

Contagem regressiva: 2 mil alunos se preparam para maior edição do Ganhando o Mundo

Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (25) de um encontro no Teatro Guaíra com os estudantes que participarão da maior edição do programa de intercâmbio estudantil. Foto:
Confira as vagas de emprego disponíveis
na Agência do Trabalhador de São José
Quer começar em uma nova área ou se recolocar no mercado antes de 2025 acabar? Nesta semana, a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais está com diversas vagas abertas em diferentes setores, contemplando perfis variados e níveis distintos de experiência. Entre as oportunidades, há vagas para operador de empilhadeira, atendente de cafeteria, auxiliar de logística, cuidador de idosos, torneiro CNC, eletricista, entre outras funções. Os interessados devem comparecer pessoalmente à Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Rui Barbosa, n.º 9.244, Centro de São José dos Pinhais. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Também é possível buscar atendimento nas regionais Borda do Campo, Afonso Pena, Guatupê, São Marcos e Murici. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3134-0024.


A contagem regressiva começou. Os 2 mil estudantes da rede estadual do Paraná selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, que acontece em 2026, participaram nesta terça-feira (25) de um encontro no Teatro Guaíra, em Curitiba, para alinhar os detalhes do intercâmbio. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com os alunos e destacou que o programa de intercâmbio estudantil paranaense é o maior da América do Sul. Os jovens vão estudar por um semestre letivo em cinco países de língua inglesa: mil alunos vão para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia, 200 para o Reino Unido e 200 para a Austrália. Os embarques começam já no início de janeiro, mas parte dos estudantes viaja no segundo semestre. “Hoje, o Paraná é a região da América do Sul que mais envia estudantes da rede pública para fazer intercâmbio, para poder aprender uma segunda língua, ter o contato com países de primeiro mundo e uma troca cultural com estudantes de outras nacionalidades. Isso tem sido um sucesso”, afirmou o governador. “E esta edição é especial porque é a maior da nossa história”. “Com iniciativas como esta, o Paraná se consolida como o estado com a melhor educação do Brasil”, ressaltou Ratinho Junior. “Porque o nosso objetivo com o Ganhando o Mundo é que os alunos retornem desse intercâmbio como líderes, influenciando positivamente seus colegas para transformar suas escolas, famílias e comunidades. Queremos que eles voltem com a cabeça de primeiro mundo para nos ajudar a ser um Estado e um País de primeiro mundo”.
Parque das Águas de Pinhais completa 7 anos e recebe nome em homenagem a José de Seixas Zeitel

O Parque das Águas de Pinhais, um dos principais cartões postais e espaços de lazer do município, celebrou o 7º aniversário em grande estilo, recebendo uma nova e merecida denominação. O local passa a se chamar Parque das Águas José de Seixas Zeitel, em reconhecimento à contribuição do empresário e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico para a criação do parque e para o progresso do município. A cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (24) reuniu autoridades e famíliares do homenageado. A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância do trabalho de Zeitel para o município e a decisão do poder executivo municipal de encaminhar o projeto de lei para a homenagem. “Zeitel jamais morrerá, porque ele está presente não apenas nesse parque, mas no coração de quem conheceu aquele cara incrível. Ele merecia um ambiente, um lugar tal qual é o nosso Parque das Águas, pois foi realmente muito importante”, declarou a prefeita.

O Ministério do Esporte publicou a Portaria no 106/ 2025, que confirma os projetos selecionados para construir Espaços Esportivos Comunitários pelo Novo PAC. No Paraná, foram contemplados 15 municípios: Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Capanema, Chopinzinho, Corbélia, Fazenda Rio Gran-
programação
Editais página 3 de, Guarapuava, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Quedas do Iguaçu, São José dos Pinhais, Sarandi e Terra Roxa.

Geraldo Bubniak/AEN
O prefeito Eduardo Pimentel abriu na noite desta segunda-feira
na Praça Santos Andrade. Curitibanos e
o
Juntos, o Inesquecível Acontece. Ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos, Luca, Eduarda e Leonardo, Eduardo Pimentel agradeceu por poder entregar, no primeiro ano como prefeito da cidade, o melhor e maior Natal do País. Também anunciou que a previsão é chegar a 2,5 milhões de pessoas - 400 mil delas turistasacompanhando a
nas ruas da cidade.
Página 2
Quarta-feira
Página 4



Natal de Curitiba 2025
Eduardo Pimentel abre o maior Natal do País e prevê impacto de R$ 440 milhões na economia de Curitiba
24/11O prefeito
Eduardo
Pimentel abriu (24/11) o Natal
Curitiba 2025, no palco montado na Praça Santos Andrade. Curitibanos e turistas foram à praça acompanhar a estreia da programação, que este ano tem o tema Juntos, o Inesquecível Acontece.
Ao lado da primeira-dama, Paula Mocellin, e dos filhos, Luca, Eduarda e Leonardo, Eduardo Pimentel agradeceu por poder entregar, no primeiro ano como prefeito da cidade, o melhor e maior Natal do País. Também anunciou que a previsão é chegar a 2,5 milhões de pessoas - 400 mil delas turistas - acompanhando a programação nas ruas da cidade. “Isso é dinheiro direto na ”veia" da cidade, no comércio, nos serviços, nos restaurantes, nos hotéis, nos carros dos aplicativos de transporte, nos táxis", ressaltou. A perspectiva é que R$ 440 milhões sejam injetados na economia da cidade nos 44 dias da temporada natalina.
O prefeito agradeceu os parceiros da Prefeitura na viabilização da programação e lembrou que mais da metade do investimento no Natal de Curitiba é feito pela iniciativa privada. “Agradeço por investirem no lazer do curitibanos e peço que a população aproveite o Natal com a família, festeje com paz no coração o nascimento de Jesus. Tem atração gratuita para todos os gostos”, disse.
Prefeito Eduardo Pimentel com a primeira-dama
Paula Mocellin, e o vice-governador
Darci Piana, abrem o Natal 2025


O vice-governador Darci Piana acompanhou a abertura. “Estamos juntos para fazer Curitiba ter o maior Natal do País. Venham todos. Natal é para pensar em Deus e também se divertir”, lembrou Piana. Natal Solidário Na abertura da programação também foi lançada a campanha Natal Solidário, que arrecada brinquedos novos para serem entregues a meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.
A campanha é coordenada pela FAS, que vai distribuir os presentes durante festas de Natal realizadas nas unidades da fundação.
A Inesquecível Fábrica de Emoções
Após a abertura, o prefeito acompanhou a estreia do espetáculo A Inesquecível Fábrica de Emoções, apresentado em um palco montado em frente ao Teatro Guaíra. A apresentação reuniu muita música, dança e projeções no mural de Poty Lazzarotto na fachada do teatro.
A peça contou como o Papai Noel, ao perder a inspiração para criar presentes, embarcou em uma jornada, acompanhado de seus ajudantes, para reencontrar a magia perdida. E foi para mostrar esse encantamento que Roselis Gralik, aposentada de 87 anos, levou
a bisneta Heloísa, de 2 anos, para ver o espetáculo. “Ela tem que sentir a magia do Natal, esse encanto doce e alegre que aprendi quando criança e quero passar para ela”, afirmou a bisavó. Roselis também elogiou a organização e o fato da praça estar bem segura para passear com a família.
Santos Andrade iluminada
Para receber a peça a Praça Santos Andrade ganhou, além da iluminada decoração, diversas atrações. Crianças e adultos puderam se divertir com as decorações interativas e conversar com o Bom Velhinho na Casa do Papai Noel, além de visitar a Fábrica de Brinquedos. Também foi possível aproveitar o melhor do artesanato natalino na já tradicional feirinha.
Os feirantes Mariana Granado e Raphael Basso, que vendem artesanatos diversos, estão empolgados com as celebrações e acreditam que a movimentação das atrações trará boas vendas. “É tradição do curitibano prestigiar as feiras e comprar presentes e lembranças. Todos sabem que aqui vão encontrar produtos diferenciados e de qualidade", afirmou a feirante. Raphael complementou a fala da esposa, explicando que os clientes já conhecem as fei-
ras e esperam pelos produtos sazonais. “Estas feiras são uma oportunidade de os feirantes apresentarem uma cartela maior de produtos, para atender a um público mais diversificado”, explicou o comerciante.
O maior Natal da história da cidade
A programação de Natal se estende por 44 dias e vai até 23 de dezembro — com a decoração iluminando Curitiba até 6 de janeiro de 2026. Neste período estão previstos mais de 150 espetáculos ao ar livre em diversos parques e locais da cidade, além de corredores de luzes, projeções mapeadas, árvores iluminadas, roda-gigante, carrosséis e feiras especiais.
Presenças Estiveram no lançamento do Natal de Curitiba o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; o secretário municipal da Comunicação, Marc Sousa; o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão; o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó e a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra. Também compareceram o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; a secretária de Estado de Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; o secretário de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Paulo Rogério do Carmo e a deputada Marcia Huçulak.
Representando o legislativo municipal compareceram o presidente da Câmara, Tico Kuzma, e os vereadores Serginho do Posto, Sargenta Tânia Guerreiro, Indiana Barbosa, Renan Ceschin, Bruno Rossi, Sidnei Toaldo e Tiago Zeglin. Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Favretto, Abrasel-PR, Super Muffato, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.
Texto: João Salomão.
Edição: Aline Kozak (Secom)


Espaços esportivos O Ministério do Esporte publicou a Portaria nº 106/2025, que confirma os projetos selecionados para construir Espaços Esportivos Comunitários pelo Novo PAC. No Paraná, foram contemplados 15 municípios: Araucária, Campo Largo, Campo Mourão, Capanema, Chopinzinho, Corbélia, Fazenda Rio Grande, Guarapuava, Loanda, Marechal Cândido Rondon, Pato Branco, Quedas do Iguaçu, São José dos Pinhais, Sarandi e Terra Roxa. A iniciativa reforça o compromisso com políticas públicas que promovem inclusão social e melhoria da qualidade de vida em todo o Estado. Nomes do PSD Kassab cita Ratinho Junior como um dos nomes do PSD para 2026. Durante evento em São Paulo, Gilberto Kassab afirmou que Bolsonaro não deve reverter a inelegibilidade e que o PSD trabalha com dois pré-candidatos: Ratinho Junior e Eduardo Leite. Segundo ele, ambos abririam mão caso Tarcísio de Freitas decida concorrer. Kassab reforçou que o partido seguirá até o fim com candidatura própria. Assembleia Itinerante
A Assembleia Itinerante chega ao Noroeste e Sudoeste com sessões em Paranavaí e Dois Vizinhos. O programa realiza suas 34ª e 35ª edições nos dias 26 e 28 de novembro, ampliando a presença do Legislativo no interior. A Defensoria Pública vai oferecer atendimento jurídico gratuito nos locais das sessões. Investimento
A Ibema avalia entrar no mercado de venda direta de madeira e reforça investimentos no Paraná. A Ibema, produtora de papel-cartão e sócia da Suzano, estuda atuar na venda direta de madeira de reflorestamento. Nos últimos quatro anos, a empresa investiu R$ 150 milhões na compra de florestas de eucalipto no interior do Paraná. Com faturamento anual próximo de R$ 1 bilhão, a companhia amplia sua presença estratégica no Estado.
Cidadão do Oeste
Prefeitos da AMOP escolheram Nelson Padovani como Cidadão Honorário do Oeste do Paraná. Padovani recebeu oficialmente o título de Cidadão Honorário do Oeste, reconhecimento ao legado que construiu na mecanização agrícola, nos loteamentos urbanos e na atuação política que garantiu obras e recursos para a região. CEO mundial
A sede da Coamo, em Campo Mourão, recebeu o CEO mundial da Bayer, Bill Anderson, que conheceu a estrutura da cooperativa. A visita reforçou a parceria de mais de cinco décadas entre Coamo e Bayer, marcada por inovação e sustentabilidade. Anderson elogiou o modelo cooperativista paranaense e destacou a qualidade dos serviços oferecidos, considerados referência mundial. Base aliada
Em reunião com o secretário João Carlos Ortega e o vice-governador Darci Piana, deputados da base aliada foram reconhecidos pelo apoio às pautas que impulsionam o desenvolvimento do Estado desde 2019. O encontro também apresentou projetos que chegarão à Assembleia ainda este ano, nas áreas de economia, segurança, funcionalismo, ensino superior e sustentabilidade. Hussein Bakri afirmou que a bancada seguirá atuando em favor dos quase 12 milhões de paranaenses.
Casa de espetáculos
Teatro Guaíra é eleito a Melhor Casa de Espetáculos do Brasil no Prêmio Cenym 2025. O Teatro Guaíra conquistou o principal prêmio do teatro nacional e superou as casas de São Paulo, Rio e Minas. É a primeira participação do Paraná na premiação e também a primeira vitória do Sul do País. A escolha considerou excelência técnica, programação e impacto cultural.
Amigo da Pessoa Idosa
O Paraná lançou pacote de R$ 113,7 milhões para fortalecer políticas públicas para idosos. O governo anunciou o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, além da oficialização da Bolsa Cuidador Familiar e R$ 16 milhões extras para os 399 municípios. As medidas reforçam ações de cuidado, inclusão e proteção, alinhadas ao envelhecimento digno. O lançamento ocorreu no II Encontro Cuida Mais Paraná.
Bolsa Cuidador
Bolsa Cuidador Familiar garantirá meio salário-mínimo a quem cuida de idosos dependentes. O benefício foi oficializado como política central da nova agenda estadual e reconhece o trabalho de cuidadores dentro do lar. A ação busca evitar institucionalizações desnecessárias e valorizar o cuidado doméstico. A primeira fase será piloto, voltada a municípios da Rede de Cidades Amigas da Pessoa Idosa. Referência nacional O Tecpar consolidou um programa pioneiro de verificação e validação de inventários e projetos de carbono, já aplicado em sete cidades e três biomas brasileiros. A iniciativa garante confiabilidade às metodologias que medem emissões, reduções e remoções de GEE. O Estado reforça seu protagonismo climático alinhado à agenda da COP 30. Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br





Renault Boreal é o melhor Utilitário Esportivo acima de R$ 201.000 no Prêmio Top Car TV 2025







O Renault Boreal venceu a categoria melhor Utilitário Esportivo acima de R$ 201.000 no Prêmio Top Car TV 2025. A premiação está em sua 24ª edição e tem um júri especializado formado por 32 jornalistas automotivos de 16 Estados do Brasil, de diferentes meios de comunicação (jornal, rádio, revista, TV e internet).
“Ser reconhecido nesta tradicional premiação é motivo de grande satisfação para nós. O Boreal é um veículo que se destaca pelo design imponente, tecnologia intuitiva e prazer ao dirigir. Este prêmio é um reconhecimento ao trabalho de toda a equipe que se dedicou ao Boreal”, declara Ariel Montenegro, presidente e diretor-geral da Renault Geely do Brasil.
O Boreal custa a partir de R$ 179.990 e está disponível em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic. Todas com o eficiente motor turbo TCe 1.3 flex com 270 Nm de torque combinado ao eficiente câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch) de dupla embreagem úmida com seis marchas. Tecnologia presente no Kardian e consolidada em mais de 1 milhão de unidades vendidas na Europa.
Mais sobre o Boreal Apresentado mundialmente pela primeira vez em julho, em São Paulo, o Renault Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologia. O Brasil é o primeiro país a comercializar o Boreal no mundo.
Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.
À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida logo de cara graças aos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo. As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo.
Com seu design interno inédito, o cockpit do Renault Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal openR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas.
Uma das principais vantagens da Renault Group Modular Platform é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a trazer de série no Brasil.
O Boreal oferece um sistema Harman Kardon premium, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre. Este sistema exclusivo integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas. Sobre a Renault A Renault oferece uma gama completa veículos como o Kwid, Kardian, Duster, Boreal, Oroch, Kangoo e Master e, ainda, os veículos E-Tech 100% elétricos Kwid E-Tech, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech. Com o Renault On Demand, serviço de aluguel de veículos a longo prazo, a Renault traz novas soluções de mobilidade, juntamente com projetos de compartilhamento de veículos.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da marca no país, vem colaborando com o desenvolvimento da sociedade e já impactou mais de 1 milhão de pessoas ao longo dos seus 15 anos nos eixos de Inclusão e Segurança.




Cidades da Região
Metropolitana de Curitiba ganham 115 novos ônibus para transporte coletivo
Essa é a maior renovação da história do serviço e acontece antes mesmo da licitação do transporte, feita mediante acordo entre Agência de Assuntos Metropolitanos, as empresas, o Ministério Público e o Poder Judiciário, beneficiando diretamente os usuários com ônibus novos
O transporte metropolitano da Grande Curitiba ganhou reforço nesta terça-feira (25) com a entrega de 115 ônibus zero quilômetro. A nova frota vai beneficiar seis municípios: Almirante Tamandaré, Pinhais, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Colombo e Bocaiúva do Sul.
O investimento de R$ 126 milhões foi realizado pelas empresas operadoras do sistema metropolitano, entre elas Expresso Azul, Santo Ângelo, São José, Viação Colombo, Viação Antonina e Viação Nobel. Essa é a maior renovação da história do serviço e acontece antes mesmo da licitação do transporte, feita mediante acordo entre Agência de Assuntos Metropolitanos, as empresas, o Ministério Público e o Poder Judiciário, beneficiando diretamente os usuários com ônibus novos.
Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a renovação representa mais conforto aos usuários para deslocamentos durante o dia a dia. “Temos a maior integração do transporte público do País e agora novos veículos à disposição. São mais de 25 cidades integradas com a Capital, muitas vezes pagando apenas uma passagem. Agora estamos resolvendo um problema de 40 anos, que é esse vácuo sem licitação do transporte, e ao mesmo tempo garantindo investimentos das atuais empresas operadoras”, acrescentou.
Esse processo foi todo coordenado pela Amep. Cerca de 400 mil pessoas utilizam o transporte coletivo na Grande Curitiba todos os dias. “Essa entrega representa praticamente 15% da frota atual. São veículos que passam a atender cidades grandes e importantes da Região Metropolitana. Transporte público é um direito constitucional e é ele quem permite acesso aos serviços de saúde e educação. Investimentos nesse segmento, que é muito seguro para a população, ajudam a consolidar a cidadania”, afirmou o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.
Do total, seis veículos atenderão a população de Almirante Tamandaré, seis a de Pinhais, 20 a de Fazenda Rio Grande, 36 a de São José dos Pinhais e 46 os municípios de Colombo e Bocaiúva do Sul. “Nossa população agradece muito essa nova entrega e eu parabenizo o governador Ratinho Junior e as empresas pela sensibilidade, proporcionando ao cidadão um transporte público de qualidade”, afirmou a prefeita do município, Rosa Maria.
O prefeito de Colombo e presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Helder Lazarotto, também elogiou a iniciativa. “É um novo momento. O Governo do Estado está trabalhando na licitação do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana e ao mesmo tempo garante esses novos ônibus. A partir desta entrega, o serviço já sobe de patamar”, detalhou.
Os novos veículos são de modelos destinados a atender diferentes demandas operacionais: 52 comuns, 32 articulados (com portas do lado direito), seis articulados linha direta (Ligeirinho),13 padrons linha direta (Ligeirinho), nove multimodais (embarque em nível lado esquerdo e degraus lado direito) e três articulados multimodais.
PRESENÇAS
Estiveram presentes o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer; o prefeito em exercício de Fazenda Rio Grande, Serjão; o prefeito de Almirante Tamandaré, Daniel Lovato; o presidente da Metrocard, Lessandro Zem; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os deputados estaduais Thiago Bührer, Márcia Huçulak, Fabio Oliveira e Luiz Claudio Romanelli; o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Hamilton Marins; e o promotor de Justiça Marcelo Salomão.


Contagem
regressiva: 2 mil alunos se preparam para maior edição do Ganhando o Mundo
Governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (25) de um encontro no Teatro Guaíra com os estudantes que participarão da maior edição do programa de intercâmbio estudantil, que em 2026 vai levar os participantes para Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Reino Unido e Austrália.
A contagem regressiva começou. Os 2 mil estudantes da rede estadual do Paraná selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, que acontece em 2026, participaram na terça-feira (25/11) de um encontro no Teatro Guaíra, em Curitiba, para alinhar os detalhes do intercâmbio. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu com os alunos e destacou que o programa de intercâmbio estudantil paranaense é o maior da América do Sul.
Os jovens vão estudar por um semestre letivo em cinco países de língua inglesa: mil alunos vão para o Canadá, 300 para a Irlanda, 300 para a Nova Zelândia, 200 para o Reino Unido e 200 para a Austrália. Os embarques começam já no início de janeiro, mas parte dos estudantes viaja no segundo semestre.
“Hoje, o Paraná é a região da América do Sul que mais envia estudantes da rede pública para fazer intercâmbio, para poder aprender uma segunda língua, ter o contato com países de primeiro mundo e uma troca cultural com estudantes de outras nacionalidades. Isso tem sido um sucesso”, afirmou o governador. “E esta edição é especial porque é a maior da nossa história”.
Alunos do Paraná reúnem grandes histórias para conseguir participar do Ganhando o Mundo
“Com iniciativas como esta, o Paraná se consolida como o estado com a melhor educação do Brasil”, ressaltou Ratinho Junior. “Porque o nosso objetivo com o Ganhando o Mundo é que os alunos retornem desse intercâmbio como líderes, influenciando
positivamente seus colegas para transformar suas escolas, famílias e comunidades. Queremos que eles voltem com a cabeça de primeiro mundo para nos ajudar a ser um Estado e um País de primeiro mundo”.
O programa abrange todo o Estado, contemplando estudantes dos 399 municípios. E 10% dos participantes desta edição, ou seja, 200 dos intercambistas, são beneficiários do programa Bolsa Família.
“Os alunos de escola pública, inclusive aqueles de baixa renda, vão ter a oportunidade de viajar pela primeira vez de avião e conhecer a educação de primeiro mundo, que vai transformar a vida desses meninos e meninas”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.
“É um programa fantástico para os estudantes da rede estadual. A gente seleciona, no mínimo, um estudante por município entre aqueles que têm as melhores notas e frequência. Ou seja, a seleção é por mérito, premiando nossos melhores alunos com a oportunidade de viajar e ter essa grande formação”, complementou.
SOBRE O PROGRAMA
O Ganhando o Mundo foi criado com o objetivo de aprimorar o repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitindo a vivência e experiência na realidade de outros países. Além de aperfeiçoar o conhecimento de uma segunda língua, o programa potencializa o desenvolvimento da autonomia e liderança dos alunos da rede pública do Paraná. Criado em 2022, o programa do Governo do Estado já levou 2.540
estudantes para intercâmbios no exterior. Com a edição de 2026, que é a maior da história, serão 4.540 alunos participando do Ganhando o Mundo, somando R$ 403,5 milhões de investimentos do Governo do Estado.
Todas as despesas são custeadas pela Secretaria de Estado da Educação, incluindo alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme e documentação escolar. Os estudantes selecionados também recebem um auxílio de R$ 800 mensais durante o período do intercâmbio.
Além dos estudantes, o Ganhando o Mundo também ganhou edições voltadas para professores, pedagogos e diretores. E pela primeira vez, em 2025 alunos dos colégios agrícolas do Paraná participaram de uma edição especial.
PRESENÇAS
Também acompanharam a solenidade os secretários estaduais das Cidades, Guto Silva; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; e da Administração e Previdência, Luizão Goulart; o presidente de Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o diretor-presidente do Detran/PR, Santin Roveda; os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia), Luís Corti, Jairo Tamura, Adão Litro, Alexandre Amaro e Nelson Justus; chefes dos Núcleos Regionais de Educação, diretores e professores.


Metrópole pinhais

Parque das Águas de Pinhais completa 7 anos e recebe nome em homenagem a José de Seixas Zeitel
Em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (24), o local foi renomeado em reconhecimento à contribuição do empresário e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico para a criação do parque e para o progresso do município
O Parque das Águas de Pinhais, um dos principais cartões postais e espaços de lazer do município, celebrou o 7º aniversário em grande estilo, recebendo uma nova e merecida denominação. O local passa a se chamar Parque das Águas José de Seixas Zeitel, em reconhecimento à contribuição do empresário e ex-secretário municipal de Desenvolvimento Econômico para a criação do parque e para o progresso do município. A cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (24) reuniu autoridades e famíliares do homenageado.
A prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância do trabalho de Zeitel para o município e a decisão do poder executivo municipal de encaminhar o projeto de lei para a homenagem. “Zeitel jamais morrerá, porque ele está presente não apenas nesse parque, mas no coração de quem conheceu aquele cara incrível. Ele merecia um ambiente, um lugar tal qual é o nosso Parque das Águas, pois foi realmente muito importante”, declarou a prefeita. Ela também ressaltou a natureza humana e a generosidade de Zeitel. “Eu tive a alegria e o privilégio de conhecê-lo e foi, sem dúvida nenhuma, um dos seres humanos mais generosos que eu conheci”, destacou.
A viúva de Zeitel, Stellamaris, emocionou os presentes ao relembrar como o casal escolheu Pinhais como lar nos anos 80, antes mesmo de se tornar município.

Ela contou sobre o sonho de Zeitel para o espaço se tornar o que é hoje. “Muitas vezes, ao passar por essa área, ele comentava que aqui havia tudo para se tornar um lindo parque. A água, a natureza generosa e essa vista tão bonita”, disse Stellamaris. Na época, o local era um espaço degradado, mas Zeitel conseguia vislumbrar um futuro de lazer para a comunidade. “Dar ao parque o nome do José é uma honra que ultrapassa nossa família. É o reconhecimento de uma trajetória dedi-
cada ao desenvolvimento da cidade e do profundo carinho que ele tinha por esse lugar”, concluiu a viúva.
O secretário de Estado de Administração e Previdência e ex-prefeito Luizão Goulart relembrou em seu discurso a época em que Zeitel integrou sua gestão como secretário de Desenvolvimento Econômico. “Aqui era um lugar de desova, de lixo”, descreveu Luizão sobre a área antes da transformação. Ele reforçou que Zeitel foi um dos mais entusiastas pelas mudanças que Pinhais precisava, sendo fundamental na formalização da ideia do parque. “São poucas pessoas que deixam marcas muito positivas na gestão pública. O Zeitel foi muito humano, uma pessoa que tirava a roupa do corpo se fosse preciso para ajudar alguém”, afirmou expressando gratidão por ter contado com a contribuição do homenageado. Também estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Marcinho, as secretárias municipais de Governo, e inte-
rina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; de Assistência Social, Andrea Franceschini, os secretários de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luis Xavier Pedroza e de Desenvolvimento, Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho; o diretor-presidente do Pinhais Previdência, Márcio Reszko, o secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Thiago Bonagura; a vereadora Professora Haline Siroti; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Carlinhos do Eliza, Leandro do Zezinho, Sargento Almeida e Tielo; além dos filhos de Zeitel Tarcila e Elias e demais familiares. A cerimônia foi marcada pela emoção e pelo sentimento de gratidão por um dos cidadãos que mais lutou pela transformação e pelo desenvolvimento de Pinhais, garantindo que o legado de Zeitel continue vivo e inspirando as futuras gerações em um dos espaços mais queridos da cidade. José de Seixas Zeitel era Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com especialização em Administração Industrial pela Universidade Federal do Paraná e MBA em Estratégia e Gestão de Negócios, pela mesma instituição. Natural do Rio de Janeiro, foi secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de 2009 até a data de sua morte, 27 de julho de 2015, aos 56 anos de idade em decorrência de
Dia do Rio: grafitagem é instalada no Marco Zero do Rio Iguaçu
Proposta pedagógica desenvolvida nas escolas municipais promoveu valorização e conhecimento do território, com destaque para local de encontro dos rios Iraí e Atuba Dentro da programação pelo Dia do Rio, celebrado neste 24 de novembro, a Prefeitura de Pinhais promoveu a inauguração de uma obra de grafitagem no Marco Zero do Rio Iguaçu, em parceria com o Rotary Club de Pinhais. A iniciativa simboliza a proposta pedagógica trabalhada ao longo do ano nas escolas municipais, de valorização e conhecimento do território.
O local, encontro dos rios Iraí e Atuba no bairro Weissópolis, divisa com Curitiba e São José dos Pinhais, foi reconhecido como Marco Zero do Rio Iguaçu em novembro de 1999. Os temas referentes aos rios que cortam Pinhais foram repassados aos alunos em ações articuladas pelas secretarias de Educação (Semed) e do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), por meio do Departamento de Turismo, além da parceria com Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel).
A prefeita Rosa Maria destacou a presença de alunos da rede municipal na inauguração. “São vocês, meninos e meninas, que vão atuar para que nós tenhamos uma cidade cada vez melhor. Não jogando lixo no chão, não jogando lixo na boca de lobo e, quando vir alguém fazer isso, pedir que a pessoa não faça. Porque vocês estão aprendendo que os rios que cortam a nossa cidade de Pinhais precisam ser preservados. Obrigada por vocês serem tão

espertas, tão inteligentes e capazes de ajudar a cuidar da nascente do rio que sai daqui através do Paraná e chega lá nas Cataratas do Iguaçu”, afirmou. A secretária municipal de Educação, Rosângela Batista Duarte, disse no evento que o objetivo da proposta pedagógica é desenvolver autonomia, sensibilidade e cuidado com o ecossistema. o secretário
de Estado de Administração e Previdência, Luizão Goulart, afirmou que a Prefeitura de Pinhais tem feito a “lição de casa”, ao promover a limpeza e dragagem dos vários rios que cortam o município.
Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marcinho, as secretárias municipais de Governo, e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; a vereadora Professora Haline Siroti; os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Sargento Almeida; a presidente do Rotary Club de Pinhais, Camila Rodrigues Niewerth; representantes da Semop, da Semel, da Guarda Municipal de Pinhais e mascote Pinhagua. O grafite inaugurado na solenidade foi produzido pelo artista Leo Art, em parceria com Jaque Loyola, com apoio da Secretaria de Obras (Semop). A obra destaca alguns elementos característicos de Pinhais e mostra o caminho do rio até Foz do Iguaçu. A presidente do Rotary disse que a ação com escolas de Pinhais é um dos mais importantes projetos humanitários da associação. “O Dia do Rio foi instituído em Pinhais por lei municipal em 1993. Desde então, o município vem intensificando ações de conscientização sobre a importância da preservação dos rios, reconhecendo que a água é um recurso indispensável à vida do nosso planeta”, afirmou Camila, em referência às ações conjuntas realizadas ao longo dos anos.

Metrópole CÂMaRA MUNICIPAL CWB



Dia do Taxista é celebrado em sessão solene na Assembleia
A data é comemorada em 30 de novembro e o evento foi proposto pelos deputados Alexandre Curi (PSD) e Ney Leprevost (União)
Câmara analisa projeto que valoriza cultura da tatuagem
Proposta da vereadora Tathiana Guzella reconhece tatuadores como agentes culturais e incentiva eventos em Curitiba, integração artística e ações de orientação à população
Por entender que a tatuagem se tornou prática presente na vida de milhares de curitibanos e que o setor movimenta a economia criativa local, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) apresentou um projeto de lei, na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), para reconhecer a atividade como manifestação cultural e estabelecer diretrizes municipais de valorização. Segundo a justificativa, “a tatuagem dialoga diretamente com a diversidade cultural, estética e social da cidade”. No projeto de lei, Delegada Tathiana afirma que a prática, historicamente ligada à afirmação identitária e representação simbólica, consolidou-se como forma de arte contemporânea. “Trata-se de uma expressão que incorpora valores de pertencimento, liberdade e criatividade, elementos que se harmonizam com os princípios constitucionais da valorização da cultura e da dignidade da pessoa humana”, registra a autora (005.00633.2025).
Diretrizes propostas para valorização dos tatuadores O projeto de lei estabelece seis diretrizes para orientar a atuação do Município na valorização da tatuagem e no apoio aos tatuadores, apresenta-
das como instrumentos de fomento cultural, incentivo econômico e orientação ao cidadão. As medidas preveem a promoção de ações culturais que reconheçam a tatuagem como forma de arte; incentivo a feiras, festivais, exposições e encontros do setor; fomentar à economia criativa; integração de tatuadores a projetos culturais; orientação sobre cuidados de higiene e proteção durante os procedimentos; e conscientização sobre a importância de uma decisão informada. Essas diretrizes, segundo a justificativa, funcionam como mecanismos de apoio institucional e de difusão cultural, sem interferir na regulamentação profissional — competência da esfera federal. Para a vereadora Delegada Tathiana Guzella, Curitiba já possui um ecossistema consolidado de estúdios, convenções e festivais. “O reconhecimento reforça a vocação da cidade para incentivar práticas culturais diversas, legitimando iniciativas já existentes e criando bases para novos projetos”, afirma o texto. Setor em expansão integra economia criativa da cidade A justificativa aponta que o segmento de tatuagem e body art é um dos que mais crescem no país, inte-
grando cadeias produtivas que vão de insumos especializados a turismo cultural. Dados mencionados no documento indicam que o mercado movimenta milhões de reais anualmente, gerando emprego, renda e atraindo visitantes para eventos temáticos. Esse cenário, segundo a Delegada Tathiana, reforça a pertinência de políticas públicas que fortaleçam a identidade cultural da cidade e ampliem oportunidades para artistas locais. Além de evidenciar o caráter cultural, o projeto associa a medida à estratégia municipal de estímulo à inovação e à economia criativa. A vereadora afirma que, ao integrar os tatuadores a projetos culturais apoiados pelo Município, Curitiba reforça sua imagem como cidade plural, inovadora e aberta à diversidade. “A medida contribui para a democratização do acesso à cultura e para a valorização da arte local”, completa a justificativa.
A proposição iniciou sua tramitação em 2 de setembro de 2025 e já passou pela Procuradoria Jurídica, que não identificou legislação municipal semelhante, e segue em análise pelas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Gabriel Kummer
Câmara Aberta: especial de Natal será neste sábado
Programa que abre as portas da Câmara de Curitiba em dias alternativos chega à terceira edição Pela terceira vez neste ano, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) volta a abrir suas portas à população em um sábado, no programa Câmara Aberta. A próxima edição será realizada no sábado (29/ 11), das 9h às 18h, e integra a programação do Natal de Curitiba, realizado pela Prefeitura e que terá mais de 150 atrações espalhadas por toda a cidade. “Mais uma vez convidamos a população para um dia especial, de diálogo com os vereadores e vereadoras, de participação direta da população, por meio da Tribuna do Povo, e para uma série de atividades de lazer, culturais e gastronômicas”, explicou o presidente Tico Kuzma (PSD), durante a sessão desta segunda-feira (24). Ele destacou a abertura do Palácio Rio Branco, das 14h às 18h, para que as crianças sejam recebidas e possam tirar fotos com o Papai Noel.

O Câmara Aberta soma esforços com o programa "Curitiba de Volta ao Centro", lançado neste ano pelo Executivo Municipal, para revitalizar e incentivar a ocupação do centro da cidade pela população, completa Tico Kuzma. “É importante que as pessoas participem, tragam suas demandas e sugestões aos vereadores e que também possam se divertir e aproveitar um dia em família”, completou.
Atrações do Câmara Aberta Durante todo o evento, haverá seis food trucks disponíveis, com
variadas opções gastronômicas. A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) disponibilizará atrações como pula-pula, xadrez gigante, entre outros brinquedos. Em uma parceria com a Provopar, haverá barracas de brechó e bazar com produtos resgatados pela Receita Federal. Os gabinetes dos vereadores estarão abertos das 9h às 13h para atendimento à população que não pode vir ao Legislativo nos dias de semana. Também haverá visita guiada ao Palácio Rio Branco e ao entorno da Praça Eufrásio Correia com a pesquisadora Clarissa Grassi. Para esta atividade é necessário realizar inscrição prévia.
Os curitibanos que desejarem falar na tribuna Bento Munhoz da Rocha Neto, no plenário da Câmara Municipal, para apresentarem reivindicações ou sugerirem ideias para melhorar o dia a dia da capital, tam-
bém precisam se inscrever para o Tribuna do Povo. Ao longo de todo o dia, uma programação cultural diversificada estará à disposição do público. Entre as atrações, destaca-se a apresentação do coral da Uninter, que ocorre das 11h30 às 12h, no palco montado no estacionamento entre a Câmara Municipal e a praça Eufrásio Correia. A programação musical será encerrada pelo Trio Last Tango, que traz um show de música portenha das 17h30 às 18h. Além disso, os visitantes poderão registrar momentos ao lado da Árvore de Natal, situada junto à sede histórica da Câmara de Vereadores, na rua Barão do Rio Branco.
Serviço
Câmara Aberta - edição de Natal, com programação para a família 29 de novembro.
Praça Eufrásio Correia, Centro.
Sábado, das 9h às 18h. Entrada gratuita
A Assembleia Legislativa do Paraná realizou (24/11), uma sessão solene em homenagem ao Dia do Taxista. O evento, realizado no Plenário da Casa de Leis, foi proposto pelo presidente do Poder Legislativo, deputado Alexandre Curi (PSD), e pelo deputado Ney Leprevost (União), com o objetivo de reconhecer a contribuição dos profissionais do volante para a mobilidade e a economia do Estado.
“Quero cumprimentar todos vocês por esta menção honrosa, aprovada por unanimidade nesta Casa. Vocês realizam um grande trabalho por Curitiba, pela Região Metropolitana e por todo o Paraná. E, quando a Assembleia presta uma homenagem, faz isso em nome de todos os paranaenses, que têm um carinho especial pelo táxi e pelos taxistas”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Alexandre Curi.
“A Assembleia é a Casa do Povo, e o povo precisa estar aqui dentro. Trazemos a população para participar por meio de debates, audiências públicas, mesas redondas e também de solenidades como esta. Ao mesmo tempo, vamos até as pessoas com as Assembleias Itinerantes, que percorrem os municípios levando serviços públicos e ouvindo as demandas da comunidade”, afirmou o deputado Ney Leprevost.
Para ele, o táxi é hoje um “patrimônio histórico, cultural e turístico do Paraná”, lembrando que Curitiba possui uma das categorias de taxistas mais tradicionais do país. “São profissionais muito queridos pela população que utiliza o serviço diariamente”, disse, ao destacar o papel essencial da categoria durante a pandemia. “Naquele período tão difícil, muitos taxistas foram verdadeiros anjos da guarda. Quando algumas pessoas não conseguiam sequer uma ambulância para chegar a um consultório ou hospital, eram os taxistas que arriscavam a própria vida para garantir esse transporte. Precisamos ter gratidão”, afirmou.
Reconhecimento
Para o presidente do Sinditaxi/PR, Djalma Rodrigues, o reconhecimento é muito importante, porque a categoria começa a ser vista de uma forma diferente. “Hoje estamos recebendo atenção de deputados, vereadores e representantes dos Executivos municipal e estadual. Eles estão olhando para os taxistas com outros olhos. E essa união fortalece nossas reivindicações e nos permite avançar em melhorias para toda a categoria”, disse, ao destacar a importância do fortalecimento da categoria e das políticas públicas voltadas ao setor.
Ele também falou dos desafios a serem enfrentados, tanto na capital quanto nas cidades do interior e da Região Metropolitana de Curitiba. “Temos diversas demandas, inclusive rela-

cionadas ao financiamento de veículos e à necessidade de reestruturar o sistema de táxi. Precisamos desenvolver um trabalho consistente para que a população conheça melhor o serviço e reconheça sua importância”, afirmou. Coordenador da Unidade de Táxi da Urbanização de Curitiba (Urbs), Alessio Reginaldo Giovanelli ressaltou a relevância do serviço prestado pelos taxistas à população e aos visitantes da capital paranaense. “Entendemos que esta homenagem é justa e merecida”, afirmou. Dados e lei De acordo com o Sinditaxi, há no Paraná 11 mil táxis e cerca de 15 mil taxistas. Na capital paranaense, a frota autorizada é de pouco mais de dois mil permissionários. No Estado, a Lei nº 14.332/2004 cria o Dia do Taxista, celebrado em 30 de novembro. Em Curitiba, a data também é comemorada em 30 de novembro (Lei nº 8.607/1995) e coincide com a criação do Conselho Municipal de Serviços de Táxi (Contaxi), estabelecido pela Lei nº 8.323/1993. Homenageados
Entre os homenageados estão César Bueno, que representou os taxistas mais longevos de praça; Derick Rosa de Oliveira, em homenagem aos profissionais já falecidos; Fabiano Cordeiro, representando os taxistas da Região Metropolitana; Celso Vello, que representou os taxistas de Curitiba; Marilia Margarida dos Santos, representando as mulheres taxistas; Luiz Carlos Malaquias, que representou os taxistas de todo o Estado; Pedro Henrique da Silva, representante dos jovens profissionais; Edegard Borges de Oliveira, representando as rádios táxi e associações; além de André Ronaldo de Aquino Charão, Leandro Araújo e Maristela Soares de Souza da Silva.
Também participaram do evento o ex-vereador de Curitiba, Alexandre Leprevost; Darci Custódio de Melo, da Mega Táxi; Edgar Borges de Oliveira, da Rádio Táxi Faixa Vermelha; o presidente do Sindicato de São José dos Pinhais, Fabiano Cordeiro; entre outros profissionais. Por Thaís Faccio

Créditos:



Governo autoriza mais R$ 145 milhões para pavimentações em todas as regiões do Estado
Os recursos, provenientes de transferências voluntárias, contemplam principalmente obras de pavimentação de vias urbanas, mas também melhorias em estradas vicinais, reforçando o compromisso do Estado com a mobilidade, a infraestrutura e a qualidade de vida da população
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria das Cidades (Secid), oficializou na segunda-feira (25/11) novas autorizações para licitações em 15 municípios que, juntas, somam R$ 145 milhões em investimentos. Os recursos, provenientes de transferências voluntárias, contemplam principalmente obras de pavimentação de vias urbanas, mas também melhorias em estradas vicinais, reforçando o compromisso do Estado com a mobilidade, a infraestrutura e a qualidade de vida da população.
São R$ 139 milhões para pavimentação de vias urbanas, sendo R$ 75 milhões para o programa Asfalto Novo, Vida Nova; R$ 18,5 milhões para Pavimentação sobre Pedras Irregulares; R$ 44,5 milhões para pavimentação de vias urbanas e R$ 1 milhão para recape asfáltico. Para pavimentação de
Estrada Vicinal serão destinados R$ 6,2 milhões. O secretário de Estado das Cidades, Guto Silva, destacou que o programa Asfalto Novo, Vida Nova tem transformado a realidade urbana em diversas regiões. “São obras que mudam o cotidiano das pessoas, trazendo dignidade, segurança e desenvolvimento. O Paraná segue avançando com planejamento e compromisso com os municípios”, afirmou. Entre os municípios beneficiados, Cascavel receberá o maior volume de recursos, com R$ 25,8 milhões, seguida de Ivaté (R$ 19,5 milhões) e Londrina (R$ 17,3 milhões). União da Vitória teve três autorizações que somam mais de R$ 23 milhões, assinadas com a presença do prefeito do município, Dr. Ary. “O município de União da Vitória, na sua área urbana, tem mais de 50% de suas vias sem pavimentação, por
este motivo a importância de podermos levar esses recursos a quase 60 mil habitantes que necessitam dessa pavimentação, para tirarmos essas pessoas da poeira e da lama”, disse o prefeito Dr. Ary, ressaltando que todos os bairros do município serão pavimentados, com destaque para as ruas em frentes das escolas, dos CMEIS, dos postos de saúde, dos CAPS e de outros centros de atendimento.
Campina do Simão recebeu duas autorizações que juntas somam R$ 5,5 milhões, Capitão Leônidas Marques, R$ 2,1 milhões, e Coronel Domingos Soares, R$ 2,6 milhões.
Paiçandu terá mais de R$ 1 milhão em recursos, valor comemorado pelo prefeito Ismael Batista, por ser capaz de atender uma demanda histórica dos moradores. “São duas vias de muita importância, uma, a Avenida Silvio Alves, e, a outra, a Rua Ângelo Bertasso.
As duas têm necessidade grande desse recape e isso vai melhorar a qualidade de vida, a mobilidade e a acessibilidade de quem usa as duas vias. As obras vão levar também desenvolvimento, principalmente para a Silvio Alves, uma rua que tem uma gama grande de comércio, beneficiando inúmeros comércios”, disse. Iguatu terá R$ 2,8 milhões em investimentos, Ipiranga, R$ 6,6 milhões, Santa Lúcia R$ 2,2 milhões, Santa Maria do Oeste, R$ 5,1 milhões, Bom Jesus do Sul, R$ 6,2 milhões para obras em estrada vicinal municipal e Tamboara, R$ 12,8 milhões.
O prefeito Antônio França, de Medianeira, que teve autorizados R$ 11,4 milhões para pavimentações, destacou a gestão municipalista do Governo do Estado. “Somos muito gratos por essas autorizações, já temos uma lista de bairros que vão ser atendidos, os
projetos foram encaminhados e foram analisados. O que está sendo liberado hoje é recurso para projetos já aprovados, muitas famílias serão atendidas e somos muito gratos em nome das famílias medianeirenses”, disse. PRESENÇAS
Estiveram presentes os deputados estaduais Adão Litro, Luiz Claudio Romanelli, Moacyr Fadel, Soldado Adriano José, Matheus Vermelho, Evandro Araújo, Gugu Bueno e Batatinha e Hussein Bakri. Também estiveram presentes os prefeitos dos municípios de Capitão Leônidas Marques, Maxwell Scapini; Coronel Domingos Soares, Maria Antonieta; Iguatu, Professor Martinho; Ipiranga, Douglas Modesto; Ivaté, Denilson Prevital; Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi e Tamboara, Giovane Monteiro; além de representantes de Campina do Simão, Londrina, Santa Lúcia, Santa Maria do Oeste e Cascavel.
Exportações paranaenses de milho crescem 179% e receitas triplicam em 2025
Salto ocorreu pelo grande volume embarcado em decorrência da safra recorde do ciclo anterior e da estratégia adotada pelos produtores de escoarem o milho primeiro, já que é menos atrativo comercialmente do que a soja Dados são do Boletim Conjuntural do Deral, que aborda, também, soja, mandioca e proteína animal.
O milho aparece como o grande protagonista das exportações paranaenses, registrando uma alta de 179% no volume enviado ao mercado externo de janeiro a outubro de 2025, em relação ao mesmo período de 2024. Neste ano, o Paraná embarcou nos primeiros dez meses 3,55 milhões de toneladas do cereal, enquanto que em 2024 foram 1,27 milhão de toneladas.
A receita gerada em 2025 foi de US$ 757,7 milhões – quase três vezes mais que em 2024, quando esse valor foi de US$ 268,2 milhões. A receita expressiva foi favorecida, também, por um leve incremento no preço internacional, que passou de US$ 210,58 para US$ 213,43 por tonelada. Os dados são do último Boletim Conjuntural do Departamento de Economia Rural (Deral) – da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab). O documento aponta que esse salto ocorreu pelo grande volume exportado em decorrência da safra recorde do ciclo anterior. Além disso, resulta da estratégia adotada pelos produtores de escoarem o milho primeiro, já que é menos atrativo comercialmente do que a soja. Segundo analistas do Deral, isso demonstra um agronegócio dinâmico, em que o avanço das exportações sinaliza a importância dos mercados globais para o equilíbrio das cadeias internas.
SOJA E MEL O Boletim do Deral também aborda a diversidade produtiva do Paraná e o desempenho robusto de setores como suínos, carne bovina e mel, que reforçam a resiliência do campo diante de oscilações climáticas, tarifárias e de demanda mundial. Enquanto o milho sustenta o crescimento das exportações, a soja enfrenta um período de ajuste, com redução de 10% nos embarques do complexo (farelo, óleo e grãos). Foram exportados nos primeiros 10 meses do ano 13,56 milhões de toneladas resultando em uma receita financeira de U$ 5,53 bilhões de dólares. Mesmo assim, alguns segmentos registraram evolução positiva: o óleo de soja – com maior valor agregado – teve aumento de 18% nas exportações, e o farelo cres-

ceu 2%. A queda se concentra na soja em grão, com retração de 15%.
Somando as exportações de soja e milho, o Paraná exportou 17,1 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2025, representando uma alta de 4,1%. Para os técnicos do Deral, isso evidencia que, mesmo com a queda no volume de soja, o embarque de granéis aumentou pela priorização do milho. A expectativa é que nos próximos três meses haja um embarque maior de soja para liberação dos armazéns pois em janeiro já começa a colheita da nova safra.
O mel brasileiro aparece entre os produtos mais impactados pelo cenário internacional. As exportações nacionais cresceram 1,5% em volume e 31,2% em receita até outubro, mas o avanço foi marcado por forte volatilidade após os Estados Unidos imporem tarifa de 50% sobre diversos produtos brasileiros, incluindo o mel.
O Paraná segue como terceiro maior exportador, com 5,57 mil toneladas e US$ 18,6 milhões, quase o dobro da receita do
ano anterior. A antecipação de compras pelos EUA, seguido por uma queda nos volumes após agosto evidenciam os efeitos imediatos da nova tarifa, mas a valorização dos preços do mel brasileiro tem mitigado parte das perdas financeiras. Junto com os EUA, os principais importadores do mel brasileiro são Canadá, Reino Unido, Alemanha e Países Baixos. MANDIOCA No campo, a mandioca mantém trajetória favorável em 2025. As chuvas de novembro impulsionaram o desenvolvimento das lavouras e aceleraram o chamado “arranquio”, reduzindo atrasos causados pelo período mais seco registrado entre agosto e outubro. A produção deve atingir novo recorde, estimada em 4,2 milhões de toneladas, acima das 3,7 milhões do ano passado.
Os preços pagos ao produtor em outubro, próximos de R$ 543,57 por tonelada, representam recuperação em relação a setembro e garantem cobertura dos custos operacionais, animando os produtores e estimulando o aumento da área para 2026.
OLERÍCOLAS
A diversidade produtiva das olerícolas segue como uma das marcas do Paraná. Em 2024, todos os 399 municípios registraram cultivos comerciais, movimentando R$ 7,1 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP). São José dos Pinhais, Guarapuava, Marilândia do Sul, Contenda e Araucária lideram o segmento, somando 805,6 mil toneladas colhidas e R$ 1,8 bilhão em VBP. A produção abrange principalmente batata, cebola, repolho e couveflor, e ainda uma ampla gama de folhosas, sustentadas pela demanda dos principais centros urbanos.
FRANGO
Entre as proteínas animais, o frango apresenta alívio parcial nos custos. Em outubro, o custo de produção no Paraná caiu para R$ 4,55/kg, redução de 1,7% frente ao mês anterior e 2,8% em relação a outubro de 2024. Isso foi influenciado principalmente pela queda nos gastos com ração – que representa 63% dos gastos com produção. O Índice de Custos de Produção de Frango também mostra retração
acumulada de 4,9% no ano, ajudando a equilibrar a atividade em meio à oscilação dos preços pagos ao produtor.
BOVINOS
Na bovinocultura, o cenário externo segue determinante. As exportações brasileiras de carne bovina já alcançam 96% do total embarcado em 2024, ritmo que mantém o mercado doméstico com oferta ajustada e preços firmes, apesar de sinais de resistência por parte dos compradores. O envio de animais vivos ao exterior também cresceu, somando 842 mil toneladas no ano, alta de 12,4% sobre 2024.
SUÍNOS
A suinocultura, por sua vez, vive um ciclo histórico. No terceiro trimestre, o país registrou recordes simultâneos de produção, exportação, importação e disponibilidade interna. Foram produzidas 1,49 milhão de toneladas de carne suína, incremento de 6,1% comparado a 2024. As exportações somaram 391,97 mil toneladas, representando 26,3% da produção nacional, e também alcançaram volume recorde.
COGUMELOS No segmento de cogumelos, o Paraná mantém a terceira posição nacional, com produção de 982 mil quilos em 2024 e VBP superior a R$ 21 milhões. Os principais cultivos são dos cogumelos comestíveis Champignon de Paris, Shiitake e Shimeji. A atividade, ainda concentrada em pequenos e médios produtores, cresce impulsionada pela maior demanda por alimentos saudáveis, gastronomia oriental e proteínas alternativas.
Segundo a Seab/Deral os maiores polos produtores ficam nas regiões de Curitiba, Guarapuava, Irati, Ponta Grossa, Londrina, União da Vitória, Umuarama, Dois Vizinhos, Cornélio Procópio e Maringá. No Paraná também é cultivado o cogumelo Agaricus blazei, conhecido como “Champignon do Brasil” e “cogumelo-do-sol”, entre outras denominações. Segundo a Associação Nacional de Produtores de Cogumelos (ANPC), ele é mundialmente apreciado por suas qualidades gastronômicas e propriedades medicinais.



Com
investimento direto, Paraná apresenta novas ações para fortalecer igualdade racial
O governador Ratinho Junior lançou nesta segunda-feira (24), durante a abertura do II Encontro Estadual de Gestores de Políticas do Cuidado, o programa Municípios Antirracistas e anunciou o primeiro repasse do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundeppir) para fortalecer ações nessa área em 39 municípios paranaenses.
O Paraná encerra o Mês da Consciência Negra com políticas inéditas para fortalecer a igualdade racial em todo o Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou na segunda-feira (24/ 11), durante a abertura do II Encontro Estadual de Gestores de Políticas do Cuidado, o programa Municípios Antirracistas e anunciou o primeiro repasse do Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundeppir) para fortalecer ações nessa área em 39 municípios paranaenses.
“O lema do nosso governo diz que o Paraná é um estado que trabalha e cuida. Mostramos isso na prática, promovendo o cuidado com todos os paranaenses, independentemente da cor raça ou etnia”, afirmou Ratinho Junior. “Trabalhamos de forma unida, em parceria com as prefeituras e outras instituições, para fazer com que o combate ao racismo entre na pauta diária das nossas como gestores públicos”.
O Paraná é o primeiro estado do Brasil a fazer repasses fundo a fundo aos municípios para promover políticas de igualdade racial e valorização dos povos e comunidades tradicionais. Nesta primeira etapa, estão sendo distribuídos R$ 2,4 milhões entre 39 municípios paranaenses, com valores que variam de R$ 50 mil a R$ 100 mil, conforme o número da população negra de cada um. Regulamentado neste ano por decreto do governador Ratinho Junior, o Fundo Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial é destinado à captação, repas-
se e aplicação de recursos para o financiamento de políticas públicas voltadas à igualdade racial no Paraná. Neste primeiro repasse, ele vai beneficiar projetos e ações nas áreas de saúde, segurança, educação, cultura e assistência social, entre outros setores, conforme as demandas locais.
São elas: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Amaporã, Apucarana, Araucária, Assis Chateaubriand, Cambé, Cafezal do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Castro, Centenário do Sul, Cianorte, Chopinzinho, Colombo, Cruzeiro do Oeste, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Francisco Beltrão, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Mandaguari, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Pérola, Piraí do Sul, Piraquara, Pontal do Paraná, Ponta Grossa, Quatro Barras, Rolândia, São Manoel do Paraná, Toledo, Uraí e Umuarama.
Seu objetivo é promover o cofinanciamento fundo a fundo, repassando recursos do Fundo Estado às cidades que também criaram instrumentos semelhantes em âmbito municipal. Essa modalidade de transferência permite descentralização, celeridade e transparência, fortalecendo o controle social através da atuação dos Conselhos Municipais de Promoção da Igualdade Racial. “Nosso objetivo é, além de construir políticas voltadas ao respeito e à igualdade, também tornar o Paraná um estado que luta e é referência no combate ao racismo”, disse a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.

GOVERNADOR CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR
Os recursos são para financiar projetos e ações que promovam autonomia da população negra e demais grupos étnicos, com acesso à saúde, educação, cultura e trabalho; implementar políticas públicas específicas para a população negra e racializada; e impulsionar políticas antidiscriminatórias e de combate às desigualdades étnico-raciais.
A adesão municipal ao fundo exige que o município conte com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial em funcionamento, com composição paritária e deliberativa, bem como que tenha instituído o Fundo Municipal de Promoção da Igualdade Racial (FMPIR). Uma vez cumpridas essas condições, o município apresenta plano de ação, recebe os recursos, executa-os e presta contas aos conselhos
municipais e estadual de Promoção da Igualdade Racial. MUNICÍPIOS ANTIRRACISTAS
A proposta do programa Municípios Antirracistas é oferecer orientações, ferramentas de acompanhamento, certificação e reconhecimento para cidades que adotarem práticas concretas e contínuas de promoção da equidade racial. O objetivo é criar uma rede estadual de cidades comprometidas com a redução de desigualdades históricas, promover o fortalecimento da coesão social e o incentivo a ambientes mais inclusivos.
A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI), o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos do MPPR, por meio do Nú-
cleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER), o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a iniciativa vai Ela prevê que os municípios interessados possam acessar materiais de apoio, implementar boas práticas, elaborar planos e, posteriormente, solicitar auditoria técnica para certificação, que será feita pelo Tecpar. Todos os passos para a implantação das ações dos municípios estão descritos na Cartilha para Execução do Projeto.
“Estamos tentando criar, juntos, políticas públicas para afastar de qualquer forma a desigualdade racial, o preconceito e a discriminação no nosso Estado. São ações efetivas, com adesão de todos os prefeitos e da população do Paraná, para fortalecer a educação e criar uma cultura igualitária no Estado”, afirmou o procuradorgeral de Justiça do MPPR, Francisco Zanicotti.
As cidades que aderirem ao programa e implementarem iniciativas efetivas para a promoção da igualdade de oportunidades e o enfrentamento ao racismo vão receber um selo do programa. As certificações ocorrerão em três níveis (bronze, prata e ouro), considerando o porte populacional da cidade e o número de ações implementadas.
Cidades com até 20 mil habitantes podem alcançar o nível bronze com duas iniciativas, prata com três e ouro com quatro, incluindo a criação de conselho municipal ou lei de ações afirmativas. A que têm entre 20 mil e 50 mil
habitantes recebem bronze com três ações, prata com quatro e ouro com cinco, também com exigência de conselho ou legislação afirmativa. Já municípios com mais de 50 mil habitantes obtêm bronze com quatro iniciativas, prata com cinco (incluindo conselho ou lei) e ouro com seis ações, obrigatoriamente com ambos os instrumentos implantados. A implantação das ações terá acompanhamento das Promotorias de Justiça de cada comarca, sob orientação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, por meio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial.
PRESENÇAS
Também participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; Cultura, Luciana Casagrande Pereira; Planejamento, Ulisses Maia; Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Alexandre Curi; o líder do Governo na Alep, Hussein Bakri; os deputados estaduais Ademar Traiano, Marcia Huçulak, Mabel Canto, Alexandre Amaro, Wilmar Reichembach, Luis Corti, Artagão Júnior, Matheus Vermelho e Luiz Fernando Guerra; o cônsulgeral do Japão em Curitiba, Yasuhiro Mitsui; o superintendente Geral de Relações Institucionais do Governo, Renato Adur; o coordenador da Opas no Brasil, Jonás Gonseth-Garcia; e a especialista em Proteção Social e Mercado de Trabalho do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Lívia Gouveia Gomes.
Foto: Felipe Henschel/AEN
São José dos Pinhais inclui quatro novas festas no Calendário Oficial de Eventos

Crédito: Divulgação / Prefeitura de São José dos Pinhais. Quatro novas celebrações religiosas passam a integrar oficialmente o Calendário de Eventos de São José dos Pinhais. As Leis nº 4.879, 4.881, 4.883 e 4.884, todas publicadas no Diário Oficial do Município (saiba mais clicando aqui), reforçam o caráter cultural e comunitário das festividades. As normas autorizam o Poder Executivo a firmar parcerias para promoção e divulgação dos eventos,
ampliando o apoio institucional às comunidades envolvidas. Confira:
Nossa Senhora de Fátima — Jardim Carmem A Lei nº 4.879/2025 oficializa a Festa em Honra a Nossa Senhora de Fátima, que será realizada anualmente no segundo domingo de maio, no bairro Jardim Carmem. Com a inclusão no calendário municipal, a celebração passa a ter respal-
do oficial, permitindo que o Executivo firme convênios e parcerias para fortalecer a divulgação e promoção do evento no território.
Nossa Senhora das Neves — Gamelas Por meio da Lei nº 4.881/2025, o município também reconhece oficialmente a tradicional Festa em Honra a Nossa Senhora das Neves, realizada no bairro Gamelas,
sempre no mês de agosto. A legislação integra o evento aos compromissos culturais oficiais da cidade e autoriza cooperação entre o poder público e a comunidade para expansão e valorização da festa.
Santa Faustina — Jardim Cruzeiro
A Lei nº 4.883/2025 institui no calendário oficial a Festa em Louvor a Santa Faustina, promovida no bairro Jardim Cru-
zeiro. A comemoração ocorrerá anualmente, próxima ao dia 5 de outubro, fortalecendo a tradição local. O texto também autoriza o Executivo a firmar convênios e parcerias para fomentar a realização e ampliação da festividade.
Capela Sagrados Corações — Costeira
A Lei nº 4.884/2025 inclui no calendário municipal a celebração da
Capela Sagrados Corações, localizada no bairro Costeira. O evento será realizado no primeiro domingo após o oitavo dia sucessivo à data de Corpus Christi, conforme tradição da comunidade. A norma assegura apoio do Executivo na divulgação e promoção da celebração e determina que despesas decorrentes sejam custeadas por dotações orçamentárias próprias.
Aberta consulta pública para aprimorar a Feira de Artesanato da Cultura de São José dos Pinhais
A Prefeitura de São
José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), abriu uma consulta pública on-line para reunir informações, opiniões e sugestões sobre a Feira de Artesanato da Cultura. A participação é aberta a toda a população, mas direcionada especialmente a artesãos atuantes e interessados em integrar a feira. Os interessados podem participar até o dia 5 de janeiro de 2025, por meio de formulário virtual – clique aqui para acessar. O formulário conta com 23 perguntas curtas, sem respostas certas ou erradas. O que se busca é compreender expectativas, necessidades e percepções dos artesãos para aprimorar a organização e o funcionamento da feira. “A consulta pública permite que os próprios artesãos contribuam para o aperfeiçoamento do processo de credenciamento e para o fortalecimento da Feira de Artesanato, asse-
gurando que as políticas culturais sejam construídas de forma conjunta e representativa”, destaca a secretária da Semuc, Jéssica Carraci.
As contribuições serão analisadas pela Comissão de Avaliação, nomeada pela Portaria nº 38/2025 – Semuc, responsável por definir os parâmetros e diretrizes que irão embasar o chamamento público de credenciamento dos participantes. A feira é regulamentada pelo Decreto

Municipal nº 5.242/2023.
A Semuc reforça que a consulta pública tem caráter exclusivamente participativo e não interfere em futuras seleções.
A Prefeitura de São José dos Pinhais reforça seu compromisso com a construção coletiva das políticas culturais e convida todos os artesãos a contribuírem com o processo, fortalecendo a Feira de Artesanato da Cultura e ampliando o diálogo com o setor.

Divulgação
A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Urbanismo, Transporte e Trânsito (Semutt), informa que a linha 1099 –Colônia Rio Grande / Eldorado passou por ajustes em alguns horários para melhor atender à saída
das indústrias e dos comércios que fazem parte do itinerário.
A quantidade total de horários permanece a mesma, porém com pequenas alterações de minutos em relação aos anteriores. As mudanças afetam dois horários de
saída do Terminal Central: o horário das 22h05 passa a ser 22h10, e o das 23h passa a ser 23h10. Consequentemente, os horários equivalentes nas saídas de bairro também foram ajustados: de 22h30 para 22h45 e de 23h25 para 23h35.
Crédito:
/ Prefeitura de São José dos Pinhais.

Melhor bartender do Brasil inaugura bar em Curitiba nesta sexta-feira (28)


João Pedro Pennacchi e Ariel Todeschini
Curitiba recebe nesta sexta-feira (28) o Testarossa, novo bar assinado por Ariel Todeschini, eleito o melhor bartender do Brasil em 2025 e entre os 20 melhores do mundo. Ao lado do empresário João Pedro Pennacchi, Ariel apresenta um projeto que promete destacar a capital paranaense no cenário da coquetelaria nacional. Com mais de dez anos de carreira e prêmios importantes, Ariel idealizou um espaço inspirado no estilo ítalo-brasileiro,
combinando técnica, criatividade e hospitalidade. Localizado na Alameda Júlia da Costa, nº 551, o Testarossa mescla elementos rústicos e sofisticados, com um conceito que valoriza cinco pilares: design, comida, música,


arquitetura e coquetéis. Durante o dia, o local funciona como ponto de pausa, oferecendo cafés especiais e drinks leves; à noite, ganha clima intimista e propício para celebrações. A carta autoral será sazonal, com criações
como o “Pesto Gimlet”, o “Rabo de Galo” reinterpretado e o “Aperitivo Testarossa”. O cardápio de comidas aposta em porções para compartilhar, incluindo tábua de frios, burrata, sanduíches de focaccia e as pipoquinhas de lasanha frita. O espaço reúne cinco ambientes integrados, além de um janelão para atendimento direto na rua. O Testarossa abre ao público nesta sexta-feira e funcionará de quinta a segunda, das 14h às 2h.
Curitiba recebe o TF Experience Yoga Flow neste sábado
Curitiba será palco, neste sábado (29), de mais uma edição do TF Experience Yoga Flow, evento dedicado ao bem-estar e à conexão entre pessoas. Realizado no Nex House – Casa de Pedra, no Batel, o encontro acontece das 9h às 12h e propõe uma manhã que combina prática corporal, música, experiências sensoriais e
momentos de convivência.
A programação começa com um welcome especial em parceria com o The Coffee, seguido pela aula de Yoga Flow no jardim, conduzida ao som de um DJ ao vivo. A proposta é criar uma atmosfera que una energia e tranquilidade, convidando o público a se conectar com
o próprio ritmo e com o ambiente ao redor.
Após a prática, os participantes poderão aproveitar um talk, um brunch e uma feirinha com marcas independentes, reunindo produtos autorais e iniciativas de empreendedores locais. A ação, organizada pela Track&Field Curitiba em parceria com o Nex House, reforça a

Espetáculo

O espetáculo “Maria em busca de Hovy”, de Eunice Oliveira, mistura dança contemporânea, música e teatro de bonecos para apresentar ao público infantil a lenda da gralha-azul e as belezas naturais do Paraná. As apresentações acontecem nos dias 29 e 30 de novembro, às 16h e 18h, no Teatro José Maria San-
ideia de promover experiências que vão além da atividade física, destacando movimento, bem-estar e comunidade.
O evento será realizado no Nex House – Casa de Pedra, na Alameda Presidente Taunay, nº 130, no Batel. As inscrições devem ser feitas pelo aplicativo da Track&Field e são limitadas. Divulgação


tos, com entrada gratuita. A história acompanha Maria, uma menina curiosa que parte em uma viagem pelo estado após conhecer a gralha-azul Hovy. A peça recria cenários como o litoral, as Cataratas do Iguaçu, Vila Velha e o Cânion do Guartelá, com bonecos de animais locais e projeções inspiradas nas ilustrações
de Márcio Arcoverde. As sessões contam com recursos de acessibilidade, como Libras, audiodescrição e abafadores de ruído. O projeto busca aproximar crianças da cultura paranaense e estimular pertencimento e imaginação.
Após a temporada no teatro, o espetáculo seguirá para escolas municipais
e terá exibições online em dezembro. A produção é realizada pela Bönisch
Produções Culturais, com apoio da Lei Rouanet. Serviço
“Maria em busca de Hovy” 29 e 30 de novembro – 16h e 18h
Teatro José Maria Santos –Curitiba
Ariel Todeschini
FIFA confirma divisão dos potes para o sorteio da Copa do Mundo de 2026

Foto: Reprodução
A FIFA oficializou nesta terça-feira a composição dos potes que serão utilizados no sorteio da Copa do Mundo de 2026, marcado para o dia 5 de dezembro, em Washington. A próxima edição do Mundial será a primeira com 48 seleções, distribuídas em 12 grupos, e o anúncio já começa a desenhar o caminho das equipes rumo ao torneio. O Brasil figura no pote 1, ao lado das principais potências do futebol internacional, como Espanha, Argentina, França, Ingla-
terra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha. Os anfitriões Canadá, México e Estados Unidos também aparecem entre as cabeças de chave. Com isso, a seleção brasileira evita enfrentar qualquer uma dessas equipes logo na primeira fase.
No pote 2 estão seleções tradicionais e em boa fase, como Croácia, Marrocos, Uruguai, Japão, Suíça, Senegal e Colômbia, além de Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália. O grupo representa um nível
competitivo significativo e pode formar confrontos equilibrados já na estreia das equipes.
O pote 3 reúne Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul. São seleções que, embora não estejam entre as favoritas, devem compor grupos desafiadores, especialmente por características como força física, ritmo de jogo e tradição regional.
Já o pote 4 traz equi-
pes que garantiram vaga em fases prévias, além de seleções que ainda serão definidas por repescagens intercontinentais e europeias. Entre elas estão Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia, além das vagas identificadas como Europa A, Europa B, Europa C, Europa D, FIFA 1 e FIFA 2. Essas últimas dependem de disputas finais que serão concluídas nos próximos meses.
Para o sorteio, a FIFA também reforçou algu-
mas regras importantes. Nenhum grupo poderá ter mais do que duas seleções europeias, medida que busca equilibrar a distribuição continental. Além disso, dentro de cada pote, as duas seleções mais bem ranqueadas serão direcionadas automaticamente para chaves distintas. No caso do pote 1, isso significa que Espanha e Argentina só poderão se enfrentar em uma eventual final, evitando um duelo precoce entre dois dos favoritos ao título.
Com os potes definidos, cresce a expectativa sobre a formação dos grupos e os possíveis confrontos logo na fase inicial. A edição de 2026 promete ser histórica não apenas pelo número recorde de participantes, mas também pela diversidade técnica e cultural que marca o novo formato do Mundial. O sorteio deve movimentar o cenário esportivo internacional e proporcionar um primeiro olhar sobre o que esperar do maior evento do futebol mundial no próximo ano.
Carlo Ancelotti lança autobiografia no Brasil e revisita sua lenda na Champions
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, lançou no Brasil sua nova autobiografia, O Sonho. A obra, escrita em parceria com Chris Brady e publicada pela Editora Planeta, revisita momentos marcantes de sua carreira, com foco especial em sua relação histórica com a Liga dos Campeões.
No livro, Ancelotti relembra desde a infância, quando sonhava em conquistar o principal título europeu, até as experiências mais recentes que o consagraram como um dos maiores técnicos da história. Ele detalha bastidores de grandes jogos, comenta sobre jogadores que marcaram sua traje-
tória e compartilha estratégias e reflexões que moldaram seu estilo de liderança.
A autobiografia também reforça alguns feitos únicos do treinador: Ancelotti é o único técnico campeão nas cinco principais ligas europeias e acumula um recorde impressionante na Champions,

Richard Hopkins, ex-chefe de operações da Red Bull e amigo de longa data de Michael Schumacher, afirmou que não acredita que o heptacampeão de Fórmula 1 voltará a ser visto em público. Segundo ele, a família do ex-piloto mantém um nível extremo de privacidade sobre seu estado de saúde, permitin -
somando conquistas como jogador e treinador.
Lançado internacionalmente em setembro, o livro chega agora às livrarias brasileiras com 256 páginas. Além desta obra, Ancelotti já havia publicado Liderança Tranquila, na qual explora seu método de gestão e o relacionamento com atletas.

Divulgação/Ricardo Moraes
do acesso apenas a um grupo muito restrito, composto por nomes como Jean Todt, Ross Brawn e Gerhard Berger.
Informações extraoficiais apontam que Schumacher depende integralmente de cuidados especiais e já não consegue mais se comunicar verbalmente. Estima-se que apenas
cerca de 20 pessoas estejam autorizadas a visitá-lo, reforçando a rigidez com que a família trata sua privacidade.
Apesar do silêncio predominante, algumas notícias esporádicas já surgiram ao longo dos anos, incluindo relatos de pequenos sinais positivos. Em certa ocasião, chegou a ser divulgado que Schumacher teria assinado discretamente um capacete para um evento beneficente, o que gerou especulações sobre sua condição.
A saúde do ex-piloto segue envolta em sigilo absoluto, com a família mantendo distância da imprensa e preservando ao máximo sua intimidade desde o acidente ocorrido em 2013.
Avanços na cirurgia robótica elevam taxas de cura do câncer de próstata

Freepik
A cirurgia robótica vem ganhando destaque como uma das principais aliadas no tratamento do câncer de próstata, alcançando índices de cura que podem chegar a 98% quando o diagnóstico é feito precocemente. O alerta é especialmente relevante diante da estimativa do INCA para o triênio 2023–2025, que aponta mais de 71 mil casos novos por ano no Brasil.
O urologista Ari Adamy Júnior, coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Pilar Hospital, lembra que o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas iniciais. Por isso, manter os exames de rotina, como o PSA, é essencial para identificar alterações antes que a doença avance para outras partes do corpo.
Após a confirmação do diagnóstico, o tratamento é definido conforme o estágio da doença. As opções vão desde acompanhamento e radioterapia até o tratamento medicamentoso ou intervenção cirúrgica. Quando a cirurgia é indicada, o avanço tecnológico tem ampliado as possibilidades.
A cirurgia robótica, realizada por meio de pe-
Maior corrente de solidariedade do Paraná dá início às ações de Natal

Começou oficialmente o Natal RPC, considerado a maior campanha de solidariedade do Paraná. A mobilização reúne atrações especiais, conteúdos temáticos e, no centro de tudo, a tradicional Campanha do Brinquedo RPC SESC, que convida a população a doar brinquedos novos ou em bom estado. No ano passado, a ação bateu recorde ao arrecadar mais de 314 mil itens, e a expectativa é repetir o sucesso em 2025.
Neste ano, o projeto reforça o conceito “Vivemos a solidariedade juntos”, estimulando a
união de comunidades, famílias e amigos em torno do espírito natalino. Além da campanha de arrecadação, o público poderá participar de ativações especiais, acompanhar conteúdos exclusivos e visitar a Casa da Marry — espaço temático inspirado na mascote da emissora — montada em Curitiba, Londrina e, pela primeira vez, Foz do Iguaçu.
A nova animação da RPC, “Marry em: Um pedido especial”, também integra a programação. A produção, que dá sequência aos conteúdos que vêm conquis-
tando o público desde 2021, será exibida nos dias 24 e 25 de dezembro. As animações da personagem já ganharam reconhecimento nacional, incluindo o Prêmio Gema Awards recebido em 2025.
A Campanha do Brinquedo RPC SESC segue até o fim de dezembro com pontos de arrecadação espalhados pelas emissoras da RPC, unidades do Sesc Paraná e locais parceiros. A Casa da Marry funciona todos os dias, das 8h às 20h, com presença da mascote a partir das 11h.
quenas incisões e assistida por robôs, oferece maior precisão, menor tempo de recuperação e reduz significativamente o risco de sequelas. Segundo Adamy, essa técnica acelera o retorno da continência urinária e preserva melhor a função sexual, dois fatores que impactam diretamente a qualidade de vida dos pacientes.
Por ser menos invasiva
e mais eficiente, a cirurgia robótica já é considerada o principal método para a realização da prostatectomia radical nos maiores centros médicos do mundo. Ela se soma ao desenvolvimento de novos medicamentos e terapias focais em radioterapia como parte de um avanço expressivo no tratamento da doença.
O especialista reforça que divulgar essas possibili-
dades também ajuda a derrubar resistências. Muitos homens ainda evitam procurar ajuda por medo das sequelas. Informações claras e atualizadas sobre tratamentos modernos podem incentivar o cuidado preventivo e a busca por diagnóstico precoce. “Hoje conseguimos oferecer tratamentos mais eficazes, com menos impacto e mais qualidade de vida”, destaca Adamy.
Go Coffee lança cardápio especial de frappes para o verão em todo o Brasil
Com a chegada das temperaturas mais altas, a Go Coffee aposta em um cardápio especial de frappes para refrescar o público durante o verão. A rede, que se consolidou como referência nacional em cafés especiais, apresenta novas combinações e sabores fixos que vão do tradicional ao mais ousado, disponíveis nas versões de 400 ml e 500 ml. Os frappes são preparados com base de café ou creme, syrup, leite, gelo, chantilly e cobertura. Entre as opções fixas estão Paçoca, Banoffee, Cappuccino, Vanilla Macchiato, Chocolate, Caramelo
Salgado, Red Morango, Avelã, Caramel e Cream Chips, além do já conhecido “frappe secreto”, sabor sazonal que muda periodicamente e estimula a curiosidade dos clientes.
A marca também reforça sua aposta em collabs com empresas parceiras, estratégia que tem rendido combinações exclusivas a cada estação. Segundo André Henning, cofundador da Go Coffee, a busca por novidades acompanha a forte demanda dos consumidores. Ele destaca que novas parcerias devem surgir no próximo ano, mantendo a inovação como marca registrada da
rede.
Fundada em 2017, em Curitiba, a Go Coffee cresceu rapidamente e hoje está presente em todos os estados brasileiros, com 550 unidades entre lojas em operação e contratos assinados. A rede comercializa mais de uma tonelada de café por mês, com grãos vindos principalmente do Sul de Minas e da Alta Mogiana, regiões reconhecidas pela produção de alta qualidade. Com um cardápio variado e criativo, a marca reforça seu propósito de entregar experiências únicas e saborosas para todos os perfis de consumidores.
