz de Nazaré Especial Círio de Nazaré 2016

Page 1

1

belém, De 14 a 20 de outubro de 2016

Especial

3º Caderno

Círio 2016

A saída da grande procissão do Círio de Nazaré fotos: luiz estumano

w clero reunido para o início da celebração eucaristica que antecede a procissão do Círio 2016

A

quadra nazarena tem toda sua culminância na grande procissão realizada no segundo domingo de outubro, na qual o Círio de Nazaré percorre ruas do centro da capital levando dois milhões de pessoas que rendem homenagens, preces e agradecimentos numa demonstração da devoção mariana do povo paraense. Neste dia, ainda de madrugada, às 5h, uma missa campal em frente à Catedral Metropolitana de Belém, no bairro da Cidade Velha, dá início à procissão do Círio de Nazaré. A celebração de saída do Círio foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, sendo concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman, pelo Bispo Emérito do Prelado do Marajó, Dom Luiz Azcona e pelo Bispo de Ponta de Pedras, Dom Teodoro Mendes. Estava presente também parte do clero diocesano e diáconos. Apesar do horário, uma multidão já se encontrava na Praça Frei Caetano Brandão, no Largo da Sé, e imediações para assistir a Santa Missa. O supervisor administrativo, Admilson Damasceno, 34 anos, chegou por volta das 2h, vindo de Marituba em caminhada agradecendo pela visão recuperada após uma infecção. Para o supervisor, a síntese do Círio dáse na comunhão das pessoas, “O Círio é união, representa o amor que une as pessoas e aproximando-as ao redor de Maria”, destacou. Há três anos acompanhando a saída do Círio, a aposentada Iracema Reis, 67 anos, permaneceu no local mesmo após acompanhar toda a Trasladação na noite anterior. Segundo ela, participar da celebração da saída era oportunidade de estar na presença da Mãe do Senhor, agradecendo. “É muito emocionante estar na presença da Mãe de Deus. Enquanto estiver viva sempre farei questão de estar aqui participando”. Bondade divina

w fiéis lotaram a praça Frei Caetano Brandão em demonstração da devoção mariana do povo paraense

w arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a Santa Missa na praça

A celebração iniciou dentro do horário previsto, às 5h. Em sua homilia, Dom Alberto destacou o Círio de Nazaré como uma oportunidade dada por Deus para que todos se reaproximem Dele. “É tempo de pedir perdão. Devemos nos aproximar Dele e aproveitar da sua bondade divina e aprender com sua misericórdia, não devemos deixar essa oportunidade passar. Tenham certeza irmãos, que neste Círio muitos vão se encontrar e reencontrar com o Senhor”. Dom Alberto enfatizou ainda a realização do Círio dentro do Jubileu da Misericórdia, proclamado pelo Santo Padre: “o Círio de Nazaré acontece este ano com a característica especial, é o Círio da Misericórdia. Que nós sejamos tocados por este mar de misericórdia que nasce de Cristo ressuscitado”. O Arcebispo destacou ainda o Círio de Nazaré como Jubileu Mariano. “É dom de Deus que nos reúne em torno da Virgem Maria. É uma bem-aventurança”, finalizou. Ao final da celebração, os sinos da Sé badalaram e o Arcebispo deu a benção final. Em seguida, a imagem Peregrina foi colocada no andor para seguir em procissão e percorrer os 3,6 km de trajeto até a Praça Santuário onde foi celebrada missa no altar-mor, presidida por Dom Irineu Roman, Bispo Auxiliar de Belém.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.