Indicadores de Ensino Básico Brasileiros em Perspectiva Internacional

Page 38

Brasília, março de 2020

computadores para a utilização em sala de aula é substancialmente inferior à do Chile e da Colômbia. Por fim, é preciso salientar a inexistência de alguns indicadores para o Brasil em UNESCO (2017). A título de exemplo, o número de horas de aulas do país, quando comparado aos demais, poderia mostrar se existe ou não uma lacuna a ser preenchida nesse âmbito para aumentar o tempo de permanência na escola e, por conseguinte, elevar o nível de aprendizagem dos alunos. Não existe a possibilidade de comparar os dados brasileiros relativos à alfabetização funcional. A inexistência de indicadores oficiais e sistemáticos representa um sério obstáculo para verificar o nível geral de conhecimentos da população adulta que não frequenta a escola e o quanto isso pode prejudicar as questões econômicas e sociais, de forma análoga à apresentada por outros países selecionados. A inexistência de indicadores brasileiros relativos aos salários de professores e de proporção de professores com formação adequada e que atuam em sua área de conhecimento é outra lacuna que prejudica a comparação com outros países, embora a formulação adotada por UNESCO (2017) seja perfeitamente compatível com as metas 15, 16 e 17 do Plano Nacional de Educação (PNE) no Brasil. A comparação internacional revela que os desafios não são pequenos em relação aos temas que foram apresentados ao longo deste estudo, e a indisponibilidade para vários indicadores previstos por UNESCO (2017) dificulta a formulação de diagnósticos mais precisos para o Brasil. Isso significa que a jornada ainda possui muitos obstáculos a serem transpostos para poder tornar a educação um orgulho para o povo brasileiro como um todo e transformá-la numa alavanca segura para melhorar a situação social do país e promover o desenvolvimento segundo os ditames da sustentabilidade. REFERÊNCIAS

BARRIENTOS, A. Welfare regimes in Latin America. Hertfordshire: University of Hertfortshire, 2001. ESPING-ANDERSEN, G. The three worlds of welfare capitalism. Cambridge: Polity Press, 1990.

36


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.