27052025

Page 1


Multinacional japonesa de diagnóstico anuncia nova planta em São José dos Pi nhais

Governador em exercício Darci Piana participou, nesta segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta da Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro. Foto: Ari Dias/AEN

SJP: SINE nos Bairros chega ao Zaniolo nesta quarta-feira (28)

Procurando por uma oportunidade de trabalho? A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) de São José dos Pinhais irá promover mais um SINE nos Bairros. A ação desta semana será realizada no bairro Zaniolo, na quarta-feira (28), das 9h às 17h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Alferes João Bortoloti, nº 91.

Os interessados podem se candidatar a diversas vagas de trabalho em diferentes áreas de atuação, além de obterem informações e orientações. Para participar, os candidatos devem comparecer com: Currículo atualizado; Carteira de Trabalho; Documentos pessoais como CPF, RG e PIS; Comprovante de residência.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) pelo telefone (41) 3283-6800.

A multinacional japonesa Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro, vai implantar uma nova sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para ampliar a produção no Estado. O governador em exercício Darci Piana participou, nesta segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta, que será construída em um terreno de 52,3 mil metros quadrados onde também vai funcionar um centro de distribuição. A previsão é de que a construção da unidade inicie até o final do ano e a produção deve começar no primeiro semestre de 2027. Fundada nos anos 1970 em Kobe, no Japão, a Sysmex veio ao Paraná em 2000, quando se instalou no parque do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba.

Em 2005, a empresa se instalou em São José dos Pinhais, iniciando a produção com 60 mil caixas de testes de diagnóstico in vitro, volume que aumentou para 1 milhão de caixas atualmente e que deve crescer ainda mais com a ampliação.

Piana ressaltou que a presença da Sysmex no Estado é fruto do acordo de irmandade entro o Paraná e a província japonesa de Hyogo, onde fica a matriz da companhia, que perdura há mais de 50 anos. “Graças a essa parceria, muitas empresas japonesas vieram para o Paraná, incluindo a Sysmax e, mais recentemente, a Nissin, que está construindo uma unidade em Ponta Grossa”, destacou.

“Ficamos muito felizes com essa ampliação, que demonstra que o Estado está crescendo e leva a sério a sua responsabilidade com a atração de investimentos. A ampliação da presença da Sysmex no Paraná dá prestígio e incentiva os empresários a virem aqui produzir, ajudar o nosso Estado a crescer e gerar empregos aos paranaenses”, ressaltou Darci Piana.

Pinhais: Rua Paranacity recebe primeiros serviços de revitalização

A Rua Paranacity, no bairro Emiliano Perneta, já está recebendo os serviços de revitalização executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Neste momento, está sendo realizado o reforço de base em uma das extremidades da rua. Na outra ponta, foram iniciadas as ações de melhorias do sistema de drenagem. As obras incluem asfaltamento, estacionamento na rua, calçamento e paisagismo. O bairro já conta com iluminação em LED, que será mantida. Os moradores da região tiveram acesso ao projeto geométrico e puderam sanar dúvidas a respeito das obras em reunião proˆmovida pela prefeitura no dia 9 deste mês

Itaipu Day

famílias

vagas nas turmas de berçário e maternal da rede municipal. “Vaga na creche é prioridade e representa nosso cuidado com as famílias e com as nossas crianças”, destaca o prefeito. O vale é um benefício no valor de até R$ 1 mil para as famílias custearem as despesas com creches privadas, perto de casa ou do trabalho. A escolha da unidade é dos pais ou responsáveis e o dinheiro só pode ser usado para o pagamento da escolinha. A Prefeitura poderá investir R$ 49,7 milhões no benefício.

No dia 31 de maio, moradores de Foz do Iguaçu poderão participar gratuitamente do passeio Itaipu Panorâmica, com transporte incluso saindo de seis bairros. A ação Itaipu Day celebra os 51 anos da Itaipu Binacional e exige inscrição prévia até 28 de

maio. O objetivo é aproximar a comunidade da usina, um ícone da engenharia mundial.

A Prefeitura de Curitiba já convocou 1.459
Terça-feira
Página

participa das atividades

Eduardo Pimentel celebra sucesso do Domingo no Centro

O ir e vir apressado das pessoas na correria do dia a dia na Rua XV de Novembro deu lugar, no domingo (25/5), a um passeio cadenciado e alegre, repleto de atrações artísticas e sabores, com o Domingo no Centro. O prefeito Eduardo Pimentel celebrou o sucesso do evento, realizado pela Prefeitura de Curitiba, e que reúne diversas secretarias municipais para oferecer atividades de lazer, entretenimento e serviços à população. “O curitibano já sabe que no último domingo do mês tem que estar presente aqui no Centro. O Domingo no Centro é um sucesso, desde que nós lançamos no mês do aniversário da cidade e mantivemos devido a esse grande sucesso. Veja só! Está lotado, a cada domingo mais pessoas estão vindo porque sabem que aqui encontram lazer, segurança, esporte, cuidado, atendimento à criança, vacina contra a gripe, que é uma ação importante”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

Nesta edição, o Domingo no Centro trouxe muita diversão para as famílias, especialmente para as crianças, com o espetáculo circense Os Barbacas, Blase Musipiere, e a participação da Família Folhas, que faz um trabalho de educação ambiental.

Acompanhado de secretários municipais, Eduardo Pimentel percorreu toda a área do Domingo no Centro, passando pelo Curitiba Brinca, da Secretaria Municipal de Educação; pela tenda do Maio Amarelo, uma parceria do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT); a tenda da ponkan, montada pelos municípios de Cerro Azul e Doutor Ulysses para divulgar a 57ª Festa da Ponkan; os pontos de vacinação contra a gripe, da Secretaria Municipal de Saúde; as banquinhas de artesanato e o tradicional Bondinho da Leitura da Rua XV.

“Nós temos uma relação muito forte com a região metropolitana e hoje, junto com os prefeitos de Piraquara, Cerro Azul e Doutor Ulysses, para mostrar que a nossa integração metropolitana funciona de fato, estamos lançando de forma simbólica a safra da ponkan, essa fruta tão querida pelos curitibanos, que é produzida aqui ao lado, com qualidade, com preço bom", afirmou o prefeito. Com a previsão de frio mais intenso para os próximos dias em Curitiba, o prefeito curitibano também fez um apelo para que a população faça doação de agasalhos e roupas que não servem mais ou estão esquecidos no armário, para ajudar a população em vulnerabilidade social.

“Nós temos uma previsão de a temperatura cair para 4°C esta semana. Então é muito importante este gesto de solidariedade com a doação de roupas. Além da arrecadação, a Prefeitura lançou a Operação Inverno, que reforça a rede de acolhimento da cidade, especialmente quando o frio pode ser uma ameaça à vida”, disse o prefeito. Gastronomia e brincadeiras

Muita gente aproveitou a gastronomia de rua para almoçar no local, mas quando o assunto era brincar, a tenda da Secretaria Municipal de Educação era um dos pontos de parada obrigatória do Domingo no Centro, com diversas brincadeiras, como elástico, pula corda, 5 marias, pipa de mão, estátua e outros.

Carla Carina Camargo, que mora Caiuá, veio conhecer a atração junto com o marido Henrique e a filha Ágata, de 3 anos.

“Eu soube pelas redes sociais que teriam atividades aqui no Centro neste domingo e vim participar. Estou achando tudo muito bom e divertido, especialmente para a minha filha”, disse.

Em alusão ao Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, o Detran-PR e a SMDT apresentaram ao público jogos de educação para o trânsito com óculos de realidade virtual, demonstração de bafômetros, exposição dos dispositivos de segurança. Para os aficionados por carros antigos, na Rua Cândido Lopes, foi realizado o evento Placa Preta do Detran, com exposição de carros antigos e viaturas policiais.

O menino Ronaldo Barreiros Hernandez, 12 anos, gostou dos óculos de realidade virtual. “É legal, ensina a ter cuidado no trânsito, olhar os dois lados para atravessar a rua, prestar atenção à sinalização”, disse o garoto que estava acompanhado da mãe, Galisley Hernandez.

O passeio da família de Eduardo Silva também levou a sério a prevenção à saúde. Morador no Jardim Botânico, ele trouxe os filhos Lucas, Laura e Leonardo para tomar a vacina contra a gripe.

“Viemos passear aqui, mas vi que tinha oferta de vacina e já aproveitei para imunizar os filhos. É melhor prevenir a doença e evitar situações como faltar à escola por causa da gripe”, comentou. Quem passou pela Rua XV neste domingo teve a oportunidade de participar da visita guiada Caminhando Através do Passado para saber mais sobre a Presença Negra em Curitiba. Os curitibanos que estão montando o álbum Curitiba em Figurinhas tiveram a oportunidade de

encontrar com o seu criador, o artista Simon Taylor, e participar de troca de figurinhas.

O Domingo no Centro também teve oportunidade de trabalho. O Sine Móvel, unidade itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal também estava presente no Calçadão da Rua XV. Além de auxiliar quem está em busca de um novo trabalho, a unidade faz encaminhamentos para as vagas cadastradas com o perfil do trabalhador, tiradúvidas sobre uso e instalação da Carteira de Trabalho Digital, e sobre o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego.

Presenças Participaram o secretário de Estado de Cidades, Guto Silva; os secretários municipais Marcelo Fachinello, Governo Municipal (SGM); Tatiana Filipak (Saúde); Leverci Silveira Filho, Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN); Amália Tortarto (Desenvolvimento Humano); Marli Teixeira Leite, Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir) e Rafael Ferreira Vianna (Defesa Social e Trânsito). Além do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Junior; a assessora especial do gabinete do prefeito Tatiana Turra; Bruno Pessuti (Superintendência de Trânsito - Setran); os prefeitos Juninho da Saúde (Doutor Ulysses), Edson Cordeiro do Nascimento (Cerro Azul), Marcus Tesserolli, o Marquinhos (Piraquara), além de servidores das secretarias participantes. União de esforços

O Domingo no Centro integra o Curitiba de Volta ao Centro, o maior projeto de revitalização da região na história da cidade, que une segurança reforçada, obras de modernização da infraestrutura, conservação do patrimônio e valorização cultural.

A iniciativa, que acontece todo último domingo do mês, é uma ação de várias secretarias e órgãos municipais. Participam as secretarias do Governo Municipal (SGM), do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), do Meio Ambiente (SMMA), de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), do Desenvolvimento Humano (SMDH), da Defesa Social e Trânsito (SMDT), da Comunicação (Secom), da Saúde (SMS), da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (Smir), da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Municipal de Turismo (IMT), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), da Fundação da Ação Social (FAS), da Urbs, da Guarda Municipal e da Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran)

Itaipu Day No dia 31 de maio, moradores de Foz do Iguaçu poderão participar gratuitamente do passeio Itaipu Panorâmica, com transporte incluso saindo de seis bairros. A ação Itaipu Day celebra os 51 anos da Itaipu Binacional e exige inscrição prévia até 28 de maio. O objetivo é aproximar a comunidade da usina, um ícone da engenharia mundial. Odonto Sesc Até 4 de julho, a Unidade Móvel OdontoSesc realiza atendimentos odontológicos gratuitos em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação deve beneficiar mais de 1.300 pacientes, com serviços e orientações sobre saúde bucal. A iniciativa é uma parceria entre o Sesc PR e a Prefeitura de Pinhais.

Frente fria

Uma frente fria acompanhada de uma massa de ar polar chega ao Paraná nesta quarta-feira (28), derrubando as temperaturas, que podem ficar negativas no Sul do Estado. O Simepar alerta para ventos fortes, possibilidade de granizo e frio intenso em todas as regiões. A população é orientada a se preparar para a brusca mudança climática. Vagas de emprego

O Paraná inicia a semana com 23.138 vagas de emprego nas Agências do Trabalhador, com destaque para alimentador de linha de produção, que concentra 6.933 oportunidades. Cascavel lidera as ofertas, com 5.479 vagas, seguida pela Região Metropolitana de Curitiba, com 3.986. Interessados devem agendar atendimento pelo site trabalho.pr.gov.br/Trabalho.

Varejo

O comércio varejista ampliado do Paraná cresceu 4,7% em março de 2025, superando a média nacional de 1,9%, segundo o IBGE. No acumulado de 12 meses, o setor avançou 5,3%, impulsionado por móveis, eletrodomésticos e veículos. Apesar do cenário econômico desafiador, o resultado surpreendeu positivamente.

IA na segurança

O Paraná iniciou nesta sexta-feira (23) os testes com 50 câmeras corporais Axon Body 4, que contam com Inteligência Artificial e transmissão ao vivo. Os equipamentos serão usados pela Polícia Militar em Curitiba e Foz do Iguaçu. O estado é o primeiro da América Latina a receber essa tecnologia.

Inclusão

O deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR) defende a manutenção das APAEs e escolas especiais, criticando a ADI 7796 que propõe recursos exclusivos para o ensino regular. No Paraná, ele já destinou mais de R$ 20 milhões às APAEs. Ducci reforça a importância da coexistência dos dois modelos para garantir inclusão efetiva.

Dengue

O Paraná é o segundo estado com mais mortes por dengue em 2025, com 84 óbitos, atrás apenas de São Paulo. O estado já confirmou 60.883 casos e contabiliza 55 mortes no atual ano epidemiológico. A doença atinge 366 municípios, com destaque para Londrina, Paranavaí e Maringá.

Estiagem

O governador Ratinho Júnior decretou situação de emergência no Paraná devido à estiagem que afeta várias regiões desde dezembro de 2024. A medida facilita ações rápidas do governo para apoiar agricultores e população. A Defesa Civil coordenará as medidas emergenciais e a liberação de recursos.

MEIs

O Paraná registrou um crescimento de 31.400% no número de microempreendedores individuais (MEIs) entre 2009 e 2024, passando de pouco mais de 3 mil para mais de 1 milhão de registros. Em Curitiba, o aumento foi ainda maior, com 38.011% de alta. Esse crescimento acompanha a tendência nacional, que chegou a 16,35 milhões de MEIs no país.

AME

A construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de União da Vitória atingiu 92% de conclusão, com investimento de R$ 13 milhões do Governo do Estado. A unidade terá 22 consultórios e atenderá nove municípios da região. O Paraná investe R$ 250 milhões na construção de 12 AMEs para reforçar a regionalização da saúde.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

não expressam necessariamente a opinião do jornal

Prefeito Eduardo Pimentel
do Domingo no Centro no Calçadão da Rua XV de Novembro. Foto: Pedro Ribas/SECOM Lazer

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA CURATELA DE LEVI HENRIQUE LOPES FRANCO, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. FAZ SABER, pelo presente edital, que por este Juízo e Cartório da 2ª Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais/ PR, se processam os autos sob nº 0010957-31.2023.8.16.0035, de INTERDIÇÃO, em que figura como requerente PATRÍCIA DE PAULA LOPES FRANCO, portadora da Cédula de Identidade sob nº 9.166.477-1/PR e inscrita no CPF/MF sob nº 053.572.289-30, residente e domiciliada na Rua Professora Olivia Nogueira nº 949, São Pedro, nesta Cidade de São José dos Pinhais/PR, sendo declarada, por sentença, a curatela de LEVI HENRIQUE LOPES FRANCO, portador da Cédula de Identidade sob nº 12.844.978-7/PR e inscrito no CPF/MF sob nº 088.923.539-26, residente no mesmo endereço acima descrito, o qual apresenta paralisia cerebral secundária (CID G 80.2) e retardo mental moderado (CID F71), havendo incapacidade para gerir os atos da vida civil, o que o torna totalmente dependente dos cuidados da mãe para as atividades mais básicas do cotidiano. Foi nomeada sua curadora a requerente Patrícia de Paula Lopes Franco (mãe) haja vista ser quem melhor pode atender aos interesses do curatelado. O presente edital será publicado na rede mundial de computadores; no sítio do tribunal a que tiver vinculado o juízo; no órgão oficial por 3 (três) vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, constando do edital os nomes do curatelado e da curadora. E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 02 de abril de 2025. Eu, Ivete Marly Hahn – Juramentada (Portaria 03/2019), que o digitei e subscrevi. ELIANA SILVEIRA DA ROSA - Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 03/2019

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA CURATELA DE KARINA FOGGIATTO, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. FAZ SABER, pelo presente edital, que por este Juízo e Cartório da 2ª Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais/ PR, se processam os autos sob nº 002212445.2023.8.16.0035, de INTERDIÇÃO, em que figura como requerente CATARINA KOGIEN FOGGIATTO , portadora da Cédula de Identidade sob nº 2.052.993-8 SSP/PR e inscrita no CPF/MF sob nº 359.696.959-04, residente e domiciliada na Rua do Campestre, nº 980, Bairro Colônia Murici, nesta Cidade de São José dos Pinhais/PR, sendo declarada, por sentença (movimento 71.1), a curatela de KARINA FOGGIATTO, portadora da Cédula de Identidade sob nº 9.957.249-3 SSP/PR e inscrita no CPF/MF sob nº 040.662.849-14, residente no mesmo endereço acima descrito, a qual é portadora de retardo mental moderado (CID: F71.8) e epilepsia (CID: G40), havendo incapacidade para gerir os atos da vida civil, o que a torna totalmente dependente para os cuidados diários. Foi nomeada sua curadora a requerente Catarina Kogien Foggiatto (mãe) haja vista ser quem melhor pode atender aos interesses da curatelada. O presente edital será publicado na rede mundial de computadores; no sítio do tribunal a que tiver vinculado o juízo; no órgão oficial por 3 (três) vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, constando do edital os nomes da curatelada e da curadora. E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 07 de abril de 2025. Eu, Ivete Marly Hahn – Juramentada (Portaria 03/2019), que o digitei e subscrevi.

ELIANA SILVEIRA DA ROSA - Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 03/2019

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS INTERESSADOS, NA CURATELA DE EDUARDO RODRIGUES INACIO, COM O PRAZO DE TRINTA (30) DIAS. FAZ SABER, pelo presente edital, que por este Juízo e Cartório da 2ª Vara Cível da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba - Foro Regional de São José dos Pinhais/ PR, se processam os autos sob nº 004630-70.2023.8.16.0035, de INTERDIÇÃO, em que figuram como requerentes GENIVALDO APARECIDO INACIO portador da Cédula de Identidade sob nº 27.182.923-0/ SP e inscrito no CPF/MF sob nº 019.792.389-52, residente na Rua R. Francisco Mattoso, nº 25, Cruzeiro, nesta Cidade de São José dos Pinhais/PR e ESTHER RODRIGUES DA ROCHA INACIO, portadora da Cédula de Identidade sob nº 12.629.282-1/PR e inscrita no CPF/MF sob nº 026.998.629-40, residente na Rua Previsto Columbia, nº 377, Guaíra, Curitiba – PR, sendo declarada, por sentença (movimento 93.1), a curatela de EDUARDO RODRIGUES INACIO, portador da Cédula de Identidade sob nº 12.629.389-5/SSP/PR e inscrito no CPF/MF sob nº 083.704.939-39, residente na Rua R. Francisco Mattoso, nº 25, Cruzeiro, nesta Cidade de São José dos Pinhais/PR, o qual é portador de Epilepsia Refrataria, transtorno do Espectro Autista, CIDs G40.3, F84 e G80, de modo que é incapaz de gerir os atos da vida civil. Foram nomeados curadores os requerentes Genivaldo Aparecido Inacio e Esther Rodrigues da Rocha Inacio, haja vista serem quem melhor podem atender aos interesses do curatelado. O presente edital será publicado na rede mundial de computadores; no sítio do tribunal a que tiver vinculado o juízo; no órgão oficial por 3 (três) vezes, com intervalo de 10 (dez) dias, constando do edital os nomes do curatelado e dos curadores. E, para que chegue ao conhecimento de terceiros e interessados e não possam alegar ignorância, expediu-se o presente edital, a ser afixado no lugar de costume do juízo e publicado pela imprensa, na forma da lei. São José dos Pinhais, 07 de abril de 2025. Eu, Ivete Marly Hahn – Juramentada (Portaria 03/2019), que o digitei e subscrevi. ELIANA SILVEIRA DA ROSA - Escrivã Assinatura Autorizada pela Portaria 03/2019

Usuários do transporte metropolitano podem comprar

e utilizar passagens com o Google Wallet

Autorizada pela Amep, a iniciativa, inédita no Brasil para o transporte por ônibus, resulta da integração entre a Carteira do Google, o Google Maps e a operadora de bilhetagem Metrocard. Medida vale para ônibus que circulam nas cidades da região metropolitana em conexão com a Capital

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná anuncia uma novidade tecnológica que promete tornar a mobilidade mais prática e acessível para os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Curitiba. Agora é possível comprar e utilizar passagens de ônibus diretamente pelo celular, por meio da Carteira do Google (Google Wallet), com pagamento via Pix. A medida já está valendo.

Autorizada pela Amep, a iniciativa, inédita no Brasil para o transporte por ônibus, resulta da integração entre a Carteira do Google, o Google Maps e a operadora de bilhetagem Metrocard. A novidade está disponível para os ônibus que circulam nas cidades da Região Metropolitana em conexão com a Capital, simplificando o dia a dia de milhares de passageiros.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, destaca a relevância da medida. “Cada vez mais é necessário facilitar e incentivar o acesso ao transporte coletivo. Para isso, toda tecnologia possível em favor das pessoas que utilizam o serviço deve ser aplicada”, afirmou Santos. Com a nova funcionalidade, o passageiro pode acessar o aplicativo do Google Maps, planejar o trajeto, comprar a passagem e armazenar o bilhete em formato de QR Code diretamente na Carteira do Google, sem a necessidade de aplicativos adicionais, cartões ou bilhetes físicos.

A funcionalidade está disponível para usuários de smartphones

Android e busca incentivar o uso da bilhetagem digital, reduzindo filas, agilizando o embarque e promovendo uma experiência mais ágil no transporte coletivo metropolitano. Segundo Ayrton Amaral Filho, CEO da Metrocard, essa novidade veio para facilitar a vida de quem usa transporte coletivo da Região Metropolitana. “A integração com a Carteira Google é mais um passo para oferecer praticidade, inovação e liberdade de escolha para nossos clientes”, completou.

Para usar a nova funcionalidade, basta:

1 - Abrir o Google Maps e pesquisar o trajeto desejado

2 - Selecionar a aba de “Transporte público”

3 - Escolher a rota de ônibus na RMC

4 - Optar por “Use seu smartphone para pagar a viagem”

5 - Realizar o pagamento via Pix ou cartão de crédito

6 - Salvar o QR Code na Carteira do Google

7 - Utilizar o QR Code no embarque

CARTEIRA DO GOOGLE

Com a Carteira do Google, os usuários podem pagar por aproximação em todos os lugares em que o Google Pay é aceito. Além disso, eles também podem guardar cartões de fidelidade, embarcar em voos e muito mais, tudo isso usando apenas um smartphone Android. Em outros países já era possível adquirir bilhetes do transporte coletivo, agora, o Paraná também recebe a tecnologia.

Multinacional japonesa de diagnóstico anuncia nova planta em São José dos Pinhais

Governador em exercício Darci Piana participou, na segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta da Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro. Nova sede será construída em terreno de 52,3 mil metros quadrados onde também vai funcionar um centro de distribuição.

A multinacional japonesa Sysmex, líder global em hematologia e diagnóstico in vitro, vai implantar uma nova sede em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para ampliar a produção no Estado. O governador em exercício Darci Piana participou, na segunda-feira (26), do lançamento da pedra fundamental da nova planta, que será construída em um terreno de 52,3 mil metros quadrados onde também vai funcionar um centro de distribuição.

A previsão é de que a construção da unidade inicie até o final do ano e a produção deve começar no primeiro semestre de 2027. Fundada nos anos 1970 em Kobe, no Japão, a Sysmex veio ao Paraná em 2000, quando se instalou no parque do Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba.

Em 2005, a empresa se instalou em São José dos Pinhais, iniciando a produção com 60 mil caixas de testes de diagnóstico in vitro, volume que aumentou para 1 milhão de caixas atualmente e que deve crescer ainda mais com a ampliação.

Piana ressaltou que a presença da Sysmex no Estado é fruto do acordo de irmandade entro o

Paraná e a província japonesa de Hyogo, onde fica a matriz da companhia, que perdura há mais de 50 anos. “Graças a essa parceria, muitas empresas japonesas vieram para o Paraná, incluindo a Sysmax e, mais recentemente, a Nissin, que está construindo uma unidade em Ponta Grossa”, destacou.

“Ficamos muito felizes com essa ampliação, que demonstra que o Estado está crescendo e leva a sério a sua responsabilidade com a atração de investimentos. A ampliação da presença da Sysmex no Paraná dá prestígio e incentiva os empresários a virem aqui produzir, ajudar o nosso Estado a crescer e gerar empregos aos paranaenses”, ressaltou o governador em exercício.

“Esta ampliação vem reafirmar São José dos Pinhais como um grande polo industrial. A empresa está aqui desde 2005, agora lança a pedra fundamental para a construção dessa nova unidade”, afirmou a prefeita Nina Singer. “Isso demonstra o que o Governo do Estado vem fazendo por São José dos Pinhais, atraindo e fortalecendo as nossas empresas, o que gera mais empregos para a nossa cidade, aumenta a arrecadação e ajudar a melhorar a vida do cidadão”.

NOVA UNIDADE

O local onde será construída a nova planta está a apenas seis quilômetros da atual fábrica, que opera em um imóvel alugado, também em São José dos Pinhais. A nova localização também mantém a proximidade com o aeroporto e o porto, permitindo atender de forma eficiente à crescente base de clientes na América Latina e nos Estados Unidos.

“Nosso forte hoje no Brasil é a fabricação de itens para hematologia e urinálise. Estamos em franca expansão do nosso negócio, por isso estamos saindo de uma planta que tem, em média, 2 mil metros quadrados de área para essa nova construção, de 16 mil metros quadrados”, explicou a diretora de operações da Sysmex América Latina, Samira Faret.

“Fomos muito bem-sucedidos na escolha do local, estamos aqui desde 2005, e vamos permanecer. Essa ampliação representa o compromisso da Sysmex com o desenvolvimento local e com um plano de longo prazo de firmar raízes no Brasil, atendendo os mercados dos Estados Unidos e da América Latina”, ressaltou Samira. “Temos previsão de aumentar entre 50% e 60% a produção e adquiri-

mos um terreno que permite ampliar ainda mais as instalações, para continuar a expansão”. A nova unidade da Sysmex America será planejada e construída para operar de forma eficiente, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O local vai oferecer um ambiente de trabalho moderno para os colaboradores e vai incorporar tecnologia de ponta, com sistemas avançados de armazenamento, transporte, distribuição e recursos de cross-docking, sistema logístico que otimiza o fluxo de mercadorias, minimizando o tempo de armazenamento no centro de distribuição.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani; o diretor Executivo Sênior e diretor-geral Sênior da Sysmex Japão, Iwane Matsui; o diretor Executivo da Sysmex Japão, Kinya Uchihashi; diretor Executivo Sênior da Sysmex Japão, Mitsuhisa Kanagawa; o vice-presidente Executivo da Sysmex Japão, Shinjirou Akamatsu; o diretor Executivo Sênior da Sysmex América na área de Vendas e Marketing, Jeff Holmstrom; e o vice-presidente de Operações da Sysmex América, Stanley Rolon.

Obras do novo Cras Norte seguem etapas de fundação

A edificação terá 325,5 metros quadrados, com sistema de energia solar. Aproximadamente 6.500 pessoas são atendidas pela unidade da Secretaria de Assistência Social

As obras do novo Cras Norte seguem em fase de fundações. As equipes já finalizaram a execução dos blocos desta etapa e agora executam as vigas de baldrame, importantes para a sustentação do piso e das paredes do prédio. O Centro de Referência da Assistência Social - Norte atende a população dos bairros Alphaville Graciosa, Jardim Amélia, Jardim Karla, Parque das Nascentes e Parque das Águas. Aproximadamente 6.500 pessoas têm cadastro na unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A Prefeitura de Pinhais lançou as obras do novo equipamento social a partir de um projeto inovador desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A administração municipal conseguiu firmar um contrato mais eficiente para execução da obra, com prazo de seis meses e redução dos riscos inerentes. A edificação terá 325,5 metros quadrados, além de um sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia solar. A obra está orçada em R$ 1,9 milhão, com recursos do programa Avança Pinhais.

A empresa Tiguen Engenharia e Construções Ltda. é responsável pela obra, que vai seguir um projeto desenvolvido com a tecnologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção. Segundo o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Administração, Salem Ibrahim, essa tecnologia faz simulação de maquetes reais da obra, permitindo corrigir na etapa de projeto eventuais problemas que só seriam enfrentados na execução.

Centro da Juventude é prata em um dos maiores campeonatos estudantis do país

No DIA 17 de maio, os participantes da oficina livre de Basquete do Centro da Juventude de Pinhais (Ceju) conquistaram um feito inédito ao alcançar a medalha de prata da Liga Nescau 2025, na etapa de Curitiba. Essa é uma das maiores competições poliesportivas estudantis do Brasil, que ocorre desde 2015 em vários municípios.

A disputa, realizada no Clube AABB, em Curitiba, teve participação de grandes times da capital e região. Na modalidade infantil masculino de basquete, o primeiro lugar ficou com o Clube Círculo Militar, e o terceiro, com o Colégio Estadual do Paraná. Subir ao pódio ao lado de times experientes como esses reforça a importância da conquista da medalha de prata pelo time Comunidade MVPS. A ginasta Flavia Saraiva, medalhista olímpica, é embaixadora da marca Nescau e participou do evento na AABB.

As atividades livres de basquete no Ceju ocorrem nas terças e quintas, das 15h30 às 17h, e estão abertas para o público de 14 a 21 anos. A instituição, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), também oferece outras oficinas esportivas e culturais.

“É um grande prazer testemunhar quando os adolescentes têm a oportunidade de participar de eventos como esse e transformar todo o esforço das atividades e treinos na concretização de uma conquista, especialmente porque isso reflete em outras áreas da vida deles, transformando a visão que eles terão de si próprios e do mundo”, afirmou a coordenadora do Ceju, Andressa Cordeiro. O Ceju atende prioritariamente o público com vulnerabilidade social. “Entendemos que nossa missão é, acima de tudo, oportunizar a esse público o acesso aos seus direitos sociais fundamentais por meio da convivência, cidadania e formação, tendo a convivência por meio do esporte como uma das várias ferramentas com as quais trabalhamos para alcançar esses objetivos”, acrescentou Andressa.

Rua Paranacity recebe primeiros serviços de revitalização

Obras na via do bairro Emiliano Perneta contemplam novo asfalto, revisão de drenagem, calçamento, estacionamento e paisagismo

A Rua Paranacity, no bairro Emiliano Perneta, já está recebendo os serviços de revitalização executados pelas equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). Neste momento, está sendo realizado o reforço de base em uma das extremidades da rua. Na outra ponta, foram iniciadas as ações de melhorias do sistema de drenagem. As obras incluem asfaltamento, estacionamento na rua, calçamento e paisagismo. O bairro já conta com iluminação em LED, que será mantida. Os moradores da região tiveram acesso ao projeto geométrico e puderam sanar dúvidas a respeito das obras em reunião promovida pela prefeitura no dia 9 deste mês.

Prefeitura executa melhorias no calçamento da Rua Rio Iguaçu

Obras incluem correção da rede de drenagem, colocação de meio fio e bases para calçada na via do bairro Weissópolis

As equipes da empresa contratada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), da Prefeitura de Pinhais, executam melhorias de infraestrutura na Rua Rio Iguaçu, no bairro Weissópolis. A via já recebeu correções na rede de drenagem, confecção de ralos e meio fio. Na sequência, serão feitas a base e a concretagem do calçamento.

Parceria entre prefeitura, governo e Senai oferta três cursos gratuitos de qualificação

Estão abertas inscrições para Auxiliar de Mecânica Industrial, Pacote Office e Auxiliar de Eletricidade Predial

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), através do Departamento de Geração de Emprego e Renda, em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda e o Senai Paraná, está oferecendo cursos gratuitos de qualificação para moradores de Pinhais. Há três opções disponíveis, com início para a próxima segundafeira, 2 de junho: Auxiliar de Eletricidade Predial, Auxiliar de Mecânica Industrial e Pacote Office.

As inscrições devem ser feitas pela internet. As aulas vão ocorrer no período noturno, das 18h30 às 22h30, de segunda a quinta-feira, em local ainda a ser comunicado aos participantes. São cursos que fazem parte do Programa Mais Qualificação, com conteúdo extensivo para impulsionar a empregabilidade. Os cursos de Auxiliar de Eletricidade Predial e Auxiliar de Mecânica Industrial vão de 2 de junho a 8 de agosto; o de Pacote Office, de 2 de junho a 4 de julho. A frequência garante certificado emitido pelo Senai.

Para realizar a inscrição, é preciso apresentar documentos de identificação, CPF, comprovante de residência e, caso o candidato seja menor, deverá incluir a identificação e CPF do responsável legal.

A inscrição nas vagas não garante a matrícula, que será efetivada por ordem de inscrição e entrega correta dos documentos solicitados. A confirmação será comunicada aos selecionados. Serviço Programa Mais Qualificação Inscrição para cursos profissionalizantes será pela internet

Nesta quarta-feira, Câmara debate futuro do futebol amador de Curitiba

Convidado por João da 5 Irmãos, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury Filho, ocupará a Tribuna Livre da Câmara de Curitiba

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, no dia 28 de maio, o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, para falar sobre o futuro do futebol amador da capital. Esse é o tema da próxima Tribuna Livre, agendada para acontecer durante a sessão plenária da quarta-feira, com transmissão ao vivo pelo canal da CMC no YouTube.

O requerimento para a participação de Hélio Cury Filho na Tribuna Livre da Câmara de Curitiba foi apresentado pelo vereador João da 5 Irmãos (076.00016.2025). A proposta, diz João da 5 Irmãos, é dar visibilidade à importância do futebol amador de Curitiba, “que movimenta centenas de atletas, dirigentes e torcedores nos bairros da cidade”. Na mesma Tribuna Livre, serão abordados também os avanços na gestão e na estruturação do futebol profissional no Paraná.

De acordo com a justificativa, o presidente da FPF vai destacar as ações de incentivo direto ao esporte, além dos avanços na profissionalização do futebol amador. Curitiba possui uma

Presidente da FPF, Hélio Cury Filho participará da Tribuna Livre da Câmara de Curitiba Foto: Divulgação/FPF das ligas amadoras mais tradicionais do país, conhecida como "Suburbana", que desde 1941 promove campeonatos com clubes como Trieste, Vila Fanny, Iguaçu e Capão Raso. Atual-

mente, as competições contam com transmissões pela TV FPF, no YouTube, ampliando sua visibilidade. Tribuna Livre tem transmissão ao vivo pelo canal da CMC no YouTube Criada pela Câmara de Curitiba para ser um espaço de interlocução entre a sociedade e os parlamentares, a Tribuna Livre acontece semanalmente, às quartas-feiras, durante a sessão plenária. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para vir falar em plenário.

As falas na Tribuna Livre podem servir para prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc. É vedado o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária. As Tribunas Livres têm transmissão ao vivo pelo canal da CMC no YouTube. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Câmara de Curitiba estuda exigir alertas de frio para população de rua

Projeto de lei determina que Defesa Civil precisará emitir avisos sobre frio, chuvas e ventos em Curitiba

Em fevereiro deste ano, a vereadora Camila Gonda (PSB) apresentou um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) que obriga a Defesa Civil do município a emitir alertas meteorológicos específicos para a população em situação de rua. A proposta busca garantir que esse grupo receba informações antecipadas da Prefeitura de Curitiba sobre riscos climáticos, como frio intenso, chuvas fortes e ventos, para que possam se proteger dessas situações adversas (005.00226.2025).

em situação de rua dos abrigos disponíveis. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na justificativa do projeto, Camila Gonda destaca que a iniciativa atende uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que obriga os municípios a disponibilizarem alertas meteorológicos para esse público. “Cabe ao Estado assegurar a segurança e o bem-estar dessa população, disponibilizando informações apropriadas para que possam se resguardar em circunstâncias de perigo. Além disso, o projeto prevê que serão informados os locais de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua, incluindo o número de vagas disponíveis em cada um desses locais”, explica. Como funcionariam os alertas da Defesa Civil de Curitiba De acordo com o projeto de lei, os alertas devem ser emitidos com pelo menos 12 horas de antecedência em relação à previsão de eventos climáticos adversos. A divulgação será feita por meio de comunicados nos abri-

gos e centros de acolhimento, além de parcerias com organizações não governamentais (ONGs) que atuam com esse público e cartazes em locais de grande circulação. As mensagens precisam conter informações detalhadas sobre os fenômenos climáticos — como temperatura, volume de chuva e ventos —, além dos endereços dos locais de acolhimento e a quantidade de vagas disponíveis em cada um. O projeto de lei obriga a realização de campanhas educativas voltadas para a população em situação de rua, conforme os parâmetros da lei federal 12.608/2012, que trata da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.

Vereadora apresenta dados climático de Curitiba no projeto

O projeto de lei cita dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) para exemplificar a gravidade do problema. Em dezembro de 2024, Curitiba registrou 57% mais chuva do que a média histórica, totalizando 239,2 mm no mês, alerta a parlamentar. “A exposição contínua ao mau tempo representa graves perigos físicos e psicológicos para aqueles que residem nas ruas, como hipotermia, doenças respiratórias e fadiga”, explica Camila Gonda, na justificativa do projeto de lei.

Se aprovado pela Câmara de Curitiba, o projeto de lei determina que a norma entre em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial do Município. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

ENFERMAGEM

E TRIBUTOS CMC vota projetos da Prefeitura de Curitiba na quarta

Em regime de urgência, Câmara de Curitiba votará, no dia 28, mudanças no Código Tributário e uso de superávit para pagamento do piso da enfermagem

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vota, na quarta-feira (28), em primeiro turno, dois projetos que estão tramitando em regime de urgência no Legislativo. As propostas tratam de alterações no Código Tributário Municipal e da autorização para uso do superávit de fundos municipais no pagamento do Piso Nacional da Enfermagem. Ambas as proposições são de autoria da Prefeitura de Curitiba.

Neste mesmo dia, a CMC tem programada a votação de outros dois projetos de lei, em segundo turno, que são a homenagem póstuma a Laércio Borba (009.00010.2023) e a concessão da Declaração de Utilidade Pública para o Centro de Aprendizagem ao Trabalho e Acessibilidade Refúgio (014.00018.2024). A Tribuna Livre será dedicada ao futebol amador de Curitiba, por sugestão do vereador João da 5 Irmãos (MDB), com a vinda de Helio Cury Filho, presidente da Federação Paranaense de Futebol, à Câmara de Curitiba.

Atualização no Código Tributário de Curitiba será votada primeiro

Pela sequência disposta na Ordem do Dia de quarta-feira (28), o primeiro projeto de lei a ser votado será a proposta do Executivo que altera as leis complementares 40/2001 e 46/2002, que são o Código Tributário Municipal e a norma da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip). Entre as mudanças, estão a possibilidade de baixa de ofício no cadastro de profissionais autônomos, mesmo com pendências financeiras, e a retirada da exigência de regularidade fiscal para emissão do Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras (CVCO), facilitando o processo do “habite-se”.

A proposta também redefine a cobrança do ISS, estabelecendo alíquota de 4% para cooperativas de serviços de saúde e isentando sociedades uniprofissionais de pagar ISS adicional sobre profissionais que já recolhem individualmente. No caso da Cosip, amplia a aplicação dos recursos, que poderão ser usados também para ações de segurança pública, como cercamento de espaços e monitoramento urbano (002.00014.2025). Detalhes da proposta foram divulgados pela CMC por ocasião da aprovação do regime de urgência.

Superávit de fundos para pagar piso da enfermagem

O segundo projeto que será votado no dia 28 de maio é o projeto de lei que permite à Prefeitura utilizar o superávit financeiro de fundos municipais específicos para pagar o Piso Nacional da Enfermagem, conforme informou o líder do governo, Serginho do Posto (PSD), na aprovação do regime de urgência (005.00371.2025). O Executivo justifica dizendo que o projeto busca adequar o orçamento municipal às exigências da Emenda Constitucional 127/2023, que autoriza essa utilização até o ano de 2027.

A sessão plenária será transmitida ao vivo, na íntegra, pelo canal da CMC no YouTube.

Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Camilla Gonda quer quer a Prefeitura informe a população

promovido pelo deputado Ricardo

Créditos: Orlando Kissner/Alep.

Assembleia sedia audiência pública “Paraná Pela Anistia”

A Assembleia Legislativa do Paraná sediou (23), a audiência pública “Paraná Pela Anistia”. O evento, no Auditório Legislativo da Casa de Leis, foi promovido pelo deputado Ricardo Arruda (PL). “Nós temos hoje presos políticos, uma prisão coletiva que não existe no nosso Código Penal isso é pessoas todas ficha limpa ninguém com nenhum problema e famílias que foram destruídas que estão lá condenadas, na cadeia sem prova, sem arma sem nada”, disse o deputado, ao afirmar que “temos que tomar uma atitude e tem que ter anistia”. O objetivo do encontro, explicou o deputado, é “dar o pontapé inicial na Assembleia Legislativa do Paraná e começar a comunicar todas as Assembleias do Brasil para que todas façam um movimento igual ao nosso”.

Vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins (PL), defendeu que no Brasil deve haver segurança jurídica, respeito à Constituição e a todo ordenamento. “Eu entendo que esse processo, que envolve essas pessoas que participaram daqueles atos, não está atendendo à legislação pátria. Estão atendendo, na verdade, a uma narrativa, a um extrapolamento da cúpula do Poder Judiciário para punir essas pessoas por algo que eles acreditam que possa ter acontecido ou que seja a intenção dessas pessoas, mas que elas estão sendo lesadas em seus direitos”, disse. Para ele, o assunto deve sim ser discutido. “É importante que a gente se posicione, que

debata, que venha a trazer luz. Eu estou em defesa da Constituição Brasileira, quem está atacando a Constituição é o pessoal que é responsável por esse julgamento”.

De forma online, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) também participou do debate. “O mundo inteiro vem bater à porta da Casa Branca, vem buscar aqui nos Estados Unidos, um espaço para uma mesa de negociação, uma janela de oportunidade comercial, e no meio disso tudo, conseguimos ter sucesso em buscar espaço para o Brasil, para dizer que existe violação de direitos humanos no Brasil e uma democracia definhando”, disse ele que está vivendo atualmente em Washington DC, nos Estados Unidos. Para ele, “o Brasil não vive uma democracia saudável. Vive uma democracia disforme, que mais parece com uma ditadura”.

Regras quebradas “Quando não há mais mecanismos jurídicos a combater a injustiça, a única saída para o povo é a anistia. O povo que criou a lei, a lei está sendo manifestamente descumprida e cabe ao povo exigir que o Estado retome o respeito à legislação”, afirmou o advogado criminalista, Jeffrey Chiquini. De acordo com ele, a audiência pública é para mostrar a força e o poder do povo. “O povo deve limitar o poder do Estado que foi pelo povo criado. O Estado não pode voltar a ser um leviatã e se voltar contra o povo”, afirmou. Para ele, “a anistia é o

povo retomando o poder, o seu local de fala. O Estado que se volta contra o povo é uma ditadura”.

“Eu nunca vi um conjunto de regras do direito serem quebradas como estão sendo quebradas hoje. Em relação aos fatos de 8 de janeiro, vocês sabem eu sou delegado de polícia, meu trabalho é investigar, é apurar fatos, e se eu fizesse na investigação de qualquer homicídio aqui no Paraná como a que foi feita no dia 8 de janeiro seria tudo anulado”, comentou o deputado Tito Barichello (União). Para ele, “a anistia é hoje a única forma legal de resolvermos os problemas do nosso país”.

O deputado Gilson de Souza (PL) também sem manifestou sobre o tema da audiência. “Estamos vivendo um tempo de indignação, um tempo de revolta daqueles que optaram pelo bem, pela justiça. Mas a indignação não pode ser algo contra nós. A nossa indignação deve ser a nossa aliada, para nós lutarmos, fazermos disso uma mola propulsora para nos levar a uma ação de transformação da nossa sociedade”.

Também participaram do evento e se manifestaram os vereadores de Curitiba, Guilherme Kilter (Novo), Delegada Tathiana Guzella (União), Olímpio Araújo Junior (PL), Bruno Secco (PMB), e o especialista em Direito Penal e Processo Penal, advogado Marcelo Barazal. Ao final, os presentes puderem participar e fazer seus relatos pessoais.

Inscrições Abertas para o Evento Comemorativo dos 4 Anos do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA

Estão abertas as inscrições para o evento comemorativo do Instituto Brasileiro de Direito Parlamentar – PARLA, que será realizado no dia 27 de maio de 2025, das 14h às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná. Com o tema “É do Parlamento que também nasce a democracia”, o encontro marca não apenas um aniversário institucional, mas também um momento de reflexão sobre o papel do Legislativo no fortalecimento da democracia brasileira.

A realização conta com o apoio da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná e é voltada a todos que se dedicam ou se interessam pelo universo legislativo: estudantes, professores, pesquisadores, parlamentares, servidores públicos, advogados e demais cidadãos. Além de fomentar o diálogo interdisciplinar entre academia, parlamento e sociedade civil, o evento oferece certificação de 4 horas complementares aos participantes.

A programação contará com três momentos centrais. Na mesa de abertura, Monike Santos (presidente do PARLA), Cynhtia Juruena (vice-presidente) e Jeulliano Pedroso (Escola do Legislativo) vão destacar avanços na promoção do Direito Parlamentar no país. Na sequência, o painel “Legislativo Importa?” terá as participações do professor Emerson Urizzi Cervi (UFPR) e da vereadora Camilla Gonda (CMC), que discutem a relevância e os desafios contemporâneos das casas legislativas. Os painéis temáticos aprofundam questões essenciais para a institucionalidade democrática. Em “Decoro no Legislativo”, mediado por Suellen Moura (PARLA), nomes como o deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, a verea-

dora Giorgia Prates, e o jurista Cassio Prudente Vieira Leite (OAB/PR) analisam os limites éticos e comportamentais que norteiam a atuação parlamentar. Já em “Parlamento e Memória”, com mediação de Renan Guedes Sobreira (PARLA), a deputada Luciana Rafagnin, a professora Ana Maria Lima de Oliveira (presidente da Comissão de Anistia do Governo Federal) e o cientista político Adriano Codato (UFPR) discutem como a história institucional e as políticas de memória moldam o presente e o futuro do Legislativo.

Assembleia nos Bairros estreia na próxima quarta-feira (28) no Boqueirão, em Curitiba

População terá acesso a mais de 100 serviços gratuitos, programação de shows e outras atividades. Programa percorrerá as dez administrações regionais de Curitiba

A Assembleia nos Bairros, iniciativa da Assembleia Legislativa do Paraná em parceria com a Prefeitura de Curitiba que levará o Parlamento para as dez administrações regionais da capital paranaense, realiza sua primeira edição na próxima quartafeira (28). A estreia ocorre no Boqueirão, bairro localizado no sudoeste da cidade. Mais de 100 serviços gratuitos, atrações artísticas e uma sessão especial serão ofertados e realizados na sede da Administração Regional Boqueirão - rua Marechal Floriano Peixoto, 8430, Praça Nossa Senhora do Carmo.

“Depois de rodarmos todo o Paraná em 22 edições da Assembleia Itinerante, recebemos a demanda da população de Curitiba para também levarmos a estrutura do Parlamento aos bairros da Capital. Em uma parceria inédita com a prefeitura, colocaremos a disposição da população do Boqueirão uma diversidade de serviços, informações e conhecimento. É o exercício pleno da cidadania“, ressalta o deputado Alexandre Curi (PSD), presidente da Assembleia.

Durante o evento, os cidadãos poderão levar reivindicações ao Legislativo, que serão registradas e poderão contribuir para a formulação de políticas públicas. Órgãos do Judiciário, pastas e entidades da prefeitura de Curitiba e do governo do Paraná facilitarão o acesso a serviços e promoverão atividades.

A Assembleia nos Bairros deve ocorrer com periodicidade mensal. Nos próximos meses, o programa itinerante será levado ao Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara. Desta forma, abrangerá todos os 75 bairros de Curitiba.

“Quando a gente leva a estrutura do Legislativo aos bairros de Curitiba, a gente mostra na prática que ouvir as pessoas não é discurso, é dever. E o que é falado nessas sessões não fica no papel, vira projeto, vira obra, vira ação de verdade”, frisa o deputado Gugu Bueno (PSD), primeiro-secretário da Alep.

“Com a ‘Assembleia nos Bairros’ ampliamos nosso foco para enxergar as necessidades reais da população, que muitas vezes não chegam aos gabinetes do Parlamento. Queremos ouvir e aprender para construir políticas públicas mais eficazes e que solucionem as demandas da população”, enfatiza a segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria (PP).

Programação

Nesta primeira edição, realizada no bairro Boqueirão, o público terá acesso a uma gama de serviços gratuitos entre as 13h e 18h. A partir das 18h ocorre a sessão itinerante especial, na qual participarão deputados e a população. Lideranças do bairro terão espaço para usar a palavra e apresentar suas demandas. Num único local, os moradores terão acesso a serviços como encaminhamento para empregos, emissão do cartão de transporte, atendimentos básicos de saúde, vacinação, conscientização sobre cuidado com animais de estimação, orientação referente a programas sociais e emissão e regularização do título de eleitor. O entretenimento marcará presença nesta primeira edição do Assembleia nos Bairros. Os visitantes poderão aproveitar shows musicais, aulão de ritmos, fanfarra, capoeira, coral, apresentação de dança e ballet clássico, karatê, aulão de ginástica, brinquedos infláveis, jogos pedagógicos, entre outros. E não para por aí: quem comparecer ao local poderá cortar cabelo e receber atendimento de manicure, tal como ganhar mudas de plantas.

Assembleia nos Bairros

A Assembleia nos Bairros é uma ação mensal que visa aproximar a população do Poder Legislativo. A iniciativa colherá as reivindicações dos moradores e facilitará o acesso deles a diversos serviços públicos, de forma gratuita e num mesmo local. O programa itinerante percorrerá as 10 administrações regionais do município. É também objetivo da Assembleia nos Bairros contribuir para o fortalecimento da cidadania, promover a participação e o engajamento dos cidadãos na vida pública e ajudar a reduzir desigualdades, facilitando o acesso a serviços gratuitos para populações mais vulneráveis.

Encontro
Arruda (PL) lotou o Auditório Legislativo na sexta-feira (23)

Com tecnologia de última geração , Paraná entrega 1,4 mil armas não letais para as polícias

Dos 1,4 mil entregues, 1 mil serão usados pela Polícia Militar, 300 pela Polícia Civil, 98 pela Polícia Penal e 2 pela Polícia Científica.

A arma não letal é um recurso eficiente para situações de baixa risco ou em que o policial precisa lidar com múltiplas ameaças

A segurança pública do Paraná passou a contar com mais um equipamento de última geração, inédito entre as polícias estaduais brasileiras, para combater a criminalidade. O governador Carlos Massa Ratinho Junior entregou, na sexta-feira (23), 1,4 mil novas armas não letais de incapacitação neuromuscular Taser 10 para as forças de segurança do Estado. O investimento total, que ainda contempla outras 600 armas que serão entregues futuramente, é de mais de US$ 5 milhões.

Além das armas não letais, o governador também apresentou as câmeras corporais com Inteligência Artificial que serão testadas pela Polícia Militar do Paraná. Os equipamentos contam com tradução simultânea em 170 idiomas e recursos para descrição automática das ocorrências.

“Entregamos hoje para as nossas polícias alguns dos equipamentos mais modernos do planeta para a atuação policial, assim como fazem as melhores polícias do mundo. É um recurso que dá agilidade de ação ao policial, além de garantir uma ação mais segura tanto para os agentes de segurança, quanto para os demais envolvidos na ocorrência, evitando confrontos letais e garantindo a segurança do cidadão paranaense”, afirmou o governador.

Com a entrega, o Paraná se torna o único estado do País a contar com esse modelo de armamento, fabricado pela Axon Enterprise, dos Estados Unidos – referência mundial em segurança pública, fornecedora de equipamentos para instituições como o FBI.

“Temos investido muito na segurança pública do Paraná, chegando a R$ 7 bilhões de orçamento em 2025, buscando as melhores soluções que existem no mundo para servir a nossa população. Estes equipamentos, por exemplo, são usados pela polícia americana. Como resultado disso, hoje temos os menores índices de criminalidade das últimas décadas”, disse Ratinho Junior. A deputada estadual Flavia Francischini e representantes de todas as forças de segurança participaram da entrega.

Dos 1,4 mil entregues, 1 mil serão usados pela Polícia Militar, 300 pela Polícia Civil, 98 pela Polícia Penal e 2 pela Polícia Científica. “Com este lote e com os demais equipamentos que chegarão no futuro, queremos que cada viatura tenha pelo menos uma arma não letal, para que os policiais possam usar nas ocorrências necessárias”, disse o secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira. EFICIÊNCIA

A arma não letal é um recurso eficiente para situações de baixa risco ou em que o policial precisa lidar com múltiplas ameaças. Quando disparada, a arma emite pulsos elétricos, causando a imobilização do indivíduo.

O dispositivo adquirido pelo Governo do Paraná é considerado o mais moderno do mercado. “O Paraná vai ser o primeiro estado do Brasil a utilizar este equipamento. Isso coloca as polícias paranaenses no mesmo patamar das polícias de Londres, Nova York, Austrália e Alemanha, por exemplo”, afirmou o diretor-geral da Axon no Brasil, Arthur Bernardes.

A arma conta com lanterna embutida e laser verde de alta visibili-

dade, inclusive em ambientes iluminados. Ainda tem um alerta sonoro e visual antes do disparo, o que muitas vezes já é suficiente para conter a situação sem o uso da força.

O disparo ocorre em dois estágios: primeiro, um dardo com fio é lançado sem carga elétrica; após cinco segundos, o segundo cartucho libera a corrente elétrica que promove a incapacitação muscular. “Ela é um dos instrumentos de menor potencial ofensivo que existem no mercado. A arma causa uma desorientação no sistema nervoso, interrompendo a comunicação entre o sistema motor e o sistema nervoso. Então, independentemente da complexidade física do indivíduo, ela vai fazer com que ele pare. Isso é importante porque cria uma janela de oportunidade para que o policial, com segurança, possa fazer a contenção da pessoa”, detalhou o capitão da Polícia Militar, Erlington José Medeiros de Barros, que já participou do treinamento da fabricante.

A capacidade da arma é um dos diferenciais em relação aos outros modelos. Cada arma carrega dez cartuchos, que são uma espécie

de dardo metálico, permitindo atuação em até três alvos distintos. Antigamente, as armas tinham uma capacidade de apenas dois dardos. “Se for necessário reenergizar, você não precisa efetuar um novo disparo. Basta acionar novamente o botão liga/desliga”, explicou o capitão Barros. A corrente elétrica gerada pela arma é de 1,2 miliampere (mA) – quantidade considerada segura e de baixo risco à vida. Para efeito de comparação, uma tomada comum possui corrente nominal de 10 amperes (A). A tecnologia atua diretamente no sistema nervoso sensorial e motor, provocando a perda momentânea de controle muscular.

Outro diferencial do modelo é que ele pode ser usado inclusive em curta distância, como em eventuais confrontos físicos, algo que outras tecnologias similares não permitem. “É uma opção para resolver uma situação antes dela se tornar ainda mais grave”, disse o capitão.

TREINAMENTO

As armas adquiridas pelo Paraná contam com quatro tipos de câmaras (locais que armazenam os cartuchos nas armas), cada uma com uma função específica. As câmaras pretas são as usadas nas operações reais, com carga elétrica. Já as vermelhas tornam a arma inerte e servem para ambientar os policiais ao equipamento.

Para treinamentos, há dois modelos: a roxa, que permite a simulação sem disparo, e a azul, que realiza disparo com velcro, mas sem descarga elétrica. Esse conjunto possibilita um treinamento completo, seguro e realista para os agentes.

A partir da próxima semana, policiais de todas as regiões do Estado, pertencentes às forças que vão receber os equipamentos, participarão de treinamentos com instrutores da própria Axon. Eles se tornarão instrutores em seus departamentos, garantindo a correta utilização da nova tecnologia em operações e abordagens.

Para aprimorar ainda mais a capacitação, o Governo do Paraná também adquiriu três kits completos de realidade virtual, compostos por óculos imersivos, tablets e controladores específicos. A tecnologia será utilizada nos centros de formação policial e simula, de maneira realista, situações de risco, abordagens, negociações e decisões rápidas, promovendo mais preparo e segurança nas operações do dia a dia.

As armas também contam com tecnologia embarcada que registra automaticamente os usos – tanto em operações quanto em treinamentos. As informações são armazenadas na nuvem em um sistema específico do equipamento.

COMBATE AO CRIME

Todos estes esforços têm resultado nos menores índices de criminalidade da série história, iniciada em 2007. Os dados do primeiro trimestre de 2025 apontam, por exemplo, uma redução de 26,3% no número de homicídios dolosos no Paraná. No mesmo período, o número de furtos caiu 9% e roubos tiveram recuo de 18,5%. Já oss roubos de veículos caíram 20,2%

Fotos: Geraldo Bubniak/AEN

SJP: SINE nos Bairros chega ao Zaniolo nesta quarta-feira (28)

Procurando por uma oportunidade de trabalho?

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) de São José dos Pinhais irá promover mais um SINE nos Bairros. A ação desta semana será realizada no bairro Zaniolo, na quarta-feira (28), das 9h às 17h, na Capela Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Alferes João Bortoloti, nº 91. Os interessados podem se candidatar a diversas vagas de trabalho em diferen-

tes áreas de atuação, além de obterem informações e orientações. Para participar, os candidatos devem comparecer com: Currículo atualizado; Carteira de Trabalho; Documentos pessoais como CPF, RG e PIS;

Comprovante de residência.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setrab) pelo telefone (41) 3283-6800.

Confira bloqueios de via no Centro de São José dos Pinhais nesta semana

Nesta semana, entre os dias 28 e 30 de maio, motoristas que circularem pelo Centro de São José dos Pinhais devem ficar atentos a bloqueios parciais em vias da região. As intervenções serão realizadas das 7h às 20h devido à realização de um evento promovido pela Mitra da Diocese local.

A ação tem caráter religioso e tem como objetivo abençoar veículos que passarem por dois pontos específicos da cidade. As paradas de bênçãos estarão localizadas:

Rua Sete de Setembro – lado esquerdo da via, em frente ao Seminário Maria Mãe da Igreja, esquina com a Rua Voluntários da Pátria; Rua Voluntários da Pátria – também lado esquerdo da via, na esquina com a Rua Sete de Setembro. O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) orienta os condutores a redobrarem a atenção ao transitar pela área, já que a movimentação pode causar lentidão e mudanças no fluxo habitual de veículos.

Internet gratuita já está implantada em 100% das linhas de ônibus de São José dos Pinhais

A segunda fase de implantação da internet gratuita nos ônibus e terminais do transporte coletivo de São José dos Pinhais já está em funcionamento. Agora, os usuários que utilizam as linhas do Lote 02, operadas pela empresa BRT Curitiba Transportes Coletivos Ltda, também contam com acesso à internet durante seus deslocamentos, beneficiando mensalmente cerca de 1,1 milhão de passageiros.

O serviço complementa a conectividade já disponível nas linhas do Lote 01 (Auto Viação São José Ltda) e nos terminais Central e Afonso Pena. Para utilizar o Wi-Fi, o passageiro deve realizar um cadastro rápido e aceitar os termos de uso responsável e seguro. A velocidade padrão da conexão nos ônibus pode alcançar até 5G, conforme a cobertura de dados da área. Já nos terminais, a velocidade chega a 700 Mb/s, sem limite de utilização. De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo, Transportes e Trânsito (Semuttran), aproximadamente 35 mil usuários utilizam o Wi-Fi diariamente, o que demonstra a alta adesão e a relevância do serviço para a população local, que tem como objetivo principal proporcionar uma experiência mais conectada e informativa durante os deslocamentos.

“Além do acesso à internet, os usuários podem desfrutar de funcionalidades como previsão de chegada dos ônibus em tempo real, roteirização e programação das suas viagens, entre outros benefícios, tudo isso através do aplicativo VEM na palma da mão“, destaca o secretário da pasta, Lucas Pigatto.

A implantação do sistema foi viabilizada por meio de acordo judicial entre o município de São José dos Pinhais e a empresa BRT Curitiba Transportes Coletivos Ltda, incluindo aquisição de equipamentos, instalação, manutenção e gestão mensal do serviço.

Confira as novas linhas de transporte com o serviço de wi-fi disponível:

1000 – Colônia Rio Grande

1002 – Jardim Eldorado / Gestamp

1003 – Jardim Itália

1006 – Malhada

1009 – Faxina

1012 – Jardim Carmem / São Marcos

1013 – São Marcos Rápido

1020 – Campestre da Faxina

1021 – Campina

1022 – Malhada / Roça Velha

1028 – Contenda via Campo Largo 1036 – São Domingos / Aristocrata 1047 – Contenda 1052 – Campo Largo 1099 – Colônia Rio Grande / Jardim Eldorado

300 – Bairro a Bairro 4 405 – Colônia Marcelino via Cachoeira 406 – Cotia via Campo Largo 410 – Castelhano

ESPORTE

Prefeito participa de corrida temática pela erradicação do trabalho infantil

O relógio ainda não marcava 6h da manhã e o termômetro registrava apenas 16 graus, com sensação térmica de 12 graus, e o numeroso exército de corredores já fazia o aquecimento na sede da Fundação de Ação Social (FAS), na CIC, ponto de partida e de chegada da primeira etapa do Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2025.

A etapa teve três largadas: para atletas com deficiência e para os inscritos nos 10 e 5 km. O prefeito Eduardo Pimentel participou da etapa de 5 km e falou aos atletas sobre como o esporte pode mobilizar as pessoas para as causas importantes da sociedade, além dos benefícios à saúde para quem o pratica.

“Eu sou corredor e quero cumprimentar a todos que estão aqui para participar desta prova nesta manhã fria de domingo que tem como o tema a erradicação do trabalho infantil. Quero pedir também a todos que nos ajudem nesse inverno, fazendo doação de agasalhos em bom estado, principalmente masculino. Que Deus abençoe a todos e uma boa corrida. Viva a nossa cidade e aproveite porque o esporte é vida!”, disse o prefeito.

Corrida com causa social

A primeira etapa do Circuito Curitiba de Corridas de Rua 2025 é promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), com o objetivo incentivar a prática esportiva e a ocupação saudável dos espaços públicos da cidade.

Este ano, a primeira etapa teve como tema a Erradicação do Trabalho Infantil, um alerta sobre a importância da proteção de crianças e adolescentes. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), que articula ações para retirar crianças e adolescentes de até 16 anos de práticas de trabalho infantil – com exceção da condição de aprendiz a partir dos 14 anos.

Vencedores

Os vencedores da prova de 10 km foram os atletas Dênis Donatividade Martins (35:27) e Marise Fuchs Rodrigues Bastos (42:46).

Marise Fuchs Rodrigues Bastos é da cidade de Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, e disse que achou a prova difícil.

“Foi um pouco pesada, nunca tinha feito esse trajeto. Tinha bastante subida, mas depois veio a descida para se recuperar”, disse. Martins avaliou a prova como desafiadora.

“Foi uma prova extraordinária, desafiadora, mas a gente veio com um trabalho bem feito, graças a Deus, com o nosso professor Cristiano Ribeiro, e fizemos uma excelente prova. Estava muito desafiador a subida, mas nós estamos preparados. É isso aí, vamos pra cima, Deus abençoe!", disse o campeão

Dênis Donatividade Martins.

Além da boa performance no esporte, Dênis também é um vencedor na vida. Ele a sua família foram beneficiados pela assistência do Centro de Referência de Assitência Social (CRAS), da FAS, durante muitos anos e a sua formação como atleta e cidadão mostra os bons resultados da política de assistência social de Curitiba.

“O Dênis, desde criança, participou de programas e serviços ofertados pela FAS. Recordo dele pequeno, nas atividades desenvolvidas no CRAS. Sempre de-

Um grupo de mais de 6 mil atletas, entre eles o prefeito Eduardo Pimentel, trocou o aconchego da cama e das cobertas por uma prova de rua, na manhã fria de domingo (25/5) do outono curitibano

dicado, assíduo e proativo. É uma satisfação prestigiar sua vitória hoje, saber que o serviço público ofertado pela Prefeitura, nas diversas áreas, contribui para a vida das pessoas”, disse a superintendente executiva da FAS, Melissa Ferreira.

Vitor Hugo Pereira de Freitas foi o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada da etapa de 5 km. Ele completou o percurso em 17 minutos e 45 segundos. Para ele, a vitória teve sabor de superação.

“Foi uma prova boa, mas dura também. Depois de um tempinho parado, consegui voltar hoje e ser o campeão. Mais uma vez, correndo a prova da Prefeitura. Estou bem feliz. Prestigiar a cidade é o mais importante. A Prefeitura apoia o esporte com as etapas de corridas de rua, o que é importante para a comunidade que sempre está ativa”, comentou.

Segundo o secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Euler de Freitas Silva Junior, o Professor Euler, a volta das etapas atende a um pedido dos atletas.

“Esta é uma corrida temática importante contra o trabalho infantil. Até o ano passado a gente tinha uma prova única de 7 quilômetros, mas os corredores estavam pedindo o retorno dos 5 e 10 quilômetros, que agora estamos proporcionando em quatro etapas. Assim teremos mais três etapas pela frente, além da corrida entre parques”, explicou. Próximas etapas

Quem não conseguiu participar da prova terá novas oportunidades nos próximos meses. Em julho, por exemplo, será realizada a 2ª Etapa do Circuito Curitiba Corridas de Rua, no dia 13/7 em local ainda a ser definido. Também em julho (28/7), acontece a Corrida entre Parques –Museu do Olho ao Parque Barigui.

Em 21/9 e 13/10 acontecem a terceira e quarta etapas do Circuito Curitiba Corridas de Rua.

Podem participar corredores a partir de 18 anos e também pessoas com deficiência que se encaixam nas seguintes categorias: CAD (Cadeirantes); EV (Deficiente Visual); AMPI (Amputados de Membro Inferior); DMAI (Deficiente Andante de Membro Inferior); DI (Deficiente Intelectual); DMS (Deficiente Membro Superior); e DAU (Deficiente Auditivo); além de pessoas do espectro autista (TEA).

Provas internacionais

Além das provas do circuito municipal, Curitiba também sediará duas das mais tradicionais competições internacionais de corrida de rua: Meia Maratona Internacional de Curitiba – 15 de julho (largada na Pedreira Paulo Leminski)

Maratona Internacional de Curitiba – 23 de novembro (largada na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico)

As duas provas contam com apoio da Prefeitura de Curitiba, mas são organizadas por instituições privadas, portanto as inscrições devem ser feitas diretamente nos sites oficiais dos eventos.

Presenças

Participaram também do evento esportivo a secretária de Desenvolvimento Humano (SMDH), Amália Tortato; o presidente da Fundação de Ação Social, Renan de Oliveira Rodrigues; o diretor de Esportes da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski; além de equipes de suporte de resgate médico, servidores da Smelj e outros.

Prefeito Eduardo Pimentel com o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, participa da 1ª etapa do Circuito de Corridas de Rua, na FAS, com o tema a Erradicação do Trabalho Infantil. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Sesc PR seleciona livrarias e distribuidoras de livros para Semana Literária 2025

Responsáveis pela mediação entre leitores e livros, conhecedores dos catálogos das editoras, aqueles que compreendem os interesses do público que ajudam a manter a diversidade e a circular a produção literária, movimentam a economia e setor e sabem indicar obras de acordo com os mais variados perfis de leitores, os livreiros e distribuidores de livros são personagens imprescindíveis para a realização dos eventos literários do Sesc PR. Para este público, a instituição abriu o edital que seleciona livrarias e distribuidoras de livros para o maior evento literário que ocorre simultaneamente em 27 cidades paranaenses: a Semana Literária Sesc e Feira do Livro, que em 2025 chega a sua 44ª edição. Até o dia 2 de junho, livrarias e distribuidoras de livros sediadas em território nacional podem se inscrever gratuitamente para participar do evento que será realizado em Curitiba nas cidades de Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. De acordo com o edital, para a capital paranaense serão selecionadas 22 empresas que comercializarão seus livros durante a Semana Literária que ocorrerá de 13 a 17 de agosto, no Museu Oscar Niemeyer, além das editoras nas cidades do interior. Para

participar de mais de uma cidade, os interessados deverão indicar os municípios que desejam concorrer, ainda no ato da inscrição.

Em contrapartida, os selecionados no edital deverão oferecer uma ação cultural para a programação do evento com no mínimo 30 minutos de duração, podendo ser o lançamento de livros que foram editados até 2023, oficinas de literatura, contação de histórias ou, ainda, mediação de obras literárias.

A divulgação dos selecionados ocorrerá no site do Sesc PR a partir do dia 11 de junho.

Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

SEMANA LITERÁRIA

Neste ano o Sesc PR escolheu homenagear o escritor curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento.

Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos.

Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais im-

Sesc PR divulga período e temática da Semana Literária 2025

A tradicional Semana Literária e Feira do Livro do Sesc PR chega a sua 44ª edição, consolidada como o maior evento literário do estado. Realizada de maneira simultânea em 27 cidades paranaenses, a programação está agendada para ocorrer de 13 a 17 de agosto de 2025

Na capital o evento será realizado pelo terceiro ano consecutivo no Museu Oscar Niemeyer, trazendo bate-papos e mesas-redondas com escritores, comercialização e lançamento de livros, sessões de autógrafos, palestras, espetáculos musicais, performance e intervenções literárias, contação de histórias e a poesia disposta em todos os espaços.

O escritor homenageado será o curitibano Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros, que faleceu em dezembro de 2024, mas que neste ano celebraria seu centenário de nascimento. Conhecido por sua escrita minimalista e um estilo conciso, Dalton foi mestre do conto, retratou a solidão, os conflitos e a hipocrisia da classe média, especialmente em Curitiba. Assim como sua obra, Dalton prezava pelo anonimato e tinha aversão à mídia. O Vampiro de Curitiba (1965) é considerado um de seus livros mais icônicos. Foi condecorado com diversas honrarias, recebeu os mais importantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros. Em breve, a programação completa e os primeiros nomes da 44ª Semana Literária

Sesc e Feira do Livro serão divulgados em www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Semana Literária

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Foram convidados mais de 150 artistas, para 500 ações culturais que receberam mais de 81 mil pessoas nas programações. O evento integrou nomes renomados da literatura nacional, como Itamar Vieira Junior e Socorro Acioli, às atividades promovidas em diversas cidades. As ações também incentivaram novos talentos, como na Coletânea Sesc de Contos Infantis, que destacou a produção literária regional e foi distribuída em bibliotecas públicas do estado. Lançamentos de livros, como o “Sabores do Mesa Brasil”, e a nova temporada do Podcast Janela Cultural ampliaram a experiência literária para diferentes públicos.

Mais de 40 livrarias e editoras comercializam mais de 11 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

Site oficial: www.sescpr.com. br/semanaliteraria

portantes prêmios da literatura lusófona: Prêmio Camões, em 2012; Prêmio Machado de Assis, também em 2012; Jabuti em 1960, 1965, 1995 e 2011; Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa (2012); Prêmio Literário Biblioteca Nacional (2008), Prêmio APCA (1976), entre outros.

Em 2024, o Sesc PR mobilizou o Paraná para celebrar a literatura, a poesia e a obra de Paulo Leminski – um dos mais influentes poetas brasileiros. Houve a participação de público superior a 98 mil pessoas nas mais de 600 programações em todo o estado e as mais de 40 livrarias e editoras comercializam em torno de 12 mil livros.

SERVIÇO

44ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro

Período: 13 a 17 de agosto de 2025

Autor homenageado: Dalton Trevisan

CIDADES

Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Campo Mourão, Cascavel, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Matinhos, Medianeira, Nova Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Rio Negro, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Site oficial: www.sescpr.com.br/semanaliteraria

Dalton Trevisan

Olhar de Cinema anuncia "Cloud", premiado longa japonês de Kiyoshi Kurosawa, para a abertura da 14ª edição

Festival Internacional de Curitiba recebe a estreia nacional do longa, que representou o Japão na corrida do Oscar 2025, com sessão exclusiva na Ópera de Arame

O Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que ocorre de 11 a 19 de junho, anunciou o filme de abertura para sua 14ª edição.

O longa selecionado foi “Cloud”, do diretor Kiyoshi Kurosawa, conhecido por cultuadas produções como "A Cura” (1997), “Pulse” (2001) e “Creepy” (2016), e que terá sua estreia no Brasil em uma sessão exclusiva na Ópera de Arame, um dos pontos turísticos mais populares e imponentes do Paraná.

A produção, que já passou por renomados festivais internacionais, como o de Veneza, Toronto e Chicago, representou o Japão no Oscar deste ano e é um suspense psicológico eletrizante inspirado em um evento real. A sessão está marcada para o dia 11 de junho e os ingressos estarão disponíveis a partir do dia 16 de maio, com valores de R$8 a R$16, e poderão ser adquiridos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br

“Cloud” aborda a história de um grupo de justiceiros formado na internet que se rebela contra Yoshii (Masaki Suda), um revendedor online de produtos baratos a preços elevados. Apesar de trabalhar como operário em uma pequena fábrica, o jovem se dedica a revender todos os tipos de mercadorias online, desde roupas a equipamentos médicos. Ao se sentir lesada, sua clientela é dominada por um sentimento de raiva, levando até mesmo pessoas não diretamente prejudicadas a se unirem contra ele, motivadas por ressentimentos pessoais.

Assista ao trailer: https://l1nq.com/5YPqm

Mais de 90 produções e novos locais de exibição

Considerado um dos principais festivais dedicados à sétima arte no Brasil, o Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba de 2025 contará com sessões no Museu Oscar Niemeyer (MON), Cine Passeio, Cine Guarani, Teatro da Vila, Cinemateca e Ópera de Arame. A 14ª edição reúne mais de 90 produções, entre curtas e longas-metragens, entre estreias mundiais, nacionais, clássicos reapresentados na tela e produções infantis que integram as 10 mostras do evento, cada uma propondo um olhar diferente sobre os filmes apresentados e a forma de consumir cinema.

Para mais informações acesse o site oficial www.olhardecinema.com.br ou pelas redes sociais oficiais, pelo Instagram @olhardecinema, pelo Tik Tok @olhardecinema, X-Twitter @Olhardecinema_ e Facebook.com.br/Olhardecinema

O 14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba tem produção da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná. A edição é apresentada pela Rumo Logística, com patrocínio master do Itaú e Claro, patrocínio ouro do TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá, patrocínio prata da Solvay Peróxidos e Campari, e apoio da Sanepar, Adami S/A, do Instituto Rumo, do Projeto Paradiso, do Teatro da Vila, da Cinemateca, do Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba. Verifique a classificação indicativa de cada filme e as sessões com acessibilidade de audiodescrição e intérpretes de Libras.

Serviço:

14º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Data: 11 a 19 de junho de 2025

Site oficial: www.olhardecinema.com.br

Redes Sociais: Instagram: www.instagram.com/Olhardecinema

Facebook: www.facebook.com.br/Olhardecinema

Tik Tok: @olhardecinema, X/Twitter: @Olhardecinema_

Realização: Ministério da Cultura - Governo Federal

Apresentação: Rumo Logística

Patrocínio Master: Itaú, Claro

Patrocínio Ouro: TCP - Terminal de Contêineres de Paranaguá

Patrocínio Prata: Solvay Peróxidos, Campari

Apoio: Sanepar, Adami S/A, Instituto Rumo, Projeto Paradiso, Teatro da Vila, Cinemateca, Cine Passeio, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba

Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura | Governo do Estado do Paraná

Produção: Grafo Audiovisual

Festival Crossroads confirma sua 8ª edição

Maior festival de rock do Sul do Brasil, que celebra o Dia Mundial do Rock, acontece no próximo dia 12 de julho, com novo local, cinco palcos e mais de 30 atrações em Curitiba

O rock pulsa firme em Curitiba, e muito dessa energia é alimentada pelo Festival Crossroads, um dos maiores e mais emblemáticos eventos brasileiros em celebração ao Dia Mundial do Rock (DMR). Em 2025, o mais importante evento do gênero no estado do Paraná chegará em sua oitava edição repleto de novidades, entre elas um novo local, que vai receber cinco palcos e mais de 30 atrações que vão refletir diferentes vertentes do rock.

Pensando no conforto do público, que vai curtir 12 horas ininterruptas de muita música, o Festival Crossroads 2025 será realizado em um amplo espaço verde, ao ar livre, de fácil acesso e com ampla área para estacionamento, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303). “Há anos buscávamos um local que nos permitisse aumentar a nossa estrutura e, antes de tudo, trouxesse mais conforto para o nosso público. Encontramos uma área verde incrível, a poucos minutos do Centro, que tornará a oitava edição do nosso Dia Mundial do Rock ainda mais especial”, destaca Alessandro Reis, fundador do Bar Crossroads e um dos idealizadores do festival, que conta também com toda expertise da Planeta Brasil Entretenimento. Nascido da paixão pela música e impulsionado pelo espírito de resistência cultural, o Festival Crossroads carrega uma história de evolução autêntica. De uma celebração intimista no pub Crossroads, em 2004, o evento se transformou em um verdadeiro símbolo da cena curitibana. A partir de 2018, com sua chegada à Usina 5, consolidou seu status de gigante — e agora, em 2025, eleva ainda mais sua dimensão, firmando-se como uma experiência de pertencimento e celebração coletiva. “A edição deste ano também reforça o compromisso com a música autoral: pelo menos um terço das atrações será formado por bandas autorais, em uma curadoria que aposta na força criativa da cena independente e na renovação do rock nacional”, destaca Alessandro.

A programação completa, que foi divulgada na terça-feira, dia 13 de maio e foi distribuída ao longo de 12 horas de festival, das 10h às 22h, reunindo shows, encontros e vivências que conectam gerações em torno da música e da liberdade de expressão.

Além das atrações artísticas, com nomes locais e nacionais, o Festival Crossroads terá diversas opções gastronômicas e áreas infantis. Para completar, o evento contará com uma atmosfera audiovisual única: o aftermovie do festival, por exemplo, será estruturado em atos, narrando a jornada do público — da expectativa inicial ao impacto final —, conectando sentimentos de pertencimento, emoção visceral e resistência cultural.

“Os fãs do Festival Crossroads podem ter certeza de que o evento manterá sua essência, mesmo sendo realizado em um lugar inédito. As mudanças propostas para 2025 têm por objetivo oferecer uma experiencia ainda melhor e mais completa para o nosso público. Estamos preparando uma edição histórica, reafirmando seu protagonismo como uma das celebrações mais autênticas e vibrantes do Dia Mundial do Rock no Brasil”, completa Patrik Cornelsen, diretor da Planeta Brasil Entretenimento.

O Festival Crossroads 2025, em celebração ao Dia Mundial do Rock, será realizado no dia 12 de julho, na Rodovia Curitiba-Ponta Grossa (nº 4303), das 10h às 22h. O evento é idealizado e executado pelo Bar Crossroads em parceria com a Planeta Brasil Entretenimento. A programação oficial será divulgada a partir do dia 13 de maio, dia em que será aberta a venda de ingressos. Para mais informações, acesse o site https://festivalcrossroads.com.br/ ou os perfis oficiais no Instagram: @barcrossroads, @festivalcrossroads e @planetabrasilentretenimento.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.