24072025

Page 1


Governador Ratinho Junior nomeia 604 policiais na maior contratação da história da PCPR

Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021 que serão somados aos outros 126 policiais contratados em 2025. Foto: Jonathan Campos/AEN

Casa de Alice é ampliada e recebe melhorias para acolher mulheres vítimas de violência

Obras de reforma e ampliação foram realizadas na Casa da Alice, um espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais. O local integra a rede da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece atendimento humanizado e sigiloso às acolhidas.

A nova estrutura é moderna, segura, acessível e pensada em cada detalhe. O local agora tem capacidade para acolher cerca de 20 pessoas, entre mulheres e seus filhos, quando necessário.

“Mais do que entregar uma estrutura nova, moderna e segura, entregamos aqui um símbolo do nosso compromisso com as mulheres de São José dos Pinhais. A nova estrutura da Casa de Alice representa cuidado, respeito e reconstrução”, destacou Nina Singer.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (22) a nomeação de mais 604 policiais civis para reforçar o quadro da corporação em todo o Estado. Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021. O reforço no efetivo consolida o ano de 2025 com a maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná (PCPR). “Nossa Polícia Civil já se destaca pelo alto índice de solução de crimes, o que nos coloca no menor patamar de criminalidade dos últimos anos. Quando assumimos o governo, reorganizamos todas as nossas forças policiais e agora, com esse reforço histórico na Polícia Civil, o objetivo é oferecer ainda mais segurança aos paranaenses, com resposta cada vez mais rápida à criminalidade”, destacou Ratinho Junior. Em junho, Ratinho Junior anunciou a contratação de 620 policiais civis, sendo que 604 foram nomeados nesta terça-feira e outros 16 devem ser chamados em breve. Os 484 agentes de polícia judiciária serão distribuídos nas regiões de Curitiba e Metropolitana, além do Interior, assim como os 40 papiloscopistas. Já os 80 delegados serão lotados em diversas cidades. Eles atuarão diretamente na investigação de crimes, lavratura de flagrantes, condução de inquéritos, execução de operações, perícias papiloscópicas e interlocução com o Poder Judiciário. O objetivo é agilizar atendimentos e procedimentos nas centrais de flagrante, distritos, delegacias regionais e especializadas. “É um momento emblemático para a segurança pública paranaense. A nomeação desses novos policiais civis representa o fortalecimento da investigação criminal, da resposta qualificada ao crime e da presença do Estado em todas as regiões”, reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

4

Pinhais: Obras avançam para a implantação da nova unidade de saúde Esplanada

A construção do Bairro Novo da Caximba é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba que une inovação urbana, sustentabilidade ambiental, moradia digna e estímulo à economia local. O maior projeto socioambiental da história de Curitiba, o Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC), está criando o bairro inteligente e ao mesmo tempo impulsionando a economia da região sul da cidade. O aquecimento das vendas nas olarias e cerâmicas locais é um exemplo. “É um ciclo positivo sobre muitos aspectos. A Prefeitura investe em habitação digna e, ao mesmo tempo, ajuda a aquecer a economia da região. As empresas contratadas estão priorizando fornecedores locais, o que valoriza ainda mais esse grande projeto criado para interromper o processo de degradação ambiental e promover a transformação urbana e humana da Caximba”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

As obras da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Esplanada, no bairro Pineville, continuam em pleno vapor. As equipes já finalizaram a laje da cobertura e agora executam as estruturas da área técnica e caixa d'água. Além disso, realizam as tubulações hidráulicas e elétricas da implantação da obra. A construção tem investimentos na ordem de R$ 6,6 milhões, provenientes do programa Avança Pinhais. Depois de pronta, a estrutura de aproximadamente 1.000 metros quadrados contará com seis consultórios, sendo dois para a especialidade de ginecologia; sala de acolhimento e pré-consulta; sala de vacinação; sala de nebulização; sala de aleitamento; farmácia e auditório.

Página 5

A Câmara de Curitiba promove, em 21 de agosto, o evento Diálogos Metropolitanos, que discutirá o planejamento integrado das 29 cidades da Região Metropolitana. Com painéis, oficinas e especialistas, a iniciativa busca fortalecer políticas urbanas conjuntas em áreas como mobilidade, habitação e

meio ambiente. Inscrições gratuitas e programação disponível no site da CMC: www.curitiba.pr.leg.br.

Quinta-feira
Página

Camerata Antiqua de Curitiba realiza concerto em Paranaguá pelos 377 anos da cidade

A Camerata Antiqua de Curitiba se apresenta em Paranaguá, na quinta-feira (31/7), às 20h, com um concerto em homenagem aos 377 anos da cidade mais antiga do estado. A apresentação será realizada na Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário, um dos principais cartões-postais do município. A entrada é gratuita e a Paróquia sugere a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Com direção musical da maestrina Mara Campos e participação da soprano Ornella de Lucca, o concerto integra a programação oficial de aniversário de Paranaguá e oferece ao público um repertório que mescla tradição, espiritualidade e brasilidade, com obras de compositores nacionais e internacionais.

“Levar a Camerata a Paranaguá é uma forma de reconhecer a importância histórica e cultural dessa cidade para o Paraná. É também uma oportunidade de aproximar o público do litoral da música de concerto, levando um repertório escolhido para dialogar com a identidade e a memória do nosso estado”, afirma Janete Andrade, coordenadora da Camerata.

Programa

Na abertura, duas homenagens emblemáticas à identidade paranaense: a

Marcha para Curitiba e o Hino do Paraná, ambos compostos por Bento Mossurunga, com versos de Ciro Silva e Domingos Nascimento. As obras resgatam o sentimento cívico e a memória cultural do estado. Em seguida, a soprano Ornella de Lucca interpreta duas das mais conhecidas obras vocais de Heitor Villa-Lobos: a Ária (Cantilena) das Bachianas Brasileiras nº 5 e a Melodia Sentimental, retirada da trilha sinfônica Floresta do Amazonas.

O programa segue a Valsa Acadêmica, de Brasílio Itiberê, em versão para cordas de Ernani Aguiar, e com Bajulans, do mestre colonial Manoel Dias de Oliveira. A sonoridade barroca retorna com And He Shall Purify e o célebre Hallelujah, do Messias de Händel, além da espiritualidade de Jesus bleibet meine Freude, de Johann Sebastian Bach. Também compõem o concerto duas obras contemporâneas que exploram a expressividade coral: o Benedictus da Misatango, do argentino Martín Palmeri, que funde liturgia e tango, e The Ground, do norueguês Ola Gjeilo, uma peça extraída da Sunrise Mass. A música brasileira atual está representada em Sina de Cantador, de Edmundo VillaniCôrtes, com poesia de Júlio Bellodi.

Paranaguá Paranaguá, fundada em 1648, é berço de riquezas culturais e naturais. Além de abrigar o maior porto do Paraná, preserva um centro histórico com igrejas coloniais e monumentos que testemunham o passado luso-brasileiro. O concerto na Catedral, símbolo arquitetônico da cidade, celebra esse patrimônio ao unir arte e fé em um momento de celebração e contemplação.

Sobre o grupo

A Camerata Antiqua de Curitiba, grupo mantido pela Prefeitura de Curitiba e pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), é referência nacional na música de concerto. Com meio século de história, destaca-se por sua versatilidade ao interpretar desde o repertório sacro renascentista até composições contemporâneas, sempre com excelência artística.

Serviço

Camerata Antiqua de Curitiba Direção musical: Mara Campos Soprano solo: Ornella de Lucca Catedral de Nossa Senhora do Santíssimo Rosário – Paranaguá (R. Prof. Cleto, 26 - Centro Histórico) 31 de julho (quinta-feira), 20h Entrada gratuita (sugestão: 1 kg de alimento não perecível)

Diálogos Metropolitanos A Câmara de Curitiba promove, em 21 de agosto, o evento Diálogos Metropolitanos, que discutirá o planejamento integrado das 29 cidades da Região Metropolitana. Com painéis, oficinas e especialistas, a iniciativa busca fortalecer políticas urbanas conjuntas em áreas como mobilidade, habitação e meio ambiente. Inscrições gratuitas e programação disponível no site da CMC: www.curitiba.pr.leg.br.

Pacotes de socorro

Segundo a revista Veja, o Paraná está entre os estados que podem adotar pacotes de socorro a empresas impactadas pelas sanções econômicas impostas por Donald Trump. A falta de articulação nacional preocupa especialistas, que alertam para o risco de sobreposição de medidas e aumento de custos. Os sete estados mais afetados respondem por mais da metade do comércio brasileiro com os Estados Unidos.

Colapso

O Paraná, um dos maiores exportadores de madeira para os EUA, sente os efeitos do tarifaço com paralisações e redução de produção em empresas do setor. A Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) alerta para milhares de contêineres parados e contratos cancelados, enquanto o setor tenta preservar empregos e evitar colapso na cadeia florestal.

Meeting Paraná

O Viaje Paraná abriu inscrições para empresários e profissionais do turismo participarem da Rodada de Negócios Meeting Paraná, que será realizada em 9 de setembro, em Montevidéu. O evento visa promover o turismo paranaense no Uruguai e fortalecer o Estado como destino competitivo na América do Sul. Inscrições no site: www.viajeparana.com.

Opera Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná realizou a 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), reunindo gestores municipais para pactuar ações estratégicas na área da saúde. “O Paraná é hoje o estado que mais realiza cirurgias eletivas no país”, destacou o secretário Beto Preto. O programa Opera Paraná já recebeu mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos.

Novo PAC O deputado federal do Paraná, Aliel Machado (PV), celebrou a autorização da construção de uma nova Policlínica em Ponta Grossa, com investimento superior a R$ 30 milhões via novo PAC, aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A unidade, completamente equipada e 100 % SUS, reunirá exames e consultas num mesmo local, representando um significativo avanço para a saúde pública municipal.

Com desconto

Clientes da Sanepar em Ponta Grossa terão 50% de desconto na fatura de água e esgoto durante todo o mês de agosto. A medida, válida para todas as categorias de consumo, faz parte de um TAC firmado entre a Sanepar, a Prefeitura e o Ministério Público do Paraná.

Conscientização Digital

O senador Flávio Arns propôs o PL 2.656/2025, que cria a Lei da Conscientização Digital. A ideia é obrigar plataformas a veicularem campanhas educativas sobre os riscos do uso excessivo da tecnologia, com foco na saúde mental, proteção de crianças e combate à desinformação. A proposta está alinhada à Agenda 2030 da ONU.

Base aérea

O Aeroporto Regional de Maringá será sede de uma nova base aérea da Polícia Federal ainda em 2025. A estrutura vai reforçar o combate a crimes transfronteiriços e ampliar a segurança na região Sul. A parceria envolve a PF, o aeroporto e o Conseg local.

Missão Paraná

A Missão Paraná foi lançada nesta terça (22) em Guaíra, unindo forças de segurança estaduais, federais e municipais em uma ação inédita e regionalizada. A iniciativa visa reforçar a presença policial, integrar operações e fortalecer o vínculo com a população. A agenda segue até domingo em cidades do Oeste e Sudoeste.

Boa prática

O Ministério da Previdência recomendou aos tribunais de contas do país a adoção de boa prática desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Paraná: o “Relatório de Atos Registrados”. A funcionalidade do Sistema Integrado de Atos de Pessoal (Siap) facilita a compensação previdenciária entre regimes, gera economia e amplia a eficiência na gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS).

Divergência no STF No julgamento das medidas restritivas contra Bolsonaro, o ministro Luiz Fux divergiu de Moraes e reacendeu o debate sobre liberdades individuais e devido processo legal no STF. A matéria completa está disponível no site do Cidadão Alerta: cidadaoalerta.org.br.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

Foto: Daniel Castellano/SECOM (arquivo)

LEGAIS / NACIONAL / EDIÇÃO DIGITAL

EDITAL DE LEILÃO Nº 129/2025

Eu, Alex Willian Hoppe, Leiloeiro Oficial, matrícula JUCERPAR Nº 21/339-L, por meio deste, torno público que realizarei leilão da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos – SENAD, totalizando 10 lotes. O leilão será realizado exclusivamente na modalidade eletrônica, por meio do site www.hoppeleiloes.com.br, conforme o seguinte cronograma: 1º Leilão (1ª Hasta Pública)

Abertura: 20/08/2025 às 09h00

Encerramento: Após apregoação dos Lotes 01 ao 08 2º Leilão (2ª Hasta Pública)

Abertura: 20/08/2025 às 14h00

Encerramento: Após apregoação dos Lotes 01 e 08 O edital completo, contendo a descrição detalhada dos lotes e todas as informações necessárias para participação no certame, está disponível na plataforma eletrônica supracitada. Também poderá ser solicitado pelo email contato@hoppeleiloes.com.br ou pelo telefone (47) 3622-5164.

PREFEITURA MUNICIPAL DE PINHAIS - PARANÁ Secretaria Municipal de Administração AVISO DE LICITAÇÃO Concorrência nº 004/2025 Objeto: Contratação de empresa especializada para a reforma e ampliação do Centro de Convivência do Idoso - CCI de Pinhais (PR). Tipo de Licitação: Menor Preço. Valor Máximo: R$ 1.278.771,09. Data de Início Recebimento das Propostas: 24/07/2025. Abertura da Sessão: dia 11/08/2025, às 09:00 horas (horário oficial de Brasília) no site www.gov.br/compras - Portal de Compras do Governo Federal. Edital: Estará disponível aos interessados, nos sites www.gov.br/compras, https://www.gov.br/pncp/ pt-br e www.pinhais.pr.gov.br link licitações do dia 24/07/2025 ao dia 07/08/2025. Informações: poderão ser obtidas nos sites acima relacionados ou pelo e-mail: franceline.haisi@pinhais.pr.gov.br ou pelo telefone (041) 3514 - 9040, das 08:00h às 12:00h e das 13:00h às 17:00h. Pinhais, 23/07/2024.

Estado conclui Plano de Contratações

Anual de 2026 com mais de 92 mil

itens

O plano contém as demandas de compras, obras, serviços em geral e de engenharia, e soluções de tecnologia da informação e comunicação que os órgãos estaduais planejam contratar ou prorrogar durante o exercício de 2026. A estimativa é de um investimento de R$ 48 bilhões.

A Secretaria do Planejamento finalizou nesta semana o Plano de Contratações Anual do Estado (PCA-E) de 2026 e entregou o documento para as secretarias de Estado da Administração e da Previdência e da Fazenda, com cópias para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PR).

O PCA-E do Paraná contempla mais de 92 mil itens. O plano contém as demandas de compras, obras, serviços em geral e de engenharia, e soluções de tecnologia da informação e comunicação que os órgãos estaduais planejam contratar ou prorrogar durante o exercício de 2026. A estimativa é de um investimento de R$ 48 bilhões.

“É uma iniciativa de organização e planejamento que serve de exemplo para o Brasil. Consolidado pela Secretaria do Planejamento junto com todas as secretarias, o plano contempla todos os itens que o Estado vai licitar e comprar no ano que vem. Essa iniciativa possibilita que o Governo do Estado tenha cada vez mais eficiência, economia e transparência em cada centavo do recurso público do cidadão paranaense”, comentou o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia.

A secretaria que tem mais

OPINIÃO

itens listados é a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com 47 mil itens. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e a Secretaria da Saúde do Paraná também se destacam no volume de previsões orçamentárias. Proporcionalmente, 60% do valor orçado refere-se a despesas correntes e 40% a despesas de capital. Outro dado estatístico é o de que 47% do material orçado no PCA-E está vinculado a entregas do Plano Plurianual (PPA), o que demonstra a eficácia do planejamento na administração pública do Paraná.

INOVAÇÃO O PCA-E do Paraná é uma inovação estabelecida pela Lei 14.133 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos) e regulamentada no Estado pelo Decreto nº 10.086 em 17 de janeiro de 2022. O PCA-E é uma ferramenta de planejamento que visa otimizar as contratações dos órgãos e entidades estaduais, alinhando-as com o planejamento estratégico e subsidiando a elaboração das respectivas leis orçamentárias. Ainda, traz mais transparência e previsibilidade ao processo de contratação pública.

Com o PCA-E, os fornecedores têm a oportunidade de conhecer antecipadamente as oportunidades de negócios no setor público. Essa abordagem visa melhorar a gestão dos recursos públicos, promover a concorrência justa e equitativa entre os fornecedores e garantir um maior alinhamento entre as necessidades do setor público e as contratações realizadas. O plano estará disponível na página da SEPL e também será disponibilizado em formato de Business Intelligence (BI) para facilitar a interpretação dos dados e ajudar os futuros fornecedores a se prepararem para o próximo ano.

Paraná de olho no leite e no queijo de Minas
Produção paranaense se notabiliza pela qualidade e, com aposta em capacitação e tecnificação, setor decolou nos últimos anos

O leite é um dos produtos mais versáteis do setor agropecuário. Existem incontáveis aplicações e receitas do leite e seus derivados na gastronomia, seja em pratos doces ou salgados. Isso sem falar no bom e velho copo de leite, indispensável no café da manhã da população. A versatilidade também se reflete na produção: a pecuária leiteira está presente nos 399 municípios do Paraná, em pequenas, médias e grandes propriedades. São mais de 4,4 bilhões de litros produzidos anualmente, que proporcionam um Valor Bruto de Produção (VBP) de R$ 12,1 bilhões, o quarto no ranking de produtos agropecuários.

Todo esse volume faz com que o Paraná se consolide como o segundo maior produtor de leite do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais. Além da quantidade, os produtores paranaenses têm se destacado, cada vez mais, pela qualidade. Ao longo das últimas décadas, o setor passou por profundas transformações tecnológicas e organizacionais, que se refletem nos níveis do leite produzido.

Um dos principais indicadores desse avanço é o aumento da produtividade por vaca, que saltou mais de 50% em seis anos no Paraná: de 10,2 litros/animal por dia em 2017 para 15,3 litros em 2023. Essa evolução é resultado direto do investimento em genética, manejo adequado, alimentação de qualidade e assistência técnica especializada. Além disso, há inúmeros indicadores que apontam a melhoria da qualidade do leite produzido e processado no Paraná.

Um dos exemplos dessa excelência é a bacia leiteira localizada entre Castro e Carambeí. Com propriedades mais tecnificadas, as médias de produção por vaca superam os 23 litros por dia – o triplo da média nacional. Isso faz com que Castro seja reconhecido como a Capital Nacional do Leite. Mas não é só. O Paraná tem importantes bacias leiteiras em todas as suas regiões.

Uma das forças motrizes desse avanço é a capacitação constante, conduzida pelo Sistema FAEP, por meio de seus cursos. São inúmeros títulos disponibilizados, voltados a todos os elos da cadeia produtiva – de etapas dentro da porteira, que vão desde a pastagem e do manejo do gado, até o processo do leite. Um dos expoentes desse movimento de capacitação é o Centro de Treinamento Pecuário (CTP), localizado em Castro, que oferta cursos mais aprofundados e modernos.

Além disso, a qualificação do setor está prestes a ganhar um reforço sem precedente. O Paraná vai sediar o Centro de Excelência em Leite, que será construído em Castro, ofertando cursos técnicos e especializações voltados a essa cadeia produtiva. A previsão é de que o espaço comece a funcionar em 2027, ampliando a formação de mão de obra especializada para o setor.

O resultado de tudo isso já se vê no mercado consumidor, com produtos que caíram no gosto das pessoas. Recentemente, por exemplo, a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná atestou a excelência dos derivados lácteos produzidos em nosso Estado. O concurso premiou 75 produtos, com medalhas de bronze, prata, ouro e super ouro. Mais do que isso, a iniciativa contribuiu para divulgar ainda mais a qualidade dos produtos do setor lácteo.

O futuro é promissor para a cadeia do leite no Paraná. A proposta é que os queijos paranaenses obtenham a mesma fama dos mineiros, pois a qualidade já é similar. Em alguns anos, o Paraná também pode ultrapassar Minas Gerais no ranking de produção de leite. A julgar pelo comprometimento do setor produtivo – de pecuaristas a instituições como o Sistema FAEP, estamos trabalhando para isso e vamos consolidar ainda mais o papel do Paraná de referência no cenário nacional. (*) Ágide Eduardo Meneguette Presidente interino do Sistema FAEP

Ágide Eduardo Meneguette (*)
Foto: Victor Guandalini/SEPL

Governador Ratinho Junior nomeia 604 policiais na maior contratação da história da PCPR

Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021 que serão somados aos outros 126 policiais contratados em 2025. O reforço no efetivo consolida o ano de 2025 com a maior contratação da história da Polícia Civil.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (22) a nomeação de mais 604 policiais civis para reforçar o quadro da corporação em todo o Estado. Serão 484 agentes de polícia judiciária, 40 papiloscopistas e 80 delegados aprovados em concurso público realizado em 2021. O reforço no efetivo consolida o ano de 2025 com a maior contratação da história da Polícia Civil do Paraná (PCPR).

“Nossa Polícia Civil já se destaca pelo alto índice de solução de crimes, o que nos coloca no menor patamar de criminalidade dos últimos anos. Quando assumimos o governo, reorganizamos todas as nossas forças policiais e agora, com esse reforço histórico na Polícia Civil, o objetivo é oferecer ainda mais segurança aos paranaenses, com resposta cada vez mais rápida à criminalidade”, destacou Ratinho Junior.

Em junho, Ratinho Junior anunciou a contratação de 620 policiais civis, sendo que 604 foram nomeados nesta terça-feira e outros 16 devem ser chama-

dos em breve. Os 484 agentes de polícia judiciária serão distribuídos nas regiões de Curitiba e Metropolitana, além do Interior, assim como os 40 papiloscopistas. Já os 80 delegados serão lotados em diversas cidades.

Eles atuarão diretamente na investigação de crimes, lavratura de flagrantes, condução de inquéritos, execução de operações, perícias papiloscópicas e interlocução com o Poder Judiciário. O objetivo é agilizar atendimentos e procedimentos nas centrais de flagrante, distritos, delegacias regionais e especializadas. “É um momento emblemático para a segurança pública paranaense. A nomea-

ção desses novos policiais civis representa o fortalecimento da investigação criminal, da resposta qualificada ao crime e da presença do Estado em todas as regiões.

A atuação do governador Ratinho Junior tem garantido estrutura, valorização e resultado”, reforçou o secretário de Estado da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Para o delegado-geral da PCPR, Silvio Jacob Rockembach, as novas nomeações vão se refletir em uma maior capacidade de resposta e de investigação. “Trata-se de mais uma entrega concreta para o fortalecimento da Polícia Civil do Paraná. Em termos de resultados, o que visualizamos são mais investigações con-

cluídas, mais crimes solucionados e respostas mais céleres à população”, ressaltou.

O impacto financeiro estimado com as contratações em 2025 é de cerca de R$ 43,9 milhões, sendo que o custo anual será de R$ 108,6 milhões. O investimento é possível graças ao bom momento econômico do Estado que possibilitou que o orçamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) quase dobrasse, saindo de R$ 3,8 bilhões para R$ 7 bilhões neste ano.

Os novos policiais devem iniciar o curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil em agosto, com previsão de conclusão ain-

da neste ano para que, então, iniciem o trabalho nas delegacias em dezembro. A lotação de cada servidor será definida apenas ao fim da capacitação.

MAIOR DA HISTÓRIA

Apenas em 2025, o Governo do Paraná já contratou 730 policiais civis, configurando a maior renovação de efetivo da história da PCPR. Todos os novos servidores foram aprovados no concurso público de 2021. Além dos 604 nomeados nesta terça, em janeiro 126 policiais, sendo 106 agentes de polícia judiciária, 12 delegados e oito papiloscopistas policiais tomaram posse, com a formatura deste grupo em maio.

Até então, a maior contratação para a PCPR havia sido em 2022, quando 400 agentes tomaram posse, o que garantiu a presença de delegados em todas as 161 comarcas do Estado. Durante toda a gestão do governador Ratinho Junior, iniciada em 2019, foram incorporados 1.624 novos policiais civis, sendo 1.217 agentes de polícia judiciária, 285 delegados e 122 papiloscopistas.

Queijos do Paraná conquistam ouro e prata no Prêmio CNA Brasil Artesanal

O prêmio é conferido pela Confederação Nacional da Agricultura. O Maná Paraná, de Santana do Itararé, foi primeiro lugar em Tradicional. O queijo colonial da Serra dos Macacos foi o segundo em Tratamento Térmico, enquanto a Queijaria Cornélia teve a mesma colocação em Adição/Condimento

O Paraná novamente é destaque em premiação nacional de queijos. Desta vez o Estado despontou com um primeiro lugar e dois segundos lugares no Prêmio CNA Brasil Artesanal, realizado na noite desta terçafeira (22) em Brasília. O prêmio, conferido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, é voltado para produtores com produção anual de até 72 toneladas de queijos produzidos exclusivamente com leite de vaca.

O queijo Maná Paraná, de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, foi primeiro lugar em Tradicional. O queijo colonial da Serra dos Macacos, de Novas Laranjeiras, no Sudoeste, foi o segundo em Tratamento Térmico, enquanto a Queijaria Cornélia, de Arapoti, nos Campos Gerais, teve a mesma colocação em Adição/Condimento “O Paraná desenvolve um movimento importante de qualificação da cadeia do leite e de aproveitamento de todas as oportunidades para difundir o que aqui se faz e conquistar prêmios em razão disso”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Marcio Nunes. “Não somos apenas bons produtores de leite, os paranaenses estão aperfeiçoando os derivados e já produzimos queijos que estão entre os melhores do Brasil e do mundo, por isso enaltecemos quem se dedica a essa atividade e vamos continuar o esforço para valorizar cada vez mais e fomentar a qualidade desde o queijo artesanal até aquele produzido em grandes agroindústrias”, afirmou. MANÁ PARANÁ O prêmio para o melhor queijo Tradicional (maturado) ficou com o Queijo Maná Paraná, produzido na Fazenda Aliança, em Santana do Itararé, no Norte Pioneiro. A propriedade e a produção têm apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), do Serviço Nacioal de Aprendizagem Rural (Senar-PR), do Sebrae/PR e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Além disso, os produtos possuem o selo Susaf-PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), que possibilita a venda para todo o Paraná. “Não viemos de família queijeira, mas o queijo transformou a nossa vida”, destacou Marisa Martins ao receber a premiação. Ela era farmacêutica e seu marido, Leomar Martins, especialista em

agronegócios. O casal se dedicava também à criação de gado leiteiro da raça Jersey em uma propriedade de 8,7 hectares, onde hoje estão 19 animais que rendem 450 litros de leite. Os queijos eram feitos na cozinha para consumo familiar. Em 2017 resolveram atender a Feira do Produtor Familiar. O sucesso foi imediato e hoje saem 300 quilos de queijo por mês da agroindústria familiar. “Temos trabalhado com muito carinho, com muita dedicação representando o Estado do Paraná e uma região, o Norte Pioneiro, que não é tradicional na produção de queijo artesanal”, disse Leomar.

Há 12 dias os proprietários voltaram de Blumenau (SC), onde participaram do Prêmio Queijo Brasil 2025 com duas medalhas de ouro, uma delas para o mesmo queijo agora premiado no CNA Brasil Artesanal, e uma de bronze. Em 2021 trouxeram de Tours, na França, a medalha de prata do Mondial du fromage et des produits laitiers de tours, com o Maná Concafé – queijo com café do Norte Pioneiro. No ano passado veio uma medalha de bronze, conquistada com o Maná Sassafrás, que remete a uma árvore da Mata Atlântica.

“A gente fica muito feliz com os prêmios, e esse de agora tem uma relevância maior porque é um queijo novo que estamos fazendo, com leite de altíssima qualidade da raça Jersey. Fizemos com soro e fer-

mento da nossa queijaria e é um queijo de maturação mais longa, que a gente não fazia ainda”, explicou Leomar. “Ficamos muito felizes porque agradou o paladar”. Segundo ele, a sanidade dos animais é uma das ações mais importantes para ter um alimento de qualidade. “Não abrimos mão disso, e eu diria que é um ponto crucial, 99% é qualidade de leite e o restante é nosso trabalho de desenvolver e estudar”, reforçou. Os proprietários trabalham agora para a certificação de livre de brucelose e tuberculose animal. “O governador do Paraná diz que o nosso Estado deve ser um celeiro, um supermercado de alimentos para o mundo, e com certeza seremos um celeiro e um supermercado para leite e queijo também”, afirmou. PRÊMIO PRATA

Na categoria queijo Tratamento Térmico, Ozama Padilha recebeu a medalha de prata pelo Colonial da Queijos Serra dos Macacos, de Nova Laranjeiras, no Centro-Sul do Estado. “São eventos como esse que valorizam o pequeno produtor, valorizam o produto artesanal e nos ajudam a vender mais e melhor”, disse a proprietária.

Segundo ela, as premiações tornam os produtos mais conhecidos. “Isso gera mais renda, mais oportunidades para nossa família e ajuda na missão de perpetuar a atividade, de segurar nossos filhos lá, porque tendo oportunidades eles vão perceber que permanecer no campo é bom e fazer queijo é uma boa opção”, disse Ozama.

A Queijaria Cornélia foi premiada com o segundo lugar em queijos Adição/Condimentos. A proprietária Gezina Verburg contou que sua sogra, Cornélia, lhe ensinou a produzir queijos, o que levou a colocar seu nome na queijaria. A tradição é seguida por sua filha, Elizabeth Cornélia. “Esse é um queijo tipo Gouda feito com leite cru e uma delicada combinação de ervas italianas, o resultado é um produto refinado e saboroso”, afirmou. Durante o evento da CNA, a proprietária comemorou o recebimento na semana passada do Selo Arte. É um certificado nacional que identifica produtos alimentícios de origem animal elaborados de forma artesanal, com características tradicionais, regionais ou culturais.

Fotos: Jonathan Campos/AEN

Obras avançam para a implantação

da nova unidade de saúde Esplanada

Com investimentos de R$ 6,6 milhões, USF terá ampliação das equipes, climatização em todos os ambientes, sistema de energia solar e estrutura de 1.000 metros quadrados

As obras da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Esplanada, no bairro Pineville, continuam em pleno vapor. As equipes já finalizaram a laje da cobertura e agora executam as estruturas da área técnica e caixa d'água. Além disso, realizam as tubulações hidráulicas e elétricas da implantação da obra.

A construção tem investimentos na ordem de R$ 6,6 milhões, provenientes do programa Avança Pinhais. Depois de pronta, a estrutura de aproximadamente 1.000 metros quadrados contará com seis consultórios, sendo dois para a especialidade de ginecologia; sala de acolhimento e pré-consulta; sala de vacinação; sala de nebulização; sala de aleitamento; farmácia, auditório, três consultórios odontológicos e escovário.

Além da ampliação das equipes de atendimento, a unidade terá climatização em todos os

ambientes, com sistema fotovoltaico (energia que utiliza placas solares).

Obras na Saúde Além da nova USF Esplanada, estão em andamento as obras das novas Unidades de Saúde da Família Perneta e Jardim Cláudia. Modernas e bem equipadas, as estruturas ampliarão os atendimentos realizados pelo município, reforçando o Sistema Único de Saúde (SUS) de Pinhais. As três novas unidades compartilham projetos semelhantes, com dois pavimentos e climatização completa nos ambientes.

A prefeitura também trabalha intensamente na construção do Novo Hospital de Pinhais. Com previsão de entrega ainda para este ano, o equipamento terá 90 leitos, sendo 20 de UTI, com atendimento 100% SUS. Ao todo, são mais de R$ 142 milhões investidos nas obras da saúde municipal.

Construção do novo Cras Norte atinge nova fase

Com recursos do Avança Pinhais, prefeitura investe R$ 1,9 milhão nas obras do novo equipamento social, que atende os bairros Jardim Amélia, Jardim Karla, Parque das Nascentes, Parque das Águas e Alphaville Graciosa

A construção do novo Cras Norte chegou à nova fase. As equipes da empresa contratada por licitação já finalizaram o piso térreo. No momento, seguem em execução as fôrmas dos pilares, além das instalações elétricas e hidráulicas subterrâneas.

As obras do novo equipamento social da Prefeitura de Pinhais têm projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A edificação terá 325,5 metros quadrados, além de um sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia solar. A construção está orçada em R$ 1,9 milhão, com recursos do programa Avança Pinhais.

A empresa Tiguen Engenharia e Construções Ltda. é responsável pela obra, que segue um projeto desenvolvido com a tecnologia BIM, sigla em inglês para Modelagem da Informação da Construção – tecnologia capaz de fazer maquetes reais da obra, permitindo corrigir na etapa de projeto eventuais problemas que só seriam enfrentados na execução.

O Centro de Referência da Assistência Social (Cras)Norte atende a população dos bairros Alphaville Graciosa, Jardim Amélia, Jardim Karla, Parque das Nascentes e Parque das Águas. Aproximadamente 6.500 pessoas têm cadastro na unidade, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas)

Últimos dias para regularizar dívidas por meio do Refip - 2025

O programa oferece descontos de até 100% em juros e multas para contribuintes de Pinhais. Prazo para adesão encerra às 17h do dia 1º de agosto

Os contribuintes de Pinhais podem aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Refip-2025), uma iniciativa que visa a regularização de tributos em atraso. Instituído pela Lei Municipal 3.100/2025, o programa permite o pagamento de dívidas fiscais, independentemente do valor ou período, com condições especiais. O prazo para a adesão encerra às 17h do dia 1º de agosto.

Antonio Cesar da Silva, do Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim), enfatiza a importância da regularização. “Manter o pagamento dos impostos em dia é essencial para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Caso o contribuinte possua pendências tributárias em dívida ativa com a prefeitura, é possível fazer a regularização por meio do Refip. Para facilitar a consulta da situação fiscal, um endereço eletrônico foi disponibilizado aos contribuintes”, destaca.

O Refip-2025 oferece reduções significativas para quem busca regularizar pendências. Os valores mínimos de parcela são de R$100 para pessoa física e R$200 para pessoa jurídica. Para quem opta pelo parcelamento, o

desconto varia de 100% a 40%, tendo a opção de parcelar entre 1 e 36 vezes. “Os contribuintes com parcelamentos em vigor podem aderir ao Refip -2025 mediante requerimento, formalizando o pedido de cancelamento do parcelamento atual para ingressar no novo programa”, esclarece Antonio Cesar.

Como aderir ao Refip-2025

Para o parcelamento de dívidas ou consulta, o contribuinte pode optar por:

Acesso on-line - https://www.pinhais.pr.gov.br/dividaativa

Atendimento presencial - a equipe do Derim atende na Avenida Camilo di Lellis, 453, Centro. O horário de atendimento é das 8h30 às 16h30.

Para mais informações sobre o programa, acesse o site da prefeitura ou entre em contato pelos seguintes telefones: (41) 3912-5104 (41) 98707-5000 (WhatsApp) (41) 99269-2244 (Dívida Ativa Judicial) E-mail: refip2025@pinhais.pr.gov.br

Com projetos inovadores, Paraná investe R$ 225 milhões em habitação no 1º semestre

Valor recorde, que é só um pouco abaixo do total investido ao longo de todo o ano de 2024, foi destinado para ampliar as modalidades de atendimento do Programa Casa Fácil Paraná e no lançamento de uma iniciativa inédita no país voltada ao financiamento de imóveis para idosos

O Governo do Paraná alcançou marcas históricas no segmento habitacional no primeiro semestre de 2025. Durante o período, o Governo do Estado investiu ao todo R$ 225 milhões para ampliar as modalidades de atendimento do Programa Casa Fácil Paraná e no lançamento de uma iniciativa inédita no País voltada ao financiamento de imóveis para pessoas da terceira idade.

Esse montante fica só um pouco abaixo do total aplicado na pasta ao longo de todo o ano de 2024, cuja soma foi de R$ 251 milhões. O crescimento exponencial dos investimentos fortalece a política de habitação do Paraná e reforça o compromisso estadual em facilitar o acesso à moradia própria para diversas camadas da população paranaense. O Programa Casa Fácil possui várias frentes de atuação, com foco em duas principais áreas: a produção habitacional, por meio do fomento da produção de empreendimentos em parceria com a Caixa Econômica Federal e iniciativa privada; e também na regularização fundiária de loteamentos irregulares do Estado. “O Casa Fácil funciona como um guardachuva. Ele abrange projetos para diversos públicos, idosos, famílias em extrema vulnerabilidade, regularização fundiária e melhorias em moradias”, afirma o presidente da Cohapar, Jorge Luiz Lange.

Em maio desse ano, o governador Ratinho Junior anunciou um novo ciclo do programa, com o lançamento de outras modalidades a serem desenvolvidas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). As medidas, que deverão receber R$ 1,4 bilhão em investimentos, visam a inclusão de públicos que historicamente enfrentam dificuldades para adquirir a casa própria ou regularizar sua propriedade. O carro-chefe do programa é a modalidade Valor de Entrada, em que o Governo do Estado, por meio da Cohapar, oferece às famílias subsídio de R$ 20 mil para abater no custo da entrada do financiamento. O projeto ganhou um importante avanço com o lançamento do Valor de Entrada – Terceira Idade, através do incremento no valor do subsídio para garantir que pessoas da terceira idade também consigam adquirir uma moradia.

Com essa iniciativa pioneira, aqueles que têm 60 anos ou mais vão contar com R$ 80 mil de desconto na compra de um imóvel habilitado no programa. Isso permite a redução do prazo total de pagamento, que é a principal barreira enfrentada por esse público nas contratações habitacionais. Para a primeira etapa da nova modalidade, o Estado destinou R$ 80 milhões, valor suficiente para atender mil idosos paranaenses.

Além da atenção à terceira idade, o programa também lançou novas frentes dentro das políticas públicas

habitacionais do Estado: o Casa Fácil Municípios, o Paraná Regularizado, Banheiro em Casa e aporte de subsídios para moradias rurais.

NOVAS FRENTES

O Casa Fácil Municípios contempla a construção de novas unidades habitacionais em cidades com até 25 mil habitantes. Com a liberação de R$ 533 milhões em recursos estaduais, a meta é entregar 4.105 moradias. A prioridade é atender pessoas com renda de até dois salários mínimos em situação de vulnerabilidade social, que não precisarão pagar nada por isso. A execução será feita em faixas, de acordo com o porte de cada município, promovendo a equidade territorial e melhorando a qualidade de vida de famílias de baixa renda.

Com o Paraná Regularizado, o Governo do Estado vai aportar R$ 100 milhões para apoiar os municípios na regularização de até 50 mil moradias sem documentação. O objetivo é dar segurança jurídica e garantir o direito à posse aos moradores. O processo será feito sem custos para quem tem renda mensal de até três salários mínimos.

Já o Banheiro em Casa é fruto da parceria entre a Cohapar e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O con-

vênio firmado prevê a construção e instalação de módulos sanitários em residências de famílias de baixa renda que não possuam essa estrutura ou a tenham em condições muito precárias. Nesta primeira etapa, o Estado vai aplicar aproximadamente R$ 68,4 milhões para custear até 3.419 módulos sanitários. E inserido dentro do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), o programa também investirá em moradias rurais, conforme normativas específicas estabelecidas pelo Governo Federal. O projeto é voltado para agricultores familiares e trabalhadores rurais, atendidos por entidades organizadoras, como cooperativas e outras associações. As casas terão quase 100% do valor subsidiado pelos governos estadual e federal, com um custo simbólico de R$ 750 para os beneficiários.

A medida terá um investimento inicial de R$ 13,6 milhões do governo estadual e mais um e aporte complementar da União, que juntos vão levar mais de 1000 residências às famílias que trabalham e tiram o sustento do campo.

Todas as novas ações vão atuar em conjunto com as demais já executadas pelo Casa Fácil, que incluem: o Vida Nova, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com foco na desfavelização e reassentamento de famílias carentes, além de acompanhamento intersetorial dos beneficiados e recuperação ambiental das áreas desocupadas; o Viver Mais, voltado ao atendimento da pessoa idosa com a construção de condomínios residenciais fechados e adaptados a esse público; e as modalidades de regularização fundiária Escritura na Mão, feito por empresas especializadas contratadas pela Cohapar, e Escrituração Direta, que atende os mutuários da Companhia.

REFERÊNCIA

O modelo criado pelo Governo do Paraná tornou-se um exemplo para todo o país, inclusive recebendo prêmio Selo de Mérito pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC) por vários anos consecutivos. Ao todo, já são 20 entes da federação, entre estados e municípios, que enviaram equipes técnicas para formalizar a parceria com a Cohapar e replicarem a expertise paranaense em seus governos.

O Paraná também figura como um dos estados que mais investiu na habitação em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), ao lado de São Paulo. Segundo o levantamento realizado pelo próprio banco, as duas Unidades da Federação respondem praticamente pela totalidade dos recursos estaduais usados no Minha Casa, Minha Vida.

Fotos: Jonathan Campos/AEN

Vereadores querem padronizar regras para self storage em Curitiba

Sendo discutida desde 2023 na Câmara de Curitiba, a regulamentação dos depósitos do tipo self storage ganhou novo substitutivo

Foi protocolado na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um novo substitutivo geral à tentativa de regulamentação dos depósitos do tipo “self storage” na capital do Paraná. A iniciativa de padronizar as regras do autoarmazenamento na cidade foi protocolada pela vereadora licenciada Amália Tortato (Novo), em coautoria com outros parlamentares, há dois anos (005.00197.2023). A proposta foi atualizada ainda na legislatura passada (031.00065.2024) e agora ganha um segundo substitutivo geral (031.00126.2025).

A nova versão da proposta é assinada pelos vereadores Rodrigo Marcial (Novo), Guilherme Kilter (Novo), Indiara Barbosa (Novo) e Zezinho Sabará (PSD) e mantém o objetivo central da matéria, que é oferecer segurança jurídica aos empreendimentos de self storage, que vêm crescendo em Curitiba, mas ainda enfrentam dificuldades de enquadramento legal. O novo substitutivo geral altera a lei municipal 11.095/2004 (Código de Obras e Posturas do Município) para inserir dispositivos específicos sobre o funcionamento da atividade, detalhando sua natureza, critérios urbanísticos e exigências administrativas.

O substitutivo consolida as mudanças feitas em 2024, reafirmando o enquadramento da atividade no CNAE 6810-2/02 (aluguel de imóveis próprios). A diferença é que ela corrige tecnicamente a redação dos artigos a serem inseridos na lei vigente e adota um prazo de 30 dias para entrada em vigor da norma, caso aprovada, que antes não era previsto. As regras propostas preveem que os espaços-box usados para armazenamento devem obedecer à legislação urbanística, às regras de acessibilidade e poderão contar com soluções alternativas para estacionamento, conforme avaliação do Executivo.

Com as mudanças, os autores pretendem alinhar o projeto às exigências da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprimorando sua técnica legislativa e reforçando a viabilidade jurídica da matéria. Hoje, o parecer sobre se a proposta reúne as condições para tramitar na Câmara de Curitiba está sob a responsabilidade do vereador Lórens Nogueira (PP), que deve levar seu posicionamento ao CCJ no fim do recesso parlamentar, no início de agosto. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Dois novos editais de pregão eletrônico

são divulgados pela Câmara de Curitiba

Pregão para empresa de produção audiovisual será no dia 6 de agosto. Locação de máquinas self-service de bebidas, no dia 31 de julho

Na última semana, foram divulgados pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) dois novos editais de pregão eletrônico, a serem realizados pelo Portal de Compras do Governo Federal. A concorrência 7/2025 está programada para acontecer no dia 31 de julho, para escolher empresa de locação de máquinas self-service de bebidas. Já o pregão 8/2025 será no dia 6 de agosto, para contratação de produtora audiovisual para atender demandas da Diretoria de Comunicação Social, em especial os programas do CMC Podcasts. Para ambos os editais, a lista de documentos exigidos já está disponível no Portal da Transparência do Município de Curitiba. Pedidos de esclarecimentos ou impugnação devem ser feitos pelo e-mail fornecido no edital até três dias úteis antes da data de realização do certame. No Portal de Compras do Governo Federal, a Câmara de Curitiba é identificada pelo código UASG 927631. Essa sigla é referente ao termo Unidade de Administração de Serviços Gerais, que é como são chamados os órgãos públicos dentro do sistema eletrônico.

preparo ou controle dos produtos. A medida busca garantir o fornecimento contínuo de café, leite, chá, chocolate e outras bebidas, com controle de qualidade, padronização no serviço e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos. A licitação é dividida em oito itens, reunidos em um grupo único, com julgamento pelo critério de menor preço global. O valor máximo previsto para a contratação é de R$ 1.254.984,24, para um período de 24 meses. No dia 6 de agosto, a CMC terá o pregão eletrônico 8/2025

Pregão eletrônico 7/2025 será realizado no dia 31 de julho

No Portal da Transparência do Município de Curitiba, é possível acessar o edital, o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do pregão eletrônico 7/2025. Nesses documentos, a CMC explica que a contratação da empresa especializada na locação de máquinas automáticas de bebidas quentes, tipo self-service, deverá incluir o fornecimento dos insumos, instalação, manutenção e demais serviços associados. Segundo o Estudo Técnico Preliminar, a adoção do modelo de locação com fornecimento integral proporciona maior comodidade e economia, ao transferir à empresa contratada a responsabilidade pelo abastecimento e funcionamento dos equipamentos.

Na documentação, a CMC diz que o objetivo é atender com agilidade e praticidade à demanda diária de servidores, vereadores e visitantes, sem a necessidade de alocar mão de obra específica para o

As empresas interessadas em prestar serviços de produção audiovisual para a Câmara de Curitiba podem consultar, no Portal da Transparência do Município de Curitiba, o edital, o Termo de Referência e o Estudo Técnico Preliminar do pregão eletrônico 8/2025. O objetivo da CMC é ampliar e qualificar os conteúdos de vídeo veiculados em seus canais institucionais, abrangendo a criação de roteiros, captação, gravação, edição e finalização de episódios de videocast, vídeos institucionais, peças informativas e novos formatos de programas voltados à população. A contratação está alinhada ao Planejamento Estratégico 2022–2031 da CMC, que prevê o fortalecimento da comunicação pública, especialmente nas redes sociais e no YouTube. No Estudo Técnico Preliminar, a Câmara de Curitiba cita dois fatores para justificar a contratação. Primeiro, a crescente demanda da Diretoria de Comunicação Social (DCS) por conteúdos audiovisuais para ampliar a divulgação institucional para a população. Também cita a limitação da equipe interna da DCS, insuficiente para atender a todas as frentes de transformação digital do órgão. Com previsão de execução parcelada conforme a demanda, o contrato abrangerá, ao longo de um ano, até 144 episódios de videocast, 120 vídeos de conteúdo, dois vídeos institucionais ou manifesto e 24 programas externos especiais. O valor global máximo estimado para a contratação é de R$ 622.808,88. Por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques

Turismo em Curitiba: projeto exige guia credenciado em excursões

Proposta na Câmara de Curitiba obriga que excursões turísticas sejam acompanhadas por guia local. Iniciativa é de Tiago Zeglin

Projeto torna obrigatória a presença de guia de turismo local, devidamente credenciado, nas excursões turísticas em Curitiba. (Foto: Arquivo/CMC)

Projeto de lei protocolado recentemente na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) pretende tornar obrigatória a presença de um guia de turismo local, devidamente credenciado, em excursões turísticas com destino à capital paranaense. A proposta é de autoria do vereador Tiago Zeglin (MDB) e tem como objetivo fortalecer o setor turístico da cidade, que envolve segmentos como hotelaria, gastronomia e comércio da cidade.

A proposta de lei exclui da regulamentação as visitas com finalidade religiosa, a exemplo de romarias, festas e peregrinações; pedagógica, quando motivadas unicamente por fins educacionais; e técnico-profissional, isto é, quando o deslocamento se der por atividades voltadas a uma formação específica.

Conforme o texto legislativo, o guia deverá ser registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, e estar em dia com as obrigações legais da profissão. A credencial deverá ser afixada no painel ou para-brisa do veículo da excursão turística, de forma visível.

O responsável pela excursão de turismo flagrado irregular ficaria sujeito, inicialmente, a uma advertência por escrito. Em caso de reincidência, o projeto estipula, progressivamente, a aplicação de multa (cujo valor ficaria a cargo do Executivo), retenção do veículo e revogação do alvará da empresa. Zeglin reforça que os guias passam por curso de capacitação, além de qualificações frequentes, para atender à demanda do setor de turismo, “um mercado de alta relevância social e econômica”. “Somente o guia local pode atender os turistas com eficácia, em consonância com os novos padrões de consumo em mercados altamente competitivos. As atrações turísticas na cidade de Curitiba são inúmeras e todas contam com uma rica história que deve ser transmitida de maneira fidedigna”, acrescenta o autor na justificativa da proposta (005.00530.2025).

Protocolado no dia 21 de julho, o projeto inicialmente receberá a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris). Em seguida, passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer 60 dias depois da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques

(Foto: Bruno
Spessato/CMC)

Casa de Alice é ampliada e recebe melhorias para acolher mulheres vítimas de violência

Obras de reforma e ampliação foram realizadas na Casa da Alice, um espaço de acolhimento a mulheres vítimas de violência doméstica administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São José dos Pinhais. O local integra a rede da Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e oferece atendimento humanizado e sigiloso às acolhidas.

A nova estrutura é moderna, segura, acessível e pensada em cada detalhe. A unidade está localizada em uma área com 887 m² de terreno, sendo 381,81 m² de área construída — resultado da ampliação de mais de 175 m² sobre a estrutura anterior. O local agora tem capacidade para acolher cerca de 20 pessoas, entre mulheres e seus filhos, quando necessário.

A prefeita Nina Singer destacou que o local não é apenas um imóvel revitalizado, mas um espaço que reflete o compromisso da administração municipal com a dignidade, segurança e reconstrução de vidas.

“Mais do que entregar uma estrutura nova, moderna e segura, entregamos aqui um símbolo do nosso compromisso com as mu-

lheres de São José dos Pinhais. A nova estrutura da Casa de Alice representa cuidado, respeito e reconstrução. Cada detalhe foi pensado para acolher com dignidade quem mais precisa de proteção, oferecendo abrigo e esperança”, destacou Nina.

Todo o projeto de reforma e ampliação, além da aquisição de mobiliários, foi desenvolvido em conjunto com a equipe técnica da Casa de Alice, respeitando o fluxo de atendimento, a privacidade, a segurança e o cuidado com quem mais precisa.

O secretário municipal de Assistência Social, Abílio Alves, enfatizou que as melhorias no local foram necessárias para que um serviço tão essencial fosse oferecido com qualidade.

“A Casa de Alice carrega muitas histórias de superação e luta. Esta ampliação e modernização são fruto de um trabalho coletivo, construído junto com nossa equipe técnica, com o objetivo de garantir mais segurança, privacidade e acolhimento para as sãojoseenses e crianças que aqui chegam em busca de um recomeço”, disse o secretário.

A nova estrutura da Casa da Alice conta com:

Recepção; Espaços administrativos modernos: coordenação, psicologia, assistência social e sala de reuniões;

Sala dos educadores e o espaço chamado de “Minon”, onde são organizadas roupas doadas; Canto pedagógico para atividades com as crianças; Um ateliê para trabalhos coletivos e artesanato; Quatro quartos confortáveis, banheiros, sala de jantar, sala de TV, cozinha, despensa, lavanderia e depósito;

Sistema de monitoramento 24 horas, integrado à Muralha Digital, garantindo proteção e sigilo às acolhidas; Infraestrutura totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida.

SOBRE A CASA DE ALICE

A Casa de Alice recebe mulheres acima de 18 anos (e também seus filhos, quando necessário) vítimas de violência — física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial — que foram encaminhadas por determinação judicial. O endereço da unidade é restrito às equipes da Semas para garantir a segurança e bemestar das mulheres acolhidas. No local, elas têm aces-

so a atendimento multiprofissional.

A equipe multiprofissional é composta por psicólogas, educadoras, assistentes sociais e preparadoras de alimento, garantindo um suporte completo e acolhedor às beneficiárias. Além disso, o local conta com segurança 24 horas, garantindo proteção e bemestar às acolhidas.

QUEM FOI ALICE?

Desde sua inauguração, em 14 de novembro de 2008, o serviço já acolheu 775 mulheres, 860 crianças de até 12 anos e 156 adolescentes. O nome do espaço homenageia Alice Cordeiro do Nascimento, cidadã são-joseense nascida em 1907 e reconhecida por sua trajetória de solidariedade e acolhimento.

PRESENÇAS

Na entrega das obras estiveram presentes o viceprefeito de São José dos Pinhais, Delegado Michel; a superintendente de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima de Paula; o vereador José Possebon; além dos profissionais que atuam na Casa de Alice, servidores da Semas, de outras pastas municipais e convidados.

Fique atento: Inscrições para o Passe Escolar e Universitário do 2º semestre começam em 28 de julho

A partir do dia 28 de julho, estudantes de São José dos Pinhais poderão realizar a inscrição ou o recadastro para o Passe Escolar e Universitário referente ao segundo semestre de 2025. O programa garante 50% de desconto nas tarifas de ônibus urbanos e metropolitanos, contribuindo para a permanência dos alunos nas instituições de ensino e reduzindo os custos com transporte.

A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é destinada a alunos que moram no município e estudam em escolas ou universidades locais ou de cidades vizinhas, conforme os critérios estabelecidos pela Lei Municipal nº 59/97 e suas atualizações.

Documentação obrigatória:

Formulários preenchidos e assinados pelo estudante ou responsáveis (disponíveis no site da Prefeitura: https:// www.sjp.pr.gov.br/secretarias/secretaria-educacao/programas/passe-escolar); Declaração de matrícula atualizada (original); Cópia do RG ou Certidão de Nascimento do estudante; Cópia do CPF do estudante (obrigatório); Cópia do RG dos pais ou responsáveis; Cópia do comprovante de residência atualizado em nome dos pais ou responsáveis; Cópia do comprovante de renda atualizado em nome dos pais ou responsáveis.

Onde entregar a documentação:

Alunos da rede municipal: devem entregar os documentos na secretaria da escola onde estão matriculados; Estudantes de escolas particulares ou de outros municípios: devem entregar a documentação na Secretaria de Educação (Praça 8 de Janeiro, nº 225 – Centro); Universitários: devem apresentar os documentos no Protocolo Geral da Prefeitura (Rua Passos de Oliveira, nº 1101 – Centro).

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato pelos telefones (41) 3381-6677 ou (41) 3282-5465. Os formulários e orientações estão disponíveis no site da Prefeitura.

16ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Suculentas começa na sexta-feira (25) na Colônia Murici

Beleza, variedade e tradição estarão em destaque nesta semana em São José dos Pinhais! Na sexta-feira (25), tem início a 16ª Exposição de Orquídeas, Cactos e Suculentas de São José dos Pinhais. A feira segue até o domingo (27), das 9h às 18h, no Salão Paroquial da Colônia Murici (Rua Doutor Murici, n.º 8.730), com entrada gratuita e estacionamento liberado.

Realizado pela Associação Orquidófila de São José dos Pinhais, com apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), o evento é um dos mais esperados do calendário local, reunindo colecionadores, expositores e amantes da natureza de toda a região. Além da beleza das flores, o público poderá conferir: Mais de 40 expositores de orquídeas, cactos e suculentas; Venda de diversas espécies de plantas e artesanato em madeira; Área gastronômica com comidas e bebidas típicas; Premiação das melhores plantas, na sexta-feira (27), após as 13h. A exposição é uma ótima opção de passeio para toda a família, combinando natureza, lazer e cultura em um dos cenários mais tradicionais do município. A previsão é de comercialização entre 10 e 12 mil orquídeas, além de muitas suculentas e cactos à disposição do público.

Prefeitura de Curitiba lança campanha sobre ampliação da lei antifumo, com proibição aos cigarros eletrônicos

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco, que acontece em 31 de maio, a Prefeitura de Curitiba lançou (29/5) uma nova campanha educativa sobre a lei municipal antifumo (13.254/2009), atualizada recentemente, no final de 2023, ao incluir no texto do dispositivo legal a proibição também do uso de cigarros eletrônicos em recintos de uso coletivo, seja público ou privado.

A ampliação da Lei Antifumo, aprovada pela Câmara Municipal de Curitiba no fim de novembro, a pedido do autor da lei original de 2009, o vereador Tico Kuzma (PSD), foi sancionada pelo Prefeito Rafael Greca, em 5 de dezembro de 2023 (lei 16.266/2023).

O objetivo da alteração no texto foi o de dissipar eventuais dúvidas sobre o uso dos DEFs, como são chamados tecnicamente os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos popularmente como cigarro eletrônico, vaper, pod, e-cigarette, entre outros nomes comerciais. A lei municipal está também em consonância com a Resolução 855, de 23 de abril de 2024, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Os DEFs não foram autorizados pela Anvisa. Sabese que esses dispositivos fazem tão mal quanto o cigarro tradicional, com o agravante de elevar o consumo de nicotina entre os usuários, uma vez que não costumam ter cheiro ou sabor desagradável”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

“Diante desta nova realidade dos cigarros eletrônicos e da ampliação da lei municipal antifumo, entendemos que esse é um momento de retomar o assunto com a população, fazendo um novo alerta sobre os malefícios destes dispositivos”, disse a secretária municipal da Comunicação, Cinthia Genguini.

A campanha, que conta com recursos de emenda do vereador Tico Kuzma, estará em paineis digitais, TVs do ônibus e em cartazes, adesivos e flyers, que serão distribuídos durante as ações educativas que serão realizadas pelos distritos sanitários (leia mais a seguir).

Ações previstas

Distrito Sanitário do Bairro Novo

Foam feitas abordagens educativas nas ruas Marte e Eduardo Pinto Rocha.

Distrito Sanitário de Santa Felicidade

Foram realizada abordagem educativa na feira livre da Praça São Marco, na via Veneto, em frente ao terminal de Santa Felicidade. As ações também acontecem na Rua da Cidadania de Santa Felicidade.

A ação foi na Avenida Manoel Ribas, entre o Restaurante Siciliano e a Igreja Matriz.

Distrito Sanitário da Matriz

As ações aconteceram em regiões de bares, no Largo da Ordem, Batel e Centro. E a noite na região da Rua Itupava.

Distrito Sanitário do Cajuru

Os alunos da Escola Estadual República do Uruguai assistem palestra sobre o cigarro eletrônico. Neste mesmo dia, haverá também ações com orientações sobre a Lei Antifumo no Mercado Regional do Cajuru. As orientações foram em restaurantes e pizzarias da região. Distrito Sanitário do CIC Aconteceram ações educativas nas ruas Raul Pompeia e João Dembinski. Distrito Sanitário do Boqueirão Foram feitas abordagens educativas na Avenida Marechal Floriano Peixoto, do Terminal Vila Hauer até Shopping Cidade. Como parar de fumar

Foram feitas ações educativas no Shopping Anita (Avenida Anita Garibaldi, 2480 – Ahú), na parte da manhã. No período da tarde, as ações aconteceram no comércio de rua, nas proximidades do Centro Comercial Bacacheri e Via Colleghi (Avenida Nossa Senhora da Luz com Avenida Prefeito Erasto Gaertner).

Distrito Sanitário do Tatuquara

As ações aconteceram nas principais avenidas da região, como Odir Gomes da Rocha, Enette Dubard, Marcos Bertoldi e Presidente João Goulart.

Distrito Sanitário do Pinheirinho

Aconteceram ações educativas nos estabelecimentos da Avenida Winston Churchill e no Shopping Popular Capão Raso.

Distrito Sanitário do Portão

Foram realizadas ações na Avenida República Argentina, do Shopping Palladium até o Shopping Água Verde.

Para participar do Programa de Controle do Tabagismo da Prefeitura de Curitiba, basta que o fumante dê o primeiro passo: procure por essa ajuda na sua unidade de saúde de referência ou peça orientações pela Central Saúde Já Curitiba, que atende pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, inclusive feriados; e aos sábados e domingos, das 8h às 20h.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém ativos 34 grupos presenciais de apoio para parar de fumar, vinculados às Unidades de Saúde.

Dicas para ajudar a parar de fumar

Participe dos grupos de apoio para compartilhar as experiências positivas e descomplicar as fragilidades do processo.

Tome mais água (você pode saborizar a água com pedaços de gengibre, folhas de hortelã, rodelas de limão ou laranja pra que ela fique mais convidativa).

Faça exercícios de respiração (principalmente nos 5 minutos de fissura ou vontade de fumar).

Tenha algo mais saudável para levar à boca no lugar do cigarro (chicletes e balas sem açúcar, frutas, palitinhos de cenoura e coco, etc).

Cuide da Mente – faça meditação e resgate a fé em alguma coisa que te ajude a superar esse momento complexo, veja coisas positivas, foque a sua mente em outras coisas boas e divertidas.

Faça atividades físicas, caminhadas, bike, etc.

Escove os dentes quando sentir vontade de fumar, isso ajuda muito também (a sensação de boca limpa impede que coloque o cigarro na boca).

SEM TABACO Prefeitura de Curitiba apoia quadro “Bom Dia + Saudável

Sem Cigarro”, da RPC

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é parceira da RPC no quadro especial Bom Dia + Saudável Sem Cigarro, que vai acompanhar o processo de cinco fumantes em busca de uma vida sem tabaco. O quadro será exibido no Bom Dia Paraná, com reportagens especiais ao longo dos próximos meses, mostrando os desafios e conquistas dos participantes selecionados. Os cinco participantes do programa televisivo serão escolhidos por especialistas da SMS e da RPC, a partir de inscrições feitas pelo aplicativo “Você na RPC”, entre os dias 14 e 25 de julho. A seleção considerará critérios como perfil pessoal, motivação e disponibilidade para participar do acompanhamento.

Durante o período do projeto, os participantes receberão, de acordo com o seu local de residência, apoio técnico dos profissionais da saúde do SUS de oito municípios (Curitiba, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranavaí e Ponta Grossa), com atendimento nos grupos de controle do tabagismo oferecidos nas Unidades de Saúde. Além disso, suas histórias serão exibidas pela emissora, com conteúdos informativos, entrevistas com especialistas, dicas práticas e relatos inspiradores.

Grupos abertos para todos

A SMS reforça que os curitibanos que não forem selecionados para participar do quadro da RPC também podem contar com a rede de saúde do município para parar de fumar. Curitiba mantém, de forma contínua, grupos presenciais de apoio ao controle do tabagismo em diversas Unidades de Saúde da cidade. Para dar o primeiro passo, o interessado deve procurar a Unidade de Saúde de referência ou entrar em contato com a Central Saúde Já Curitiba, pelo telefone (41) 3350-9000, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h (inclusive feriados); e sábados e domingos, das 8h às 20h.

“Queremos mostrar para todos que parar de fumar é possível. E que ninguém precisa fazer isso sozinho. Temos grupos, tratamento, acompanhamento. A Prefeitura está aqui para ajudar”, afirma a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, chega a sua 8ª edição com grandes nomes da comédia

Consolidado como um dos principais eventos culturais na cidade de Paranaguá, festival de humor apresenta, de 19 a 24 de julho, grandes nomes do humor da televisão e da internet

A partir do dia 19 de julho, a cidade de Paranaguá recebe mais uma edição do Hahanaguá - Festival de Humor de Paranaguá, com stand-ups de comédia e espetáculos que pretendem levar o público parnanguara às gargalhadas durante as comemorações dos 377 anos do município. O festival chega em sua 8ª edição, em um oferecimento e uma forma de presente para à população pela Cattalini Terminais Marítimos, com realização do Ministério da Cultura. Os ingressos já estão disponíveis com valores a partir de R$25 (mais taxa adm), pelo site www.hahanagua.com.br

Neste ano, o Hahanaguá estará de casa nova, por conta das reformas do Teatro Rachel Costa, ocupando o Auditório da Isulpar - Instituto Superior do Litoral do Paraná, que fica na Rua João Eugênio, 534, no bairro Costeira.

Com seis dias de apresentações, a abertura ocorre no dia 19 de julho (sábado), a partir das 20 horas, com Chico Raiz, personagem criado pelo gaúcho Francisco Cechin, como um vendedor “raiz”, que promove em meio as gargalhadas da plateia, uma imersão nos “brique” de automóveis velhos. Com um humor de tom roceiro, hoje acumula mais de um milhão de seguidores nas redes sociais, com sua camisa aberta no peito, corrente de ouro, óculos escuros estilo aviador, sapato de bico fino e uma cabeleira penteada com muito mais gel do que o bom-senso consideraria aceitável. Chico Raiz é um fenômeno na internet e um dos maiores e atuais personagens de humor do Brasil.

Acompanhe as novidades por meio das redes sociais oficiais, pelo Facebook.com/Hahanagua e pelo Instagram @hahanagua Confira a programação do Hahanaguá 2025: 24/07 – 20h – Victor Sarro

Serviço:

No dia 20 de julho (domingo), a partir das 19 horas, quem sobe ao palco do Hahanaguá é o Santo Fole. Personagem do humorista, cantor, dublador, gaiteiro e sanfoneiro Paulinho Pezak, o show é repleto de gírias tipicamente paranaenses e sulistas, além de memes que misturam conteúdos com a sanfona, entre piadas, músicas e contos típicos dos paranaenses. No Instagram, seu perfil já conta com mais de 1,8 milhão de seguidores e no Youtube mais de 168 mil inscritos.

Já no dia 21 de julho (segunda-feira), a partir das 20 horas, é a vez de Arianna Nutt que, com sua autenticidade e um humor afiado, compartilha suas experiências pessoais, brincando com as transformações do corpo, da mente e até da paciência. Arianna já brilhou nos palcos e nas telas, passando por programas como Comedy Central, A Culpa é da Carlota, Isso é Muito Minha Vida (Globo) e Jogo dos Pontinhos (SBT). Foi campeã do FDP - Fight de Piadas no The Noite com Danilo Gentili e conquistou o público em festivais como Risadaria e Risorama.

Hahanaguá

Festival de Humor de Paranaguá

Data: Até 24 de julho

Local: Auditório da ISULPAR (Rua João Eugênio, 534 - Costeira)

Valor: R$25 + taxa (com a doação de 1kg de alimento não perecível). Confira a programação completa pelo site www.hahanagua.com.br Necessário apresentação de documento com foto Classificação: 16 anos

Apresentação: Cattalini Terminais Marítimos

Todas as apresentações contam com intérprete de Libras.

No dia 22 de julho (terça-feira), a partir das 20 horas, a pedido do público nas redes sociais, retorna ao palco do Hahanaguá o fenômeno Nany People, que faz parte atualmente do elenco do “Vai Que Cola”, no Multishow, e do programa “Caldeirão com Mion”, da Rede Globo. Integrou diversos programas, como Programa Hebe, Xuxa Meneghel, Flash, A Praça é Nossa, Cante se Puder, entre outros, atuando também em grandes novelas como “O Sétimo Guardião” e “Quanto Mais Vida Melhor”, além de realities como Popstar e The Masked Singer Brasil, em que mostrou seu talento também como cantora, apresentando mais essa sua faceta ao grande público.

E no dia 23 de julho (quarta-feira), também a partir das 20 horas, é a vez de Gustavo Mendes, humorista e roteirista, que começou sua carreira com grande sucesso na internet satirizando a então presidente Dilma Rousseff. Destacou-se em programas humorísticos como Casseta & Planeta, Show do Tom, Zorra Total, Tá No Ar e Agora É Tarde, até chegar no Multishow, em que protagonizou os sitcom Treme Treme e Xilindró. E finalizando o line-up do festival, sobe ao palco do auditório da Isulpar, no dia 24 de julho (quinta-feira), a partir das 20 horas, um dos maiores nomes do humor da atualidade, Victor Sarro. Ele, que começou a carreira ao lado de Fábio Porchat no Comédia em Pé, venceu o concurso O Mais Novo Talento do Humor do Brasil, no programa Tudo é Possível, da Record TV. Foi repórter e redator do programa Encontro com Fátima Bernardes e do Esquenta, com Regina Casé. Se destacou como roteirista e comediante do Altas Horas, do Vídeo Show e do Programa do Porchat. Em 2020 apresentou o programa Anitta Entrou no Grupo, ao lado da cantora Anitta, no Multishow, como também se tornou apresentador digital da segunda temporada de A Fazendo. Hoje faz parte do elenco do Programa Silvio Santos, sendo um dos jurados do Show de Calouros, com Patrícia Abravanel. O Hahanaguá – Festival de Humor de Paranaguá – é realizado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, com oferecimento da Cattalini Terminais Marítimos, em comemoração aos 377 anos de Paranaguá. Os ingressos já estão disponíveis pelo site www.hahanagua.com.br, com valor promocional solidário de R$25, mais taxa administrativa, com a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será doado para famílias em vulnerabilidade social e instituições filantrópicas de Paranaguá. Todos os espetáculos contam com intérpretes de Libras. Proibida a entrada de menores de 16 anos.

Humoristas famosos na TV e na internet farão parte do Hahanaguá 2025, que ocorrerá em julho (Foto em alta em anexo. Créd. Reprodução)

Longa-Metragem

22ª edição do evento ocorreu no último domingo e premiou o filme de Marcos Pimentel também com os prêmios de Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Atuação para Bárbara Colen

O filme-denúncia “O Silêncio das Ostras”, do diretor Marcos Pimentel, convida o público a acompanhar uma das maiores tragédias humanitárias e ambientais do Brasil, o rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana, por meio de um drama familiar em uma história marcada por despedidas.

Protagonizado pela atriz Bárbara Colen, o longa-metragem, que chegou aos cinemas no final de junho e segue em cartaz nas principais cidades do Brasil devido ao sucesso, recebeu os prêmios de “Melhor Direção”, “Melhor Fotografia”, “Melhor Longa-Metragem de Ficção” e “Melhor Atuação” (Bárbara Colen) pelo júri oficial da 22ª edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - Cinemato, no último domingo (20).

Ambientado a partir da década de 80, a produção é conduzida sob o olhar da personagem Kaylane, a caçula de uma família formada por mais quatro irmãos, que vive instigada por suas reflexões e pelo medo de possíveis mudanças e perdas da sua vida. Sua mãe, Cleude (Sinara Telles), é uma mulher repleta de sonhos e perturbada por uma carga emocional de uma vida inteira arrasada pelas mineradoras. Viúva de um marido vivo, incapacitado deivo às condições insalubres de trabalho, ela vê os filhoses seguirem o caminho do pai, já que a fonte de renda da região vem da mineração.

Na trama, as partidas se tornam algo comum na vida de Kaylane, que vive e cresce na comunidade de operários. Ela vê o tempo passar em um ritmo diferente do imposto pela produtividade do capitalismo, nutrindo uma curiosidade única pela vida e permeada não só pelo instinto de sobrevivência, mas também sua sensibilidade, imaginação e sua forma singular de se relacionar com a natureza e os insetos que encontra durante suas andanças.

Sozinha em um cenário ocre e destruído pela inconsequente ação das mineradoras na região, ela se torna vítima do êxodo de sua própria história, buscando caminhos e direções para seguir em frente.

“Neste ano, completamos 10 anos da tragédia do rompimento da barragem do Fundão e seis anos da tragédia em Brumadinho. Desastres reais que silenciaram sonhos e destruíram vidas. ‘O Silêncio das Ostras’ retrata uma tragédia que virou ficção de uma dor que ainda é real”, comenta o cineasta Marcos Pimentel.

Além de mostrar toda a exploração da região e a extração da vida e nutrientes presentes na natureza e no vilarejo, a produção traz cenas reais do rompimento das barragens no estado de Minas Gerais, que resultou na morte de 270 pessoas e no despejo de mais de 12 milhões de metros cúbicos em dejetos tóxicos em uma área de cerca de 270 hectares, equivalente a 378 campos de futebol, que chegou até o mar.

Além dos prêmios no Cinemato, “O Silêncio das Ostras” ganhou o prêmio de Melhor Longa de Ficção, no Los Angeles Art Film Festival; e o de Melhor Direção e Melhor Fotografia no New York Independent FIlm Festival; além de ter sido um dos mais aclamados na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, e ter sido selecionado para a edição 2025 do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental e para a 3ª Mostra Cinema, Mineração e Meio Ambiente. Com distribuição da Olhar Filmes, “O Silêncio das Ostras” segue com sessões em Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, Recife e Salvador. Consulte a programação do seu cinema local.

Sinopse

A vida de uma menina que nasceu em uma vila de operários de uma mina e tem que aprender a lidar com as sucessivas perdas que a vida lhe reservou. Depois de perder todos os seus mundos, Kaylane insiste em sobreviver e resistir. Um filme sobre crescer, sobreviver e sonhar em meio à poeira, à lama e ao silêncio.

Sobre o Diretor

Marcos Pimentel é documentarista formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e especializado em Cinema Documentário pela Filmakademie BadenWürttemberg, na Alemanha. Também é graduado, no Brasil, em Comunicação Social (UFJF) e Psicologia (CES-JF). Diretor e roteirista de documentários que ganharam 100 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 700 festivais de 52 países. Desde 2009, é professor

do departamento de documentários do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba). O Silêncio das Ostras é a sua primeira obra de ficção. Sobre a Tempero A Tempero é um espaço de criação e produção audiovisual, sediado em Belo Horizonte, que tem foco no cinema autoral e na produção de documentários. Entre seus filmes, destacam-se os longas-metragens “Amanhã” (Doc, 2023); “Três Tigres Tristes” (Ficção, 2022); “Pele” (Doc, 2021); “Os Ossos da Saudade” (Doc, 2021); “Fé e Fúria” (Doc, 2019); “El Hombre que Cuida” (Ficção, 2017), realizado em regime de coprodução com a República Dominicana e Porto Rico; “A Parte do Mundo que Me Pertence”(Doc, 2017); e “Sopro” (Doc, 2013); assim como os curtas-metragens “Sanã” (Doc, 2013); “A Poeira e o Vento” (Doc, 2011); “Taba” (Doc, 2010); “Pólis” (Doc, 2009); “A Arquitetura do Corpo” (Doc, 2008); e “O Maior Espetáculo da Terra”(Doc, 2005). Já entre suas produções para televisão, destacam-se o telefilme “Dia de Reis” (Ficção, 2018), co-produzido pela Globo Filmes e exibido como Especial de Fim de Ano pela emissora Globo Minas; a série “Diários SObre o Corpo” (Doc, 2017); os telefilmes “As Batalhas da Fé”(Doc, 2017); “Ruminantes” (Doc, 2005), exibido para toda Europa pelo Canal ARTÈ; e “Horizontes Mínimos” (Doc, 2012), contemplado pelo DOCTV América Latina e exibido em emissoras públicas de 15 países latino-americanos. Mais informações no site oficial www.temperofilmes.com . Sobre a Anavilhana - Fundada em 2005, a ANAVILHANA surge do encontro entre Clarissa Campolina, Luana Melgaço e Marília Rocha. Ao longo de quase 20 anos, criaram desenhos de produção próprios para cada trabalho de forma a priorizar a liberdade e autonomia dentro dos processos criativos. No espaço da Anavilhana buscam desenvolver novos olhares cinematográficos, trocando experiências, inspirações e construindo uma rede de colaborações. Nesse percurso, mais de 30 obras audiovisuais foram lançadas, entre elas quatro coproduções internacionais, todas com ampla participação no mercado de cinema autoral; assim como curtas e longasmetragens, instalações, séries de TV e teatro. As produções também estiveram em destaque no circuito comercial de cinema e em plataformas de streaming no Brasil e no exterior. Em parceria com a Tempero Filmes, coproduzimram os longas “Sopro” (Doc, 2013), “A Parte do Mundo que Me Pertence”(Doc, 2017), “Os Ossos da Saudade” (Doc, 2021) e “O silêncio das ostras” (Ficção, 2024). Mais informações no site oficial: www.anavilhana.art.br . Sobre a Olhar Filmes - Nascida do desejo de buscar a pluralidade de experiências, visões de mundo e diversidade, a Olhar Filmes busca transpor fronteiras que limitam a ficcionalidade e a realidade, levando as produções a outros olhares, com o objetivo de sensibilizar e provocar reflexão, promovendo filmes que dialogam com a contemporaneidade, a multiplicidade de realidades e narrativas. Os filmes distribuídos pela Olhar já marcaram presença em vários festivais nacionais e internacionais, ganhando prêmios em muitos deles, como Festival de Cannes, Sundance Film Festival, San Sebastian, Festival de Berlim, Festival de Rotterdam, BFI London, Dok Leipzig, Frameline, Indie Lisboa, Festival de Gramado, Mostra São Paulo, Festival do Rio, dentre outros, somando mais de 700 participações e 150 prêmios. Contribuindo para o crescimento do cinema brasileiro, a Olhar Filmes já distribuiu filmes no BRasil e outras partes do mundo, e, recentemente, lançou sua própria plataforma de exibição, a Olharplay, com catálogo vasto com muitos dos seus pais, além da disponibilidade nas plataformas populares de streaming, Globoplay, Telecine, Netflix, Mubi, Prime Video e Apple TV. Entre os títulos lançados pela Olhar, destacam-se os filmes “Meu Corpo é Político” de Alice Riff; “Nóis por Nóis”, de Aly Muritiba e Jandir Santin; “Os Primeiros Soldados” de Rodrigo de Oliveira; “Alice Júnior” de Gil Baroni;“Meu Nome é Daniel” e “Assexybilidade” de Daniel Gonçalves; “Vento Seco” de Daniel Nolasco; "A Mesma Parte de Um Homem" de Ana Johann; "UÝRA, A Retomada da Floresta" de Juliana Curi; “Rafiki” da diretora queniana Wanuri Kahiu; e “Praia Formosa” de Julia De Simone. Mais informações no site oficial: www.olharfilmes.com.br .

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
24072025 by Jornal Metropole - Issuu