Page 1

INFOMAIL

BERTIANDOS

POR AMOR À

DÁLIA ISABEL ALVES CANDIDATA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA

VOTA

PROGRAMA ELEITORAL

NOSSA TERRA!


No próximo dia 29 de Setembro realizam-se as eleições autárquicas e Bertiandos tem a possibilidade de escolher a equipa que transformará esta aldeia, no maior exemplo de felicidade e bem-estar. Por amor á nossa terra… iremos desenvolver um trabalho honesto, verdadeiro e de grande qualidade, procurando satisfazer os anseios, as necessidades referidas pelo povo de Bertiandos. Somos uma equipa de confiança, competente, disponível, que ama e respeita a sua terra! Será uma honra trabalhar para e com Bertiandos, tornando-a numa freguesia mais rica, mais saudável, mais amiga das crianças, dos jovens e dos idosos.

EDUCAÇÃO/AÇÃO SOCIAL Centro de Convívio/Centro de Dia - espaço de convívio social e cultural, entre as várias gerações (Idosos, jovens, adulto e crianças). • Salão de chá com a organização de eventos (bailes, ginástica para idosos, sessões de relaxamento, etc.). • Ações de aprendizagem entre idosos e jovens para que os mais velhos ensinem aos mais novos algumas artes que se estão a perder (bordar, croché, malhas, culinária). • Hora do conto - com os mais velhos a contar as suas histórias de vida aos mais novos. • Apoio domiciliário ao nível de distribuição de refeições, utilizando para o efeito as antigas instalações da cantina escolar, bem como, o tratamento de roupa para a prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio. Salão de jogos para jovens, com espaço para as modalidades: ping-pong, bilhar, cartas, dominó, tiro ao arco, etc. Sessões de cinema para todas as idades; Organização de sessões para visualização de Futebol (Sport TV), ao ar livre no verão e em espaço acolhedor no inverno.


Biblioteca (Livros, jogos e brinquedos) com salas de estudo para acompanhamento de trabalhos escolares. Banco de livros escolares: aluguer e troca de livros aos interessados. Colónias de férias: praia e atividades dirigidas a crianças, jovens e idosos em época de interrupção escolar e verão. Espaço de formação e internet, com cursos de línguas, culinária, pastelaria, bordados, costura, informática, jardinagem, arte floral, em horário laboral e pós-laboral. Espaço Emprego – Divulgação de ofertas de emprego e criação de parcerias com entidades empregadoras e formadoras.

BANCO DE VOLUNTARIADO Criação de um grupo de voluntários na freguesia para as áreas de eletricidade, construção, pintura, arranjos florais, agricultura, jardinagem, cozinha, bordados, enfermagem, fisioterapia, cabeleireira, informática, acompanhamento de crianças e idosos, etc. Voluntariado juvenil - Intercâmbio ao nível nacional e internacional; Participação em encontros internacionais da juventude (Espanha, França, Alemanha, etc.).

SAÚDE Espaço Saúde – gabinete de apoio às áreas de enfermagem, fisioterapia e medicina. • Atendimento Social e apoio a marcação de consultas no Centro saúde, marcação de exames médicos, etc. • Sessões informativas – Saber mais sobre a diabetes, a hipertensão, doenças cardiovasculares, envelhecimento, depressão, actividade física, alimentação saudável, etc. com a experiência de profissionais competentes. • Rastreios: visão, audição, diabetes, hipertensão, nutrição, etc. • Caminhadas temáticas: Dia Mundial do coração, Dia Internacional da Diabetes, Dia do idoso, Dia dos Avós, Dia do trabalhador, etc.


DESPORTO/CULTURA C

G A

D

G

J

B

A T D M O Viagens temáticas e excursões em vários pontos do país. P F R Festa de Carnaval C mulher C festas dos santos populares Animação de Verão

RIO E SOUTO DE BERTIANDOS Limpeza S I casa de banho. D O lazer junto ao rio. O J

B campo de voleil. actividades de

PARQUE INFANTIL D

H dedicado ás crianças T J

espaço


AMBIENTE • Manter os acessos a Bertiandos limpos (ruas e estrada de acesso à freguesia) • Colocar mais eco-pontos e incentivar a reciclagem de lixo. • Sinalizar o local e dia de recolha de lixo de maiores dimensões (ferro velho); • Manutenção da rede de iluminação pública. • Colocação de candeeiros nas zonas sem iluminação. • Instalação de abrigos em todas as paragens de autocarro.

TURISMO/PATRIMÓNIO Desenvolver na freguesia ideias de negócio que potenciem o turismo e criem postos de trabalho; Criar parcerias com agências de viagens, universidades e outras instituições públicas, pois Vale a pena visitar Bertiandos! Comemoração de um dia histórico de Bertiandos, explorando os vários monumentos da freguesia (Fontes, pontes, moinhos, etc.) Museu em Bertiandos: - Exposições com bordados, trajes, usos e costumes de Bertiandos; - Exposições temporárias de arte, com trabalhos de artistas da terra em fotografia, pintura, granito, madeiras, etc. - Oficina de Artesanato (bordados, trapilho, Arraiolos, Crochet, Tricot); - Confeção de doçaria típica e produção de chás naturais - com o objectivo de preservar deliciosas tradições seculares. Valorização e preservação do património histórico da freguesia com a criação de percursos que promovam Bertiandos.


COMUNICAÇÃO Jornal da Junta de freguesia (em formato papel e digital) para divulgação das atividades da freguesia, com textos e fotos produzidas pela população bertiandense. Internet gratuita a todos os residentes da freguesia. Incentivos à participação nas Assembleias de Freguesia, pois a voz do povo deve ser mais valorizada. Participar em programas de rádio com histórias contadas por Bertiandenses. Editar um livro sobre “A terra de Bertiandos” com relatos da população.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO Um horário de atendimento na Junta de freguesia ajustado ás necessidades da população. Apoio ao emigrante (legalização de automóveis, registo de terrenos, jardinagem, limpezas, informações em geral).

OBRAS FUTURAS Casa Mortuária Ruas: Barreiros, Quingosta, Balada, entre outras.

Temos a consistência que apresentamos um programa ambicioso, mas muitas destas iniciativas são concretizáveis em regime de voluntariado e outras acarretarão despesas mínimas. Por amor á nossa terra… prometemos o que podemos cumprir! Por amor á nossa terra…vamos ouvir a voz do povo e ajudar todos de igual forma! Por amor á nossa terra…vamos trazer investimento, rentabilizar os nossos recursos! Por amor á nossa terra… vamos fazer de Bertiandos uma aldeia de Excelência. Por amor á nossa terra, Bertiandos…vote PSD


DÁLIA ISABEL ALVES PRESIDENTE

Téc. Superior no Instituto de Emprego e Formação Profissional V.C. Mestre em Promoção e Educação para a Saúde Pós-graduação em Gestão de Empresas – Ramo das Organizações Licenciada em Sociologia (vertente das organizações e desenvolvimento de Recursos Humanos) Área Emprego/Saúde

Mercedes Sousa Secretária

Área Turismo/Cultura

Dionísio Correia 2º Secretário

Alexandrina Alves Tesoureira

Elisabete Rodrigues

Presidente Ass. Freguesia

Área Contabilidade/Associativismo Área Educação/ Açao Social

Rita Ferreira

Área Gestão/Comunicação

Jaime Lopes

Área Cultura/ Emigração

José Carlos Lima 1º Secretário

Área Desporto/Lazer

André Campos

Área Tecnologia/Desporto

ÁreaProteção Civil/ Património

Pedro Velho

Área Juventude/Lazer

António Fernandes Área Instalações/ Equipamentos

Ester Novo Área Saúde

Maria Correia Área Ação Social

Américo Figueiredo

Área Ambiente/Agricultura


MANUEL BARROS CANDIDATO CÂMARA MUNICIPAL

A

ALÍPIO DE MATOS

CANDIDATO ASSEMBLEIA MUNICIPAL

MUDANÇA

TEM DE ACONTECER

MANUEL BARROS

manuelbarros2013.com

VOTA

Por amor à nossa terra!  

Programa Eleitoral da candidatura do PPD-PSD à assembleia de Freguesia de Bertiandos.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you