Caderno de Ortodontia FGM

Page 1










Inicial

Prof. Dr. Alan Rodrigues » Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos » Coordenador Internacional de cursos da Self Ligating University » Idealizador do braquete autoligável CRYSTAL 3D Vítria » Presidente da Euro Orto Consult

Prof. Dr. Edison Willrich Sales » co-Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos » Professor auxiliar do curso de ortodontia autoligável da Self Ligating University » Diretor clínico da Euro Orto Consult

Prof. Dr. Fernando Ruiz Gregório » co-Autor do Livro o Sistema Autoligável segredos clínicos » Professor auxiliar do curso de ortodontia autoligável da Self Ligating University » MBA Executivo em Saúde FGV

Final

Ortodontia autoligável A filosofia da bioadaptação transversal dos maxilares é fundamentada em quatro importantes bases, que são: O sistema de braquetes autoligáveis, fios termoativados de alta tecnologia, Win System e procedimentos clínicos mais biológicos e menos invasivos. Utilizando as bases da filosofia da bioadaptação transversal dos maxilares, diminuímos em mais de 98% a necessidade de extrações, (experiência clínica dos autores), teremos como conseqüência tratamentos biologicamente mais seguros evitando muitos procedimentos irreversíveis praticados em planejamentos ortodônticos convencionais. No livro clínico “O Sistema Autoligável – segredos clínicos”, Alan Rodrigues & Cols, editora Napoleão, estão demonstrados através da comparação de vários tipos de maloclusões e com todos os sistemas de bráquetes autoligados existentes no Mercado atual, o passo a passo clínico da bioadaptação transversal dos maxilares. Começamos o protocolo clínico desta sequência de caso com a colagem dos bráquetes autoligados CRYSTAL 3D VÍTRIA (www.crystal3d.com.br) utilizando a resina Orthocem da FGM. Optamos pela Orthocem por ser uma resina que apresenta excelente viscosidade, que permite o correto posicionamento dos bráquetes autoligados em todos os dentes, oferece resistência ideal às forças aplicadas sobre os bráquetes, inclusive nos tubos dos molares, que também são colados com o Orthocem. Por ter uma aplicação simplificada eliminamos um tempo do procedimento clínico, iniciando com o condicionamento ácido e a imediata

aplicação da resina com o bráquete no dente, o Orthocem tem oferecido segurança, rapidez e precisão no procedimento de colagem, que vem de encontro às nossas necessidades clínicas na aplicação da ortodontia autoligável. Utilizamos o centro da coroa clínica para o posicionamento dos bráquetes autoligados, incluindo os segundos molares, e imediatamente utilizamos como fio inicial o 0.014 termoativado soft estético, que é o fio com propriedades ideais para desencadear as respostas teciduais da bioadaptação transversal dos maxilares, com o Win posicionado inicialmente na linha média e com a evolução dos casos passamos os Wins para distal dos incisivos centrais superiores sendo mantido o Win na linha média do inferior. A desoclusão com build up deve ser feito nos segundos molares, pois os primeiros molares fazem parte da curva de spee, assim teremos um nivelamento mais rápido, após 2 meses colamos o arco inferior e iniciamos também com fio 0.014 termoativado soft estético, sendo introduzido o uso de elásticos leves de uso noturno intermaxilar. Após 6 meses de nivelamento, introduzimos o fio 0.014 x 0.025 termoativado soft estético para finalização do caso, as cúspides e as incisais foram reconstruídas para devolver as guias de proteção mútua. Com 12 meses de tratamento iniciamos a intercuspidação com elásticos ¼ leve de uso noturno, com 14 meses de tratamento removemos o aparelho e procedemos a contenção fixa com fio estético superior e inferior.


Sequência clínica: O uso do elástico leve de uso noturno no sistema autoligável é fundamental desde o início do tratamento tanto para melhora da relação cruzada como para intercuspidação final.

1. Inicial

2. 2 meses de tratamento

3. 10 meses de tratamento

4. 14 meses de tratamento

A bioadaptação transversal dos maxilares é evidente na sequência oclusal do tratamento ortodôntico com sistema autoligável.

1. Inicial

2. 2 meses de tratamento

3. 10 meses de tratamento

4. 14 meses de tratamento


O CLAREAMENTO DENTAL A busca por dentes mais claros não é dos tempos de hoje. O clareamento dental começou a ser realizado em 1860 em dentes vitais e não vitais utilizando-se diversos produtos a base de cloro, dióxido de enxofre e ácido oxálico com aplicação de calor por meio de instrumentos aquecidos, sendo realizado exclusivamente em consultório. O clareamento caseiro surgiu na década de 80, quando se observou que pacientes que utilizaram o Peróxido de Carbamida como um antisséptico bucal obtiveram como resultado dentes mais claros. Hoje o clareamento evoluiu muito, sendo realizado em dentes vitais e não vitais pela técnica caseira e de consultório em diferentes concentrações e com produtos que garantem conforto e segurança. O clareamento consiste em um processo conservador 10, 11, 12 que permite aos pacientes obterem dentes mais claros sem a necessidade de abordagem restauradora ou protética. O tratamento possui basicamente duas modalidades: ambulatorial e domiciliar supervisionada. Ambas são de fácil execução e trazem excelentes resultados, porém apresentam características específicas que influenciam na indicação conforme o caso.

Mais informações acesse www.fgm.ind.br

Me surpreendi com as soluções da FGM para a área de Ortodontia. A facilidade e qualidade da instalação de bráquetes com o uso do Orthocem, onde existe adição do adesivo à resina com carga, me ajudou em vários casos de tracionamento de caninos inclusos. Porém, a novidade para mim foram dois acontecimentos. No primeiro tomei contato com o Top Comfort que me ajudou a diminuir o desconforto de superfícies como ganchos de bráquetes e MPOs. Meus pacientes amaram! Mas, o segundo e mais surpreendente fato, foi a possibilidade de tratar dois casos de pacientes que queriam fazer clareamento com seus bráquetes. Usamos o Whiteness HP Blue com o Dr. Hélio Dutra (Gfree) em nossa escola e o resultado foi admirável. Prof. Dr. Renato Pimentel

» Professor Adjunto da Uniasselvi - Núcleos São Paulo, Florianópolis e Alfenas. » Corporación de Ortopedia y Ortodoncia de Chile, Santiago do Chile. » Conferencista em: Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador e EUA.


Clareamento na Ortodontia Na atualidade há uma grande busca pela estética, tanto corporal quanto facial sendo que nesta última, o sorriso está cada vez mais valorizado, exigindo-se além da boa função, dentes alinhados, bem contornados e claros.

Portanto há cada vez mais oportunidades de soluções integradas, com associação de especialidades na busca pelo equilíbrio estético, tornando-se necessária a associação entre a Ortodontia com procedimentos restauradores e cosméticos.

O clareamento dental se mostra como uma alternativa conservadora de tratamento para as alterações de cor, quando comparado a outros procedimentos estéticos restauradores; uma forma de responder às expectativas dos pacientes de maneira simples e segura.


Inicial

Prof. Dr. Jorge Eustáquio da Silva Jr. » Mestrando em Dentística pelo CPO São Leopoldo Mandic - Campinas - SP » Professor do Curso de Especialização em Dentística - ABO AL - Maceió - AL » Professor do Curso de Aperfeiçoamento em Odontologia Estética Integrada NEO Odontologia - Maceió - AL » Conselheiro Científico da Revista Prothesis Laboratory in Science Editora Plena

Final

Clareamento Dental durante o tratamento ortodôntico Neste caso clínico, o ortodontista solicitou o tratamento estético restaurador para finalização do tratamento ortodôntico. No exame clínico e fotográfico foi observado que os incisivos laterais eram pequenos em relação aos centrais e que existiam pequenos diastemas entre os caninos e incisivos laterais. A paciente reclamava também da cor escurecida dos dentes e de hipersensibilidade dentinária. O planejamento apresentado à paciente para o tratamento foi: • Clareamento Dental pela técnica de consultório ainda durante o tratamento ortodôntico; • Restaurações em resina composta nas distais dos incisivos laterais e mesiais de caninos, imediatamente após a remoção dos bráquetes. A finalização de tratamentos ortodônticos com resina composta é um procedimento bastante comum, sendo necessário em casos de dentes conóides ou com alteração anatômica, agenesias de laterais e diastemas onde exista discrepância de Bolton. Muitas vezes é necessário que esta finalização seja executada imediatamente após a remoção dos bráquetes a fim de evitar a movimentação dos dentes. A utilização de clareadores dentais em dentes com bráquetes ortodônticos é suportada pelos estudos de Morgan J e Presley S, que afirmam que agentes clareadores quebramse em moléculas pequenas que se movem em todas as direções. Assim, mesmo que o dente não esteja inteiro coberto pelo agente clareador, ele será clareado. Caso fossem encontradas regiões sob os bráquetes onde o clareamento não estivesse satisfatório, poderíamos utilizar clareadores de aplicação caseira supervisionada, visto que a área onde a reanatomização foi executada havia sido clareada adequadamente.

1.

2.

1. Aspecto inicial dos dentes da paciente. Notar a falta de proporção dos laterais em relação aos centrais. 2. Registro de cor previamente ao clareamento dental.


3.

4.

5.

6.

7.

8.

3. Barreira gengival Top Dam aplicada na cervical dos dentes e afastamento labial proporcionado pelo Arcflex. 4. Whiteness HP Blue 20% aplicado sobre os dentes. Foram executadas 3 sessões de 50 minutos cada. O produto Whiteness HP Blue 20% foi escolhido devido ao relato de sensibilidade dentinária. 5. Cor alcançada após clareamento, imediatamente após a remoção dos bráquetes. 6,7 e 8. Aspecto final após a reanatomização dos dentes anteriores com resina composta Opallis na cor EA1.



Os pacientes buscam no tratamento ortodôntico estética e um sorriso harmônico. O clareamento dental Whiteness FGM vem complementar e iluminar o resultado alcançado com a ortodontia. Prof. Dr. Luís Henrique Fischer

» Especialista em Ortodontia-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). » Mestre em Ortodontia-Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). » Professor do Curso de Especialização em Ortodontia da Associação Catarinense de Pós-graduados e Pós graduandos em Odontologia (ACPPO).

O Clareamento dental vem a destacar ainda mais o nosso trabalho ortodôntico, o qual envolve o reestabelecimento da função estomatognática e da estética do sorriso. Prof. Dr. Daniel Gheur Tocolini

» Mestre em Ortodontia. » Especialista em Odontopediatria. » Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares. » Coordenador do curso de especialização em Ortodontia em aparelhos autoligados e Straight wire - MBT Thum - Joinville - SC.


Inicial

Prof. Dr. Carlos Kose » Especialista em Dentística - ABO/PG » Mestre em Dentística – UEPG/PR

Final

Clareamento dental de consultório associado ao clareamento caseiro após finalização do tratamento ortodôntico

» Doutorando em Dentística – UEPG/PR » Professor dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Dentística na EAP-ABO/Ponta Grossa.

O clareamento caseiro é considerado um tratamento eficaz com custo reduzido e técnica simples, porém exige o uso de moldeiras de 3 a 6 semanas. Para os pacientes que não desejarem usar as moldeiras por este período podemos indicar a associação das técnicas de consultório e caseira. A principal vantagem está na redução do tempo para se atingir o resultado final e também para os casos onde o clareamento de consultório não responde satisfatoriamente, exigindo muitas vezes o aumento do número de sessões.

Prof. Dr. Alessandro Dourado Loguercio » Especialista e Mestre em Dentística Restauradora - UFPEL/RS. » Doutor em Materiais Dentários - FOUSP/SP. » Professor de Dentística Restauradora da UEPG/PR. » Autor do livro: Materiais Dentários Restauradores Diretos: dos fundamentos a aplicação clínica. Edt. Santos, 2007.

1.

2.

1. Aspecto inicial. Paciente do sexo feminino, 19 anos de idade e dentes na cor A2. 2. Whiteness HP Blue 35% no arco superior em aplicação única de 40 minutos.


3.

4.

5.

6.

3. Resultado após uma sessão de clareamento de consultório e uma semana de clareamento caseiro com peróxido de hidrogênio a 7,5% (White Class com Cálcio – FGM). O clareamento realizado inicialmente somente no arco superior facilita a visualização do resultado, e é considerado mais confortável por alguns pacientes. 4. Resultado final. Foram realizadas 2 sessões de clareamento no consultório (uma no arco superior e uma no inferior) com intervalo de 1 semana e 2 semanas de clareamento caseiro (uma no arco superior e uma no inferior). 5, 6. Antes e depois.




Prof. Dr. Carlos Kose » Especialista em Dentística - ABO/PG » Mestre em Dentística – UEPG/PR

Clareamento dental caseiro com Whiteness Perfect 16% após remoção dos dispositivos ortodônticos

» Doutorando em Dentística – UEPG/PR » Professor dos Cursos de Especialização e Aperfeiçoamento em Dentística na EAP-ABO/Ponta Grossa.

Profª. Drª. Roanita Rauski » Especialista em Dentística Restauradora pela ABO/ Ponta Grossa- PR

O clareamento dental com peróxido de carbamida 10% consagrou-se como uma técnica segura e efetiva, com inúmeros estudos publicados, a partir de 1989, quando Haywood e Heymann descreveram a técnica de utilização do clareador em moldeira para uso noturno. Desde então, o clareamento caseiro tem sido realizado com variações na concentração, tempo de uso e tipo de gel clareador utilizado, além disso, agentes dessensibilizantes têm sido utilizados antes, depois e adicionados nas formulações dos clareadores. Tudo isso com o objetivo de adequar o tratamento às necessidades de cada paciente e também na tentativa de controlar a sensibilidade relacionada ao uso dos clareadores. Sabe-se que a sensibilidade pós-clareamento está relacionada ao tempo de uso e concentração do gel clareador, sendo assim, podemos controlar esses fatores de acordo com a sensibilidade apresentada pelo paciente, obviamente o tempo total do tratamento acabará sendo estendido. O presente caso clínico demonstra a realização de um clareamento dental com peróxido de carbamida (Whiteness Perfect 16%), utilizado por 2 horas diárias, durante 2 semanas.

1.

2. 1. Inicial. 2. Vista frontal com escala de cor.


3.

4.

5.

6.

7.

3. Aplicação de Whiteness Perfect 16% na moldeira. 4. Visualização de uma gota de gel na moldeira no espaço de cada dente a ser clareado, que já é suficiente para realizar o clareamento dental. 5. Perfeita adaptação da moldeira. 6. Após 2 semanas com excelente resultado de clareamento dental. 7. Final.


Linha Diamond » Pastas e discos de lixa e feltro para polimento » Diamond AC I e II: Pasta de polimento à base de óxido de alumínio disponíveis em duas granulações; » Diamond R: Pasta de polimento à base de óxido de alumínio de granulação extrafina; » Diamond Excel: Pasta de polimento à base de diamante micronizado de granulação extrafina; » Diamond Master: Kit com discos de lixa, discos de feltro e pasta de polimento; » Diamond Flex: Discos de feltro flexíveis; » Diamond Pro: Discos de lixa flexíveis; » Diamond: Discos de feltro.

Nano P » Agente remineralizante e dessensibilizante » Hidroxiapatita e 9000ppm de flúor: maior eficácia na remineralização do esmalte; » Dupla ação remineralizante: Flúor + Hidroxiapatita; » Tripla ação dessensibilizante: Nitrato de potássio + Flúor + Hidroxiapatita; » Suplemento de cálcio, flúor e fosfato.

Flúor Care » Flúor em espuma » Rende 8X mais do que o flúor em gel; » Fácil aplicação; » 5 sabores à sua escolha. » Acidulado e neutro » Rápida aplicação - Apenas 1 minuto


Arcflex » Afastador labial multiuso Opallis » Resina composta microhíbrida para dentes anteriores e posteriores » Alto poder de polimento e brilho; » Consistência ideal para esculpir; » Maior variedade de cores; » Com nanopartículas.

» Promove o afastamento dos lábios, bochechas,controle da língua e descanso de mordida. » Super durável: Esterilizável até 134ºC

Whiteness RM » Removedor de manchas por microabrasão » Ácido Clorídrico a 6% + Carbeto de silício; » Resultados visíveis após 1ª sessão; » Excelente rendimento; » Pronto para uso.

Llis » Resina composta microhíbrida para dentes anteriores e posteriores » Fácil polimento e retenção de brilho; » Sistema simplificado de cores; » Com nanopartículas;

Maxxion C » Ionômero de vidro para cimentação » Alta capacidade de adesão; » Estética (possui elevada translucidez); » Adequada resistência mecânica; » Fina espessura de película; » Biocompatível; » Libera flúor.

Ambar » Sistema adesivo para esmalte e dentina » Primer+Bond em frasco único; » Contém MDP: Promove adesão química; » Nanoparticulado: Maior resistência coesiva e estabilizante do filme adesivo; » Baixo índice de hipersensibilidade pós operatória; » Excelente afinidade em ambiente úmido; » Longevidade de adesão

Maxxion R » Ionômero de vidro para restauração » Elevada capacidade de liberação de flúor; » Indicado para ART; » Excelente desempenho clínico


Bibliografias de suporte 1. Rodrigues A. et AL. O Sistema Autoligável: segredos clínicos. São Paulo: Napoleão, 2012. 1. Bernardon JK, Sartori N, Ballarin A, Perdigão J, Lopes GC, Baratieri LN. Clinical performance of vital bleaching techniques. Oper Dent. 2010 Jan-Feb;35(1):3-10 2. Dietschi D, Rossier S, Krejci I. In vitro colorimetric evaluation of the efficacy of various bleaching methods and products. Quintessence Int. 2006 Jul-Aug; 37(7):515-26. 3. Haywood VB, Leonard RH, Nelson CF, Brunson WD. Effectiveness, side effects and long-term status of nigthguard vital bleaching. J Am Dent Assoc. 1994 Sep; 125(9):1219-26. 4. Leonard RH Jr. Efficacy, longevity, side effects, and patient perceptions of nightguard vital bleaching. Compend Contin Educ Dent. 1998 Aug;19(8):766-74. 5. Marson FC, Sensi LG, Vieira LCC, Araújo E. Clinical evaluation of in-office dental bleaching treatments with and without the use of light-activation sources. Oper Dent. 2008 Jan-Feb; 33(1): 15-22. 6. Matis BA, Cochran MA, Wang G, Eckert GJ. A Clinical evaluation of two In-office bleaching regimens with and without tray bleaching. Oper Dent. 2009 Mar-Apr; 34(2):142-149. 7. Ourique SA, Magdaleno JP, Arrais CA, Rodrigues JA. Effect of different concentrations of carbamide peroxide on microhardness of dental ceramics. Am J Dent. 2011 Feb;24(1):57-9. 8. Ritter AV, Leonard RH Jr, St Georges AJ, Caplan DJ, Haywood VB. Safety and stability of nightguard vital bleaching: 9 to 12 years post-treatment. J Esthet Restor Dent. 2002; 14(5):275-85. 9. Zekonis R, Matis BA, Cochran MA, Al Shetri SE, Eckert GJ, Carlson TJ. Clinical evaluation of in-office and at-home bleaching treatments. Oper Dent. 2003 Mar-Apr; 28(2):114-21. 10. Fugaro, J.O.; Nordahl, I.; Fugaro, O.J.; Matis, B.A.; Mjör, I.A. Pulp reaction to vital bleaching. Operative Dentistry, 2004; 29(4): 363-368. 11. Haywood, V.B. Frequently asked questions about bleaching. Compendium, 2003 Abr;24 (4A): 324-337. 12. Haywood, V.B. Nightguard vital bleaching: indications and limitations. US Dentistry, 2006:2-8.


FGM » Produtos Odontológicos Av. Edgar Nelson Meister, 474 89219 501 » Joinville » SC » Brasil +55 47 3441 6100 » fgm@fgm.ind.br


A FGM é referência em inovação, tecnologia e qualidade. Isto tudo por que sabemos alinhar conhecimento e pesquisa em busca de soluções realmente eficazes que surpreendem dentistas e pacientes.

A cada ano, através de sua visão empreendedora, a FGM identifica novas oportunidades no mercado odontológico, desenvolvendo competências em diferentes especialidades da odontologia.

Além de conquistar a liderança no Brasil, a FGM está presente em mais de 70 países e detém tecnologias importantes nas linhas de clareadores, compósitos, pinos fibroresinosos, cimentos adesivos, materiais de acabamento e polimento, fios retratores, entre outros.

São mais de 160 itens, todos desenvolvidos para tornar o dia a dia do profissional mais prazeroso, permeado de novas conquistas e sucesso. Afinal, você merece.

www.fgm.ind.br » 0800 644 6100


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.