22
COOPERAR
Super Bock Sem Álcool: uma parceria académico-empresarial de sucesso
Texto: Helena Peixoto Fotografia: D.R.
Foi em 2007 que a Unicer e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) uniram forças e fizeram nascer um produto que ultrapassou todas as expectativas: a Super Bock Sem Álcool, ainda hoje um êxito de vendas a nível nacional e internacional.
Um processo totalmente inovador, uma unidade de pervaporação construída de raíz e uma ideia “patenteada” que veio revolucionar o mercado das bebidas ao provar que é possível criar uma cerveja 100% sem álcool através de um processo totalmente inovador. Adélio Mendes, docente do Departamento de Engenharia Química da FEUP, após regressar do seu pós-doutoramento na Alemanha, sugeriu à Unicer, a produção desta nova cerveja totalmente sem álcool utilizando um processo alternativo e inovador. Não havia sequer fornecedor da unidade de pervaporação necessária à produção do aroma: fui o próprio Adélio Mendes que a desenhou. A Unicer, acreditando na importância da ligação às universidades como uma mais-valia e um fator de diferenciação, aceitou o desafio e iniciaram os trabalhos. Após três anos de um profundo trabalho conjunto de investigação, as instituições chegaram ao processo de produção final que dotou a nova Super Bock Sem Álcool de características únicas. E para que se perceba a inovação do processo, importa referir que a cerveja é obtida por fermentação de um mosto produzido à base de malte e gritz de milho. Durante esse processo de fermentação, as leveduras produzem não só álcool, como outras substâncias que dão um sabor e aroma característicos à cerveja, o que não acontece com o processo tradicional de produção de cerveja sem álcool, onde a fermentação é interrompida no seu início para que não se produza o álcool, impedindo a produção dos aromas típicos da fermentação. Para o lançamento da nova Super Bock Sem Álcool, partiu-se de uma base composta pela afamada Super Bock autêntica, à qual é extraído o álcool através de um sistema de arrastamento de vapor sob vácuo. A nova Super Bock Sem Álcool conserva, assim, a sua personalidade, os seus aromas. Um projeto que permitiu a criação do know-how e
ENGENHARIA 56 Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
das infraestruturas industriais adequadas a um processo de produção único, reconhecido e devidamente patenteado. Este é um exemplo vivo do sucesso das parcerias académico-empresariais. A Unicer conseguiu com esta parceria entrar em países do Médio Oriente e Norte de África com restrições ao consumo de bebidas com álcool, tornando a empresa ainda mais competitiva nos mercados internacionais. Maria Manuel Dantas, diretora de Qualidade, Desenvolvimento e Inovação da cervejeira, enfatiza a importância deste tipo de ligação: “na Unicer consideramos a ligação às universidades uma mais-valia e um fator de diferenciação, laços que temos vindo a intensificar. E são vários os motivos que nos levam a fazer esta apreciação. É nos centros de saber e de investigação contínua que muitas organizações encontram resposta para determinado desafio, soluções que são postas em prática nos mais variados negócios; que se partilha conhecimento; que se capta novo talento para as empresas”. Adélio Mendes, responsável na FEUP pelo lançamento desta cerveja, recorda o êxito conseguido com esta parceria e acredita que o futuro vai trazer novas e saudáveis sinergias entre a academia e o mundo empresarial que resultem em produtos que melhorem a qualidade de vida dos cidadãos: “Este é o sonho e a missão de todo o investigador: transformar, de forma saudável, impostos em mais riqueza e alegria!”