comentario 1 corintios john macarthur

Page 9

1 C h a m a d o s para ser sa n t o s 1 C o r í n t i o s 1 . 1-9

A

p r o x im a n d o -s e d o

T

exto

Além de “cristão” , quais seriam alguns termos usados com frequência para descrever aqueles que creem em Jesus Cristo?

Paulo inicia sua carta relembrando a esses crentes que eles são santos. E difícil para você pensar em si mesmo como “santo”? Por que ou por que não?

O C

ontexto

É importante estabelecer o direito de alguém falar com autoridade acerca de um assunto. Alguém que não tenha um grau ou um treinamento médico dificilmente seria ouvido numa conferência sobre medicina. As credenciais de uma pessoa dão algumas indicações quanto a se aquilo que ela tem a dizer deveria ou não ser levado a sério. Paulo não menciona seu apostolado para receber honra como um indivíduo, mas para obter respeito como um mestre da Palavra de Deus. Ele não era um apóstolo por designação própria, ou nem mesmo pela designação da igreja, mas pela ordenação de Deus - pela vontade de Deus. De início ele desejou estabelecer que aquilo que ele tinha a dizer havia sido dito com a autoridade do próprio Deus. Uma vez que sua mensa­ gem tinha um tom tão corretivo, isto era altamente necessário. Antes de chamar os coríntios à ordem por suas falhas, Paulo cuidadosa e amorosamente relembrou-lhes que eles pertenciam a Deus e uns aos outros numa comunhão de grande projeção. Ele sintetizou sua posição e suas bênçãos como crentes em Jesus Cristo, como filhos de Deus, como santos. Os benefícios de ser um cristão têm três dimensões. Alguns pertencem ao passado, dados no momento em que aceitamos a Cristo como Salvador e Senhor. Outros benefícios pertencem ao presente, realizados à medida que 9


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.