REVISTA DO CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO / Nº 3, novembro 2016 Cultura e primeira infância: perspectivas para as crianças de pouca idade
Cultura e primeira infância: perspectivas para as crianças de pouca idade Lucelina Rosseti Rosa1
Resumo
Este artigo objetiva contribuir com o debate sobre as crianças de pouca idade como públicos de cultura, por meio de reflexões sobre os direitos culturais em relação à primeira infância. Aborda referenciais teóricos no campo das Ciências Sociais e parâmetros normativos que orientam a dimensão dos direitos na infância, sugerindo a ampliação da percepção e olhares mais apurados por parte de produtores e gestores culturais, de forma a valorizar a especificidade das crianças de pouca idade nas criações, produções, programações, propostas e projetos voltados a esse público. Palavras-chave: Crianças. Primeira infância. Cultura.
Abstract
This paper aims to leverage the debate regarding little children as a culture audience, by reflecting about cultural rights regarding early childhood. Covers theoretical and conceptual references on the field of Social Science, as well normative parameters that guides the extent of rights in childhood, suggesting the expansion of perception and a closer look by producers and cultural managers, in order to value the specificity of little children in creations, productions, programs, proposals and projects regarding this public. Keywords: Childhood. Little children. Culture.
1 Um ponto de partida Quando a cultura passa a ser entendida como um sistema simbólico, a ideia de que as crianças vão incorporando gradativamente ao aprender “coisas” pode ser revista. A questão deixa de ser apenas como e quando a cultura é transmitida em seus artefatos (sejam eles objetos, relatos ou crenças), mas como a criança formula um sentido ao mundo que a rodeia. (Cohn, 2005)
Este trabalho surge de um interesse crescente em observar e saber mais sobre as manifestações das crianças, assim como ampliar a percepção 1 Graduada em Ciências Sociais pela UNESP/Araraquara (2005), mestre em Ciências Sociais pela UFSCar (2008). Tem experiência de pesquisa em Sociologia, com ênfase em Organizações Sociais. Possui experiência na realização de projetos socioculturais e educacionais e, atualmente, desenvolve ações socioeducativas em unidade do Sesc SP.
186