

Logística eficiente impulsiona crescimento do Paraná, afirma governador em evento portuário

Estado recebe o IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor para discutir os principais desafios e as oportunidades de crescimento logístico.
Ônibus articulado começará a ser testado na linha São Marcos em São José dos Pinhais
A partir de segunda-feira (01/09), a Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a Empresa BRT – Transportes Coletivos Ltda, dará início a um teste inédito com um ônibus articulado na linha 1051 – São Marcos. Durante os próximos 90 dias, o veículo estará em circulação para que passageiros, motoristas e toda a comunidade possam conhecer de perto o modelo, que se destaca por ter mais capacidade, conforto e agilidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), a iniciativa tem como principal objetivo avaliar, junto com a população, novas soluções que possam aprimorar a mobilidade urbana na cidade.


O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que uma logística eficiente e ativos como o Porto de Paranaguá são pontos decisivos para fazer o Paraná crescer. Ele participou, nesta quinta-feira (28) à noite, da abertura do IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor para discutir os principais desafios e as oportunidades de crescimento logístico. O evento, realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) com apoio institucional da Portos do Paraná, acontece nos dias 28 e 29 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
“Nosso PIB deve dobrar em oito anos e o Paraná é o estado que tem o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, fruto da estratégia de investirmos em logística, que é um ponto decisivo para a atração de novas indústrias e reduzir o custo de produção do Estado”, afirmou. “E nossos portos têm papel fundamental na atração de novos investimentos, que impactam no crescimento, são ativos para que indústrias nacionais e estrangeiras se instalem no Paraná”. O governador destacou que, na semana passada, a Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, conquistou o título de melhor gestão portuária no Prêmio Portos + Brasil pelo sexto ano consecutivo. O prêmio é concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP)
Da recepção à UTI: avançam as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais

Avançam a passos largos as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais. O trabalho é intenso na edificação do equipamento de saúde, que terá 90 leitos, sendo 20 de UTI, e atendimento 100% SUS. No momento, já estão evoluídas a montagem dos postos de enfermagem, o piso nas recepções com manta especial nas enfermarias e UTIs, além das instalações de batemacas (proteção nas paredes), tampos de pedra nos banheiros, estruturas em inox e o quebra-sol na fachada. As evoluções da obra acontecem rápido, com o trabalho de diversas equipes que executam uma grande gama de serviços. Já estão concluídos ou em fase final itens de acabamento, pinturas, revestimentos de pisos e paredes, instalação de elevadores, montagem de dutos de ar condicionado, tubulações de combate a incêndio, forros, entre outros. Além disso, seguem em franco desenvolvimento as peças de marcenaria que irão compor os quartos, além de serviços de impermeabilização, instalações elétricas e hidráulicas.

Cursos gratuitos
Neste sábado (30/8), a Prefeitura de Curitiba começa a operação especial para transporte, içamento e lançamento das vigas longarinas de concreto das duas novas pontes que serão erguidas sobre o Rio Atuba. As pontes serão paralelas ao novo viaduto Curitiba-Pinhais, que será construído no limite entre os dois municípios. Para o trabalho, serão necessárias alterações no trânsito na região do Capão da Imbuia e Bairro Alto. A Rua Paulo Kissula, na esquina com a Avenida Victor Ferreira do Amaral, terá bloqueios de sábado (30/8) a segunda-feira (1/9). De terça (2/9) a sábado (6/9), o trânsito volta ao normal. No domingo seguinte (7/9), uma segunda etapa de lançamento das peças vai exigir nova alteração.
A Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em parceria com o Procon-PR e os Procons municipais, abriu inscrições para cursos gratuitos sobre direitos do consumidor, disponíveis até 22 de setembro.
A iniciativa ocorre em formato EaD, com certificação da Universidade de Brasília (UnB). Entre os temas abordados estão
princípios do Código de Defesa do Consumidor, superendividamento, crédito e relações de consumo no transporte aéreo e no mercado de combustíveis.

Foto: Jonathan Campos/AEN
Página 2
Página 4



Comenda Barão do Serro Azul
Prefeito prestigia homenagem da ACP em Curitiba a fundador de gigante varejista paranaense
O prefeito Eduardo Pimentel participou da entrega da Comenda Barão do Serro Azul 2025, na noite de quinta-feira (28/8), no Buffet Novem de Coco, em Curitiba. A honraria, uma das mais importantes do Estado, é concedida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) que, neste ano, homenageou o empresário Mário Gazin, fundador e presidente do Grupo Gazin, com atuação nacional no varejo, atacado, indústria, serviços financeiros, agropecuária e turismo.
A comenda é inspirada no fundador da ACP e herói nacional Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. Os homenageados se destacam por sua contribuição à sociedade e pelos princípios e valores que fazem parte do legado deixado pelo barão.
A cerimônia reuniu autoridades políticas, do Judiciário, empresários, representantes de vários segmentos da economia paranaense e de outros estados, ex-presidentes da ACP e sócios da associação.
“Essa homenagem feita pela ACP é muito merecida, pois Mário Gazin é um homem que tem contribuído há várias décadas para o crescimento do Paraná, com geração de empregos e renda. É uma honra participar da homenagem desta noite ao empresário e fundador do Grupo Gazin”, disse Eduardo Pimentel.
O presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, destacou que Gazin construiu sua trajetória empresarial inspirada no legado do Barão do Serro Azul. “Esta homenagem simboliza o reconhecimento a um empresário que não poupa esforços para promover o crescimento de sua comunidade e do Paraná”, reforçou ele. Muito emocionado, Gazin agradeceu a ACP pelo reconhecimento e compartilhou a comenda com a família e os 13 mil colaboradores. “Busco unir em minha administração uma abordagem prática e humana, por acreditar nas pessoas como o maior ativo de qualquer organização e por demonstrar que é possível crescer com ética, simplicidade e propósito”, salientou ele.

Trajetória Mário Gazin é fundador do Grupo Gazin, um dos maiores conglomerados empresariais do Brasil. Sua jornada começou em 1966, na cidade de Douradina, no noroeste do Paraná, ainda sede do grupo. Com visão empreendedora e trabalho incansável, transformou um pequeno varejo em uma rede com mais de 450 unidades de negócios. Hoje, a Gazin Holding reúne lojas de atacado e varejo, indústrias de colchões e molas, serviços como consórcio, financeira, garantia estendida e o Gazinbank, além de agência de viagens, agropecuária e postos de combustíveis.
Presenças Também participaram da cerimônia o presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Renan Oliveira Rodrigues; o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello; os vereadores Serginho do Posto, Olimpio Araujo Junior, Renan Ceschin e Rodrigo Marcial; os ex-governadores Orlando Pessuti e Mário Pereira; o presidente da OAB-PR, Luiz
Fernando Casagrande Pereira; os ex-presidentes da ACP Jamil Chede, Glaucio Geara, Camilo Turmina, Marcos Domakoski, Virgílio Moreira Filho e Ardisson Akel; a diretora da Receita Estadual do Paraná, Suzane Gambetta; e o bisneto do Barão do Serro Azul, empresário Fernando Fontana. Entre as personalidades que já receberam a Comenda Barão do Serro Azul estão o empresário Leonardo Petrelli Neto (2024), que estava presente à cerimônia deste ano; o empresário Leopoldo Senff (2023); o governador Carlos Massa Ratinho Junior (2022); o vice-governador Darci Piana (2021); o produtor cultural Maurício Appel (2020); o ex-prefeito Rafael Greca (2019); o apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho (2018); o ministro do STF Luiz Edson Facchin (2017); o empresário Aníbal Tacla (2016); o senador Sérgio Moro (2015); o ex-governador João Elísio Ferraz de Campos (2014); e o ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner (2013).


horárias de
Consumidor conta
ao conteúdo
fortalecem
de
alunos.
mais conscientes. Já a coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, destacou que os temas esclarecem dúvidas recorrentes da população. Participam da ação mais de 30 municípios, incluindo Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Minha Casa, Minha Vida O deputado federal Toninho Wandscheer (PP) relatou e recomendou a aprovação do Projeto de Lei 1728/24, que proíbe a construção de moradias do Minha Casa, Minha Vida em áreas de risco climático. Para o parlamentar, a medida fortalece o planejamento urbano e a resiliência ambiental diante do avanço das mudanças climáticas. O texto segue agora para análise da Comissão de Constituição



O prefeito Eduardo Pimentel participou da entrega da Comenda Barão do Serro Azul 2025, que homenageou o
empresário Mário Gazin, fundador e presidente do Grupo Gazin. Foto: Hully Paiva/SECOM





SÚMULA DO PEDIDO DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO A TROX do Brasil
Difusão de Ar Acústica Filtragem Ventilação Ltda. Torna público que requereu à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Curitiba a Licença de Instalação, para ampliação da atividade de Fabricação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial, peças e acessórios situada à Rua Cyro Correia Pereira, 300, CIC, Curitiba/PR













Foto: Jonathan Campos/AEN

Logística eficiente impulsiona crescimento do Paraná, afirma governador em evento portuário
Estado recebe o IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor para discutir os principais desafios e as oportunidades de crescimento logístico
O governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que uma logística eficiente e ativos como o Porto de Paranaguá são pontos decisivos para fazer o Paraná crescer. Ele participou, na quintafeira (28) à noite, da abertura do IV Seminário Nacional e o II Internacional dos Portos, que reúne autoridades, especialistas e líderes do setor para discutir os principais desafios e as oportunidades de crescimento logístico.
O evento, realizado pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) com apoio institucional da Portos do Paraná, acontece nos dias 28 e 29 de agosto no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba.
“Nosso PIB deve dobrar em oito anos e o Paraná é o estado que tem o maior crescimento da atividade econômica do Brasil, fruto da estratégia de investirmos em logística, que é um ponto decisivo para a atração de novas indústrias e reduzir o custo de produção do Estado”, afirmou. “E nossos portos têm papel fundamental na atração de novos investimentos, que impactam no crescimento, são ativos para que indústrias nacionais e estrangeiras se instalem no Paraná”. O governador destacou que, na semana passada, a Portos do Paraná, que administra os portos de Paranaguá e Antonina, conquistou o título de melhor gestão portuária no Prêmio Portos + Brasil pelo sexto ano consecutivo. O prêmio é concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP). Ele citou as obras que estão modernizando o Porto de Paranaguá, como a do Moegão, a maior obra portuária do Brasil. O projeto recebe mais de R$ 650 milhões em investimentos para ampliar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas. O terminal também vai receber mais R$ 2,2 bilhões na construção do Píer em T, que vai ampliar a capacidade de movimentação de cargas. “O Paraná está no centro de 70% do PIB da América do Sul, o que nos capacita para se tornar o centro logístico dessa parte do continente”, ressaltou. “Mas somente a questão geográfica não é o suficiente, nós tínhamos que fazer com que os ativos do Estado, que são os aeroportos, ferrovias e o Porto de Paranaguá, se tornassem altamente eficientes e competitivos”.
Em 2024, a Portos do Paraná movimentou 66,7 milhões de toneladas, batendo o recorde histórico de movimentação anual. E neste ano, incluindo exportações e importações, os portos paranaenses alcançaram a marca de 34 milhões de toneladas no primeiro semestre de 2025, volume 1,4% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, superando o recorde histórico para o período.
SEMINÁRIO – O encontro traz discussões sobre o sistema portuário brasileiro e seu posicionamento no cenário internacional. O objetivo é alinhar esforços, compartilhar conhecimentos e experiências e trabalhar coletivamente para tornar o setor mais dinâmico, competitivo e integrado à economia global.
“No mundo globalizado de hoje, qualquer fato que acontece em outros países e continentes, se reflete na nossa economia, infraestrutura e logística. E este evento vem com o propósito de discutir os impactos desse cenário no setor”, explicou o diretor-presidente da Portos do Paraná e da ABEPH, Luiz Fernando Garcia. “Com esses debates, queremos contribuir para uma logística integrada, que seja cada vez mais eficientes para os produtores”.
A conferência de abertura foi feita pelo ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) Roberto Carvalho de Azevêdo, que falou sobre “Os novos horizontes do comércio internacional e as políticas tarifárias de proteção às economias nacionais”. No segundo dia, serão realizados cinco painéis com temas diversos. Luiz Fernando Garcia vai presidir a mesa do Painel 2, que aborda os desafios do setor portuário mundial. O diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana, participará do Painel 3, com o tema “Sustentabilidade ambiental, segurança jurídica e estabilidade regulatória no setor portuário brasileiro”.
O diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, vai comandar o Painel 5, focado na “Descentralização e eficiência administrativa na gestão portuária”. Outros painéis discutirão questões como o financiamento da infraestrutura no Brasil, o modelo regulatório portuário e os diversos desafios do setor.
PRESENÇAS – Participaram da abertura do evento o vice-governador Darci Piana; os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) Otto Alencar Rodrigues e Weder de Oliveria; e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Douglas Alencar Rodrigues; o presidente do TRT-PR, Célio Horst; o presidente do TRF4, João Batista Silveira Pinto; o secretário estadual da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; e o deputado federal Arthur Maia.






Da recepção à UTI: avançam as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais
Estrutura com mais de 14 mil metros quadrados terá atendimento 100% SUS, com 90 leitos, sendo 20 de UTI
Avançam a passos largos as obras do Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais. O trabalho é intenso na edificação do equipamento de saúde, que terá 90 leitos, sendo 20 de UTI, e atendimento 100% SUS. No momento, já estão evoluídas a montagem dos postos de enfermagem, o piso nas recepções com manta especial nas enfermarias e UTIs, além das instalações de bate-macas (proteção nas paredes), tampos de pedra nos banheiros, estruturas em inox e o quebra-sol na fachada.
As evoluções da obra acontecem rápido, com o trabalho de diversas equipes que executam uma grande gama de serviços. Já estão concluídos ou em fase final itens de acabamento, pinturas, revestimentos de pisos e paredes, instalação de elevadores, montagem de dutos de ar condicionado, tubulações de combate a incêndio, forros, entre outros. Além disso, seguem em franco desenvolvimento as peças de marcenaria que irão compor os quartos, além de serviços de impermeabilização, instalações elétricas e hidráulicas, bem como as paredes e divisórias em drywall.

A construção é executada pelo Consórcio Saúde Pinhais Ltda, vencedor da licitação que regulamenta a concessão administrativa via Parceria Público-Privada (PPP) com a Prefeitura de Pinhais. A viabilização da obra e operação do hospital e maternidade tem o aporte de aproximadamente R$ 126 milhões em valores atualizados, provenientes de recursos próprios da prefeitura, por meio do programa de investimentos Avança Pinhais, e contrapartida do parceiro privado. A fiscalização e gestão ficará a cargo da Prefeitura de Pinhais, com apoio da Secretaria de Estado da Saúde para o custeio e manutenção.
Além dos 90 leitos gerais e de UTI, o Novo Hospital e Maternidade Municipal de Pinhais terá centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
Pinhais participa de lançamento do Território Turístico Rotas do Pinhão
Município é um dos pontos de referência da área de relevante interesse turístico, que abrange as 29 cidades da Região Metropolitana de Curitiba

O governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo (Setu), implantou oficialmente nesta semana o Território Turístico Rotas do Pinhão. Pinhais é um dos sete municípios de referência da área, que abrange todas as 29 cidades da região metropolitana da capital e será beneficiado com o fortalecimento do turismo regional. A equipe do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) representou a Prefeitura de Pinhais na solenidade, realizada na terça-feira (26), em Campo Largo. O novo território se insere dentro do programa “18 Territórios, um só destino” do governo do Paraná. A partir do Decreto n.º 10.256, de julho de 2025, foi instituída a “Declaração de Atrativo de Relevante Interesse Turístico”. Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, essa ferramenta “permite a destinação de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento”. Pinhais já é referência no turismo do Paraná. A Rota da Cerveja Artesanal do município está listada como produto turístico de quali-



dade no Portfólio Turístico do Paraná, divulgado em junho. A rota foi instituída por lei municipal em 2017, para estimular o desenvolvimento local sustentável, um dos objetivos da Semde. Pinhais também aparece como destino de turismo de negócios.
A cerimônia de terça-feira foi conduzida pelo secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, que afirmou que a integração é um passo importante para a região. Também estiveram presentes o presidente da Instância de Governança Regional Adetur, Eros Consentino Tozetto; a equipe do Departamento de Turismo da Prefeitura de Pinhais: Fabiana Moraes (diretora), Kaohana Andrade (gerente) Fabiane Rodrigues (chefe de Seção), Raphael Ormianin (motorista) e Marli Santos (assistente de departamento); Patrícia Dias, coordenadora da Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial e Industrial de Pinhais (Acipi) e sócia-diretora da Cervejaria Coice da Mula; Hudson Silva, coordenador da Câmara Setorial das Cervejas da Acipi e sócio da Yellow Bird; Luzia Barbick e Diogo Marques, do Conselho Municipal de Turismo; e as representantes da cooperativa Criarte, Daiane Joukoski e Nádia Bremm.





Tribuna Livre apresenta pesquisa sobre atuação da Câmara de Curitiba
Estudo encomendado pela AERP mostra que maior parte dos entrevistados não acompanha o dia a dia da CMC, mas gostaria de saber mais
Espaço democrático de debates das sessões da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a Tribuna Livre da quarta-feira (27) apresentou o resultado de pesquisa de opinião pública sobre a atuação do Poder Legislativo da capital. O estudo foi encomendado pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) à consultoria XYZ Estratégia. Foram ouvidas 600 pessoas, em abril deste ano, além da avaliação de especialistas.
A Tribuna Livre foi agendada por requerimento da Comissão Executiva da Casa e os resultados da pesquisa, apresentados pelo consultor Marcelo Romaniewicz, presidente da XYZ Estratégia. Na saudação ao convidado, o presidente Tico Kuzma (PSD) ressaltou a relevância da comunicação institucional para o funcionamento da Câmara de Curitiba, “sobretudo, para a forma como a sociedade curitibana enxerga o trabalho do Poder Legislativo”.
“Nós sabemos que o papel da Câmara não se resume apenas à elaboração de leis ou à fiscalização do Executivo. Também é nossa responsabilidade prestar contas à população, garantir transparência em nossos atos e aproximar o cidadão das discussões”, pontuou Kuzma. O presidente também elogiou a credibilidade da equipe de servidores da Diretoria de Comunicação Social, “referência no trabalho que desenvolve” e “um exemplo para outras Casas Legislativas do país”, mas ponderou os limites do alcance da comunicação institucional feita de maneira orgânica.
Escola
Consultor vê “janela de oportunidade"
Romaniewicz explicou que a pesquisa de opinião encomendada pela AERP buscou traçar o panorama da relação entre a sociedade curitibana e a Câmara Municipal. De acordo com ele, o estudo foi realizado pelo instituto internacional Offerwise e ouviu a opinião de pessoas de ambos os sexos, de diversas administrações regionais da cidade. Além disso, foram realizadas entrevistas de profundidade com especialistas.
O consultor defendeu que o artigo 37 da Constituição Federal assegura a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos, desde que mantido o caráter educativo, informativo ou orientativo, vedada a promoção pessoal de autoridades e servidores. No entanto, dentro do contexto sociopolítico, o consultor assinalou a disparidade histórica entre a comunicação institucional dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
“O Executivo, seja municipal, seja estadual, seja federal, historicamente, pela cultura do nosso país, desenvolve práticas e políticas de comunicação social estruturadas, planejadas e recorrentes há décadas. E o Legislativo e o Judiciário, vamos colocar os três aqui, não o fazem da mesma maneira, com o mesmo profissionalismo, com a mesma intensidade”, afirmou o orador da Tribuna Livre. "Esse desequilíbrio não é interessante e traz consequências na percepção da população.”
Em relação à primeira pergunta, 93% dos entrevistados afirmaram que já tinham ouvido falar da Câmara Municipal de Curitiba. “A gente esperava
que fosse um percentual, para essa resposta, em torno de 100%”, pontuou Marcelo Romaniewicz. No tópico seguinte, relativo ao nível de conhecimento sobre o trabalho da instituição, apenas 15% dos cidadãos disseram ser alto ou suficiente; outros 81%, médio, baixo ou muito baixo. “Ouvir falar é uma coisa. Conhecer é outra”, avaliou.
Apesar disso, 77% disseram considerar o papel da Câmara importante. No entanto, ao se avaliar o engajamento dos entrevistados, 89% disseram acompanhar o trabalho do Legislativo eventualmente, pouco ou nunca; 11%, apenas, sempre ou frequentemente. “São números paradoxais. Quase 80% acha importante, mas apenas 11% acompanham com mais frequência, com mais profundidade, o trabalho desenvolvido pela Casa de Leis do Município onde ela mora”, pontuou o consultor.
Ao mesmo tempo em que 79% das pessoas responderam ter interesse em saber mais sobre a Câmara Municipal de Curitiba, 93% afirmaram acompanhar muito pouco ou nunca acessar os canais digitais da Casa. “Vamos lembrar, existe muita informação disponível hoje, principalmente nas redes sociais, no universo digital, sobre o que a Câmara faz. E aí a gente pergunta sobre a eficácia disso em relação à população, questionou Romaniewicz.
“Então, nós temos aqui, na nossa opinião, uma janela de oportunidade. Ao mesmo tempo que [a sociedade] não conhece, não acompanha, [ela] acha importante [o trabalho da Câmara] e quer saber mais. Então, eu acho que nós temos aqui, sem dúvida nenhuma, uma grande
janela de oportunidade, de construir uma relação mais próxima com a sociedade”, opinou o convidado da Tribuna Livre sobre o resultado da pesquisa de opinião.
“A gente precisa ressignificar o olhar, diz diretora da AERP Diretora comercial da AERP e proprietária da Rádio Mais FM, Carolina Chab respondeu aos questionamentos dos vereadores ao lado de Romaniewicz. Ao primeiro-secretário da Comissão Executiva, vereador Bruno Rossi (Agir), ela afirmou que a associação reúne quase 400 emissoras de rádio e de televisão, em todo o Paraná. “A gente precisa ressignificar o olhar para os canais mais tradicionais”, defendeu. “A gente tem como premissa informar a população e sabemos fazer isso muito bem.”
“Como nós podemos fazer para aumentar a conexão com o povo e diminuir essa carência com a população que ainda não se interessa pela política?”, quis saber, na sequência, Carlise Kwiatkowski (PL). Seguindo a mesma linha de raciocínio, Meri Martis (Republicanos) e Sargento Tânia Guerreiro (Pode) atestaram o desinteresse e o desconhecimento da maior parte das pessoas sobre o Legislativo. "Como os vereadores podem contribuir para aproximar a população da política?”, indagou Martins. Para Guerreiro, apenas temas polêmicos geram interesse. Lembrando do Câmera Aberta - que abriu os gabinetes e até mesmo a tribuna da Câmara de Curitiba, num sábado - ela avaliou ser possível mudar essa realidade com iniciativas semelhantes.
A segunda edição do evento será no dia 13 de setembro.
Na avaliação de Carolina Chab, abrir as portas da Câmara é, sim, importante. A diretora comercial da AERP, no entanto, argumentou que é necessário “fazer o movimento contrário, [...] ir até a população”. “Tudo o que vocês fazem aqui, que é grande, é nobre, [...] é necessário mostrar isso”, declarou. “A população não tem como amar a política, o que é feito, o que é discutido aqui dentro, se ela não conhece.”
Em resposta a Marcos Vieira (PDT), que chamou a atenção para os números contraditórios da pesquisa, Romaniewicz observou, novamente, que “distanciamento não quer dizer que há desinteresse, [...] há um distanciamento, mas eu quero saber”. Para “dar força e luz à democracia” e, ao mesmo tempo, a população ter meios de fiscalizar o poder público, o consultor reforçou a necessidade do equilíbrio na comunicação dos três poderes.
Jasson Goulart (Republicanos), por fim, destacou o trabalho da AERP. “Essa apresentação demonstra, realmente, a força da Comunicação”, afirmou. Além de Marcelo Romaniewicz e de Carolina Chab, a Tribuna Livre também foi acompanhada pelo diretor financeiro da AERP e diretor da Rádio Transamérica FM, Rogério Afonso; a diretora jurídica da AERP e representante da Rádio Vale do Mel FM, Melanie Triches; o diretor regional da AERP e representante do Grupo RIC, Gilson Betes; Rodrigo Liborio, representante da RPC TV; e Ricardo Massara, representante da Band TV.
Por Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
do Legislativo: “As visitas são a porta de entrada do cidadão na Câmara”
Com mais de três mil visitantes, Câmara de Curitiba bateu recorde de visitações em 2025

Na quarta-feira (27), durante a sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), a gestora da Escola do Legislativo, Débora Reis, apresentou, a convite da Mesa Diretora, o balanço das atividades do órgão. O destaque da fala foi o registro de 3.310 participantes nas visitas institucionais realizadas nos oito primeiros meses de 2025, resultado que consolidou o maior número de visitantes desde a criação do programa na CMC.
Segundo Débora Reis, o programa de visitas tem como objetivo aproximar as pessoas da instituição. “Esta é a forma que encontramos para conversar com a sociedade e trazer os cidadãos para dentro do Parlamento, fazendo com que eles conheçam a nossa estrutura, o papel dos vereadores e, principalmente, saibam como participar mais ativamente do processo legislativo”, afirmou.
A procura pelas visitas guiadas tem crescido ano a ano. Em 2023, 1.355 pessoas participaram da iniciativa; em 2024, o número subiu para 2.781; e, em 2025, já chega a 3.310, estabelecendo um novo recorde, que tende a crescer ainda mais até o final do ano.
A gestora fez questão de ressaltar a importância da participação dos parlamentares nesses encontros e reforçou o convite para que os vereadores se envolvam cada vez mais com as ações da Escola do
Legislativo. “Isso muda demais a experiência de quem vem nos visitar”, disse. “Quando eles encontram um vereador, podem formular as perguntas que desejam e muitos saem daqui inspirados a voltar como parlamentares. Essa é a nossa grande celebração aqui na Escola”, reforçou.
Capacitações e próximos passos da Escola Além das visitas, a Escola do Legislativo investe em formação continuada, parcerias com universidades e iniciativas de promoção da cidadania. O foco, segundo Débora, é aproximar o Legislativo do cotidiano da comunidade. Entre os projetos em destaque estão o Parlamento Jovem e Universitário, a produção de cartilhas e manuais de educação política e o trabalho do Grupo de Qualidade de Leis, que desenvolve metodologias para avaliar o impacto das normas aprovadas. O calendário de capacitações segue ativo. No dia 1º de outubro, será realizado na Câmara o curso “Oratória descomplicada”, aberto a servidores e à comunidade externa, com transmissão pelo canal do YouTube da instituição. Mais informações serão divulgadas em breve.
Notícia elaborada por Pietra Hara, especial para a CMC. Supervisão do estágio: Alex Gruba Revisão: Ricardo Marques
A convite da Mesa Diretora, gestora da Escola do Legislativo apresentou o trabalho do órgão em plenário. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC )
Tribuna Livre recebeu dirigentes da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e da consultoria XYZ Estratégia. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)




CACs são homenageados em concorrida sessão solene na Assembleia
Por iniciativa do deputado Tito Barichello (União), colecionadores, atiradores desportivos, caçadores e clubes de tiros receberam menção honrosa
A Assembleia Legislativa do Paraná promoveu (28/8), por iniciativa do deputado Tito Barichello (União), uma sessão solene em homenagem aos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs) e clubes de tiros. O evento reuniu mais de 500 pessoas, entre apoiadores da causa, representantes dos grupos e lojistas do setor.
O deputado Tito Barichello destacou que a Assembleia Legislativa do Paraná cumpre seu papel de representar a população ao reconhecer o trabalho dos caçadores, atiradores, colecionadores, lojistas e clubes de tiro. Ele criticou a política federal que, segundo ele, persegue os CACs e restringe o funcionamento das entidades.
Barichello ressaltou que os clubes de tiro não oferecem risco à sociedade e são compostos por pessoas honestas e trabalhadoras, que cumprem rígidos critérios legais para exercer a atividade. “O clube de tiro e a arma dizem respeito à liberdade, e nós pugnamos por ela, como em qualquer país democrático”, afirmou o parlamentar.
A vereadora de Curitiba, Tathiana Guzella (União), lembrou que a capital paranaense já conta com uma lei de sua autoria que institui o Dia dos CACs, celebrado em 3 de agosto. Segundo ela, a data vai além de uma homenagem aos praticantes, sendo também um símbolo da defesa da liberdade individual, inclusive do direito de possuir uma arma de fogo para proteção. Tathiana ressaltou a tradição do tiro esportivo no país, lembrando que as primeiras medalhas olímpicas do Brasil vieram da modalidade. Ela destacou ainda o valor histórico dos colecionadores, que preservam peças centenárias que marcaram a trajetória da humanidade. “É uma noite especial, em reconhecimento a atiradores, clubes e lojistas que, com muito esforço, vieram de diversas regiões do Paraná para receber essa justa homenagem”, disse.
O presidente da Associação de Ca-

çadores, Atiradores e Colecionadores do Paraná (CAC Paraná), Cristiano Castelli, reforçou a importância da sessão para o setor, que enfrenta dificuldades impostas por restrições federais. Para ele, a homenagem representa valorização e reconhecimento ao segmento, especialmente em um momento em que clubes e lojistas lutam para manter suas atividades. Castelli enfatizou a expressiva presença popular na sessão, com mais de 500 pessoas acompanhando, como prova da força e da legitimidade da categoria. “Somos um segmento forte e continuaremos lutando para mostrar que trabalhamos com seriedade, segurança e dentro da legalidade”, afirmou.
Filipe Palmas, advogado especialista em legislação de armas e diretor jurídico da Associação de Lojas de Clubes de Tiro do Paraná (ALCP), se colocou à disposição dos participantes. “Quando incentivamos participantes de fora do nosso segmento, fazemos com que novas pessoas passem a gostar e conhecer. Hoje temos 1,7 milhão de armas somente no Sinarme e 1.700 CACs. Nós estamos aqui para apoiar e trabalhar por vocês”, disse. Adriano Piecarz, coordenador estadual do movimento Proarmas Brasil, destacou a necessidade de união e mobilização. “É importante lembrar-
Deputada Secretária Márcia
mos que vivemos em um momento de perdas de liberdade, principalmente a de expressão. O governo quer nos desarmar. O que precisamos é ocupar espaços, espaços de poder, e brigarmos pelos nossos direitos”.
Homenageados
Na sessão solene foram homenageados a equipe brasileira de Tiro Desportivo que representará o Brasil no Mundial da África do Sul, além de diversas entidades e clubes do setor: 357 Clube Escola de Tiro; Ares Base de Treinamento; Associação de Tiro Rondonense – também representante das empresas JF Armeria, DL Ceccato, SMW Ceccato e Esportiva Caça e Pesca –; Ávila Clube de Tiro; Aymoré Armas; Agropecuária Santa Mônica; Associação dos Atiradores e Caçadores do Noroeste do Paraná (Acanp); Airsoft Linha Verde; Cate Clube de Tiro; Centro de Treinamento de Tiro Esportivo e Caça Hilbert; Centro de Treinamento e Clube 454; Centro de Treinamento Freedom Shooters; Chás Mate Real; Clube de Caça e Tiro do Pinhão; Clube de Caça, Pesca e Tiro Toca do Javali; Clube de Tiro Bella Imagem; Clube de Tiro Campina da Lagoa; Clube de Tiro de Ponta Grossa (CTPG); Clube de Tiro e Caça do Norte Pioneiro; Clube de Tiro e Caça São Miguel; Clube de Tiro Guairacá; Clube de Tiro Irati; Clube de Tiro Metralhas; Clube de Tiro Nativos; Clube de Tiro Patriotas; Clube de Tiro Velho Texas; Clube e Escola de Tiro Ineds; Clube Esportivo Velho Oeste; Clube de Tiro Ponto 22; Equipe de Atletas Targo; Federais Clube de Tiro; General Clube de Tiro; Galpão de Caça e Tiro; Guarda Municipal de Ponta Grossa; Guarda Municipal de Almirante Tamandaré; Grupo 12zeiros CWB; Grupo Moninter; Hobby Pesca Artigos para Pesca Ltda.; Loja Olímpica Armas; Magnum 500 Clube de Tiro; Orion Clube de Tiro; Spartan Clube de Tiro Ltda.; SK Clube de Tiro; Toca do Javali Armas e Munições; e Zzoper Clube de Tiro.
(PSD) participa de reunião no BID para tratar de financiamento a ações para pessoas idosas no Paraná
A parlamentar representou a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr que foi aos Estados Unidos receber certificação de Estado Amigo da Pessoa Idosa, da Opas/OMS.
A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou (26/08) de uma reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA), em que foi tratado apoio técnico e financeiro da implementação de ações voltadas a pessoas idosas no Paraná. O encontro finalizou a agenda oficial da viagem à capital norte-americana nesta semana. Márcia representou a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr, que recebeu a certificação do Paraná como Estado Amigo da Pessoa Idosa, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS).
O grupo foi composto ainda pela secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, responsável pelas ações do Estado na área, e pelo secretário de Saúde Beto Preto.
O certificado recebido pelo governador na segunda-feira (24/08) coloca o Paraná na Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa – trata-se do primeiro Estado da América do Sul no grupo, que tem mais de 1.700 participantes, sendo 51 cidades brasileiras (38 do Paraná).
A Opas considera o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa uma referência e “um exemplo notável” para o resto Brasil. “Completamos nossa missão”, disse Márcia. “Uma agenda completa, com reconhecimento da Organização Mundial da Saúde e a certeza de que o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa será ampliado e beneficiará ainda mais a população.”
Apoio do BID
O encontro no BID alinhou apoio financeiro ao Estado para ampliar as ações. Desde 2019, o governo já encaminhou R$ 150 milhões aos municípios paranaenses para investimentos em obras que atendam às políticas da área.
Principal instituição financeira multilateral de apoio ao desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina, o banco lançou este ano, por exemplo, o BID Cuida, para apoiar a expansão de serviços e cuidados para pessoa idosa e também para crianças e pessoas com deficiência. “O BID é um grande parceiro do Paraná”, disse Leandre. “Temos uma cooperação técnica em que estamos construindo o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Queremos que envelhecimento no Paraná seja sinônimo de respeito, dignidade e qualidade de vida.”
A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a OMS faz parte, estabeleceu 2021-2030 como Década do Envelhecimento Saudável, com uma série de ações para tornar as sociedades mais inclusivas às pessoas idosas.

deputada estadual Secretária Márcia Huçulak

Deputada Marli Paulino (SD) entrega Menção Honrosa para a policial penal e escritora Fabiana Polli
A deputada estadual Marli Paulino entregou (26/8), menção honrosa à policial penal e escritora Fabiana Polli. “É uma imensa satisfação homenagear esta profissional, com longa experiência no sistema prisional paranaense, que, com base em suas vivências, escreveu este livro tão instigante”, afirmou a deputada.
Com votos de congratulações, a deputada Marli recebeu, em seu gabinete, a escritora do livro Cadeados Mentais – A prisão nossa de cada dia. “Estou muito honrada pelo reconhecimento feito pela deputada. Meu primeiro livro é uma linda passagem por essa carreira tão desafiadora e muitas vezes desconhecida do grande público”, disse Fabiana Polli.
Segundo a autora, que atua como policial penal há 17 anos, a publicação apresenta diversas referências sobre o sistema prisional, abordando não apenas o ponto de vista de quem vive a prisão, mas também de quem trabalha dentro das penitenciárias.
“O livro é uma homenagem ao policial penal, ao pessoal da segurança pública. O preso é coadjuvante. É um enfoque bem diferente: polícia falando de polícia”, explica a escritora, que é natural de Santa Catarina, mas vive há 30 anos no Paraná, entre as cidades de Pinhais e Curitiba. Sobre o livro
Cadeados Mentais: A prisão nossa de cada dia é um livro sobre o aprisionamento, não sobre a prisão. A narrativa se desenrola na maior penitenciária do Estado e acompanha a trajetória de um policial penal, que relata sua jornada desde o primeiro dia de trabalho até o último.
Os personagens transportam o leitor para seus universos de forma sutil, em histórias permeadas por comédia e drama, realidade e ficção. Os eventos cotidianos narrados no livro, que acontecem na prisão, refletem a vida fora dela — e vice-versa. Apesar do isolamento imposto, forma-se uma espécie de sociedade exclusiva, na qual a longa permanência deixa cicatrizes difíceis de apagar; afinal, na prisão, acontecem coisas que “até Deus duvida”. O foco da obra não está na estrutura física da prisão, direcionada pela Justiça, mas na condição da prisão mental, imposta a nós mesmos por nossos pensamentos. Essas amarras vão além de prender os braços com algemas ou os corpos com grades e cadeados. Elas limitam nossas ações com inseguranças e aprisionam nossos sonhos pelo medo.
E a grande questão é: até que ponto cada um de nós está disposto a romper esses cadeados mentais? Esse é o sentido do livro — e também o sentido da vida. Sobre a escritora
Fabiana Polli, autora do livro Cadeados Mentais, é policial penal há 17 anos no Estado do Paraná. Sua publicação retrata experiências vividas no sistema prisional, valoriza a categoria e evidencia a importância da segurança pública.
Formada em Direito e especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Universidade Gama Filho, Fabiana atua no Setor de Operações Especiais (SOE) e é instrutora da Escola de Formação Penitenciária.
Ingressou na Penitenciária Feminina do Paraná, a maior unidade feminina do Estado, e trabalhou também na Penitenciária Estadual de Piraquara, que abriga os presos mais perigosos do Paraná. Atuou no Setor de Segurança Externa e integrou a primeira turma do Grupo de Intervenção Prisional do Departamento de Polícia Penal do Estado, no Setor de Operações Especiais. Participou da criação e da gestão do Centro de Integração Social – Unidade de Progressão, referência nacional em tratamento penal. Foi vice-diretora da Penitenciária Feminina do Paraná e trabalhou na Diretoria de Segurança Penitenciária.
Instrutora da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário há mais de dez anos, foi uma das primeiras policiais penais a ministrar a disciplina de Direitos Humanos, além de lecionar Vigilância e Custódia, Abordagem Psicossocial da Violência e Gerenciamento de Crises. Fabiana também realiza palestras sobre o sistema penal, principalmente para estudantes da rede municipal e estadual de ensino do Paraná, em conjunto com o Setor de Cães K9. Atualmente, cursa especialização em Gestão Prisional pela Universidade Federal de Goiás.

A
(PSD) participou nesta terçafeira (26/08) de uma reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA).
Créditos: Valdir Amaral/Alep



Em entrevista exclusiva para os jornais associados da ADIPR, Guto Silva faz um balanço do trabalho na Secid, fala sobre novas ações e de projeções para o futuro
ADIPR - Secretário Guto Silva, qual a importância da Secretaria Estadual das Cidades?
GUTO SILVA - A SECID é a secretaria que realiza. É onde o planejamento vira obra, vira dignidade. A SECID constitui o braço do Governo do Estado, responsável por compreender diferentes realidades, desenvolver soluções de desenvolvimento regional e conferir capilaridade aos programas governamentais. Sua missão fundamental consiste em garantir que o Paraná seja um estado melhor para cada cidadão que nasceu aqui ou escolheu esta terra para morar, trabalhar e desenvolver ações, entregar obras para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Porque ajudar uma cidade é mais do que entregar obras, é despertar orgulho em quem nela vive. É fazer com que cada rua iluminada conte uma história de dignidade, cada moradia entregue seja um recomeço melhor, cada gesto de gestão pública seja um ato de cuidado.“
ADIPR - E quais são estas obras?
O que já foi entregue na sua gestão à frente da Secid?“
GUTO SILVA - O programa Asfalto Novo, Vida Nova, considerado o maior da América do Sul em pavimentação urbana, tem orçamento total de R$ 6 bilhões e foca na pavimentação de vias urbanas, especialmente em cidades com ruas de chão batido, promovendo infraestrutura completa com drenagem, calçadas acessíveis, paisagismo, arborização e sinalização viária. E é um programa que movimenta a economia local. Em 2024, gerou 21 mil novos postos de trabalho e acrescentou R$ 1,1 bilhão no PIB do Paraná.
Guto Silva
Secretário de Cidades

À frente da Secretaria Estadual das Cidades, Guto Silva lidera a transformação em todos os municípios do Paraná, com obras e programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, o maior programa de pavimentação do Brasil que vai atender 377 municípios com R$ 6 bilhões no total e o Ilumina Paraná, que está transformando as cidades com investimentos de R$ 300 milhões na substituição de lâmpadas antigas por sistemas com LED, mais eficientes, com baixo consumo de energia, maior durabilidade e menor impacto ambiental.
Atualmente, R$ 4,5 bilhões estão aplicados em projetos de 347 municípios, com previsão de pavimentar 2 mil quilômetros de vias. Cada quilômetro pavimentado retira cerca de 70 toneladas de poeira por ano da frente das residências, contribuindo diretamente para a saúde da população. E recentemente, o programa foi ampliado com a modalidade de Pavimentação de Ruas com Pedras Irregulares, que contará com R$1 bilhão em investimentos e beneficiará 377 municípios. Essa expansão reforça o compromisso com o desenvolvimento urbano e a melhoria da qualidade de vida em todas as regiões do Estado.
AENPR - O senhor citou a iluminação viária?
O que está sendo feito?
GUTO SILVA - As ruas pavimentadas precisam ser iluminadas. É o que faz o programa Ilumina Paraná. Com investimento total previsto de R$300 milhões, já foram substituídas 120 mil luminárias em 254 municípios. Além de conforto e segurança, trouxeram economia de 30% nas despesas em iluminação pública dos municípios. A economia anual estimada após a implantação completa é de R$ 14,6 milhões e é o maior programa de iluminação pública do Brasil. Só para se ter uma ideia, a média de iluminação com LED no Brasil é de apenas 19% e é puxada principalmente pelos grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. No Paraná, 66% das luminárias públicas sob gestão da Copel já são LED. E melhora a segurança nas cidades. Recentemente, o secretario estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson, confirmou que os municípios onde implantamos essa tecnologia registraram uma redução de 16% nos crimes de estupro e de 46% nos roubos.
ADIPR - Quais outras obras o senhor vem executando na SECID?“
GUTO SILVA - Eu tenho que falar do trabalho da Cohapar, que é ligada à SECID e é responsável pelo programa habitacional do Paraná. Se o asfalto novo e as ruas iluminadas traduzem o respeito das políticas públicas do Paraná, o que dizer do Casa Fácil, que já beneficiou 116 mil famílias paranaenses por meio de um programa habitacional com soluções integradas e com um olhar sensível, especialmente para aqueles cidadãos que mais precisam. Além das casas entregues e em construção, são solucionados outros problemas comuns de moradia como a regularização fundiária e a habitação digna para idosos e famílias em vulnerabilidade social. O programa exemplifica a capacidade do Estado de atender diferentes necessidades. O Casa Fácil está mudando a vida das famílias de 366 municípios paranaenses com R$1,4 bilhão em investimentos. Mas tem também os condomínios para Idosos. Chega a dar orgulho e emoção em cada entrega. Parece coisa de primeiro mundo. Inauguramos recentemente um condomínio desses em Arapongas já mobiliado e que tem até piscina aquecida para hidromassagem. Uma moradora veio falar para o governador Ratinho Junior que ela não imagina isso na vida dela. É respeito mesmo.
ADIPR - E quantos condomínios serão entregues?
GUTO SILVA - Cinco Condomínios do Idoso entregues até o momento, em Jaguariaíva, Prudentópolis, Cornélio Procópio, Foz
do Iguaçu e Arapongas. Outros 14 estão em construção e a meta é chegar a 32 cidades atendidas com a entrega de 1.280 casas. Vamos investir R$244 milhões até 2026.
Tem ainda o Casa Fácil Terceira Idade. Uma modalidade voltada à população idosa com subsídio para facilitar o financiamento. Porque o sistema financeiro, os bancos, não fazem mais financiamentos ara quem tem mais de 60 anos, daí o Governo do Paraná entra com subsídio de R$80 mil por família. O público-alvo são idosos com renda de até quatro salários mínimos, que não possuem imóvel, não foram beneficiados por outros programas habitacionais e que tenham crédito aprovado pela Caixa Econômica Federal no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida. O aporte inicial previsto para atender a nova modalidade é de R$80 milhões, o suficiente para atender mil idosos paranaenses nesta primeira etapa.
Como diz o governador Ratinho Junior, Essa é uma política social estruturante e justa. Estamos olhando com atenção para uma parcela da população que, muitas vezes, tem dificuldade de conquistar autonomia e segurança no acesso à moradia. Com esse

incentivo, muitos idosos poderão realizar o sonho da casa própria, com dignidade e qualidade de vida.
ADIPR - E tem outros investimentos? Outras áreas?
GUTO SILVA - Sim, sim. A lista de investimentos é ainda maior, com obras estratégicas executadas pela Agência de Assuntos Metropolitanas do Paraná (AMEP): os 1,2 mil novos pontos de ônibus e outras obras como escolas, praças, projetos de urbanização e calçamento, equipamentos rodoviários e obras complexas como oterminal metropolitano de Londrina, um investimento de R$43,8 milhões, ou a nova ligação Mandirituba-São José dos Pinhais, com extensão de 26 quilômetros e R$ 96,8 milhões.
ADIPR - Mas tem um saldo de ações também antes de assumir a SECID, não é mesmo?“
GUTO SILVA - Olha, eu tenho orgulho de ter começado com o Ratinho Junior no primeiro dia do seu primeiro mandato, como Chefe da Casa Civil. Ali, já começamos a desenhar um Paraná moderno, diferente, que respeita o dinheiro público e o esforço do cidadão.
Na Casa Civil, coordenamos reformas administrativas que geraram economia de R$3 bilhões, construindo as bases do Modelo Paraná que é modelo e referência para o Brasil. Depois, fui nomeado secretário do Planejamento, e desenhamos o PPA quadrienal 2024-2027 com previsão de R$250 bilhões em investimentos. Planejar é antecipar o futuro. O governador me deu a missão de pensar o Paraná com foco no desenvolvimento regional, e é isso o que estamos fazendo.
ADIPR - E qual o futuro do Paraná, Secretário?
GUTO SILVA - Olha, o Paraná vive um momento espetacular. Com solidez fiscal, uma organização estruturada, fruto do trabalho que desenvolvemos ao longo desse período do governador Ratinho Junior. Somos a melhor educação do País, temos o melhor IDH, melhor saúde, melhor segurança. O Paraná subiu de patamar no governo Ratinho Junior. O Paraná está em um bom caminho e o governo deve continuar nesse caminho. Temos que calibrar a bússola para os ajustes que precisamos fazer.
ADIPR - E quais são estes ajustes?“
GUTO SILVA - A população do Paraná cresceu 1 milhão nos últimos dez anos. Em 2033 devemos chegar ao ápice desse crescimento. Isto vai demandar infraestrutura, saúde, educação, moradia, oportunidades de emprego e geração de renda. Já somos a maior população do sul do Brasil e também a maior economia. Eu tenho estudado muitos países do primeiro mundo e eles têm em comum um binômio importante. Investem em educação e infraestrutura. Em infraestrutura temos que resolver ainda algumas como aeroportos, estruturar nossa malha ferroviária e garantir a expansão da malha rodoviária com novas soluções.
Temos que criar também novas estruturas para cuidar da população que está envelhecendo. Em 2027, teremos mais idosos do que crianças e jovens. Este é um importante ponto de reflexão. O estado vai ter que refletir sobre os desafios dessa nova pirâmide etária e as políticas públicas necessárias e adequadas.
Temos que continuar avançando em educação de ponta e na parceria com o setor produtivo para gerar novos talentos, promover os nossos jovens em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Não podemos perder o ritmo.“
ADIPR - E o futuro do Guto Silva?
Será candidato a governador do Paraná?“
GUTO SILVA - Olha, eu comparo minha participação no governo do Ratinho Junior com exemplos de jogador de futebol. Na Casa Civil, eu era zagueiro, no Planejamento eu era meio campo e agora na Secretaria das Cidades, jogo como centroavante. Fiz as reformas que o governador determinou, organizei e agora executo. E eu gosto de fazer. De executar. Não me vejo mais na vida parlamentar. Claro que eu estou feliz e me sinto honrado em poder ser considerado um possível sucessor do governador Ratinho Junior. Eu participo desse governo desde o primeiro dia com muito orgulho. Mas não estou ansioso com essa definição. Isso é um processo natural, que vai amadurecer no tempo certo. O mais importante é manter o ritmo e preservar a filosofia de governar que deu certo no Paraná. Esse projeto tão bem executado pelo Ratinho Junior, o “Método Paraná”, é uma filosofia de trabalho, uma forma de governar. Acredito que essa filosofia precisa avançar para consolidar esses conceitos na gestão pública. Temos espaço para uma composição inteligente, sem atropelos, respeitando o momento e garantindo continuidade. Temos que continuar pavimentando o bom caminho que queremos seguir com sensibilidade política, capacidade de escutar e habilidade técnica.

Ônibus articulado começará ser testado na linha São Marcos em São José dos Pinhais

A partir de segunda-feira (01/09), a Prefeitura de São José dos Pinhais, em parceria com a Empresa BRT – Transportes Coletivos Ltda, dará início a um teste inédito com um ônibus articulado na linha 1051 – São Marcos. Durante os próximos 90 dias, o veículo estará em circulação para que passageiros, motoristas e toda a comunidade possam conhecer de perto o modelo, que se destaca por ter mais capacidade, conforto e agilidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semutt), a iniciativa tem como principal objetivo avaliar, jun-
to com a população, novas soluções que possam aprimorar a mobilidade urbana na cidade.
“Durante o período de testes, os usuários são convidados a embarcar, experimentar e compartilhar suas impressões sobre o veículo”, enfatiza o secretário da Semutt, Lugas Pigatto.
O feedback deve ser feito por meio do aplicativo SJP156 ou por ligação telefônica via 156. “Assim, juntos, poderemos construir um transporte público mais eficiente, moderno e acessível para todos”, reforça Pigatto.
O itinerário do ônibus sairá do Terminal Central com
destino ao Terminal São Marcos (sede da Administração Regional), passando pelo Centro da Cidade e pela BR376. Abaixo, confira as ruas pelas quais o transporte coletivo passará e os horário:
Sentido São Marcos:
Terminal Central
Rua Dr. Claudino dos Santos
Rua Verissímo Marques
Rua Zacarias Alves Pereira
Rua Voluntários da Pátria
Rua Ten. Djalma Dutra, Rua Joinville
BR-376
Marginal da BR-376
Trincheira
Marginal da BR-376
Rua
Rua Arthur Urban
Rua Hamilton Luiz Uba
Rua Romário Martins
Rua Sezinando Ferreira da Cruz
Sentido Centro:
Rua João Batista Potier
BR-376
Rua Joinville
Rua Barão do Cerro Azul
Rua Izabel A Redentora
Rua Marechal Deodoro da Fonseca
Rua Veríssimo Marques
Rua Joaquim Nabuco
Rua Norberto de Brito
Terminal Central
Mais de 430 animais foram castrados em mutirão realizado na área rural de São José dos Pinhais

O Mutirão de Castração de Cães e Gatos, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), resultou em mais de 430 animais castrados e microchipados. A ação foi realizada nos dias 26, 27 e 28, no bairro Contenda, localizado na área rural de São José dos Pinhais.
De acordo com o médico veterinário Renan Delfaco, a cirurgia de castração é um procedimento simples e rápido, mas de grande importância para a saúde dos animais.
“A castração é fundamental para a prevenção de doenças do sistema reprodutivo de cães e gatos e também tem impacto significativo na saúde pública, pois reduz
Festival de Inverno 2025 de São José dos Pinhais atraiu 40 mil pessoas e incentivou o comércio local

O Festival de Inverno 2025 de São José dos Pinhais foi um sucesso! Segundo estimativas da Secretaria Municipal de Cultura (Semuc), responsável pela organização, 40 mil pessoas passaram pelo evento. A atração foi realizada em um lugar estratégico do centro da cidade: na Rua XV de Novembro, um local por onde circulam milhares de pessoas diariamente.
Com mais de um mês de programação gratuita e diversificada, a ação contou com pista de patinação no gelo, que atraiu 15 mil participantes, e atrações culturais que animaram o público. Além disso, o Festival de Inverno contribuiu para o fortalecimento do comércio local por conta das barracas gastronômicas e feira de artesanato que integraram o evento.
A secretária de Cultura, Jéssica Carracci, enfatiza que o evento cumpriu seu papel de proporcionar entretenimento de qualidade e, ao mesmo tempo, servir como catalisador de desenvolvimento econômico.
“Ao atrair milhares de pessoas, a edição 2025 do tradicional Festival de Inverno de São José dos Pinhais incentivou o comércio, valorizou feirantes e artesãos locais e proporcionou um ambiente de convivência e visibilidade da nossa cultura”, destacou a secretária.
FEIRANTES DESTACAM IMPACTO POSITIVO NO FATURAMENTO
Josiane da Silva Bloch atua há uma década como feirante e comercializou pastéis e salgados durante o Festival de Inverno. Para ela, o impacto na renda foi notável. “Tive um bom faturamento e o impacto positivo, pois conheci novas pessoas e fiz novos clientes. Acredito que as atrações, as músicas e a divulgação, e, claro, nosso atendimento também, impulsionaram o fluxo de clientes”, conta Josiane.
Para Mirian Yamashita, que também atua como feirante há 10 anos, o evento foi espetacular. “Comercializei temaki, yakisoba, caldinhos, udon e tempurá e vendi bem. Creio que as comidas diferenciadas atraíram o público. O evento foi ótimo e foi uma ótima oportunidade para muitos pequenos empreendedores mostrarem seus produtos e também gerar renda”, afirmou Mirian.
Outra empreendedora que avaliou como positiva a iniciativa foi Aline Cristiane Chaves, que atua no ramo de espetinhos há uma década e participou pela primeira vez como feirante no Festival de Inverno.
“Vendemos espetinhos diversos e conseguimos um bom resultado nas vendas, além de uma reserva satisfatória no caixa. O destaque do nosso estande foi o medalhão de mandioca, que era novidade para os clientes e teve ótima aceitação. O evento foi nota 10!”, enfatizou a empreendedora.

o número de abandonos e ajuda a prevenir a propagação de zoonoses”, destacou o veterinário.
A diretora do Departamento de Defesa e Bem-Estar Animal da Semma, Bruna Silva, explicou que os microchips aplicados durante o mutirão funcionam como dispositivos de identificação em caso de perda do animal.
“É importante lembrar que o microchip não funciona como GPS. Ele serve para a identificação quando o animal é escaneado por um leitor apropriado. Não oferece risco aos pets, pois tem o tamanho de um grão de arroz e é implantado sob a pele”, esclareceu a diretora.
Rua Manoel Marcilio de Oliveira
Olimpo Ferreira da Cruz




Promovendo tradição e civismo, desfile cívico-militar do Pinheirinho é neste domingo. Foto: Hully Paiva/SMCS (arquivo)
SEMANA DA PÁTRIA
Fim de semana terá desfile cívico-militar com seis mil participantes


Neste domingo (31/8), a Avenida Winston Churchill, no Capão Raso, vai ser palco do 22° desfile cívico-militar do Pinheirinho, das 9h às 12h30. Com o tema Curitiba Sustentável - Nossa Cidade, Nosso Compromisso, o desfile é realizado tradicionalmente no fim de semana que antecede o Dia da Independência (7 de setembro).
Organizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da administração regional do Pinheirinho, e com o apoio de instituições parceiras, o evento tem a expectativa de reunir 30 mil pessoas, somando espectadores e os mais de 6 mil participantes do desfile. O palco do evento ficará na esquina da Avenida Winston Churchill com a Rua Mário Gomes Cezar. A concentração será na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Avenida Winston Churchill, 2.033). A marcha começará na esquina da Winston Churchill com a Leon Nicolas e vai até a Rua Alberto Kosop.
O desfile contará com a participação de 61 instituições educacionais, como Cen-
tros Municipais de Educação Infantil (Cmei); escolas municipais; colégios estaduais e particulares; além de pelotões da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba e das secretarias de Saúde e Esporte, Lazer e Juventude. Também vão desfilar o Exército Brasileiro, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Guarda Municipal, associações comunitárias e entidades da sociedade civil, como o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) 20 de Setembro e grupos de escoteiros e desbravadores (clube religioso da Igreja Adventista do Sétimo Dia, voltado para crianças e adolescentes), além da Banda Lyra Curitibana.
Serviço
Desfile cívico-militar do Pinheirinho
Data: domingo (31/8)
Horário: das 9h às 12h30
Local: Avenida Winston Churchill esquina com Rua Mário Gomes Cezar Pinheirinho
Região do calçadão da XV terá bloqueios para o Domingo no Centro
Neste domingo (31/8), será realizada mais uma edição do Domingo no Centro, na Rua XV de Novembro, no trecho que vai do Bondinho da Leitura até a Praça Osório. O evento oferece diversas atividades gratuitas aos curitibanos.
Para garantir a segurança dos participantes, a Superintendência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) fará bloqueios temporários de circulação de veículos na região central.
As interdições terão início às 6h, nos seguintes pontos:
Praça Osório entre as Ruas Voluntários da Pátria e Alameda Cabral.
Rua Ébano Pereira, na altura da Rua Cândido Lopes.
A liberação das vias está prevista para às 15h, após a desmontagem da estrutura. Agentes de trânsito da SMDT estarão no local para orientar os motoristas. A recomendação é evitar circular pela área durante o período e utilizar rotas alternativas.




Nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro tem mais de 40 filmes em exibição gratuita
Evento, que vai de 3 a 7 de setembro, reúne 42 produções de diferentes estados do Brasil com exibições na Cinemateca de Curitiba
De 3 a 7 de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica de todo o país.
A programação é inteiramente gratuita e reúne 42 produções de estudantes de Cinema de instituições de ensino superior de diferentes estados, como Paraná, Rio de Janeiro, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Ceará, Rio Grande do Sul e Paraíba. As sessões ocorrem na Cinemateca de Curitiba.
Programação Metrô
As produções da nova edição do Metrô foram selecionadas por um grupo de profissionais do cinema, composto por Gabriel Borges, mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Unespar, curador, montador e diretor de cinema; Iury Peres Malucelli, curador, cineclubista , pesquisador e mestre em Cinema e Artes do Vídeo na Unespar; e Vitória Liz estudante, pesquisadora de cinema e programadora da Semana do Audiovisual Negro de Pernambuco.
Os títulos são divididos em diferentes mostrasa Competitiva, cuja premiação é o troféu “Passagem”, que representa a resistência do cinema independente; e a Panorama, separada em Curtas e, pela primeira vez, Longas.
“As produções selecionadas se debruçam sobre o cinema e a universidade em sua perspectiva de formação, pesquisa, extensão e se inserem na tradição cinematográfica, desafiando e referenciando obras e nomes que vieram antes”, comenta Wellington Sari , um dos idealizadores, e também um dos diretores, do festival.
23 curtas fazem parte da Mostra Competitiva, sendo “1 de Abril, É Tudo Mentira” (Brisa Romero e Clara Lice / PR, Embap - Unespar/UEL); “A Tragédia do Lobo Guará” (Kimberly Palermo / RJ, UFF); “Adil-
son” (Eric Lamanna / PR / PUCPR); “Brasil: Entre Cores, Cantos e Desencantos. A Natureza de Rugendas e Villa-Lobos” (Shéron Morales e João Liberato / SE/ UFS); “Castelos de Areia” (Giuliana Zamprogno / ES-RJ / UFF); “Dobra” (Mariene Belarmino / PE / UFPE); “Feiura Comovente” (Ultra Martini / SP / AIC, SP); “Maral” (Julia K. Rojas / SC / UFSC); “Melancolya Canibal” (Henrique Barreto Domingues / PR / UNESPAR); “Memória Trêsporquatro” (Osani / RN / UFRN); “Monalisa” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Muito Permanece” (Jéssica Vassaitis / SP / AIC); “O Que As Águas Falam” (Yasmin Luz / SP / UNIP); “Pânico na Praia Vermelha” (Marcos Gabriel Faria / RJ / UFF); “Quadrados” (João Pedro Costa / PE / UFPE); “Quadros Remanescentes: Tony e a Paralisia do Futuro” (Daniel Rubinger Leite e Gustavo Ramos Ribeiro / SP / UFSCAR); “Quebramar” (Carol Honor e Lucas Ranyere / CE / UNIFOR); “Rosemary” (Luana Lopes / MG / PUC - Minas); “Seu Avô Também Fazia Sexo Gay” (Giordanno Bottezini / PR / UNESPAR); “Todo Mundo Odeia a Comunicação” (João Gabriel Nunes Cordeiro e Juliana Barbosa de Carvalho / PR / UFPR); “Trivakra” (Sofia Angst / RJ / UFF); “Variz” (Karuá Tapuia-Tarairiú / PB / UFPB); e “Viagem no Tempo” (Pedro Bournoukian / RS / UFPel).
Na Mostra Panorama de Curtas, estão “A Menina, O Vazio e o Monstro” (Lidia Gloria / PR / Unespar); “A Natureza Não Existe Para Salvar” (Anthony Tiko, Jacqueline Cohen e Luiz Eduardo Kogut / PR / Unespar); “Flor de Ouro” (Rodrigo Chotgues / RS / UNISINOS); “Janela” (Chico Guerra / CE / UFC); “Magritte” (Lucas Antônio Nogueira de Oliveira / PE/ UFPE); “Não Se Diz Assim” (Natália Mühlemberg / SC / UFSC); “O Baú” (Maya Boaretto / PR / IFPR); “O Breu” (Theo Gallo Dubini / SP / AIC); “O Carnaval É de Pelé” (Daniele Leite / PE / UFPE); “Ondas Temporais” (Carmim/ RN / UFRN); “Os Últimos Cedros” (Rafael Farhat / PR / Centro Europeu); “Pai de Alu-
guel” (Kauan Souza / PR / Unespar); “Paredes Vivas” (Elian Emanuel Coutinho Roehrs / PR / UNILA); “Recorrência Eterna” (Lucas Koury / PA / UFPA); “Rio Mãe” (Crisitina Neves Fernandes / SP / ECAUSP) e “Video Deus” (Febo Febe / DF / IESB).
“Essa é a primeira vez que longas-metragens são selecionados para a Mostra Panorama. São três filmes com mais de 60 minutos de duração e realizados de forma totalmente independente, que apresentam parte das possibilidades de um cinema universitário que insiste em olhar para trás ‘antes de atravessar a rua’”, explica Christopher Faust, um dos diretores e idealizadores do Metrô.
Os longas-metragens são “A Rua do Abismo e o Cinema da Luz”, de Enzo Rodrigues, do Espírito Santo (UFES); “A Tragédia das Imagens”, de Kalel Pessôa, do Paraná (UFPA); e “Até Amanhã”, de Rodrigo Tomita, do Paraná (Unespar).
Filme de abertura
O longa-metragem escolhido para abrir a nova edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é “Amigos de Risco”, com direção e roteiro de Daniel Bandeira, produção pernambucana de 2007 que será exibida em versão restaurada com a presença do diretor, conhecido pela direção do premiado “Propriedade” (2022) e pela edição de alguns dos curtas de Kleber Mendonça Filho.
O filme traz Joca, que após anos em fuga, retorna a sua cidade. Para comemorar, uma noitada com os amigos Nelsão e Benito parecia ser a melhor escolha, porém a noite vira um pesadelo quando Joca passa mal e, sem dinheiro, transporte ou comunicação, os amigos precisam carregá-lo pela cidade deserta até o hospital mais próximo.
“Amigos de Risco” será exibido no dia 3 de setembro, às 19h, na Cinemateca de Curitiba. A entrada é gratuita. O diretor Daniel Bandeira participa de um bate-papo com o público logo após a sessão.
A programação completa do Metrô pode ser encontrada no site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário. *Após as sessões, há debates com o público. Metrô Lab
Além das exibições na Cinemateca, o Metrô também conta com um laboratório de consultoria para produções previamente selecionadas. Participam do Metrô Lab, “Bom Trabalho” (Otávio Colino / PR / IFPR); “Caroca” (BigMark / CE / UFC); “Conectados” (Tainá Lima / MG / PUC - Minas); “Corpo e Coração” (Julia Ferraz / PR / Unespar); “Dilúvia” (Sofia Werlang e Marie Valle / RJ / UFF) e “Pisa” (Lucas Marçal Bezerra / PE / UFPE). Os projetos receberão consultorias durante o evento e serão apresentados publicamente no “Pitching Aberto” para todo o público de Curitiba no sábado às 17 horas. A oitava edição do Metrô - Festival do Cinema Universitário Brasileiro é um projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso. Serviço: 8º Metrô - Festival do Cinema Universitário
Data: 3 a 7 de setembro
Local: Cinemateca de Curitiba (R. Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - bairro São Francisco) Evento gratuito
Site oficial: www.metrouniversitario.com.br Youtube: http://youtube.com/MetroFestival Perfil oficial: Instagram | @metrouniversitário Projeto realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba, com incentivo do IOP - Instituto de Oncologia do Paraná e apoio do Projeto Paradiso.
Último final de semana do Festival Ilha do Mel Jazz terá shows com a Banda Djambi e tributo à Amy Winehouse
Com programação gratuita, evento também reúne contação de histórias para a criançada
Neste fim de semana, o Festival Ilha do Mel Jazz, em Nova Brasília, na Ilha do Mel, chega aos seus últimos dias da sua edição de 2025. Reunindo uma programação repleta de atrações para toda a família, o evento contará com apresentações de jazz music, atividades para as crianças, discotecagens e show com a Banda Djambi, um dos mais importantes nomes da cena do reggae brasileiro, com sucessos que homenageia as experiências e as belezas naturais da ilha. Na sexta-feira (29) e no sábado (30), o Palco Trapiche terá discotecagem com o DJ Webbo, shows de jazz com Carol Sabbag, apresentações blues e rock n’ roll com o Duo PC & Thiagão, e dois shows especiais da Banda Djambi. Para as crianças, no sábado (30), das 14h às 15h, haverá atividades culturais infantis com contações de histórias.
“No total, serão cinco finais de semana do Festival Ilha do Mel Jazz, movimentando no mês de agosto o turismo e a economia da região, que é uma das mais importantes atrações turísticas naturais do Paraná. Além das atividades infantis e de sustentabilidade, passaram pelo nosso palco dezenas de músicos reconhecidos. Queremos comemorar o ótimo resultado neste final de semana, com o show especial da Banda Djambi”, comenta Giselle Furtado, produtora do Festival Ilha do Mel Jazz.
Pioneiros do reggae no Sul do Brasil e há duas décadas cativando o público de diversos países, a Banda Djambi se apresenta na sexta e sábado, à 00h. O grupo, que conta com seis discos lançados, dois DVD’s e 14 turnês internacionais, levou o nome da Ilha do Mel com o hit “Barca” para os quatro cantos do mundo, acompanhado de um videoclipe de grande sucesso veiculado pela MTV, se apresentará em dois shows.
A cantora Carol Sabbag apresenta, no dia 30 de agosto, às 17h, um tributo à Amy Winehouse, artista britânica que conquistou as paradas mun-


Serviço:
Festival Ilha do Mel Jazz
Último Final de Semana
Data: 29 e 30 de agosto
Shows com a Banda Djambi, Carol Sabbag, Duo PC & Thiagão e DJ Webbo
Programação gratuita
Rede social oficial: instagram: @ilhadomeljazz.
Produção: Loba do Mar Eventos
Patrocínio: Heineken, Portos do Paraná 90 Anos e Mamba Water
Apoio: Secretaria de Turismo do Paraná Governo do Paraná, Fecomércio, Sesc, Senac, SEMDSP, ABALINE e Viação Graciosa.
diais, performando alguns dos seus maiores sucessos no Palco Trapiche. Carol também faz show no dia 29, às 16h.
Confira a programação completa:
Dia 29/08 (sexta-feira): 14h - DJ Webbo
16h - Carol Sabbag
21h - DJ Webbo
22h - Duo PC & Thiagão
00h - DJAMBI
02h - DJ Webbo
Dia 30/08 (sábado): 14h - Programação Infantil
15h - DJ Webbo
17h - Tributo à Amy WhinehouseCarol Sabbag
21h - DJ Webbo
22h - Duo PC & Thiagão
00h - DJAMBI
02h - DJ Webbo
Lançamento do livro “Mel na Ilha” – Durante a programação do último final de semana do Festival Ilha do Mel Jazz, ocorrerá das 14h até 16h30, no Palco Trapiche, o lançamento do livro e audiolivro “Mel da Ilha – Um Povo e Suas Histórias”, de Ângela Gonçalves, moradora e nativa da Ilha do Mel, em que conta e relata os causos e histórias contadas por sua mãe, Claudina, das vivências na ilha. A obra contou com recursos do Plano Anual de Aplicação de Recursos da Política Nacional Adir Blanc - PNAB 2025.
O Festival Ilha do Mel Jazz tem produção da Loba do Mar Eventos, com patrocínio da Heineken, da Portos do Paraná - 90 Anos e Mamba Water, com apoio da Fecomércio, Sesc, Senac, Secretaria do Turismo do Paraná - Governo do Paraná, SEMDESP, ABALINE e Viação Graciosa. Acompanhe as novidades e a programação completa no perfil oficial no instagram: @ilhadomeljazz.




Festival Paulo Leminski
reúne Lenine, Jards Macalé, Estrela Leminski e Raissa Fayet no palco da Pedreira
Segunda edição ocorre no dia 30 de agosto, na Pedreira Paulo Leminski, em uma grande celebração da vida e obra de um dos maiores multiartistas do Brasil
Depois do sucesso de sua primeira edição em comemoração aos 80 anos de um dos maiores multiartistas do Brasil, o Festival Paulo Leminski anunciou a data de sua nova realização. Ocupando o maior palco a céu aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, que leva o seu nome, o evento ocorre no dia 30 de agosto, a partir das 16h, celebrando o legado do escritor, poeta, músico, crítico literário, compositor, jornalista, publicitário, tradutor e professor Paulo Leminski, que ficou conhecido como o “poeta pop” por conduzir as palavras no caminho da inovação e da linguagem além do seu tempo, sendo uma das maiores referências culturais do país e do mundo. No line-up, grandes nomes da música e da arte brasileira em manifestações artísticas de diferentes gêneros, todos marcados pela admiração e influência das obras de Leminski. Além disso, a programação ainda reúne atividades para as crianças no Espaço Sesc, bem como operações gastronômicas.
Os ingressos estão disponíveis pelo Shotgun com valores a partir de R$ 40 (meia-entrada), mais taxa. Crianças até 12 anos não pagam entrada. Grandes nomes da MPB celebram o legado de Leminski Entre os confirmados na segunda edição do Festival Paulo Leminski está o cantor e compositor Lenine, vencedor de sete Grammys Latino e reconhecido por seus sucessos como "Simples Assim" (Lenine e Dudu Falcão), "Envergo, mas não quero" (Lenine e Carlos Rennó), "O Silêncio das Estrelas" (Lenine e Dudu Falcão), "Jack Soul Brasileiro" (Lenine), "Hoje eu quero sair só" (Lenine, Mu Chebabi e Caxa Aragão), entre outros. O artista se apresenta ao lado de Bruno Giorgi (baixo, bandolim, programações e voz), Pantico Rocha (Bateria) e Gabriel Ventura (Pantico Rocha).
Também está confirmado o músico Jards Macalé com o show “Coração Bifurcado”, que leva o nome do seu mais recente álbum. Com 50 anos de carreira, o cantor e compositor apresenta um repertório com sucessos atuais, como “Amor in Natura”, “A Arte de Não Morrer”, “O Amor Vem da Paz”, assim como as clássicas “Movimento dos Barcos”, “Soluções”, “Mal Secreto”, entre outros. No palco, Macalé será acompanhado por Navalha Carrera (guitarra), Lelena

Anhaia (baixo), Aline Gonçalves (sopros), Victoria dos Santos (percussão) e Flavia Belchior (bateria).
A multiartista curitibana Raissa Fayet também está confirmada na segunda edição do Festival Paulo Leminski. A cantora e compositora, que já colaborou com nomes renomados da música, como Maria Gadú, Francisco El Hombre, Letícia Sabatella, entre outros, promete levar para o palco alguns sucessos do seu álbum “Rá”, lançado em 2017, assim como os singles lançados recentemente “Chamado”, “Derrubar o Cistema” e “Floresta”, que também fazem parte do seu futuro disco “Raízes”, com lançamento para este ano.
O line-up ainda conta com o projeto musical “Leminskanções”, que reúne e celebra as composições de Leminski, idealizado por sua filha, Estrela Leminski, ao lado do músico e produtor Téo Ruiz. Lançado como álbum duplo em 2014, o trabalho reúne 25 faixas, sendo considerado a mais completa compilação da obra musical do poeta. Em 2024, o projeto foi relançado com novos arranjos em comemoração aos 80 anos de Leminski. Agora, em 2025, ano em que completaria 81, Estrela apresenta canções inéditas, que integrarão um disco em parceria com o produtor Gustavo Ruiz.
No intervalo entre os shows, quem comanda o palco é o DJ Tahira, com um set marcado por fortes influências brasileiras, africanas e latinas. Produtor, escavador musical e DJ há mais de 30 anos, Tahira já se apresentou em diversos festivais pelo mundo, como o Glastonbury (Inglaterra), Montreux Jazz Festival (Suíça), Boiler Room (Brasil), Brazil Summerfestival (EUA), Love Supreme (Inglaterra), Phusion (Alemanha), Solaris (Suíça), Splore Festival (Nova Zelândia), entre outros. Além disso, o festival terá como mestres de cerimônia a drag queen Juana Profunda e o comunicador Heitor Humberto.
O Festival Paulo Leminski é uma realização do Instituto Paulo Leminski e Whois Produções, com patrocínio da Itaipu Binacional, e apoio da Cerveja Praya, Fecomércio PR e Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Turismo do Paraná. Mais informações pelo perfil oficial no instagram: @pauloleminskioficial.
Serviço:
2ª edição Festival Paulo Leminski
Data: 30 de agosto (sábado)
Horário: das 16h às 23h59
Local: Pedreira Paulo Leminski
(R. João Gava, 920 - Abranches)
Rede Social: Instagram | @pauloleminskioficial
Realização: Instituto Paulo Leminski e Whois Produções
Patrocínio: Itaipu Binacional
Apoio: Cerveja Praya, Fecomércio PR e Sesc, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e Secretaria de Turismo do Paraná.