

209 cidades do Paraná têm alto Índice de Progresso Social; Curitiba é melhor capital

São José dos Pinhais institui Programa Saúde da Mulher na Melhor Idade
Mulheres da terceira idade de São José dos Pinhais agora contam com uma política pública voltada especialmente para as suas necessidades. Com a criação do Programa Saúde da Mulher na Melhor Idade, instituído pela Lei n.º 4.731, de 28 de maio de 2025, o município dá um passo importante na promoção da saúde e do bem-estar das mulheres com mais de 60 anos.
Publicada no Diário Oficial nesta quinta-feira (29), a nova legislação visa ampliar o acesso das mulheres idosas aos serviços de saúde e proporcionar cuidados adequados às suas necessidades, com atenção especial às condições ginecológicas mais recorrentes nessa fase da vida.
“Valorizar a saúde da mulher sãojoseense na terceira idade é reconhecer sua trajetória e garntir que ela tenha acesso a cuidados que respeitem suas necessidades”, destaca a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer.


Cerca de 52% dos municípios do Paraná alcançaram nível elevado no Índice de Progresso Social (IPS) 2025, segundo dados do IPS Brasil, plataforma que avalia o bem-estar social da população a partir de diversos indicadores socioeconômicos. Curitiba é a cidade paranaense mais bem classificada no ranking nacional, sendo também primeira colocada entre as capitais brasileiras.
Das 399 cidades paranaenses, 31 possuem IPS considerado muito alto, enquanto outras 178 estão com nível alto. O índice internacional é baseado em 57 indicadores sociais, econômicos e ambientais, utilizados para mensurar a qualidade de vida da população em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, com notas que variam de 0 a 100. Este é o segundo ano em que o IPS é avaliado de forma abrangente em todos os 5.570 municípios do País. O resultado mais recente das cidades paranaenses reforça os avanços que o Estado obteve em áreas como saúde, educação, segurança e meio ambiente. Líder entre as capitais, Curitiba ocupa a 12ª posição entre todas as localidades brasileiras, com uma nota de 69,88. A avaliação representa um avanço em relação à nota obtida pela cidade em 2024, o que fez com que a Capital paranaense superasse Brasília (69,42), Goiânia (68,21), Belo Horizonte (68,21) e Florianópolis (67,91), que figuravam à frente na edição passada do ranking. Depois de Curitiba, Maringá aparece na vice-liderança em âmbito estadual, na 26ª posição entre todos os municípios do Brasil, com IPS de 68,83. Outras cidades paranaenses que aparecem entre as 100 primeiras no Índice de Progresso Social de 2025 são Cornélio Procópio (27ª), Quatro Barras (70ª), Toledo (77ª) e São Manoel do Paraná (99ª).
A média dos municípios paranaenses também supera a nacional. Enquanto o Brasil apresenta um IPS médio de 58,70 pontos, o Paraná figura com média de 60,83, refletindo políticas públicas focadas em inclusão social, desenvolvimento sustentável e redução de desigualdades regionais.
Dia Mundial do Acolhimento
Familiar: afeto e proteção motivam participantes em Pinhais

Preparar a criança com afeto e compreensão para que ela esteja pronta para viver em um lar definitivo. Essa é a intenção que move Cristine Helena Florencio, participante do Serviço de Família Acolhedora (SFA) em Pinhais. No ano passado, a empresária tornou-se responsável temporária pela pequena Ma, de 2 anos e meio. Nesses 9 meses de convivência, presenciou grande evolução no desenvolvimento socioemocional e cognitivo da menina. “Ela não interagia. Agora em família ela abraça, beija, sai para brincar. Teve a parte do comportamento, da fala. Ela hoje é uma criança pronta para entrar em uma família definitiva e seguir o caminho dela”, conta Cristine Helena.
Página 5

Copel e a IA
o estudo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025) divulgado nesta quinta-feira (29/5) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). “Este resultado em uma pesquisa tão detalhada como é o IPS traduz em números o que é a vida na nossa cidade. É um resultado de grande responsabilidade. Nesta gestão, estamos decididos a trabalhar para tornar Curitiba uma cidade ainda melhor. Já fizemos grandes ações, como os programas Vale-Creche, Tarifa Zero a Caminho do Emprego, o Curitiba de Volta ao Centro, novas casas entregues no Bairro Novo da Caximba, entregas de novos ônibus e investimentos na eletromobilidade. E vamos avançar ainda mais”, destacou Eduardo Pimentel.
A Copel tem se destacado no Paraná pelo uso da inteligência artificial na operação e manutenção da rede elétrica, prevenindo falhas e garantindo a continuidade do serviço. “Algoritmos estão sendo usados para analisar dados de cam-
po e imagens e assim evitar problemas”, explica Fabio Moro.

Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida no Brasil, segundo
Página 2
Sexta-feira



Sessão especial
Eduardo Pimentel participa de sessão especial na primeira edição da Assembleia nos Bairros
O prefeito Eduardo Pimentel participou, nesta quarta-feira (28/5), da sessão especial que marcou a primeira edição da Assembleia nos Bairros, realizada na Regional Boqueirão. A ação, promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em parceria com a Prefeitura de Curitiba, levou mais de 100 serviços públicos gratuitos à população, além de atividades culturais, atendimentos sociais e espaços de lazer.
Durante a sessão, o prefeito destacou a importância da união entre os poderes para melhorar a vida da população. Ele agradeceu o empenho dos servidores municipais e estaduais, especialmente das equipes que estão reforçando os atendimentos emergenciais por causa da frente fria, e celebrou a parceria com a Assembleia.
“É uma alegria essa parceria com a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado para garantir investimentos importantes para nossa cidade. Esse evento é um exemplo de como os poderes podem e devem trabalhar juntos pela população”, afirmou Eduardo Pimentel.
A sessão especial serviu para firmar compromissos entre os poderes Executivo e Legislativo e celebrar a assinatura de um termo de coope-
ração técnica entre a Prefeitura de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná. O documento formaliza a aliança institucional entre os dois entes, com foco na conjugação de esforços e no desenvolvimento de programas e projetos que promovam políticas públicas sustentáveis, equilibrando crescimento econômico e preservação ambiental.
O presidente da Alep, deputado estadual Alexandre Curi, anunciou durante o evento os investimentos da Assembleia para as obras de revitalização da Praça Menonitas e do Parque Náutico. “Hoje é um dia importante, porque esse momento reflete e mostra que os poderes são independentes, mas eles devem viver em harmonia”, declarou Curi.
A escuta da população aconteceu ao longo de todo o dia, com a coleta de sugestões e reivindicações dos moradores por meio de atendimentos diretos. As demandas recebidas serão analisadas pelas equipes técnicas da Alep e da Prefeitura e poderão resultar em novas políticas públicas, obras ou programas para os bairros.
Além dos atendimentos jurídicos gratuitos, orientação sobre programas sociais, vacinação, microchipagem de pets, vagas de emprego e emissão de
documentos, o evento contou com apresentações culturais, oficinas de robótica, atividades físicas e brinquedos para as crianças, promovidos pelas secretarias municipais e órgãos parceiros.
A Assembleia nos Bairros deverá ser realizada mensalmente, às quartas-feiras, das 13h às 22h, percorrendo as dez administrações regionais de Curitiba. As próximas regionais que contarão com o evento, segundo a Alep, são Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara.
Participaram do evento o governador em exercício, Darci Piana; os deputados estaduais Márcia Huçulak, Marli Paulino, Cantora Mara Lima, Flavia Francischini, Requião Filho, Denian Couto, Alexandre Amaro, Nelson Justus e Gilson de Souza; os vereadores Tico Kuzma, Jasson Goulart, Mauro Bobato, João das 5 Irmãos, Lórens Nogueira e Serginho do Posto; os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello; Esporte Lazer e Juventude, Euler de Freitas Silva Junior; da Comunicação Social, Marc Sousa; do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente do Ceasa, Eder Bublitz; administradores regionais.


Copel e a IA A Copel tem se destacado no Paraná pelo uso da inteligência artificial na operação e manutenção da rede elétrica, prevenindo falhas e garantindo a continuidade do serviço. “Algoritmos estão sendo usados para analisar dados de campo e imagens e assim evitar problemas”, explica Fabio Moro, diretor comercial e de Marketing da NHS Sistemas de Energia.
Qualidade de vida
Curitiba lidera o ranking das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida em 2025, segundo o Índice de Progresso Social (IPS). O Paraná, junto com São Paulo e Santa Catarina, está entre os estados mais bem colocados, destacando avanços sociais e ambientais. O estudo aponta, porém, que desafios persistem para garantir qualidade de vida em todo o país.
Desafios
Apesar dos avanços, o Brasil enfrenta grandes desafios para melhorar a qualidade de vida, como desigualdade regional, acesso insuficiente a serviços básicos e dificuldades na preservação ambiental. A pobreza, exclusão social e violência também comprometem o progresso social. Esses obstáculos impactam especialmente as regiões Norte e Nordeste.
Campus Unila
A Itaipu Binacional recebeu a comitiva do UNOPS para discutir a retomada das obras do Campus Arandu da UNILA, em Foz do Iguaçu. O projeto, que integra o novo PAC, é considerado prioridade do governo federal e terá investimento de R$ 752 milhões. A previsão é que as obras iniciem ainda em 2025, com previsão de conclusão em 2028.
Saldo positivo
O Paraná criou quase 80 mil vagas formais de emprego entre janeiro e abril de 2025, segundo o Caged. O estado ficou em terceiro lugar no ranking nacional, atrás de São Paulo e Minas Gerais. Curitiba, Londrina e Maringá foram os municípios que mais geraram empregos.
Saldo positivo II
Em abril, o Paraná teve saldo positivo de 18,6 mil empregos, com destaque para Curitiba (2.540 vagas), São José dos Pinhais (1.327) e Londrina (1.195). Todos os setores econômicos apresentaram crescimento no mês. Nacionalmente, o Brasil gerou 922 mil novos empregos formais em 2025.
Licença-paternidade
A deputada estadual Cristina Silvestri (PP) protocolou uma PEC que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias no Paraná. A proposta já conta com apoio de 24 parlamentares e beneficiará trabalhadores de empresas públicas e privadas. A medida agora tramita na Assembleia Legislativa do Paraná.
Administração pública
Curitiba sediará, de 4 a 6 de junho, o 4º Congresso Nacional de Controle da Administração Pública, promovido pelo IDGP com apoio do TCE-PR. O evento reunirá autoridades e especialistas para debater temas ligados à administração pública e ao controle externo. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.cncap.com.br.
Semana da Cidadania
A Semana da Cidadania da Justiça Eleitoral do Paraná encerra suas atividades nesta sexta-feira (30), em Andirá. O evento visa a promoção de ações culturais, educativas e serviços eleitorais, aproximando a Justiça Eleitoral da sociedade. A iniciativa integra o PROFI do TSE e a Agenda 2030 da ONU.
Corridade rua
A Polícia Civil do Paraná abriu as inscrições para a 18ª edição da sua corrida de rua, marcada para 28 de setembro, em Curitiba. O evento unirá esporte, conscientização ambiental e solidariedade, com distribuição de mudas e arrecadação de rações. São esperados cerca de 3 mil participantes nos percursos de 5 km, 10 km e uma cãominhada. Marco civil
O STF retoma em 4 de junho o julgamento do Marco Civil da Internet, que discute a responsabilidade das plataformas por conteúdos de terceiros. Ministros divergem entre ampliar ou manter as atuais regras, que exigem ordem judicial para remoção. A pauta ganhou urgência após episódios de radicalização política e violência. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

não expressam necessariamente a opinião do jornal
Foto: Pedro Ribas/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi, e demais autoridades municipais e estaduais, participa do programa Assembleia nos Bairros, na Regional Boqueirão. Foto: Pedro Ribas/SECOM














Paraná é o terceiro estado que mais gera empregos em 2025: 80 mil vagas de janeiro a abril
Apenas em abril, foram abertos mais 18,6 mil postos de trabalho com carteira assinada no Estado, o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica do Novo Caged, a partir de 2020. Serviços e indústria lideram as contratações.
Quase 80 mil novas vagas de trabalho com carteira assinada foram criadas no Paraná entre janeiro e abril de 2025, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado foi puxado pelo maior saldo para um mês de abril na série histórica do novo Caged, desde 2020, o que coloca o Estado como o terceiro maior gerador de empregos formais do Brasil neste ano até o momento.
Os números dizem respeito à diferença entre contratações e demissões no período. Nos quatro primeiros meses deste ano, 749 mil trabalhadores ingressaram ou retornaram ao mercado de trabalho formal nos 399 municípios paranaenses. No mesmo período, foram registrados 669 mil

desligamentos no Estado. No acumulado de 2025, o desempenho do Paraná em números absolutos só está atrás de São Paulo, com 284 mil vagas criadas, e de Minas Gerais, com 105 mil, ambos estados bem mais populosos. Na região Sul, o mercado de trabalho paranaense registrou um resultado melhor do que o Rio Grande do Sul (75,5 mil) e de Santa Catarina (74,6 mil) e também ficou acima da soma de todos os estados do Nordeste (78,5 mil).
Todos os setores apresentam saldo positivo de vagas no ano no Paraná, com as empresas ligadas a prestação de serviços liderando a abertura de novos empregos com carteira assinada, com mais de 41 mil vagas criadas. A Indústria também apresenta um desempenho expressivo no ano, com 19,6 mil novos postos de

trabalho. Na sequência, aparecem a Construção Civil (8,7 mil vagas), o Comércio (8 mil) e a Agropecuária (2,4 mil).
No recorte geográfico, Curitiba, cidade mais populosa, lidera com folga a abertura de novos postos de trabalho formais, com 17.802 vagas. Depois da Capital, aparecem Londrina, com 4.765 vagas, Maringá (4.096), Cascavel (3.643), São José dos Pinhais (3.313) e Toledo (3.242). Dos 399 municípios paranaenses, 326 registraram mais contratações do que demissões, o equivalente a 81,7% das cidades. Quatro cidades permaneceram com nível estável de trabalhadores empregados (1%), enquanto em apenas 69 houve uma redução no número geral de vagas (17,3%).
"O Paraná é destaque nacional na geração de empregos formais, somos o 3º Estado com maior saldo do País em 2025 e o 1º da Região Sul. Isso é resultado da política de atração de novos investimentos realizada pelo nosso Governador Ratinho Junior, refletindo em mais vagas de emprego em todos os setores da economia", aponta o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo. DESEMPENHO MENSAL Apenas em abril, mês mais recente com dados consolidados do Caged, o saldo de empregos do Paraná foi de 18,6 mil vagas criadas – resultado de 176 mil admissões e de 157 mil demissões no período analisado.
A exemplo do desempenho anual, também houve mais contratações do que demissões em todos os segmentos no mês pas-
sado. Novamente, a liderança ficou com o setor de Serviços (7,5 mil vagas), seguido pelo Comércio (4,5 mil), Indústria (3,9 mil), Construção Civil (2 mil) e Agropecuária (617). Em termos municipais, a Capital novamente liderou em empregos gerados em abril, com 2.540 vagas. Na sequência, ficaram São José dos Pinhais (1.327 vagas), Londrina (1.195), Cascavel (1.123) e Maringá (889). ÍNDICE NACIONAL No Brasil, são 922 mil novos postos de trabalho formais abertos no acumulado de 2025, sendo 257 mil destes em abril. O setor que mais contratou no ano no país foi o de Serviços, com a criação de 504 mil vagas, seguido pela Indústria (190 mil), Construção Civil (135 mil), Agropecuária (55 mil) e Comércio (36 mil).
Quantidade
Tributárias
(Despesas) Operacionais
ATIVIDADES OPERACIONAIS
Aumento (Redução) nas contas do Ativo Contas a Receber de Clientes
Tributos a Recuperar Depósitos Judiciais Outros Créditos
Aumento (Redução) nas contas do Passivo Fornecedores Obrigações Trabalhistas Obrigações Tributárias Adiantamentos de Clientes
Caixa líquido gerado (consumido) nas atividades operacionais
ATIVIDADES DE INVESTIMENTO Aplicações Financeiras
Caixa líquido gerado (consumido) nas atividades de investimento
ATIVIDADES DE FINANCIAMENTO
Partes Relacionadas Caixa líquido gerado (consumido) nas
DA VARIAÇÃO LÍQUIDA DE CAIXA E EQUIVALENTE DE CAIXA
Foto: Jonathan


Dia Mundial do Acolhimento Familiar: afeto e proteção motivam participantes em Pinhais
Preparar a criança com afeto e compreensão para que ela esteja pronta para viver em um lar definitivo. Essa é a intenção que move Cristine Helena Florencio, participante do Serviço de Família Acolhedora (SFA) em Pinhais. No ano passado, a empresária tornou-se responsável temporária pela pequena Ma, de 2 anos e meio. Nesses 9 meses de convivência, presenciou grande evolução no desenvolvimento socioemocional e cognitivo da menina.
“Ela não interagia. Agora em família ela abraça, beija, sai para brincar. Teve a parte do comportamento, da fala. Ela hoje é uma criança pronta para entrar em uma família definitiva e seguir o caminho dela”, conta Cristine, que aos 59 anos mudou sua rotina para dar abrigo a quem precisava. Assim como Ma, outras duas crianças estão sob cuidados temporários com moradores de Pinhais participantes do Serviço de Família Acolhedora.
Há seis famílias habilitadas e duas em processo de credenciamento no SFA de Pinhais, que entrou em operação em 2024 e que continua aberto a inscrições para atendimento do público que foi afastado temporariamente de sua família de origem, devido a situações de violações de direitos. Esse é um programa de alcance global, cuja importância é celebrada em 31 de maio, Dia Mundial do Acolhimento Familiar.
Em Pinhais, a data será marcada por um encontro com os participantes do serviço, que é conduzido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), como parte das políticas públicas da Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PSAE) do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A data também serve de incentivo para a adesão de mais famílias. Segundo a coordenadora do Serviço de Fa-

mília Acolhedora em Pinhais, Roselene Martins da Silva, os interessados podem procurar o serviço o ano todo. Dependendo do número de inscrições, são organizadas turmas para a formação necessária. “Atualmente estamos fazendo duas turmas por ano, porém podemos e queremos ter mais turmas. É um serviço desafiador devido a sua complexidade. Apesar de ser um serviço que existe em muitos países, no Brasil sua implantação é recente”, explica. Depois da formação inicial, o acompanhamento é contínuo e integral. Roselene explica que há envolvimento de toda a Rede de Proteção das Crianças e Adolescentes, que inclui a Prefeitura Municipal, outros órgãos públicos e comunidade. Todos são movidos pelo desejo de garantir afeto a quem precisa, observa Roselene. Além de acompanhar a família acolhedora e a criança acolhida, equipes da Semas também atuam próximas aos familiares de origem, que recebem a oportunidade de se restabelecer para receberem os filhos de volta.

LAR PROVISÓRIO
A empresária Cristine conta que sempre fez trabalho voluntário, desde adolescente. Ela morava em São Paulo e se mudou para Pinhais quatro anos atrás, quando seu neto nasceu em Curitiba. Entrou para o Rotary Pinhais e, com a experiência de educadora física e técnica em nutrição, iniciou o programa “Vamos para a cozinha” em uma das instituições de acolhimento do município. Disse que queria ajudar mais e ouviu sobre o Serviço de Família Acolhedora. Após pesquisar e ver entrevistas de pessoas que já tinham participado, decidiu que iria fazer também.
à facilidade que o home office (trabalho remoto) proporciona. Durante um mês cuidou dela em tempo integral. Depois a menina foi matriculada em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). “Na família de origem, ela tinha contato apenas com crianças grandes. Ficou encantada de encontrar coleguinhas da idade dela. E ela sabe que vai sair e que vai voltar, que este é um refúgio dela”, conta Cristine. No caso de Ma, após terminado o prazo de acolhimento provisório, ela será encaminhada para adoção, pois já foi destituída do poder familiar. “Converso bastante com ela, que ainda é pequena, mas entende que vai ter outra casa, outra mamãe. Ela fica entusiasmada com a ideia”, conta Cristine. Ela elogia o trabalho das equipes da Semas. “Temos contato constante. Virou uma grande família. Posso contar com eles o tempo todo. Não me sinto sozinha no acolhimento, me dão apoio total”, relata. Cristine compartilha fotos e vídeos de Ma com Roselene e outros participantes do programa, que se emocionam ao ver o desenvolvimento da menina. A empresária diz não saber como se sentirá após o desacolhimento, que é previsto em torno de 18 meses após uma família abrigar a criança ou adolescente. “Esta experiência tem começo, meio e fim. Estou no meio, chegando ao fim. Mas vivo o presente. Sei que a criança não é minha. Veio porque ela precisava e dou o meu máximo, assim como faço o máximo pelas pessoas amadas”, relata a mãe acolhedora.
SERVIÇO
Serviço de Família Acolhedora (SFA)
Telefone: (41) 99179-8834
Quando se sentiu pronta, Cristine recebeu Ma, graças
E-mail: acolhimento.familiar@pinhais.pr.gov.br Formulário para pré-cadastro no SFA de Pinhais.



Delegada Ellen Martins é homenageada pela defesa dos direitos humanos
A Câmara também registrou, nas sessões desta semana, homenagens a empreendedores e a motoclube de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou cinco homenagens durante as sessões plenárias desta semana. Na quarta-feira (28), por exemplo, Leonidas Dias (Pode) concedeu o diploma e o troféu do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à delegada da Polícia Civil do Paraná Ellen Victer Moço Martins, pelo "trabalho salvando vidas e combatendo o crime contra crianças e adolescentes". “Há dez dias, no último dia 18 de maio, em alusão ao Maio Laranja, tivemos o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes", lembrou o vereador.
Natural do Rio de Janeiro, Ellen é graduada em Direito, com especialização em Direito Público e Privado, e optou por seguir carreira no serviço público. Ela teve passagem pela Polícia Rodoviária Federal e ingressou na Polícia Civil do Paraná em 2017. À frente do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), que investiga crimes de violência psicológica, física e sexual contra crianças e adolescentes, atuou em casos de grande repercussão na imprensa e na opinião pública.
Ellen foi delegada do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), atuando principalmente no combate a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Atualmente, está lotada no 12º Distrito Policial, em Santa Felicidade, e é professora da Escola Superior da Polícia Civil. "A nossa homenageada também realiza palestras e seminários para capacitar servidores públicos, como os [...] da Fundação de Ação Social", completou Dias. O Prêmio Pablo Neruda é destinado a personalidades e entidades não governamentais. A honraria foi entregue durante sessão solene em dezembro de 2024, na qual a delegada não pôde estar presente (103.00027.2024).

Empreendedores do Butiatuvinha são congratulados na CMC Também nesta quarta-feira, Sidnei Toaldo (PRD) homenageou dois empreendedores do bairro Butiatuvinha com os Votos de Congratulações e Aplausos. O primeiro diploma foi entregue ao casal Rodrigo Santos e Rafaela Trevisan, proprietários da Loja Tropical Life, por sua contribuição ao comércio local. Fundado há seis anos, o empreendimento "se tornou referência, contribuindo com a economia local e a geração de empregos”, destacou o parlamentar (077.00306.2025).
Na outra entrega, Toaldo homenageou as proprietárias do empreendimento Juninho Artigos e Confecções, Lidia Pianaro e Jucilei Tulio, por contribuírem há mais de 35 anos para o comércio e o desenvolvimento do bairro Botiatuvinha. A loja, assinalou o vereador, "é referência de perseverança e união familiar". “Mesmo diante dos inúmeros desafios do comércio ao longo das décadas, essa história é exemplo de resistência, empreendedorismo e contribuição concreta para o desenvolvimento econômico e social da região”, completou o autor dos Votos de Congratulações (077.00304.2025).


Renata Franco Terapia Capilar
recebe Votos de Congratulações e Aplausos
Na mesma sessão plenária, Hernani (Republicanos) homenageou a empreendedora Renata Franco por sua trajetória na área da beleza e saúde capilar. “Ela se destaca como uma referência em terapia capilar”, congratulou o parlamentar. O vereador relatou que, depois de 17 anos atuando como cabeleireira, Renata resolveu se especializar exclusivamente ao cuidado da saúde do couro cabeludo.
“A Renata Franco Terapia Capilar é reconhecida pela excelência nos resultados e pelo atendimento personalizado, que respeita a individualidade de cada cliente. Com um olhar clínico, Renata utiliza tecnologias modernas e abordagens terapêuticas que tratam a raiz dos problemas capilares, proporcionando bem-estar, autoestima e transformação real”, afirmou Hernani. “Sua missão é ir além da estética: é cuidar de pessoas por meio do cuidado com o couro cabeludo e os fios”, finalizou (077.00292.2025).

3ª Roda Triciclo Brasil foi homenageada pelos 25 anos de fundação
Já na sessão da terça-feira (27), a Delegada Tathiana Guzella (União) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao motoclube 3° Roda Triciclo Brasil pelos 25 anos de fundação. A associação foi criada por um grupo de amigos apaixonados por triciclos, viagens e ações sociais. “Mais do que um grupo de entusiastas do motociclismo, o clube é um verdadeiro exemplo de união, amizade e solidariedade, promovendo a fraternidade entre seus membros e a integração com outros grupos de motociclistas e com a sociedade em geral”, alegou a parlamentar.
O grupo atualmente conta com 22 integrantes ativos, distribuídos entre Curitiba e Ponta Grossa. Eles realizam, regularmente, campanhas de arrecadação de alimentos e brinquedos, além de eventos beneficentes. “A atuação da 3ª Roda vai além das estradas. Sua filosofia está baseada em valores como liberdade, superação e comprometimento com o bem coletivo, transformando a paixão por motocicletas em uma verdadeira ferramenta de transformação social”, afirmou Guzella. O diploma foi entregue ao fundador do motoclube, Dino Sandro Estradioto; ao presidente, Celso Aparecido Vidal; e aos membros Fabiano Luiz Pessini, Carlos Alberto da Silva, Vinícius Alexandre Hrentchechen da Silva, Marcelo Henrique Broska, Danny Marcelo Basílio, Amilton Costa, Pedro Goulart de Amorim, Ângelo Vidal e Orli Vieira (077.00271.2025).
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato Revisão: Ricardo Marques


Mulheres: projeto incentiva artes marciais e defesa pessoal
Projeto de lei na Câmara de Curitiba cria a Política de Valorização das Mulheres nas Artes Marciais e Promoção da Defesa Pessoal
Em discussão na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), projeto de lei pretende criar a Política de Valorização das Mulheres nas Artes Marciais e Promoção da Defesa Pessoal. De autoria de Meri Martins (Republicanos), com a coautoria da Delegada Tathiana Guzella (União), a proposição tem o objetivo de incentivar a participação feminina no esporte, além de promover a prática da defesa pessoal.
“A disseminação de práticas de defesa pessoal pode contribuir significativamente para a redução desse problema [violência contra a mulher], permitindo que mulheres adquiram habilidades para reagir em situações de risco, reduzindo sua vulnerabilidade e fortalecendo sua capacidade de autoproteção”, cita a justificativa do projeto de lei.
A Política de Valorização das Mulheres nas Artes Marciais e Promoção da Defesa Pessoal também estimularia a realização de parcerias entre o poder público e entidades esportivas, acadêmicas e comunitárias para a realização de programas de incentivo às artes marciais. Outros objetivos do projeto de lei são a criação de um selo municipal de reconhecimento a academias e projetos que promovam a inclusão e o protagonismo feminino nas artes marciais e a realização de campanhas educativas sobre a importância da defesa pessoal e da prática esportiva. “A inclusão de mais mulheres nas artes marciais amplia a diversidade dentro do esporte, cria novas oportunidades de carreira e desenvolvimento pessoal”, acrescenta a justificativa da proposição. “Ao aprender técnicas de defesa, as mulheres tornam-se menos suscetíveis a agressões e mais preparadas para se defenderem, não apenas em espaços públicos, mas também em ambientes domésticos.”
Protocolado no dia 10 de fevereiro (005.00234.2025, com a emenda supressiva 033.00009.2025), o projeto já recebeu a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) e o parecer positivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Curitiba. O próximo passo é a discussão no colegiado de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias. Caso aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Por Julia Yamane*, especial para CMC


Vereador Leonidas Dias entregou diploma e troféu do Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos à delegada Ellen Victer Moço Martins. (Carlos Costa/CMC)
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS6.717.140,14
IMPOSTOS E CONTRIBUIÇÕES A RECOLHER5.555.853,88
COFINS a Recolher CSLL a Recolher IPTU a Recolher IRRF a Recolher IRRF sobre Trabalho Assalariado ISS a Recolher PIS a Recolher
TRIBUTOS RETIDOS A RECOLHER437.788,43
Contribuições Retidas a Recolher INSS Retido a Recolher
Retido a Recolher
PARCELAMENTOS DE OBRIGACOES TRIBUTÁRIAS 723.497,83
Parcelamentos de ISS
Parcelamento FGTS
OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PRIVIDENCIÁRIAS3.187.087,47
OBRIGAÇÕES COM O PESSOAL202.336,22
Salários e Ordenados a Pagar
OBRIGAÇÕES PREVIDENCIÁRIAS1.635.583,52
INSS a Recolher FGTS a Recolher PROVISÕES1.349.167,73
INSS Sobre Férias FGTS Sobre Férias OUTRAS OBRIGAÇÕES13.390.008,73
ADIANTAMENTOS DE CLIENTES8.746,34 Adiantamentos de Clientes Diversos OUTROS DÉBITOS13.381.262,39
NÃO CIRCULANTE47.041.651,61
OBRIGAÇÕES A LONGO PRAZO47.041.651,61
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS4.698.610,33 EMPRÉSTIMOS4.698.610,33
OBRIGAÇÕES TRIBUTÁRIAS42.343.041,28 IMPÓSTOS E CONTRIBUIÇÕES37.814.528,99
Parcelamento FGTS ISS a Recolher
Outros Debitos RFB Individual TRIBUTOS FEDERAIS DIFERIDOS3.573.302,59
CONTIGENCIAS PASSIVAS955.209,70
Acoes Trabalhistas PATRIMÔNIO LÍQUIDO(47.528.006,46) CAPITAL SOCIAL924.096,65
CAPITAL SUBSCRITO949.000,00
(-) CAPITAL A INTEGRALIZAR(89.292,04)
(-) Acoes em Tesouraria RESERVA DE CORR. MONETÁRIA DO CAPITAL64.388,69
LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS(57.604.667,58) LUCROS E PREJUÍZOS ACUMULADOS(52.046.711,76)
LUCROS E PREJUÍZOS DO EXERCÍCIO(5.557.955,82)
Ajustes de avaliação patrimonial9.152.564,47
Ajustes as normais internacionais de contabilidade9.152.564,47 TOTAL DO PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO26.253.644,13
OPERACIONAL BRUTA26.066.215,21





Assembleia anuncia repasse para as reformas da Praça dos Menonitas e do Parque Náutico, no Boqueirão
Evento também marcou assinatura de cooperação técnica entre o Poder Legislativo e a Prefeitura de Curitiba
A primeira edição da Assembleia dos Bairros foi realizada na noite de ontem na Rua da Cidadania do Boqueirão e reuniu autoridades e moradores da região em uma sessão pública marcada por anúncios importantes para a comunidade. Entre os destaques, está a confirmação de investimentos na revitalização da Praça dos Menonitas e do Parque Náutico.
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou mais uma vez a importância dos projetos que aproximam o Legislativo da população, como a Assembleia Itinerante e, agora, a Assembleia nos Bairros. Ele anunciou que os recursos para as reformas da praça e do parque serão provenientes da devolução das sobras orçamentárias da Assembleia. Segundo ele, os projetos já estão prontos e, em até 60 dias, as melhorias devem começar a se concretizar. “Os dois projetos estão prontos, nós vamos devolver os recursos, e nos próximos 60 dias isso já pode virar realidade”, afirmou. Manifestações
A deputada Marcia Huçulak (PSD) reforçou a importância de promover conexões entre o poder público e a sociedade. “A vida acontece nas cidades e é nosso papel estabelecer pontes com a comunidade e os gestores”, disse.
Para o deputado Denian Couto (Podemos), é essencial sair dos gabinetes e manter um contato direto com a população. Ele criticou o distanciamento político e defendeu o diálogo presencial. “Não sou a favor da política de ar condicionado. É olho no olho, é o diálogo direto que faz a diferença”, afirmou.
O deputado Requião Filho (PT) também ressaltou o valor da iniciativa. Para ele, ações como a Assembleia dos Bairros mostram que o trabalho político pode, sim, fazer a diferença. “Quando vejo a Assembleia trazer o nosso trabalho e os nossos serviços, percebo que a gente pode fazer a diferença. É uma ideia que precisa ser ampliada”, opinou.
Já a deputada Marli Paulino (SD) destacou que o evento facilita a vida do cidadão ao reunir diversos serviços em um único local. “Encurtamos distâncias. Trazer todos os serviços juntos ajuda demais a população”, pontuou.
O deputado Gilson Souza (PL) parabenizou a iniciativa e frisou a importância do evento para a comunidade. “Um espaço onde 100 serviços gratuitos são ofertados precisa ser valorizado. Vemos o Parlamento próximo da comunidade e disposto a ouvir demandas”, avaliou.
O deputado Alexandre Amaro (Republicanos) ressaltou a
importância de ir até os bairros e ouvir a população. Segundo ele, com mais de 200 mil habitantes no Boqueirão, é fundamental escutar suas necessidades. “O trabalho que é feito aqui é fruto de uma união e, nessa corrente, vamos ajudar todo o estado do Paraná”, disse.
A deputada Flavia Francischini (União), primeira vice-presidente da Assembleia, declarou estar comprometida com os avanços para o bairro. “Estou aqui para ouvir as demandas e conquistar avanços no Boqueirão”, afirmou.
Também presente, a deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) destacou o compromisso dos parlamentares com os eleitores. “Nós estamos aqui porque vocês escolheram. Conte conosco porque trabalhamos para vocês”, disse.
O vereador Loréns Nogueira, representante do bairro, aproveitou a ocasião para solicitar mais recursos para a região e reforçou a importância da presença dos deputados no local. Já o vereador Jasson Goulart (Republicanos), que é morador do Boqueirão, destacou seu envolvimento com a comunidade. “É um lugar que a gente cuida, ama e defende. E quando a Assembleia vem aqui para ouvir e anunciar recursos, ficamos muito felizes”, declarou.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), elogiou a iniciativa da Assembleia e o impacto positivo do evento. Como exemplo, citou a aplicação de 350 vacinas apenas na primeira edição. Ele reafirmou a parceria da Prefeitura para as próximas ações. “Pode correr por Curitiba que estamos juntos, Alexandre Curi”, garantiu. Na sequência, o prefeito recebeu pessoalmente as demandas da população coletadas ao longo do dia. Assinatura de termo de cooperação
Durante o evento, foi assinado um inédito termo de cooperação técnica entre a Assembleia Legislativa do Paraná e a Prefeitura de Curitiba. O objetivo é unir esforços para implementar e compartilhar programas e projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, equilibrando crescimento econômico com preservação ambiental.
Também participaram do encontro os deputados Moacyr Fadel (PSD) e Nelson Justus (União); a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias; o secretário de Governo de Curitiba, Marcelo Fachinello; o secretário de Administração do Paraná, Luizão Goulart; e os vereadores da capital Tico Kuzma, Meri Martins, Serginho do Posto e João da 5 Irmãos.


Deputado Romanelli (PSD) alerta prefeitos sobre o prazo de inscrição de projetos destinados à construção da Casa da Mulher
O parlamentar ainda ressaltou que também há prazos para os projetos em relação às obras dos centros de convivência.
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) alertou os prefeitos de municípios com mais de 10 mil e 20 mil habitantes sobre o prazo, que vai até 30 de junho, para inscrever os projetos destinados à construção da Casa da Mulher Paranaense e de complexos para idosos (centros de convivência).
"As casas são destinadas às cidades com mais de 10 mil habitantes. Já os espaços de acolhimento e centros de atendimento à mulher em situação de violência, ou equivalente, são para municípios com mais de 20 mil habitantes", explicou Romanelli.
Os municípios também podem apresentar projetos para a construção de complexos como a “Cidade da Pessoa Idosa”, centros de convivência, centros-dia, unidades de acolhimento e clubes do vovô.
Investimentos
"O prazo para apresentar o projeto vai até 30 de junho, na Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa", completou o deputado. Mais informações estão disponíveis no portal: http://www.semipi.pr.gov.br/obras.
Para as duas ações, a pasta reservou mais de R$ 150 milhões, e a seleção dos projetos aprovados será divulgada ainda no segundo semestre.
As prefeituras precisam apresentar o projeto arquitetônico e a proposta de investimento — detalhando a demanda no município e como custearão a manutenção do espaço pelos próximos quatro anos. A exceção é a Casa da Mulher Paranaense, cujo projeto padrão é fornecido pela Secretaria.

Deputado Adriano José (PP) alerta sobre o aumento da violência contra crianças no Paraná

A violência contra crianças no Paraná atingiu níveis preocupantes em 2024, com registros que revelam um crescimento significativo em casos de agressões físicas e abuso sexual. Dados recentes do Hospital Pequeno Príncipe mostram um aumento expressivo no número de atendimentos a vítimas infantis, muitas delas em situação de extrema vulnerabilidade.
Grande parte das agressões ocorre dentro do ambiente doméstico, cometidas por familiares próximos que deveriam ser responsáveis pela proteção dessas crianças. Essa realidade torna ainda mais delicada a situação, já que o lar, lugar que deveria ser de segurança, transforma-se em um espaço de medo e sofrimento. Muitas das vítimas são crianças muito pequenas, com menos de três anos, dependentes integralmente do cuidado adulto.
O deputado estadual Adriano José destaca a gravidade dessa situação e reforça a necessidade de ações rápidas e coordenadas entre poder público e sociedade civil para enfrentar esse problema. Para ele, os números representam vidas marcadas por traumas profundos e exigem que o Estado amplie a rede de proteção, oferecendo suporte eficaz às vítimas e promovendo a conscientização para a prevenção.
Além das agressões físicas, o abuso sexual é o tipo mais frequente de violência atendida, mostrando um quadro alarmante e crescente. “A internet também se tornou um novo campo de violência, com o aumento do cyberbullying, que afeta diretamente a saúde mental dos jovens e dificulta a comunicação dos abusos sofridos”, aponta do deputado.
Para Adriano José, denunciar é fundamental e deve ser visto como um dever coletivo. “Cada denúncia pode significar a chance de salvar uma vida e interromper um ciclo de violência. O silêncio só fortalece o agressor”, afirma o parlamentar, convocando toda a sociedade a se mobilizar em defesa das crianças e adolescentes.


Créditos: Valdir Amaral/Alep

São José dos Pinhais mobiliza servidores e idosos no Dia do Desafio

de atividades físicas que contaram com a participação dos servidores públicos e idosos. A ação foi promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). Por conta do mau tempo, neste ano as atividades foram realizadas em ambientes internos, diferentemente de anos anteriores, quando os participantes se reuniam no Paço Municipal para os exercícios. As ações ocorreram em diversas secretarias municipais e nos núcleos da Semel espalhados pela cidade, incluindo o Complexo Esportivo Ney Braga. Além dos servidores municipais, mais de 500 idosos que participam dos Jogos da Pessoa Idosa, evento que se estende até sexta-feira (30), também se engajaram nas atividades do Dia do Desafio. As atividades incluíram ainda show de mágica e brin-
quedos infláveis. Segundo a diretora do Departamento de Recreação e Lazer da Semel, Mônica Carvalho, a iniciativa tem como objetivo estimular a prática de exercícios e conscientizar sobre os benefícios de um estilo de vida ativo.
“Mesmo com o tempo fechado, conseguimos mobilizar servidores e idosos para se movimentarem. A atividade física é essencial para uma vida longa e saudável, pois a prática regular de exercícios físicos está associada à melhoria da saúde mental, controle de peso e redução do risco de doenças cardiovasculares”, enfatiza Mônica.
DIA DO DESAFIO
Outros estados brasileiros e até mesmo outros países participam do Dia do Desafio, uma campanha que busca combater o sedentarismo e promover hábitos saudáveis. A iniciativa reforça a importância da atividade física regular. Segundo a Organização
Mundial da Saúde (OMS), adultos devem realizar entre 150 e 300 minutos de atividade física moderada por semana, ou entre 75 e 150 minutos de atividade intensa, para manter a saúde e prevenir doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
SOBRE O MUV+
Em São José dos Pinhais, a Semel desenvolve o programa MUV+, que proporciona atividades físicas por meio de aulas de ginástica coletiva e dança e contribui para o condicionamento físico e bem-estar dos participantes.
O MUV+ TEM COMO OBJETIVO:
Incentivar a prática regular de exercícios físicos de forma prazerosa e acessível.
Criar um ambiente acolhedor e inclusivo para que os participantes possam interagir, socializar e formar novas amizades.
Contribuir para a saúde mental e física, promovendo: queima de calorias, fortaleci-
mento muscular e melhora da flexibilidade e da coordenação motora.
Garantir que todos os participantes, independentemente do nível de aptidão física ou origens socioeconômicas possam participar e se beneficiar das aulas.
Estimular o aprendizado de novos ritmos e estilos de dança, além de apresentar modalidades novas de ginástica coletiva. Celebrar a diversidade cultural da dança, incorporando ritmos como sertanejo, samba, axé, funk, pop, reggaeton, entre outros.
O público-alvo do MUV+ são homens e mulheres a partir dos 16 anos acompanhados dos responsáveis e acima dos 18 anos. Os interessados em participar da aulas devem comparecer ao núcleo de esporte e lazer mais próximo de sua residência e preencher a ficha de inscrição. A matrícula será realizada conforme a disponibilidade de horários e turmas de acordo com sua preferência.

Professores do ciclo de alfabetização de São José dos Pinhais concluíram, na última terça-feira (27), a 1ª fase do curso de “Alfabetização e Letramento: Ampliando e Construindo Saberes”. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a ação teve como objetivo refletir sobre o fortalecimento das práticas pedagógicas no ciclo de alfabetização. Realizado ao longo de dois meses, o curso abordou conteúdos fundamentais para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita das crianças, como: Conceitos de alfabetização e letramento; Habilidades metafonológicas; Literatura infantil; Tecnologias educacionais;
Farmácias das UPAs de São José dos Pinhais terão novo funcionamento a partir de 1º de junho

A partir do dia 1º de junho, o funcionamento das farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rui Barbosa e Afonso Pena, em São José dos Pinhais, passará por uma importante mudança: elas atenderão exclusivamente pacientes que passarem por atendimento médico nas próprias unidades. Outra alteração é que as farmácias das UPAs não aceitarão mais receitas emitidas por consultas particulares.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) alerta que o acesso de moradores de outras cidades aos medicamentos oferecidos nas unidades locais contribui para a diminuição dos estoques. Dessa forma, a medida também prevê que os medicamentos sejam distribuídos apenas aos moradores do município.
“Essas medidas seguem a orientação do Ministério da Saúde. Nosso objetivo é é preservar os estoques e garantir a correta administração e distribuição dos medicamentos aos são-joseenses”, explica o secretário de Saúde, José Dalmi Dissenha.
Ainda, a Sems informa que a retirada de medicamentos de uso contínuo, como os utilizados para o tratamento de doenças crônicas, deverá ser feita exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A Prefeitura de São José dos Pinhais reforça a importância de a população se informar sobre os locais corretos para retirada dos medicamentos a fim de garantir mais eficiência no atendimento e no uso dos recursos públicos de saúde.
Na rede municipal de saúde de São José dos Pinhais, existem dois tipos de farmácia com funções distintas:
Farmácias das UBSs: são responsáveis pela dispensação de medicamentos voltados ao tratamento de doenças crônicas e outras condições de menor gravidade.
Farmácias das UPAs: têm perfil técnico-hospitalar, voltado para fornecimento de medicamentos específicos para situações de urgência e emergência.


Alfabetização matemática.
A iniciativa está alinhada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, política pública do Ministério da Educação que visa garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do ensino fundamental.
“A formação continuada é um dos pilares para o avanço da educação. Nossos professores estão cada vez mais preparados para promover uma alfabetização significativa, com base em práticas atualizadas e acolhedoras”, afirma a secretária de Educação, Fátima Cardoso.
A 2ª fase do curso está previsto para o segundo semestre de 2025, e dará continuidade ao processo formativo, aprofundando temas abordados na primeira etapa e promovendo o compartilhamento de experiências pedagógicas entre os profissionais da rede.
Nesta quarta-feira (28),
São José dos Pinhais celebrou o Dia do Desafio com uma série





Nove unidades de saúde estarão abertas para vacinação neste sábado
de
de Progresso
Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida no Brasil, segundo o estudo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025) divulgado na quinta-feira (29/ 5) pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).
Com nota máxima, Curitiba é líder em emprego e renda entre as capitais no Brasil
A cidade melhorou seu resultado em relação ao IPS anterior, de 2024, quando havia ficado entre as cinco melhores capitais em qualidade de vida, atrás de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Florianópolis.
“Este resultado em uma pesquisa tão detalhada como é o IPS traduz em números o que é a vida na nossa cidade. É um resultado de grande responsabilidade. Nesta gestão, estamos decididos a trabalhar para tornar Curitiba uma cidade ainda melhor. Já fizemos grandes ações, como os programas Vale-Creche, Tarifa Zero a Caminho do Emprego, o Curitiba de Volta ao Centro, novas casas entregues no Bairro Novo da Caximba, entregas de novos ônibus e investimentos na eletromobilidade. E vamos avançar ainda mais”, destacou Eduardo Pimentel.
No relatório, que avalia a qualidade de vida de todas as 5.570 cidades brasileiras, Curitiba é a primeira colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
A capital paranaense também está em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na categoria Qualidade do Meio Ambiente, especialmente por seus 68 m²
de área verde por habitante e um baixo índice de vulnerabilidade climática.
Este é o segundo estudo divulgado em 2025 que tem a capital paranaense como destaque. No início de maio, estudo divulgado Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) apontou Curitiba como capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento, além de líder em emprego e renda entre as capitais brasileiras.
1ª do Paraná
Entre todos os 5.570 municípios brasileiros, a capital paranaense está em 12º lugar e na primeira posição entre as 399 cidades paranaenses.
O índice varia de 0 (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos resultados do IPS em três dimensões avaliadas. Na média geral, o índice de Curitiba é 69,89. O resultado mostra um crescimento em relação ao ano anterior, que foi 69,36, média superior à nacional (61,96) e a do Paraná (63,83). Na categoria Qualidade do Meio Ambiente, o índice foi de 73,41.
Outros destaques
Curitiba também se destacou em outras 4 das 12 categorias do IPS 2025, ficando entre as 50 cidades brasileiras com melhor nota: Acesso à Comunicação e Informação (50º lugar); Direitos Individuais (16º), Liberdades Individuais e de Escolha (16º) e Acesso à Educação Superior (21º).
A avaliação
O IPS é realizado considerando dados das cidades, estados e do país em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada uma das dimensões
2025
é subdividida em 12 categorias que, por sua vez, levam em conta diversos indicadores.
Ao total, são 57 indicadores que possibilitam mensurar a qualidade de vida da população de forma multidimensional, levando em conta informações como nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e comunicação, acesso à educação superior e qualidade do meio ambiente.
Os indicadores usam como base fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como os ministérios da Saúde e da Cidadania, o Sistema Nacional de Informações sobre o Saneamento (SNIS), Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, entre outras.
O IPS
Realizado pelo Imazon em parceria com a Fundación Avina, Amazônia 2030, Anattá Pesquisa e Desenvolvimento, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e Social Progress Imperative, o Índice de Progresso Social (IPS) é uma ferramenta que mede o desempenho social e ambiental de territórios em todas as geografias (países, estados, municípios e até comunidades). O IPS surge para complementar medidas de desenvolvimento, pois apenas o crescimento econômico, sem progresso social, pode resultar em degradação ambiental, aumento da desigualdade e conflitos sociais.


Neste sábado (31/5), nove unidades de saúde (US) da Prefeitura de Curitiba abrem as portas para oferecer vacinação. As unidades Santa Cândida e Bairro Alto abrem das 7h às 12h; unidades Campina do Siqueira, Cajuru, Trindade II (bairro Cajuru), Augusta (CIC) e Sabará (CIC), das 8h às 12h; e unidades Xapinhal e Osternack, das 8h às 13h.
Estarão disponíveis para moradores de todas as regiões de Curitiba as vacinas contra a gripe (pessoas com 6 meses ou mais), contra a dengue (crianças e adolescentes de 10 a 14 anos) e contra a covid para os públicos prioritários (confira aqui a lista completa no site Imuniza Já).
Além disso, serão oferecidas e aplicadas todas as vacinas conforme o calendário de rotina (confira no site Imuniza Já Curitiba o calendário completo). Entre as vacinas de rotina oferecidas estão BCG, hepatite B, pentavalente, VIP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana).
“Sabemos como a vida das pessoas é corrida e que, às vezes, não sobra tempo durante a semana para ir a uma unidade de saúde se vacinar. Por isso estamos abrindo alguns desses pontos aos sábados para facilitar o acesso e oportunizar a vacinação para as pessoas”, afirmou a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak.
Outros serviços
Além da vacinação aberta a todo o público do município, as nove unidades de saúde também oferecerão neste sábado (31/5) serviços específicos voltados aos moradores da região.
Na US Santa Cândida, Campina do Siqueira e Augusta, haverá circuito para pacientes com diabetes cadastrados nestas unidades e previamente agendados
Nas US Bairro Alto, Cajuru, Xapinhal e Osternack haverá coleta de exames laboratoriais para pacientes cadastrados nestas unidades e previamente agendados
Na US Trindade II, além de coleta de exames, haverá circuito para pacientes hipertensos e atendimento de pacientes com diabetes, com prescrição e orientação das novas insulinas e avaliação odontológica. Esses serviços serão oferecidos para pacientes cadastrados na unidade e agendados previamente. Na US Sabará, será realizada a coleta de preventivo para mulheres de 25 a 64 anos castradas na unidade. Não é necessário agendamento prévio. Além disso, haverá inserção de DIU e implanon para mulheres cadastradas na unidade e com agendamento prévio.
Serviço
Unidades de Saúde (US) que abrem neste sábado para vacinação (31/5)
US Santa Cândida
Avenida Paraná, 5.050 - Santa Cândida
Horário: 7h às 12h
US Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 - Bairro Alto
Horário: 7h às 12h
US Campina do Siqueira
Rua General Mário Tourinho, 1.684 - Campina do Siqueira
Horário: 8h às 12h
US Cajuru
Rua Pedro Bochino, 750 - Vila Oficinas
Horário: 8h às 12h
US Trindade II
Rua Sebastião Marcos Luiz, 1.197 - Cajuru
Horário: 8h às 12h
US Augusta
Rua Robert Redzinski, 921 - Cidade Industrial
Horário: 8h às 12h
US Sabará
Rua Pedro Andretta, 3.030 - Cidade Industrial
Horário: 8h às 12h
US Xapinhal
Rua Elbe de Macedo, 100 - Sítio Cercado
Horário: 8h às 13h
US Osternack
Rua Miguel Rossetim, 100 - Sítio Cercado
Horário: 8h às 13h


Foto: Ricardo Marajó/SECOM





Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025
Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para
participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.
Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.
A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.
Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
SEMANA LITERÁRIA
Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.
Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.
Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-
Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025
A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025
Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.
O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária
Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.
Semana Literária
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos. Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria
portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.
Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.
SERVIÇO
44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro
Período: 13 a 17 de agosto de 2025
Autor homenageado: Dalton Trevisan
CIDADES
Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan

Capital e Interior em alta: 82% dos municípios têm saldo positivo de empregos em 2025

As quase 80 mil novas vagas com carteira assinada abertas no Paraná entre janeiro e abril de 2025 estão bem distribuídas entre os municípios, apontam os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Das 399 cidades paranaenses, 326 tiveram saldo positivo de postos de trabalho formais até agora no ano, o equivalente a quase 82% das localidades.
O desempenho estadual foi puxado principalmente por Curitiba, cidade mais populosa. Na Capital, o saldo anual está positivo em 17.802 vagas – resultado de 208.289 admissões e 190.487 demissões nos quatro primeiros meses de 2025. Com 11.597 novos empregos, o setor de serviços lidera as contratações em Curitiba, seguido pela Construção Civil (2.465 vagas), Comércio (1.946) e Indústria (1.734). As outras altas mais expressivas no Paraná no mercado de trabalho formal estão distribuídas entre cidades polo do interior e a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Londrina, segunda cidade mais populosa do Estado, aparece na vice-liderança com um saldo de 4.765 novas vagas. A exemplo da Capital, o
resultado também é puxado pelas empresas prestadoras de serviços, com 3.032 vagas, com destaque também para aquelas ligadas à construção civil (828 vagas) e à produção industrial (606).
O terceiro maior volume de empregos foi registrado em Maringá, com 4.096 admissões a mais do que desligamentos no período. Serviços (1.951 vagas), Indústria (787), Comércio (783) e Construção Civil (564) foram os setores que mais contrataram entre janeiro e abril na cidade.
A região Oeste também aparece com bom desempenho na abertura de novas vagas, com destaque para Cascavel (3.643), Toledo (3. 242) e Foz do Iguaçu (1.297).
Já na RMC, os melhores desempenhos em 2025 até o momento foram registrados em São José dos Pinhais (3.313), Araucária (1.861), Pinhais (1.479) e Colombo (1.297).
“O Paraná é um grande celeiro de empregos porque temos um grande ambiente de negócios, formação qualificada e programas de aperfeiçoamento profissional. Nossas Agências do Trabalhador, por exemplo, são as que mais empregam do País. Também fazemos mutirões para auxiliar esse contato entre empresas e quem está buscando emprego. Estamos
num bom momento e queremos continuar nesse ritmo”, salientou o secretário de Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo.
OUTROS
DADOS
Os dados do Caged também permitem fazer uma análise sobre a variação proporcional no número de empregos gerados. Chamado de variação relativa, o indicador leva em conta o peso do saldo de empregos em relação ao estoque de vagas, que é o número total de pessoas empregadas com carteira assinada no município.
Neste quesito, quem liderou o saldo proporcional de empregos foi Doutor Ulysses, na RMC, com 83 novas vagas abertas no ano, o que representa uma variação relativa de 52%. Outros crescimentos expressivos ocorreram em Ivatuba, na região Noroeste, com saldo de 142 vagas (22%), Itambaracá, na região Norte, com 104 (19%), e Flor da Serra do Sul, no Sudoeste, com 87 (16%).
Em quatro cidades paranaense, o saldo permanece zerado em 2025: São Jorge do Patrocínio, Moreira Sales, Miraselva e Godoy Moreira. O índice não significa que não houve contratações nestas localidades, mas apenas que o volume delas foi igual ao de desligamentos entre ja-
neiro e abril.
Em apenas 69 cidades, cerca de 17,3% do total, houve retração no volume total de vagas. Apesar disso, em 63 delas os desligamentos superaram as contratações em menos de 100 pessoas, o que representa um impacto pouco significativo no resultado geral do Paraná.
ABRIL
O ano de 2025 também marca o melhor resultado para um mês de abril no Paraná desde que o Ministério do Trabalho e Emprego adotou uma nova metodologia para contabilização do Caged, em 2020. No último mês, mais 18.606 pessoas passaram a trabalhar com carteira assinada no Estado, superando a melhor marca da série histórica, que havia sido alcançada em 2024. Novamente, o resultado mensal é puxado por Curitiba, com 2.540 vagas abertas, mas neste caso a vice-liderança é ocupada por São José dos Pinhais, com saldo de 1.327 vagas. Londrina (1.195), Cascavel (1.123) e Maringá (889) completam o top 5 estadual. Em termos proporcionais, as cinco maiores variações positivas no Estado em abril foram registradas em Itambaracá (13%), Amaporã (10%), Rio Branco do Ivaí (7%), São Pedro do Iguaçu (6%) e Cambará (5,9%).

Após recordes de frio em todo o Paraná na quinta, termômetros vão cair ainda mais

A quinta-feira (29) começou gelada no Paraná, com temperaturas abaixo de 10°C na maioria dos municípios. Todas as estações meteorológicas do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) registraram entre esta madrugada e manhã as menores temperaturas de 2025 até o momento. A mais baixa de todas foi no distrito de Horizonte, em Palmas, que registrou 0,6°C as 4h.
Por conta do vento, que passou de 40km/h em algumas regiões, a sensação térmica é ainda mais baixa. No distrito de Horizonte, em Palmas, chegou a -7°C. No Centro de Palmas a sensação térmica foi de -4,1°C. No distrito de Entre Rios, em Guarapuava, a sensação térmica foi de -4,2°C. Em Cascavel foi de -3,8°C e em Guarapuava3,4°C. O frio deve continuar nesta quinta. “O sol predomina ao longo do dia com variação de nuvens e os ventos que sopram do quadrante sul acentuam a sensação de frio. As temperaturas máximas ficam abaixo dos 20°C na maioria dos municípios, com exceção do Litoral”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar. Chuva congelada ou flocos isolados de neve não são descartados até o início da tarde no extremo Sul, próximo a Clevelândia, Palmas e General Carneiro. Flocos de neve são conjuntos de cristais de gelo que se agregam uns aos outros à medida que caem em direção ao solo. “A precipitação continua a cair como neve quando a temperatura permanece igual ou inferior a 0°C, da base da nuvem ao solo” explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. Já a chuva congelada ocorre quando os flocos de neve não derretem por completo ao cair através de uma camada rasa de ar quente. “Essas gotas congelam novamente quando passam por uma camada profunda de ar congelante acima da superfície e atingem o solo como gotas de chuva congeladas que ricocheteiam com o impacto”, detalha Kneib.
FIM DE SEMANA
O frio ficará mais intenso na sexta-feira (30). Temperaturas mínimas negativas serão registradas no CentroSul e Sudeste. Nestas regiões, bem como nos Campos Gerais, há previsão de geada moderada. As máximas seguem próximas a 20°C com predomínio de sol. No sábado (31)as temperaturas ficam ao redor de 0°C no Centro Sul e Sudeste do Paraná, e possibilidade de geada fraca. As temperaturas máximas se elevam no domingo (1.º), ficando ao redor dos 25°C nas faixas Norte e Oeste do estado.
SIMEPAR
Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte. Como o sistema atmosférico tem alterações constantes, a previsão indicada no site pode sofrer alterações. Por este motivo, é recomendável acompanhar a palavra do meteorologista, que está na página inicial do site do Simepar, e os boletins emitidos diariamente pela equipe de meteorologistas e divulgados nas redes sociais e no canal de WhatsApp do Simepar. Os meteorologistas contextualizam os dados e explicam as alterações atmosféricas em todas as regiões do Paraná.
CIDADES QUE TIVERAM SENSAÇÃO TÉRMICA (ÍNDICE DE FRIO) NEGATIVA NESTA QUINTA-FEIRA
- Apucarana: -0,3°C
- Assis Chateaubriand: 0°C
- Campo Mourão: 0°C
- Cascavel: -3,8°C
- Guarapuava (Distrito de Entre Rios): -4,2°C
- Fazenda Rio Grande: -0,9°C
- Guarapuava: -3,4°C
- Lapa: -0,6°C
- Laranjeiras do Sul: -3,3°C
- Palmas (Centro): -4,1°C
- Palmas (Horizonte): -7°C
- Palmital: -3,6°C
- Pinhão: -1,2°C
- Toledo: 0°C
- Ubiratã: -0,8°C